INSCRIÇÃO: 01138
 
CATEGORIA: JO
 
MODALIDADE: JO05
 
TÍTULO: Rádio 11
 
AUTORES: Jaqueline Zarpelon (Universidade Luterana do Brasil); Vanessa Martins Flaiban (Universidade Luterana do Brasil); Victória Tonetto Nicolai (Universidade Luterana do Brasil); Eduardo Dorneles Fraga dos Santos (Universidade Luterana do Brasil); Helen Pinheiro Fagundes (Universidade Luterana do Brasil); Marcos Junior Melchior (Universidade Luterana do Brasil); Diego Simões da Silveira (Universidade Luterana do Brasil); Matheus Leandro Rocha da Silva (Universidade Luterana do Brasil); Thiago Ribeiro Pereira (Universidade Luterana do Brasil); Sergio Lima Lorenz (Universidade Luterana do Brasil)
 
PALAVRAS-CHAVE: Jornalismo, Rádio, Radiojornal, ,
 
RESUMO
Este relatório tem como objetivo apresentar o radiojornal laboratorial Rádio 11, que teve início no ano de 2016 por iniciativa do professor Sérgio Lima Lorenz, na Universidade Luterana do Brasil (ULBRA). No segundo semestre de 2017, a terceira turma de Radiojornalismo assumiu a produção e a veiculação de uma hora e trinta minutos de conteúdo ao vivo, com periodicidade semanal. O Rádio 11 2017/2 foi exibido ao vivo todas as terças-feiras, das 20h às 21h30min, no saguão do Prédio 11 da Universidade por meio de acústico e também no Facebook. Após a sua exibição, os programas ficaram disponíveis nas plataformas YouTube e Soundcloud. No ano de 2017, foram produzidas oito edições, destas destacamos três que serão analisadas neste relatório.
 
INTRODUÇÃO
O Rádio 11 é um radiojornal que faz parte da disciplina de Radiojornalismo, presente na grade curricular do Curso de Jornalismo da Universidade Luterana do Brasil. No início do segundo semestre de 2017, após a apresentação do cronograma, a disciplina foi constituída metodologicamente como um projeto, no qual foram desenvolvidas todas as etapas do processo de criação, planejamento e produção de um programa de rádio. O que, segundo Ferraretto (2014), está relacionado a dois processos: de quem produz e de quem recebe conteúdo. “Essa articulação, longe de ser algo instintivo ou simples, engloba, necessariamente, uma reflexão apurada, um planejamento exaustivo e um acompanhamento constante.” (Ferraretto, 2014, p.39).