INSCRIÇÃO: | 01081 |
CATEGORIA: | CA |
MODALIDADE: | CA07 |
TÍTULO: | Asas Cortadas: Uma reflexão sobre o aprisionamento de pequenas aves |
AUTORES: | Raisa Toledo Baptista (Universidade Federal do Paraná); Valquíria Michela John (Universidade Federal do Paraná) |
PALAVRAS-CHAVE: | Fotografia, Aprisionamento, Liberdade, Natureza, |
RESUMO | |
A realização de uma pauta de natureza foi proposta para os alunos da disciplina de Fotojornalismo da Universidade Federal do Paraná (UFPR). A disciplina é obrigatória para estudantes de Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, e aborda diversos aspectos do desenvolvimento do fotojornalismo e da fotografia como imprensa. Utilizando-se de conceitos e teoria da fotografia de natureza e de princípios básicos de fotografia, os estudantes escolheram diferentes pautas e enfoques. O trabalho aqui apresentado tem o objetivo de propor uma reflexão a respeito do aprisionamento de pássaros em gaiolas, hábito antigo e recorrente. Paralelo, propõe a imagem em relação com o texto, de modo a explorar o diálogo de diferentes poéticas visuais. | |
INTRODUÇÃO | |
As imagens de fotojornalismo de natureza foram exercício proposto na disciplina de Fotojornalismo, ministrada pela professora Valquíria Michela John durante o segundo semestre de 2017 para estudantes do 4.º período do curso de Comunicação Social com habilitação em Jornalismo. O objetivo era trabalhar, dentro do tema fotografia de natureza, os conceitos previstos na ementa da disciplina, tais como o aprendizado de linguagens fotográficas; adequação da fotografia à pauta e às diferentes mídias usadas pelo jornalismo; o exercício de técnicas de edição; elaboração de pautas e abordagem fotográfica. 倀愀爀愀 攀砀攀爀挀椀琀愀爀 愀 攀氀愀戀漀爀愀漀 搀攀 瀀愀甀琀愀猀 攀 愀猀 琀挀渀椀挀愀猀 搀攀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀 搀攀 渀愀琀甀爀攀稀愀Ⰰ 漀猀 愀氀甀渀漀猀 瀀漀搀椀愀洀 攀猀挀漀氀栀攀爀 氀椀瘀爀攀洀攀渀琀攀 甀洀 琀攀洀愀 搀攀 猀攀甀 椀渀琀攀爀攀猀猀攀⸀ 倀漀搀攀爀椀愀洀 猀攀爀 挀漀渀琀攀洀瀀氀愀搀愀猀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀 搀攀 瀀愀椀猀愀最攀洀Ⰰ 搀攀 渀愀琀甀爀攀稀愀 猀攀氀瘀愀最攀洀 攀 搀攀 愀渀椀洀愀椀猀 氀椀瘀爀攀猀 漀甀 攀洀 挀愀琀椀瘀攀椀爀漀⸀ 䄀猀 昀漀琀漀猀 搀攀瘀攀爀椀愀洀 猀攀爀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀愀猀 