INSCRIÇÃO: 01168
 
CATEGORIA: PP
 
MODALIDADE: PP05
 
TÍTULO: Jingle Garota de Havaianas
 
AUTORES: Emely Aparecida Lopes (Universidade Internacional Uninter); Caroline Ferreira de Souza (Universidade Internacional Uninter); Larissa Lopes Fernandes (Universidade Internacional Uninter); Jorge Felix (Universidade Internacional Uninter); Otacílio Evaristo Monteiro Vaz (Universidade Internacional Uninter)
 
PALAVRAS-CHAVE: Rádio, Oralidade, Havaianas, Marca,
 
RESUMO
Este trabalho relata um Jingle realizado na matéria de Criação e Produção Publicitaria para Rádio, no curso de Publicidade e Propaganda do Centro Universitário Internacional Uninter. A peça foi feita para a coleção verão 2017 da Havaianas, sendo elaborada uma parodia e tendo como a base a musica Garota de Ipanema de Tom Jobim e Vinicus Moraes. Contudo, para realização desse projeto, foi necessário uma fundamentação teórica e entender como funciona o mundo radiofônico e seu contexto histórico, para isso houve a utilização dos livros Mídia e produção audiovisual de Marcia Nogueira Alvez e Rádio: oralidade mediatizada, da autora Júlia Lúcia Silva. Foram realizadas pesquisas sobre a marca, a música e a história do rádio, além de técnicas utilizadas na fundamentação e desenvolvimento para produção do Jingle.
 
INTRODUÇÃO
O Jingle, segundo Siegel (1992), é uma pequena peça musical cuja função é facilitar e estimular a retenção da mensagem pelo ouvinte. É geralmente curto e sua melodia é ao mesmo tempo simples e de fácil compreensão. Necessariamente cantado, para fins publicitarios o jingle tem o intuito de divulgar um produto, serviço ou instituição. A peça aqui apresentada trata-se de um jingle institucional que "divulga um produto, uma marca ou uma istituição. Serve para fixar o nome e algumas caracteristicas do que é anunciado" (Nogueira Alves, 2012 p.248). Assim entendido foi utilizado uma música que é popular no Brasil há mais de 50 anos, a Garota de Ipanema. Para Huss em seu site Recanto das Letra, "a letra foi escrita por Vinícius em Petrópolis e não nasceu se chamando 'Garota de Ipanema', e sim, 'Menina que passa', e toda a sua primeira parte era diferente. O tema abordado se trata de como uma música pode se transformar em uma paródia para uma determinada marca. Utilizando um momento de lançamento da nova coleção de Havaianas Verão por inteiro (2017), envolvendo as texturas e estilos do produto lançado, tudo isso pensando em como o público se sentiria ao ouvir o Jingle. O ritmo, juntamente com a entonação na performance do locutor, que se diferencia da entonação explorada na mídia audiovisual e até mesmo do teatro, pois é uma voz de uma pessoa que não tem imagem e que é ampliada pelo microfone, deve reproduzir a naturalidade e a variação presentes na expressão oral cotidiana, explorando criativamente a sonoridade [...] (SILVA, Julia Lucia de Oliveira Albano da Silva da, 2001, p.50) Sendo assim, para a gravação de um Jingle, é necessário observar os elementos importantes dentro do mundo radiofônico, não se trata apenas da entonação de voz, mas também deve-se saber o contexto histórico deste meio de comunicação. O ouvinte nota as emoções do locutor, então reconhecer os elementos da voz é importante para passar a mensagem desejada, pois ao ouvir quem está do outro lado consegue imaginar uma história em sua cabeça, como se ela a vivesse.
 
