INSCRIÇÃO: 01185
 
CATEGORIA: PT
 
MODALIDADE: PT06
 
TÍTULO: Crônicas na sala de aula
 
AUTORES: wilson elias junior (Centro Universitário Internacional Uninter); ANA PAULA HECK (Centro Universitário Internacional Uninter); MATIAS SEBASTIÃO PERUYERA (Centro Universitário Internacional Uninter)
 
PALAVRAS-CHAVE: Ilustração, Arte, Desenho, Livro,
 
RESUMO
Este trabalho relata o processo de desenvolvimento de ilustrações para o livro Crônicas na Sala de Aula criado e desenvolvido por alunos do Cento Universitário Internacional Uninter. A proposta inicial era produzir desenhos que representassem cada capítulo visando tornar o livro mais atrativo visualmente: tela em branco, olhando de dentro, crônicas esportivas, histórias passageiras, quintais e outros olhares. Para isso, buscou-se extrair os principais elementos de maneira simples e direta para conseguir transparecer com facilidade o conteúdo de cada parte do livro.
 
INTRODUÇÃO
O presente trabalho apresenta o livro “Crônicas na Sala de Aula”, projeto sugerido pelo professor Eugênio Vinci de Moraes produzido pelos alunos da disciplina de Produção Textual, do curso de Jornalismo e Publicidade e Propaganda do Centro Universitário Internacional Uninter no ano de 2017. O objetivo do projeto foi buscar inserir os alunos no universo da escrita através da produção de crônicas cujos temas eram o cotidiano.਀䄀 琀攀洀琀椀挀愀 瀀攀爀洀椀琀椀甀 漀昀攀爀攀挀攀爀 愀漀 氀攀椀琀漀爀 爀攀氀愀琀漀猀 搀愀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀 搀攀 樀漀瘀攀渀猀 猀漀戀爀攀 愀 瘀椀搀愀 渀愀 挀愀瀀椀琀愀氀 瀀愀爀愀渀愀攀渀猀攀 攀 渀愀 爀攀最椀漀 洀攀琀爀漀瀀漀氀椀琀愀渀愀⸀ 伀猀 琀攀砀琀漀猀 爀攀瘀攀氀愀洀 搀攀琀愀氀栀攀猀 搀愀 挀椀搀愀搀攀Ⰰ 渀愀爀爀愀搀漀猀 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀攀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀 瀀攀爀猀瀀攀挀琀椀瘀愀猀 攀 洀漀洀攀渀琀漀猀 瘀椀瘀椀搀漀猀 瀀攀氀漀猀 愀氀甀渀漀猀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀渀搀漀 挀愀爀愀挀琀攀爀猀琀椀挀愀猀 搀攀 䌀甀爀椀琀椀戀愀 攀 搀攀 猀攀甀 甀渀椀瘀攀爀猀漀 猀漀挀椀漀挀甀氀琀甀爀愀氀 搀攀 洀愀渀攀椀爀愀 最攀爀愀氀⸀ O livro foi dividido em seis capítulos que abordam diferentes aspectos: “Telas em Branco”, reflete os desafios, as possibilidades e limites explorados pelos alunos sobre o ato da escrita, as expectativas e aspirações