਀伀 猀攀洀攀猀琀爀攀 昀漀椀 挀漀渀猀琀椀琀甀搀漀 搀攀 愀甀氀愀猀 瀀爀琀椀挀愀猀ⴀ攀砀瀀漀猀椀琀椀瘀愀猀⸀ 䄀瀀猀 愀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀漀 搀漀猀 瀀爀漀最爀愀洀愀猀 搀愀猀 琀甀爀洀愀猀 愀渀琀攀爀椀漀爀攀猀Ⰰ 昀漀洀漀猀 椀渀猀琀椀最愀搀漀猀 愀 愀渀愀氀椀猀愀爀 愀猀 攀搀椀攀猀 攀 愀 瀀攀渀猀愀爀 攀洀 甀洀 渀漀瘀漀 瀀爀漀搀甀琀漀⸀ 䄀 瘀椀猀椀琀愀 琀挀渀椀挀愀 昀漀椀 甀琀椀氀椀稀愀搀愀 挀漀洀漀 昀攀爀爀愀洀攀渀琀愀 洀攀琀漀搀漀氀最椀挀愀Ⰰ 瀀漀椀猀 愀渀愀氀椀猀愀洀漀猀 愀 瀀爀漀搀甀漀 爀愀搀椀漀昀渀椀挀愀 搀攀 愀氀最甀洀愀猀 攀洀椀猀猀漀爀愀猀 攀 愀 昀漀爀洀愀 挀漀洀漀 挀愀搀愀 甀洀愀 挀漀渀猀琀爀椀 猀甀愀 椀搀攀渀琀椀搀愀搀攀Ⰰ 搀攀渀琀爀漀 搀漀 猀攀甀 猀攀最洀攀渀琀漀 搀攀 瀀切戀氀椀挀漀⸀ 䄀猀 攀洀椀猀猀漀爀愀猀 愀渀愀氀椀猀愀搀愀猀 猀漀㨀 刀搀椀漀 䜀甀愀戀愀Ⰰ 䜀愀切挀栀愀Ⰰ 䜀爀攀渀愀氀 攀 䈀愀渀搀攀椀爀愀渀琀攀猀⸀  A partir destas visitas o projeto encaminhou-se como um produto multiplataforma e multimídia, pois além de ser exibido ao vivo no Facebook (www.facebook.com/radio11.ulbra), ficou disponível também em outras plataformas, como YouTube (www.youtube.com/channel/UCM0cu0JD6H9HHLKILetcSfA/videos) e Soundcloud (soundcloud.com/radio11ulbra). As redes sociais Instagram (www.instagram.com/radio11ulbra/) e Twitter (twitter.com/Radio11Ulbra) foram utilizadas na divulgação dos programas e como forma de interação com o ouvinte. ਀伀猀 瀀爀漀最爀愀洀愀猀 昀漀爀愀洀 瘀攀椀挀甀氀愀搀漀猀 攀渀琀爀攀 漀猀 搀椀愀猀 ㄀㜀 搀攀 漀甀琀甀戀爀漀 攀 㔀 搀攀 搀攀稀攀洀戀爀漀Ⰰ 琀漀琀愀氀椀稀愀渀搀漀 㠀 攀搀椀攀猀⸀ 䄀 瀀爀漀搀甀漀 搀攀 洀愀琀爀椀愀猀 攀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀渀猀 琀攀瘀攀 挀漀洀漀 昀漀挀漀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀 攀砀椀戀椀爀 愀猀 渀漀琀挀椀愀猀 爀攀氀攀瘀愀渀琀攀猀 愀漀 愀氀甀渀漀Ⰰ 猀漀戀 甀洀愀 瀀攀爀猀瀀攀挀琀椀瘀愀 焀甀攀 最攀爀愀猀猀攀 椀渀琀攀爀攀猀猀攀 攀渀琀爀攀 攀氀攀猀⸀ 吀甀搀漀 椀猀琀漀 瘀椀猀愀渀搀漀  椀渀琀攀爀愀琀椀瘀椀搀愀搀攀⸀
 
OBJETIVO
A disciplina de Radio Jornalismo tem como objetivo desenvolver as competências e habilidades dos alunos para os processos produtivos que abarcam desde as ações de planejar até a difusão de um produto radiofônico, para todo e qualquer tipo de plataforma digital ou analógica.਀伀 刀搀椀漀 ㄀㄀  甀洀 瀀爀漀搀甀琀漀 瀀愀甀琀愀搀漀 渀愀 瀀氀甀爀愀氀椀搀愀搀攀Ⰰ 渀愀 琀爀愀渀猀瀀愀爀渀挀椀愀 攀 渀愀 戀甀猀挀愀 瀀攀爀洀愀渀攀渀琀攀 瀀攀氀愀 漀戀樀攀琀椀瘀椀搀愀搀攀 攀 椀渀昀漀爀洀愀漀 搀攀 焀甀愀氀椀搀愀搀攀Ⰰ 攀 琀攀洀 挀漀洀漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 漀昀攀爀攀挀攀爀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀愀 瀀攀爀猀瀀攀挀琀椀瘀愀 搀漀 愀氀甀渀漀 攀 搀愀 挀漀洀甀渀椀搀愀搀攀 愀挀愀搀洀椀挀愀 搀愀 唀氀戀爀愀Ⰰ 昀愀稀攀渀搀漀 挀漀洀 焀甀攀 攀氀攀猀 猀攀 爀攀挀漀渀栀攀愀洀 渀漀 瀀爀漀最爀愀洀愀 愀琀爀愀瘀猀 搀愀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀漀 搀漀猀 挀甀爀猀漀猀 攀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀猀 愀挀愀搀洀椀挀愀猀⸀  䄀 搀椀瘀甀氀最愀漀 搀攀猀琀攀猀 猀攀 搀攀甀 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀攀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀 渀漀 攀猀琀切搀椀漀 挀漀洀 猀攀甀猀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀渀琀攀猀 攀 琀愀洀戀洀Ⰰ 搀攀 洀愀琀爀椀愀猀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀猀 瀀攀氀漀猀 爀攀瀀爀琀攀爀攀猀⸀ 
 
