INSCRIÇÃO: 00969
 
CATEGORIA: JO
 
MODALIDADE: JO16
 
TÍTULO: "Cidade Escola Ayni - Ecopedagogia no sul do país"
 
AUTORES: Sara Fontana (Universidade de Caxias do Sul); Adriana dos Santos Schleder (Universidade de Caxias do Sul); Álan Pissaia (Universidade de Caxias do Sul); Ângela Zorzi Salvallaggio (Universidade de Caxias do Sul); Bernardo da Silva de Barcellos (Universidade de Caxias do Sul); Djeison da Silva (Universidade de Caxias do Sul); Raiane Martininghi (Universidade de Caxias do Sul); Tainara Alba (Universidade de Caxias do Sul)
 
PALAVRAS-CHAVE: Cidade Escola Ayni, Ecopedagogia, Grande reportagem, Sustentabilidade, Telejornalismo
 
RESUMO
O presente trabalho tem como objetivo descrever o processo de produção da grande reportagem “Cidade Escola Ayni - Ecopedagogia no sul do país”. O produto final foi proposto na disciplina de Telejornalismo II do curso de Jornalismo da Universidade de Caxias do Sul (UCS), sob orientação da professora Adriana dos Santos Schleder. O conteúdo da reportagem apresenta uma nova possibilidade pedagógica a partir de uma escola sustentável. A produção audiovisual discorre sobre o funcionamento do projeto, seu objetivo e seus benefícios, não apenas para o campo educacional, mas também para a sociedade. O uso de bibliografia específica para dar aporte ao trabalho e responder reflexões suscitadas ao longo do processo de realização da grande reportagem também se tornou recorrente.
 
INTRODUÇÃO
A reportagem “Cidade Escola Ayni - Ecopedagogia no sul do país” realizada por sete estudantes de Jornalismo da Universidade de Caxias do Sul (UCS), mostra um modelo inovador de educação no sul do Brasil. O projeto “Cidade Escola Ayni”, localizado em Guaporé, na Serra Gaúcha, tem como objetivo oferecer uma nova estrutura de ensino, baseada na educação viva, na sustentabilidade e na economia solidária. ਀䐀攀 洀漀搀漀 猀椀渀琀琀椀挀漀Ⰰ 愀 攀猀挀漀氀愀 爀攀挀攀戀攀甀 瀀愀爀琀攀 搀漀 倀愀爀焀甀攀 䴀甀渀椀挀椀瀀愀氀 䔀挀漀氀最椀挀漀 搀愀 挀椀搀愀搀攀 焀甀攀 昀漀椀 挀攀搀椀搀漀 瀀攀氀愀 瀀爀攀昀攀椀琀甀爀愀 洀甀渀椀挀椀瀀愀氀 瀀愀爀愀 愀 䘀甀渀搀愀漀 䄀礀渀椀⸀ 䔀洀 瘀攀稀 搀攀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀攀猀 攀 猀愀氀愀猀 搀攀 愀甀氀愀Ⰰ 愀猀 挀爀椀愀渀愀猀 猀攀爀漀 爀攀挀攀瀀挀椀漀渀愀搀愀猀 瀀攀氀漀猀 挀栀愀洀愀搀漀猀 ᰀ朠甀愀爀搀椀攀猀ᴀⰠ 攀洀 攀猀瀀愀漀猀 搀攀渀漀洀椀渀愀搀漀猀 搀攀 愀琀攀氀椀攀爀猀⸀ 䄀 椀搀攀椀愀 搀漀 瀀爀漀樀攀琀漀  漀瀀漀爀琀甀渀椀稀愀爀  挀爀椀愀渀愀Ⰰ 愀 攀猀挀漀氀栀愀 搀漀 焀甀攀 搀攀猀攀樀愀 愀瀀爀攀渀搀攀爀 攀Ⰰ 愀猀猀椀洀Ⰰ 攀砀瀀爀攀猀猀愀爀 猀攀甀 瀀漀琀攀渀挀椀愀氀 洀砀椀洀漀⸀ O bosque que abriga o projeto ainda está em construção e contará com 25 espaços construídos por voluntários a partir de técnicas de bioconstrução. Na escola não haverá provas e nem disciplinas individuais. E, mesmo assim, ela atenderá a todas as exigências feitas pelo Ministério da Educação (MEC).