OBJETIVO
O objetivo deste trabalho é mostrar como o Jingle é uma importante peça quando se trata de divulgação da marca, demonstrando que o seu efeito ajuda na hora de despertar a lembrança no consumidor, Barbosa Filho (2009) afirma em seu livro Gêneros radiofônicos que as pessoas têm extrema facilidade para memorizar as melodias sem complexidade e, consequentemente, assimilar a informações que acompanham uma linha melódica. Ou seja, a compra pode ser realizada por influência da lembrança do indivíduo quando se é exposto em algum momento de desejo ou necessidade. "O hábito humano de repetir determinadas frases melódicas, cantada ou assobiando, garante ao produto Jingle a multiplicação da informação veiculada". (Barbosa Filho, 2009 p.125). Dessa forma, este Jingle foi desenvolvido e executado visando que quem o ouvisse lembrasse da marca. Utilizando uma canção popular Brasileira de fácil compreensão e tons harmônicos. Pensando nisso, também se tem a intenção da venda, como o público reagiria a serem expostos a isso. O destino final de toda mercadoria colocada à venda é ser consumida por compradores; que os compradores desejarão obter mercadorias para consumo se, e apenas se, consumi-las por algo que prometa satisfazer seus desejos; que o preço que o potencial consumidor em busca de satisfação está preparado para pagar pelas mercadorias em oferta dependerá da credibilidade dessa promessa e da intensidade desses desejos (BAUMAN, 2008, p. 18). Seguindo a linha de pensamento de Bauman (2008), fica o questionamento de como a publicidade em forma de Jingle pode persuadir seus consumidores a comprarem um determinado produto e como a sociedade reage a isso.
 
JUSTIFICATIVA
No início da Havaianas em 1962, as pessoas poderiam vê-la como algo simples, em seu site oficial, conta que os chinelos são referencias do Havaí e o primeiro par produzido foi inspirado nos chinelos de dedo japoneses, sem cores e detalhes, apenas com uma textura de grão de arroz, inconfundível nos dias de hoje. Por volta dos anos 70, junto com os movimentos hippies, a marca Havaianas passou a se reinventar aos poucos, tornando algo mais divertido. Porém o grande marco foi em 1990, quando a empresa passou a utilizar cores fortes e diversas estampas para chamar a atenção de seu público, tornando-se um acessório essencial na vida dos brasileiros, dessa forma, o Jingle verão por inteiro buscou ressaltar exatamente isso. O tema foi escolhido por se tratar de uma marca acessível e admirada por todos os integrantes, além de que anteriormente já havia sido realizado outro trabalho com a mesma marca, consequentemente tinha-se conhecimento da mesma e de como ela produzia suas campanhas. Por coincidência e bem observado pelo grupo, acabou se tornando uma provocação para a empresa Ipanema que é concorrente do cliente escolhido, pois se trata de uma música com o título Garota de Ipanema, trazendo a versão Garota de Havaianas. O uso da canção é uma referência ao público que consome os produtos Havainas, pois o Brasil é considerado um país tropical e o uso das sandálias é relevante quando se trata do clima quente em algumas regiões. Neste contexto, é importante ressaltar que muitas vezes "o comportamento de compra do consumidor é influenciado por fatores culturais, sociais, pessoais e psicológicos. Os culturais são os que exercem maior e mais profunda influência" (KOTLER, 2000, p.183). Por isso, o costume das pessoas de utilizarem esses produtos tanto em casa, quanto nas ruas, pode ser uma influência na hora da compra.
 
MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS
Os alunos do 5º período de Publicidade e Propaganda da Universidade Centro Universitário Internacional Uninter, na materia de Criação e Produção Publicitária para Rádio, receberam a tarefa de produzir um Jingle para uma marca a escolha deles. Em primeiro momento foi preciso decidir qual seria o produto a ser utilizado e qual música, logo após começou-se o brainstorming para dar início ao desenvolvimento das ideias. Com a escolha do cliente Havaianas, houve a divisão de tarefas entre os participantes do grupo, cada um teve a responsabilidade de escolher qual canção melhor se encaixaria com o contexto e também a criação de rascunhos para analisar em conjunto, com tudo reunido a canção de Tom Jobim e Vinicius Moraes foi escolhida por ser uma música "a cara do Brasil" assim como a Havaianas, e então passou por mudanças sugeridas por todos. A seguir construiu-se um roteiro para a gravação,considerando as categorias basicas de um jingle citados no livro Midia e Produção audiovisual, sendo institucional e direto, ou seja, cita caracteristicas do produto em questão. O roteiro foi escrito para ter duração de 30 segundos equivalente a um dos espaçoes oferecidos pelos veículos de comunicação. Definindo as falas de cada um, prontamente gravadas no estúdio de rádio do centro acadêmico. Com o Jingle gravado, cortes e alterações foram necessários para a produção do mesmo, junto com a música que foi inserida finalizando todo o processo. Vale lembrar que essa peça publicitária se tratava de uma campanha para a nova coleção verão 2017 e uma forma de se marcar o público foi o uso da repetição no refrão, por isso, "o uso de jingle de fácil memorização é o que mais chama atenção" (ALVES, 2006, p. 37).
 
DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO
A marca Havaianas encontra-se na vida de muitos brasileiros, sua assinatura, a repetição de seu nome e os comerciais criativos chamam a atenção dos consumidores. Esta campanha se refere a coleção Verão por inteiro, referente ao ano de 2017, na paródia é possível notar a descrição das sandálias que foram lançadas naquele momento, junto com a melodia ao fundo. Segue abaixo a letra escrita pelos integrantes: Olha havaianas tão linda pra andar na calçada Estampa florida também tem listrada Com todo encanto do fundo do mar (do fundo do mar) Tem o modelo folhagem, verão por inteiro Coleção mais linda pra você usar (pra você usar) Havaianas, todo mundo usa. Cada verso foi escrito para descrever uma sandália determinada, além do uso da repetição em tom mais leve para trazer a calma de um ambiente tropical, fechando com a assinatura utilizada nas peças da Havaianas. Haviam outras frases que foram desenvolvidas no início do projeto, porém para não ultrapassar os 30 segundos, foi necessário o corte das mesmas. Este trabalho acadêmico foi exposto para os alunos da UTA rádio na matéria de Criação e Produção Publicitaria para Rádio, junto com outras apresentações que também receberam elogios e críticas mencionados pelo professor responsável. ਀ 䘀椀最甀爀愀 ㄀㨀 刀漀琀攀椀爀漀  一漀洀攀 搀漀 倀爀漀最爀愀洀愀㨀ऀ䨀椀渀最氀攀 䜀愀爀漀琀愀 搀攀 䠀愀瘀愀椀愀渀愀猀  䐀甀爀愀漀㨀ऀ㌀ ✀  吀攀挀⸀㨀ऀ吀漀洀 䨀漀戀椀洀 ⴀ 䜀愀爀漀琀愀 搀攀 䤀瀀愀渀攀洀愀 ⠀㈀㜀✀ 匀攀最⸀⤀   䰀漀挀甀漀 䨀伀刀䜀䔀ऀ伀氀栀愀 栀愀瘀愀椀愀渀愀猀 琀漀 氀椀渀搀愀 瀀爀愀 愀渀搀愀爀 渀愀 挀愀氀愀搀愀  䔀猀琀愀洀瀀愀 昀氀漀爀椀搀愀 琀愀洀戀洀 琀攀洀 氀椀猀琀爀愀搀愀  䌀漀洀 琀漀搀漀 攀渀挀愀渀琀漀 搀漀 昀甀渀搀漀 搀漀 洀愀爀  䰀漀挀甀漀 䌀䄀刀伀䰀䤀一䔀 攀  䰀䄀刀䤀匀匀䄀ऀ䐀漀 昀甀渀搀漀 搀漀 洀愀爀  䰀漀挀甀漀 䨀伀刀䜀䔀ऀ吀攀洀 漀 洀漀搀攀氀漀 昀漀氀栀愀最攀洀Ⰰ 瘀攀爀漀 瀀漀爀 椀渀琀攀椀爀漀  䌀漀氀攀漀 洀愀椀猀 氀椀渀搀愀 瀀爀愀 瘀漀挀 甀猀愀爀   䰀漀挀甀漀 䌀䄀刀伀䰀䤀一䔀 攀  䰀䄀刀䤀匀匀䄀ऀ倀爀愀 瘀漀挀 甀猀愀爀  䰀漀挀甀漀 䔀䴀䔀䰀夀ऀ䠀愀瘀愀椀愀渀愀猀Ⰰ 琀漀搀漀 洀甀渀搀漀 甀猀愀爀⸀   ㌀ᤀ†                                     䘀漀渀琀攀㨀 䄀漀猀 愀甀琀漀爀攀猀 ㈀ ㄀㠀  㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀搀㘀㈀愀 㠀∀㸀㰀戀㸀䌀伀一匀䤀䐀䔀刀䄀윀픀䔀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀吀漀搀漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 瀀漀猀猀甀椀 搀椀昀攀爀攀渀愀猀 攀 搀椀昀椀挀甀氀搀愀搀攀猀 攀 挀漀洀 攀猀猀攀 渀漀 昀漀椀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀Ⰰ 甀洀 搀攀氀攀猀  漀 琀攀洀瀀漀Ⰰ ㌀  猀攀最甀渀搀漀猀 猀攀 琀漀爀渀愀 甀洀 瀀攀爀漀搀漀 洀甀椀琀漀 挀甀爀琀漀 瀀愀爀愀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀攀爀 甀洀愀 瀀攀愀 瀀甀戀氀椀挀椀琀爀椀愀Ⰰ 搀攀猀猀愀 昀漀爀洀愀Ⰰ 昀漀椀 瀀爀攀挀椀猀漀 瀀攀渀猀愀爀 挀甀椀搀愀搀漀猀愀洀攀渀琀攀 攀洀 焀甀愀椀猀 瘀攀爀猀漀猀 猀攀爀椀愀洀 椀渀猀攀爀椀搀漀猀 渀愀 氀漀挀甀漀⸀ 倀攀渀猀愀渀搀漀 渀椀猀猀漀Ⰰ 漀甀琀爀漀猀 搀攀琀愀氀栀攀猀 昀漀爀愀洀 渀漀琀愀搀漀猀 渀漀 搀攀挀漀爀爀攀爀 搀漀 琀爀愀戀愀氀栀漀Ⰰ 挀漀洀漀 漀 挀甀椀搀愀搀漀 瀀愀爀愀 渀漀 栀愀瘀攀爀 