INSCRIÇÃO: 01101
 
CATEGORIA: RT
 
MODALIDADE: RT05
 
TÍTULO: Produção Audiovisual da Videopoesia: De Volta Para o Futuro
 
AUTORES: Elnatan Dolce Silva Marchetto (Universidade Paranaense); Ariane de Amorim Betanim (Universidade Paranaense); Ana Lúcia Ribas (Universidade Paranaense); Jordana Soares de Oliveira (Universidade Paranaense); Emerson Francisco dos Santos (Universidade Paranaense); Maylon Freitas Silva (Universidade Paranaense)
 
PALAVRAS-CHAVE: Comunicação Social, Audiovisual, Videopoesia, ,
 
RESUMO
Este trabalho tem como objetivo apresentar a produção da videopoesia "De Volta Para o Futuro", de Fábio Brazza, uma das integrantes do Projeto Com.partilhe Poesia, que mantém há três anos um canal no homônimo no youtube e foi desenvolvida pelos acadêmicos do terceiro ano do curso de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda da UNIPAR - Universidade Paranaense, como trabalho prático para a disciplina de Criação Publicitária em RTV, no intuito de participar na categoria de Produção Audiovisual para Mídias Digitais.
 
INTRODUÇÃO
Na matéria de Criação em RTV, ministrada pela professora Ana Ribas no terceiro ano do curso de Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, uma das propostas de trabalho prático foi a criação de videopoesias seguindo as seguintes etapas. Primeiro a produção de áudio para veiculação em interprograma de rádio e posteriormente, a escolha das melhores interpretações para serem transformadas em vídeo para alimentar o canal que o projeto possui no YouTube. Posteriormente os trabalhos desenvolvidos foram apresentados e premiados no evento Jornada do Audiovisual do Curso de Publicidade e Propaganda da UNIPAR. Este trabalho foi eleito a melhor videopoesia na categoria popular e pela escolha do júri.
 
OBJETIVO
Este trabalho tem como objetivo apresentar o paper da Produção Audiovisual desenvolvida em trabalho acadêmico "De Volta Para o Futuro" em forma de videopoesia, desenvolvida na matéria de Criação em RTV, matéria cursada no segundo ano do curso de Publicidade e Propaganda da UNIPAR - Universidade Paranaense, discutindo sua importância como projeto para o desenvolvimento de competências e habilidades aos acadêmicos na produção audiovisual do curso de Publicidade e Propaganda da UNIPAR - Universidade Paranaense.
 
JUSTIFICATIVA
Ao apresentar a produção da videopoesia "De Volta Para o Futuro" (2017) como forma de apresentação audiovisual para Mídias Digitais, com base na música "De Volta para ao Futuro" (2016) do cantor e poeta Fábio Brazza, o trabalho destaca a importância do contato que os alunos tiveram com a poesia de diversos autores durante o processo de seleção da poesia que seria produzida, assim posteriormente divulgando-a para a sociedade, possibilitando por meio da internet ficar disponível para todo o globo terrestre. Santaella (2010) diz que qualquer signo pode atravessar oceanos, continentes, hemisférios, assim conectando qualquer pessoas através de uma mesma rede de transmissão e acesso, o ciberespaço. Segundo Carrascoza (2003) a publicidade e a poesia é construída através de um procedimento semelhante que envolve tanto as ideias quanto as palavras, chamando esse processo de "associação". Através dessa associação, este trabalho justifica-se em uma experiência nova de trabalho acadêmico por meio da matéria de Criação em RTV, onde mesclamos a poesia com a publicidade através de mídias digitais. Os alunos envolvidos na produção da videopoesia já tinham passado por experiências em produções audiovisuais no ano de 2016, na matéria de Linguagem de Som e Imagem (TV, Vídeo e Cinema), porém com foco em produções para cinema, em uma linguagem diferente a que foi proposta neste trabalho. Foi de suma importância para o crescimento profissional conhecer novos meios de edição e também de captação de imagem.
 
MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS
A primeira etapa para a produção foi roteirizar o áudio da poesia, este dividido em uma tabela que divide os elementos sonoros com os elementos textuais, inserindo referências de áudio com base nas citações da letra da poesia, em sequência a gravação e edição em laboratório de áudio, localizado na Rádio Universitária Paranaense, onde foram utilizados dois programas de edição de áudio: Sound Forge, que é utilizado para tratamento profissional de áudio, e o Samplitutude, que é utilizado para masterização e surround. A segunda etapa foi o brainstorm com o grupo para definir como seria a parte visual da poesia, com base no que o áudio transmitia, assim unindo a comunicação entre áudio e vídeo, aqui foi definido alguns aspectos visuais do vídeo, como a predominação da cor preta e vermelha, uma combinação de cor apta a transmitir perigo, segundo Heller (2014) . A terceira e última etapa foi a produção, gravação e edição do material visual, levando o trabalho até o resultado final, para a edição do vídeo foi utilizada a ferramenta Final Cut Pro. O envelhecimento do personagem principal foi realizado pela técnica de maquiagem Old Makeup de Renata Monteiro.
 
DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO
O poema retrata o sonho de uma rapaz, onde ele viajou no tempo até meados dos anos 3000, e durante a narrativa ele retrata a experiência vivida na viagem no tempo, ódio, destruição, pessoas alienadas e vários acontecimentos que nos fazem refletir que aquilo é apenas o que já acontece e o que o mundo se encaminha a acontecer, trazer no fim uma reflexão sobre se o que teria acontecido com ele fosse apenas um sonho ou uma verdadeira viagem pelo tempo.਀伀 瘀搀攀漀 ⠀搀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀 愀渀攀砀漀⤀ 挀漀洀攀愀 挀漀洀 漀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀洀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀Ⰰ 氀攀瘀愀渀琀愀渀搀漀 搀愀 挀愀洀愀 攀 爀攀氀愀琀愀渀搀漀 漀 猀攀甀 猀漀渀栀漀Ⰰ 渀攀猀猀攀 洀漀洀攀渀琀漀 琀甀搀漀 猀攀 琀爀愀渀猀昀漀爀洀愀 攀洀 甀洀 昀甀渀搀漀 攀猀挀甀爀漀Ⰰ 漀渀搀攀 漀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀洀 渀愀爀爀愀搀漀爀 愀氀琀攀爀渀愀 攀渀琀爀攀 愀 樀甀瘀攀渀琀甀搀攀 攀 愀 瘀攀氀栀椀挀攀 愀漀 挀漀渀琀愀爀 漀 焀甀攀 瘀椀甀 攀洀 猀攀甀 猀漀渀栀漀⸀ 䔀洀 洀漀洀攀渀琀漀猀 洀愀椀猀 琀攀渀猀漀猀 搀愀 栀椀猀琀爀椀愀 愀瀀愀爀攀挀攀 昀氀愀猀栀攀猀 搀攀 甀洀 瀀攀猀猀漀愀 焀甀攀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀 漀 洀愀氀⸀ 䄀漀 琀攀爀洀椀渀愀爀 漀 爀攀氀愀琀漀Ⰰ 愀 挀攀渀愀 瘀漀氀琀愀 愀漀 焀甀愀爀琀漀 漀渀搀攀 琀甀搀漀 挀漀洀攀漀甀Ⰰ 搀愀渀搀漀 愀 椀搀攀椀愀 搀攀 焀甀攀 昀漀椀 琀甀搀漀 愀瀀攀渀愀猀 甀洀 猀漀渀栀漀Ⰰ 洀愀猀 搀攀椀砀愀渀搀漀 甀洀 愀爀 搀攀 搀切瘀椀搀愀 猀攀 渀漀 昀漀椀 甀洀愀 瘀椀愀最攀洀 愀琀爀愀瘀猀 搀漀 琀攀洀瀀漀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀搀㘀㈀愀 㠀∀㸀㰀戀㸀䌀伀一匀䤀䐀䔀刀䄀윀픀䔀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀 倀爀漀搀甀漀 愀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀氀 甀琀椀氀椀稀愀 愀猀 昀攀爀爀愀洀攀渀琀愀猀 攀猀琀甀搀愀搀愀猀 攀 愀瀀氀椀挀愀搀愀猀 渀愀 洀愀琀爀椀愀 搀攀 䌀爀椀愀漀 攀洀 刀吀嘀Ⰰ 挀甀爀猀愀搀漀 渀漀 猀攀最甀渀搀漀 愀渀漀 搀漀 挀甀爀猀漀 搀攀 倀甀戀氀椀挀椀搀愀搀攀 攀 倀爀漀瀀愀爀愀最愀渀搀愀 搀愀 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 倀愀爀愀渀愀攀渀猀攀Ⰰ 攀猀琀椀洀甀氀愀渀搀漀 焀甀攀 猀攀 瀀爀愀琀椀焀甀攀 愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀Ⰰ 挀爀椀愀琀椀瘀椀搀愀搀攀 攀 瀀爀漀搀甀琀椀瘀椀搀愀搀攀 渀愀 瀀爀漀搀甀漀Ⰰ 攀 愀挀椀洀愀 搀攀 琀甀搀漀  甀洀愀 琀椀洀愀 昀漀爀洀愀 瀀爀琀椀挀愀 攀洀 挀漀渀栀攀挀攀爀Ⰰ 猀攀 愀瀀爀漀昀甀渀搀愀爀 攀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀攀爀 漀猀 昀甀渀搀愀洀攀渀琀漀猀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀漀猀 攀洀 猀愀氀愀 搀攀 愀甀氀愀⸀ Com esta atividade, pode se estudar o desenvolvimento de todas as etapas de uma produção audiovisual para mídias digitais. ਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀搀㘀㈀愀 㠀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀䌀䄀刀刀䄀匀䌀伀娀䄀Ⰰ 䨀漀漀 䄀渀稀愀渀攀氀氀漀⸀ 刀攀搀愀漀 倀甀戀氀椀挀椀琀爀椀愀㨀 䔀猀琀甀搀漀猀 匀漀戀爀攀 愀 刀攀琀爀椀挀愀 搀漀 䌀漀渀猀甀洀漀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䘀甀琀甀爀愀Ⰰ ㈀  ㌀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䠀䔀䰀䰀䔀刀Ⰰ 䔀瘀愀⸀ 䄀 倀猀椀挀漀氀漀最椀愀 䐀愀猀 䌀漀爀攀猀㨀 䌀漀洀漀 䄀猀 䌀漀爀攀猀 䄀昀攀琀愀洀 愀 䔀洀漀漀 攀 愀 刀愀稀漀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䜀最Ⰰ ㈀ ㄀㌀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀匀䄀一吀䄀䔀䰀䰀䄀Ⰰ 䰀甀挀椀愀⸀ 䌀甀氀琀甀爀愀猀 攀 䄀爀琀攀猀 搀漀 倀猀ⴀ栀甀洀愀渀漀㨀 䐀愀 䌀甀氀琀甀爀愀 搀愀猀 䴀搀椀愀猀 쀀 䌀椀戀攀爀挀甀氀琀甀爀愀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 倀愀甀氀甀猀Ⰰ ㈀  ㌀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