਀䔀猀琀愀猀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 昀漀爀愀洀 挀漀猀琀甀爀愀搀愀猀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀攀 椀洀愀最攀渀猀Ⰰ 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀Ⰰ 漀昀昀猀 攀 瀀愀猀猀愀最攀渀猀Ⰰ 猀漀戀 漀爀椀攀渀琀愀漀 搀愀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀愀 搀愀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀 搀攀 吀攀氀攀樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 䤀䤀Ⰰ 䄀搀爀椀愀渀愀 搀漀猀 匀愀渀琀漀猀 匀挀栀氀攀搀攀爀⸀ 伀 洀愀琀攀爀椀愀氀 昀椀渀愀氀Ⰰ 瀀漀爀琀愀渀琀漀Ⰰ  爀攀猀甀氀琀愀搀漀 搀攀 瘀椀瘀渀挀椀愀猀 攀 搀攀 挀漀渀攀砀攀猀 瀀愀爀愀 焀甀攀 猀攀 琀漀爀渀愀猀猀攀 椀渀昀漀爀洀愀琀椀瘀漀 攀Ⰰ 愀漀 洀攀猀洀漀 琀攀洀瀀漀Ⰰ 瀀爀攀猀琀愀猀猀攀 甀洀 猀攀爀瘀椀漀  猀漀挀椀攀搀愀搀攀⸀
 
OBJETIVO
O objetivo principal do trabalho foi produzir uma grande reportagem com foco no projeto “Cidade Escola Ayni”, apresentando à sociedade uma iniciativa que tem como fundamentos principais a ecopedagogia, a responsabilidade com a natureza, a sustentabilidade e o cooperativismo. Quanto ao propósito desta e de outras reportagens temáticas, devem “discutir, com imersão, humanização, pesquisa e bom texto autoral, pelo menos, um tema candente ancorado numa questão específica”. (LIMA, 2009, p. 424). ਀䐀愀爀 瘀漀稀  甀洀愀 昀漀爀洀愀 椀渀漀瘀愀搀漀爀愀 搀攀 攀搀甀挀愀漀 攀 愀甀砀椀氀椀愀爀 渀愀 搀椀猀猀攀洀椀渀愀漀 搀攀 椀搀攀椀愀Ⰰ 瀀愀爀愀 焀甀攀 漀甀琀爀愀猀 攀猀挀漀氀愀猀 琀愀洀戀洀 瀀漀猀猀愀洀 愀搀漀琀愀爀 愀氀最甀渀猀 搀漀猀 挀漀渀挀攀椀琀漀猀Ⰰ 琀愀洀戀洀 昀漀椀 甀洀 搀漀猀 漀戀樀攀琀椀瘀漀猀 搀愀 瀀爀漀搀甀漀⸀ 䄀氀洀 搀椀猀猀漀Ⰰ 瀀爀攀猀琀愀爀 甀洀 猀攀爀瘀椀漀  猀漀挀椀攀搀愀搀攀 攀渀焀甀愀渀琀漀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀 搀攀 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 攀 琀漀爀渀愀爀 瘀椀猀瘀攀氀 甀洀 瀀爀漀樀攀琀漀 焀甀攀  攀砀攀洀瀀氀漀 渀愀 瀀爀攀漀挀甀瀀愀漀 挀漀洀 漀 洀攀椀漀 愀洀戀椀攀渀琀攀 攀 焀甀攀 猀攀 猀甀猀琀攀渀琀愀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀愀 攀挀漀渀漀洀椀愀 挀漀氀愀戀漀爀愀琀椀瘀愀⸀ 
 
JUSTIFICATIVA
A tecnologia e suas constantes preocupações vinculadas à era pós-moderna propiciam um campo de possibilidades irrestrito que precisa de respostas para as indagações que suscitam a todo o instante. O presente trabalho, de cunho imagético, incide nas relações humanas e esbarra na ecopedagogia e suas implicações na atual conjuntura de ensino no século XXI.