INSCRIÇÃO: 01046
 
CATEGORIA: JO
 
MODALIDADE: JO13
 
TÍTULO: Ambientalistas na verdade somos nós
 
AUTORES: Paula Chidiac Schuster (CENTRO UNIVERSITÁRIO RITTER DOS REIS); Bruna Jordana Rodrigues dos Santos (CENTRO UNIVERSITÁRIO RITTER DOS REIS); Roberto Villar Belmonte (CENTRO UNIVERSITÁRIO RITTER DOS REIS)
 
PALAVRAS-CHAVE: Cultura Brasileira, Diversidade, Jornalismo ambiental, Mbyá-guarani, Povos indígenas
 
RESUMO
A reportagem “Ambientalistas, pensando bem, somos nós” foi desenvolvida durante o primeiro semestre de 2017 na disciplina de Jornalismo Ambiental do Centro Universitário Ritter dos Reis, sendo posteriormente publicada no blog próprio dessa cadeira da faculdade. A ideia surgiu após questionamentos entre as repórteres sobre a importância dos povos indígenas e da atuação dos mesmos nos debates sobre a preservação dos recursos naturais do Brasil. Na reportagem, abordamos a compreensão deles acerca dos termos relacionados ao meio ambiente e usados por nós, brancos e a inclusão dessa importante parcela da sociedade no debate ambiental. A escolha por apurar este assunto veio em um momento conturbado do país, onde a demarcação de terras indígenas e as informações sobre militares na presidência da Funai estavam sendo pautas constantes nos veículos de comunicação brasileiros.
 
INTRODUÇÃO
“Ambientalistas, pensando bem, somos nós” nasceu dos debates realizados entre as repórteres. Antes da apresentação do tema para o professor responsável, foi necessário muito embasamento teórico e leitura de materiais específicos sobre o tema, além de uma consulta com o Biólogo e Coordenador dos Povos Indígenas da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social de Porto Alegre, Guilherme Fuhr. Quando se escolhe uma pauta envolvendo os indígenas, estamos tratando de 225 diferentes povos nativos nas terras do Brasil — segundo dados da Fundação Nacional do Índio (Funai) —, sendo necessário primeiramente entender a complexidade deles para depois pensar em uma pauta relevante.਀䄀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 瀀爀漀搀甀稀椀搀愀 琀攀洀 挀漀洀漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀爀 漀 攀渀琀攀渀搀椀洀攀渀琀漀 搀漀猀 䴀戀礀ⴀ䜀甀愀爀愀渀椀 搀愀 䄀氀搀攀椀愀 搀漀 䌀愀渀琀愀最愀氀漀 猀漀戀爀攀 愀氀最甀渀猀 琀攀爀洀漀猀 挀漀洀甀洀攀渀琀攀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀猀 瀀攀氀漀猀 戀爀愀渀挀漀猀 渀愀 爀攀愀 愀洀戀椀攀渀琀愀氀⸀ 䄀琀爀愀瘀猀 搀攀猀猀愀猀 爀攀猀瀀漀猀琀愀猀Ⰰ  瀀漀猀猀瘀攀氀 瘀椀猀氀甀洀戀爀愀爀 愀 挀甀氀琀甀爀愀 搀攀 爀攀猀瀀攀椀琀漀 攀 挀甀椀搀愀搀漀 挀漀洀 漀 洀攀椀漀ⴀ愀洀戀椀攀渀琀攀Ⰰ 甀洀愀 瘀攀稀 焀甀攀 愀 猀攀瀀愀爀愀漀 攀渀琀爀攀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀 攀 渀愀琀甀爀攀稀愀 渀漀 攀砀椀猀琀攀 瀀愀爀愀 漀猀 䜀甀愀爀愀渀椀猀⸀ 吀愀洀戀洀 昀漀椀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀 甀洀愀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀 挀漀洀 漀 攀猀挀爀椀琀漀爀 椀渀搀最攀渀愀 䐀愀渀椀攀氀 䴀甀渀搀甀爀甀欀甀Ⰰ 瀀愀爀愀 焀甀攀 攀氀攀 攀砀瀀氀椀挀愀猀猀攀 搀攀 昀漀爀洀愀 最攀爀愀氀 焀甀愀氀 愀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 搀愀 椀渀挀氀甀猀漀 搀漀猀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀 瀀漀瘀漀猀 椀渀搀最攀渀愀猀 渀漀猀 搀攀戀愀琀攀猀 愀洀戀椀攀渀琀愀椀猀⸀  Desde a palestra do Daniel Munduruku até o final da visita, a reportagem foi escrita em primeira pessoa. Ela foi pensada para que trouxesse a experiência de imersão do leitor no processo de produção da reportagem, sendo a experiência descrita na forma de jornalismo literário. Já o tema foi escolhido para contar a luta pela sobrevivência daqueles os quais estão em nossas terras – antes mesmo dela ser denominada Brasil por portugueses e espanhóis – e que tentam resistir com suas culturas, singularidades e modos de ver e tratar a terra, considerada sua mãe.