挀漀爀琀攀猀 猀攀挀漀猀 攀 漀 甀猀漀 搀愀 洀攀氀漀搀椀愀 挀漀洀瀀愀琀瘀攀氀 挀漀洀 愀 挀愀渀漀⸀ Com a ajuda do professor orientador e do técnico de áudio, tudo correu bem, atingindo as expectativas de todos. O grupo como produtora executaram o Jingle com capacidade, não sendo somente um trabalho acadêmico, mas também algo divertido para todos e uma maneira de se obter experiências para a vida profissional. Sendo assim, escutar o resultado da peça diante da turma foi essencial para ter um feedback de como havia sido o efeito final, mostrando que esses projetos são essenciais para os alunos que buscam um espaço no mercado de trabalho, complementando seus portfólios e melhorando a confiança quando se trata de trabalhar na área de Publicidade e Propaganda.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀搀㘀㈀愀 㠀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀䄀䰀嘀䔀匀Ⰰ 䔀搀甀愀爀搀漀 䨀漀猀 搀攀 䄀稀愀洀戀甀樀愀⸀ 伀猀 䨀椀渀最氀攀猀 攀 愀 匀甀愀 䌀愀瀀愀挀椀搀愀搀攀 搀攀 倀爀漀瀀漀爀挀椀漀渀愀爀 䌀爀攀搀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 쀀 䴀愀爀挀愀⸀ ㈀  㘀⸀ 㐀㐀 昀⸀ 䴀漀渀漀最爀愀昀椀愀 搀攀 䌀漀渀挀氀甀猀漀 搀漀 䌀甀爀猀漀 搀攀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀 匀漀挀椀愀氀 䠀愀戀椀氀椀琀愀漀 攀洀 倀甀戀氀椀挀椀搀愀搀攀 ⴀ 䘀愀挀甀氀搀愀搀攀 䐀攀 䌀椀渀挀椀愀猀 匀漀挀椀愀椀猀 䄀瀀氀椀挀愀搀愀猀Ⰰ 䌀攀渀琀爀漀 唀渀椀瘀攀爀猀椀琀爀椀漀 䐀攀 䈀爀愀猀氀椀愀Ⰰ 䐀椀猀琀爀椀琀漀 䘀攀搀攀爀愀氀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 ㈀㠀 洀愀爀⸀ ㈀ ㄀㠀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䄀䰀嘀䔀匀Ⰰ 䴀愀爀挀椀愀 一漀最甀攀椀爀愀⸀ 䴀搀椀愀 攀 瀀爀漀搀甀漀 愀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀氀㨀 甀洀愀 椀渀琀爀漀搀甀漀⸀ 䌀甀爀椀琀椀戀愀㨀 䤀渀琀攀爀猀愀戀攀爀攀猀Ⰰ ㈀ ㄀㈀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䈀䄀刀䈀伀匀䄀 䘀䤀䰀䠀伀Ⰰ 䄀渀搀爀⸀ 䜀渀攀爀漀猀 爀愀搀椀漀昀渀椀挀漀猀㨀 漀猀 昀漀爀洀愀琀漀猀 攀 漀猀 瀀爀漀最爀愀洀愀猀 攀洀 甀搀椀漀⸀ ㈀⸀ 攀搀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 倀愀甀氀椀渀愀猀Ⰰ ㈀  㤀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䈀䄀唀䴀䄀一 娀礀最洀甀渀琀⸀ 嘀椀搀愀 瀀愀爀愀 漀 挀漀渀猀甀洀漀⸀ 刀椀漀 搀攀 䨀愀渀攀椀爀漀㨀 䔀䐀 娀愀栀愀爀Ⰰ ㈀  㠀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀 HAVAIANAS. Disponível em . Acesso em 1 de abril de 2018.਀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀匀䤀䰀嘀䄀Ⰰ 䨀甀氀椀愀 䰀甀挀椀愀 搀攀 伀氀椀瘀攀椀爀愀 䄀氀戀愀渀漀⸀ 刀搀椀漀㨀 漀爀愀氀椀搀愀搀攀 洀攀搀椀愀琀椀稀愀搀愀 ⴀ 漀 猀瀀漀琀 攀 漀猀 攀氀攀洀攀渀琀漀猀 搀愀 氀椀渀最甀愀最攀洀 爀愀搀椀漀昀渀椀挀愀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䄀渀渀愀戀氀甀洀攀Ⰰ ㈀  ㄀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䬀伀吀䰀䔀刀Ⰰ 倀栀椀氀椀瀀⸀ 䄀搀洀椀渀椀猀琀爀愀漀 搀攀 洀愀爀欀攀琀椀渀最⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䄀琀氀愀猀Ⰰ ㈀ ㄀㄀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀匀䤀一䜀䔀䰀Ⰰ 䈀爀甀挀攀⸀ 䌀爀攀愀琀椀瘀攀 爀愀搀椀漀 瀀爀漀搀甀挀琀椀漀渀⸀ 䈀漀猀琀漀渀Ⰰ 䘀漀挀愀氀 倀爀攀猀猀⸀ ㄀㤀㤀㈀⸀ 㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