ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XIX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #d62a08"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;01041</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PP</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PP07</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Mate Leão</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Kauane Zampiva (Universidade Estadual do Centro-Oeste); Mauricio Grando Pilati (Universidade Estadual do Centro-Oeste); Iris Yae Tomita (Universidade Estadual do Centro-Oeste)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;Chá, Filme publicitário, Paixão, Publicidade , Tradição</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O filme publicitário  Matte Leão: O tempo passa, as verdadeiras paixões permanecem tem como objetivo aproximar a marca do consumidor por meio dos sentimentos de nostalgia e carinho. A marca Matte Leão vem, há mais de um século, levando diversos tipos de chás às casas dos brasileiros, é uma marca com muita tradição. No filme publicitário de plano sequência, aliamos duas grandes paixões da protagonista: a pintura e o chá Matte Leão, afirmando que, o tempo passou, a menina cresceu e virou mulher, mas as verdadeiras paixões dela permaneceram. O envolvimento da marca com o consumidor é acentuado, graças aos sentimentos e emoções transmitidos por meio do VT. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O filme publicitário  Matte Leão: O tempo passa, as verdadeiras paixões permanecem foi desenvolvido, para fins de aprendizado, para a disciplina de Criação e Produção Audiovisual. O VT traz a técnica de plano sequência ou take único, em que, no decorrer do filme não há cortes, ou não há a sensação de cortes. A opção pela produção com essa técnica levou em consideração que em meio à veiculação de tantas propagandas com ritmos acelerados, produzir uma peça com menos tomadas foi um desafio de concentrar uma boa produção com uma boa ideia que exigiu enriquecimento da produção artística. A história contada alia passagem de tempo, tradição, costumes e paixões. A marca Matte Leão tem uma longa trajetória no Brasil. Com início em meados de 1900, a marca é notada por seu pioneirismo, qualidade e respeito às pessoas e ao meio ambiente. Analisando e estudando sua história, percebemos que a tradição é um de seus pontos mais enfatizados. Assim, utilizamos a sensação de passagem de tempo para demonstrar isso. Como, há muitos anos a marca está entre os brasileiros, passando de geração em geração, observamos o carinho que o público tem para com a marca, especialmente quando falamos de chás e bebidas quentes, em que temos a ideia de aconchego e de família. O ambiente familiar e a figura da mãe surgem no VT com o objetivo de trazer o conforto e a união, estreitando, ainda mais, os laços do produto com o público. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O filme tem o propósito de mostrar como diferentes paixões podem estar unidas e perdurar durante tanto tempo. A protagonista do filme demonstra, desde criança, um carinho muito especial a respeito da pintura, do mesmo modo de que tem com o chá Matte Leão, que complementa, de maneira única, o momento de seu hobby. Sinalizando a passagem de tempo, a menina cresce e vira mulher, mas as paixões dela - o chá Matte Leão e a pintura - ainda existem e seguem ainda mais fortes. Academicamente, o desafio foi criar e produzir com simplicidade técnica, mas com exigência de dedicação em criatividade e produção artística para valorizar o aspecto emocional da peça.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Os chás Matte Leão têm muitos anos de história no Brasil, a tradição e o pioneirismo são algumas de suas principais características. De acordo com o dicionário Priberam de Língua Portuguesa, tradição é algo transmitido de geração em geração, é um símbolo, memória, recordação, uso ou hábito. Dessa forma, analisando essa definição, observamos que não há nada melhor do que o tempo para representar a tradição. No filme, a passagem de tempo revela que a criança virou mulher, mas as suas verdadeiras paixões - o chá Matte Leão e a pintura - permaneceram em sua vida. A figura materna aparece no início do VT, mostrando assim, que o hábito da criança tomar o chá, foi passado de geração em geração, por meio de sua mãe. O chá é uma bebida com um enorme simbolismo. O ato de tomar um chá, em muitas culturas, está presente em rituais e é feita de maneira muito especial. Okakura, em sua clássica obra  O Livro do Chá (1906), introduz o modo de vida japonês, salientando toda a importância do chá para essa cultura, hábito transmitido para o restante do mundo. Segundo Okakura (tradução