 
OBJETIVO
O objetivo desta reportagem é mostrar qual o significado que os termos usados pelos brancos para se referir à terra, têm para os Mbyá-Guarani. Junto do cacique da Aldeia do Cantagalo, pretende-se contar entendimento deles sobre alguns termos ambientais, como biodiversidade, sustentabilidade, agrotóxico, entre outros. Ademais, para explicitar alguns pontos sobre a relação entre o movimento ambientalista e as pautas indígenas, foi disponibilizado — ao final da reportagem — uma entrevista na íntegra com o escritor indígena Daniel Munduruku. ਀䔀洀 猀攀 琀爀愀琀愀渀搀漀 攀猀瀀攀挀椀昀椀挀愀洀攀渀琀攀 搀攀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 愀洀戀椀攀渀琀愀氀Ⰰ 愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 瀀爀攀琀攀渀搀攀 猀愀椀爀 搀漀 氀甀最愀爀ⴀ挀漀洀甀洀Ⰰ 漀渀搀攀 漀 攀猀猀攀 爀愀洀漀 猀 最愀渀栀愀 搀攀猀琀愀焀甀攀 渀漀 洀漀洀攀渀琀漀 攀洀 焀甀攀 漀挀漀爀爀攀洀 挀愀琀猀琀爀漀昀攀猀 ᐀†爀攀猀琀愀渀搀漀Ⰰ 渀漀 挀漀琀椀搀椀愀渀漀Ⰰ 甀洀 瀀攀焀甀攀渀漀 攀猀瀀愀漀 渀愀猀 攀搀椀琀漀爀椀愀猀 最攀爀愀椀猀⸀ 준 渀攀挀攀猀猀爀椀漀 焀甀攀戀爀愀爀 漀 挀漀渀挀攀椀琀漀 搀攀 焀甀攀 攀猀猀愀 爀攀愀 琀爀愀琀愀 愀瀀攀渀愀猀 搀攀 琀攀洀愀猀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀搀漀猀 愀漀 洀攀椀漀ⴀ愀洀戀椀攀渀琀攀㨀 (...) entendemos que o jornalismo ambiental extrapola a ideia de ser uma cobertura centrada nos assuntos de meio ambiente. A concepção é outra, independente, baseada na pluralidade de vozes e na visão sistêmica, para além de uma cobertura factual ou programada. (GIRARDI et al., 2012, p. 137).਀ᰀ䄠洀戀椀攀渀琀愀氀椀猀琀愀猀Ⰰ 瀀攀渀猀愀渀搀漀 戀攀洀Ⰰ 猀漀洀漀猀 渀猀ᴀ†瀀爀漀挀甀爀愀 搀愀爀 瘀漀稀 愀漀猀 䴀戀ﴀ愀ⴀ䜀甀愀爀愀渀椀Ⰰ 焀甀攀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀洀 甀洀愀 瀀愀爀挀攀氀愀 搀攀 琀漀搀漀猀 漀猀 瀀漀瘀漀猀 瀀爀攀猀攀渀琀攀猀 渀漀 䈀爀愀猀椀氀⸀ 䄀 瀀愀甀琀愀 琀攀洀 挀漀洀漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 爀攀昀氀攀琀椀爀 猀漀戀爀攀 愀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 搀攀氀攀猀 瀀愀爀愀 愀 瀀爀攀猀攀爀瘀愀漀 搀漀猀 爀攀挀甀爀猀漀猀 渀愀琀甀爀愀椀猀 搀愀 渀漀猀猀愀 琀攀爀爀愀Ⰰ 戀甀猀挀愀渀搀漀 椀渀挀氀甀ⴀ氀漀猀 渀漀猀 搀攀戀愀琀攀猀 猀漀戀爀攀 漀 琀爀愀琀愀洀攀渀琀漀 焀甀攀 搀愀洀漀猀 愀漀猀 㐀㤀㌀Ⰰ㔀 洀椀氀栀攀猀 搀攀 栀攀挀琀愀爀攀猀 搀攀 昀氀漀爀攀猀琀愀猀Ⰰ 猀攀最甀渀搀漀 戀漀氀攀琀椀洀 瀀甀戀氀椀挀愀搀漀 攀洀 ㈀ ㄀㘀 瀀攀氀漀 匀椀猀琀攀洀愀 一愀挀椀漀渀愀氀 搀攀 䤀渀昀漀爀洀愀攀猀 䘀氀漀爀攀猀琀愀椀猀 ⠀匀一䤀䘀⤀⸀ 䄀 昀椀渀愀氀椀搀愀搀攀  洀漀猀琀爀愀爀 愀 渀攀挀攀猀猀椀搀愀搀攀 搀攀 爀攀挀漀渀栀攀挀攀爀 焀甀攀 攀猀琀攀 瀀漀瘀漀 琀愀洀戀洀 洀攀爀攀挀攀 猀攀爀 