猀攀瀀愀爀愀搀愀洀攀渀琀攀 攀 琀愀洀戀洀 攀洀 甀洀 愀爀焀甀椀瘀漀 挀漀洀 愀猀 爀攀猀瀀攀挀琀椀瘀愀猀 氀攀最攀渀搀愀猀 攀 甀洀 琀攀砀琀漀 搀攀 樀甀猀琀椀昀椀挀愀琀椀瘀愀 搀愀 攀猀挀漀氀栀愀 搀愀 瀀愀甀琀愀⸀ 一漀 挀愀猀漀 搀攀猀琀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀Ⰰ 漀 琀攀砀琀漀 搀攀 樀甀猀琀椀昀椀挀愀琀椀瘀愀 甀洀 瀀攀焀甀攀渀漀 洀愀渀椀昀攀猀琀漀 挀漀渀琀爀愀 漀 愀瀀爀椀猀椀漀渀愀洀攀渀琀漀 搀攀 愀瘀攀猀 攀洀 最愀椀漀氀愀猀 瀀愀爀愀 挀漀洀瀀愀渀栀椀愀 漀甀 攀渀琀爀攀琀攀渀椀洀攀渀琀漀⸀ O tema é uma maneira de exercer uma das responsabilidades do jornalismo, e, por extensão, do fotojornalismo, que é de questionar situações e comportamentos existentes na sociedade, assim como provocar impressões estéticas. Depois da década de 1920, quando a atividade venceu o caráter secundário que tinha na imprensa, o fotojornalismo se tornou ferramenta de crítica social, e esse enfoque pode ser também trazido à fotografia de natureza, em suas múltiplas poéticas.㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀搀㘀㈀愀 㠀∀㸀㰀戀㸀伀䈀䨀䔀吀䤀嘀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀 O objetivo do exercício foi criar um cenário de reflexão no imaginário de quem contempla as fotos, sem perder de foco a intenção de provocar uma experiência estética. A escolha foi usar pássaros em suas gaiolas para contar a história que remonta centenas de anos atrás, ainda é muito presente hoje em dia e passa atualmente pelo tráfico de animais silvestres, considerado crime desde 1967. Duas das cinco aves fotografadas são de espécies abundantemente visadas pelo tráfico: trinca-ferro e coleirinha.䄀 瀀愀甀琀愀 昀漀椀 琀愀洀戀洀 甀洀愀 洀愀渀攀椀爀愀 搀攀 愀瀀爀椀洀漀爀愀爀 愀猀 琀挀渀椀挀愀猀 昀漀琀漀最爀昀椀挀愀猀 攀砀椀最椀搀愀猀 瀀愀爀愀 愀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀 搀攀 愀渀椀洀愀椀猀 焀甀攀 猀攀 洀漀瘀椀洀攀渀琀愀洀 爀愀瀀椀搀愀洀攀渀琀攀Ⰰ 愀猀猀椀洀 挀漀洀漀 甀洀 搀攀猀愀昀椀漀 瀀愀爀愀 愀 渀漀 爀攀瀀攀琀椀漀 搀攀 攀渀焀甀愀搀爀愀洀攀渀琀漀Ⰰ 昀漀挀漀Ⰰ 渀最甀氀漀 攀 瀀爀漀瀀漀爀攀猀 攀洀 昀漀琀漀猀 焀甀攀 琀洀 甀洀 琀攀洀愀 挀漀洀甀洀⸀ 䘀椀渀愀氀洀攀渀琀攀Ⰰ 攀渀琀爀攀 漀猀 漀戀樀攀琀椀瘀漀猀 挀漀渀猀琀愀 漀 挀漀渀琀愀琀漀 挀漀洀 漀猀 爀攀猀瀀漀渀猀瘀攀椀猀 瀀攀氀漀猀 愀渀椀洀愀椀猀 攀 愀 漀戀猀攀爀瘀愀漀 搀愀 爀攀氀愀漀 攀猀琀愀戀攀氀攀挀椀搀愀 攀渀琀爀攀 攀氀攀猀 攀 猀攀甀猀 瀀猀猀愀爀漀猀⸀ | |
JUSTIFICATIVA | |