JUSTIFICATIVA
A criação do Rádio 11 nasce de uma ideia coletiva que buscou criar uma nova identidade para um programa já existente. Mas, além disto, foi necessário colocar em prática os níveis estratégicos, citados por Ferrareto (2014), sendo eles, segmento, formato, programação e o conteúdo em si. A maneira encontrada para colocar em prática estes itens foi uma pesquisa de levantamento de interesse, aplicada em 300 alunos da Universidade, no Campus de Canoas, no Rio Grande do Sul, no segundo semestre de 2017. Analisada a pesquisa, foram criadas editorias, temas do programa, definidos linguagem e formato. ਀䌀漀洀漀 攀猀琀爀愀琀最椀愀Ⰰ 搀攀昀椀渀椀洀漀猀 愀猀 爀攀搀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀 挀漀洀漀 洀漀搀漀 搀攀 椀渀琀攀爀愀漀 瀀攀爀洀愀渀攀渀琀攀 挀漀洀 漀 漀甀瘀椀渀琀攀Ⰰ 挀漀洀 愀 椀渀琀攀渀挀椀漀渀愀氀椀搀愀搀攀 搀攀 挀漀渀猀琀爀甀椀爀 愀 瀀愀甀琀愀 搀漀 瀀爀漀最爀愀洀愀 猀攀洀瀀爀攀 搀攀 昀漀爀洀愀 挀漀氀愀戀漀爀愀琀椀瘀愀 挀漀洀 攀氀攀猀⸀ 倀愀爀愀 椀猀猀漀Ⰰ 搀甀爀愀渀琀攀 愀 猀攀洀愀渀愀Ⰰ  愀氀洀 搀愀 瀀氀愀琀愀昀漀爀洀愀 䘀愀挀攀戀漀漀欀Ⰰ 挀漀氀漀挀愀洀漀猀 漀 瀀爀漀最爀愀洀愀 渀愀猀 猀攀最甀椀渀琀攀猀 爀攀搀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀㨀  吀眀椀琀琀攀爀Ⰰ 䤀渀猀琀愀最爀愀洀Ⰰ 夀漀甀吀甀戀攀 攀 匀漀甀渀搀䌀氀漀甀渀搀⸀ 伀猀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀漀爀攀猀 攀猀琀愀瘀愀洀 攀洀 挀漀渀琀愀琀漀 挀漀渀猀琀愀渀琀攀 挀漀洀 漀 瀀切戀氀椀挀漀Ⰰ 瀀漀椀猀 猀攀洀瀀爀攀 愀渀琀攀猀 搀攀 挀愀搀愀 瀀爀漀最爀愀洀愀 愀漀 瘀椀瘀漀 甀洀愀 挀栀愀洀愀搀愀 攀爀愀 昀攀椀琀愀 渀愀猀 爀攀搀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀 瀀攀猀猀漀愀椀猀 搀攀 挀愀搀愀 甀洀 攀 搀漀 爀搀椀漀 瀀愀爀愀 椀渀猀琀椀最愀爀 漀猀 漀甀瘀椀渀琀攀猀 愀 爀攀猀瀀攀椀琀漀 搀愀 瀀爀漀最爀愀洀愀漀 搀漀 搀椀愀⸀ 㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀搀㘀㈀愀 㠀∀㸀㰀戀㸀䴀준吀伀䐀伀匀 䔀 吀준䌀一䤀䌀䄀匀 唀吀䤀䰀䤀娀䄀䐀伀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀猀 洀琀漀搀漀猀 瀀愀爀愀 攀氀愀戀漀爀愀漀 搀漀 刀搀椀漀 ㄀㄀ 猀攀最甀椀爀愀洀 攀琀愀瀀愀猀 搀攀 洀漀渀琀愀最攀洀 搀攀 甀洀 爀愀搀椀漀樀漀爀渀愀氀 挀漀洀 搀甀爀愀漀 搀攀 ㄀栀㌀ 洀椀渀⸀ 伀猀 瀀爀漀搀甀琀漀爀攀猀 攀氀愀戀漀爀愀瘀愀洀 瀀愀甀琀愀猀 攀Ⰰ 愀瀀猀 甀洀愀 爀攀甀渀椀漀 攀渀琀爀攀 漀猀 洀攀猀洀漀猀Ⰰ 漀猀 爀攀瀀爀琀攀爀攀猀 愀猀 爀攀挀攀戀椀愀洀 挀漀洀 爀攀猀甀洀漀 攀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀椀猀 昀漀渀琀攀猀⸀ 匀漀洀攀渀琀攀 愀瀀猀 攀猀琀攀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 攀爀愀 椀渀椀挀椀愀搀漀 漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 瀀爀漀搀甀漀⸀ 一漀 瀀爀漀最爀愀洀愀Ⰰ 昀漀爀愀洀 甀琀椀氀椀稀愀搀愀猀 瀀愀甀琀愀猀Ⰰ 渀漀琀愀猀Ⰰ 爀攀瀀漀爀琀愀最攀渀猀Ⰰ 洀愀琀爀椀愀猀Ⰰ 挀漀氀甀渀愀猀 攀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀Ⰰ 挀漀洀 挀甀渀栀漀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀漀 攀 搀攀 攀渀琀爀攀琀攀渀椀洀攀渀琀漀⸀  Uma das ferramentas utilizadas para a condução do programa foi o roteiro. Antes do início de cada programa, os apresentadores recebiam roteiros elaborados pela produção e debatiam sobre o que era preciso ser modificado e a ordem das entrevistas e reportagens que seriam veiculadas. No andamento do programa apresentadores e produtores estavam em diálogo constante para uma possível modificação no mesmo.਀䔀渀琀爀攀 漀猀 攀焀甀椀瀀愀洀攀渀琀漀猀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀猀 瀀攀氀漀猀 爀攀瀀爀琀攀爀攀猀 瀀愀爀愀 最爀愀瘀愀爀 猀甀愀猀 洀愀琀爀椀愀猀 攀猀琀漀 漀戀樀攀琀漀猀 搀攀 甀猀漀 瀀攀猀猀漀愀氀Ⰰ 挀漀洀漀 漀 挀攀氀甀氀愀爀Ⰰ 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀 昀漀渀琀攀 搀攀 漀戀琀攀渀漀 搀攀 最爀愀瘀愀攀猀 攀 昀漀渀攀 搀攀 漀甀瘀椀搀漀 瀀愀爀愀 洀攀氀栀漀爀 挀愀瀀琀愀漀 搀攀 甀搀椀漀⸀ 倀愀爀愀 愀 琀爀愀渀猀洀椀猀猀漀 搀漀猀 瀀爀漀最爀愀洀愀猀Ⰰ 昀漀爀愀洀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀猀 挀漀洀瀀甀琀愀搀漀爀Ⰰ 洀攀猀愀 搀攀 甀搀椀漀 攀 猀漀昀琀眀愀爀攀猀 瀀愀爀愀 攀搀椀漀 愀漀 瘀椀瘀漀Ⰰ 攀 琀愀洀戀洀Ⰰ 瀀愀爀愀 搀椀瘀甀氀最愀漀 搀漀 洀攀猀洀漀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀搀㘀㈀愀 㠀∀㸀㰀戀㸀䐀䔀匀䌀刀䤀윀쌀伀 䐀伀 倀刀伀䐀唀吀伀 伀唀 倀刀伀䌀䔀匀匀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀 攀猀琀爀甀琀甀爀愀 搀漀 刀搀椀漀 ㄀㄀  昀漀爀洀愀搀愀 瀀漀爀 搀漀椀猀 瀀爀漀搀甀琀漀爀攀猀Ⰰ 搀漀椀猀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀漀爀攀猀 攀 挀椀渀挀漀 爀攀瀀爀琀攀爀攀猀⸀ 伀 瀀爀漀最爀愀洀愀  昀漀爀洀愀搀漀 瀀漀爀 猀攀椀猀 戀氀漀挀漀猀 搀攀 渀漀琀挀椀愀猀 攀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀Ⰰ 愀氀洀 搀攀 挀椀渀挀漀 椀渀琀攀爀瘀愀氀漀猀Ⰰ 琀漀琀愀氀椀稀愀渀搀漀 甀洀愀 栀漀爀愀 攀 琀爀椀渀琀愀 洀椀渀甀琀漀猀 渀漀 愀爀⸀ 一漀 瀀爀椀洀攀椀爀漀 戀氀漀挀漀  昀攀椀琀愀 愀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀漀 椀渀椀挀椀愀氀 搀漀 瀀爀漀樀攀琀漀 攀 搀漀猀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀漀爀攀猀Ⰰ 攀 愀 攀猀挀愀氀愀搀愀 搀攀 渀漀琀挀椀愀猀⸀ 䄀 攀猀琀爀甀琀甀爀愀 搀漀猀 戀氀漀挀漀猀 搀漀椀猀Ⰰ 琀爀猀 攀 焀甀愀琀爀漀  洀甀椀琀漀 瀀愀爀攀挀椀搀愀⸀ 䔀洀 琀漀搀漀猀 攀氀攀猀Ⰰ 愀猀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀渀猀 昀攀椀琀愀猀 瀀攀氀漀猀 爀攀瀀爀琀攀爀攀猀 猀漀 洀攀猀挀氀愀搀愀猀 挀漀洀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀 愀漀 瘀椀瘀漀 渀漀 攀猀琀切搀椀漀 攀 攀瘀攀渀琀甀愀氀洀攀渀琀攀 昀攀椀琀愀猀 瀀漀爀 琀攀氀攀昀漀渀攀 琀愀洀戀洀⸀  伀 焀甀椀渀琀漀 戀氀漀挀漀  搀攀搀椀挀愀搀漀 愀漀猀 攀猀瀀漀爀琀攀猀 攀洀 最攀爀愀氀Ⰰ 挀漀戀攀爀琀甀爀愀 搀漀猀 樀漀最漀猀 搀愀 爀漀搀愀搀愀 攀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀椀猀 渀漀琀挀椀愀猀 愀漀 瘀椀瘀漀⸀ 伀 猀攀砀琀漀 戀氀漀挀漀  搀攀猀琀椀渀愀搀漀 愀漀 攀渀琀爀攀琀攀渀椀洀攀渀琀漀 搀攀 洀愀渀攀椀爀愀 最攀爀愀氀⸀ 䄀琀爀愀瘀猀 搀攀 愀最攀渀搀愀 挀甀氀琀甀爀愀氀Ⰰ 挀漀氀甀渀愀 搀攀 昀椀氀洀攀猀 攀 猀爀椀攀猀 攀 漀 洀漀洀攀渀琀漀 猀瀀漀琀琀攀搀 ጀ†焀甀愀搀爀漀 攀洀 瀀愀爀挀攀爀椀愀 挀漀洀 愀 瀀最椀渀愀 匀瀀漀琀琀攀搀 唀氀戀爀愀 ⠀栀琀琀瀀猀㨀⼀⼀眀眀眀⸀昀愀挀攀戀漀漀欀⸀挀漀洀⼀甀氀戀爀愀猀瀀漀琀琀攀搀⼀⤀ Reunimos uma série de três programas para fazer uma descrição mais detalhada de cada um. O primeiro a ser analisado é o do dia 31 de outubro. Nesta edição, as pautas trabalhadas no segundo bloco foram: a caravana da Comissão Especial de Revisão Legal do Rio Grande do Sul, que aconteceu nas dependências da Ulbra Canoas. Essa iniciativa foi idealizada por deputados estaduais, com o propósito de simplificar e consolidar leis que tratem de assuntos similares, além de revogar as leis que são obsoletas e inaplicáveis. Na sequência, foi exibida a reportagem especial do sobre Doação de Sangue, produzida pelo repórter Marcos Melchior. Depois disso, a estudante Fernanda Alves foi entrevistada no estúdio para falar mais sobre o assunto, uma vez que vive isso em seu ambiente familiar. Tivemos também um entrevista, via telefone, o produtor Matheus Bazzo falou sobre a apresentação do filme que ajudou a fazer, chamado “Jardim das Aflições”, que ocorreu na Universidade Federal de Pernambuco. ਀伀 琀攀爀挀攀椀爀漀 戀氀漀挀漀 椀渀椀挀椀漀甀 挀漀洀 愀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀 渀漀 攀猀琀切搀椀漀 挀漀洀 愀 倀爀漀昀ꨀ 嘀愀渀攀猀猀愀 䠀愀甀猀攀爀Ⰰ 猀漀戀爀攀 漀 瀀爀漀樀攀琀漀 䐀漀稀攀㌀㐀Ⰰ 焀甀攀 琀爀漀甀砀攀 搀椀瘀攀爀猀愀猀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀渀猀 攀猀瀀攀挀椀愀椀猀 搀攀 愀挀愀搀洀椀挀漀猀 搀攀 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 搀愀 唀氀戀爀愀⸀ 倀漀猀琀攀爀椀漀爀洀攀渀琀攀Ⰰ 漀 爀攀瀀爀琀攀爀 䐀椀攀最漀 匀椀氀瘀攀椀爀愀 琀爀漀甀砀攀 愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 攀猀瀀攀挀椀愀氀 猀漀戀爀攀 椀洀椀最爀愀渀琀攀猀 焀甀攀 爀攀猀椀搀攀洀 渀愀 爀攀最椀漀 洀攀琀爀漀瀀漀氀椀琀愀渀愀 搀攀 倀漀爀琀漀 䄀氀攀最爀攀⸀ 一愀 猀攀焀甀渀挀椀愀Ⰰ 漀 愀氀甀渀漀 椀渀琀攀爀挀愀洀戀椀猀琀愀 搀漀 挀甀爀猀漀 搀攀 䔀渀最攀渀栀愀爀椀愀 儀甀洀椀挀愀 渀愀 唀氀戀爀愀 䌀氀甀搀椀漀 䰀椀猀戀漀愀Ⰰ 渀愀猀挀椀搀漀 攀洀 䄀渀最漀氀愀Ⰰ 昀愀氀漀甀 猀漀戀爀攀 愀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀 焀甀攀 攀猀琀 瘀椀瘀攀渀搀漀 渀漀 瀀愀猀⸀ O quarto bloco iniciou com uma matéria de Matheus Leandro sobre o Enem, que iniciaria no domingo posterior ao programa. Logo após, uma rápida atualização sobre futebol foi passada para os ouvintes. Na sequência, Zigomar Galvão, gerente de transportes da EPTC (Empresa Pública de Transporte e Circulação de Porto Alegre), falou via telefone sobre o esquema de trânsito que seria feito para o jogo entre Grêmio e Barcelona-QUE, que aconteceria no dia seguinte do programa, pela Copa Libertadores da América. Continuando o bloco, a repórter Vitória Tonetto trouxe informações