ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XIX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #d62a08"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;01110</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PP</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PP02</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Confeitaria Vício Doce: ação de promoção de vendas</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Isabella Kayser Rollsing (Centro Universitário Ritter dos Reis); Paula Triches (Centro Universitário Ritter dos Reis); Camila Pereira Morales (Centro Universitário Ritter dos Reis)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;campanha promocional, confeitaria, concurso, ações , vendas</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Para tentar introduzir a Confeitaria Vício Doce cada vez mais nas mídias sociais e conseguir cada vez interação com seus cliente e a conquista de novos foi realiza a campanha promocional Masterchef Vício Doce, visando atrair esses clientes para envolver-se mais com a confeitaria e talvez assim conseguir fidelizar cada vez mais clientes. A partir das ações realizadas, o consumidor poderá contribuir com a confeitaria ao mesmo tempo em que a mesma oferece uma promoção com prêmios. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A Confeitaria Vício Doce, atua no ramo alimentício, e teve seu início no dia 21 de Julho de 1991 em um pequeno estabelecimento no bairro Floresta na cidade de Porto Alegre. Seu principal público são os idosos, mas adultos (com faixa etária a cima dos 25 anos) também frequentam muito a confeitaria, principalmente os que trabalham na redondeza e os que já tinham uma familiaridade com a empresa. A missão da empresa é não apenas alimentar as pessoas, mas estar presentes em seus momentos bons e mais felizes. E seus valores são a qualidade dos seus produtos e a proximidade com os clientes que são os que ele mais prezam na empresa. Para analisar o mercado da confeitaria, realizamos três pesquisas, uma para analisar as tendências, uma para analisar os concorrentes e uma survey com os consumidores  formando assim uma Swot, com as ameaças, as oportunidades, as forças e as fraquezas da empresa-. Após fazer a análise do mercado sugerimos como ações para a empresa a renovação do site e a atualização e renovação das redes sociais, para que assim pudéssemos realizar o objetivo da pesquisa: a campanha promocional. A campanha promocional tem como meta fidelizar e integrar mais os consumidores a empresa, ela consiste num concurso para o desenvolvimento de um prato para o cardápio da confeitaria, teria a duração de três meses - tempo para incentivar as pessoas a se inscrever, para a realização do concurso, a votação e para anunciar o resultado-. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Após realizar a pesquisa de mercado, e identificar nossas forças, fraquezas e as oportunidades, resolvemos criar uma campanha promocional, para integrar nossos clientes a empresa, com base no sucesso dos programas culinários, do envolvimento afetivo que possuem com seus clientes e da vontade de compartilhar. A campanha tem como objetivo a fidelização e integração do público com o produto oferecido pela confeitaria, fazendo com que seus clientes se sintam parte da marca, além de expandir o negócio, trazer visibilidade e formar uma imagem para a confeitaria.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Através de uma pesquisa, conseguimos analisar como tendências para a confeitaria, segundo o site da Revista Pequenas Empresas e Grandes Negócios e SEBRAE, os consumidores estão querendo uma maior integração com a empresa e seus produtos, seja por reclamações e indicações em redes sociais a até convites para testes de novos produtos. Além de haver o aumento da procura, por parte dos consumidores, por produtos mais customizados/gourmetizados, segundo a Revista Pequenas Empresas e Grandes Negócios. Foram notados também com uma tendência os novos costumes da população, que com a alta popularidade das redes sociais, foi criando o costume entre as pessoas de tirar foto de seus alimentos e postar nas redes sociais, dado tirado da Folha de São Paulo e da Tec Mundo. Além do maior espaços, que as redes sociais, estão criando para as propagandas durante a navegação dos seus usuários, segundo a Exame. A partir das tendencias, resolvemos criar uma campanha promocional, para integrar nossos clientes a empresa, com base no sucesso dos programas culinários, do envolvimento afetivo que possuem com seus clientes e da vontade de compartilhar. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Ao fazer uma pesquisa com os consumidores conseguimos perceber que eles identificam como forças da confeitaria o atendimento, qualidade, preço, e o mix de produtos. E como fraquezas a falta de comunicação com seu público, principalmente através de redes sociais e do site, evitando a expansão da marca através do mesmo. Já ao fazer uma pesquisa para analisar as tendências de mercado, conseguimos analisar como oportunidades o aumento pela a procura de alimentos saudáveis pelos os consumidores, a procura por alimentos customizados/gourmetizados, o desejo dos consumidores para ter mais interação com os serviços da empresa, o maior espaço/acessibilidade de publicidade nas redes sociais, o novo costume da população de tirar fotos da comida, a procura por alimentos vegetarianos. E analisamos como ameaças o crescimento da inflação do idoso, a maior queda em anos do movimento de mercado.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"> A campanha promocional teria a duração de três meses e consistiria em uma disputa de receitas dos nossos clientes para ter seu prato adicionado ao cardápio da confeitaria, com isso estaríamos criando laços com os nossos consumidores além de criar novos pratos com o próprio desejo desses consumidores. A campanha se ramificaria em quatro partes: a promoção, período de inscrição, a seleção, a votação e o resultado. A promoção vai integrar às campanhas para promover a disputa, chamada  Masterchef Vício Doce , as promoções seriam veiculadas no Caderno Gastro do jornal Zero Hora, no Instagram, Facebook, outdoor, flyer e email marketing, e durariam até que as inscrições forem finalizadas. O período de inscrição começa duas semanas após as primeiras divulgações da campanha e duraria em torno de um mês ou até acabarem as vagas. A seleção equivale a disputa em si, os consumidores inscritos irão realizar suas receitas na própria confeitaria e entregaria para os nossos jurados  os chefs da confeitaria Vício Doce-, e eles votariam nos três melhores pratos para competir na próxima fase; cada um desses três pratos selecionados irão ganhar desconto um desconto de 10% em qualquer doce ou salgado e mais um combo grátis um mil folhas com a bebida de sua preferência, e um do Prêmio de Masterchef da Vício Doce, além da oportunidade de ter o seu prato no cardápio. A votação, seria nas redes sociais da confeitaria, após os três selecionados, fotos dos pratos seriam tiradas e publicadas na página da Vício Doce; e a foto mais curtida, no período de 15 dias, seria o prato selecionado. A última fase seria a divulgação do prato selecionado, além do lançamento dele no cardápio da confeitaria; a pessoa que ganhar irá ganhar uma porcentagem do lucro que o prato obtiver</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">Com a finalização deste trabalho, foi notável a importância que a pesquisa tem para o início, a estrutura e o desenvolvimento criativo e estratégico de campanhas promocionais, e a partir desta campanha específica foi compreendido que para ser possível a realização de tais ações promocionais voltadas para um cliente específico, são requeridos um bom pensamento estratégico e detalhado sobre os impactos que tais ações podem trazer como melhoria para um produto, uma empresa e um serviço, assim como a importância de cada elemento que irá fazer parte dela. Por ter sido possível a colocação das técnicas antes passadas no ambiente acadêmico, foi de grande enriquecimento no aprendizado de situações reais e nota-se a capacidade de também ser um projeto que possa ser colocado em prática e até mesmo, aceitado pelo cliente.