ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XIX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #d62a08"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;01198</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PT</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PT02</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Marca Mini Agência Aliar</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Hallana da Rosa Vitória (Universidade Federal do Pampa); Tanara Gauna Cargnelutti (Universidade Federal do Pampa); Lorenzo Boaventura Luzardo (Universidade Federal do Pampa); Marco Antonio da Luz Biage (Universidade Federal do Pampa); Denise Aristimunha de Lima (Universidade Federal do Pampa)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;Marca, Design, Identidade Visual, Publicidade, Propaganda</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O trabalho descreve o processo de construção da marca da mini agência Aliar Comunicação Inteligente, realizado para o componente curricular Agência I, do curso de Publicidade e Propaganda da Unipampa, ministrado pelas professoras Denise de Lima, Merli Leal, Renata Corrêa e Sara Feitosa. A criação tem como objetivo identificar o serviço produzido pela mini agência, a partir de uma série de processos aqui descritos. O projeto é desenvolvido na cidade de São Borja/RS, no mês de agosto no ano de 2017. Para realização do trabalho, delimita-se o estudo de métodos e conceitos de publicidade para a criação de identidade visual, através da pesquisa bibliográfica, obtendo, como principais autores e livros: Donis A. Dondis, pelo livro "Sintaxe da Linguagem Audiovisual" e a autora Daniella Michelena Munhoz, com sua obra "Manual de Identidade Visual - Guia Para Construção".</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O curso de Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda (UNIPAMPA), localizado no interior do estado do Rio Grande do Sul, oferece poucas oportunidades de experiência profissional por fatores demográficos. Dessa maneira, a Unipampa oferece, como forma de obter prática de mercado, o componente curricular Agência I. A primeira proposta de trabalho realizada para a disciplina é a criação da marca da mini agência Aliar. Diante disso, os componentes da equipe realizam o processo criativo para a escolha do nome e é feita a criação de esboços para a composição gráfica. Na sequência, surge a criação da identidade visual em conjunto com a produção do manual de marca. Nesse sentido, a Aliar tem, como parte de sua identidade, diversas características predominantes nos integrantes da mini agência que estão relacionadas com a imagem da marca. Além das peculiaridades, o diferencial da mini agência está em ter a Comunicação Integrada (Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas). Portanto, no decorrer da elaboração da identidade visual, após a conclusão do nome e todos os elementos considerados nessa etapa, é iniciada a pesquisa de tipografia, de cores e formas adequadas que fazem referência ao intuito da mini agência e que, através de seus significados, representam sua identidade.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A mini agência Aliar faz parte da composição da 10º turma de Publicidade e Propaganda da Unipampa campus São Borja. No sexto semestre da graduação, há um componente curricular intitulado Agência I, que tem como propósito contribuir para a ampliação da experiência mercadológica dos alunos, através da produção e execução de trabalhos para clientes reais. A partir dessa realidade, o objetivo principal da criação da marca é informar aos empresários de São Borja sobre a existência da Aliar - uma mini agência que trabalha, supervisionada pelos professores dentro da proposta do componente curricular, com clientes reais - para que, assim, construa credibilidade no mercado local da cidade. Dessa maneira, o objetivo deste paper é apresentar o processo de produção da identidade visual da mini agência, com a intenção de relatar todos os procedimentos e ferramentas utilizadas para a realização do trabalho.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A justificativa estabelece-se pela necessidade de afirmar um posicionamento adotado pela mini agência. Nesse sentido, a marca busca ressaltar o tema de aliança formado pelos membros da equipe e o quão importante a união é para o funcionamento em grupo. É importante perceber o logotipo da Aliar como símbolo da relação profissional entre quatro jovens ingressantes no mercado de trabalho, carregando o entusiasmo pelo fazer publicitário e o foco para conquistar seus objetivos. Com o propósito de ressaltar este elo, optou-se por transmitir a mensagem através de aspectos gráficos, como o degradê - para reforçar a ideia de continuidade, através das cores; tipografia cursiva que, mediante suas ligações e continuidade, afirma a união; e o número quatro, formado subjetivamente pelas letras L e I. Por se tratar de um projeto com duração estimada de 1 ano - visto que, posterior ao componente Agência I, existe, no semestre seguinte, a Agência II - a adoção de um logo responsivo conta com a possibilidade de aplicação a longo prazo, uma vez que a marca deva ter, pelo menos, 6 meses de uso com o nome completo da mini agência antes de ser utilizado apenas o número "4", formado pelas letras, como assinatura nas peças. Existem outras mini agências formadas no mesmo componente curricular, por isso, é importante que haja diferenciação entre os grupos. Neste sentido, a Aliar defende em sua marca a importância da união ao trazer, além dos aspectos gráficos, uma forte influência da comunicação integrada.