sobre o time do Grêmio. Em seguida, comentaristas e repórteres da imprensa esportiva gaúcha foram ouvidos, para opinar sobre a partida que a equipe gáucha teria pela competição continental, sendo eles José Alberto Andrade, da Rádio Gaúcha, Júlio Lemos, da Rádio Gre-Nal, e Luis Magno, narrador da Rádio Guaíba. O último bloco trouxe o quadro “Spotted”, onde Marcos Melchior leu recados de acadêmicos. ਀一漀 搀椀愀 ㄀㐀 搀攀 渀漀瘀攀洀戀爀漀Ⰰ 猀攀最甀椀渀搀漀 愀 攀猀琀爀甀琀甀爀愀 搀漀 瀀爀漀最爀愀洀愀Ⰰ 椀渀椀挀椀愀洀漀猀 挀漀洀 甀洀 戀氀漀挀漀 爀瀀椀搀漀 挀漀洀 洀愀渀挀栀攀琀攀猀 猀漀戀爀攀 愀猀 瀀愀甀琀愀猀 焀甀攀 猀攀爀椀愀洀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀愀猀 渀愀 攀搀椀漀⸀ 一漀 猀攀最甀渀搀漀 戀氀漀挀漀Ⰰ 昀漀爀愀洀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀漀猀 漀 琀挀渀椀挀漀 䐀愀渀椀攀氀 䴀攀甀爀攀爀 攀 愀 愀琀氀攀琀愀 吀栀愀渀椀猀攀 䜀甀攀爀椀渀椀Ⰰ 搀漀 琀椀洀攀 昀攀洀椀渀椀渀漀 搀攀 䠀愀渀搀戀愀氀氀 搀愀 唀氀戀爀愀 䌀愀渀漀愀猀⸀ 一愀 漀挀愀猀椀漀Ⰰ 攀氀攀猀 昀愀氀愀爀愀洀 猀漀戀爀攀 愀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀漀 搀愀 攀焀甀椀瀀攀 渀漀 琀漀爀渀攀椀漀 渀愀挀椀漀渀愀氀 甀渀椀瘀攀爀猀椀琀爀椀漀Ⰰ 焀甀攀 漀挀漀爀爀攀甀 攀洀 漀甀琀甀戀爀漀⸀  O terceiro bloco iniciou com a participação do acadêmico de Jornalismo, Alan Christian, que falou sobre a sua reportagem no projeto Doze34. Na sequência, o repórter Diego Silveira atualizou sobre as informações do Internacional e sobre o jogo que o clube teria naquela noite. Ainda no mesmo bloco, a repórter Vanessa Flaiban trouxe uma reportagem especial sobre o CEAMA, um projeto feito por alunos e professores do Curso de Educação Física, que visa incluir pessoas com deficiência através de esportes e dança.਀伀 焀甀愀爀琀漀 戀氀漀挀漀 琀爀漀甀砀攀 瘀椀愀 琀攀氀攀昀漀渀攀 漀 瀀爀漀搀甀琀漀爀 吀栀椀愀最漀 刀椀戀攀椀爀漀Ⰰ 搀椀爀攀琀漀 搀漀 倀愀爀愀渀⸀ 伀 愀挀愀搀洀椀挀漀 攀猀琀愀瘀愀 挀漀洀 挀漀氀攀最愀猀 攀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀攀猀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀渀搀漀 愀 唀氀戀爀愀 攀洀 甀洀 挀漀渀最爀攀猀猀漀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀Ⰰ 渀愀 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 䔀猀琀愀搀甀愀氀 搀漀 䌀攀渀琀爀漀ⴀ伀攀猀琀攀 搀漀 倀愀爀愀渀 ⠀唀渀椀挀攀渀琀爀漀⤀⸀ 一愀 猀攀焀甀渀挀椀愀Ⰰ 漀 爀攀瀀爀琀攀爀 䴀愀琀栀攀甀猀 䰀攀愀渀搀爀漀 琀爀漀甀砀攀 甀洀愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 猀漀戀爀攀 洀漀瘀椀洀攀渀琀漀猀 猀漀挀椀愀椀猀 攀 漀 瀀愀瀀攀氀 搀漀猀 樀漀瘀攀渀猀 攀渀瘀漀氀瘀椀搀漀猀 渀愀 瀀漀氀琀椀挀愀⸀ 倀漀猀琀攀爀椀漀爀洀攀渀琀攀Ⰰ 愀 爀攀瀀爀琀攀爀 嘀愀渀攀猀猀愀 䘀氀愀椀戀愀渀 昀愀氀漀甀 猀漀戀爀攀 愀 倀䔀䌀 ㄀㠀㄀⸀ O quinto bloco iniciou com o quadro Spotted, apresentado por Marcos Melchior. Na sequência, o repórter Matheus Leandro trouxe a agenda cultural da semana. Depois deste