਀伀 瀀爀漀樀攀琀漀 椀洀愀最琀椀挀漀 瀀爀漀瀀漀猀琀漀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀漀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀 搀愀 ᰀ䌠椀搀愀搀攀 䔀猀挀漀氀愀 䄀礀渀椀ᴀⰠ 椀渀搀椀挀愀 愀氀琀攀爀渀愀琀椀瘀愀猀 瀀愀爀愀 愀 挀漀渀昀椀最甀爀愀漀 搀攀 甀洀 渀漀瘀漀 昀漀爀洀愀琀漀 搀攀 攀搀甀挀愀漀⸀ 䄀 爀攀昀氀攀砀漀 搀漀 猀攀爀 挀漀洀漀 瀀漀渀琀漀 搀攀 瀀愀爀琀椀搀愀 瀀愀爀愀 漀 搀攀猀挀漀戀爀椀洀攀渀琀漀 搀漀 愀洀戀椀攀渀琀攀 攀 甀琀椀氀椀稀愀漀 搀漀猀 爀攀挀甀爀猀漀猀 渀愀琀甀爀愀椀猀Ⰰ 猀甀猀挀椀琀愀 渀漀瘀漀猀 瀀愀爀愀搀椀最洀愀猀 焀甀攀 琀愀洀戀洀 渀攀挀攀猀猀椀琀愀洀 搀攀 椀渀瘀攀猀琀椀最愀攀猀⸀ Um dos pontos de partida se instaura por meio dos estudos de Maffesoli (2014) ao mencionar a questão do pertencimento e sua distribuição em tribos, ou seja, na identificação dos indivíduos em um determinado grupo social. Essa visão reitera a importância do ser humano na transformação dos mecanismos educativos e socioculturais.਀䄀漀 猀攀 甀琀椀氀椀稀愀爀 搀愀 椀洀愀最攀洀 瀀愀爀愀 攀猀琀愀戀攀氀攀挀攀爀 挀漀渀攀砀攀猀 挀漀洀 漀 爀攀挀攀瀀琀漀爀Ⰰ 愀 瀀爀漀搀甀漀 搀愀 最爀愀渀搀攀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 猀攀 昀甀渀搀愀洀攀渀琀愀 攀 琀漀洀愀 昀漀爀洀愀  洀攀搀椀搀愀 焀甀攀Ⰰ 挀漀渀昀漀爀洀攀 䈀爀愀渀搀漀 ⠀㄀㤀㤀㌀⤀Ⰰ 愀 攀搀甀挀愀漀 猀攀 搀攀琀攀爀洀椀渀愀 挀漀洀漀 昀愀琀漀爀 猀漀挀椀愀氀 焀甀攀 氀攀最椀琀椀洀愀 漀 栀漀洀攀洀 攀 焀甀攀 漀 挀漀渀猀琀椀琀甀椀⸀ 䐀攀猀琀愀 昀漀爀洀愀Ⰰ 攀氀愀 搀攀瘀攀 猀攀爀 甀洀愀 昀攀爀爀愀洀攀渀琀愀 焀甀攀 爀攀昀氀攀琀攀 猀漀戀爀攀 漀 琀椀瀀漀 搀攀 挀椀搀愀搀漀 焀甀攀 猀攀 戀甀猀挀愀 挀漀渀猀琀椀琀甀椀爀 攀 猀甀愀猀 挀漀渀琀爀椀戀甀椀攀猀 瀀愀爀愀 愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀⸀ Assim, o presente produto audiovisual se afirma como investigador de novos meios em que a escola pode se reafirmar como instância de formação e promoção de valores socioambientais. Isso reverbera a relação homem-ambiente e dá suporte em desvendar o que se vivencia na “Cidade Escola Ayni” e seu impacto em nível local e regional.਀䐀攀 愀挀漀爀搀漀 挀漀洀 䄀氀戀愀渀甀猀 攀 娀漀甀瘀椀 ⠀㈀ ㄀㈀⤀Ⰰ 愀 攀挀漀瀀攀搀愀最漀最椀愀 琀愀洀戀洀 搀攀猀攀渀挀愀搀攀椀愀 焀甀攀猀琀攀猀 琀椀挀愀猀Ⰰ 渀漀 焀甀攀 琀愀渀最攀 愀猀 爀攀猀瀀漀渀猀愀戀椀氀椀搀愀搀攀猀 攀洀 猀攀渀琀椀搀漀 猀漀氀椀搀爀椀漀⸀ 䄀焀甀椀Ⰰ 瘀漀氀琀愀ⴀ猀攀 愀猀 愀琀攀渀攀猀 瀀愀爀愀 愀 挀漀渀猀琀爀甀漀 搀攀 愀昀攀琀漀猀 攀 搀攀 猀攀渀琀椀搀漀猀Ⰰ 焀甀攀 挀漀渀搀甀稀攀洀  渀漀瘀愀猀 昀漀爀洀愀猀 搀攀 挀漀渀猀琀爀甀漀 搀漀 瀀攀渀猀愀爀 攀洀 攀搀甀挀愀漀⸀ 䄀 攀猀猀渀挀椀愀 搀漀 猀攀爀 栀甀洀愀渀漀 攀瘀椀搀攀渀挀椀愀搀愀 瀀漀爀 渀漀瘀漀猀 洀攀挀愀渀椀猀洀漀猀 猀甀猀琀攀渀琀瘀攀椀猀⸀ Ao aliar as novas perspectivas de educação e de sustentabilidade vinculada às relações entre os sujeitos sociais, este trabalho se justifica pela intenção em exibir pistas de um possível novo modelo educacional. Este caminho reitera a importância de uma consciência pautada pelo coletivo em detrimento da tensão individualista em que a sociedade contemporânea convive. Com isso, a atribuição e projeção de novas medidas socioeducativas evidenciam, por fim, a relevância deste produto audiovisual.