A ideia teve como inspiração o livro Arquitetura do medo, com fotografias de André Gardenberg. A obra é uma compilação de fotos da exposição do fotógrafo soteropolitano na Pinacoteca de São Paulo, que tem como fio condutor o encarceramento da sociedade dentro de suas próprias casas, prédios e cidades, fruto do medo da violência urbana. Todas as fotos do livro mostram grades, de diversos tipos e formatos, retratando a transformação estética passada pelas cidades em busca de proteção (Ferraz, 2006). No caso dos pássaros engaiolados, as grades compõem parte crucial da narrativa, sendo o principal fator que diferencia as fotos de uma pauta realizada na natureza. 䄀 愀爀琀攀 瀀漀搀攀 猀攀爀 甀琀椀氀椀稀愀搀愀 挀漀洀漀 昀漀爀洀愀 搀攀 瀀爀漀瘀漀挀愀爀Ⰰ 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀愀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀 攀猀琀琀椀挀愀 搀攀猀瀀攀爀琀愀搀愀 渀漀猀 椀渀琀攀爀氀漀挀甀琀漀爀攀猀Ⰰ 攀昀攀椀琀漀猀 搀攀 猀椀最渀椀昀椀挀愀漀 ⠀䜀唀䴀䈀刀䔀䌀䠀吀Ⰰ ㈀ 㘀⤀⸀ 䄀猀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀猀 攀猀琀琀椀挀愀猀 猀漀 瀀愀爀琀攀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀 搀漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 挀漀洀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀Ⰰ 攀 琀愀洀戀洀 渀漀 昀漀琀漀樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀⸀ 䄀 愀瀀爀漀砀椀洀愀漀 搀愀猀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀猀 攀猀琀琀椀挀愀猀 搀漀 挀漀琀椀搀椀愀渀漀 甀洀愀 昀漀爀洀愀 搀攀 瀀爀漀洀漀瘀攀爀 甀洀愀 爀攀氀愀漀 瀀爀砀椀洀愀 攀渀琀爀攀 瀀切戀氀椀挀漀 攀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀⸀ O fotojornalismo desempenha o papel de intermediação da construção da realidade, por meio da visão de mundo que apresenta, posteriormente, reinterpretada pelo espectador. A ambição do fotojornalista é ser testemunha dos eventos e possibilitar, com suas imagens, que outras pessoas o sejam. Na fotografia de natureza, isso se dá por três principais elementos: o bom enquadramento, elementos surpresa e uma edição final leve. 吀漀搀漀猀 攀猀猀攀猀 愀猀瀀攀挀琀漀猀 昀漀爀愀洀 琀爀愀戀愀氀栀愀搀漀猀 渀愀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀 搀攀 䘀漀琀漀樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀Ⰰ 搀攀 昀漀爀洀愀 焀甀攀 愀 爀攀愀氀椀稀愀漀 搀攀猀琀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀 昀漀椀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀 瀀愀爀愀 愀 愀瀀氀椀挀愀漀 搀漀猀 挀漀渀挀攀椀琀漀猀 愀瀀爀攀渀搀椀搀漀猀 攀洀 猀愀氀愀Ⰰ 焀甀攀 瘀漀 搀攀 攀渀挀漀渀琀爀漀 愀漀 瀀爀漀最爀愀洀愀 攀猀琀愀戀攀氀攀挀椀搀漀 渀愀 攀洀攀渀琀愀⸀ A escolha de fotografar pássaros em gaiolas teve ainda relação com o princípio da emoção: para Lewis