momento, os apresentadores Helen e Eduardo falaram sobre séries e filmes. No sexto bloco, Diego Silveira atualizou sobre a partida disputada entre Oeste e Internacional pela Série B. Além disso, Silveira falou sobre os amistosos de seleções que aconteceram naquela terça-feira, entre eles o jogo entre a Seleção Brasileira e a Seleção Inglesa. O último bloco trouxe uma entrevista via telefone com o jornalista da Rádio Grenal, Thiago Suman, que falou sobre situação do Internacional.਀一愀 攀搀椀漀 搀攀 㔀 搀攀 搀攀稀攀洀戀爀漀Ⰰ 漀 瀀爀椀洀攀椀爀漀 戀氀漀挀漀 琀爀漀甀砀攀 愀猀 洀愀渀挀栀攀琀攀猀 焀甀攀 猀攀爀椀愀洀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀愀猀 渀漀 瀀爀漀最爀愀洀愀⸀ 一漀 猀攀最甀渀搀漀 戀氀漀挀漀Ⰰ 漀 瀀爀攀猀椀搀攀渀琀攀 搀愀 䄀倀䄀䔀 䌀愀渀漀愀猀Ⰰ 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀 倀愀甀氀漀 䈀漀最愀搀漀Ⰰ 攀猀琀攀瘀攀 瀀爀攀猀攀渀琀攀 渀漀 攀猀琀切搀椀漀Ⰰ 漀渀搀攀 昀漀椀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀漀 猀漀戀爀攀 愀 ㈀ ꨀ 攀搀椀漀 搀愀猀 漀氀椀洀瀀愀搀愀猀 搀愀 䄀倀䄀䔀 焀甀攀 昀漀爀愀洀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀猀 渀愀 唀氀戀爀愀⸀ O terceiro bloco iniciou com a reportagem de Vanessa Flaiban, sobre as olimpíadas. Na ocasião ela falou com participantes da competição. Em seguida, Matheus Leandro trouxe uma reportagem especial sobre voluntariado. Logo após, o produtor Thiago Ribeiro falou sobre o evento promovido pelo DCE da Ulbra.਀伀 焀甀愀爀琀漀 戀氀漀挀漀 挀漀洀攀漀甀 挀漀洀 甀洀愀 挀爀渀椀挀愀 搀漀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀漀爀 䔀搀甀愀爀搀漀 䐀漀爀渀攀氀攀猀 猀漀戀爀攀 漀 琀爀椀挀愀洀瀀攀漀渀愀琀漀 搀愀 䰀椀戀攀爀琀愀搀漀爀攀猀 搀愀 䄀洀爀椀挀愀Ⰰ 焀甀攀 昀漀椀 挀漀渀焀甀椀猀琀愀搀漀 瀀攀氀漀 䜀爀洀椀漀 䘀漀漀琀ⴀ䈀愀氀氀 倀漀爀琀漀 䄀氀攀最爀攀渀猀攀 猀漀戀爀攀 漀 䌀氀甀戀 䄀琀氀琀椀挀漀 䰀愀渀切猀Ⰰ 搀愀 䄀爀最攀渀琀椀渀愀⸀ 䔀洀 猀攀最甀椀搀愀Ⰰ 䐀椀攀最漀 匀椀氀瘀攀椀爀愀 琀爀漀甀砀攀 甀洀愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 挀漀洀 甀洀 琀漀爀挀攀搀漀爀 搀漀 挀氀甀戀攀Ⰰ 焀甀攀 昀愀氀漀甀 猀漀戀爀攀 愀 瘀椀愀最攀洀 愀琀 漀 瀀愀猀 瘀椀稀椀渀栀漀⸀ 倀漀猀琀攀爀椀漀爀洀攀渀琀攀Ⰰ 䰀甀椀猀 䴀愀最渀漀Ⰰ 渀愀爀爀愀搀漀爀 攀 樀漀爀渀愀氀椀猀琀愀 搀愀 刀搀椀漀 䜀甀愀戀愀Ⰰ 昀愀氀漀甀 猀漀戀爀攀 愀 瀀愀爀琀椀搀愀 攀 琀愀洀戀洀 愀 攀砀瀀攀挀琀愀琀椀瘀愀 瀀愀爀愀 漀 䴀甀渀搀椀愀氀 搀攀 䌀氀甀戀攀猀 䘀䤀䘀䄀Ⰰ 焀甀攀 猀攀爀椀愀 搀椀猀瀀甀琀愀搀漀 渀愀 猀攀焀甀渀挀椀愀⸀  Ainda no quarto bloco, o produtor Thiago Ribeiro entrevistou o capelão da Ulbra, Paulo Brum, um dos coordenadores do Coral da instituição, que naquele momento estava fazendo uma intervenção cultural com músicas natalinas, no saguão do prédio 11, onde fica situado o estúdio do Rádio 11. Além disso, o Coral cantou ao vivo com exclusividade para o programa.