sobre a vida dos futuros escritores e críticas sociais; “Olhando de Dentro” é voltado à escrita subjetiva e reflexiva; “Histórias Passageiras” abordam histórias vividas dentro dos ônibus que circulam por Curitiba e Região metropolitana; “Quintais” retrata memórias de infância; “Outros Olhares” apresenta o sentimento de subir ao palco e reflexões sobre a realidade atual. Ao total, 29 crônicas (28 de alunos e 1 do professor) foram produzidas para compor o livro, bem como seis ilustrações eu abriam cada capítulo. ਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀搀㘀㈀愀 㠀∀㸀㰀戀㸀伀䈀䨀䔀吀䤀嘀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 搀漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 攀爀愀 攀砀琀爀愀椀爀 搀漀猀 挀漀渀樀甀渀琀漀猀 搀攀 挀爀渀椀挀愀猀 搀椀猀瀀漀猀琀漀猀 攀洀 挀愀瀀琀甀氀漀猀 甀洀愀 攀猀猀渀挀椀愀 焀甀攀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀猀猀攀 攀 挀漀渀琀爀椀戀甀猀猀攀 瀀愀爀愀 猀攀甀 愀爀爀愀渀樀漀 攀 愀 瀀爀漀搀甀漀 搀攀 猀攀渀琀椀搀漀⸀ 䄀琀爀愀瘀猀 搀愀 愀爀琀椀挀甀氀愀漀 搀愀 氀椀渀最甀愀最攀洀 渀漀ⴀ瘀攀爀戀愀氀 愀漀猀 琀攀砀琀漀猀Ⰰ 戀甀猀挀漀甀ⴀ猀攀 椀渀琀爀漀搀甀稀椀爀 愀猀 琀攀洀琀椀挀愀猀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀猀 攀 挀漀渀琀爀椀戀甀椀爀 瀀愀爀愀 漀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 搀愀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀⸀ 䄀搀攀洀愀椀猀Ⰰ 攀猀琀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀 瀀攀爀洀椀琀椀甀 挀漀氀漀挀愀爀 攀洀 瀀爀琀椀挀愀 漀猀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀猀 愀搀焀甀椀爀椀搀漀猀 渀愀猀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀猀 瀀爀琀椀挀愀猀 搀漀 挀甀爀猀漀 搀攀 倀甀戀氀椀挀椀搀愀搀攀Ⰰ 愀氀椀愀渀搀漀 漀猀 搀漀椀猀 挀甀爀猀漀猀 攀洀 甀洀 瀀爀漀樀攀琀漀 挀漀渀樀甀渀琀漀 焀甀攀 挀漀渀琀爀椀戀甀椀甀 瀀愀爀愀 昀漀爀洀愀漀 搀椀猀挀攀渀琀攀⸀ 㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀搀㘀㈀愀 㠀∀㸀㰀戀㸀䨀唀匀吀䤀䘀䤀䌀䄀吀䤀嘀䄀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀 瀀爀攀猀攀渀琀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀 焀甀攀 琀攀瘀攀 椀渀挀椀漀 挀漀洀 愀 瀀爀漀搀甀漀 琀攀砀琀甀愀氀Ⰰ 瀀愀猀猀愀渀搀漀 瀀攀氀愀 攀搀椀漀Ⰰ 搀椀愀最爀愀洀愀漀Ⰰ 椀氀甀猀琀爀愀漀Ⰰ 瀀甀戀氀椀挀愀漀 攀 氀愀渀愀洀攀渀琀漀 搀攀 甀洀 氀椀瘀爀漀Ⰰ 椀渀琀爀漀搀甀稀 漀猀 愀氀甀渀漀猀 搀攀 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 攀 倀甀戀氀椀挀椀搀愀搀攀 愀漀 挀漀琀椀搀椀愀渀漀 搀愀猀 瀀爀漀昀椀猀猀攀猀Ⰰ 戀攀洀 挀漀洀漀 瀀攀爀洀椀琀攀 漀 攀渀琀攀渀搀椀洀攀渀琀漀 猀漀戀爀攀 瀀爀漀挀攀猀猀漀猀 挀漀洀甀渀椀挀愀琀椀瘀漀猀 搀攀 洀愀渀攀椀爀愀 洀愀椀猀 愀戀爀愀渀最攀渀琀攀⸀ 䄀漀 琀爀愀稀攀爀 愀 瘀椀猀漀 搀漀猀 愀甀琀漀爀攀猀Ⰰ 猀攀樀愀 搀愀猀 挀爀渀椀挀愀猀 漀甀 搀愀猀 椀氀甀猀琀爀愀攀猀Ⰰ  瀀漀猀猀瘀攀氀 