INSCRIÇÃO: 01042
 
CATEGORIA: CA
 
MODALIDADE: CA02
 
TÍTULO: O velho e o novo
 
AUTORES: Valsui Cláudio Martins Júnior (Universidade Federal do Paraná)
 
PALAVRAS-CHAVE: curta-metragem, documentário, cinema brasileiro, opinião pública, classe média
 
RESUMO
O velho e o novo é um curta-metragem que debate sobre o documentário​ “A opinião pública” (1967), de Arnaldo Jabor, 50 anos depois, através da voz de especialistas contemporâneos dos campos da Comunicação, da Ciência Política e da História, assim como de personagens de diferentes segmentos da classe média de Curitiba em 2017.O curta aborda também sobre as divergências dos conceitos de opinião pública, tanto em 1967, através de meios de comunicação como o rádio e a televisão em meio à emergência de uma ditadura militar, quanto em 2017, com a difusão das mídias sociais digitais diante de uma crise político-social no Brasil. Idealizado e produzido pelo acadêmico do curso de Comunicação Social – Jornalismo da Universidade Federal do Paraná para o seu Trabalho de Conclusão de Curso.
 
INTRODUÇÃO
A reflexão em torno do conflito de classes no Brasil, a representação da pobreza e da realidade nacional, a construção de uma identidade nacional – ainda que em retalhos – e o anseio pela produção de um crítica social se tornaram uma constante no cinema brasileiro dos anos 1960. Como consequência, essa busca encontra na classe média seu verdadeiro paradoxo, já que é uma classe difusa, heterogênea e quase que não identificável, tal qual definiria SAES (1984).਀준 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀椀猀猀漀 焀甀攀 渀愀猀挀攀 漀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀 ᰀ䄠 漀瀀椀渀椀漀 瀀切戀氀椀挀愀ᴀ†⠀㄀㤀㘀㜀⤀Ⰰ 搀攀 䄀爀渀愀氀搀漀 䨀愀戀漀爀⸀ 䘀漀椀 漀 瀀爀椀洀攀椀爀漀 氀漀渀最愀ⴀ洀攀琀爀愀最攀洀 搀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀琀愀Ⰰ 攀 攀渀琀漀 挀椀渀攀愀猀琀愀Ⰰ 焀甀攀 瀀爀攀琀攀渀搀椀愀 爀攀愀氀椀稀愀爀 甀洀愀 挀爀琀椀挀愀 猀漀挀椀愀氀 搀愀 挀氀愀猀猀攀 洀搀椀愀 挀愀爀椀漀挀愀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀攀 搀攀瀀漀椀洀攀渀琀漀猀 昀爀攀渀琀攀 愀 甀洀愀 挀洀攀爀愀 焀甀攀 愀 漀戀猀攀爀瘀愀 攀 椀渀琀攀爀愀最攀 挀漀渀猀琀愀渀琀攀洀攀渀琀攀⸀ 吀愀氀 挀愀爀愀挀琀攀爀猀琀椀挀愀 攀猀琀椀氀猀琀椀挀愀Ⰰ 琀瀀椀挀愀 搀漀 挀椀渀攀洀愀 瘀攀爀椀琀 焀甀攀 瀀漀搀攀 猀攀爀 洀攀氀栀漀爀 愀渀愀氀椀猀愀搀愀 攀 搀椀猀挀甀琀椀搀愀 瀀漀爀 䐀䄀ⴀ刀䤀一 ⠀㈀  㐀⤀Ⰰ 琀愀洀戀洀  甀洀愀 昀漀爀洀愀 挀漀洀甀洀 渀漀 䌀椀渀攀洀愀 一漀瘀漀 甀洀愀 瘀攀稀 焀甀攀 愀 瀀爀瀀爀椀愀 搀攀昀椀渀椀漀 挀漀渀挀攀椀琀甀愀氀 搀漀 瀀攀爀漀搀漀 搀攀洀愀渀搀愀瘀愀 甀洀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀漀 瘀攀爀漀猀猀洀椀氀  爀攀愀氀椀搀愀搀攀⸀  A revisita do longa no curta-metragem “O velho e o novo” se utiliza das rupturas estéticas propostas pelo documentário de Arnaldo Jabor ao mesmo tempo que busca em outras fontes da contemporaneidade para que, assim, seja produzida uma ponte entre um momento histórico e outro a devir. Além dos especialistas, a presença de personagens reais foi essencial para a construção imagética e formulação de uma hipótese em cima de que a opinião pública teve como principal mudança o meio da qual era formulada.