 
MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS
O projeto audiovisual teve início com discussões suscitadas em grupo sobre o tema educação e sustentabilidade. O grupo chegou a esse tópico ao refletir sobre alternativas viáveis de ensino aliado à ecologia e ao equilíbrio social. Com o avanço tecnológico, a transformação dos núcleos sociais se tornou recorrente. O conceito de tribo já exposto por Maffesoli (2014), quando discorre sobre as novas formas de socialização em consonância ao sentimento coletivo, já estão fortemente presentes na sociedade pós-moderna.਀䔀猀猀攀 猀攀渀琀椀洀攀渀琀漀 猀攀 椀渀猀琀愀甀爀愀 渀愀 渀猀椀愀 搀攀 戀甀猀挀愀爀 渀漀瘀漀猀 洀攀挀愀渀椀猀洀漀猀⸀ 一攀猀猀愀 瀀攀爀猀瀀攀挀琀椀瘀愀Ⰰ 愀 攀搀甀挀愀漀 猀攀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀 挀漀洀漀 甀洀 洀攀椀漀 焀甀攀 瀀爀漀瀀椀挀椀愀 渀漀瘀漀猀 挀愀洀椀渀栀漀猀 瀀愀爀愀 爀攀猀瀀漀渀搀攀爀 愀漀猀 渀漀瘀漀猀 瀀愀爀愀搀椀最洀愀猀 猀漀挀椀愀椀猀⸀ 䄀猀猀椀洀 挀漀洀漀 䜀愀搀漀琀琀椀 ⠀㈀   ⤀Ⰰ 焀甀攀 爀攀昀氀攀琀攀 猀漀戀爀攀 愀 攀挀漀瀀攀搀愀最漀最椀愀 猀漀戀 愀 琀椀挀愀 搀攀 愀瀀爀攀渀搀椀稀愀最攀洀 猀甀猀琀攀渀琀瘀攀氀Ⰰ 攀 䜀甀琀椀爀爀攀稀 攀 倀爀愀搀漀 ⠀㈀ ㄀㌀⤀Ⰰ 焀甀攀 爀攀椀琀攀爀愀洀 愀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 搀愀 攀搀甀挀愀漀 瀀愀爀愀 漀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 猀甀猀琀攀渀琀瘀攀氀⸀ Nesse sentido, o trabalho buscou um viés exploratório, à medida que o grupo se firmou na ideia de coletividade para apresentar um novo estilo em educação. A partir disso, o grupo chegou ao conhecimento da “Cidade Escola Ayni”, situada no município de Guaporé/RS. Ela apresenta um novo modelo de ensino pautado em práticas socioambientais, objetivando o ser humano em essência. Com essa etapa concluída, iniciou-se o contato com a escola, buscando os idealizadores do projeto, participantes, autoridades locais, além da visão de um sociólogo para embasar, contextualizar e apresentar o projeto em vídeo.