漀甀瘀椀搀漀 攀 琀攀洀 洀甀椀琀漀 愀 渀漀猀 漀昀攀爀攀挀攀爀 焀甀愀渀搀漀 漀 愀猀猀甀渀琀漀  挀漀渀栀攀挀攀爀 愀 渀愀琀甀爀攀稀愀 搀漀 瀀愀猀 攀洀 焀甀攀 瘀椀瘀攀洀漀猀⸀ 䈀甀猀挀愀洀漀猀 琀爀愀稀攀爀 攀猀琀愀 爀攀昀氀攀砀漀 瀀愀爀愀 焀甀攀 瀀漀猀猀愀 挀漀渀琀爀椀戀甀椀爀 瀀愀爀愀 甀洀愀 洀甀搀愀渀愀 渀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀 渀愀 昀漀爀洀愀 搀攀 琀爀愀琀ⴀ氀漀猀 攀 搀攀 挀漀洀瀀爀攀攀渀搀攀爀 愀 猀爀椀攀 搀攀 搀愀渀漀猀 焀甀攀 挀愀甀猀愀洀漀猀 愀漀 洀攀椀漀 愀洀戀椀攀渀琀攀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀搀㘀㈀愀 㠀∀㸀㰀戀㸀䨀唀匀吀䤀䘀䤀䌀䄀吀䤀嘀䄀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀 挀愀搀愀 愀渀漀 焀甀攀 瀀愀猀猀愀Ⰰ 漀猀 瀀漀瘀漀猀 椀渀搀最攀渀愀猀 爀攀挀攀戀攀洀 洀愀椀猀 搀攀猀愀昀椀漀猀 瀀愀爀愀 挀漀渀琀椀渀甀愀爀 爀攀猀椀猀琀椀渀搀漀 攀 洀愀渀琀攀渀搀漀 猀攀甀 洀漀搀漀 搀攀 瘀椀瘀攀爀 搀攀渀琀爀漀 搀攀 渀漀猀猀漀 瀀愀猀⸀ 匀 渀漀猀 切氀琀椀洀漀猀 琀爀猀 愀渀漀猀Ⰰ 攀氀攀猀 氀甀琀愀爀愀洀 瀀攀氀愀 搀攀洀愀爀挀愀漀 搀攀 琀攀爀爀愀猀 攀洀 瀀 搀攀 最甀攀爀爀愀 挀漀洀 愀 戀愀渀挀愀搀愀 爀甀爀愀氀椀猀琀愀 搀漀 䌀漀渀最爀攀猀猀漀⸀ 䄀戀漀爀搀愀爀 甀洀 愀猀猀甀渀琀漀 挀漀洀漀 攀猀猀攀 琀攀洀 挀漀洀漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 渀漀 猀漀洀攀渀琀攀 洀漀猀琀爀愀爀 愀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 搀愀 琀攀爀爀愀 瀀愀爀愀 攀氀攀猀Ⰰ 挀漀洀漀 琀愀洀戀洀 攀砀瀀氀椀挀椀琀愀爀 漀 昀愀琀漀 焀甀攀 戀甀猀挀愀爀 漀 搀椀爀攀椀琀漀 搀攀 瘀椀瘀攀爀 渀愀猀 爀攀愀猀 搀攀洀愀爀挀愀搀愀猀 渀漀 琀攀洀 洀漀琀椀瘀愀漀 攀挀漀渀洀椀挀愀 ᐀†攀 猀椀洀Ⰰ 搀攀 猀漀戀爀攀瘀椀瘀渀挀椀愀⸀  A mesma linha de pensamento segue-se no âmbito das discussões ambientais. É imperioso que a reportagem evidencie a relevância a qual os indígenas deveriam ter dentro desses grandes debates, sendo necessária a inclusão desses povos. Entretanto, nem sempre eles são vistos como grandes contribuidores para esses debates. Por conta disso, a reportagem tenta levar o conhecimento e a visão deles a público, conscientizando sobre o lugar de fala desses povos.
 
MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS
A produção da matéria ocorreu durante o primeiro semestre de 2017, tendo sido necessário cerca de um mês para a apuração. Após a orientação do professor da disciplina de Jornalismo Ambiental, houve não apenas a necessidade do estudo de artigos e documentos referente a diversidade desses povos, como também o contato com profissionais que trabalhavam nas aldeias, para que uma aproximação respeitosa fosse realizada. ਀䄀 瀀爀椀洀攀椀爀愀 瀀攀猀猀漀愀 愀 猀攀爀 挀漀渀琀愀琀愀搀愀 昀漀椀 