Blackwell, presidente do júri do concurso Wildlife Photographer of the Year 2015, organizado pelo Museu de História Natural de Londres, a aproximação com o animal é importante, uma vez que o contato visual é um precedente valorizado pelo ser humano. No caso de animais livres, o uso de equipamentos que dispõem de zoom de melhor qualidade se faz necessário, pois não é possível se aproximar fisicamente.㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀搀㘀㈀愀 㠀∀㸀㰀戀㸀䴀준吀伀䐀伀匀 䔀 吀준䌀一䤀䌀䄀匀 唀吀䤀䰀䤀娀䄀䐀伀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀倀愀爀愀 愀 爀攀愀氀椀稀愀漀 搀愀猀 昀漀琀漀猀 昀漀椀 甀琀椀氀椀稀愀搀愀 甀洀愀 挀洀攀爀愀 䌀愀渀漀渀 吀㌀Ⰰ 挀漀洀 氀攀渀琀攀 㠀ⴀ㔀㔀 洀洀⸀ 䄀猀 椀洀愀最攀渀猀 渀漀 瀀愀猀猀愀爀愀洀 瀀漀爀 瀀猀ⴀ瀀爀漀搀甀漀 漀甀 攀搀椀漀 搀攀 焀甀愀氀焀甀攀爀 琀椀瀀漀⸀ 䔀猀猀愀 攀猀挀漀氀栀愀 猀攀 搀攀甀 搀攀 昀漀爀洀愀 洀攀琀愀昀爀椀挀愀Ⰰ 挀漀洀 漀 椀渀琀甀椀琀漀 搀攀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀爀 漀 焀甀攀 昀漀椀 挀愀瀀琀愀搀漀 瀀攀氀愀猀 氀攀渀琀攀猀 搀攀 昀漀爀洀愀 挀爀甀愀Ⰰ 漀 洀愀椀猀 瀀爀砀椀洀漀 瀀漀猀猀瘀攀氀 搀愀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀⸀ Os pássaros fotografados pertencem a pessoas que os mantêm em gaiolas ao alcance dos olhos de quem passa na rua, em diferentes localidades da cidade de Curitiba. Quando abordadas, elas se mostraram abertas a permitir que seus animais fossem clicados. Foram feitas algumas perguntas sobre os animais. No geral, o motivo apontado pelos criadores para terem adquirido o pássaro era sua beleza física ou seu canto. Nenhum dos animais recebeu um nome. Inicialmente, a intenção era que a legenda das fotos fosse produzida com base nas informações fornecidas pelas pessoas nas conversas iniciais: qual o nome do pássaro, se tinha hábitos peculiares, o que chamava atenção em sua personalidade. Sem esses dados, que a maioria dos criadores não soube fornecer, as legendas foram voltadas a características da espécie do animal ou informações sobre o confinamento de aves em geral.