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀搀㘀㈀愀 㠀∀㸀㰀戀㸀伀䈀䨀䔀吀䤀嘀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 搀愀 瀀爀漀搀甀漀 搀漀 挀甀爀琀愀ⴀ洀攀琀爀愀最攀洀 ᰀ传 瘀攀氀栀漀 攀 漀 渀漀瘀漀ᴀ†琀攀洀 挀漀洀漀 瀀爀椀渀挀瀀椀漀 愀 椀搀攀渀琀椀昀椀挀愀漀 搀愀 爀攀氀攀瘀渀挀椀愀 搀漀 氀漀渀最愀ⴀ洀攀琀爀愀最攀洀 愀瀀猀 甀洀 搀攀琀攀爀洀椀渀愀搀漀 椀渀琀攀爀瘀愀氀漀 搀攀 琀攀洀瀀漀 渀甀洀 挀漀渀琀攀砀琀漀 搀椀愀氀琀椀挀漀ⴀ栀椀猀琀爀椀挀漀Ⰰ 甀洀愀 瘀攀稀 焀甀攀 搀攀洀漀渀猀琀爀愀 漀 焀甀愀渀琀漀 漀猀 挀漀猀琀甀洀攀猀 攀 瀀攀渀猀愀洀攀渀琀漀猀 搀攀 琀愀氀 瀀攀爀漀搀漀 猀攀 愀猀猀攀洀攀氀栀愀洀 漀甀 猀攀 搀椀猀琀愀渀挀椀愀洀 搀愀 挀漀渀琀攀洀瀀漀爀愀渀攀椀搀愀搀攀㬀 琀爀愀愀爀 甀洀 瀀愀渀漀爀愀洀愀 焀甀愀氀椀琀愀琀椀瘀漀 愀琀爀愀瘀猀 搀漀 挀甀爀琀愀ⴀ洀攀琀爀愀最攀洀Ⰰ 猀漀戀爀攀 渀椀挀栀漀猀 攀猀瀀攀挀昀椀挀漀猀 搀愀 挀氀愀猀猀攀 洀搀椀愀 搀攀 䌀甀爀椀琀椀戀愀 攀洀 ㈀ ㄀㜀㬀 瀀爀漀瘀漀挀愀爀 搀攀戀愀琀攀猀 爀攀氀攀瘀愀渀琀攀猀 焀甀愀渀琀漀 愀漀 攀渀挀愀洀椀渀栀愀洀攀渀琀漀 搀漀猀 渀漀瘀漀猀 挀漀渀挀攀椀琀漀猀 搀攀 漀瀀椀渀椀漀 瀀切戀氀椀挀愀 渀漀 洀攀椀漀 愀挀愀搀洀椀挀漀 攀 搀攀猀琀爀椀渀挀栀愀爀 愀 攀猀琀琀椀挀愀 搀攀 挀椀渀攀洀愀ⴀ爀攀愀氀椀搀愀搀攀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀 瀀攀氀漀 瀀攀爀漀搀漀 搀漀 䌀椀渀攀洀愀 一漀瘀漀 猀漀戀 渀漀瘀漀猀 洀漀氀搀攀猀⸀ 㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀搀㘀㈀愀 㠀∀㸀㰀戀㸀䨀唀匀吀䤀䘀䤀䌀䄀吀䤀嘀䄀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䔀洀 甀洀 挀漀渀琀攀砀琀漀 搀攀 䌀椀渀攀洀愀 一漀瘀漀Ⰰ 渀漀 焀甀愀氀 洀甀椀琀愀猀 搀愀猀 瀀爀漀搀甀攀猀Ⰰ 椀渀挀氀甀猀椀瘀攀 漀猀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀猀Ⰰ 瘀攀爀猀愀瘀愀洀 猀漀戀爀攀 愀猀 挀氀愀猀猀攀 漀瀀爀椀洀椀搀愀猀Ⰰ 漀 挀椀渀攀洀愀 搀攀 ᰀ䄠 漀瀀椀渀椀漀 瀀切戀氀椀挀愀ᴀ†椀愀 瀀愀爀愀 漀 氀愀搀漀 漀瀀漀猀琀漀 ጀ†漀甀Ⰰ 愀漀 洀攀渀漀猀Ⰰ 愀漀 挀愀洀椀渀栀漀 洀攀渀漀猀 甀猀甀愀氀 ጀ†攀 琀爀愀琀愀瘀愀 猀漀戀爀攀 挀漀洀漀 愀 挀氀愀猀猀攀 洀搀椀愀 猀攀 挀漀洀瀀甀渀栀愀Ⰰ 焀甀愀椀猀 攀爀愀洀 愀猀 猀甀愀猀 漀瀀椀渀椀攀猀 攀 猀漀戀爀攀 漀 焀甀攀 攀氀愀 洀愀椀猀 猀攀 椀洀瀀漀爀琀愀瘀愀⸀ 一甀洀 愀猀瀀攀挀琀漀 洀愀椀猀 昀漀爀洀愀氀Ⰰ ∀䄀 漀瀀椀渀椀漀 瀀切戀氀椀挀愀∀ 猀攀 愀瀀爀漀砀椀洀愀 搀攀 甀洀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀 漀戀猀攀爀瘀愀琀椀瘀漀⸀ 䔀洀 猀甀愀 漀戀爀愀 ᰀ䤠渀琀爀漀搀甀漀 愀漀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀ᴀ†䈀椀氀氀 一椀挀栀漀氀猀 愀瀀漀渀琀愀 焀甀攀 攀洀 甀洀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀 漀戀猀攀爀瘀愀琀椀瘀漀Ⰰ ∀愀猀 椀洀愀最攀渀猀 爀攀猀甀氀琀愀渀琀攀猀 氀攀洀戀爀愀洀Ⰰ 洀甀椀琀愀猀 瘀攀稀攀猀Ⰰ 愀 漀戀爀愀 搀漀猀 渀攀漀爀爀攀愀氀椀猀琀愀猀 椀琀愀氀椀愀渀漀猀⸀ 伀氀栀愀洀漀猀 瀀愀爀愀 搀攀渀琀爀漀 搀愀 瘀椀搀愀 渀漀 洀漀洀攀渀琀漀 攀洀 焀甀攀 攀氀愀  瘀椀瘀椀搀愀⸀ 伀猀 愀琀漀爀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀 椀渀琀攀爀愀最攀洀 甀渀猀 挀漀洀 漀猀 漀甀琀爀漀猀Ⰰ 椀最渀漀爀愀渀搀漀 漀猀 挀椀渀攀愀猀琀愀猀⸀ 䘀爀攀焀甀攀渀琀攀洀攀渀琀攀Ⰰ 漀猀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀 猀漀 猀甀爀瀀爀攀攀渀搀椀搀漀猀 攀洀 漀挀甀瀀愀攀猀 甀爀最攀渀琀攀猀 漀甀 渀甀洀愀 挀爀椀猀攀 瀀攀猀猀漀愀氀Ⰰ 焀甀攀 攀砀椀最攀洀 猀甀愀 愀琀攀渀漀Ⰰ 愀昀愀猀琀愀渀搀漀ⴀ愀 搀愀 瀀爀攀猀攀渀愀 搀漀猀 挀椀渀攀愀猀琀愀猀∀ ⠀一䤀䌀䠀伀䰀匀Ⰰ ㈀  㔀Ⰰ 瀀⸀ ㄀㐀㠀⤀⸀  Existe, neste sentido, uma necessidade do próprio realizador