ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XIX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #d62a08"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00981</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;RP</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;RP10</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;ORGULHO RP</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Graziela de Lima (Centro Universitário Ritter dos Reis); Tânia da Silva Almeida (Centro Universitário Ritter dos Reis)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;Audiovisual, Relações Públicas, Cinquentenário, , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A produção audiovisual intitulada Orgulho RP teve como objetivo celebrar os 50 anos da Lei nº 5377 que disciplinou a profissão de Relações Públicas no Brasil, em 11 de dezembro de 1967. Elaborada pelos alunos do primeiro semestre do curso de Relações Públicas do Centro Universitário Ritter dos Reis (UniRitter), para a disciplina de Conceitos, Técnicas e Práticas em Relações Públicas (CTPRP), orientada pela professora Tânia Almeida. A partir do tema gerador que foi o cinquentenário da Lei, os alunos foram desafiados a encontrar uma forma criativa de marcar a data. A partir de pesquisas sobre a história das Relações Públicas e outros materiais de referência, os alunos decidiram pela linguagem audiovisual como forma de valorizar o cinquentenário e também os profissionais que fizeram parte dessa história tanto no passado, como no presente.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O projeto Orgulho RP foi realizado como segunda nota de avaliação do semestre para a disciplina de CTPRP, em junho de 2017, sob orientação da professora Tânia Almeida. Foi proposto para os alunos o tema dos 50 anos da Lei nº 5377, sancionada em 11 de dezembro de 1967 e que disciplinou a profissão no país. Cada um dos quatro grupos formados dentro da turma escolheria de forma autônoma como trabalhariam o assunto. Amanda Silveira Waldow, Bruna de Brito Freitas, Graziela de Lima e Kywane Antunes Santos, autoras do projeto Orgulho RP, escolheram como estratégia criativa a produção audiovisual para trabalhar o conteúdo. O vídeo conta com a participação de estudantes e profissionais que atuam no mercado de trabalho de Relações Públicas, respondendo perguntas sobre a profissão e a sua importância, sendo eles, Lilia Scherer (acadêmica de RP/UniRitter), Luana Girardi (egressa de RP/PUCRS), Jaqueline Machado (egressa de RP/FABICO-UFRGS e sócia-diretora do Grupo Thema), Douglas Stocco (egresso de RP/FABICO-UFRGS e sócio-diretor do Grupo Thema) e Martha Azevedo (professora aposentada da FABICO/UFRGS). O lançamento do vídeo Orgulho RP foi feito em junho de 2017, integrado à exposição #descubra50, trabalho realizado por outro grupo dentro da mesma disciplina de CTPRP e alusivo aos 50 anos da Lei nº 5377. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O projeto Orgulho RP, produzido na disciplina de CTPRP, orientada pela professora Tânia Almeida, tinha como objetivo geral valorizar e celebrar a data de aniversário da Lei nº 5377, sancionada em 11 de dezembro de 1967, pelo então presidente Artur da Costa e Silva, que disciplinou a profissão de Relações Públicas no Brasil. Como objetivos específicos, tem-se: " Apresentar diferentes perspectivas sobre a importância da profissão por intermédio dos depoimentos de gerações distintas, como a de calouros no curso de Relações Públicas, recém formados e profissionais que já atuam no mercado de trabalho; " Abordar a importância do trabalho de um profissional de Relações Públicas; " Ter noções sobre as áreas de atuação das Relações Públicas; " Estimular nos alunos a capacidade crítica, a autoconfiança e a criatividade com o desenvolvimento de um projeto autoral, neste caso o vídeo produzido para a disciplina; " Incentivar os alunos a utilizar a estrutura da universidade no andamento dos seus trabalhos para a disciplina. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">No ano de 2017, a Lei nº 5377, que disciplinou a profissão de Relações Públicas, completou 50 anos de sua publicação. Sendo assim, a orientadora da disciplina de CTPRP, Tânia Almeida, com a intenção de valorizar a profissão lembrando as datas que marcaram sua história, propôs à turma a realização de um projeto que celebrasse essa data. A produção audiovisual Orgulho RP, aborda a importância que a Lei possui dentro da carreira de um profissional de Relações Públicas. De acordo com dados do Tribunal de Contas da União (TCU), no Brasil, existem apenas 68 profissões regulamentadas e 535 conselhos de fiscalização da profissão. A missão destes conselhos é fiscalizar as empresas públicas e privadas, bem como organizações do Terceiro Setor no que diz respeito ao exercício profissional. Cabe aos conselhos profissionais verificar se realmente existem colaboradores graduados na área exercendo suas funções. Com a Lei nº 5377, sancionada em Brasília no dia 11 de dezembro de 1967, pelo então presidente Artur da Costa e Silva, atividades relacionadas ao profissional de Relações Públicas passam a ser exclusivas do profissional bacharel ou que tenha concluído um curso similar no estrangeiro. A fiscalização é feita pelo Ministério do Trabalho, Previdência Social e Órgãos Federais fiscalizadores, representados na figura dos Conselhos Regionais dos Profissionais de Relações Públicas (CONRERP). O órgão federal ligado a estes Conselhos Regionais vem a ser o Conselho Federal dos Profissionais de Relações Públicas, o CONFERP, com sede em Brasília. Para melhor atuação, ampliou-se por meio de seções regionais, sendo elas: " CONRERP/1º Região: Rio de Janeiro; " CONRERP/2º Região: São Paulo e Paraná; " CONRERP/3º Região: Minas Gerais e Espírito Santo; " CONRERP/4º Região: Santa Catarina e Rio Grande do Sul; " CONRERP/5º Região: Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará e Piauí; " CONRERP/6º Região: Acre, Amapá, Amazonas, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. " CONRERP/7º Região: Bahia e Sergipe; O CONFERP foi criado pelo Decreto Lei 860, no dia 11 de junho de 1969. Porém, sua instalação ocorreu apenas em 1971, após o Decreto 68.582, que regulamentou o mencionado Decreto-Lei. O Conselho Federal tem como seus principais objetivos a coordenação, a fiscalização e o disciplinamento do exercício da profissão de Relações Públicas. Os Conselhos Regionais possuem finalidades semelhantes, como por exemplo, a fiscalização do exercício da profissão dentro da sua jurisdição, impedindo o exercício irregular da mesma, também atuando de forma a promover a informação de qualidade junto à sociedade e na divulgação da importância da profissão para as organizações. Iniciativas como esta desenvolvida na disciplina inicial do curso de Relações Públicas não só divulgam o aniversário da Lei, mas, em consequência disso, propagam a existência e importância dos Conselhos para os alunos e convidados. A lei é objeto de estudo e de fiscalização da profissão, e relembrar datas importantes da história dentro das Relações Públicas reconhece e valoriza as suas atividades. O audiovisual possibilitou, ainda, dispor de um meio de comunicação dirigida auxiliar, conforme classificação de Cesca (2012) e seu lançamento ocorreu durante a exposição promovida por outro grupo de colegas, evento este que também se constitui como ação de comunicação dirigida aproximativa de acordo com a mesma autora. Na sua formação acadêmica, os estudantes precisam de estímulo e desafios ao tomarem contato com o conhecimento técnico e teórico do seu curso. Fazer um projeto prático em uma disciplina de primeiro semestre, do ponto de vista didático e pedagógico, contribui para estimular a autoestima do aluno. Dentro do tema proposto, os alunos deveriam pensar em uma solução criativa, criar de fato o projeto, defendê-lo, produzi-lo e apresentá-lo aos convidados. Tudo isso contribui para os estudantes desenvolverem autoconfiança e criatividade. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A disciplina de CTPRP foi organizada de modo que, no primeiro bimestre, os alunos tiveram acesso a conteúdos sobre a história das Relações Públicas, sua regulamentação, mercado de trabalho e atividades desenvolvidas. Para o segundo bimestre, a professora responsável pela disciplina propôs um tema que seria norteador do projeto final. O desenvolvimento do projeto Orgulho RP iniciou com a proposição do tema geral da segunda atividade de avaliação do semestre: a comemoração dos 50 anos da Lei nº 5377 que disciplinou a profissão de Relações Públicas no país. O conteúdo do segundo bimestre da cadeira compreendeu as noções sobre o processo de planejamento, uma vez que teríamos que elaborar um projeto e implementá-lo. Diante do tema, as etapas para a produção do vídeo foram as seguintes: 1. Formação dos grupos na turma - após a sugestão do tema, a turma dividiu-se em quatro grupos, onde as autoras do projeto Orgulho RP, Amanda Silveira Waldow, Bruna de Brito Freitas, Graziela de Lima e Kywane Antunes Santos, uniram-se. 2. Reunião de brainstorming  cada grupo reuniu-se para realização de um brainstorming com o propósito de levantar contribuições de cada integrante sobre o quê e como poderiam celebrar o cinquentenário da Lei. Tendo que definir a estratégia criativa, ou seja, como o tema geral seria representado, materializado para a comunidade acadêmica. A decisão pela produção audiovisual foi influenciada pela ideia em conjunto do grupo, de trabalhar com entrevistas de profissionais da área. 3. Pesquisas  a partir da validação da ideia de realizar um audiovisual, o grupo partiu para a fase de pesquisa sobre o tema e referências para a produção do vídeo. Buscando em sites, blogs e livros informações que servissem para inspirar o processo criativo. Sobre a legislação da área de Relações Públicas, foi pesquisado nos sites do Planalto (http://www2.planalto.gov.br/) e da Câmara (http://www2.camara.leg.br/). Após a coleta de dados, o grupo buscou referências para a produção audiovisual, encontrando no YouTube o vídeo  Todo Mundo Precisa de um RP , produzido pelo coletivo Todo Mundo Precisa de um RP, que aborda a importância da profissão de maneira informal, com trilha sonora e imagens descontraídas. Além disso, o Blog Querido RP, com a postagem  7 vezes que você foi um RP e não sabia acrescentou conteúdo à produção. A publicação abordava situações cotidianas, associando-as com deveres de um profissional de Relações Públicas, como por exemplo:  Quando você deu dicas para um amigo/a de como se vestir para um encontro, sugeriu alguns temas pra puxar assunto, deu opções de lugares (bares, para boa conversa/ cinema, para um bom beijo) e deu aquele retoque final na barba ou no pó: Assessoria de imagem. , ou  Quando você era criança e usou da estratégia  se você pedir minha mãe deixa : Estratégia de públicos . 4. Organização do roteiro - O roteiro foi definido a partir das decisões que o grupo já havia tomado durante as etapas anteriores, que eram: produzir um vídeo de caráter informal, usar entrevistas para abordar perspectivas diferentes de profissionais atuantes na área de Relações Públicas, e a utilização do conteúdo da postagem  7 vezes que você foi um RP e não sabia . Baseado nisso, foi decidido que o vídeo teria duas partes, iniciando com a matéria do Blog Querido RP, com referência ao número de vezes em que agimos como um profissional de Relações Públicas no cotidiano, seguido da pergunta  mas afinal, o que é ser RP? , para dar início às entrevistas e seguindo com outras perguntas. 5. Definição dos convidados - A escolha dos convidados para a participação no vídeo foi feita através de sugestões da orientadora da disciplina de CTPRP, Tânia Almeida, e dos contatos com jovens profissionais por parte das integrantes do grupo. Como a intenção era mesclar perspectivas de diferentes gerações de profissionais, escolhemos uma estudante que recém havia começado o curso (Lilia Scherer/UniRitter), uma recém formada que já atuava no mercado de trabalho (Luana Girardi/PUCRS), dois profissionais que já eram formados e atuavam há algum tempo na área (Jaqueline Machado e Douglas Stocco/Grupo Thema) e uma profissional que já estava aposentada e havia exercido também a docência (professora aposentada pela FABICO/UFRGS, Martha Azevedo). 