de 2009), o Oriente dá ao chá, a mesma importância que nós, do Ocidente, damos ao sal: é essencial em nosso cotidiano. De acordo com o autor (p. 39, 2009)  o chá começou como remédio e transformou-se em bebida. No século VIII, na China, introduziu-se no reino da poesia como um dos entretenimentos requintados. O século XV viu o Japão enobrecê-lo como religião do esteticismo - o Chaísmo. Percebemos como o chá sempre foi cultuado de modo muito especial em diferentes culturas. Assim, observamos o tradicionalismo e a modernidade unidos por um costume, que, passando através do tempo, e tomando alguns rumos diferentes em diversos lugares, é vivenciado até hoje. No Brasil, segundo a Revista Sociedade da Mesa (2016), as primeiras mudas para o desenvolvimento do chá, chegaram ao Jardim Botânico do Rio de Janeiro em 1812. Alguns anos depois, o chá foi para São Paulo, onde, de fato, se iniciou o cultivo da planta Camellia sinensis (que dá origem ao chá preto e ao chá verde). Hoje, o chá é uma das bebidas mais apreciadas no mundo e, no Brasil, a infusão mais consumida é o chá mate (MATSUBARA, RODRIGUEZ-AMAYA, p. 380, 2006). Os chás Matte Leão, da empresa Leão Alimentos e Bebidas, começaram a ser produzidos no Paraná/BR em 1901. Os chás são feitos a partir das folhas da erva mate, as quais passam por uma série de processos até chegar às mesas dos brasileiros. Desse modo, por carregar uma trajetória tão longa e ser um produto repleto de tradicionalismo e simbolismo, decidimos realizar o filme publicitário, que une paixões, passagem de tempo, nostalgia e tradição, para o produto Chá Matte Leão. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Para a realização do filme publicitário  Matte Leão: O tempo passa, as verdadeiras paixões permanecem , iniciamos nosso processo criativo pesquisando e aprofundando nossos conhecimentos acerca do chá, sua história no mundo e no Brasil, bem como sua trajetória de tradicionalismo e simbolismo. Por ser uma das bebidas mais consumidas no mundo há tanto tempo, o chá se revela como um produto que traz paixão consigo, tem um gosto que cativa e agrada muitos consumidores, sendo um hábito para muita gente. Dessa maneira, passamos a pesquisar sobre a empresa Matte Leão, que, já há muito tempo, vem vendendo chás para o Brasil e exportando para o mundo. Com grande visibilidade no Brasil, os chás Matte Leão são muito populares e têm um grande público. Aliando todas essas informações, chegamos à conclusão de que dois grandes significados permeiam a história do chá em si e do chá Matte Leão: a paixão e a tradição. Para representar a tradição, no VT utilizamos a figura materna e a passagem de tempo - representada pela menina que se transforma em mulher. A técnica aplicada no filme foi a de plano sequência ou take único, em que não há cortes na edição, ou não há a sensação de cortes. Segundo o site Cinéfilos, André Bazin define o plano-sequência como  a filmagem de uma ação contínua com longo período de duração, no qual a câmera realiza um movimento sequencial, sem ocorrência de cortes e em apenas um take. De acordo com Bentes (p. 117, 2003) o plano sequência trouxe ao cinema  a fluidez do real e do aqui-agora, explorando a duração por meio do plano-sequência e da  camera stylo , procedimentos que sublinhavam o gesto da câmera e o olho livre que explora o espaço. Assim, esse tipo de plano, que aproxima o vídeo do real, é muito interessante para a publicidade, aproximando também, o público do produto. Como protagonistas escolhemos duas atrizes, uma criança e uma adulta. A trilha sonora utilizada auxiliou a transmissão de emoção de que precisávamos. Em um determinado momento da trilha, há uma virada, um engrandecimento da música, que sincronizamos com o momento em que há a passagem de tempo, em que a menina (atriz criança) se transforma em mulher (atriz adulta). O cenário e a iluminação do filme foram preparados para transmitir um ambiente familiar e aconchegante. No início do filme, quando a menina é criança, os objetos cenográficos remetem a uma casa de família dos anos 90. Quando ocorre a passagem de tempo, o cenário muda, os objetos são outros, mais modernos e remetendo a uma casa dos dias atuais. Três objetos se destacam no decorrer do filme: as duas telas de pintura e a xícara com o chá Matte Leão. As telas representam a grande paixão da menina pela pintura. Quando criança ela está pintando um quadro com um desenho infantil, depois de adulta, sua paixão continua, então ela surge pintando uma tela maior. O chá Matte Leão está no centro da tela todo o tempo, tendo uma ênfase especial em vários momentos. Utilizamos o foco para realçar a importância do produto, em que, em alguns momentos, há o desfoque do fundo, estando apenas o chá em destaque. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Após o processo criativo de idealização do filme, iniciamos a elaboração do roteiro técnico e das listas de materiais que precisaríamos. Para realizar a gravação, escolhemos a locação de uma casa, um ambiente bonito e familiar. Para a primeira parte do filme, escolhemos uma protagonista criança, uma mulher adulta (representando a sua mãe), objetos cenográficos que remetem a uma casa dos anos 90, os quais predominam as cores alaranjado e marrom, cores do chá Matte Leão, e uma tela de pintura com um desenho infantil. Para a segunda parte do filme, a protagonista é uma mulher adulta, utilizamos objetos cenográficos modernos, que remetem a uma casa dos dias atuais, os quais permanecem com as mesmas cores, e uma tela de pintura maior. Na primeira parte do VT, a criança está pintando um quadro, então sua mãe se aproxima e serve água quente na xícara, onde já está o chá Matte Leão. Então, a menina o assopra, na tentativa de esfriá-lo, antes de tomar. Nesse momento, há um giro de câmera pelo cenário, a trilha sonora tem uma virada, e, ao voltar para o ambiente anterior, a menina cresceu, se transformou em uma mulher. Ela pega a xícara de chá, o toma e continua a sua pintura com expressão de contentamento. Para que fosse possível o movimento circular da câmera pelo cenário em plano sequência, retornando ao enquadramento inicial, foi posicionado a câmera sobre uma mesa giratória, aproveitando de sua engrenagem para realizar o movimento desejado. O VT finaliza com o slogan  O tempo passa, as verdadeiras paixões permanecem e com a logo do Chá Matte Leão. Não há locução ou falas no filme, pois as imagens, trilha sonora e o slogan já se mostram suficientes para transmitir a mensagem almejada. O filme publicitário tem um total de 30 segundos e foi elaborado e executado para a disciplina de Criação e Produção Audiovisual. A câmera utilizada na gravação foi uma Canon Rebel T5i, com lente Sigma 17  50 mm de abertura 1.8, e o programa de edição de vídeo foi o Adobe Premiere CS6.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">O filme publicitário  Matte Leão: O tempo passa, as verdadeiras paixões permanecem teve como finalidade mostrar como a tradição, costumes e paixões podem perdurar ao longo do tempo. Para isso fizemos uma comparação de um hobby de uma garota (a pintura) e o ato de tomar o chá Matte Leão, ambos com a mesma importância para ela, e um complementando o outro. O tradicionalismo e simbolismo do chá, aliados à nostalgia e sentimentos da menina no filme, além da técnica de plano sequência, tem o propósito de aproximar o público do produto, criando assim, relacionamento da marca com o consumidor. Produzir experimentalmente o filme publicitário contribuiu por envolver pesquisa, planejamento e estudos sobre as estratégias dos filmes publicitários, articulando a teoria e a prática durante a formação no curso de Publicidade e Propaganda.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">BARRETO, Tiago. Vende-se em 30 segundos: Manual de roteiro do filme publicitário. São Paulo: Senac, 2004. <br><br>BENTES, Ivana. Vídeo e Cinema: rupturas, reações e hibridismo in Made in Brasil. Três décadas do vídeo brasileiro. Arlindo Machado (org.). Itaú Cultural: São Paulo, 2003, p. 113-132. Disponível em: <http://www.academia.edu/download/30467867/ ibentes_novo01.doc>. Acesso em: 10 de março de 2018. <br><br>COHEN, Marina. Cola-Cola Brasil. 12 curiosidades sobre o Matte Leão: da criação da empresa, em 1901, ao processo atual de fabricação da bebida. 2016. Disponível em: <https://www.cocacolabrasil.com.br/historias/12-curiosidades- sobre-o-matte-leao>. Acesso em: 11 de março de 2018. <br><br>GAGE, L.; MEYER, C. O filme publicitário. Ssc&b, 1985.<br><br>LEÃO, Alimentos e Bebidas. Página da Web. Disponível em: <http://www.leaoalimentosebebidas.com.br>. Acesso em: 09 de março de 2018.<br><br>MATSUBARA, Simara; RODRIGUEZ-AMAYA, Delia B. Conteúdo de miricetina, quercetina e kaempferol em chás comercializados no Brasil. Ciênc. Tecnol. Aliment., Campinas, abr.-jun. 2006. P. 380-385. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/%0D/cta/v26n2/30186.pdf>. Acesso em: 10 de março de 2018.<br><br>OKAKURA, Kakuzo. O livro do Chá. Tradução Cláudio Giordano. São Paulo: Pensamento, 2009.<br><br>PRIBERAM, Dicionário. Significado Tradição. Disponível em: <https://www.priberam.pt/dlpo/tradi%C3%A7%C3%A3o>. Acesso em: 11 de março de 2018.<br><br>SAMÁ, Paulo. Revista Sociedade da Mesa. Confira a história do Chá no Brasil  (Almanaque parte 3). 2016. Disponível em: <http://revista.sociedadedamesa.com.br/2016/05/almanaque-cha-parte-3/>. Acesso em: 09 de março de 2018.<br><br> </td></tr></table></body></html>