ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XIX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #d62a08"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;01026</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;RP</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;RP05</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Assessoria de comunicação para o curso de Relações Públicas</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;ROSEMERI MELO DE OLIVEIRA (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA); TATIANE ACOSTA GAY (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA); CRISTIAN VAZ DA SILVA (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA); ELISA LÜBECK (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;Assessoria de Comunicação, Pesquisa de opinião, Relações Públicas, , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O presente artigo tem como objetivo relatar as atividades desenvolvidas na Assessoria de Comunicação do Curso de Relações Públicas da Unipampa, Campus São Borja. A assessoria teve início com o componente curricular de Planejamento Estratégico de Comunicação e culminou com os componentes de Assessoria de Comunicação I e II. O referido planejamento foi estruturado com base no diagnóstico das situações internas e externas da comunicação do Curso de Relações Públicas e levando em consideração a cultura organizacional, visando ampliar o diálogo com os mais diversos públicos, tais como: docentes, discentes, comunidade acadêmica, imprensa, egressos, imprensa, entre outros. Sendo assim, a partir da realização do diagnóstico, foi estruturado o planejamento estratégico que foi executado em e 2017.1 e 2017/2.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A comunicação é fundamental para que as organizações consigam alcançar seus objetivos, mas para isso é necessário que a mesma seja passada de forma clara, para os seus públicos de interesse seja interno ou externo. Estabelecer uma comunicação estratégica eficaz nas empresas/organizações nem sempre é uma tarefa fácil, pois existe uma série de dificuldades, que podem prejudicar o bom funcionamento desse processo, desta forma é importante conhecer os principais desafios a se enfrentar e estar preparado para lidar com eles. As atividades desenvolvidas ocorreram no primeiro e segundo semestre de 2017, no período de março a dezembro 2017. O trabalho foi realizado pelas acadêmicas Rosemeri Melo, Tatiane Acosta e Cristian Vaz, acadêmicos do curso de Relações Públicas, sob a orientação da Profª. Drª. Elisa Lubeck. O papel da assessoria de comunicação foi de suma importância, pois teve como objetivo principal, facilitar a comunicação do curso com seus públicos de interesse, ou seja, facilitar a comunicação com os discentes, docentes, técnicos e funcionários terceirizados do da Universidade Federal do Pampa - Campus São Borja.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Tendo em vista que o curso de Relações Públicas da UNIPAMPA tinha uma serie de falhas na sua comunicação, as ações descritas destinaram-se a suprir essa necessidade que se tornou um ruído em sua comunicação, tanto para os discentes e docentes. Desta forma o planejamento de comunicação para a assessoria do curso foi estruturado para fortalecer a comunicação tanto interna quanto externa. Buscando assim criar estratégias para resolver tais falhas dando assim maior eficiência as informações a serem divulgadas e executadas na comunidade acadêmica do Curso.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A Assessoria de Comunicação é indispensável para as empresas e instituições que pretendem ter visibilidade e credibilidade em sua imagem, e para que esse trabalho seja executado de maneira eficaz, necessita de um profissional que facilite o relacionamento entre a mesma com a mídia, focando sempre no seu público alvo. Segundo, Habermas (1984, p. 226) A prática de relações públicas tem sua origem na divulgação de informações para a imprensa, a partir do interesse surgido, no início do século XX, por parte de empresários interessados em agir politicamente na esfera pública. As ações do planejamento de comunicação surgiram pela necessidade de uma comunicação efetiva dentro do curso de Relações Públicas da UNIPAMPA. Percebemos que a falha na comunicação se deu por falta de um planejamento estratégico, ainda mais pela falta de uma assessoria de comunicação que se fizesse presente nas demandas do curso a fim de gerenciá-lo. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"> Para a elaboração deste trabalho, foram utilizados os conhecimentos adquiridos nas disciplinas de Planejamento Estratégico de Comunicação e Assessoria de Comunicação I e II, onde foi elaborado uma pesquisa de comunicação interna, com a finalidade de compreender como poderíamos melhorar a comunicação no curso de Relações Públicas, de forma que facilitasse a obtenção de informações pertinentes e relevantes aos públicos de interesse. Para tal, elaborou-se um questionário de cunho quantitativo, com o intuito de mensurar os principais canais utilizados pelos discentes e docentes para transmissão e recepção de conteúdos relacionados à formação, como também o grau de satisfação em relação aos mecanismos empregados até o momento como redes sociais, site, mural do curso. O curso de Relações Públicas e suas práticas O curso de Relações Públicas prepara seus discentes para serem profissionais capacitados para enfrentar diversas situações em seu meio de trabalho, desenvolvendo práticas de comunicação interna e externa, criando ações e implementá-las para melhorar o fluxo da comunicação e satisfação do público interno/ externo, organizando e executando eventos, cerimonial e protocolo, desenvolvendo práticas de assessoria de imprensa na produção de pautas; acompanhamento de entrevistas; produção de matérias; releases; spot; texto informativo; mailing (imprensa e discentes do curso); clipping (relatório e quantificação); agendamento de entrevistas; criação e atualização de calendários com eventos; acompanhamento fotográfico a eventos, entre outras práticas. Aprendendo que o profissional de relações públicas é indispensável na área de gestão da comunicação, pois na vida acadêmica aprende-se a desenvolver uma visão sistemática para o âmbito corporativo e institucional. Kunsch (2003,p.103) afirma que: Numa perspectiva moderna, as Relações Públicas precisam demonstrar sua contribuição também como um valor econômico para as organizações. Isto é, suas atividades têm de apresentar resultados e ajudar as organizações a atingir seus objetivos, cumprir sua missão, desenvolver sua visão e cultivar seus valores.  O campo das relações públicas pode contribuir para estimular a colaboração e a reciprocidade por meio de processos comunicacionais e relacionais equilibrados (Ferrari e Gasparindo, p.164) é tão relevante quanto mantê-los, pois, o relacionamento com o público de interesse só dará certo quando for longo e duradouro. De acordo com França (2009, p.230) Explica que é também muito importante manter a continuidade dos contatos após atendê-los e ainda preocupar-se em fornecer informações oportunas, que atendam o que os públicos desejam e verificar se eles recebem e entendem as informações segundo a intenção e as expectativas da empresa. Percebemos que o profissional de RP deve ficar atento tanto para seu público interno quanto o externo, pois os dois serão responsáveis para avaliação do seu trabalho. A área de atuação do profissional de Comunicação Social, habilitação em Relações Públicas é muito ampla. Em linhas gerais este profissional, a partir do desenvolvimento de habilidades e competências e de uma capacitação crítica, se encaminhará para a criação e gestão de projetos e produtos comunicacionais. A Assessoria de Comunicação para o Curso Durante todo o processo da componente, a Assessoria do Curso de RP, esteve presente ou ajudando na divulgação de diversos eventos produzidos pelo Curso de Relações Públicas através dos projetos que o mesmo desenvolve e/ou é parceiro, e também por meio dos componentes curricular do mesmo, principalmente as disciplinas de Produção Cultural e de Gestão de eventos Cerimonial e Protocolo e demais componentes que promoveram encontros e palestras. De uma forma geral busca-se a satisfação dos públicos de interesse, mas sabe-se também que em diversas vezes o público é diverso e, portanto, o diálogo é indispensável para a satisfação e compreensão dos mesmos. Dessa forma, tornam-se essenciais os profissionais de Comunicação, tendo em vista que são os profissionais capazes de criar estratégias que permitem o relacionamento com os mais diversos públicos. Kunsch (2003,p.128) afirma que: O profissional realmente qualificado é aquele que busca uma reciclagem permanente e procura estar sintonizado com a sociedade contemporânea, tendo como meta promover uma comunicação simétrica de mão dupla, que atenda aos interesses tanto das organizações quanto do seu público, norteando-se por normas e princípios balizados pela ética. As ações de assessoria de comunicação são necessárias para a divulgação do curso de Relações Públicas, na qual abrange ações com o público acadêmico, docente e com a comunidade de São Borja. Utilizamos ações de divulgação em redes sociais relacionadas ao curso, no site da instituição e nos veículos de comunicação da cidade, principalmente na mídia impressa, como o Jornal Folha de São Borja, que nos auxiliou com divulgação de releases das atividades promovidas pelo curso. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Este trabalho destaca as atividades desenvolvidas no componente curricular de Assessoria de Comunicação, referente à assessoria prestada para o Curso de Relações Públicas da Universidade Federal do Pampa  Unipampa. O componente foi dividido em dois semestres, Assessoria de Comunicação I e II, sendo precedido pelo componente de Planejamento Estratégico de Comunicação, realizado em 2016.2, sob a orientação da Profª. Drª Marcela Guimarães. Durante todo o processo de assessoria de comunicação, foram realizadas algumas atividades, tais como: organização, divulgação, execução e cobertura fotográfica de eventos e atividades promovidas pelo Curso; ações que visavam uma maior integração entre a comunidade acadêmica e o Curso; cobertura e divulgação de eventos promovidos pelo Diretório Acadêmico de Relações Públicas  DARP; pesquisa de comunicação interna. Recepções aos calouros A recepção dos calouros organizada no primeiro semestre de 2017 foi uma atividade de suma importância a ser realizada, pois demonstra o quanto os ingressantes devem ser bem recebidos, de forma que se sintam acolhidos, pois muito ingressante vem de outras regiões, cidades e estados. A recepção aconteceu na noite de segunda-feira, dia 06, onde foram conhecidos os novos discentes do Curso de Relações Públicas da Unipampa. Como parte da recepção foram realizadas atividades de integração com os  veteranos e, após este momento de descontração, os discentes puderam conhecer um pouco mais sobre o curso e a universidade através de uma apresentação realizada pela Coordenadora do Curso, Profª. Drª. Carmen Abreu, que na oportunidade falou aos alunos sobre pontos relevantes do curso, como o quadro de docentes, matriz curricular, projetos, eventos, entre outros. Alguns professores que estavam presentes se apresentaram para os alunos, falando de sua formação e quais componentes iriam ministrar durante o semestre. Os integrantes do DARP  Diretório Acadêmico de Relações Públicas, também participaram da recepção e aproveitaram para explicar para os novos discentes sobre o DARP e como ele pode ajudar os acadêmicos. Na noite de feira-feira, dia 07, foi realizada atividade como parte da recepção dos novos discentes do curso de Relações Públicas, com auxílio dos técnicos Sáryon Azevedo e Mauricio Stock foi apresentado os laboratórios de áudio visual do campus, os alunos visitaram os laboratório de Rádio, TV, Fotografia e edição, onde puderam conhecer melhor o espaço dos laboratórios que irão utilizar em determinadas componentes e também esclarecer algumas curiosidades quanto ao procedimento de agendamentos dos laboratórios e empréstimos de equipamentos. Culturando O Culturando é um projeto de atividades culturais do Curso de Relações Públicas, o projeto realiza intervenções dentro da UNIPAMPA- São Borja, ou em eventos da mesma. O projeto visa incentivar, preservar e promover cultura e arte. O curso de RP da UNIPAMPA- São Borja possui em seu PPC (Projeto Pedagógico de Curso) componentes relacionados à produção cultural, e é essencial que tenhamos projetos focados nessa área, que mostrem a diversidade da cultura global, regional e local e que sirvam de mediação entre cultura e comunidade acadêmica. A organização, divulgação e execução de todas as edições do projeto foram de responsabilidade da Assessoria de Comunicação do Curso de Relações Públicas. Em 2017 a primeira edição do Culturando, ficou sob a responsabilidade do músico Murilo Mendes, que animou o público com suas canções, no Restaurante Universitário com seu repertório voltado para o rock clássico nacional e internacional, pop rock, reggae, MPB e música nativista. A segunda edição do Culturando, teve como atração a Banda Mr. Blue da cidade de São Borja, que trouxe um repertório voltado ao rock, blues e country. A terceira edição do Culturando teve sua edição realizada no segundo semestre de 2017 e ficou sob a responsabilidade da dupla da EntreCosmos, que animou o público com suas canções, no Restaurante Universitário. A EntreCosmos é composta por Cassia Prioste acadêmica do 7° semestre do Curso de RP e também pelo acadêmico Gabriel Kiezlarek acadêmico do 3° semestre do curso de Jornalismo. A EntreCosmos apresentou um repertório voltado para o pop rock, reggae, MPB e musica autorais. Todas as edições do Culturando desenvolvidas pela assessoria do curso, foram realizadas no Restaurantes universitário (RU) da Unipampa- Campus são Borja, de forma estratégica, onde analizamos que foram reunidos mais de 60 discentes em cada edição até então realizadas. Papo de RP O Papo de RP tem por objetivo deixar os discentes mais próximos de seus docentes, onde em suas edições busca-se promover diálogos, trocadas ideias e experiências entre ambos, sobre suas dúvidas, ou algo que estão enfrentando dificuldade, para que assim possamos procurar juntos uma forma de auxiliar um ao outro. Isso claro, sem invadir o espaço do professor e discente. O primeiro encontro do PAPO DE RP aconteceu no primeiro semestre de 2017, onde foi abordada a questão da  Ênfase em Produção Cultural do Curso de Relações Públicas. O bate papo foi coordenado pela Profa. Dra. Carmen Abreu, que abordou aspectos da ênfase do Curso, bem como as orientações da PROGRAD e do Ministério Público sobre a mesma. Também foram esclarecidas questões referentes ao Projeto Pedagógico do Curso, matriz curricular e os eixos de formação (Formação Geral, Comunicação, Relações Públicas e Formação Suplementar), que