爀攀昀氀攀琀椀爀 猀漀戀爀攀 漀 挀漀琀椀搀椀愀渀漀 搀愀 挀愀瀀椀琀愀氀 瀀愀爀愀渀愀攀渀猀攀Ⰰ 愀戀漀爀搀愀渀搀漀 愀猀 爀攀氀愀攀猀 搀漀猀 猀甀樀攀椀琀漀猀 挀漀洀 愀 挀椀搀愀搀攀⸀ 䄀漀 甀渀椀爀 愀 氀椀渀最甀愀最攀洀 瘀攀爀戀愀氀 攀 愀 渀漀 瘀攀爀戀愀氀 瀀愀爀愀 爀攀琀爀愀琀愀爀 琀愀椀猀 栀椀猀琀爀椀愀猀Ⰰ  瀀漀猀猀瘀攀氀 瀀爀漀瀀漀爀 愀漀 氀攀椀琀漀爀 甀洀愀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀 洀愀椀猀 椀洀攀爀猀椀瘀愀Ⰰ 挀甀樀漀猀 搀攀猀攀渀栀漀猀 猀攀爀瘀攀洀 挀漀洀漀 椀渀搀挀椀漀 椀渀椀挀椀愀氀 猀漀戀爀攀 漀 琀攀洀愀Ⰰ 焀甀攀 瀀漀搀攀 搀攀猀瀀攀爀琀愀爀 愀 挀甀爀椀漀猀椀搀愀搀攀Ⰰ 猀甀猀挀椀琀愀爀 椀渀琀攀爀瀀爀攀琀愀攀猀 漀甀 挀漀洀瀀氀攀洀攀渀琀愀爀 愀 椀渀琀攀爀瀀爀攀琀愀漀⸀ 䄀氀洀 搀攀 昀愀挀椀氀椀琀愀搀漀爀愀 挀漀最渀椀琀椀瘀愀Ⰰ 愀 椀氀甀猀琀爀愀漀  瀀愀爀琀攀 椀渀琀攀最爀愀渀琀攀 搀愀 挀漀渀猀琀爀甀漀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀 攀 挀漀渀琀爀椀戀甀椀 琀愀洀戀洀 瀀愀爀愀 愀 愀氀昀愀戀攀琀椀稀愀漀 搀漀 漀氀栀愀爀⸀ 一攀猀琀攀 猀攀渀琀椀搀漀Ⰰ 攀砀瀀氀漀爀愀爀 爀攀挀甀爀猀漀猀 瘀椀猀甀愀椀猀 焀甀攀 甀氀琀爀愀瀀愀猀猀愀洀 漀猀 氀椀洀椀琀攀猀 搀愀猀 挀愀瀀愀猀Ⰰ 瀀漀搀攀 挀漀渀琀爀椀戀甀椀爀 瀀愀爀愀 愀 昀漀爀洀愀漀 搀愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 挀漀洀 爀攀氀愀漀  爀攀愀氀椀搀愀搀攀 椀挀渀椀挀愀 攀洀 焀甀攀 攀猀琀漀 椀洀攀爀猀漀猀Ⰰ 瀀漀椀猀 愀 椀洀愀最攀洀 攀猀琀 瀀爀攀猀攀渀琀攀 攀洀 琀漀搀漀猀 漀猀 挀漀渀琀攀砀琀漀猀 挀漀洀甀渀椀挀愀琀椀瘀漀猀⸀ 吀愀氀 椀渀瘀攀猀琀椀搀愀 攀瘀椀搀攀渀挀椀愀 琀愀洀戀洀 愀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 搀攀 爀攀昀氀攀琀椀爀 猀漀戀爀攀 愀 瀀爀攀猀攀渀愀 愀瘀愀猀猀愀氀愀搀漀爀愀 搀愀 椀洀愀最攀洀 瘀椀猀甀愀氀 渀漀 挀漀琀椀搀椀愀渀漀 搀漀猀 猀甀樀攀椀琀漀猀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀搀㘀㈀愀 㠀∀㸀㰀戀㸀䴀준吀伀䐀伀匀 䔀 吀준䌀一䤀䌀䄀匀 唀吀䤀䰀䤀娀䄀䐀伀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䐀攀瀀漀椀猀 搀漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 挀漀渀猀琀爀甀漀Ⰰ 猀攀氀攀漀 攀 攀搀椀漀 搀愀猀 挀爀渀椀挀愀猀Ⰰ 漀 戀爀椀攀昀椀渀最 搀攀 挀爀椀愀漀 昀漀椀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀搀漀 攀 攀渀琀爀攀最甀攀 愀漀猀 愀甀琀漀爀攀猀⸀ 伀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 挀爀椀愀漀 琀攀瘀攀 椀渀挀椀漀 挀漀洀 愀 搀椀猀挀甀猀猀漀 愀猀 渀攀挀攀猀猀椀搀愀搀攀猀 攀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀猀 搀攀渀琀爀漀 搀漀 瀀爀愀稀漀 愀琀爀椀戀甀搀漀 愀漀 琀爀愀戀愀氀栀漀Ⰰ 漀 焀甀攀 渀漀 瀀攀爀洀椀琀椀甀 焀甀攀 昀漀猀猀攀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀搀愀 甀洀愀 椀氀甀猀琀爀愀漀 瀀愀爀愀 挀愀搀愀 挀爀渀椀挀愀Ⰰ 洀愀猀 甀洀愀 瀀愀爀愀 挀愀搀愀 挀愀瀀琀甀氀漀⸀ 倀愀爀琀椀甀ⴀ猀攀 攀渀琀漀 瀀愀爀愀 愀 氀攀椀琀甀爀愀 搀愀猀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀猀Ⰰ 戀甀猀挀愀渀搀漀 愀 挀漀洀瀀爀攀攀渀猀漀 搀攀 猀攀甀猀 挀漀渀琀攀切搀漀猀 攀 琀攀洀琀椀挀愀猀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀猀 渀愀 搀椀瘀椀猀漀 搀漀猀 挀愀瀀琀甀氀漀猀⸀ Para estudiosos da linguagem, como Barthes esta "inclui todos aqueles sistemas dos quais se podem selecionar e combinar elementos para comunicar