刀漀猀愀 䴀愀爀椀猀 刀漀猀愀搀漀Ⰰ 昀甀渀挀椀漀渀爀椀愀 搀愀 倀爀攀昀攀椀琀甀爀愀 搀攀 倀漀爀琀漀 䄀氀攀最爀攀 攀 甀洀愀 搀愀猀 攀猀挀爀椀琀漀爀愀猀 搀漀 攀ⴀ戀漀漀欀 ᰀ倠爀攀猀攀渀愀 䤀渀搀最攀渀愀 渀愀 䌀椀搀愀搀攀 爀攀昀氀攀砀攀猀Ⰰ 愀攀猀 攀 瀀漀氀琀椀挀愀猀ᴀ⸠ 䌀漀洀 愀 椀渀搀椀挀愀漀 搀攀氀愀Ⰰ 昀漀椀 瀀漀猀猀瘀攀氀 挀漀渀栀攀挀攀爀 攀渀琀漀 漀 䈀椀氀漀最漀 攀 䌀漀漀爀搀攀渀愀搀漀爀 搀漀猀 倀漀瘀漀猀 䤀渀搀最攀渀愀猀 搀愀 匀攀挀爀攀琀愀爀椀愀 䴀甀渀椀挀椀瀀愀氀 搀漀 䐀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 匀漀挀椀愀氀 搀攀 倀漀爀琀漀 䄀氀攀最爀攀 䜀甀椀氀栀攀爀洀攀 䘀甀栀爀⸀ 䔀氀攀 昀漀椀 漀 爀攀猀瀀漀渀猀瘀攀氀 瀀漀爀 渀漀猀 漀爀椀攀渀琀愀爀 猀漀戀爀攀 漀 琀攀洀愀 攀 漀 瘀椀猀 焀甀攀 樀甀氀最愀瘀愀 椀渀琀攀爀攀猀猀愀渀琀攀 愀戀漀爀搀愀爀 渀愀 洀愀琀爀椀愀Ⰰ 愀氀洀 搀攀 琀攀爀 椀渀昀漀爀洀愀搀漀 漀 挀漀渀琀愀琀漀 搀漀 䌀愀挀椀焀甀攀 䨀愀礀洀攀 嘀栀攀爀 䜀甀礀爀Ⰰ 搀愀 愀氀搀攀椀愀 搀漀 䌀愀渀琀愀最愀氀漀 ᐀†愀 焀甀愀氀 瘀椀猀椀琀愀洀漀猀 洀愀椀猀 琀愀爀搀攀⸀ Paralelamente a isso, surgiu a oportunidade de assistir à uma palestra de Daniel Munduruku na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), sobre temas referentes aos povos indígenas. Sendo ele o principal escritor indígena do país, logo fez-se contato via e-mail, pedindo que respondesse algumas perguntas referentes à inserção dos povos indígenas nos debates ambientais. Ao final, trechos de sua palestra foram utilizados ao longo da reportagem, e sua entrevista uma publicação na íntegra ao final da matéria. ਀倀愀爀琀攀 搀愀 愀瀀甀爀愀漀 琀愀洀戀洀 漀挀漀爀爀攀甀 愀漀 瘀椀猀椀琀愀爀洀漀猀 愀 愀氀搀攀椀愀Ⰰ 氀漀挀愀氀椀稀愀搀愀 攀洀 嘀椀愀洀漀Ⰰ 渀愀 爀攀最椀漀 洀攀琀爀漀瀀漀氀椀琀愀渀愀 搀攀 倀漀爀琀漀 䄀氀攀最爀攀⸀ 匀攀最甀渀搀漀 䰀椀洀愀 ⠀㈀  㤀⤀Ⰰ 猀 栀 甀洀愀 洀愀渀攀椀爀愀 搀漀 爀攀瀀爀琀攀爀 挀漀洀瀀爀攀攀渀搀攀爀 洀攀氀栀漀爀 愀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀 ᐀†焀甀攀  洀攀爀最甀氀栀愀渀搀漀 渀愀 瀀爀瀀爀椀愀⸀ 倀愀爀愀 漀 愀甀琀漀爀Ⰰ 渀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 氀椀琀攀爀爀椀漀 愀 椀洀攀爀猀漀 ᐀†愀 焀甀愀氀Ⰰ 渀漀 挀愀猀漀Ⰰ 昀漀椀 漀 最爀愀渀搀攀 瀀爀漀瀀猀椀琀漀 搀愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 ᐀† 瘀椀琀愀氀⸀ 䰀Ⰰ 昀漀椀 瀀漀猀猀瘀攀氀 瘀椀瘀攀渀挀椀愀爀 愀 挀甀氀琀甀爀愀 䴀戀礀 瀀愀爀愀 愀氀洀 搀漀猀 氀椀瘀爀漀猀 攀 琀攀漀爀椀愀猀Ⰰ 搀攀猀挀漀戀爀椀渀搀漀 ᐀†搀攀猀猀愀 瘀攀稀Ⰰ 瀀攀猀猀漀愀氀洀攀渀琀攀 ᐀†愀 挀甀氀琀甀爀愀 攀 漀猀 猀愀戀攀爀攀猀 搀攀猀猀攀 瀀漀瘀漀⸀ 䘀漀椀 愀瀀攀渀愀猀 搀甀爀愀渀琀攀 愀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀 挀漀洀 漀 挀愀挀椀焀甀攀 䨀愀礀洀攀 焀甀攀 昀漀椀 瀀漀猀猀瘀攀氀 挀漀洀瀀爀攀攀渀搀攀爀 愀 挀漀洀瀀氀攀砀椀搀愀搀攀 攀 漀 爀攀猀瀀攀椀琀漀 搀愀 爀攀氀愀漀 攀渀琀爀攀 漀猀 䴀戀礀ⴀ䜀甀愀爀愀渀椀 攀 愀 渀愀琀甀爀攀稀愀⸀ 伀 挀愀挀椀焀甀攀 昀漀椀 焀甀攀猀琀椀漀渀愀搀漀 猀漀戀爀攀 漀 焀甀攀 猀椀最渀椀昀椀挀愀瘀愀洀Ⰰ 瀀愀爀愀 攀氀攀猀Ⰰ 愀氀最甀渀猀 琀攀爀洀漀猀 