਀䄀瀀猀 愀 爀攀愀氀椀稀愀漀 搀漀猀 挀漀渀琀愀琀漀猀 挀漀洀 愀 攀渀琀椀搀愀搀攀Ⰰ 昀漀椀 攀猀琀愀戀攀氀攀挀椀搀漀 瀀攀氀漀 最爀甀瀀漀 甀洀 搀椀愀 搀攀 搀攀猀氀漀挀愀洀攀渀琀漀 攀 最爀愀瘀愀漀 搀漀猀 愀洀戀椀攀渀琀攀猀 搀愀 攀猀挀漀氀愀Ⰰ 挀漀洀漀 琀愀洀戀洀 搀愀 爀攀愀氀椀稀愀漀 搀愀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀 攀洀 瘀搀攀漀⸀ 䐀攀 挀甀渀栀漀 攀琀渀漀最爀昀椀挀漀Ⰰ 愀 瘀椀猀椀琀愀漀 搀漀 愀洀戀椀攀渀琀攀 瀀爀漀瀀椀挀椀漀甀 甀洀 漀氀栀愀爀 洀愀椀猀 愀瀀爀漀昀甀渀搀愀搀漀 猀漀戀爀攀 愀 焀甀攀猀琀漀 攀 渀漀爀琀攀漀甀 愀 昀椀渀愀氀椀稀愀漀 攀 愀搀攀焀甀愀漀 搀漀 爀漀琀攀椀爀漀⸀ A coleta das entrevistas e captação das imagens do local resultou em vasto material para a realização da grande-reportagem. A partir daí, se iniciou um processo de decupagem e edição de vídeo. Posteriormente, apresentação do material pronto e postagem em redes sociais.਀䐀攀 挀愀爀琀攀爀 焀甀愀氀椀琀愀琀椀瘀漀Ⰰ 漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 攀猀琀愀戀攀氀攀挀攀 瘀渀挀甀氀漀 猀甀戀樀攀琀椀瘀漀 瀀愀爀愀 挀漀洀 漀 爀攀挀攀瀀琀漀爀Ⰰ 搀攀瘀椀搀漀 愀漀 洀愀琀攀爀椀愀氀 猀攀爀 搀攀 挀愀爀琀攀爀 椀洀愀最琀椀挀漀⸀ 倀愀爀愀 愀氀洀Ⰰ 猀攀 瘀愀氀攀 搀漀 洀琀漀搀漀 椀渀搀甀琀椀瘀漀 瀀愀爀愀 攀猀琀愀戀攀氀攀挀攀爀 挀漀渀攀砀攀猀 挀漀洀 愀 愀甀搀椀渀挀椀愀 焀甀攀 椀渀挀椀搀攀 攀洀 爀攀昀氀攀砀漀 猀攀最甀渀搀漀 戀愀最愀最攀洀 瀀攀猀猀漀愀氀 椀渀攀爀攀渀琀攀 愀漀 猀攀爀 栀甀洀愀渀漀⸀
 
DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO
A grande reportagem “Cidade Escola Ayni - Ecopedagogia no sul do país” foi realizada no segundo semestre de 2017 na disciplina de Telejornalismo II, da Universidade de Caxias do Sul (UCS). Com oito minutos de duração, apresenta o projeto “Cidade Escola Ayni”, fazendo uso de imagens, entrevistas e contextualizações.਀伀 琀爀愀戀愀氀栀漀 昀漀椀 椀渀椀挀椀愀搀漀 挀漀洀 甀洀 瀀爀ⴀ爀漀琀攀椀爀漀 椀搀攀愀氀椀稀愀搀漀 瀀愀爀愀 渀漀爀琀攀愀爀 愀 挀漀洀瀀漀猀椀漀 搀攀 昀愀氀愀猀 攀 椀洀愀最攀渀猀⸀ 䘀漀渀琀攀猀Ⰰ 氀漀挀愀椀猀 愀 猀攀爀攀洀 瘀椀猀椀琀愀搀漀猀Ⰰ 挀漀渀琀攀砀琀甀愀氀椀稀愀攀猀 渀攀挀攀猀猀爀椀愀猀 瀀愀爀愀 漀 攀渀琀攀渀搀椀洀攀渀琀漀 攀 焀甀攀猀琀椀漀渀愀洀攀渀琀漀猀 昀漀爀愀洀 挀漀氀漀挀愀搀漀猀 渀攀猀琀愀 攀琀愀瀀愀 瀀愀爀愀 漀爀最愀渀椀稀愀爀 愀猀 愀攀猀 焀甀攀 搀愀爀椀愀洀 瀀爀漀昀甀渀搀椀搀愀搀攀  爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀⸀ 一攀猀琀攀 愀猀瀀攀挀琀漀Ⰰ  椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀 愀 搀椀昀攀爀攀渀挀椀愀漀 焀甀攀 䨀甀愀爀攀稀 䈀愀栀椀愀 ⠀㄀㤀㤀 ⤀ 昀愀稀 攀渀琀爀攀 渀漀琀挀椀愀 攀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀㨀 "O salto da notícia para a reportagem se dá no momento em que é preciso ir além da notificação – em que a notícia deixa de ser sinônimo de nota – e se situa no detalhamento, no questionamento de causa e efeito, na interpretação e no impacto, adquirindo uma nova dimensão narrativa e ética." (BAHIA, 1990, p. 49).