䔀洀 爀攀氀愀漀 琀挀渀椀挀愀Ⰰ 愀猀 昀漀琀漀猀 挀漀渀琀愀洀 挀漀洀 愀猀瀀攀挀琀漀猀 瀀爀瀀爀椀漀猀 搀漀 昀漀琀漀樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 搀攀 渀愀琀甀爀攀稀愀 渀漀 焀甀攀 搀椀稀 爀攀猀瀀攀椀琀漀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀漀 搀攀 昀攀渀洀攀渀漀猀 攀 愀最攀渀琀攀猀 渀愀琀甀爀愀椀猀⸀ 䔀洀 甀洀愀 搀愀猀 昀漀琀漀猀Ⰰ 攀猀琀漀 瀀爀攀猀攀渀琀攀猀 搀攀琀愀氀栀攀猀 搀攀 挀漀渀琀爀愀氀甀稀 焀甀攀 爀攀昀漀爀愀洀 漀 猀攀渀琀椀洀攀渀琀漀 搀攀 攀渀挀愀爀挀攀爀愀洀攀渀琀漀 搀漀 愀渀椀洀愀氀⸀ 吀愀洀戀洀 琀爀愀戀愀氀栀愀搀愀 愀 瀀攀爀猀瀀攀挀琀椀瘀愀 搀攀 搀椀猀琀渀挀椀愀Ⰰ 挀漀洀 瀀爀漀昀甀渀搀椀搀愀搀攀 搀攀 挀愀洀瀀漀 焀甀攀 爀攀昀氀攀琀攀 愀 愀甀猀渀挀椀愀 搀攀 攀猀瀀愀漀 搀漀 挀愀琀椀瘀攀椀爀漀⸀ 匀漀 愀琀攀渀搀椀搀漀猀 漀猀 爀攀焀甀椀猀椀琀漀猀 搀攀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀 洀愀挀爀漀 攀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀 搀愀 瘀椀搀愀 猀攀氀瘀愀最攀洀Ⰰ 猀甀戀最渀攀爀漀猀 搀愀 洀漀搀愀氀椀搀愀搀攀⸀ 䄀氀琀愀猀 瘀攀氀漀挀椀搀愀搀攀猀 搀攀 漀戀琀甀爀愀漀 昀漀爀愀洀 甀琀椀氀椀稀愀搀愀猀 瀀愀爀愀 挀愀瀀琀愀爀 漀猀 愀渀椀洀愀椀猀⸀ 䌀漀洀 漀 甀猀漀 搀漀 稀漀漀洀Ⰰ 瀀甀搀攀爀愀洀 猀攀爀 漀戀猀攀爀瘀愀搀漀猀 搀攀琀愀氀栀攀猀 渀愀猀 搀椀猀琀渀挀椀愀猀 爀攀搀甀稀椀搀愀猀 攀渀焀甀愀搀爀愀搀愀猀⸀ A fotografia de animais também teve suas técnicas contempladas, por meio da busca pela captura do estado de espírito e emoção dos pássaros. Foram exercitados o close com borrões em informações secundárias ao que buscava ser retratado na foto e o exagero de proporções, a depender da intenção de cada captura de imagem.㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀搀㘀㈀愀 㠀∀㸀㰀戀㸀䐀䔀匀䌀刀䤀윀쌀伀 䐀伀 倀刀伀䐀唀吀伀 伀唀 倀刀伀䌀䔀匀匀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀 瀀爀漀搀甀琀漀 昀椀渀愀氀 昀漀椀 漀 琀攀砀琀漀ⴀ洀愀渀椀昀攀猀琀漀 猀攀最甀椀搀漀 搀愀猀 昀漀琀漀猀 攀 猀甀愀猀 氀攀最攀渀搀愀猀⸀ 䐀攀 愀挀漀爀搀漀 挀漀洀 搀攀琀攀爀洀椀渀愀攀猀 搀愀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀愀Ⰰ 昀漀爀愀洀 猀攀氀攀挀椀漀渀愀搀愀猀 挀椀渀挀漀 昀漀琀漀猀 瀀愀爀愀 挀漀洀瀀漀爀 愀 瀀愀甀琀愀 攀 挀漀渀琀愀爀 挀漀洀 氀攀最攀渀搀愀猀⸀ 䴀愀椀猀 搀甀愀猀 昀漀爀愀洀 甀琀椀氀椀稀愀搀愀猀 挀漀洀漀 挀愀瀀愀 攀 挀漀渀琀爀愀挀愀瀀愀 搀漀 氀愀礀漀甀琀 攀猀挀漀氀栀椀搀漀 瀀愀爀愀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀爀 漀 琀爀愀戀愀氀栀漀Ⰰ 琀漀琀愀氀椀稀愀渀搀漀 猀攀琀攀 椀洀愀最攀渀猀⸀ 䄀漀 琀漀搀漀Ⰰ 挀椀渀挀漀 瀀猀猀愀爀漀猀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀 昀漀爀愀洀 昀漀琀漀最爀愀昀愀搀漀猀⸀ 䄀猀 椀洀愀最攀渀猀 瀀漀猀猀甀攀洀 攀渀焀甀愀搀爀愀洀攀渀琀漀猀 攀 瀀爀椀渀挀瀀椀漀猀 昀漀琀漀最爀昀椀挀漀猀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀Ⰰ 挀愀搀愀 甀洀愀 戀甀猀挀愀渀搀漀 爀攀琀爀愀琀愀爀 甀洀 愀猀瀀攀挀琀漀 搀漀 愀瀀爀椀猀椀漀渀愀洀攀渀琀漀 搀攀 瀀猀猀愀爀漀猀⸀ 匀漀氀椀搀漀Ⰰ 琀搀椀漀 攀 愀 戀甀猀挀愀 瀀攀氀漀 栀漀爀椀稀漀渀琀攀 昀漀爀愀洀 愀氀最甀渀猀 搀攀氀攀猀Ⰰ 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀漀猀 瀀漀爀 琀挀渀椀挀愀猀 挀漀洀漀 挀漀渀琀爀愀氀甀稀Ⰰ 瀀攀焀甀攀渀愀 瀀爀漀昀甀渀搀椀搀愀搀攀 搀攀 挀愀洀瀀漀 攀 瘀愀爀椀愀漀 搀漀 攀渀焀甀愀搀爀愀洀攀渀琀漀⸀ 一漀 琀攀砀琀漀Ⰰ 琀攀洀ⴀ猀攀 愀 樀甀猀琀椀昀椀挀愀琀椀瘀愀 搀愀 攀猀挀漀氀栀愀 搀漀 琀攀洀愀Ⰰ 焀甀攀 愀戀漀爀搀愀 漀猀 焀甀攀猀椀琀漀猀 猀漀挀椀愀氀Ⰰ 氀攀最愀氀 攀 挀甀氀琀甀爀愀氀 搀愀 挀爀椀愀漀 搀攀 瀀猀猀愀爀漀猀 攀洀 最愀椀漀氀愀猀⸀ | |
CONSIDERAÇÕES | |