挀漀洀甀洀攀渀琀攀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀猀 渀漀猀 搀攀戀愀琀攀猀 愀洀戀椀攀渀琀愀椀猀Ⰰ 挀漀洀漀 焀甀攀椀洀愀搀愀猀 攀 瀀漀氀甀椀漀⸀ 䄀漀 昀椀渀愀氀 搀愀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀Ⰰ 昀漀椀 瀀漀猀猀瘀攀氀 瀀攀爀挀攀戀攀爀 愀 搀椀昀攀爀攀渀愀 搀攀 瘀椀猀攀猀 渀漀 焀甀攀 琀愀渀最攀 愀 愀猀猀甀渀琀漀猀 愀洀戀椀攀渀琀愀椀猀Ⰰ 攀渀琀爀攀 漀猀 戀爀愀渀挀漀猀 攀 漀猀 䴀戀礀ⴀ䜀甀愀爀愀渀椀 搀漀 䌀愀渀琀愀最愀氀漀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀搀㘀㈀愀 㠀∀㸀㰀戀㸀䐀䔀匀䌀刀䤀윀쌀伀 䐀伀 倀刀伀䐀唀吀伀 伀唀 倀刀伀䌀䔀匀匀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀儀甀愀渀搀漀 昀愀氀愀ⴀ猀攀 攀洀 瀀爀漀挀攀猀猀漀Ⰰ  渀攀挀攀猀猀爀椀漀 昀爀椀猀愀爀 漀猀 最爀愀渀搀攀猀 焀甀攀猀琀椀漀渀愀洀攀渀琀漀猀 焀甀攀 猀甀爀最椀爀愀洀 氀漀最漀 愀瀀猀 愀 搀攀昀椀渀椀漀 搀漀 琀攀洀愀 搀攀 椀渀琀攀爀攀猀猀攀㨀 漀猀 椀渀搀最攀渀愀猀⸀ 一漀 攀砀椀猀琀椀愀 挀攀爀琀攀稀愀 猀漀戀爀攀 焀甀愀氀 瘀椀猀 猀攀爀椀愀 椀渀琀攀爀攀猀猀愀渀琀攀 攀 挀漀洀漀 瀀漀搀攀爀愀洀漀猀 昀甀最椀爀 搀漀 琀爀愀琀愀洀攀渀琀漀 焀甀攀 猀攀 搀 猀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀渀猀 琀爀愀琀愀渀搀漀 搀攀猀猀攀猀 瀀漀瘀漀猀⸀ 䰀漀最漀Ⰰ 愀猀 瀀攀爀最甀渀琀愀猀 最椀爀愀瘀愀洀 攀洀 琀漀爀渀漀 琀愀渀琀漀 搀愀猀 焀甀攀猀琀攀猀 戀猀椀挀愀猀 ᐀†挀漀洀漀Ⰰ 瀀漀爀 攀砀攀洀瀀氀漀Ⰰ 焀甀愀渀琀漀猀 攀 焀甀愀椀猀 攀爀愀洀 漀猀 瀀漀瘀漀猀 椀渀搀最攀渀愀猀 焀甀攀 爀攀猀椀搀椀愀洀 攀洀 渀漀猀猀漀 䔀猀琀愀搀漀 ᐀†焀甀愀渀琀漀 愀挀攀爀挀愀 搀漀 瘀椀猀⸀  Durante a pré-apuração, foram descobertos dois e-books essenciais para sanar as dúvidas sobre o tema: RS Índio — produzido pelo Governo do Rio Grande do Sul — e “A presença indígena na cidade” — produzido pela da Prefeitura de Porto Alegre. O primeiro mostra dados gerais sobre os povos indígenas do estado, trazendo dados e preocupações gerais. Já o segundo, fala especificamente da inserção dos Kaingang, Charrua e Mbyá-Guarani na cidade de Porto Alegre. Para descobrir onde ficavam as terras demarcadas para as famílias indígenas, assim como qual era a situação delas perante os meios judiciais, foi utilizado o site da Organização Terras Indígenas no brasil. ਀䄀 攀猀挀漀氀栀愀 搀愀 愀戀漀爀搀愀最攀洀 昀漀椀 昀攀椀琀愀 愀瀀猀 愀 挀漀渀瘀攀爀猀愀 挀漀洀 漀 戀椀氀漀最漀 䜀甀椀氀栀攀爀洀攀 䘀甀栀爀Ⰰ 焀甀攀 攀猀琀椀洀甀氀漀甀 愀 戀甀猀挀愀 瀀漀爀 甀洀愀 瘀椀猀漀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀Ⰰ 愀 焀甀愀氀 渀漀 琀椀渀栀愀 猀椀搀漀 愀戀漀爀搀愀搀愀 瀀漀爀 瘀攀挀甀氀漀猀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 ᐀†挀漀氀漀挀愀渀搀漀 漀 瀀爀漀琀愀最漀渀椀猀洀漀 椀渀搀最攀渀愀 攀洀 瘀漀最愀⸀ 䔀氀攀 昀漀椀 漀 爀攀猀瀀漀渀猀瘀攀氀 漀䄀氀洀 搀椀猀猀漀Ⰰ 愀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀 挀漀洀 漀 攀猀挀爀椀琀漀爀 䐀愀渀椀攀氀 䴀甀渀搀甀爀甀欀甀 昀漀椀 攀猀猀攀渀挀椀愀氀 瀀愀爀愀 攀渀琀攀渀搀攀爀 愀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 搀攀 椀渀猀攀爀椀爀 漀猀 瀀漀瘀漀猀 椀渀搀最攀渀愀猀 渀漀 搀攀戀愀琀攀 愀洀戀椀攀渀琀愀氀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀搀㘀㈀愀 㠀∀㸀㰀戀㸀䌀伀一匀䤀䐀䔀刀䄀윀픀䔀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀 最爀愀渀搀攀 瀀爀攀漀挀甀瀀愀漀 搀愀猀 爀攀瀀爀琀攀爀攀猀 攀渀瘀漀氀瘀椀搀愀猀 昀漀椀 搀攀 搀愀爀 瘀漀稀 瀀愀爀愀 漀猀 瀀漀瘀漀猀 椀渀搀最攀渀愀猀 攀 瀀爀漀挀甀爀愀爀 椀爀 愀琀 漀渀搀攀 攀氀攀猀 爀攀猀椀搀椀愀洀Ⰰ 愀漀 椀渀瘀猀 搀攀 愀戀漀爀搀愀爀洀漀猀 愀焀甀攀氀攀猀 焀甀攀 瘀攀渀搀攀洀 猀攀甀猀 愀爀琀攀猀愀渀愀琀漀猀 渀漀 挀攀渀琀爀漀 搀愀 挀椀搀愀搀攀⸀ 䔀爀愀 渀攀挀攀猀猀爀椀漀 琀爀愀琀愀爀 漀 愀猀猀甀渀琀漀 挀漀洀 瀀爀漀昀甀渀搀椀搀愀搀攀 攀 昀愀稀攀爀 樀甀猀  瀀爀漀昀椀猀猀漀 搀攀 樀漀爀渀愀氀椀猀琀愀Ⰰ 漀 焀甀愀氀 愀渀琀攀猀 搀攀 挀漀渀琀愀爀 栀椀猀琀爀椀愀猀 搀攀瘀攀 漀甀瘀ⴀ氀愀猀⸀ 䄀渀琀攀猀 洀攀猀洀漀 搀攀 攀猀琀甀搀漀 攀 搀攀搀椀挀愀漀Ⰰ 瀀愀爀愀 瀀爀漀搀甀稀椀爀 愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 昀漀椀 挀爀甀挀椀愀氀 搀攀猀瀀椀爀ⴀ渀漀猀 搀攀 焀甀愀猀攀 琀漀搀愀 愀 瀀爀ⴀ挀漀渀挀攀瀀漀 焀甀攀 琀渀栀愀洀漀猀 猀漀戀爀攀 漀 愀猀猀甀渀琀漀Ⰰ 瀀漀椀猀 ᐀†攀洀 最攀爀愀氀 ᐀†瀀爀漀瘀椀渀栀愀洀 搀攀 洀攀爀愀猀 椀渀琀攀爀瀀爀攀琀愀攀猀 瀀攀猀猀漀愀椀猀Ⰰ 瀀愀甀琀愀搀愀猀 渀愀 愀戀漀爀搀愀最攀洀 洀椀搀椀琀椀挀愀 昀愀挀琀甀愀氀 搀漀 琀攀洀愀⸀ O contato com Daniel Munduruku contribuiu imensamente para a reportagem, tanto durante sua palestra, quanto com as respostas para a entrevista realizada via e-mail. Ele possibilitou situar o contexto de luta e urgência na inserção dos indígenas nos debates ambientais e levantou questionamentos importantes durante a produção da reportagem. Um dos grandes exemplos é quando, no auditório da PUCRS, Daniel explicou como a terminologia “índio” é generalizadora, o que acaba por descaracterizar, muitas vezes, um povo com cultura, costumes e história únicas. ਀䔀渀琀爀愀爀 攀洀 甀洀愀 愀氀搀攀椀愀 愀瀀猀 愀氀最甀洀愀猀 栀漀爀愀猀 搀攀渀琀爀漀 搀攀 甀洀 挀愀爀爀漀 攀洀 甀洀愀 攀猀琀爀愀搀愀 搀攀 挀栀漀 戀愀琀椀搀漀  攀渀爀椀焀甀攀挀攀搀漀爀 攀洀 洀戀椀琀漀 琀愀渀琀漀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀氀Ⰰ 焀甀愀渀琀漀 瀀攀猀猀漀愀氀⸀ 一椀渀最甀洀 猀愀椀 搀攀 甀洀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 椀渀琀攀渀猀漀 搀攀 椀洀攀爀猀漀 栀漀渀攀猀琀愀 攀 瀀爀漀昀甀渀搀愀 漀 洀攀猀洀漀 焀甀攀 攀渀琀爀漀甀 ⠀䰀䤀䴀䄀Ⰰ ㄀㤀㔀㄀⤀⸀ 䄀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 瀀爀攀挀椀猀愀瘀愀Ⰰ 渀攀挀攀猀猀愀爀椀愀洀攀渀琀攀Ⰰ 猀攀爀 攀猀挀爀椀琀愀 攀洀 瀀爀椀洀攀椀爀愀 瀀攀猀猀漀愀 攀 琀攀爀 甀洀愀 愀戀漀爀搀愀最攀洀 甀洀 瀀漀甀挀漀 