ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XIX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #d62a08"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;01158</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PP</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PP06</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Teste do Pezinho</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Camylla Alves Bichewicz (Centro Universitário Internaconal Uninter); Joedina Maria Bastos (Centro Universitário Internaconal Uninter); Thais Andressa de Ramos Oliveira (Centro Universitário Internaconal Uninter); Otacílio Evaristo Monteiro Vaz (Centro Universitário Internaconal Uninter)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;Ministério da Saúde, Publicidade, Rádio, Spot, Teste do Pezinho</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O presente trabalho foi desenvolvido para a matéria de criação e produção publicitária para rádio do curso de Publicidade e Propaganda do Centro Universitário Internacional Uninter e tem como objetivo a criação de um produto radiofônico para uma campanha já existente. Desta forma produziu-se um spot para o Ministério da Saúde, sobre o teste do pezinho, derivado da campanha realizada pela Unisert em 2016. Para a sua elaboração utilizou-se dos conceitos de teoria da discrepância (JOURDAIN, 1998) e storytelling (XAVIER, 2015). Desta forma utilizou-se como conceito criativo a previsão do futuro da criança e a leitura de mãos feita por cartomantes. O produto final possui 30 segundos e é composto por dramatização e locução, assim como a utilização de trilha sonora e efeitos especiais. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">As campanhas publicitárias realizadas pelo Governo Federal normalmente visam a informação, conscientização e orientação social sobre determinado assunto, buscando atingir a população como um todo. O teste do pezinho é um exame, realizado em todos os recém-nascidos logo em seus primeiros dias de vida, e tem como objetivo a identificação e prevenção de diversas doenças, tais como fibrose cística, hipotireoidismo congênito, anemia falciforme, entre outras (Revista Bebê, 2017). Desta forma foi desenvolvido um spot para o Ministério da Saúde objetivando destacar a importância da realização do exame. Partindo do objetivo principal do trabalho, que consistiu na construção de uma peça publicitária radiofônica a partir de uma campanha pré-existente, utilizou-se como referência a campanha realizada pela Unisert em 2016 sobre o teste do pezinho . A Unisert é uma organização sem fins lucrativos responsável pela execução do Programa Nacional de Triagem Neonatal, conhecido popularmente como teste do pezinho. As peças da campanha escolhida pelo grupo apresentam uma imagem ilustrando o que seria uma cartomante lendo o pé de em bebê, acompanhada da frase  tem um jeito diferente de prever o futuro do seu bebê: faça o teste do pezinho (Unisert, 2016). Os materiais da campanha ainda trazem demais informações sobre o exame, tais como período e locais para a sua realização.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O objetivo deste trabalho foi desenvolver um spot de 30 para uma campanha já existente e veiculada em diferentes meios que não o rádio. Este visou o desenvolvimento da capacidade de leitura e interpretação da mensagem presente em anúncios publicitários, por parte dos acadêmicos. Realizando sua decupagem, análise e adaptação de texto para diferentes meios. Desta forma foi produzido um spot sobre o Teste do Pezinho para o Ministério da Saúde, utilizando como referência a campanha da Unisert. O spot tem como objetivo principal reforçar a importância da realização do exame em recém-nascidos, como um método para detectar e prevenir doenças. O material busca destacar o teste como a maneira mais eficaz de prever o futuro e sua importância no cuidado da saúde das crianças. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Assegurar direitos básicos a qualidade de vida e a saúde é um dos deveres do Estado, assim como informar e alertar a população sobre esses direitos. Desta forma, é visto a importância da realização de campanhas governamentais que divulguem programas de benefícios, direitos, deveres e riscos aos quais os cidadãos possam estar expostos, seja pela realização de determinados atos ou a exposição a substâncias. O teste do pezinho faz parte do Programa Nacional de Triagem Neonatal (PNTN) do Ministério da Saúde, e é um direito de toda criança a sua realização de forma obrigatória e gratuita em todo o território nacional, sendo assegurado pela Lei nº 8069 de 1990 e pela Portaria nº 822, de 2001, estabelecendo que  hospitais e demais estabelecimentos de atenção à saúde de gestantes, públicos e particulares, procedam a exames visando o diagnóstico e terapêutica de anormalidades no metabolismo do recém-nascido (BRASIL, 2001). Sendo assim, as campanhas comunicacionais, que visam divulgar o assunto, são importantes para alertar a população sobre a seriedade da realização do teste. A utilização do rádio para a propagação de mensagens destas campanhas é relevante pelas características apresentadas pelo meio. Entre elas é possível destacar o aspecto de proximidade que ele leva, entre diferentes pessoas e marcas, chegando até aos locais de mais difícil acesso, possuindo uma cobertura geográfica muito grande, não exigindo instrução e/ou renda para o seu consumo e entendimento da mensagem transmitida (ALCOBA, 2017). Sendo assim um meio de grande significância na difusão de informação de interesse popular, como é o caso do tema do presente trabalho. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O trabalho foi solicitado como atividade avaliativa da matéria de criação e produção publicitária para rádio do curso de Publicidade e Propaganda, e teve como objetivo a criação de um material que derivasse de uma campanha já existente, com isso foi selecionada a campanha do teste do pezinho feita pela Unisert em 2016 como referência para o desenvolvimento do presente trabalho. Também foi utilizado os conhecimentos adquiridos na matéria de técnicas gerais de rádio, fazendo uso dos conceitos de teoria da discrepância e storytelling para a contrução do produto. Jourdain (1998) afirma que a teoria da discrepância trata-se da expectativa que o cérebro do ouvinte cria a partir das experiências que ele tem ao longo da vida. Ou seja, a teoria diz que o cérebro encara a emoção como uma reação a experiência inesperada. Desta forma, ao produzir o roteiro para do spot do Teste do Pezinho, pensou-se em algo inusitado que causasse surpresa no ouvinte, fazendo analogia entre o Teste do Pezinho e a figura da cartomante. Com isto também utilizou-se do storytelling, que se caracteriza pela narração de uma história para transmitir a mensagem requerida pelo anunciante (XAVIER, 2015). Para a produção do spot utilizou-se o estúdio de rádio do Centro Universitário Internacional Uninter, localizado no Campus Tiradentes. Inicialmente realizou-se a análise da campanha do qual o spot derivou, destacando seu conceito e principais aspectos e informações que deveriam estar presentes no material criado. A partir disto foi desenvolvido um roteiro que orientou todo o processo de produção da peça publicitária. Com o roteiro finalizado, realizou-se a seleção e direção das vozes presentes no anúncio. Para a locução inicial utilizou-se uma voz masculina, que informa o ouvinte sobre o local onde a cena seguinte ocorre, e quatro vozes femininas, estas compõem a história, que consiste em um diálogo entre uma mãe e uma cartomante, assim como os textos informativos sobre o exame e a assinatura do Ministério da Saúde. Para a edição e finalização do material foi utilizado o programa GarageBand, onde os recortes dos áudios e adição de trilhas sonoras e efeitos especiais foram feitos.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Segundo Reis (2008, p.44), um spot pode ser definido como um  anúncio gravado e inserido no intervalo da programação, [...] composto de locução, podendo ter fundos musicais e também efeitos sonoros para os mais diversificados objetivos publicitários . O spot do teste do pezinho feito para o Ministério da Saúde possui 30 segundos e tem caráter informativo. Ele apresenta uma dramatização sobre a preocupação de uma mãe em relação a saúde de seu filho. A peça ainda traz uma analogia entre a leitura de mãos realizada por cartomantes e a prevenção e diagnóstico precoce de doenças proporcionado pelo exame. Para transmitir a sensação de aflição e desespero da mãe contra a calma e ironia apresentada pela cartomante, apostou-se na inserção de trilha e efeitos sonoros, além da interpretação do texto por parte das atrizes. A peça ainda apresenta uma locução reforçando a realização do teste como a única forma eficaz de prever o futuro da criança, seguido da assinatura do Ministério da Saúde, como pode ser observado no roteiro a seguir. Cliente: Ministério da Saúde Peça: 30 Título: Teste do pezinho Loc OFF (homem jovem): Enquanto isso na sala da cartomante. Fade in: BG: Bebê chorando, passos femininos, campainha. Fade out. BG: Música mistíca LOC 1  Cartomante (mulher jovem super calma): Bom dia, como posso ajudar? LOC 2  Mãe (mulher jovem desesperada): Eu estou desesperada, já andei por todo lado e já não sei mais o que fazer com meu bebê. Por favor leia a mão dele. LOC 1  Cartomante (mulher jovem super calma): Ah, mas para isso é só fazer o teste do pezinho. Fade out. BG: Música animada Loc 3 (Mulher jovem com voz suave): Só a uma forma eficaz de prever o futuro do seu filho, faça o teste do pezinho. ASSINATURA: Ministério da Saúde, Brasil um país para todos. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">Com o desenvolvimento deste trabalho foi possível as acadêmicas trabalharem a capacidade de análise e interpretação de mensagens publicitárias, assim como a adaptação de textos para diferentes formatos e meios. Trabalhar com uma ideia e desenvolver materiais que despertem a atenção do público são competências que os profissionais de comunicação precisam desempenhar todos os dias. Desta forma desenvolver uma peça radiofônica que chame a atenção do ouvinte e o informe sobre um assunto importante como o teste do pezinho, foi um trabalho que estimulou o grupo a explorar novos assuntos e criar analogias diferentes e irreverentes.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">ALCOBA, Nathalia. Rádio: ainda tem o seu valor? Publicado em: 20/09/2017. Disponível em: <http://vasto.com.br/2017/09/20/radio-ainda-tem-o-seu-valor/>. Acesso em: 17/04/2018.<br><br>BRASIL. Portaria nº 822, de 06 de junho de 2001. Implementação do Programa Nacional de Triagem Neonatal / PNTN no âmbito do Sistema Único de Saúde. Disponível em: <http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2001/prt0822_06_06_2001.html>. Acesso em 06/04/2018. <br><br>JOURDAIN, Robert. Música, Cérebro e Êxtase. Rio de Janeiro: Editora Objetiva, 1998. <br><br>MASSA, Luiza. Por que o teste do pezinho é tão importante para a saúde do bebê. Publicado em: 06/06/2017. Disponível em: <https://bebe.abril.com.br/desenvolvimento-infantil/por-que-o-teste-do-pezinho-e-importante-para-a-saude-do-bebe/>. Acesso em 06/04/2018.<br><br>REIS, C. Propaganda no rádio: Os formatos de anúncio. Blumenau: Edifurb, 2008.<br><br>Unisert. Campanhas. Disponível em: <http://www.unisert.org.br/campanhas.html>. Acesso em: 06/04/2018.<br><br>XAVIER, Adilson. Storytelling: Histórias que deixam marcas. 1ª ed. Rio de Janeiro: BestSeller, 2015.<br><br> </td></tr></table></body></html>