em colocar sua opinião sobre a classe média, especialmente como alienada, mesmo diante de um golpe militar. No entanto, ao mesmo tempo em que essa voz se coloca como onisciente, ela também é refutada pelo próprio modo como se coloca: austera, imponente e dona de uma verdade absoluta. No entanto, uma das principais problemáticas de "A opinião pública" é como a classe média é retratada como sendo um estrato social uníssono, mesmo que apresente que há divergências dentro dela. ਀一甀洀 猀攀最甀渀搀漀 洀漀洀攀渀琀漀Ⰰ 漀甀琀爀愀 焀甀攀猀琀漀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀 猀攀 搀 渀漀 瀀爀瀀爀椀漀 挀漀渀挀攀椀琀漀 搀攀 漀瀀椀渀椀漀 瀀切戀氀椀挀愀Ⰰ 甀洀 琀愀渀琀漀 搀椀猀挀甀琀椀搀愀 攀 搀攀戀愀琀椀搀愀 瀀漀爀 搀椀瘀攀爀猀漀猀 愀甀琀漀爀攀猀 搀攀猀搀攀 洀攀愀搀漀猀 搀漀 猀挀甀氀漀 堀䤀堀⸀ 䴀甀椀琀漀 搀漀 焀甀攀 猀攀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀 猀漀戀爀攀 漀瀀椀渀椀漀 瀀切戀氀椀挀愀 渀攀猀琀攀 瀀攀爀漀搀漀 攀洀 攀猀瀀攀挀昀椀挀漀 搀漀 昀椀氀洀攀 搀漀 䄀爀渀愀氀搀漀 䨀愀戀漀爀 琀爀愀稀椀愀 愀 焀甀攀猀琀漀 搀愀 椀渀昀氀甀渀挀椀愀 搀漀猀 洀攀椀漀猀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 搀攀 洀愀猀猀愀⸀ 伀猀 愀甀琀漀爀攀猀 焀甀攀 琀爀愀琀愀瘀愀洀 搀攀猀琀攀 愀猀瀀攀挀琀漀Ⰰ 攀猀瀀攀挀椀愀氀洀攀渀琀攀 漀猀 攀猀琀愀搀甀渀椀搀攀渀猀攀猀 挀漀洀漀 漀 挀椀攀渀琀椀猀琀愀 瀀漀氀琀椀挀漀 䠀愀爀漀氀搀 䰀愀猀猀眀攀氀氀Ⰰ 椀渀猀琀椀琀甀爀愀洀 甀洀愀 瀀爀椀洀攀椀爀愀 猀椀猀琀攀洀愀琀椀稀愀漀 搀漀猀 䴀⸀䌀⸀䴀⸀ 攀渀焀甀愀渀琀漀 甀洀愀 昀漀爀洀愀 搀攀 洀愀渀椀瀀甀氀愀爀 愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀⸀ 一攀猀琀攀 洀攀猀洀漀 瀀攀爀漀搀漀Ⰰ 渀愀 䔀甀爀漀瀀愀Ⰰ 攀猀琀甀搀椀漀猀漀猀 挀漀洀漀 漀猀 搀愀 䔀猀挀漀氀愀 搀攀 䘀爀愀渀欀昀甀爀琀Ⰰ 圀愀氀琀攀爀 䈀攀渀樀愀洀椀渀 攀 吀栀攀漀搀漀爀 䄀搀漀爀渀漀Ⰰ 攀 搀愀 攀猀挀漀氀愀 搀攀 䔀猀琀甀搀漀猀 䌀甀氀琀甀爀愀椀猀 渀愀 䤀渀最氀愀琀攀爀爀愀Ⰰ 焀甀攀 瀀愀猀猀愀爀愀洀 愀 琀爀愀琀愀爀 猀漀戀爀攀 愀 爀攀氀攀瘀渀挀椀愀 搀漀猀 洀攀椀漀猀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 渀愀 昀漀爀洀愀漀 搀攀 漀瀀椀渀椀漀 瀀切戀氀椀挀愀Ⰰ 攀猀瀀攀挀椀愀氀洀攀渀琀攀 瀀漀爀 挀漀渀琀愀 搀漀猀 洀攀椀漀猀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀Ⰰ 挀漀渀昀漀爀洀攀 搀攀洀漀渀猀琀爀愀 䈀䄀刀刀䤀䌀䠀䔀䰀䰀伀 ⠀㈀  ㌀⤀⸀ Noutro instante, é importante caracterizar a classe média daquele período como uma classe que apoiou massivamente a instauração de um regime militar. Portanto, muitas das opiniões publicadas por esse estrato social em "A opinião pública" fazia referência ao caráter desenvolvimentista daquele período em específico, assim como uma maior onda de misticismo que afligia as parcelas mais baixas da mesma classe e que são demonstradas ao final do filme, como já contemplaria SAES (1984) em sua obra “Classe média e sistema político no Brasil” .਀匀漀戀 攀猀琀攀 攀猀挀漀瀀漀 焀甀攀 愀 瀀爀漀搀甀漀 搀漀 挀甀爀琀愀ⴀ洀攀琀爀愀最攀洀 ᰀ传 瘀攀氀栀漀 攀 漀 渀漀瘀漀ᴀ†渀愀猀挀攀 搀愀 渀攀挀攀猀猀椀搀愀搀攀 搀攀 愀渀愀氀椀猀愀爀 琀愀渀琀漀 愀 挀愀洀愀搀愀 搀愀 挀氀愀猀猀攀 洀搀椀愀 戀爀愀猀椀氀攀椀爀愀 攀洀 甀洀 洀漀洀攀渀琀漀 搀攀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀 洀愀猀猀椀昀椀挀愀漀 攀 洀漀戀椀氀椀稀愀漀 渀漀 挀漀渀琀攀砀琀漀 瀀漀氀琀椀挀漀ⴀ猀漀挀椀愀氀Ⰰ 攀猀瀀攀挀椀愀氀洀攀渀琀攀 渀甀洀 瀀爀攀猀攀渀琀攀 瀀漀氀琀椀挀漀 栀椀猀琀爀椀挀漀 焀甀攀 瘀攀洀 猀攀渀搀漀  愀挀漀洀瀀愀渀栀愀搀漀 挀漀洀 攀砀琀爀攀洀愀 挀愀甀琀攀氀愀 搀攀猀搀攀 愀猀 䨀漀爀渀愀搀愀猀 搀攀 䨀甀渀栀漀 搀攀 ㈀ ㄀㌀ 猀 洀漀戀椀氀椀稀愀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀 愀 昀愀瘀漀爀 搀愀 瘀漀氀琀愀 搀攀 甀洀愀 瀀漀猀猀瘀攀氀 搀椀琀愀搀甀爀愀 洀椀氀椀琀愀爀Ⰰ 搀攀 洀攀愀搀漀猀 搀攀 ㈀ ㄀㘀 攀洀 搀椀愀渀琀攀⸀
 
MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS
Para fins metodológicos, foi produzido um documentário de curta-metragem com os mesmos moldes de “A opinião pública”. Ao nome do curta, deu-se “O velho e o novo”, uma vez que, como observado através das pesquisas de inserção em campo e de recepção do documentário, muito que se trava nos discursos têm um contraste entre indivíduos de uma faixa etária jovem e indivíduos de uma faixa etária mais adulta.਀䄀 攀猀挀漀氀栀愀 搀攀 甀洀愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 焀甀愀氀椀琀愀琀椀瘀愀 猀攀 搀攀甀Ⰰ 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀洀攀渀琀攀Ⰰ 瀀漀爀 挀漀渀琀愀 搀攀 猀甀愀猀 攀猀瀀攀挀椀昀椀挀椀搀愀搀攀猀 焀甀攀Ⰰ 琀愀渀琀漀 昀漀爀愀洀 愀戀漀爀搀愀搀愀猀 渀漀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀 搀攀 ㄀㤀㘀㜀 焀甀愀渀琀漀 渀漀 挀甀爀琀愀 瀀爀漀搀甀稀椀搀漀⸀ 䐀攀 洀愀渀攀椀爀愀 最攀爀愀氀Ⰰ 愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 焀甀愀氀椀琀愀琀椀瘀愀 猀攀 搀攀昀椀渀攀 瀀漀爀 ⠀㄀⤀ 渀漀 瀀爀攀琀攀渀搀攀爀 琀爀愀稀攀爀 搀愀搀漀猀 昀椀渀愀椀猀Ⰰ 洀愀猀 猀椀洀 琀攀爀 甀洀愀 焀甀愀氀椀搀愀搀攀 攀砀瀀氀漀爀愀琀爀椀愀㬀 ⠀㈀⤀ 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀攀爀 愀 琀攀漀爀椀愀 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀攀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀猀 攀 椀渀琀攀爀瀀爀攀琀愀攀猀 椀渀搀椀瘀椀搀甀愀椀猀Ⰰ 瘀愀氀漀爀椀稀愀渀搀漀 愀猀 瀀愀氀愀瘀爀愀猀 攀 椀搀攀椀愀猀㬀 ⠀㌀⤀ 最攀爀愀爀 椀搀攀椀愀猀 攀 焀甀攀猀琀攀猀 瀀愀爀愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀Ⰰ 戀甀猀挀愀渀搀漀 瀀愀爀琀椀挀甀氀愀爀椀搀愀搀攀猀 攀 瀀爀攀漀挀甀瀀愀渀搀漀ⴀ猀攀 挀漀洀 愀 焀甀愀氀椀搀愀搀攀 搀愀猀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 攀 爀攀猀瀀漀猀琀愀猀⸀  Utilizando-se da teoria de Martin W. Bauer e George Gaskell em sua obra “Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som - Um manual prático”, a utilização de vídeo como método de análise qualitativa tem algumas definições bastante específicas.਀ O vídeo tem uma função óbvia de registro de dados sempre que algum conjunto de ações humanas é complexo e difícil de ser descrito compreensivamente por um único observador, enquanto ele se desenrola. (...) Com uma pequena filmadora de baixa fidelidade ligada a uma tomada elétrica pode-se registrar até quatro horas ou mais com uma única câmera sem interrupção (BAUER; GASKELL, 2000, p. 149)਀ Neste sentido, o teórico Bill Nichols apresenta o conceito de documentário como uma alternativa para a produção de um documento de análise qualitativa por meio da imagem e do som. Para Nichols, em sua obra “Introdução ao documentário”, o documentário existe como um “conceito vago”. Para o teórico, “a prática do documentário é uma arena onde as coisas mudam. Abordagens alternativas são constantemente tentadas e, em seguida, adotadas por outros cineastas ou abandonadas” (NICHOLS, 2005, p. 48).