|
INSCRIÇÃO: | 00998 |
|
CATEGORIA: | JO |
|
MODALIDADE: | JO12 |
|
TÍTULO: | Paradesporto |
|
AUTORES: | Mariana Rodrigues Barcelos (Escola Superior de Propaganda e Marketing); Renata Domingues Stoduto (Escola Superior de Propaganda e Marketing); Jessica Mentz da Silva Teles (Escola Superior de Propaganda e Marketing); Ana Carolina de Melo (Escola Superior de Propaganda e Marketing); Amanda Xavier (Escola Superior de Propaganda e Marketing); Edson Vitorio Haetinger (Escola Superior de Propaganda e Marketing); Isadora Osório Silveira (Escola Superior de Propaganda e Marketing); Lucas Ferreira Fagundes (Escola Superior de Propaganda e Marketing); Bruno Gonzales Pedrotti (Escola Superior de Propaganda e Marketing) |
|
PALAVRAS-CHAVE: | Fotojornalismo, informação, paraolímpico, projeto fotodocumental, visibilidade |
|
RESUMO |
A organização RS Paradesporto é uma entidade que tem por objetivo reunir pessoas portadoras de deficiência física, ou não, que se disponham a praticar, contribuir ou auxiliar no incentivo do desporto paralímpico, bem como modificar paradigmas a partir da construção de políticas que possibilitem a divulgação de uma imagem positiva das PPDs (Pessoas Portadoras de Necessidades Especiais). O projeto de fotografia documental aqui apresentado buscou dar maior visibilidade a causa da organização, assim como conciliar os objetivos de aprendizagem da disciplina a uma experiência mais humana e solidária. As imagens foram obtidas, editadas e finalizadas pelos alunos durante as aulas de Fotojornalismo II. |
|
INTRODUÇÃO |
“No final do século XIX e início do século XX, as fotografias do jornalista Jacob Riis (1849-1914) e do sociólogo Lewis Hine (1874-1940) serão usadas como instrumento de transformação do real”, dizem Oliveira e Vicentini (2009) sobre o surgimento da fotografia documental. Em 1890, Riis publica um ensaio chamado How The Other Half Lives, que denunciava a miséria em que viviam trabalhadores na época da Revolução Industrial, levando a fotografia documental para um patamar de denúncia. 䰀攀眀椀猀 䠀椀渀攀Ⰰ 瀀愀爀挀攀椀爀漀 搀攀 瀀爀漀昀椀猀猀漀 搀攀 刀椀椀猀Ⰰ 洀漀猀琀爀漀甀 攀洀 猀攀甀 琀爀愀戀愀氀栀漀 焀甀攀 愀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀 搀漀挀甀洀攀渀琀愀氀 琀愀洀戀洀 瀀漀搀攀爀椀愀 猀攀爀 甀琀椀氀椀稀愀搀愀 挀漀洀漀 甀洀 椀渀猀琀爀甀洀攀渀琀漀 瀀愀爀愀 愀氀愀瘀愀渀挀愀爀 琀爀愀渀猀昀漀爀洀愀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀⸀ 倀愀爀愀 䰀漀洀戀愀爀搀椀 ⠀㈀ 㠀⤀Ⰰ 漀 昀漀琀漀搀漀挀甀洀攀渀琀愀爀椀猀洀漀 瀀漀搀攀 愀戀愀爀挀愀爀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀 洀漀搀漀猀 搀攀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀漀Ⰰ 瀀漀搀攀渀搀漀 猀攀爀 甀猀愀搀漀 瀀愀爀愀 搀攀昀攀渀搀攀爀 椀搀攀愀椀猀 挀椀瘀椀猀Ⰰ 搀攀渀甀渀挀椀愀爀 漀甀 愀瀀攀渀愀猀 愀瀀漀渀琀愀爀 瀀爀漀戀氀攀洀愀猀 渀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀⸀ 倀攀渀猀愀渀搀漀 渀椀猀猀漀Ⰰ 戀甀猀挀漀甀ⴀ猀攀Ⰰ 愀琀爀愀瘀猀 搀愀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀 搀漀挀甀洀攀渀琀愀氀 攀 搀漀猀 漀戀樀攀琀椀瘀漀猀 搀愀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀 搀攀 䘀漀琀漀樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 䤀䤀 漀挀漀爀爀椀搀愀 渀漀 瀀爀椀洀攀椀爀漀 猀攀洀攀猀琀爀攀 搀攀 ㈀ 㜀Ⰰ 渀愀 䔀匀倀䴀ⴀ匀甀氀Ⰰ 挀爀椀愀爀 甀洀 瀀爀漀樀攀琀漀 焀甀攀 瀀甀搀攀猀猀攀Ⰰ 瀀愀爀愀 愀氀洀 搀愀 瀀爀琀椀挀愀 昀漀琀漀最爀昀椀挀愀Ⰰ 猀甀猀挀椀琀愀爀 洀甀搀愀渀愀猀 渀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀 渀愀 焀甀愀氀 攀猀琀愀洀漀猀 椀渀猀攀爀椀搀漀猀⸀
Optou-se por registar o trabalho desenvolvido pela ONG RS Paradesporto na difusão do esporte olímpico entre pessoas portadoras de necessidades especiais. Objetivando contribuir com a produção de imagens para a Organização, além de promover envolvimento dos estudantes com uma causa socialmente relevante, visou-se realizar um trabalho consistente que pudesse registrar e divulgar todas as atividades desenvolvidas pela ONG através de imagens fotográficas. 䌀漀洀漀 搀椀稀 䈀甀椀琀漀渀椀 ⠀㈀ ㈀⤀㨀 ᰀ传 猀攀渀猀漀 挀漀洀甀洀 挀漀猀琀甀洀愀 愀琀爀椀戀甀椀爀 瘀攀爀搀愀搀攀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀 焀甀攀 愀挀愀戀愀 猀攀渀搀漀 挀漀渀猀椀搀攀爀愀搀愀 甀洀 瘀攀爀搀愀搀攀椀爀漀 搀漀挀甀洀攀渀琀漀⸀⠀⸀⸀⸀⤀ᴀ⸠ 䐀甀爀愀渀琀攀 琀漀搀愀猀 猀愀搀愀猀 瀀愀爀愀 瀀爀漀搀甀漀 搀漀 瀀爀漀樀攀琀漀 昀椀渀愀氀 搀愀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀 搀攀 䘀漀琀漀樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 䤀䤀Ⰰ 昀漀爀愀洀 挀漀氀漀挀愀搀漀猀 攀洀 瀀爀琀椀挀愀 琀挀渀椀挀愀猀 攀 挀漀渀挀攀椀琀漀猀 愀瀀爀攀渀搀椀搀漀猀 攀洀 猀愀氀愀 搀攀 愀甀氀愀Ⰰ 搀攀猀搀攀 愀 瀀爀漀搀甀漀 搀攀 甀洀 瀀爀漀樀攀琀漀 猀氀椀搀漀 愀琀 愀 攀搀椀漀 搀愀猀 昀漀琀漀猀 愀漀 昀椀渀愀氀 搀漀 瀀爀漀樀攀琀漀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀搀㘀㈀愀 㠀∀㸀㰀戀㸀伀䈀䨀䔀吀䤀嘀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀一愀 戀甀猀挀愀 瀀漀爀 瀀爀漀瀀漀爀挀椀漀渀愀爀 甀洀愀 愀瀀爀漀砀椀洀愀漀 攀渀琀爀攀 琀攀漀爀椀愀 攀 瀀爀琀椀挀愀 渀愀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀 搀攀 䘀漀琀漀樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 䤀䤀Ⰰ 漀 瀀爀漀樀攀琀漀 搀攀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀 搀漀挀甀洀攀渀琀愀氀 刀匀 倀愀爀愀搀攀猀瀀漀爀琀漀 昀漀椀 瀀爀漀瀀漀猀琀漀Ⰰ 瀀攀氀愀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀愀 刀攀渀愀琀愀 匀琀漀搀甀琀漀Ⰰ 挀漀洀漀 愀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀 搀漀 猀攀洀攀猀琀爀攀⸀ 䄀 瀀愀爀琀椀爀 搀攀氀攀Ⰰ 漀戀樀攀琀椀瘀漀甀ⴀ猀攀Ⰰ 愀氀洀 搀攀 瀀爀漀瀀漀爀挀椀漀渀愀爀 愀漀猀 昀甀琀甀爀漀猀 樀漀爀渀愀氀椀猀琀愀猀 愀 瀀爀琀椀挀愀 愀氀椀愀搀愀 琀攀漀爀椀愀 搀漀 昀漀琀漀樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀Ⰰ 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀攀爀 渀漀 愀氀甀渀漀 甀洀 漀氀栀愀爀 挀爀琀椀挀漀 瀀愀爀愀 漀 爀攀最椀猀琀爀漀 昀漀琀漀最爀昀椀挀漀 搀漀 昀愀琀漀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀漀 攀 猀甀愀 挀愀瀀愀挀椀搀愀搀攀 搀攀 甀琀椀氀椀稀愀爀 愀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀 挀漀洀漀 昀漀渀琀攀 搀攀 挀漀渀猀琀爀甀漀 搀攀 洀攀渀猀愀最攀渀猀 渀愀 戀甀猀挀愀 瀀漀爀 甀洀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀 洀愀椀猀 椀最甀愀氀椀琀爀椀愀 攀 樀甀猀琀愀⸀
Além disso, o projeto teve como objetivo capacitar os estudantes nas técnicas de produção, edição e indexação de fotografias jornalísticas e resgatar as questões históricas do meio a partir de pesquisa e apresentação de resultados privilegiando a fotografia como mídia polivalente. |
|
JUSTIFICATIVA |
Praticar as vivências do fotojornalismo em uma experiência real permite aos alunos conhecer a profissão na sua essência e desenvolver um olhar crítico sobre a produção de imagens na contemporaneidade. Para além disto, o projeto desenvolvido durante a disciplina, justifica-se por ser uma produção de cunho social que visa auxiliar na produção da imagem de um projeto voltado ao incentivo da prática de esporte entre pessoas portadoras de necessidades especiais. Assim, a partir da fotografia, dar visibilidade ao projeto, informar ao público simpatizante, pertencente e, principalmente, externo o projeto, na busca por incentivar o esporte paralímpico, bem como seus atletas. Assim, a justificativa acerca da realização deste trabalho ultrapassa o âmbito acadêmico, pois busca proporcionar conhecimento sobre o projeto RS Paradesporto a partir de um trabalho fotodocumental realizado por alunos. Além disso, pretendeu-se conciliar o estudo técnico sobre fotografia com o envolvimento dos alunos em uma causa social relevante. O trabalho prático da disciplina foi desenvolvido junto a uma organização sem fins lucrativos cujo princípio é o incentivo e a divulgação do esporte paralímpico no Rio Grande do Sul. |
|
MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS |
O projeto documental RS Paradesporto é um projeto inédito de fotografias documentais que mostram o dia a dia de treinamento de paratletas da organização RS Paradesporto e sua luta diária para praticar esportes. ऀ伀 瀀爀漀樀攀琀漀 搀漀挀甀洀攀渀琀愀氀 漀 瀀爀漀樀攀琀漀 昀椀渀愀氀 搀愀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀 搀攀 䘀漀琀漀樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 䤀䤀 焀甀攀Ⰰ 愀 挀愀搀愀 猀攀洀攀猀琀爀攀Ⰰ 瘀椀猀愀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀攀爀 愀 瀀爀琀椀挀愀 搀愀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀 搀漀挀甀洀攀渀琀愀氀Ⰰ 渀漀爀洀愀氀洀攀渀琀攀Ⰰ 挀漀洀 昀漀挀漀 攀洀 漀爀最愀渀椀稀愀攀猀 搀漀 ㌀먀 猀攀琀漀爀⸀ 䐀攀猀搀攀 愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 瀀愀爀愀 攀猀挀漀氀栀攀爀 甀洀愀 漀爀最愀渀椀稀愀漀 愀琀 愀 昀椀渀愀氀椀稀愀漀 搀愀猀 昀漀琀漀猀Ⰰ 琀漀搀愀猀 愀猀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀猀 猀漀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀猀 瀀攀氀漀猀 愀氀甀渀漀猀 攀洀 猀愀氀愀 搀攀 愀甀氀愀 猀漀戀 愀 漀爀椀攀渀琀愀漀 搀愀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀愀⸀
Depois de aplicada uma base teórica em sala de aula, os alunos têm o desafio de pesquisar organizações e seus meios de divulgação. As tarefas são: saber qual organização está mais necessitada em termos de divulgação de imagens e também identificar como o grupo pode ajudar com o trabalho a ser realizado. É feito um primeiro contato formal com a diretoria da organização para apresentar nossa proposta e quando aceita começamos o trabalho. A turma é dividida em três grupos por saída de campo para a obtenção das imagens fotográficas, podendo trocar seus integrantes, conforme a disponibilidade de horário de cada aluno. 䄀氀最甀洀愀猀 瘀攀稀攀猀 挀漀洀 漀 愀挀漀洀瀀愀渀栀愀洀攀渀琀漀 搀愀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀愀 琀椀琀甀氀愀爀 搀愀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀 瀀愀爀愀 愀甀砀椀氀椀愀爀 渀愀 瀀爀漀搀甀漀 搀愀猀 昀漀琀漀猀Ⰰ 漀猀 愀氀甀渀漀猀 搀攀搀椀挀愀爀愀洀ⴀ猀攀 搀甀爀愀渀琀攀 搀漀椀猀 洀攀猀攀猀 ⠀洀愀椀漀 攀 樀甀渀栀漀 搀攀 ㈀ 㜀⤀ 瀀愀爀愀 愀 攀氀愀戀漀爀愀漀 搀漀 瀀爀漀樀攀琀漀⸀ 䐀甀爀愀渀琀攀 攀猀琀攀 瀀攀爀漀搀漀Ⰰ 昀漀爀愀洀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀猀 猀攀椀猀 猀愀搀愀猀 搀攀 挀愀洀瀀漀㨀 琀爀猀 瀀愀爀愀 漀 琀爀攀椀渀愀洀攀渀琀漀 搀攀 戀愀猀焀甀攀琀攀Ⰰ 氀漀挀愀氀椀稀愀搀漀 渀漀 䜀椀渀猀椀漀 吀攀猀漀甀爀椀渀栀愀Ⰰ 搀甀愀猀 瀀愀爀愀 愀 䔀猀挀漀氀愀 倀愀爀愀氀洀瀀椀挀愀 䜀愀切挀栀愀☀⌀㠀㈀ ㈀㬀᐀☠⌀㠀㈀ ㈀㬀甀洀 瀀爀漀樀攀琀漀 搀攀 椀渀椀挀椀愀漀 瀀愀爀愀氀洀瀀椀挀愀 渀漀 䌀攀渀琀爀漀 䔀猀琀愀搀甀愀氀 搀攀 吀爀攀椀渀愀洀攀渀琀漀 䔀猀瀀漀爀琀椀瘀漀Ⰰ 䌀䔀吀䔀☀⌀㠀㈀ ㈀㬀᐀☠⌀㠀㈀ ㈀㬀攀 甀洀愀 猀愀搀愀 愀漀 琀爀攀椀渀愀洀攀渀琀漀 搀攀 䌀椀挀氀椀猀洀漀Ⰰ 琀愀洀戀洀 氀漀挀愀氀椀稀愀搀愀 渀漀 䌀䔀吀䔀⸀ 䄀琀 漀 昀椀渀愀氀 搀漀 瀀爀漀樀攀琀漀Ⰰ 昀漀爀愀洀 漀戀琀椀搀愀猀 ㌀ 昀漀琀漀猀Ⰰ 搀攀渀琀爀攀 攀氀愀猀Ⰰ 洀愀椀猀 搀攀 昀漀爀愀洀 攀猀挀漀氀栀椀搀愀猀 攀 琀爀愀琀愀搀愀猀 瀀愀爀愀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀爀 漀 瀀爀漀樀攀琀漀 搀漀挀甀洀攀渀琀愀氀 攀 瀀愀爀愀 焀甀攀 愀 椀渀猀琀椀琀甀椀漀 瀀漀猀猀愀 甀猀ⴀ氀愀猀 攀洀 猀甀愀 搀椀瘀甀氀最愀漀⸀
Foram utilizadas câmeras digitais SRL, modelos Nikon D3000 e D90, assim como lentes fotográficas normais, grande-angulares e tele-objetivas para a captação de imagens em ambientes externos e internos. As imagens foram editadas em sala de aula e tratadas pelos alunos no software de edição Adobe Lightroom para sua saída final. Ao final do projeto, cem imagens foram salvas em arquivos de alta resolução e também em arquivos preparados para o uso na web e em redes sociais virtuais. |
|
DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO |
Durante o processo de produção do ensaio foram obtidas 1030 fotos, dentre elas, mais de 100 foram escolhidas e tratadas para representar o projeto documental e para que a instituição pudesse utilizar em sua divulgação. Participaram do projeto os estudantes de Jornalismo do 5º semestre da ESPM-Sul, no primeiro semestre de 2017: Amanda Xavier, Ana Carolina de Melo, Bruno Pedrotti, Edson Vitorio Haetinger, Isadora Osório, Jessica Teles, Lucas Ferreira Fagundes e Mariana Barcelos sob a orientação da professora Renata Stoduto.䐀甀爀愀渀琀攀 漀猀 洀攀猀攀猀 搀攀 洀愀椀漀 攀 樀甀渀栀漀 搀攀 ㈀ 㜀Ⰰ 昀漀爀愀洀 昀攀椀琀愀猀 猀攀椀猀 猀愀搀愀猀 搀攀 挀愀洀瀀漀㨀 琀爀猀 瀀愀爀愀 漀 琀爀攀椀渀愀洀攀渀琀漀 搀攀 戀愀猀焀甀攀琀攀Ⰰ 氀漀挀愀氀椀稀愀搀漀 渀漀 䜀椀渀猀椀漀 吀攀猀漀甀爀椀渀栀愀Ⰰ 搀甀愀猀 瀀愀爀愀 愀 䔀猀挀漀氀愀 倀愀爀愀氀洀瀀椀挀愀 䜀愀切挀栀愀☀⌀㠀㈀ ㈀㬀᐀☠⌀㠀㈀ ㈀㬀甀洀 瀀爀漀樀攀琀漀 搀攀 椀渀椀挀椀愀漀 瀀愀爀愀氀洀瀀椀挀愀 渀漀 䌀攀渀琀爀漀 䔀猀琀愀搀甀愀氀 搀攀 吀爀攀椀渀愀洀攀渀琀漀 䔀猀瀀漀爀琀椀瘀漀Ⰰ 䌀䔀吀䔀☀⌀㠀㈀ ㈀㬀᐀☠⌀㠀㈀ ㈀㬀攀 甀洀愀 猀愀搀愀 愀漀 琀爀攀椀渀愀洀攀渀琀漀 搀攀 䌀椀挀氀椀猀洀漀Ⰰ 琀愀洀戀洀 氀漀挀愀氀椀稀愀搀愀 渀漀 䌀䔀吀䔀⸀ 䄀氀最甀洀愀猀 昀漀琀漀猀 焀甀攀 昀愀稀攀洀 瀀愀爀琀攀 搀漀 瀀爀漀樀攀琀漀 昀椀渀愀氀 攀猀琀漀 搀椀猀瀀漀渀椀戀椀氀椀稀愀搀愀 渀愀 瀀氀愀琀愀昀漀爀洀愀 搀椀最椀琀愀氀 䴀搀椀甀洀 ⠀栀琀琀瀀猀㨀⼀⼀洀攀搀椀甀洀⸀挀漀洀⼀䀀栀甀戀攀猀瀀洀⼀瀀爀漀樀攀琀漀ⴀ昀漀琀漀搀漀挀甀洀攀渀琀愀氀ⴀ攀猀瀀洀ⴀ爀猀ⴀ瀀愀爀愀搀攀猀瀀漀爀琀漀ⴀ搀㜀挀搀 㠀㌀㌀㔀昀挀攀⤀ ⸀
O projeto foi produzido na disciplina de Fotojornalismo II e foi a principal atividade avaliativa do semestre, a que mais demandou tempo e esforço dos alunos, valendo 40 por cento da nota final da disciplina. |
|
CONSIDERAÇÕES |
Ao produzir este projeto, os futuros jornalistas do até então quinto semestre da ESPM-Sul não esperavam que o caminho seria fácil, dificuldades foram encontradas em relação às técnicas de produção de fotografias, porém, em grupo, puderam ser superadas com êxito. A realização do projeto foi fundamental para que os alunos pudessem entender como funciona a rotina de um fotojornalista, desenvolver conhecimentos e habilidades pertinentes à disciplina, conhecer diferentes realidades sociais e, principalmente, enfrentar os principais desafios que cercam a carreira jornalística, buscar a informação com ética, responsabilidade e excelência. ऀ倀漀爀琀愀渀琀漀Ⰰ 愀氀洀 搀漀 瀀爀漀樀攀琀漀 挀漀渀琀爀椀戀甀椀爀 瀀愀爀愀 漀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀 攀 挀爀攀猀挀椀洀攀渀琀漀 瀀攀猀猀漀愀氀 攀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀氀 搀攀 挀愀搀愀 愀氀甀渀漀Ⰰ 攀氀攀 氀愀戀漀爀愀琀漀爀椀愀氀 攀Ⰰ 愀 挀愀搀愀 猀攀洀攀猀琀爀攀Ⰰ 瀀漀猀猀瘀攀氀 焀甀攀 攀氀攀 猀攀樀愀 愀瀀爀椀洀漀爀愀搀漀 瀀漀爀 甀洀愀 渀漀瘀愀 琀甀爀洀愀Ⰰ 挀漀洀 甀洀愀 漀爀最愀渀椀稀愀漀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀 焀甀攀 搀愀爀 愀 瀀爀漀搀甀漀 搀攀 椀洀愀最攀渀猀 甀洀愀 渀漀瘀愀 昀漀爀洀愀琀愀漀 渀漀 猀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀愀Ⰰ 洀愀猀Ⰰ 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀洀攀渀琀攀Ⰰ 栀甀洀愀渀愀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀搀㘀㈀愀 㠀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀䈀唀䤀吀伀一䤀Ⰰ 䐀甀氀挀椀氀椀愀 匀挀栀爀漀攀搀攀爀⸀ 䘀漀琀漀最爀愀昀椀愀 攀 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀㨀 椀渀昀漀爀洀愀漀 瀀攀氀愀 椀洀愀最攀洀Ⰰ 䔀搀椀琀漀爀愀 匀愀爀愀椀瘀愀Ⰰ ㈀ ⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䈀䄀刀一圀䔀䰀䰀Ⰰ 䨀愀渀攀⸀ 䘀甀渀搀愀洀攀渀琀漀猀 搀攀 瀀爀漀搀甀漀 挀椀渀攀洀愀琀漀最爀昀椀挀愀Ⰰ 䈀漀漀欀洀愀渀Ⰰ ㈀ ㌀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀伀䰀䤀嘀䔀䤀刀䄀Ⰰ 䔀爀椀瘀愀洀 䴀漀爀愀椀猀 搀攀㬀 嘀䤀䌀䔀一吀䤀一䤀Ⰰ 䄀爀椀⸀ 䘀漀琀漀樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀㨀 甀洀愀 瘀椀愀最攀洀 攀渀琀爀攀 漀 愀渀愀氀最椀挀漀 攀 漀 搀椀最椀琀愀氀Ⰰ 䌀攀渀最愀最攀 䰀攀愀爀渀椀渀最Ⰰ ㈀ 㤀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䠀䔀䐀䜀䔀䌀伀䔀Ⰰ 䨀漀栀渀⸀ 伀 渀漀瘀漀 洀愀渀甀愀氀 搀愀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀㨀 漀 最甀椀愀 挀漀洀瀀氀攀琀漀 瀀愀爀愀 琀漀搀漀猀 漀猀 昀漀爀洀愀琀漀猀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 匀䔀一䄀䌀Ⰰ ㈀ 㔀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀匀伀唀匀䄀Ⰰ 䨀漀爀最攀 倀攀搀爀漀⸀ 䘀漀琀漀樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀⸀ 刀椀漀 搀攀 䨀愀渀攀椀爀漀㨀 䰀攀琀爀愀猀 䌀漀渀琀攀洀瀀漀爀渀攀愀猀Ⰰ ㈀ 㐀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䰀伀䴀䈀䄀刀䐀䤀Ⰰ 䬀琀椀愀 䠀愀氀氀愀欀⸀ 䐀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀 䤀洀愀最椀渀爀椀漀㨀 爀攀昀氀攀砀攀猀 猀漀戀爀攀 愀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀 搀漀挀甀洀攀渀琀愀氀 挀漀渀琀攀洀瀀漀爀渀攀愀⸀ 椀渀㨀 䐀椀猀挀甀爀猀漀猀 䘀漀琀漀最爀昀椀挀漀猀Ⰰ 䰀漀渀搀爀椀渀愀Ⰰ 瘀⸀㐀Ⰰ 渀⸀㐀Ⰰ 瀀⸀㌀㔀ⴀ㔀㠀Ⰰ ㈀ 㠀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀
|