ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XIX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #d62a08"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;01192</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PP</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PP13</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Existe outra forma de salvar o mundo</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Andyara Leticia Knoch (Instituto Blumenauense de Ensino Superior); Christian Antunes Matos (Instituto Blumenauense de Ensino Superior); Mariam Muhieddine El Didi (Instituto Blumenauense de Ensino Superior)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;Heróis, Sustentabilidade, Sustaincup, , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Estas peças publicitarias foram desenvolvidas com base nas disciplinas de Pensamento Criativo e Fundamentos de Editoração Eletrônica no curso de graduação em Publicidade e Propaganda da Faculdade Sociesc de Blumenau. O objetivo destas peças está em instruir a população a atentar-se em relação ao consumo de materiais que levam muito tempo para se decompor, por exemplo o plástico. Com base no briefing proposto, foi desenvolvida uma campanha para divulgação de um produto que permite minimizar o uso e descarte de copos plásticos, cujo principal meio foi à mídia exterior com Frontlight.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Sustentabilidade é um dos assuntos que tem gerado muita discussão. Com isso, nos vemos diante de todos os problemas gerados pela poluição. Estamos acabando com a natureza, existem pesquisas que comprovam a existência de contaminação em todo organismo vivo e, infelizmente, não sabemos, em longo prazo, o que este problema irá nos gerar. Hoje, um dos maiores vilões é o plástico, justamente porque a maioria dos produtos o tem com matéria prima. Somente 20% do plástico gerado no mundo são reciclados; os outros 80% ficam a mercê da ação natural. E, o que esquecemos é que o plástico leva em torno de 200 (duzentos) anos para decompor-se. Nós, seres humanos, estamos conectados a terra, porém, a partir do momento em que começamos a destruí-la, destruímos a nós e nossa casa ao mesmo tempo. Com isso, nos vemos encurralados, pois, nossa única saída é a conscientização. O cliente foi o SustainCup, um copo retrátil e compacto, confeccionado em silicone (produto fictício proposto por PAIXÃO, 2016). O produto foi desenvolvido para uso em eventos, já que tradicionalmente nestes ocorre a utilização de copos descartáveis. Com o produto SustainCup, considera-se que o impacto no meio ambiente gerado por produtos para o consumo de bebidas será reduzido. O público-alvo desejado para a marca é um consumidor consciente e responsável, que se sente satisfeito ao adquirir um produto que, além de ser prático, ajuda a resolver questões relativas ao meio ambiente. Ao adquirir o produto o usuário sinaliza que busca ser ecologicamente responsável, como se dissesse "estou fazendo minha parte". Geralmente são homens e mulheres dos 17 aos 40 anos, classes ABC, que buscam o consumo eco-responsável. O objetivo da campanha era motivar o público-alvo a utilizar o produto SustainCup em substituição aos tradicionais copos descartáveis. Assim, a ideia criativa envolveu utilizar personagens vestidos de heróis, como se os consumidores tivessem poderes para salvar o planeta. Desta forma, mostrar que proteger o meio-ambiente está ao alcance de todas as pessoas.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O objetivo da campanha era motivar o público-alvo a utilizar o produto SustainCup em substituição aos tradicionais copos descartáveis. Assim, a ideia criativa envolveu utilizar personagens vestidos de heróis, como se os consumidores tivessem poderes para salvar o planeta. Desta forma, mostrar que proteger o meio-ambiente está ao alcance de todas as pessoas. O objetivo destas peças está em instruir a população a atentar-se em relação ao consumo de materiais que levam muito tempo para se decompor, por exemplo o plástico.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O SustainCup é um copo biodegradável, retrátil e facilmente transportado, ou seja, iremos deixar de utilizar copos descartáveis que são jogados na natureza para utilizar um produto único. Também ajuda na questão higiênica, até porque só você utilizará o copo; e na econômica, por conta de evitar gastos desnecessários em relação a compras de garrafas de água. Ao utilizarmos acessórios ecologicamente corretos criamos o hábito de termos conosco objetos que possam substituir outros que seriam descartados. Por exemplo, andando sempre com o SustainCup na bolsa é criar um hábito de carregar nossos próprios utensílios, assim, teríamos uma consciência de mais responsabilidade e poderíamos começar a levar conosco outros objetos que também substituíram objetos que iriam para descarte. A ideia da campanha é justamente tratar