਀一漀 焀甀椀渀琀漀 戀氀漀挀漀Ⰰ 漀 爀攀瀀爀琀攀爀 䴀愀琀栀攀甀猀 䰀攀愀渀搀爀漀 琀爀漀甀砀攀 甀洀愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 猀漀戀爀攀 漀 琀椀洀攀 昀攀洀椀渀椀渀漀 搀漀 䜀爀洀椀漀Ⰰ 焀甀攀 渀愀焀甀攀氀愀 漀挀愀猀椀漀 栀愀瘀椀愀 瘀攀渀挀椀搀漀 漀 挀氀猀猀椀挀漀 搀椀愀渀琀攀 搀漀 䤀渀琀攀爀渀愀挀椀漀渀愀氀Ⰰ 瘀氀椀搀漀 瀀攀氀漀 䌀愀洀瀀攀漀渀愀琀漀 䜀愀切挀栀漀⸀ 䔀洀 猀攀最甀椀搀愀Ⰰ 漀 愀挀愀搀洀椀挀漀 吀栀椀愀最漀 䰀漀瀀攀猀 昀漀椀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀漀Ⰰ 漀渀搀攀 昀愀氀漀甀 猀漀戀爀攀 愀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀 焀甀攀 琀攀瘀攀 渀愀 愀猀猀攀猀猀漀爀椀愀 搀攀 椀洀瀀爀攀渀猀愀 渀漀 琀椀洀攀 昀攀洀椀渀椀渀漀 最爀攀洀椀猀琀愀⸀ O sexto bloco iniciou com o quadro Spotted, onde Diego Silveira leu recados dos acadêmicos. E por último, os apresentadores Eduardo e Helen encerraram o programa, agradecendo a equipe que trabalhou no projeto naquele semestre.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀搀㘀㈀愀 㠀∀㸀㰀戀㸀䌀伀一匀䤀䐀䔀刀䄀윀픀䔀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀 瀀爀漀搀甀漀 攀 攀砀攀挀甀漀 搀漀 刀搀椀漀 ㄀㄀ 琀攀洀 昀甀渀搀愀洀攀渀琀愀氀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 渀愀 瘀椀搀愀 愀挀愀搀洀椀挀愀 搀漀猀 愀氀甀渀漀猀 搀漀 挀甀爀猀漀 搀攀 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀⸀ 䄀 琀甀爀洀愀 搀攀 刀愀搀椀漀樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 ㈀ ㄀㜀⼀㈀ 猀攀 爀攀猀瀀漀渀猀愀戀椀氀椀稀漀甀 瀀攀氀愀 瀀爀漀搀甀漀 攀 瘀攀椀挀甀氀愀漀 搀攀 甀洀愀 栀漀爀愀 攀 洀攀椀愀 搀攀 挀漀渀琀攀切搀漀 愀漀 瘀椀瘀漀 瀀愀爀愀 愀 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 攀 琀愀洀戀洀 瀀愀爀愀 漀 瀀切戀氀椀挀漀 攀砀琀攀爀渀漀⸀ 䄀 瀀愀爀琀椀爀 搀椀猀琀漀Ⰰ 漀猀 愀挀愀搀洀椀挀漀猀 瀀甀搀攀爀愀洀 瘀椀瘀攀渀挀椀愀爀 渀愀 瀀爀琀椀挀愀 挀漀洀漀 昀甀渀挀椀漀渀愀 甀洀愀 攀洀椀猀猀漀爀愀 搀攀 爀搀椀漀 攀 愀猀 瀀爀琀椀挀愀猀 搀攀 瀀爀漀搀甀漀⸀ 䌀爀椀愀渀搀漀 愀猀猀椀洀Ⰰ  昀愀洀椀氀椀愀爀椀搀愀搀攀 挀漀洀 愀 洀搀椀愀Ⰰ 攀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀攀渀搀漀 栀愀戀椀氀椀搀愀搀攀猀 琀挀渀椀挀愀猀Ⰰ 挀漀洀漀 漀瀀攀爀愀漀 搀攀 洀攀猀愀 搀攀 猀漀洀 攀 甀猀漀 搀攀 猀漀昀琀眀愀爀攀猀 搀攀 愀甀琀漀洀愀漀 搀攀 攀洀椀猀猀漀爀愀猀⸀ O rádio 11 se consolidou como um produto da Universidade, pois a turma conseguiu dar uma nova identidade ao programa e também atrair desde professores e acadêmicos até a comunidade em geral, que conseguiram se identificar nas pautas abordadas pelos repórteres e apresentadores. Percebemos que ao assumir a produção e veiculação destas edições do Rádio 11, o número de ouvintes aumentou e também a interatividade entre os internautas e o programa cresceu.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀搀㘀㈀愀 㠀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀䘀䔀刀刀䄀刀䔀吀吀伀Ⰰ 䰀⸀ 䄀⸀ 刀搀椀漀㨀 琀攀漀爀椀愀 攀 瀀爀琀椀挀愀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䔀搀⸀ 匀甀洀洀甀猀Ⰰ ㈀ ㄀㐀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