6. Produção  Contatados os convidados, iniciou-se a produção do vídeo utilizando-se a estrutura da UniRitter para gravações no estúdio de TV sob supervisão do técnico responsável, Paulo LIndner. Os depoimentos de Lilia Scherer, Luana Girardi, Jaqueline Machado e Douglas Stocco, foram realizadas dentro das dependências da Uniritter, com os equipamentos fornecidos pela universidade. Apenas a entrevista com a professora Martha Azevedo foi gravada fora da UniRitter, pois a convidada alegou dificuldades de locomoção até o estúdio. A fim de preservar sua integridade e assegurar a gravação, o grupo optou por realizar a gravação em sua residência. No entanto, os equipamentos não estavam autorizados a sair da sede da UniRitter por motivos de segurança, o que exigiu a captura de imagens com equipamento amador. Após as gravações, foi iniciado o processo de edição, que foi auxiliado pelos Supervisores dos Laboratórios da Comunicação na Uniritter, Ariel Aires e Paulo Lindner. 7. Lançamento- O lançamento do vídeo Orgulho RP ocorreu dentro da exposição #descubraRP, projeto realizado por outro grupo da disciplina de CTPRP. O evento ocorreu em junho de 2017 e contou com a presença de convidados externos, como por exemplo, Juliana Muller, Presidente da Associação Brasileira de Relações Públicas  RS/SC, e João Paulo de Andrade Cunha, Presidente do Conselho Regional dos Profissionais de Relações Públicas  Conrep 4ªregião. Durante o lançamento foram gravados depoimentos de convidados que compareceram e das integrantes do grupo, a fim de produzir um vídeo Making Of que veio a constar do relatório entregue à professora Tânia Almeida. 8. Finalização - Após o lançamento, cada grupo deveria produzir um relatório escrito com a entrega do seu material para análise de nota. O grupo de alunas do projeto RP, durante a exibição do vídeo dentro da exposição #descubra50, realizou gravações de depoimentos de convidados e de suas autoras a fim de produzir outro vídeo, abordando nele como foi o processo de realização do material e depoimentos de convidados e das autoras. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O projeto Orgulho RP, elaborado para celebrar os 50 anos da Lei nº 5377 que disciplinou a profissão de Relações Públicas, é uma produção audiovisual de caráter exploratório visto que foi realizado pelos alunos calouros do curso de Relações Públicas da UniRitter. O conteúdo do vídeo, dividido nos seus cinco minutos e vinte e quatro segundos, com a trilha sonora de Venice Beach - Topher Mohr and Alex Elena, é apresentado em três etapas: " Apresentação de  Vezes que você foi um RP e não sabia (duração de vinte e quatro segundos): Inspirado na postagem  7 Vezes que você foi um RP e não sabia , do Blog Querido RP, o vídeo Orgulho RP utilizou frases da postagem sobre o número de vezes que agimos como profissionais de Relações Públicas e não sabíamos, sendo elas:  Lembra quando você precisou falar com seus pais sobre a nota do Enem? ,  Lembra quando você era criança e usou da estratégia  se você pedir minha mãe deixa ? ,  Lembra quando você deixou para postar uma foto depois porque sabia que ia ter um alcance maior? e  Lembra quando você pegou papel e caneta e foi contar coxinha e brigadeiro para a festa de alguém? . As frases são narradas pela autora do projeto, Bruna de Brito Freitas, enquanto GIF s, relacionados ao conteúdo aparecem. No final de todas as animações, tem uma imagem com a frase  Você estava agindo como um RP! . " Entrevistas (duração de três minutos e cinquenta e cinco segundos): A etapa das entrevistas é iniciada com a pergunta  Mas afinal, o que é ser um Relações Publicas? , logo após a frase  Você estava agindo como um RP , finalizando a etapa dos GIF s e seguido das respostas dos convidados: Lília Scherer (caloura de RP /UniRitter), Luana Girardi (egressa de RP/PUCRS), Jaqueline Machado e Douglas Stocco (egressos de RP da FABICO/UFRGS e sócios-diretores do Grupo Thema). As gravações possuem um padrão, feitas no estúdio da UniRitter, com microfone e câmeras profissionais. Após todas as respostas, a entrevista continua com outras perguntas, que são elas:  Qual a sua visão sobre o mercado de trabalho? e  Qual o motivo da sua escolha pela profissão? , sendo respondidas por todos os convidados na mesma ordem. Seguem trechos dos depoimentos prestados:  O Relações Públicas para mim é ser um profissional extremamente dinâmico e conectado com o mundo atual (Douglas Stocco, sócio-diretor do Grupo Thema).  