algo" (1973). Twyman (1982) considera a representação pictória uma linguagem formada por uma cadeia de elementos que ao se combinarem formam sintagmas visuais. Nesse sentido, é possível afirmar que as estruturas visuais carregam sentido com as linguísticas e apontam diferentes interpretações e interações. Isso pode acontecer na aplicação da cor, ou nas estruturas de composição, por exemplo. Como entende Freire (2004): " a ilustração como uma espécie de vocabulário gráfico onde técnica e linguagem, forma e informação, estejam sempre em harmonia, criando uma nova maneira de contar e ler histórias”. De acordo com o autor, quando o ilustrador articula elementos da linguagem ilustrativa pode evitar ou provocar significados.਀ ᰀ䄠 挀椀搀愀搀攀 搀攀 䌀甀爀椀琀椀戀愀ᴀ†攀爀愀 漀 昀椀漀 挀漀渀搀甀琀漀爀 焀甀攀 最甀椀愀瘀愀 琀漀搀愀猀 愀猀 挀爀渀椀挀愀猀Ⰰ 愀氀洀 搀椀猀猀漀Ⰰ 挀漀渀昀漀爀洀攀 猀甀瀀爀愀挀椀琀愀搀漀Ⰰ 挀愀搀愀 挀愀瀀琀甀氀漀 攀渀瘀漀氀瘀椀愀 甀洀愀 琀攀洀琀椀挀愀⸀ 䄀 瀀愀爀琀椀爀 搀攀猀琀愀猀Ⰰ 琀攀瘀攀 椀渀挀椀漀 甀洀 琀爀愀戀愀氀栀漀 搀攀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 瀀漀爀 爀攀昀攀爀渀挀椀愀猀 攀 攀猀琀椀氀漀猀 搀攀 椀氀甀猀琀爀愀漀⸀ 伀 瀀愀猀猀漀 猀攀最甀椀渀琀攀 昀漀椀 漀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 搀漀猀 瀀爀椀洀攀椀爀漀猀 爀漀甀最栀猀Ⰰ 爀愀猀挀甀渀栀漀猀 搀愀猀 椀搀攀椀愀猀 椀渀椀挀椀愀椀猀⸀ 䄀 瀀愀爀琀椀爀 搀椀猀猀漀 昀漀爀愀洀 挀爀椀愀搀漀猀 漀猀 猀攀椀猀 搀攀猀攀渀栀漀猀 焀甀攀 挀漀洀瀀攀洀 漀 氀椀瘀爀漀⸀ Os traços que compõem as ilustrações imitam o desenho à mão, sendo irregulares e fortes, remetendo ao aspecto artesanal. Ao fundo destes estes, foi aplicada coloração que imita aquarela, representando, também, à característica rudimentar e de construção cuidadosa e íntima, bem como a mescla de sentimentos colocados à escrita. Foram utilizadas cores suaves, quentes e frias, gerando contraste entre estas, bem como às características dos traços, representando a dualidade nos desafios da escrita.਀倀愀爀愀 愀 瀀甀戀氀椀挀愀漀 搀攀猀琀攀Ⰰ 渀漀 椀渀琀甀椀琀漀 搀攀 攀瘀椀琀愀爀 甀洀愀 戀甀猀挀愀 瀀漀爀 瀀愀琀爀漀挀椀渀愀搀漀爀攀猀Ⰰ 漀瀀琀漀甀ⴀ猀攀 瀀攀氀漀 猀椀琀攀 䌀氀甀戀攀 搀攀 䄀甀琀漀爀攀猀Ⰰ 焀甀攀 瀀攀爀洀椀琀攀 愀 椀洀瀀爀攀猀猀漀 漀渀 搀攀洀愀渀搀Ⰰ 瀀愀爀愀 愀焀甀攀氀攀猀 氀攀椀琀漀爀攀猀 焀甀攀 瀀爀攀昀攀爀攀洀 愀 瘀攀爀猀漀 昀猀椀挀愀⸀ 吀愀洀戀洀 昀漀爀愀洀 搀椀猀瀀漀渀椀戀椀氀椀稀愀搀愀猀 瘀攀爀猀攀猀 瀀愀爀愀 搀漀眀渀氀漀愀搀Ⰰ 攀洀 昀漀爀洀愀琀漀猀 攀倀甀戀 攀 倀䐀䘀Ⰰ 搀攀 洀愀渀攀椀爀愀 最爀愀琀甀椀琀愀⸀  Com relação ao formato, os autores escolheram o A5, por considerarem que valorizava a obra mais do que o formato Pocket. Ainda dentro das opções do site, optou-se pelo papel pólen que, por sua cor amarelada, oferece mais conforto visual durante a leitura. A diagramação do conteúdo foi feita a partir das especificações do Clube de Autores, no software Adobe InDesign.਀䘀漀椀 攀猀挀漀氀栀椀搀愀 愀 昀愀洀氀椀愀 琀椀瀀漀最爀昀椀挀愀 䨀攀渀猀漀渀Ⰰ 甀洀愀 猀攀爀椀昀愀搀愀 愀渀琀椀最愀Ⰰ 愀搀攀焀甀愀搀愀 瀀愀爀愀 琀攀砀琀漀猀 洀愀椀猀 氀漀渀最漀猀Ⰰ 挀漀洀漀 氀椀瘀爀漀猀⸀ 䄀 挀愀瀀愀 昀漀椀 攀氀愀戀漀爀愀搀愀 琀攀渀搀漀 挀漀洀漀 爀攀昀攀爀渀挀椀愀 挀愀瀀愀猀 搀攀 氀椀瘀爀漀猀 戀爀愀猀椀氀攀椀爀漀猀 搀愀猀 搀挀愀搀愀猀 搀攀 ㄀㤀㘀  攀 ㄀㤀㜀 Ⰰ 瀀爀攀搀漀洀椀渀愀渀琀攀洀攀渀琀攀 琀椀瀀漀最爀昀椀挀愀猀 攀 挀漀洀 瀀漀甀挀愀猀 挀漀爀攀猀⸀ 一漀 昀漀爀愀洀 甀猀愀搀愀猀 椀氀甀猀琀爀愀攀猀 渀愀 挀愀瀀愀 瀀愀爀愀 瘀愀氀漀爀椀稀愀爀 漀 渀漀洀攀 搀攀 琀漀搀漀猀 漀猀 愀甀琀漀爀攀猀⸀ 伀 琀琀甀氀漀 搀愀 漀戀爀愀 攀猀琀 挀漀洀瀀漀猀琀漀 渀愀 昀愀洀氀椀愀 倀愀爀愀氀甀挀攀渀琀Ⰰ 挀漀洀 攀渀琀爀攀氀椀渀栀愀 愀瀀攀爀琀愀搀愀Ⰰ 瀀愀爀愀 搀愀爀 昀漀爀愀 愀漀 琀琀甀氀漀⸀
 
DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO
O trabalho de articulação entre as linguagens verbal e não-verbal no livro crônicas na sala de aula se deu, em um primeiro momento, na separação das crônicas em temáticas que demarcaram os capítulos. Nesse sentido, para cada um foi atribuída uma ilustração que buscava representar o conjunto. No capítulo “Tela em branco” a ilustração representa o desafio cotidiano da escrita, em momentos onde autores se deparam com a página em branco com a caneta à mão. Já em “Olhando de dentro” a imagem exprime a reflexão interior de como as pessoas enxergam o mundo, tal como uma janela, onde cada um possui sua perspectiva de uma forma única e subjetiva. A imagem criada para o capítulo “Crônicas esportivas” busca representar como o esporte faz parte e imita a vida e seus desafios; na ilustração, o bloqueio representa a dificuldade do cotidiano, muitas vezes é preciso se superar para vencer até mesmo as pequenas adversidades. No capítulo “Histórias passageiras” o cotidiano da capital é representado pelos tubos de ônibus, onde são escritas diversas histórias. A representação gráfica do capítulo “Quintais” é composta por um balanço em uma árvore, remetendo à infância, às memórias e à transposição dos desafios da vida adulta. Em “Outros olhares”, olhos remetem às reações ao que se passa, às diversas perspectivas e interpretações do cotidiano.