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">Revista Pequenas Empresas Grandes Negócios  5 Tendências para os Novos Negócios de Alimentação. Disponível em: <http://revistapegn.globo.com/Dia-adia/noticia/2015/08/5-tendencias-para-novos-negocios-de-alimentacao.html> Acesso em: 12 de Abril de 2017<br><br>Globo, G1 Notícias. Disponível em: <http://g1.globo.com/economia/noticia/2016/05/alta-procura-salva-mercado-dealimentos-saudaveis-da-crise.html> Acesso em: 12 de Abril de 2017. <br><br>Revista Pequenas Empresas Grandes Negócios. Disponível em: <http://revistapegn.globo.com/Noticias/noticia/2017/03/gasto-com-refeicao-fora-decasa-sobe-em-media-8.html> Acesso em: 12 de Abril de 2017.<br><br>Centro de Produção Técnica, Notícias. Disponível em: <http://www.cpt.com.br/noticias/sobremesa-responsavel-20-por-cento-faturamentosetor-alimenticio> Acesso em: 12 de Abril de 2017. <br><br>Food Magazine. Disponível em: <http://www.foodmagazine.com.br/noticia-foodservice/transformacao-tecnologica-inova-na-gestao-do-setor-de-food-service> Acesso em: 12 de Abril de 2017. <br><br>Exame.com, Abril. Disponível em: <http://exame.abril.com.br/economia/precosglobais-de-alimentos-caem-em-marco-apos-maxima-de-2-anos/>Acesso em: 12 de Abril de 2017. <br><br>Mercado e Consumo. Disponível em:<http://mercadoeconsumo.com.br/cases/mymuesliaposta-em-alimentos-customizados/> Acesso em: 12 de Abril de 2017. <br><br>Exame, Abril. Disponível em:< http://exame.abril.com.br/economia/precos-globais-dealimentos-caem-em-marco-apos-maxima-de-2-anos/> Acesso em: 12 de Abril de 2017<br><br>Exame, Abril. Disponível em:< http://exame.abril.com.br/mundo/desperdicio-ameacaseguranca-alimentar-no-mundo-alerta-pesquisa/> Acesso em: 12 de Abril de 2017. <br><br>Food Magazine. Disponível em:< http://www.foodmagazine.com.br/noticia-foodservice/tendencias-para-o-mercado-gastronomico-em-2017> Acesso em: 12 de Abril de 2017. <br><br>Mercado Alimentar. Disponível em: <https://mercadoalimentar.com/2016/11/02/vegetarianismo-com-mais-adeptos/> Acesso em: 12 de Abril de 2017<br><br>Exame, Abril. Disponível em:< http://exame.abril.com.br/marketing/facebook-lancaformato-de-anuncios-para-aumentar-vendas-no-mobile/> Acesso em: 12 de Abril de 2017.<br><br>Exame, Abril. Disponível em:< http://exame.abril.com.br/marketing/acoes-publicitariasmais-lembradas-sao-vistas-em-smartphones/> Acesso em: 12 de Abril de 2017<br><br>Tec Mundo. Disponível em:< https://www.tecmundo.com.br/fotografia-e-design/61681- tirar-fotos-realmente-apetitosas-comida-usando-celular.htm> Acesso em: 12 de Abril de 2017. <br><br>Folha de São Paulo. Disponível em: <http://www1.folha.uol.com.br/comida/2013/09/1332237-especialistas-dao-dicas-paradeixar-as-fotos-de-comida-irresistiveis.shtml> Acesso em: 12 de Abril de 2017.<br><br>Correio do Povo. Disponível em:< <http://www.correiodopovo.com.br/Noticias/Economia/2017/4/614988/Inflacao-doidoso-sobe-1,38-no-1-trimestre-de-2017,-aponta-FGV> Acesso em: 12 de Abril de 2017. <br><br>Correio do Povo. Disponível em: <http://www.correiodopovo.com.br/Noticias/Economia/2017/1/607368/Movimento-docomercio-tem-maior-queda-em-16-anos,-diz-Serasa> Acesso em: 12 de Abril de 2017.<br><br>Revista Pequenas Empresas e Grandes Negócios. Disponível em:< http://revistapegn.globo.com/Revista/Common/0,,EMI287145-17152,00- TENDENCIAS+PARA+EXPLORAR.html> Acesso em: 12 de Abril de 2017<br><br>Associação Brasileira de Empresas de Pesquisas. Disponível em: <http://www.abep.org/blog/tendencias-de-mercado/pesquisa-revela-que-consumidoresconsideram-as-redes-socais-o-modo-mais-facil-de-entrar-em-contato-com-asempresas/> Acesso em: 13 de Abril de 2017. <br><br>SEBRAE. Disponível em: <http://www.boletimdoempreendedor.com.br/boletim.aspx?codBoletim=609_50_tende ncias_para_explorar> Acesso em: 14 de Abril de 2017.<br><br> </td></tr></table></body></html>