foram adequados conforme a Resolução Nº2 CNE/CES, de 27 de setembro de 2013, que instituiu as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Relações Públicas. O segundo encontro do Papo de RP também aconteceu no primeiro de 2017 e o tema abordado foi  Atividade Complementar de Graduação  ACG , com a profa. Dra Marcela Guimarães, professora do Curso de Relações Públicas da Unipampa campus São Borja, na qual foi responsável por abordar esse tema de alta relevancia para os discentes que estão ingressando no curso, explicando a diferença das modalidade das atividades, divididas em ensino, pesquisa e extenção, como obter-lá bem como o processo de validação. A terceira edição do Papo de RP foi no segundo semestre de 2017, e teve como tema principal o  Mestrado em Comunicação e Indústria Criativa tendo como mediadores deste bate papo o professor Joel Guindani e a professora Renata Coutinho. O principal objetivo deste encontro foi apresentar o mestrado para os formandos em especial para os dos cursos de comunicação da Unipampa São Borja, durante o bate papo os discentes que ali estavam presentes puderam conhecer um pouco mais sobre o processo seletivo do mestrado, as linhas de pesquisa e sua matriz curricular. Pesquisa de comunicação interna No decorrer das atividades do componente de Assessoria de comunicação, observou-se a necessidade de realizar uma pesquisa de comunicação interna, onde ficou voltada para o Boletim do Curso de Relações Públicas, pois ficou nítido a necessidade de mudança em seu layout, forma de escrita e divulgação do mesmo. A pesquisa foi aplicada em março de 2017 e obtivemos 49 respostas ao total, sendo que 6, ou seja 12,2% das respostas foram de docentes e 43, ou seja 87,8% de discentes. A pesquisa foi elaborada com o intuito de verificar como estava à comunicação interna e se nosso público alvo estava sendo atingido como planejado, no entanto a pesquisa nos demonstrou através dos resultados que ainda não está no patamar que os alunos necessitam, pois dos entrevistados 26,5% dos participantes deram a nota 07 à comunicação do curso. O que gerou uma média de 6,4 para a comunicação interna do curso o que fez a assessoria elaborar estratégias para modificar essa visão. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">A pesquisa e as inovações nos deram noção da importância da comunicação integrada. Mostrou que não há como o  boca a boca para divulgação de eventos e atividades do curso  dentro do campus  , desde que existam canais dando suporte a estes. Considerando as amostras coletadas a partir da pesquisa realizada, vimos que a presença digital tornou-se fundamental para a comunicação do curso e que é necessária uma nova intervenção física (fora do digital) para comunicar o público, mas que converse sempre com a do meio virtual. O desenvolver do trabalho mostrou a semelhança da assessoria de comunicação com a atividade do social media produtor de conteúdo, que ampara em eventos, com cobertura de fotos e releases e que também expõe de maneira vice versa de maneira curiosa sobre como o digital se insere cada vez mais no campo da comunicação social. O curso de Relações Públicas através de suas práticas de assessoria de comunicação, desenvolve atividades que preparam o profissional para o gerenciamento da imagem e reputação das organizações, assim como aperfeiçoamento do relacionamento dos públicos alvos. Podendo assim, atuar em diversas áreas, seja no setor privado, no setor público ou no terceiro setor. Após o estudo e as práticas desenvolvidas no decorrer da assessoria de comunicação, ficou claro as práticas do profissional de Relações públicas. O desenvolvimento de cada uma das tarefas nos fez entender o quanto é ampla a gama de trabalho para o profissional, sua responsabilidade sobre pratica de gerencia a imagem e o relacionamento do público com a empresa, e o quanto sua atividade é fundamental dentro da organização. Conclui-se o quanto agregou esse trabalho, tanto para a instituição quanto para nós os alunos que desenvolvemos, demonstrando através da prática que realmente escolhemos a graduação correta e o quanto é prazeroso gerenciar a imagem e o relacionamento do público. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">FERRARI, Aparecida; GASPARINDO, Leila. A importância dos relacionamentos compartilhados para startups em ambientes de inovação - Estudo de caso do Cietec. Disponível em:<http://ebooks.pucrs.br/edipucrs/Ebooks/Pdf/978-85-397-0312-8.pdf>. Porto Alegre, RS: Edipucrs, 2013<br><br>FRANÇA, Fábio. Gestão de relacionamentos corporativos. In: GRUNIG, James. Relações Públicas: teoria, contexto e relacionamentos. 1ª ed. São Caetano do Sul, SP: Difusão, 2009<br><br>HABERMAS, Jürgen. Mudança estrutural na esfera pública: investigações quanto a uma categoria da sociedade burguesa. Rio de Janeiro, RJ: Tempo Brasileiro, 2003<br><br>KUNSCH, M.K. Planejamento de Relações Públicas na comunicação integrada.4 ª ed. São Paulo, SP : Summus, 2003<br><br> </td></tr></table></body></html>