a sustentabilidade como algo natural. E mostrar que podemos salvar o mundo com pequenas ações. Podemos destacar que através deste trabalho visualizamos que há várias formas de sustentabilidade. Também que a comunicação deste tipo de ação precisa ser mais bem trabalhada. Mudar a ideia de que o mundo está acabando para algo mais leve e descontraído. Deixando de lado o sombrio e apocalíptico para trabalhar com humor e descontração, tornando assim as ações mais leves e naturais. Principalmente por que a questão do se tornar sustentável precisa vir espontaneamente, não sendo algo imposto. Em se tratando da criação da peça publicitária o mais prazeroso, certamente, foram os momentos de criação. Justamente porque o tema a ser trabalhado era algo diferente do que estamos acostumados, com isso, nos vimos questionando nossos atos referentes à sustentabilidade.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Para criação da campanha foram seguidas as etapas do processo criativo: preparação, incubação, iluminação e verificação. Na etapa de preparação a equipe analisou o briefing e buscou pesquisar todas as informações que poderiam estar relacionadas com o tema, como o perfil do público-alvo, quem são estas pessoas, quais os seus desejos. Através da pesquisa "O que os brasileiros pensam sobre a biodiversidade" (CHAYB, 2006), feita pelo Instituto Vox Populi sob encomenda do Ministério do Meio Ambiente, conseguimos observar o aumento da consciência ambiental do brasileiro. Nesta pesquisa, destaca-se que 55% dos brasileiros concordam que o aumento do volume do lixo é um problema ambiental que afeta grande parte do mundo. Em contra partida ao crescimento da consciência ambiental, a disposição do brasileiro em participar da solução dos problemas e mudar comportamentos não aumentou. Porém, o resultado animador da pesquisa mostra que o brasileiro admira as instituições que trabalham em prol do ambiente e esta disposta a trabalhar como voluntário e com maior facilidade a aderir campanhas de conscientização. Em análise aos concorrentes podemos observar que as comunicações são direcionadas somente aos organizadores de eventos, deixando o público alvo sem outras opções viáveis. Também se pode observar que a venda dos copos somente é realizada em quantidade, não dando a opção de o consumidor compra-lo somente uma unidade. Em outro momento executamos a etapa de Aquecimento e Iluminação. Para isso foi utilizada a técnica do Brainstorming (tempestade de ideias), que consiste em gerar a maior quantidade possível de ideias em grupo (ALENCAR, 2004). No brainstorming foram sugeridas várias ideias e, após discussão e avaliação das ideias encontradas, optamos por uma que mais se adequou ao tema. Após o brainstorming, entramos no processo de montagem da ideia, utilizando ilustrações e fotografias como foco principal da campanha. Procurando relacionar o produto com a principal preocupação que envolve o tema, criamos super-heróis que combatem vilões criados por problemas ambientais como, por exemplo, acumulo de lixo, derramamento de petróleo no mar e aquecimento global. A ideia foi mostrar que não necessariamente é preciso ser um super-herói para combater esses problemas. Mas sim, utilizando produtos que são ecológicos e possuem esta preocupação com o meio ambiente. Desta forma, utilizamos os conceitos aprendidos sobre semiótica, sendo que personagem imaginando-se como herói traz a ideia de que o ato de salvar o planeta está relacionado ao combate da poluição do meio ambiente. Tratando de semiótica o copo é o que representa o ato do heroísmo, pois, é utilizando o copo que o personagem se imagina como um super-herói. Para executar a ideia, primeiramente produzimos as fotografias, realizadas no estúdio da faculdade, com fundo infinito para facilitar o recorte. Os modelos foram os próprios integrantes da equipe. Depois, utilizamos os softwares de edição para criar as histórias em quadrinhos e finalizar. A edição da fotografia foi feita com auxílio do Photoshop, removendo o fundo, corrigindo a cor, brilho e contraste. Depois as ilustrações foram realizadas usando o Illustrator.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Escolhemos como meio de divulgação principal o frontlight. Cesar (2000) destaca que os frontlights chamam atenção pelo tamanho, iluminação, grande visibilidade e boa qualidade de reprodução de imagens, destacando-se dentre outras peças de mídia exterior. O autor destaca que, assim como nos outdoors, o público impactado pelos frontlights quase sempre está em movimento, de carro ou mesmo a pé, por isso é uma peça que deve transmitir a mensagem de forma rápida, em poucas palavras. Optou-se pela mistura de fotografia com ilustrações, visando deixar a peça mais leve e divertida. Metade do personagem é uma fotografia do consumidor. Este está segurando o copo sustentável, indicando o uso do produto. Assim, ao tomar esta atitude, transforma-se no super-herói