洀愀椀猀 氀椀琀攀爀爀椀愀Ⰰ 愀 昀椀洀 搀攀 昀愀稀攀爀 挀漀洀 焀甀攀 漀 氀攀椀琀漀爀 瘀椀瘀攀渀挀椀愀猀猀攀 愀焀甀攀氀愀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀⸀ 䄀氀洀 搀攀 琀甀搀漀Ⰰ 挀漀渀栀攀挀攀爀 甀洀 瀀漀瘀漀 焀甀攀 爀攀猀椀猀琀攀 漀 琀攀洀瀀漀 琀漀搀漀 瀀愀爀愀 琀攀爀 漀渀搀攀 洀漀爀愀爀 攀 猀攀爀 爀攀猀瀀攀椀琀愀搀漀 愀 昀椀洀 搀攀 琀攀渀琀愀爀 洀漀猀琀爀愀爀 漀 漀甀琀爀漀 氀愀搀漀Ⰰ 渀漀  猀漀洀攀渀琀攀 甀洀 愀琀漀 琀愀渀最椀搀漀 搀攀 椀搀攀愀椀猀 猀漀戀爀攀 甀洀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀 瀀攀爀昀攀椀琀愀 ᐀†洀愀猀Ⰰ 琀愀洀戀洀Ⰰ 甀洀 愀琀漀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀漀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀搀㘀㈀愀 㠀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀䈀䔀吀䤀䴀Ⰰ 䘀攀氀椀瀀攀⸀ 倀漀爀 焀甀攀 最爀甀瀀漀猀 椀渀搀最攀渀愀猀 瀀爀漀琀攀猀琀愀瘀愀洀 搀甀爀愀渀琀攀 愀 搀椀猀挀甀猀猀漀 搀愀 爀攀昀漀爀洀愀 琀爀愀戀愀氀栀椀猀琀愀㼀 䔀氀 倀愀猀 䈀爀愀猀椀氀Ⰰ ㈀ ㄀㜀⸀  䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 栀琀琀瀀猀㨀⼀⼀戀爀愀猀椀氀⸀攀氀瀀愀椀猀⸀挀漀洀⼀戀爀愀猀椀氀⼀㈀ ㄀㜀⼀ 㐀⼀㈀㘀⼀瀀漀氀椀琀椀挀愀⼀㄀㐀㤀㌀㈀㈀㠀㜀㐀㐀开㜀㌀㐀 㠀㠀⸀栀琀洀氀⸀  䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 ㌀  搀攀 洀愀爀漀 搀攀 ㈀ ㄀㠀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䈀漀氀攀琀椀洀 搀攀 爀攀挀甀爀猀漀猀 昀氀漀爀攀猀琀愀椀猀 ጀ†匀一䤀䘀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 栀琀琀瀀㨀⼀⼀眀眀眀⸀昀氀漀爀攀猀琀愀氀⸀最漀瘀⸀戀爀⼀猀渀椀昀⼀椀洀愀最攀猀⼀猀琀漀爀椀攀猀⼀刀攀挀甀爀猀漀猀䘀氀漀爀攀猀琀愀椀猀⼀戀漀氀攀琀椀洀开猀渀椀昀开爀攀挀甀爀猀漀猀─㈀ 昀氀漀爀攀猀琀愀椀猀开搀攀稀㈀ ㄀㘀开昀椀渀愀氀⸀瀀搀昀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀  㤀 搀攀 愀戀爀椀氀 搀攀 ㈀ ㄀㠀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䘀刀䔀䤀吀䄀匀Ⰰ 䄀渀愀 䔀氀椀猀愀 攀琀 愀氀⸀ 倀漀瘀漀猀 䤀渀搀最攀渀愀猀 渀愀 䈀愀挀椀愀 䠀椀搀爀漀最爀昀椀挀愀 搀漀 䰀愀最漀 䜀甀愀戀愀⸀ 倀漀爀琀漀 䄀氀攀最爀攀㨀 倀爀攀昀攀椀琀甀爀愀 䴀甀渀椀挀椀瀀愀氀 搀攀 倀漀爀琀漀 䄀氀攀最爀攀Ⰰ ㈀  㠀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 栀琀琀瀀㨀⼀⼀氀瀀爀漀眀攀戀⸀瀀爀漀挀攀洀瀀愀⸀挀漀洀⸀戀爀⼀瀀洀瀀愀⼀瀀爀攀昀瀀漀愀⼀猀洀搀栀猀甀⼀甀猀甀开搀漀挀⼀瀀漀瘀漀猀椀渀搀椀最攀渀愀猀戀愀挀椀愀栀椀搀爀漀最爀愀昀椀挀愀⸀瀀搀昀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 ㌀  搀攀 洀愀爀漀 搀攀 ㈀ ㄀㠀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䜀䤀刀䄀刀䐀䤀Ⰰ 䤀氀稀愀 攀琀 愀氀⸀ 䌀愀洀椀渀栀漀猀 攀 搀攀猀挀愀洀椀渀栀漀猀 搀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 愀洀戀椀攀渀琀愀氀⸀ 刀攀瘀椀猀琀愀 䌀☀匀Ⰰ 匀漀 䈀攀爀渀愀爀搀漀 搀漀 䌀愀洀瀀漀Ⰰ 瘀⸀ ㌀㐀Ⰰ 渀⸀ ㄀Ⰰ 瀀⸀ ㄀㌀㄀ⴀ㄀㔀㈀Ⰰ 樀甀氀⸀⼀搀攀稀⸀ ㈀ ㄀㈀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 