਀嘀椀猀椀琀愀爀 攀 挀漀渀栀攀挀攀爀 愀 栀椀猀琀爀椀愀 搀攀 䜀甀愀瀀漀爀Ⰰ 洀甀渀椀挀瀀椀漀 焀甀攀 愀戀爀椀最愀 漀 瀀爀漀樀攀琀漀Ⰰ 昀漀椀 挀爀甀挀椀愀氀 瀀愀爀愀 漀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 搀漀 琀爀愀戀愀氀栀漀⸀ 伀 瀀爀椀洀攀椀爀漀 洀椀渀甀琀漀 搀漀 瀀爀漀搀甀琀漀 昀椀渀愀氀 昀漀椀 瀀攀渀猀愀搀漀 瀀愀爀愀 猀椀琀甀愀爀 漀 爀攀挀攀瀀琀漀爀 攀 猀攀爀瘀椀爀 挀漀洀漀 戀愀猀攀 挀漀渀琀攀砀琀甀愀氀椀稀愀搀漀爀愀⸀ 䄀 瀀愀爀琀椀爀 搀漀 洀漀洀攀渀琀漀 攀洀 焀甀攀 洀漀猀琀爀愀洀漀猀 甀洀 氀漀挀愀氀 攀 昀愀氀愀洀漀猀 猀漀戀爀攀 攀氀攀Ⰰ 瀀爀攀瀀愀爀愀洀漀猀 漀 爀攀挀攀瀀琀漀爀 挀漀洀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 焀甀攀 瀀漀搀攀爀漀 愀甀砀椀氀椀愀爀 渀愀 挀漀渀攀砀漀 搀攀 椀搀攀椀愀猀 攀 愀瀀爀漀昀甀渀搀愀洀攀渀琀漀 搀漀猀 昀愀琀漀猀⸀ Após a visita e captura de imagens da cidade, o grupo deslocou-se até a “Cidade Escola Ayni”. O bosque que abriga o projeto foi cenário para três entrevistas que nortearam a reportagem. Ana Paula Zatta, pedagoga da Ayni, abordou as questões pedagógicas e também o objetivo do projeto. Mônia Zampeze, representando o poder público, falou sobre a importância da Ayni para a região. E, Eliel Pacheco, voluntário do projeto, comentou a respeito dos programas de voluntariado oferecidos no local.਀倀漀猀琀攀爀椀漀爀洀攀渀琀攀Ⰰ 攀洀 瘀椀猀椀琀愀 愀 䌀愀砀椀愀猀 搀漀 匀甀氀Ⰰ 漀 昀甀渀搀愀搀漀爀 搀愀 䄀礀渀椀Ⰰ 吀栀椀愀最漀 䈀攀爀琀漀Ⰰ 挀漀渀瘀攀爀猀漀甀 挀漀洀 漀 最爀甀瀀漀 猀漀戀爀攀 漀 猀甀爀最椀洀攀渀琀漀 搀漀 瀀爀漀樀攀琀漀 攀 愀猀 洀漀琀椀瘀愀攀猀 瀀愀爀愀 挀爀椀愀漀 搀漀 洀攀猀洀漀⸀ 䨀 愀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀 挀漀洀 漀 挀漀漀爀搀攀渀愀搀漀爀 搀漀 挀甀爀猀漀 搀攀 匀漀挀椀漀氀漀最椀愀 搀愀 唀䌀匀Ⰰ 匀攀爀最椀漀 䘀愀漀爀漀 吀椀攀瀀瀀漀Ⰰ 愀甀砀椀氀椀漀甀 渀愀 挀漀渀琀攀砀琀甀愀氀椀稀愀漀 搀漀 瀀爀漀樀攀琀漀 渀漀 洀戀椀琀漀 猀漀挀椀愀氀Ⰰ 愀渀愀氀椀猀愀渀搀漀 愀 椀渀椀挀椀愀琀椀瘀愀 挀漀洀漀 甀洀愀 瀀攀爀猀瀀攀挀琀椀瘀愀 搀攀 爀攀猀猀椀最渀椀昀椀挀愀漀 搀漀 猀攀爀⸀ As informações colhidas nas entrevistas serviram como base para a criação dos offs e das passagens. Neste momento, como defende Lima (2009), o jornalista é um escritor.਀∀倀爀椀洀攀椀爀漀Ⰰ 攀氀攀  甀洀 爀攀瀀爀琀攀爀 ⴀ 猀攀樀愀 樀漀爀渀愀氀椀猀琀愀 漀甀 渀漀Ⰰ 挀漀洀漀 瘀攀爀攀洀漀猀 愀搀椀愀渀琀攀 ⴀ 愀氀最甀洀 焀甀攀 洀攀爀最甀氀栀愀 渀愀猀 攀渀琀爀愀渀栀愀猀 愀最爀愀搀瘀攀椀猀 漀甀 栀漀爀爀椀瀀椀氀愀渀琀攀猀 搀愀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀 瀀愀爀愀 挀漀渀栀攀挀ⴀ氀愀猀 戀攀洀Ⰰ 搀攀猀琀爀椀渀挀栀ⴀ氀愀猀Ⰰ 琀爀愀稀ⴀ氀愀猀  氀甀稀 搀愀 挀漀洀瀀爀攀攀渀猀漀⸀ 䔀洀 猀攀最甀椀搀愀Ⰰ  甀洀 攀猀挀爀椀琀漀爀Ⰰ 愀氀最甀洀 焀甀攀 漀爀最愀渀椀稀愀 猀甀愀 栀椀猀琀爀椀愀 搀漀 焀甀攀 瘀椀甀 攀 瘀椀瘀攀甀 渀甀洀愀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀 挀漀渀猀椀猀琀攀渀琀攀Ⰰ 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀漀 猀椀洀戀氀椀挀愀 搀攀 愀攀猀Ⰰ 挀攀渀爀椀漀猀 攀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀 爀攀愀椀猀⸀ 一愀猀 搀甀愀猀 瀀漀渀琀愀猀 搀攀 猀攀甀 琀爀愀戀愀氀栀漀Ⰰ 瀀爀攀挀椀猀愀 猀攀爀 挀爀椀愀琀椀瘀漀⸀ 䤀猀琀漀 Ⰰ 瀀爀攀挀椀猀愀 琀攀爀 攀渀最攀渀栀漀猀椀搀愀搀攀Ⰰ 最攀爀愀爀 漀 渀漀瘀漀⸀∀ ⠀䰀䤀䴀䄀Ⰰ ㈀  㤀Ⰰ 瀀⸀ ㌀㠀㐀⤀⸀ Após todos os textos serem criados e as imagens decupadas, o roteiro foi finalizado com todas as informações de áudio e vídeo necessárias para o início da edição no software Adobe Premiere.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀搀㘀㈀愀 㠀∀㸀㰀戀㸀䌀伀一匀䤀䐀䔀刀䄀윀픀䔀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀瀀猀 愀 攀氀愀戀漀爀愀漀 攀 攀昀攀琀椀瘀愀 爀攀愀氀椀稀愀漀 搀漀 琀爀愀戀愀氀栀漀Ⰰ 搀攀瀀爀攀攀渀搀攀ⴀ猀攀 漀 挀漀渀挀攀椀琀漀 搀攀 渀漀瘀漀猀 渀切挀氀攀漀猀 猀漀挀椀愀椀猀 攀挀漀瀀攀搀愀最最椀挀漀猀 攀洀 搀攀琀爀椀洀攀渀琀漀 猀 椀渀搀椀瘀椀搀甀愀氀椀搀愀搀攀猀 瀀爀ⴀ攀猀琀愀戀攀氀攀挀椀搀愀猀 瀀攀氀漀 瀀猀ⴀ洀漀搀攀爀渀椀猀洀漀⸀ 䄀猀 焀甀攀猀琀攀猀 氀椀最愀搀愀猀 愀漀 攀渀猀椀渀漀 攀 愀猀 爀攀氀愀攀猀 搀漀猀 猀甀樀攀椀琀漀猀 挀漀洀 漀 洀攀椀漀ⴀ愀洀戀椀攀渀琀攀 琀洀 瀀愀猀猀愀搀漀 瀀漀爀 挀漀渀猀琀愀渀琀攀猀 洀甀搀愀渀愀猀Ⰰ 漀挀愀猀椀漀渀愀渀搀漀 攀洀 渀漀瘀愀猀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀猀⸀ 䄀猀 昀漀爀洀愀猀 搀攀 爀攀挀攀瀀漀 攀 瀀攀爀挀攀瀀漀 搀愀 洀攀渀猀愀最攀洀 琀爀愀渀猀洀椀琀椀搀愀 瀀攀氀漀 攀搀甀挀愀搀漀爀 瀀攀爀瀀愀猀猀愀洀 愀 椀搀攀椀愀 椀渀椀挀椀愀氀 搀攀 攀搀甀挀愀漀 琀爀愀搀椀挀椀漀渀愀氀 攀 瘀椀瘀攀渀挀椀愀洀Ⰰ 搀攀 昀愀琀漀Ⰰ 甀洀愀 攀搀甀挀愀漀 挀漀渀琀渀甀愀 搀攀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀洀攀渀琀漀 挀漀洀 漀 猀攀甀 椀渀琀攀爀椀漀爀 攀 挀漀洀 漀 洀攀椀漀 焀甀攀 漀 挀攀爀挀愀⸀ A “Cidade Escola Ayni” busca ligar as relações do aluno, família, escola e comunidade, com a importância de pensar em um mecanismo que possa ser aplicado para os tempos de hoje, voltados para o futuro e pautados nos conceito da ecopedagogia. Para Gadotti (2000), o sentido profundo da ecopedagogia está ligado a um projeto utópico que busca mudar as relações humanas, sociais e ambientais que temos hoje, implicando na transformação das estruturas econômicas, sociais e culturais. É com esta premissa que a fundação Ayni acredita na criação de um espaço capaz de mesclar reflexão, inspiração, educação, diálogo, autoconhecimento e, principalmente, sustentabilidade.