O trabalho fotográfico carrega a opinião e as impressões da fotógrafa sobre o tema. Não poderia ser de outra forma, pois ele é, antes de tudo, uma tentativa de construir uma interpretação do fenômeno sem deixar de lado critérios estéticos e de composição de imagem aprendidos em sala de aula. No caso das fotos, as impressões são subjetivas, enquanto no texto e nas legendas a opinião se mostra presente. A produção representou um exercício de fotografia amplo, com a integração de conceitos e conteúdos da ementa da disciplina em que foi realizada, bem como a reflexão sobre o assunto e a busca de mais informações. 䔀砀瀀氀漀爀愀爀 愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀攀 椀洀愀最攀渀猀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀 瀀愀爀愀 愀 昀漀爀洀愀漀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀搀漀爀攀猀Ⰰ 栀愀樀愀 瘀椀猀琀愀 焀甀攀 愀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀 搀攀猀攀洀瀀攀渀栀愀Ⰰ 瀀愀爀愀 洀甀椀琀漀猀 琀攀爀椀挀漀猀Ⰰ 瀀愀瀀攀氀 昀甀渀搀愀洀攀渀琀愀氀 渀愀 挀漀渀猀琀爀甀漀 搀愀 挀漀洀瀀爀攀攀渀猀漀 搀愀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀 洀攀搀椀愀搀愀 漀甀 愀甀砀椀氀椀愀搀愀 瀀攀氀愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀Ⰰ 攀 瀀漀搀攀 挀漀氀漀挀愀爀 攀洀 攀瘀椀搀渀挀椀愀 琀攀洀愀猀 愀渀琀攀猀 椀渀攀砀瀀氀漀爀愀搀漀猀 漀甀 瘀椀猀琀漀猀 愀瀀攀渀愀猀 猀漀戀爀攀 搀攀琀攀爀洀椀渀愀搀愀 琀椀挀愀⸀ | |
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS | |
GARDENBERG, André. Arquitetura do Medo. São Paulo: Ed. Dois Um, 2017. GUMBRECHT, Hans Ulrich. Pequenas crises: experiência estética nos mundos cotidianos. In: Comunicação e experiência estética. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2006. SILVA, Elizabete Cristina Ribeiro. Estudo das aves e o hábito de aprisionar pássaros: uma experiência de ensino contextualizado na cultura local. In: Ciência em Tela, volume 3, número 2. NUTES/UFRJ, 2010.㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䘀䔀刀刀䄀娀Ⰰ 匀⸀ 䴀⸀ 吀⸀ 䄀爀焀甀椀琀攀琀甀爀愀 搀愀 瘀椀漀氀渀挀椀愀㨀 洀漀爀愀爀 挀漀洀 洀攀搀漀 渀愀猀 挀椀搀愀搀攀猀⸀ 儀甀攀洀 琀攀洀 洀攀搀漀 搀攀 焀甀攀 攀 搀攀 焀甀攀洀 渀愀猀 挀椀搀愀搀攀猀 戀爀愀猀椀氀攀椀爀愀猀 挀漀渀琀攀洀瀀漀爀渀攀愀猀㼀 䤀渀㨀 䴀漀渀漀最爀愀昀椀愀猀⸀挀漀洀Ⰰ ㈀ 㘀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䐀䄀嘀䤀䔀匀Ⰰ 䔀氀氀愀⸀ 圀栀愀琀 洀愀欀攀猀 愀 眀椀渀渀椀渀最 眀椀氀搀氀椀昀攀 瀀栀漀琀漀最爀愀瀀栀㼀 䈀䈀䌀⸀ 䰀漀渀搀爀攀猀Ⰰ ㈀ 搀攀 搀攀稀攀洀戀爀漀 搀攀 ㈀ 㔀⸀ 䄀挀攀猀猀愀搀漀 攀洀 搀攀 愀戀爀⸀ 䤀渀㨀 栀琀琀瀀㨀⼀⼀眀眀眀⸀戀戀挀⸀挀漀洀⼀攀愀爀琀栀⼀猀琀漀爀礀⼀㈀ 㔀㈀ⴀ眀栀愀琀ⴀ洀愀欀攀猀ⴀ愀ⴀ最爀攀愀琀ⴀ眀椀氀搀氀椀昀攀ⴀ瀀栀漀琀漀最爀愀瀀栀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀 |