ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XIX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #d62a08"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;01050</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PP</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PP03</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Concorrência Todeschini</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Heloísa Martelli Moreira (Universidade Positivo); Marianna Marcon (Universidade Positivo); Paola Guimarães Cougo (Universidade Positivo); Murilo Macioski Caxile (Universidade Positivo); Fernanda Caxeta Prestes (Universidade Positivo); Maria Eduarda Gruba (Universidade Positivo); Matheus Guimarães Santanna (Universidade Positivo); Isabella Sales Peppe (Universidade Positivo); Juliana Ghader Mallmann (Universidade Positivo); Helena Ferreira Hamdar (Universidade Positivo); Roberto David Kerne Evlagon (Universidade Positivo); Sérgio Menezes da Silva (Universidade Positivo)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;Campanha Integrada, Marketing de Conteúdo, Planejamento, Storytelling, Varejo</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Este projeto teve como objetivo a criação de uma campanha integrada para o relançamento da marca de alimentos Todeschini no mercado Curitibano. A Agência Mint, através de análise do micro e macroambiente e de pesquisa e análise quantitativa, elaborou um plano de comunicação para atingir o objetivo de marketing e de comunicação da marca. O projeto trabalhou com o posicionamento da marca frente aos consumidores e ao trade, usando principalmente as ferramentas de storytelling e de marketing de conteúdo. Este trabalho possui um diagnóstico do mercado alimentício (focado no setor de massas e bolachas), um plano de comunicação, um plano de mídia e a criação das peças publicitárias. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A Todeschini Alimentos foi fundada em 1884 pelo imigrante italiano Giuseppe Todeschini, dando início a atividade industrial da primeira fábrica de macarrão do Sul do Brasil. O negócio familiar cresceu e se tornou um clássico do estado, porém devido à má gestão e à crise financeira a empresa fechou as portas em 2013. Quatro anos depois a gigante Selmi licenciou o nome Todeschini, reformulou as embalagens e colocou os produtos a venda no mercado. Isso tudo, porém, sem nenhum esforço de comunicação. O brief, portanto, requisitava o relançamento dos produtos no mercado curitibano visto que, como apontou a pesquisa quantitativa feita pela agência Mint, o consumidor não percebeu a ausência ou o retorno da marca às prateleiras. A análise profunda de todos os fatores que de alguma maneira atingem a Todeschini foi efetuada pela agência, fornecendo uma visão 360º graus sobre como a marca atua no mercado e como ela é atingida pelo mesmo. Através deste processo foi possível concluir que o segmento de atuação é considerado estável mesmo em um cenário de crise, como afirma Cláudio Zanão, presidente-executivo da ABIMAPI. Outra conclusão adquirida diz respeito aos principais concorrentes e às suas estratégias, em sua maioria abordando a qualidade do produto, a fidelidade às receitas originais italianas, e o baixo preço no varejo. Quanto à decisão de compra foi estabelecido e apoiado através de pesquisa que o consumo é de baixo envolvimento porém altamente influenciado pela marca e pelo preço do produto. A pesquisa quantitativa também forneceu dados relativos ao posicionamento da marca no mercado com a maioria das palavras escolhidas para definir a Todeschini sendo  boa ,  tradição e  qualidade . </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Através da pesquisa quantitativa realizada pela agência Mint foi possível confirmar o problema de comunicação sugerido no brief: A empresa Selmi licenciou o nome Todeschini, redesenhou as embalagens, ampliou a linha e investiu no reposicionamento nas prateleiras porém não trabalhou na área de comunicação. Sendo assim, como apontaram as pesquisas, o público não percebeu nenhuma das alterações. Ou seja, apesar de todos os esforços o público não reconhece o produto (ou a falta dele) nos pontos de venda e, consequentemente, não enxerga os benefícios que o diferenciam dos concorrentes. Sendo o objetivo de marketing o aumento de 25% das vendas da marca durante o ano de 2018, fortalecendo a presença em todos os perfis de trade, foi estabelecido o objetivo de comunicação. De acordo com a pesquisa realizada, o público consumidor enxerga a marca Todeschini como referência de qualidade e tradição no mercado. Sendo assim para que a marca seja reconhecida no ponto de venda a comunicação usará desta característica centenária para atribuir valor emocional como benefício do produto a fim de que ele seja escolhido por decisões sentimentais, visto que a análise de preço aponta que a escolha racional ligada à economia já se mostra presente sendo a Todeschini uma marca de preço mais baixo. Em suma, a mensagem transmitida deve ser a de relançamento da marca sob a direção do grupo Selmi porém com a mesma qualidade que a manteve por anos no mercado, tendo como foco o fortalecimento da imagem da marca sob lentes emocionais. Além deste reposicionamento B2C o projeto visa fortalecer a imagem da marca no B2B, usando da força e da confiança que a Selmi, nova empresa por trás da Todeschini, possui frente ao trade. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O trabalho denominado "Concorrência" é um projeto do terceiro ano de Publicidade e Propaganda Universidade Positivo. Envolve as matérias de planejamento, pesquisa de mercado, redação, direção de arte e mídia. O cliente escolhido para o ano de 2017 foi Todeschini, marca curitibana centenária de massas alimentícias, que recentemente voltou ao mercado. Com a pesquisa e análise realizada, foi percebido que, ao mesmo tempo que a marca é conhecida pelo público como uma marca tradicional da cidade, seu retorno (e falta) no mercado não foi notado. Em um segmento onde a marca é a principal característica para a decisão de compra, isso é uma grande falha para a Todeschini. A pergunta que surgiu foi, então, como diferenciar a Todeschini? O diferencial da Todeschini não poderia ser simplesmente físico  para a maioria do público, macarrão é macarrão. Optam por marca X por reconhecê-la, não por preferência pessoal. Por isso, o conceito escolhido para trazer a atenção do público à Todeschini foi a nostalgia. [...] os profissionais do marketing sentiram necessidade de que sua propaganda atingisse o consumidor pela emoção, a solução encontrada foi criar uma relação mais estreita entre cliente e marca. Surge então o marketing nostálgico onde a empresa cria uma campanha com elementos que fazem o público recordar de tempos e experiências boas vividas anteriormente [...] (SOUZA; POLIDORIO, 2013, p. 7). Por ser uma marca centenária, já considerada tradição pelo povo curitibano, e pela sociedade estar em um momento de retorno das modas das últimas décadas do século passado, a ligação entre a nostalgia dessa época com a marca foi escolhida para criar um vínculo afetivo entre ela e o público. Os targets da campanha foram definidos a partir da pesquisa quantitativa realizada pela agência Mint. De acordo com os resultados foram determinados público primário - homens e mulheres entre 40 e 60 anos que moram com a família e já conhecem a marca Todeschini pela sua qualidade e tradição no mercado. Este público realiza compras mensais ou semanais em pouca quantidade, em sua maioria em supermercados, e consideram o macarrão e as bolachas/biscoitos como produtos relevantes para a compra. O público será atingido com propósito de fidelização e criação de laços com a marca - público secundário - jovens entre 19 e 39 anos que conhecem, ou não, a marca mas que consideram o macarrão como produto importante para a compra mensal. Este público será atingido a fim de aumentar o perfil consumidor da marca - e target de intermediários - como a campanha busca fortalecer a presença da marca Todeschini em todos os perfis de Trade serão realizadas ações com enfoque em supermercados e em atacados (através deste os demais trades de menor porte serão impactados). </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Para verificar se o problema de comunicação apontado no brief pelo cliente era real, a agência Mint realizou uma série de pesquisas e análises envolvendo todos os pontos de contato que a marca possui com o mercado para então desenvolver um plano de comunicação coerente e efetivo. 1. Sobre o cliente: O ponto de partida para qualquer planejamento é o total entendimento de quem é o cliente e o que ele oferece. Sendo assim a agência fez uma análise profunda dos 7 Ps de marketing da marca Todeschini. 2. Pesquisas de mercado: Além do total entendimento do produto que será ofertado é necessário compreender as características do mercado em que a empresa atua. Sendo assim foram realizados estudos de macroambiente de marketing para entender detalhes como: o impacto da economia e as tendências do setor. 3. Definição do público-alvo: Através da aplicação e da análise de uma pesquisa quantitativa em formato de questionário aplicado nas redes sociais foi possível identificar o público-alvo. Foram levantados dados como: perfil sócio-econômico, idade, envolvimento no momento da compra, posicionamento da marca, palavras-chave que caracterizam o produto, frequência de consumo e outros fatores que auxiliaram no desenvolvimento de peças gráficas. 4. Concorrentes: Os concorrentes foram separados entre diretos, indiretos e substitutos de acordo com o modelo de Porter (2004). Após essa segregação foram feitas análises de estratégias de comunicação com base nas promoções das marcas, assim como pesquisa no ambiente digital (estratégia de SEO utilizado e conteúdo publicado). Os concorrentes também foram analisados a partir do público consumidor através do questionário aplicado pela agência Mint que auxiliou na confirmação das principais forças destas marcas levantadas pela análise da agência. 5 Plano de Comunicação e Definição das Mídias: Após a coleta de todos os dados previamente citados foi desenvolvido um Plano de Comunicação organizado em fases para otimizar o investimento de mídia e o entendimento das táticas. A proposta do planejamento gira em torno da criação de um benefício emocional atrelado ao produto através de ações de marketing de conteúdo e de storytelling. Já a distribuição da verba de R$1.000.000,00 dentre as diversas mídias foi planejada para abordar o público fragmentado em todos os meios relevantes, como orienta Jenkins (2009), seguindo a premissa do conceito criativo e usando mídias tradicionais e não tradicionais. 6 Criação das peças gráficas: As peças foram desenvolvidas seguindo as cores da marca (azul e vermelho) misturando técnicas tradicionais da publicidade - como o uso do modelo  saia e blusa - e tendências crescentes no mercado para dialogar com a proposta do conceito criativo. Todas as peças seguiram o guideline estabelecido pela agência e foram desenvolvidas para que se distanciassem do lugar comum sem perder as características do setor. 7 Conteúdo: As peças desenvolvidas para a campanha seguiram a lógica da Teoria da Cauda Longa (ANDERSON, 2006) que defende o foco do mercado de nichos ao invés do de massa. Sendo assim todas as peças ganharam variações para se adequar à cultura popular de cada nicho específico identificado através de pesquisas dentro do perfil dos targets. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">1. Conceito Criativo:  Tudo que é bom volta . Nos últimos anos foi possível presenciar a glorificação da cultura pop dos anos 50 a 2000 com o retorno de fashions statements, brinquedos, influências musicais, reboots de clássicos do cinema e ícone de diversos outros nichos. Para aproveitar o search orgânico por esse conteúdo a campanha usará destes ícones para apresentar a Todeschini com a qualidade de antigamente e a relevância na atualidade. Sendo assim mantém-se a definição de tradição fortemente ligada à marca ao mesmo tempo que acrescenta-se o conceito de atualidades para o relançamento. Aproveita-se, também, do valor emocional que a simples menção de referências da cultura pop ressalta no target primário e da curiosidade que atrai o target secundário. 2. Estratégia de Comunicação: A geração de conteúdo ligado à marca tem se mostrado uma maneira efetiva de se destacar frente a concorrentes de forma memorável. Sendo assim a estratégia de campanha proposta utiliza Marketing de Conteúdo, definido por Joe Pulizzi como  um processo de marketing e de negócios para a criação e distribuição de conteúdo valioso e convincente para atrair, conquistar e envolver um público-alvo claramente definido e compreendido - com objetivo de gerar uma ação lucrativa do cliente (PULIZZI, 2016, p. 5). O intuito desta estratégia é aumentar o reconhecimento da Todeschini e associá-la a um ícone cultural a fim de criar laços com os consumidores para que a essência da marca seja lembrada no momento da decisão de compra. Também será utilizado a técnica de storytelling, que, consiste em  uma ferramenta de comunicação estruturada em uma sequência de acontecimentos que apelam a nossos sentidos e emoções (NÚÑEZ, 2007 apud XAVIER, 2015, p.12), com peças no formato de copy criativo para a conceitualização da campanha. 2.1 Como funciona: A grande quantidade de informação publicitária diariamente disponibilizada em todos os meios dificulta que a simples mensagem tradicional impacte o público pretendido da mesma forma que fazia antigamente (JENKINS, 2009). Sendo assim, Kotler (2017) aponta três grandes esferas sob as quais a comunicação moderna deve atuar a fim de transmitir a mensagem efetivamente. De acordo com o Professor o público recebe incentivo dos veículos de mídia, da recomendação e aceitação da marca por pessoas de seu círculo social e da memória que possui sobre o produto. Sendo assim: a divulgação para o trade através de mídias irá gerar confiabilidade e desencadear recomendações; o impacto das mídias sobre o target primário irá ativar a memória pessoal através da nostalgia; o conteúdo produzido com a memória gerada aumentará a aceitação social e desencadeará em recomendações. 2.2 Fases: A campanha será dividida em três fases efetivas e um período de preparação, com duração total de 9 meses. O período inicial entrará em vigor em Outubro de 2017 e contará com a criação de uma base online para a marca Todeschini (Facebook, Youtube e Spotify) visto que as pesquisas realizadas pela agência apontam que a marca atualmente não possui nenhuma presença online, diferente de seus principais concorrentes. Também será solicitado para a empresa Selmi a inclusão da marca no site oficial, junto aos nomes Gallo e Renata. Neste período também ocorrerá a criação de um hotsite para a campanha que aumentará a veiculação de conteúdo e expandirá a experiência que os consumidores terão com a mensagem. A primeira fase efetiva terá início em Novembro de 2017 e duração contínua ao decorrer da campanha. O principal objetivo desta etapa é o estabelecimento de um bom relacionamento com o setor de trade. Pelo fato da Selmi ser uma empresa reconhecida no mercado pela sua qualidade e estabilidade, o primeiro momento desta fase irá servir para associar a Todeschini à empresa. Assim a marca recém licenciada poderá tirar proveito desta reputação e, consequentemente, ter melhor imagem frente aos comerciantes. O segundo momento trará informações sobre as ações de valorização sendo realizadas em torno da marca com intuito de mostrar o comprometimento com este novo período de vendas. A fase englobará anúncios em revistas especializadas, criação de material para auxílio de venda, participação em feiras/congressos, uso de marketing direto (email marketing e mala direta) através de ações de CRM (Customer Relationship Management). Em Fevereiro de 2018 têm-se o início da segunda fase da campanha com duração total de três meses. Neste momento serão veiculadas mensagens com intuito de criar e fortalecer a imagem da Todeschini como um clássico cultural. Sendo esta a maneira de expor a rica história que a marca centenária carrega consigo de forma interessante para que o público possa reconhecer e apreciar seu valor. A fase contará com anúncios em revistas, televisão, rádios, mídia externa (frontlight e mobiliário urbano) para espalhar e fixar a mensagem da campanha; patrocínio em cinema e veiculação de um hotsite temático para criar associação com conteúdos diversos; ações no ponto de venda para incentivar a decisão de compra e para aumentar a visibilidade da marca. Tem-se o uso de diversas mídias a fim de atingir de forma marcante e efetiva os targets da campanha que encontram-se dispersos nos diversos canais. A terceira e última fase, com duração de três meses (Maio, Junho e Julho de 2018) servirá como sustentação para a aumentar a vida útil da campanha. Este momento gira em torno do retorno das balas de ovos da marca Todeschini, que foram ressaltadas na pesquisa realizada pela agência. O propósito deste retorno é incentivar a compra dos produtos da marca através de benefício atribuído: às balas. Sendo assim no primeiro mês será realizada uma promoção com brindes, para impulsionar as vendas, que será sustentada por materiais no ponto de venda, pelas redes sociais e por outdoors. Além disso será efetuada uma ação diferenciada em cinema com a distribuição das balas como brindes na compra de refrigerantes na rede Cinemark. Todas as ações se baseiam no princípio da nostalgia a fim de reforçar a memória da marca no target primário e fortalecer o posicionamento da Todeschini como um clássico ao mesmo tempo que incentiva o consumo do produto. Como sugestão ao marketing a agência de comunicação Mint recomenda a inserção das balas de ovos produzidas antigamente pela marca Todeschini no catálogo de vendas como uma edição limitada comemorativa e posteriormente, se a ação se mostrar lucrativa, o retorno definitivo do produto às prateleiras. 3 Estratégia de Mídia: Através de pesquisas foi possível concluir que as mídias mais consumidas pelos públicos, logo escolhidas para a campanha, são: rádio, tv, revista, ações no pdv e o uso da internet (facebook, instagram, spotify youtube e site próprio da marca.) A campanha contará com três fases que irão se sobrepor conforme cada período. A primeira fase terá duração de dois meses com o objetivo de fazer a divulgação para o trade sobre as novidades da marca, utilizando também a assessoria de imprensa. Durante o mês de Janeiro ocorrerá um break na campanha, pois este mês é o período de férias, então o lançamento da campanha ocorrerá em Fevereiro, com a volta das férias. Já a segunda fase terá duração de três meses nos quais ocorrerá o lançamento da campanha  Tudo que é bom volta . A terceira e última fase servirá de manutenção da campanha com o intuito de aumentar a fidelização da marca. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">Através de pesquisas e dados coletados ao longo do trabalho, a Agência Mint desenvolveu uma campanha para relançar a marca Todeschini alimentos no mercado, a proposta de planejamento criada utiliza um benefício emocional que é atrelado ao produto através de ações de marketing de conteúdo e de storytelling. Concluímos, através de pesquisas, que as pessoas possuem um elo nostálgico com a marca, em função disso as ações se baseiam no princípio da nostalgia, a fim de reforçar a memória da marca, tanto no target primário como secundário, fortalecendo o posicionamento da Todeschini como um clássico ao mesmo tempo que incentivando o consumo do produto, as mensagens veiculadas ao longo da campanha tem o propósito de criar e fortalecer a imagem da Todeschini como um clássico cultural. Esta foi a campanha que a agência Mint desenvolveu para expor a rica história que a marca centenária carrega consigo.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">ABIMAPI. Conheça o setor da indústria que não sente a crise. Disponível em <https://www.abimapi.com.br/noticias-detalhe.php?i=MTkwMg>. Acesso em: 15 de julho de 2017. <br><br>ANDERSON, C. A Cauda Longa: the long tail. Rio de Janeiro: Ed. Elsevier, 2006.<br><br>JENKINS, H. Cultura da Convergência. São Paulo: Ed. Aleph, 2009.<br><br>KOTLER, P.; KARTAJAYA, H.; SETIAWAN, I. Marketing 4.0: do tradicional ao digital. Rio de Janeiro: Ed. Sextante, 2017.<br><br>PORTER, M. E. Estratégia Competitiva: técnicas para análise de indústrias e da concorrência. Rio de Janeiro: Ed. Campus, 2004.<br><br>PULIZZI, J. Marketing de Conteúdo Épico: como contar uma história diferente, destacar-se na multidão e conquistar mais clientes com menos marketing. São Paulo: Ed. DVS Editora, 2016. <br><br>SOUZA, L.; POLIDORIO, G. O Poder da Nostalgia no Processo de Conquista de Clientes. In: ETIC (Encontro de Iniciação Científica) das Faculdades Integradas Antônio Eufrásio de Toledo, 2013, São Paulo.<br><br>XAVIER, A. Storytelling: histórias que deixam marcas. Rio de Janeiro: Ed. Best Business, 2017. <br><br> </td></tr></table></body></html>