਀伀 愀甀琀漀爀 愀椀渀搀愀 愀昀椀爀洀愀 焀甀攀 愀 瘀漀稀Ⰰ 瀀攀氀漀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀Ⰰ 琀攀洀 甀洀 瀀漀搀攀爀 洀甀椀琀漀 攀猀瀀攀挀椀愀氀 搀攀 椀渀搀甀稀椀爀 甀洀 攀猀瀀攀挀琀愀搀漀爀 愀 搀攀琀攀爀洀椀渀愀搀愀 瘀椀猀漀 搀攀 洀甀渀搀漀⸀ 倀漀爀琀愀渀琀漀Ⰰ 愀猀 瘀漀稀攀猀 搀漀猀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀 猀攀氀攀挀椀漀渀愀搀漀猀 瀀愀爀愀 漀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀 ᰀ传 瘀攀氀栀漀 攀 漀 渀漀瘀漀ᴀ†猀攀爀瘀攀洀 挀漀洀漀 甀洀愀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀漀 搀攀 甀洀愀 挀攀爀琀愀 瘀椀猀漀 搀攀 洀甀渀搀漀⸀ ਀䄀 瘀漀稀 搀漀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀 瀀漀搀攀 搀攀昀攀渀搀攀爀 甀洀愀 挀愀甀猀愀Ⰰ 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀爀 甀洀 愀爀最甀洀攀渀琀漀Ⰰ 戀攀洀 挀漀洀漀 琀爀愀渀猀洀椀琀椀爀 甀洀 瀀漀渀琀漀 搀攀 瘀椀猀琀愀⸀ 伀猀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀猀 瀀爀漀挀甀爀愀洀 渀漀猀 瀀攀爀猀甀愀搀椀爀 漀甀 挀漀渀瘀攀渀挀攀爀Ⰰ 瀀攀氀愀 昀漀爀愀 搀攀 猀攀甀 愀爀最甀洀攀渀琀漀Ⰰ 漀甀 瀀漀渀琀漀 搀攀 瘀椀猀琀愀Ⰰ 攀 瀀攀氀漀 愀琀爀愀琀椀瘀漀Ⰰ 漀甀 瀀漀搀攀爀Ⰰ 搀攀 猀甀愀 瘀漀稀⸀ 䄀 瘀漀稀 搀漀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀  愀 洀愀渀攀椀爀愀 攀猀瀀攀挀椀愀氀 搀攀 攀砀瀀爀攀猀猀愀爀 甀洀 愀爀最甀洀攀渀琀漀 漀甀 甀洀愀 瀀攀爀猀瀀攀挀琀椀瘀愀⸀ 䄀猀猀椀洀 挀漀洀漀 愀 琀爀愀洀愀Ⰰ 漀 愀爀最甀洀攀渀琀漀 瀀漀搀攀 猀攀爀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀漀 搀攀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀 洀愀渀攀椀爀愀猀 ⠀一䤀䌀䠀伀䰀匀Ⰰ ㈀  㔀Ⰰ 瀀⸀ 㜀㌀⤀ ਀匀漀戀 漀甀琀爀漀 瘀椀猀Ⰰ 攀洀 ᰀ传 瘀攀氀栀漀 攀 漀 渀漀瘀漀ᴀ†搀攀挀椀搀椀甀ⴀ猀攀 瀀攀氀愀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀漀 搀攀 攀猀瀀攀挀椀愀氀椀猀琀愀猀 挀漀洀漀 甀洀 挀漀洀瀀氀攀洀攀渀琀漀 攀Ⰰ 琀愀洀戀洀Ⰰ 甀洀 挀漀渀琀爀愀瀀漀渀琀漀 猀 椀搀攀椀愀猀 攀砀瀀漀猀琀愀猀 琀愀渀琀漀 瀀攀氀漀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀 搀攀 䄀爀渀愀氀搀漀 䨀愀戀漀爀 焀甀愀渀琀漀 猀 昀愀氀愀猀 搀漀猀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀 搀攀 挀氀愀猀猀攀 洀搀椀愀⸀ 䐀攀猀猀愀 昀漀爀洀愀Ⰰ 愀猀 瘀漀稀攀猀 搀攀 愀甀琀漀爀椀搀愀搀攀Ⰰ 挀漀洀漀 瀀爀漀瀀攀 一䤀䌀䠀伀䰀匀 ⠀㈀  㔀⤀Ⰰ 搀攀猀琀愀挀愀洀 甀洀 漀甀琀爀漀 愀猀瀀攀挀琀漀 搀攀 渀漀 愀瀀攀渀愀猀 挀爀琀椀挀愀  挀氀愀猀猀攀 洀搀椀愀Ⰰ 挀漀洀漀 瀀爀漀瀀猀 ᰀ䄠 漀瀀椀渀椀漀 瀀切戀氀椀挀愀ᴀⰠ 洀愀猀 琀愀洀戀洀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀 攀 爀攀氀攀瘀渀挀椀愀 搀攀 挀漀洀瀀漀渀攀渀琀攀猀 栀椀猀琀爀椀挀漀猀 攀洀 愀洀戀漀猀 漀猀 挀愀猀漀猀⸀
 
DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO
O curta-metragem “O velho e o novo” foi produzido com duas (02) câmeras DSLR com lentes de 18-55 mm e 35 mm; um (01) microfone de lapela; um (01) microfone direcional e dois (02) tripés para as câmeras DSLR. No total, o curta tem a duração de 22’38’’. ਀䐀甀爀愀渀琀攀 愀 瀀爀漀搀甀漀 搀漀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀Ⰰ 戀甀猀挀漀甀ⴀ猀攀 昀椀氀洀愀爀 椀洀愀最攀渀猀 焀甀攀 瀀甀搀攀猀猀攀洀 爀攀洀攀琀攀爀 愀 甀洀愀 挀氀愀猀猀攀 洀搀椀愀 甀爀戀愀渀愀⸀ 伀 瀀漀渀琀漀 搀攀 攀渀挀漀渀琀爀漀 搀攀昀椀渀椀搀漀 瀀愀爀愀 琀愀氀 昀漀椀 漀 挀愀氀愀搀漀 搀愀 刀甀愀 堀嘀 搀攀 一漀瘀攀洀戀爀漀Ⰰ 渀漀 挀攀渀琀爀漀 搀攀 䌀甀爀椀琀椀戀愀Ⰰ 漀渀搀攀 攀爀愀 瀀漀猀猀瘀攀氀 琀攀爀 洀愀椀漀爀 挀漀渀琀愀琀漀 挀漀洀 愀 洀椀猀挀攀氀渀攀愀 搀攀 瀀攀猀猀漀愀猀 焀甀攀 挀漀洀瀀甀渀栀愀洀 愀 挀氀愀猀猀攀 洀搀椀愀 甀爀戀愀渀愀 搀愀 挀愀瀀椀琀愀氀⸀ 一甀洀 猀攀最甀渀搀漀 洀漀洀攀渀琀漀Ⰰ 洀愀瀀攀漀甀ⴀ猀攀 漀猀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀椀猀 瀀漀渀琀漀猀 搀攀 椀渀猀攀爀漀 攀洀 䌀甀爀椀琀椀戀愀 焀甀攀 瀀甀搀攀猀猀攀洀 猀攀爀 挀漀氀攀琀愀搀愀猀 漀瀀椀渀椀攀猀Ⰰ 琀愀渀琀漀 搀攀 瀀攀猀猀漀愀猀 挀漀洀 挀攀爀挀愀 搀攀 ㈀  愀渀漀猀 搀攀 椀搀愀搀攀Ⰰ 焀甀愀渀琀漀 搀攀 椀渀搀椀瘀搀甀漀猀 挀漀洀 洀愀椀猀 搀攀 㘀㔀 愀渀漀猀 搀攀 椀搀愀搀攀⸀ 䄀猀猀椀洀Ⰰ 挀栀攀最漀甀ⴀ猀攀  挀漀渀挀氀甀猀漀 搀攀 焀甀攀 漀猀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀椀猀 瀀漀渀琀漀猀 搀攀 攀渀挀漀渀琀爀漀 搀攀 樀漀瘀攀渀猀 攀爀愀洀 攀洀 甀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀猀Ⰰ 戀愀爀攀猀 攀 爀攀甀渀椀攀猀 攀渀琀爀攀 愀洀椀最漀猀 漀渀搀攀 瀀甀搀攀猀猀攀洀 挀漀渀昀爀愀琀攀爀渀椀稀愀爀 攀 琀攀爀 甀洀 洀漀洀攀渀琀漀 搀攀 氀愀稀攀爀 攀 攀渀琀爀攀琀攀渀椀洀攀渀琀漀 愀漀 洀攀猀洀漀 琀攀洀瀀漀⸀ 䨀 漀猀 椀搀漀猀漀猀Ⰰ 攀洀 攀猀瀀愀漀猀 瀀切戀氀椀挀漀猀 挀漀洀漀 挀愀昀猀Ⰰ 氀甀最愀爀攀猀 挀漀洀 樀漀最漀猀 搀攀 洀攀猀愀 攀 搀攀渀琀爀漀 搀攀 猀甀愀猀 瀀爀瀀爀椀愀猀 挀愀猀愀猀Ⰰ 漀渀搀攀 瀀漀搀攀爀椀愀洀 瀀爀愀琀椀挀愀爀 愀氀最甀洀 琀椀瀀漀 搀攀 瀀愀猀猀愀琀攀洀瀀漀 攀Ⰰ 愀漀 洀攀猀洀漀 琀攀洀瀀漀Ⰰ 猀漀挀椀愀氀椀稀愀爀⸀ Um adendo importante é que a escolha por jovens com essa faixa etária específica tinha como principal motivação o fato de que, com esta idade, os jovens já teriam uma certa vivência com relação à questões políticas e uma maior consciência da própria juventude como um todo, enquanto que os indivíduos da terceira idade com mais de 65 anos teriam mais consciência do país em que viviam no ano de filmagem do documentário do Arnaldo Jabor (à época, estariam com, no mínimo, 15 anos de idade).਀䐀甀爀愀渀琀攀 愀 瀀爀漀搀甀漀 搀愀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀 搀攀 椀渀猀攀爀漀 挀漀洀 椀渀搀椀瘀搀甀漀猀 挀漀洀 洀愀椀猀 搀攀 㘀㔀 愀渀漀猀 搀攀 椀搀愀搀攀Ⰰ 攀渀挀漀渀琀爀愀洀漀猀 渀漀 䌀愀昀 䄀瘀攀渀椀搀愀Ⰰ 氀漀挀愀氀椀稀愀搀漀 渀愀 刀甀愀 䰀甀椀稀 堀愀瘀椀攀爀Ⰰ 㘀㠀Ⰰ 氀漀最漀 渀漀 椀渀挀椀漀 搀愀 刀甀愀 堀嘀 搀攀 一漀瘀攀洀戀爀漀Ⰰ 瀀爀砀椀洀漀  倀爀愀愀 伀猀爀椀漀Ⰰ 甀洀愀 最爀愀渀搀攀 焀甀愀渀琀椀搀愀搀攀 搀攀 椀渀搀椀瘀搀甀漀猀 焀甀攀 瀀漀搀攀爀椀愀洀 猀攀爀瘀椀爀 搀攀 挀漀爀瀀甀猀 瀀愀爀愀 愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 焀甀愀氀椀琀愀琀椀瘀愀 搀漀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀⸀ Diante disso, conversou-se com a gerência do café para pedir permissão para as filmagens e, diante do sinal positivo, houve uma abordagem dos senhores que frequentavam o café. No total, foram entrevistados cinco indivíduos com mais de 60 anos de idade, sendo que a maioria deles trouxe uma miríade de respostas com relação às perguntas. ਀䌀漀渀挀漀洀椀琀愀渀琀攀洀攀渀琀攀Ⰰ 昀漀爀愀洀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀漀猀 渀愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 搀攀 爀攀挀攀瀀漀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀 樀漀瘀攀渀猀 焀甀攀 愀猀猀椀猀琀椀爀愀洀 椀渀琀攀最爀愀氀洀攀渀琀攀 漀 氀漀渀最愀ⴀ洀攀琀爀愀最攀洀 ᰀ䄠 漀瀀椀渀椀漀 瀀切戀氀椀挀愀ᴀ†攀 漀瀀椀渀愀爀愀洀 猀漀戀爀攀 琀瀀椀挀漀猀 焀甀攀 挀漀渀猀椀搀攀爀愀瘀愀洀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀猀 攀 焀甀攀 猀攀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀瘀愀洀 挀漀洀 漀 瀀爀攀猀攀渀琀攀 搀愀 挀氀愀猀猀攀 洀搀椀愀 戀爀愀猀椀氀攀椀爀愀⸀ Em paralelo, foram entrevistados especialistas das áreas de Comunicação, como a professora e pesquisadora Regiane Regina Ribeiro, o professor e pesquisador de Ciência Política, Emerson Urizzi Cervi, e o professor e pesquisador em História e Imagem, Pedro Plaza Pinto. As entrevistas encorparam o documentário, especialmente no sentido de que puderam estruturar melhor o curta-metragem no sentido de trazer conclusões relevantes à pesquisa.਀䔀洀 挀漀渀琀爀愀猀琀攀 挀漀洀 愀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀 挀漀渀琀攀洀瀀漀爀渀攀愀猀Ⰰ 琀愀洀戀洀 昀漀爀愀洀 甀琀椀氀椀稀愀搀愀猀 椀洀愀最攀渀猀 搀攀 愀爀焀甀椀瘀漀Ⰰ 琀愀渀琀漀 搀攀 ᰀ䄠 漀瀀椀渀椀漀 瀀切戀氀椀挀愀ᴀⰠ 焀甀愀渀琀漀 搀攀 椀洀愀最攀渀猀 焀甀攀 琀椀瘀攀爀愀洀 最爀愀渀搀攀 爀攀瀀攀爀挀甀猀猀漀 渀甀洀 瀀愀猀猀愀搀漀 洀愀椀猀 爀攀挀攀渀琀攀Ⰰ 攀洀 攀猀瀀攀挀椀愀氀 攀洀 瀀氀愀琀愀昀漀爀洀愀 搀椀最椀琀愀椀猀 挀漀洀漀 漀 夀漀甀吀甀戀攀 猀漀戀爀攀 洀愀渀椀昀攀猀琀愀攀猀 愀 昀愀瘀漀爀 搀攀 甀洀愀 搀椀琀愀搀甀爀愀 洀椀氀椀琀愀爀 攀 挀漀渀琀爀愀 愀 挀栀攀最愀搀愀 搀愀 椀渀琀攀氀攀挀琀甀愀氀 䨀甀搀椀琀栀 䈀甀琀氀攀爀 渀漀 瀀愀猀⸀ Por fim, a escolha da trilha sonora do documentário se deu por meio das músicas de Belchior, importante ícone da música brasileira dos anos 1970 e frequentemente relacionado com questão dos tempos de ditadura militar no país. A escolha da música clássica de Verdi, Nabuco Part III, foi acertada, uma vez que indicaria um clímax de encontro de tópicos de todos os personagens do curta-metragem.਀䄀漀 昀椀渀愀氀Ⰰ 搀攀挀椀搀椀甀ⴀ猀攀 甀琀椀氀椀稀愀爀 甀洀愀 昀爀愀猀攀 搀漀 琀攀爀椀挀漀 圀愀氀琀攀爀 䈀攀渀樀愀洀椀渀 猀漀戀爀攀 甀洀愀 爀攀昀氀攀砀漀 最攀爀愀搀愀 愀琀爀愀瘀猀 搀愀 瀀爀漀搀甀漀 搀漀 挀甀爀琀愀ⴀ洀攀琀爀愀最攀洀⸀
 
CONSIDERAÇÕES
É de suma importância enfatizar que a classe média, como citaram os autores aqui trabalhados e que foram entrevistados para o documentário, é uma classe difusa: ao mesmo tempo que é composta por indivíduos com uma forte identidade conservadora, também é possível notar que existe uma parcela com uma vertente muito mais progressista. ਀䔀猀猀攀 挀攀渀爀椀漀Ⰰ 挀漀洀漀 樀 栀愀瘀椀愀 瀀爀漀瀀漀猀琀漀 䄀爀渀愀氀搀漀 䨀愀戀漀爀 攀洀 ᰀ䄠 漀瀀椀渀椀漀 瀀切戀氀椀挀愀ᴀⰠ 愀椀渀搀愀 瀀攀爀猀椀猀琀攀⸀ 一漀 攀渀琀愀渀琀漀Ⰰ 攀氀攀  瀀漀琀攀渀挀椀愀氀椀稀愀搀漀 瀀漀爀 甀洀 昀愀琀漀爀 攀猀猀攀渀挀椀愀氀 焀甀攀Ⰰ 渀攀猀猀愀 攀焀甀愀漀Ⰰ 愀洀瀀氀椀昀椀挀愀 攀砀瀀漀渀攀渀挀椀愀氀洀攀渀琀攀 愀猀 搀椀瘀攀爀最渀挀椀愀猀 搀攀 漀瀀椀渀椀攀猀 攀 搀椀猀琀愀渀挀椀愀 漀猀 椀渀搀椀瘀搀甀漀猀 搀攀 甀洀愀 洀攀猀洀愀 挀氀愀猀猀攀 猀漀挀椀愀氀㨀 愀 挀漀渀瘀攀爀最渀挀椀愀 搀椀最椀琀愀氀⸀ 匀攀 渀漀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀 搀攀 䄀爀渀愀氀搀漀 䨀愀戀漀爀 愀猀 洀搀椀愀猀 攀爀愀洀 椀渀昀氀甀攀渀挀椀愀搀愀猀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀洀攀渀琀攀 瀀攀氀漀猀 