que vai salvar o planeta. O uso de ilustração também remete aos quadrinhos, onde usualmente as histórias de super-heróis são contadas. O personagem principal (consumidor super-herói) posiciona-se no centro da composição, ficando seu rosto no centro óptico, atraindo o olhar primeiramente para este ponto. De trás do personagem saem "raios" multicoloridos, que o destacam ainda mais, além de enfatizar os "superpoderes". Na parte direita da peça está o título: "Existem outras formas de salvar o mundo", explicando que o consumidor não precisa ser um super-herói com poderes, mas mesmo assim ajuda a salvar o mundo por meio de suas atitudes. A fonte é divertida e atrativa. No canto superior direito há um packshot do produto, para que o consumidor consiga reconhecê-lo e/ou solicitar por ele nos pontos de venda. O packshot é destacado por meio de um splash, que dirige a atenção e é elemento gráfico tradicional na linguagem dos quadrinhos. No fundo acreditamos que toda pessoa possui um desejo oculto de ser um super-herói com o intuito de salvar o dia. Poucos sabem que salvar o planeta está ao alcance de todas as pessoas. A intenção da mensagem transmitida pelos frontlights é mostrar que todos são capazes de ajudar com gestos pequenos, porém, realizando grandes atos. Utilizar produtos ecologicamente corretos, não ajuda só economicamente, mas, também, na preservação e saúde do meio ambiente. Para complementar a mensagem dos frontlights também foram criados posts com histórias em quadrinhos para redes socais. As histórias em quadrinhos seguem uma sequência, trazendo como vilões os maiores causadores de poluição do mundo. Nos quadrinhos os personagens estão realizando atividades do cotidiano utilizando o SustainCup, quando monstros feitos de poluição aparecem. Então os personagens principais se revelam super-heróis lutando contra o mau e derrotando-o. Porém, ao final, tudo estava na imaginação do consumidor, que pensa: "Posso não ser super-herói, mas ajudo a salvar o mundo". O intuito das histórias em quadrinhos é narrar o quanto as pessoas podem se sentir super-heróis ao usar o copo para proteger o planeta.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">O SustainCup é um copo biodegradável, retrátil e facilmente transportado, ou seja, iremos deixar de utilizar copos descartáveis que são jogados na natureza para utilizar um produto único. Também ajuda na questão higiênica, até porque só você utilizará o copo; e na econômica, por conta de evitar gastos desnecessários em relação a compras de garrafas de água. Ao utilizarmos acessórios ecologicamente corretos criamos o hábito de termos conosco objetos que possam substituir outros que seriam descartados. Por exemplo, andando sempre com o SustainCup na bolsa é criar um hábito de carregar nossos próprios utensílios, assim, teríamos uma consciência de mais responsabilidade e poderíamos começar a levar conosco outros objetos que também substituíram objetos que iriam para descarte. A ideia da campanha é justamente tratar a sustentabilidade como algo natural. E mostrar que podemos salvar o mundo com pequenas ações. Podemos destacar que através deste trabalho visualizamos que há várias formas de sustentabilidade. Também que a comunicação deste tipo de ação precisa ser mais bem trabalhada. Mudar a ideia de que o mundo está acabando para algo mais leve e descontraído. Deixando de lado o sombrio e apocalíptico para trabalhar com humor e descontração, tornando assim as ações mais leves e naturais. Principalmente por que a questão do se tornar sustentável precisa vir espontaneamente, não sendo algo imposto. Em se tratando da criação da peça publicitária o mais prazeroso, certamente, foram os momentos de criação. Justamente porque o tema a ser trabalhado era algo diferente do que estamos acostumados, com isso, nos vimos questionando nossos atos referentes à sustentabilidade. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">ALENCAR, Eunice Soriano de. Como desenvolver o potencial criador: um guia para a liberação da criatividade em sala de aula. 10.ed. Petrópolis: Vozes, 2004.<br><br>AMAIVOS  Inteligência e Tecnologia a serviço do amor. Pesquisa revela aumento da consciência ambiental do brasileiro. Disponível em: <http://amaivos.uol.com.br/amaivos2015/?pg=noticias&cod_canal=38&cod_noticia=7051>. Acesso em: 18 nov. 2017.<br><br>CESAR, Newton. Direção de arte em propaganda. 7.ed. Brasília: Senac/DF, 2000.<br><br>CHAYB, Lúcia. O que os brasileiros pensam sobre a biodiversidade. Eco 21, 2006. Disponível em: <http://www.eco21.com.br/textos/ECO21%20-%20O%20que%20o%20brasileiro%20pensa.pdf>. Acesso em: 18 nov. 2017.<br><br>PAIXÃO Cláudia Resem. O Produto Sustaincup para Festivais de Música como Marca de Sustentabilidade. Dissertação (mestrado), Universidade Federal de Santa Catarina. 120 p. Disponível em: <http://tede.ufsc.br/teses/PGDE0122-D.pdf>. Acesso em: 23 set. 2017.<br><br> </td></tr></table></body></html>