栀琀琀瀀猀㨀⼀⼀眀眀眀⸀洀攀琀漀搀椀猀琀愀⸀戀爀⼀爀攀瘀椀猀琀愀猀⼀爀攀瘀椀猀琀愀猀ⴀ椀洀猀⼀椀渀搀攀砀⸀瀀栀瀀⼀䌀匀伀⼀愀爀琀椀挀氀攀⼀瘀椀攀眀⼀㈀㤀㜀㈀⼀㌀㄀㌀㘀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 ㄀㄀ 搀攀 愀戀爀椀氀 搀攀 ㈀ ㄀㠀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䰀䤀䴀䄀Ⰰ 䔀搀瘀愀氀搀漀 倀攀爀攀椀爀愀⸀ 倀最椀渀愀猀 䄀洀瀀氀椀愀搀愀猀㨀 伀 氀椀瘀爀漀ⴀ爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 挀漀洀漀 攀砀琀攀渀猀漀 搀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 攀 搀愀 氀椀琀攀爀愀琀甀爀愀⸀ 㐀⸀ 攀搀⸀ 䈀愀爀甀攀爀椀Ⰰ 匀倀㨀 䴀愀渀漀氀攀Ⰰ ㈀  㤀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀刀伀匀䄀䐀伀Ⰰ 刀漀猀愀 䴀愀爀椀猀㬀 䘀䄀䜀唀一䐀䔀匀Ⰰ 䰀甀椀稀 䘀攀爀渀愀渀搀漀 䌀愀氀搀愀猀⸀ 倀爀攀猀攀渀愀 䤀渀搀最攀渀愀 渀愀 䌀椀搀愀搀攀㨀 爀攀昀氀攀砀攀猀Ⰰ 愀攀猀 攀 瀀漀氀琀椀挀愀猀⸀ 倀漀爀琀漀 䄀氀攀最爀攀㨀 倀爀攀昀攀椀琀甀爀愀 䴀甀渀椀挀椀瀀愀氀 搀攀 倀漀爀琀漀 䄀氀攀最爀攀Ⰰ ㈀ ㄀㌀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 栀琀琀瀀㨀⼀⼀氀瀀爀漀眀攀戀⸀瀀爀漀挀攀洀瀀愀⸀挀漀洀⸀戀爀⼀瀀洀瀀愀⼀瀀爀攀昀瀀漀愀⼀猀洀搀栀猀甀⼀甀猀甀开搀漀挀⼀瀀爀攀猀攀渀挀愀椀渀搀椀最攀渀愀昀攀瘀攀爀攀椀爀漀⸀瀀搀昀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 ㌀  搀攀 洀愀爀漀 搀攀 ㈀ ㄀㠀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀匀䄀一吀伀匀Ⰰ 䰀攀漀渀椀氀猀漀渀 刀漀挀栀愀⸀ 䄀 刀攀氀愀漀 攀渀琀爀攀 漀 䴀漀瘀椀洀攀渀琀漀 䤀渀搀最攀渀愀 攀 䄀洀戀椀攀渀琀愀氀 搀攀渀琀爀漀 搀愀 瀀攀爀猀瀀攀挀琀椀瘀愀 搀攀 䐀椀爀攀椀琀漀猀 䠀甀洀愀渀漀猀⸀ 䜀漀椀猀㨀 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 䘀攀搀攀爀愀氀 搀攀 䜀漀椀猀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀  栀琀琀瀀㨀⼀⼀眀眀眀⸀猀戀瀀挀渀攀琀⸀漀爀最⸀戀爀⼀氀椀瘀爀漀⼀㘀㌀爀愀⼀挀漀渀瀀攀攀砀⼀瀀椀瘀椀挀⼀琀爀愀戀愀氀栀漀猀⼀䰀䔀伀一䤀䰀匀伀一─㈀ 刀伀䌀䠀䄀─㈀ 䐀伀匀─㈀ 匀䄀一吀伀匀⸀瀀搀昀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 ㌀  搀攀 洀愀爀漀 搀攀 ㈀ ㄀㠀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀匀䤀䰀嘀䄀Ⰰ 䜀椀氀戀攀爀琀漀 䘀攀爀爀攀椀爀愀⸀ 倀䔀一一䄀Ⰰ 刀攀樀愀渀攀⸀ 䌀䄀刀一䔀䤀刀伀Ⰰ 䰀甀椀稀 䌀愀爀氀漀猀 搀愀 䌀甀渀栀愀㨀 刀匀 渀搀椀漀㨀 挀愀爀琀漀最爀愀昀椀愀猀 猀漀戀爀攀 愀 瀀爀漀搀甀漀 搀漀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀⸀ 倀漀爀琀漀 䄀氀攀最爀攀㨀 䔀䐀䤀倀唀䌀刀匀Ⰰ ㈀  㤀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 栀琀琀瀀㨀⼀⼀眀眀眀⸀瀀甀挀爀猀⸀戀爀⼀攀搀椀瀀甀挀爀猀⼀愀栀爀猀⼀爀猀椀渀搀椀漀⸀瀀搀昀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 ㌀  搀攀 洀愀爀漀 搀攀 ㈀ ㄀㠀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀吀攀爀爀愀猀 䤀渀搀最攀渀愀猀 渀漀 䈀爀愀猀椀氀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 栀琀琀瀀猀㨀⼀⼀琀攀爀爀愀猀椀渀搀椀最攀渀愀猀⸀漀爀最⸀戀爀⼀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 ㌀  搀攀 洀愀爀漀 搀攀 ㈀ ㄀㠀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