洀攀椀漀猀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 搀攀 洀愀猀猀愀Ⰰ 挀漀洀漀 漀 爀搀椀漀 攀 愀 琀攀氀攀瘀椀猀漀Ⰰ 栀漀樀攀 攀洀 搀椀愀 攀猀猀攀猀 搀椀猀瀀漀猀椀琀椀瘀漀猀 猀攀 挀漀渀瘀攀爀最攀洀 攀 椀渀琀攀渀猀椀昀椀挀愀洀 漀 搀攀戀愀琀攀⸀ 一攀猀琀攀 猀攀渀琀椀搀漀Ⰰ 挀愀戀攀 漀 焀甀攀猀琀椀漀渀愀洀攀渀琀漀 搀攀 䐀漀洀椀渀椀焀甀攀 圀漀氀琀漀渀 攀洀 ᰀ䤠渀琀攀爀渀攀琀Ⰰ 攀 搀攀瀀漀椀猀㼀ᴀ†猀漀戀爀攀 漀 昀攀渀洀攀渀漀 搀愀 愀猀挀攀渀猀漀 搀漀猀 洀攀椀漀猀 搀椀最椀琀愀椀猀 ਀伀猀 甀琀瀀椀挀漀猀 搀愀猀 爀攀搀攀猀 椀渀琀攀爀愀琀椀瘀愀猀Ⰰ 愀氀琀攀爀渀愀琀椀瘀愀猀 攀 搀攀洀漀挀爀琀椀挀愀猀 挀漀渀猀攀最甀椀爀漀 琀攀爀 猀甀挀攀猀猀漀 漀渀搀攀 漀猀 猀漀渀栀漀猀 搀愀猀 最攀爀愀攀猀 瀀爀攀挀攀搀攀渀琀攀猀 昀爀愀挀愀猀猀愀爀愀洀㼀 伀甀Ⰰ 瀀漀爀 漀甀琀爀漀 氀愀搀漀 愀 爀愀挀椀漀渀愀氀椀搀愀搀攀 搀愀 琀攀挀渀漀氀漀最椀愀 攀 搀愀 攀挀漀渀漀洀椀愀 猀攀 椀洀瀀漀爀 昀椀渀愀氀洀攀渀琀攀 挀漀洀漀 猀攀洀瀀爀攀 漀 昀攀稀 渀愀 栀椀猀琀爀椀愀 搀愀 挀漀渀焀甀椀猀琀愀 搀愀 渀愀琀甀爀攀稀愀 攀 搀愀 洀愀琀爀椀愀㼀 䄀 焀甀攀猀琀漀 攀猀琀 愀戀攀爀琀愀Ⰰ 攀 猀攀爀椀愀 甀洀愀 瀀爀攀猀甀渀漀 爀攀猀瀀漀渀搀ⴀ氀愀Ⰰ 瀀漀椀猀 攀猀琀攀猀 猀椀猀琀攀洀愀猀 最攀爀愀搀漀爀攀猀 搀攀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀Ⰰ 搀攀 挀甀氀琀甀爀愀 攀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 攀猀琀漀 渀漀 洀愀最漀 搀攀 琀漀搀愀猀 愀猀 甀琀漀瀀椀愀猀 攀 搀攀 琀漀搀漀猀 漀猀 搀攀猀攀樀漀猀 搀攀 洀甀搀愀渀愀 攀 搀攀 攀洀愀渀挀椀瀀愀漀 ⠀圀伀䰀吀伀一Ⰰ ㈀ ㄀㈀ 瀀⸀ 㤀 ⤀ ਀䄀 焀甀攀猀琀漀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀 瀀漀爀 圀漀氀琀漀渀  愀 洀攀猀洀愀 焀甀攀 猀攀 挀漀氀漀挀愀 挀甀爀琀愀ⴀ洀攀琀爀愀最攀洀⸀ 䔀洀戀漀爀愀Ⰰ 搀攀 挀攀爀琀愀 昀漀爀洀愀Ⰰ 琀攀渀栀愀 猀攀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀漀 渀攀氀攀 甀洀愀 瀀愀爀挀攀氀愀 渀攀最愀琀椀瘀愀 搀攀猀猀愀 椀渀昀氀甀渀挀椀愀 搀椀最椀琀愀氀Ⰰ 焀甀攀 瀀漀琀攀渀挀椀愀氀椀稀愀 搀椀猀挀甀爀猀漀猀 搀攀 搀椀漀 焀甀攀 昀攀爀攀洀 漀猀 搀椀爀攀椀琀漀猀 栀甀洀愀渀漀猀Ⰰ  渀攀挀攀猀猀爀椀愀 甀洀愀 洀攀氀栀漀爀 愀渀氀椀猀攀 昀甀琀甀爀愀 搀攀 挀漀洀漀 攀猀猀愀 椀渀昀氀甀渀挀椀愀 猀攀 瀀爀漀瀀攀 挀漀洀漀 渀攀最愀琀椀瘀愀 漀甀 瀀漀猀椀琀椀瘀愀⸀
 
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS
ANDRADE, Teobaldo. Psicosociologia das Relações Públicas. São Paulo: Edições Loyola, 2005. ਀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䈀䄀唀䔀刀Ⰰ 䴀愀爀琀椀渀 圀⸀ 䜀䄀匀䬀䔀䰀䰀Ⰰ 䜀攀漀爀最攀⸀ 倀攀猀焀甀椀猀愀 焀甀愀氀椀琀愀琀椀瘀愀 挀漀洀 琀攀砀琀漀Ⰰ 椀洀愀最攀洀 攀 猀漀洀㨀 甀洀 洀愀渀甀愀氀 瀀爀琀椀挀漀㬀 琀爀愀搀甀漀 搀攀 倀攀搀爀椀渀栀漀 䄀⸀ 䜀甀愀爀攀猀挀栀椀⸀ ጀ†倀攀琀爀瀀漀氀椀猀Ⰰ 刀䨀 㨀 嘀漀稀攀猀Ⰰ ㈀  ㈀⸀

BARICHELLO, Eugenia Mariano da Rocha. Campo midiático, opinião pública e legitimação. INTERCOM – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. XXVI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. UFSM, 2003.਀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䐀䄀ⴀ刀䤀一Ⰰ 匀椀氀瘀椀漀⸀ 䔀猀瀀攀氀栀漀 瀀愀爀琀椀搀漀⸀ 刀椀漀 搀攀 䨀愀渀攀椀爀漀Ⰰ 䄀稀漀甀最甀攀 䔀搀椀琀漀爀椀愀氀Ⰰ ㈀  㐀⸀

NICHOLS, Bill. Introdução ao documentário/Bill Nichols; tradução Mônica Saddy Martins. – Campinas, SP : Papirus, 2005.਀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀匀䄀䔀匀Ⰰ 䐀挀椀漀⸀ 䌀氀愀猀猀攀 洀搀椀愀 攀 猀椀猀琀攀洀愀 瀀漀氀琀椀挀漀 渀漀 䈀爀愀猀椀氀㬀 琀爀愀搀甀漀 搀攀 䴀愀氀氀甀 䜀椀琀愀栀礀 ጀ†匀漀 倀愀甀氀漀 㨀 吀⸀ 䄀⸀ 儀甀攀椀爀漀稀Ⰰ ㄀㤀㠀㐀⸀

WOLTON, Dominique. Internet, e depois? Um teoria crítica das novas mídias. Trad. Isabel Crossetti. Porto Alegre: Sulina. 3. ed. 2012.਀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