ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XIX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #d62a08"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00962</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;RT</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;RT04</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Deixa eu te apresentar o Moka</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Ana Paula Nicoleli (Centro Universitário Curitiba); Artur Honorio Neto (Centro Universitário Curitiba); Maikon Buch da Silva (Centro Universitário Curitiba); Luana Machado D'Avila (Centro Universitário Curitiba); Janiclei Aparecida Mendonça (Centro Universitário Curitiba); Bruno Marques de Mendonça (Centro Universitário Curitiba)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;Branded Content, Café, Ficção, Romance, Websérie</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Este artigo tem como objetivo abordar a elaboração e produção da websérie  Deixa eu te apresentar o Moka da disciplina de Conteúdo Digital e Intermídias do curso de Publicidade e Propaganda, do Centro Universitário Curitiba, realizada no 1° semestre de 2017 e orientada pelos professores Janiclei Mendonça e Bruno Mendonça. A websérie faz parte de uma estratégia de marketing digital, como uma proposta de conteúdo audiovisual para a marca Moka Clube na qual apresentamos o produto  cafés especiais  de forma sutil para envolver o target por meio de uma trama, tornando a marca mais convidativa alinhando técnicas cinematográficas. Assim, foi utilizado para o embasamento teórico David Bordwell e Kristin Thompson, Noel Burch e Chris Rodrigues por se tratar de autores que discutem a produção cinematográfica em seu processo de estruturação, assim como Luísa Barwinski sobre branded content.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A disciplina de Conteúdo Digital e Intermídias, alocada na ênfase de Meios Digitais - matéria eletiva - do curso de Publicidade e Propaganda do Centro Universitário Curitiba (Unicuritiba), visa proporcionar aos acadêmicos a experiência de produção de conteúdo por meio de peças publicitárias voltadas ao meio online. No entanto, tem como fator fundamental, gerar conteúdos relevantes e coerentes com a marca e, principalmente, com e para o consumidor. Posto isto, a marca selecionada pela equipe foi o Moka Clube por trabalhar com uma nova tendência de vendas online, assinatura de cafés especiais, nicho relativamente jovem e pouco explorado. O intuito da elaboração de uma websérie com a marca é possibilitar a aproximação do produto com o público de maneira leve, inserindo-o na rotina do consumidor com um diálogo mais próximo e emocional, possibilitando assim, a exploração de um conteúdo ficcional, que conta estórias para alcançar mercadologicamente o target (público-alvo) de forma menos invasiva captar a atenção e encantar a buyer persona (consumidor ideal).</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O objetivo deste trabalho é iniciar junto à marca um processo de relacionamento e interação mais aproximado com o cliente, inserindo-o no universo de cafés especiais de forma sutil, porém real e palpável ao seu entendimento. Assim, se optou pela produção da websérie por ser mais efetivo junto ao público-alvo para discutir sobre a inserção dos cafés especiais no dia a dia, a diferença da qualidade, as sensações que ele pode proporcionar e, principalmente, para relacionar a marca aos momentos importantes pelos quais o café encontra-se inserido de forma coadjuvante no cotidiano, porém sem perder a importância. A intenção da equipe é de apresentar o Moka Clube e seus serviços de assinatura de cafés especiais de uma forma que o consumo da bebida se torne mais apreciado. Já que um dos produtos brasileiros mais consumidos no exterior é o nosso café e aqui, no Brasil, em termos gerais, se verifica que o consumo não compreende a contemplação dos matizes do produto.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Produzir conteúdo para uma estratégia de Marketing Digital, tratando de branded content, não é uma tarefa fácil se feita sem conhecer muito bem com quem estamos falando. Segundo Barwinski, branded content trata-se de uma estratégia que se embasa em duas premissas muito simples: a utilidade e o diálogo que, levados em consideração no ambiente virtural, se configuram como premissa para estabelecer comunicação entre marca e consumidor. A partir dessa informação, é preciso saber exatamente o que e como comunicar no momento mais propício para a marca. Hoje, segundo o portal Marketing de Conteúdo, vídeos são materiais que geram maior engajamento comparado a conteúdos imagéticos, além de contribuir para o Edge Rank da Página. Com o recurso do autoplay, que inicia a reprodução de vídeos automaticamente, é muito mais fácil chamar a atenção do usuário. Arquitetar postagens na internet é simples, mas fazê-lo de forma relevante a chamar a atenção do público certo e utilizando técnicas profissionais para criação deste material, é um passo além do amadorismo, haja vista que, hoje, trabalhamos com o modelo de  neoconsumidor que é muito mais informado que os públicos consumidores antigos. Portanto, comprar alguma coisa vai além de apenas pagar e adquirir um produto e/ou serviço, mas entender que aquele produtou e/ou serviço lhe proporcionará um tipo de experiência. Sendo assim, esse novo consumidor é adepto, também do  do it yourself , filosofia de consumo que tem como premissa fazer você mesmo o que quer, mas em muitas vezes, não partindo do zero, como fazer um bom café em casa apenas comprando grãos já torrados prontos para serem moídos e coados. No que tange o audiovisual, Bordwell e Thompson pontuam que um filme não é apenas um composto de elementos, mas sim se apresenta em uma forma fílmica que, por sua vez, necessita do trabalho artístico para formar um sistema conciso de relações essenciais para se trabalhar o conteúdo. A esse sistema se agrega o trabalho do espaço e tempo que proporciona a dimensão fílmica, ou seja, situa e norteia a narrativa conduzida pelos personagens que são parte integrante da mise-en-scène e que, segundo Burch, são constituídos por meio do enquadramento (set-up) e da montagem (cutting) como recursos básicos de composição fílmica que, ao final, provocarão um sentimento e/ou incitarão uma reflexão. Com isso em mente, sentimos a necessidade de criar um produto audiovisual que seja ao mesmo tempo profissional e com apelo à experiência do consumidor, posicionando o produto em uma narrativa que situa o espectador em uma rotina, mas visando uma visão mais intimista do contexto. Como referências cinematográficas de fotografia para a websérie foram selecionadas as séries Breaking Bad (2008) e Better Call Saul (2015), ambas com direção de Vince Gilligan, pois apresentam uma iluminação desértica e fatídica provocada pelo calor do deserto do Novo México, Estado Americano. Assim, a websérie Deixa Eu Te Apresentar o Moca foi elaborado a partir da fusão entre a direção de fotografia de Gilligan e da edição do filme Amizade Colorida (2011) de Will Gluck, realizada por Tia Nolan, que possui cortes rápidos e precisos, para que nossa produção alcançasse a estética almejada pela equipe.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Deixa Eu Te Apresentar o Moka é uma websérie dirigida por Artur Honorio, produzida por Liria Rinaldi, Bruna Loures e Maikon Buch e roteirizada por Maikon Buch e Liria Rinaldi, todos três tratamentos. De modo geral, a websérie pode ser classificada como romance e seu formato digital foi pensado para que sua disseminação seja pela internet. Esta criação audiovisual surgiu com o intuito de divulgar a marca Moka Clube e seu serviço de assinatura de cafés especiais, de uma forma que não trouxesse uma visão comercial e sim uma interação com o cliente/espectador, vivenciando situações possíveis e perfeitamente ligadas ao cotidiano de qualquer pessoa. A obra conta com três episódios que devem ser exibidos somente na web e cada um atinge uma média de dois a três minutos. O objetivo foi produzir episódios que não tivessem uma longa duração, a fim de que com isso o espectador se mantivesse atento até o final, sem que se tornasse maçante e ou desconexo. Deixa Eu Te Apresentar o Moka conta com dois personagens principais: uma moça de 21 anos, Sophia, interpretada por Larissa Melo e um rapaz de 23 anos, Vinícius, interpretado por Bruno Guiller. Os recursos utilizados para prender a atenção do espectador e despertar o desejo de continuar assistindo foram os finais de episódios com ganchos para a continuação, sem um desfecho completo ou satisfatório da situação naquele momento, conseguindo finalizar bem o elemento problema/surpresa de cada episódio. As cenas têm cortes rápidos e não envolvem muitos diálogos, visando situações de entendimento rápido e com informações claras nas mensagens, sejam visuais ou verbais, por isso a direção se atentou em mostrar cada detalhe que fizesse parte da compreensão da mensagem a ser transmitida. A proposta inicial apresentada ao cliente foi de criar uma ligação com seu possível consumidor. Desde o início, a intenção da equipe foi conquistar os possíveis assinantes sem que eles se dessem conta disso, através de uma mensagem sutil e delicada, então surgiu a ideia da websérie. Todo o planejamento circundou-se de ideias de qual seria a forma mais eficaz de atingir futuros clientes para o Moka Clube, assim pensando numa história que envolvesse o cotidiano do nosso target. A ideia do cotidiano veio com o objetivo de fazer com que as pessoas que assistissem aos episódios, percebessem que o café está presente em diversos momentos de suas vidas, tanto na rotina quanto em momentos especiais e que sua apreciação pode ser muito mais prazerosa do que o habitual, sentindo o verdadeiro sabor do café e, principalmente, do momento em que ele é consumido. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O processo de realização da websérie Deixa Eu Te Apresentar o Moka estendeu-se por cerca de um mês e meio. A proposta inicial para a peça era a produção de um material audiovisual roteirizado, filmado e editado pelo grupo, com o auxílio técnico dos professores Janiclei Mendonça e Bruno Mendonça. Optou-se por uma websérie, pois, desde o primeiro momento, a ideia da equipe foi construir algo que pudesse aproximar o espectador da marca e, assim, poder inseri-la em cenários do cotidiano, trazendo para o público essa identificação com a marca. Os equipamentos básicos utilizados foram uma câmera Canon t5i com lente 18-55mm (f 5.6), gravador de áudio H4nsp 200m, tripé e dois softbox para a iluminação de alguns ambientes. As gravações foram feitas em quatro locações: uma sala de aula, duas casas diferentes e uma cafeteria, além das cenas externas. A gravação na sala de aula foi durante uma aula do curso de Publicidade e Propaganda do Unicuritiba. As casas utilizadas foram cedidas por dois integrantes da equipe, pois eram necessárias duas cozinhas diferentes. Para a escolha da cafeteria, optou-se por um lugar com boa iluminação e de fácil acesso. Houve também uma cena externa, com o ator parado em um semáforo, enquanto a atriz passava em sua frente. A escolha dos atores, que interpretam os personagens Vinícius e Sophia, se deu em função da semelhança física ao que se foi imaginado na hora da construção dos personagens e da disponibilidade de tempo dos dois. A fotografia utilizada na websérie teve como referência o seriado Better Call Saul (Vince Gilligan e Peter Gould, 2015) e o filme Amizade Colorida (Will Gluck, 2011), por isso foram utilizados planos mais fechados durante os episódios e divisões de telas no teaser que, junto dos três episódios, compõem a websérie. Buscou-se também utilizar um balanço de branco com cores mais quentes e amareladas, por estar se tratando de café, uma bebida tradicionalmente consumida quente. Manteve-se o ISO da câmera sempre na escala mais baixa possível, entre 100 e 400, pois a ideia era condicionar essa relação com a marca na temperatura da imagem e trabalhar com a maior nitidez possível. Para a trilha sonora, foram escolhidas músicas nos estilos folk, indie e indie pop (todas com royalties free), por serem alegres e agitadas na medida certa, combinando exatamente com o objetivo a ser sugestionado pela websérie e pelo perfil do consumidor que, neste caso, também é nosso espectador. Cada episódio possui em torno de 2 a 3 , contendo um teaser e cena extra no final do último episódio.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">Com base nas informações levantadas sobre a marca Moka e seu público-alvo, a elaboração da websérie Deixa Eu Te Apresentar o Moka tem por base a necessidade de atrair o consumidor via uma narrativa que privilegia o cotidiano das pessoas. Assim, a história da websérie traz uma série de desencontros, com a finalidade de mostrar uma forte ligação com nossa rotina diária e apresentando de forma perspicaz o serviço  assinatura de cafés especiais  em uma estratégia de marketing digital, captando atenção para entretenimento e cativando de forma sutil o futuro consumidor a inserir o produto no seu dia a dia. Dessa forma, a história transcorre com apelo ao emocional, focada na trama do casal, onde o personagem principal representa a brand persona (personificação dos valores e características) da marca e apresenta o produto para uma consumidora de cafés tradicionais, a buyer persona da marca (target). Com isso, foi verificado que as narrativas audiovisuais com foco na experiência do consumidor fazem parte de uma estratégia que consegue dialogar mais efetivamente com o público-alvo que, no caso da Moka, preza pela personalização do atendimento e dos produtos que consome. Dessa forma, a websérie se apresenta como uma abordagem atraente na construção e aproximação da marca via sua imersão no dia-a-dia de seu consumidor para que se sinta especial e, consequentemente, seja atraído a consumir o produto e, principalmente, a marca.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">BORDWELL, David; THOMPSON, Kristin. A arte do cinema. Uma introdução. Campinas: Unicamp, 2013.<br><br>BAZIN, André. O cinema, ensaios. São Paulo: Brasiliense, 1991. <br><br>BURCH, Noel. Práxis do Cinema. São Paulo: Perspectiva, 2015. <br><br>CREEBER, Glen; MARTIN, Royston. Digital Cultures. Understanding new medias. London, 2009. <br><br>BARWINSKI, Luísa. Branded Content. Conteúdo estratégico para marcas. Quartel Digital, 2014. <br><br>ROMERO, Nuria, CENTELLAS, Fernando. New stages, new narrativeforms: The Web 2.0 and audiovisual language. Hipertext.net, n. 6, 2008. Disponível em https://www.upf.edu/hipertextnet/en/numero-6/lenguaje-audiovisual.html Acesso em: 16.04.2018 <br><br>COSTA, Maria Cristina. O Gancho - da mídia impressa às mídias eletrônicas. Novos Olhares, n. 6, 2000. Disponível em http://www.revistas.univerciencia.org/index.php/novosolhares/article/viewFile/8441/7775 Acesso em: 16.04.2018 <br><br>JESUS, Erick. ZORTEA, James. ALMEIDA, Gabriela. Websérie Seis: convergência midiática e consumo de audiovisual na internet. Anais do XXI Prêmio Expocom 2014 - Exposição da Pesquisa Experimental em Comunicação (Intercom), 2014. Disponível em http://www.portalintercom.org.br/anais/sul2014/expocom/EX40-0984-1.pdf Acesso em: 16.04.2018 <br><br> </td></tr></table></body></html>