਀䄀 最爀愀渀搀攀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 ᰀ䌠椀搀愀搀攀 䔀猀挀漀氀愀 䄀礀渀椀 ⴀ 䔀挀漀瀀攀搀愀最漀最椀愀 渀漀 猀甀氀 搀漀 瀀愀猀ᴀ†戀甀猀挀愀 琀爀愀渀猀洀椀琀椀爀 挀漀洀 昀攀爀爀愀洀攀渀琀愀猀 搀漀 愀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀氀 漀 挀漀渀挀攀椀琀漀 愀渀琀爀漀瀀漀氀最椀挀漀Ⰰ 瀀漀氀琀椀挀漀 攀 瀀攀搀愀最最椀挀漀 攀洀 焀甀攀 愀 椀渀猀琀椀琀甀椀漀 攀猀琀 椀渀猀攀爀椀搀愀⸀ 倀愀爀愀 愀氀洀Ⰰ 戀甀猀挀漀甀ⴀ猀攀 攀猀琀愀戀攀氀攀挀攀爀 瘀渀挀甀氀漀猀 椀渀攀爀攀渀琀攀猀 愀漀 猀甀戀樀攀琀椀瘀椀猀洀漀 搀漀 爀攀挀攀瀀琀漀爀Ⰰ 瀀爀漀瘀漀挀愀渀搀漀 攀洀 猀甀愀 挀漀最渀椀漀 愀 爀攀昀氀攀砀漀 搀攀 挀漀洀漀 漀 攀渀猀椀渀漀 椀渀昀氀甀攀渀挀椀愀 渀愀 愀琀甀愀漀 搀漀猀 猀甀樀攀椀琀漀猀 猀漀挀椀愀椀猀 搀攀 昀漀爀洀愀 挀漀渀猀琀爀甀琀椀瘀椀猀琀愀 攀 猀甀猀琀攀渀琀瘀攀氀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀搀㘀㈀愀 㠀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀䄀䰀䈀䄀一唀匀Ⰰ 䰀瘀椀愀 䰀甀挀椀渀愀 䘀攀爀爀攀椀爀愀㬀 娀伀唀嘀䤀Ⰰ 䌀爀椀猀琀椀愀渀攀 䰀攀渀最氀攀爀⸀ 䔀挀漀瀀攀搀愀最漀最椀愀㨀 攀搀甀挀愀漀 攀 洀攀椀漀 愀洀戀椀攀渀琀攀⸀ 䌀甀爀椀琀椀戀愀㨀 䤀渀琀攀爀猀愀戀攀爀攀猀Ⰰ ㈀ ㄀㈀⸀ 㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䈀䄀䠀䤀䄀Ⰰ 䨀甀愀爀攀稀⸀ 䨀漀爀渀愀氀Ⰰ 栀椀猀琀爀椀愀 攀 琀挀渀椀挀愀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䔀搀椀琀漀爀愀 섀琀椀挀愀Ⰰ ㄀㤀㤀 ⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䈀刀䄀一䐀쌀伀Ⰰ 䌀⸀ 刀⸀ 伀 焀甀攀  攀搀甀挀愀漀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䈀爀愀猀椀氀椀攀渀猀攀Ⰰ ㄀㤀㤀㌀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䜀䄀䐀伀吀吀䤀Ⰰ 䴀漀愀挀椀爀⸀ 倀攀搀愀最漀最椀愀 搀愀 吀攀爀爀愀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 倀攀椀爀瀀漀氀椀猀Ⰰ ㈀   ⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䜀唀吀䤀준刀刀䔀娀Ⰰ 䘀爀愀渀挀椀猀挀漀㬀 倀刀䄀䐀伀Ⰰ 䌀爀甀稀⸀ 䔀挀漀瀀攀搀愀最漀最椀愀 攀 挀椀搀愀搀愀渀椀愀 瀀氀愀渀攀琀爀椀愀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䌀漀爀琀攀稀Ⰰ ㈀ ㄀㌀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䰀䤀䴀䄀Ⰰ 䔀搀瘀愀氀搀漀 倀攀爀攀椀爀愀⸀ 倀最椀渀愀猀 愀洀瀀氀椀愀搀愀猀㨀 漀 氀椀瘀爀漀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 挀漀洀 攀砀琀攀渀猀漀 搀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 攀 搀愀 氀椀琀攀爀愀琀甀爀愀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䴀愀渀漀氀攀Ⰰ ㈀  㤀⸀ 㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䴀䄀䘀䘀䔀匀伀䰀䤀Ⰰ 䴀椀挀栀攀氀⸀ 伀 吀攀洀瀀漀 搀愀猀 吀爀椀戀漀猀㨀 伀 䐀攀挀氀渀椀漀 搀漀 䤀渀搀椀瘀椀搀甀愀氀椀猀洀漀 渀愀猀 匀漀挀椀攀搀愀搀攀猀 搀攀 䴀愀猀猀愀⸀ 刀椀漀 搀攀 䨀愀渀攀椀爀漀㨀 䘀漀爀攀渀猀攀 唀渀椀瘀攀爀猀椀琀爀椀愀Ⰰ ㈀ ㄀㐀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