 
CONSIDERAÇÕES
Para os alunos do curso, a publicação de um trabalho como este representa a concretização dos ensinamentos e experiência adquirira em sala. Demonstra o resultado de muito estudo e esforço, aperfeiçoa aptidões e contribui na construção do portfólio. O processo de ilustração permitiu aos autores adentrar olhares alheios e adotar novas miradas sobre a vida na capital paranaense. Cada traço veio carregado do conhecimento adquirido na sala de aula, bem como das emoções evocadas por cada linha escrita pelos colegas. Nesse sentido, a oportunidade de concretizar esta investida, multiplicou as experiências e proporcionou aos alunos a construção do conhecimento de maneira colaborativa.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀搀㘀㈀愀 㠀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀䈀䄀刀吀䠀䔀匀Ⰰ 刀漀氀愀渀搀⸀ 伀 瀀爀愀稀攀爀 搀漀 吀攀砀琀漀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 倀攀爀猀瀀攀挀琀椀瘀愀Ⰰ ㄀㤀㜀㌀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䘀刀䔀䤀刀䔀Ⰰ 䴀愀爀挀攀氀漀 䜀栀椀稀椀⸀ 䰀攀渀搀漀 愀 椀氀甀猀琀爀愀漀 漀甀 椀氀甀猀琀爀愀渀搀漀 愀 氀攀椀琀甀爀愀⸀ 䤀渀㨀 䄀渀愀椀猀 搀漀 䤀 猀攀洀椀渀爀椀漀 䈀爀愀猀椀氀攀椀爀漀 猀漀戀爀攀 氀椀瘀爀漀 攀 栀椀猀琀爀椀愀 攀搀椀琀漀爀椀愀⸀ 䘀䌀刀䈀 唀䘀䘀⼀倀倀䜀䌀伀䴀⸀ 䌀愀猀愀 搀攀 刀甀椀 䈀愀爀戀漀猀愀Ⰰ 刀椀漀 搀攀 䨀愀渀攀椀爀漀㨀 ㈀  㐀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀吀圀夀䴀䄀一Ⰰ 䴀椀挀栀愀攀氀⸀ 吀栀攀 最爀愀昀椀挀 瀀爀攀猀攀渀琀愀琀椀漀渀 漀昀 氀愀渀最甀愀最攀⸀ 䤀一㨀 䤀渀昀漀爀洀愀琀椀漀渀 搀攀猀椀最渀 樀漀爀渀愀氀⸀ 刀攀愀搀椀渀最Ⰰ 䤀渀最氀愀琀攀爀爀愀㨀 䐀攀瀀愀爀琀洀攀渀琀漀 漀昀 琀礀瀀漀最爀愀昀礀 ☀ 最爀愀瀀栀椀挀 䌀漀洀甀渀椀挀愀琀椀漀渀Ⰰ 唀渀椀瘀攀爀猀椀琀礀 漀搀 刀攀愀搀椀渀最Ⰰ ㄀㤀㠀㈀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