A visão sobre o mercado hoje em dia no Brasil não tenha muito reconhecimento de um Relações Públicas, porque a gente acaba competindo as vezes com os colegas de comunicação, que é o jornalismo e os publicitários também. Mas acho que tem campo sim para todos e tudo depende do profissional que tu é (Lília Scherer, caloura de RP/UniRitter).  Identificação! Sempre me achei bem comunicativa, e quando eu decidi tava em dúvida entre Publicidade e Relações Públicas. E aí eu vi o vídeo  Todo Mundo Precisa de um RP , e aí eu vi que eu precisava ser aquilo, queria ser (Luana Girardi, egressa de RP/PUCRS).  O porquê eu escolhi Relações Públicas eu não sei. Mas o porquê eu escolho hoje é porque eu acho que é uma profissão que me permite transitar nesses espaços que me fazem crescer como pessoa (Jaqueline Machado, sócia-diretora do Grupo Thema). Entrevista final (duração de quarenta e quatro segundos): A última pergunta e etapa final do projeto Orgulho RP, acontece com a profissional que já está aposentada, professora Martha Azevedo, sendo ela:  Qual a importância da lei que regulamentou a profissão de Relações Públicas? . A gravação não está dentro dos padrões dos outros entrevistados, ocorrendo na casa da convidada, dando um aspecto mais aconchegante para essa chamada. Segue trecho:  Essa credencial de ser alguma coisa regulamentada é importante para o futuro do país (Martha Azevedo, professora aposentada pela Fabico/UFRGS). " A finalização do vídeo ocorre juntamente com a convidada Martha Azevedo e as autoras do projeto Amanda Silveira Waldow, Bruna de Brito Freitas, Graziela de Lima e Kywane Antunes Santos, entregando um bolo com velinhas para a convidada, a fim de parabenizar o cinquentenário da lei que disciplinou a profissão de Relações Públicas. A última chamada com os créditos ocorre com a Martha assoprando as velinhas. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">O vídeo Orgulho RP foi elaborado para celebrar a Lei nº 5377 que disciplinou a profissão de Relações Públicas. A produção do vídeo possibilitou maior conhecimento sobre a lei e o papel dos conselhos profissionais responsáveis por fiscalizar o exercício legal e ético da profissão. Sem falar da oportunidade que este desafio trouxe de viver outras experiências ainda no primeiro semestre do curso. Conhecer profissionais de gerações tão distintas e poder agregar valor ao evento #descubra50 organizado pelos outros colegas com a exibição do vídeo, foram fatores de muita satisfação e orgulho. Como bem ressalta Kunsch, o planejamento é  um instrumento para a eficácia das atividades de relações públicas porque evita a improvisação, oferece maiores possibilidades para a consecução dos objetivos (2003, pág. 316). Em razão de o Relações Públicas ser o profissional que atua para projetar a imagem das organizações, a forma como fará isso, prossegue a autora, é capaz de determinar se esta projeção pública será positiva ou negativa.  Quando se planeja, as possibilidades de sucesso são bem maiores do que quando se fazem as coisas de forma aleatória (Ibid. pág. 316). </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">UNIÃO, Tribunal de Contas da. Conselhos de fiscalização profissional ainda não seguem Lei da Transparência, aponta TCU. Disponível em: <http://portal.tcu.gov.br/imprensa/noticias/conselhos-de-fiscalizacao-profissional-ainda-nao-seguem-lei-da-transparencia-aponta-tcu.htm>. Acesso em: 26 mar. 2018. <br><br>CESCA, Cleuza G. Gimenes. Relações Públicas para Iniciantes. São Paulo: Summus, 2012. <br><br>KUNSCH, Margarida Maria Krohling. Planejamento de relações públicas na comunicação integrada. São Paulo: Summus, 2003.<br><br> </td></tr></table></body></html>