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Os métodos e técnicas utilizados para a criação da marca da mini agência Aliar seguem, principalmente, teorias que correspondem à criação publicitária atrelada ao design gráfico, de tal modo que ambas as áreas determinam o propósito das escolhas estabelecidas para a criação da marca. Conforme Donis A. Donis, em seu livro Sintaxe da Linguagem Visual (2003, p. 51),  Os elementos visuais constituem a substância básica daquilo que vemos, e seu número é reduzido: o ponto, a linha, a forma, a direção, o tom, a cor, a textura, a dimensão, a escala e o movimento . Nesse sentido, é possível associar essa visão trazida pela autora com o início do processo criativo da marca Aliar, que começou com uma reflexão acerca de que: por dois pontos, apenas uma única linha pode ser traçada; mas, por um ponto, infinitas linhas podem passar. Esse único ponto é a representação de um objetivo em comum, e as linhas que por ele passam são a representação de cada um dos quatro membros da agência. É dessa ideia inicial que surge o primeiro esboço de logo, que, mais tarde, levaria ao número  4 formado pelas letras  L e  I cruzadas, conforme já explicitado. Assim, para Donis,  Qualquer ponto tem grande poder de atração visual sobre o olho, exista ele naturalmente ou tenha sido colocado pelo homem em resposta a um objetivo qualquer (2003, p.53). Tal pensamento afirma o sentido que a equipe da Aliar associou ao iniciar a sua composição gráfica. Além disso, a autora também traz sua perspectiva em relação a linha:  [...] poderíamos definir a linha como um ponto em movimento, ou uma história do movimento do ponto [...] (2003, p.55). Essa visão está de acordo com um dos pilares do DNA da mini agência: o dinamismo necessário para superar desafios, e trabalhar objetivamente com foco em resultados e soluções inteligentes. Justamente por serem características que dependem da evolução constante de uma trajetória através do movimento, que, por diversas vezes, se dá por meio de atitudes positivas por parte dos integrante em prol do crescimento do grupo. Decorrente disso, é feita a escolha das cores que representam o DNA da agência. Conforme o livro Psicodinâmica das Cores em Comunicação (2006, p. 86), a cor laranja é uma cor quente, transmite calor, densidade, já a cor roxo, é fria, remete a algo calmo. De acordo com os apontamentos expressados por Farina (2006, p. 103), o autor explica que a cor roxo tem diversas características, mas as que mais se aproximam do DNA da Aliar são: mistério, profundidade, grandeza, delicadeza e calma. O mesmo ocorre com cor laranja que transmite diversas associações afetivas, no qual as que correspondem com a identidade da Aliar são: desejo, força, luminosidade, euforia, energia e alegria. Após a criação da marca, foi criado um manual de marca com a finalidade de ensinar o seu uso correto a quem a utilizar. Com o propósito de que a marca se mantenha em sua forma original e seja aplicada da melhor forma, sempre respeitando suas limitações. Para essa criação, utilizou-se o livro  Manual de Identidade Visual - Guia Para Construção da autora Daniella Michelena Munhoz (2011), em que há a explicação teórica adequada para a criação de um manual de marca.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Após a integração dos componentes do grupo, a produção iniciou com a própria criação e aplicação de um briefing com todos os integrantes da equipe. O período de escolha do nome durou um dia, entretanto, a criação da marca percorreu uma semana. A marca deveria trazer em seu nome algo que ligasse os quatro membros da mini agência, como algo que houvesse em comum entre todos. O processo passou por brainstorm e várias modificações. O nome final escolhido foi Aliar, inspirado pela aliança e a união dos integrantes da agência. Através da busca pelo motivo que levara à reunião do grupo, foi identificado que todos os membros vinham de caminhos diferentes, histórias e trajetórias distintas, unindo-se no componente curricular de Agência I através da confiança existente entre os membros da equipe. Estabelecendo, desse modo, a aliança entre os participantes da mini agência. Durante o período de construção da marca, a segunda tarefa era a criação de um DNA para a identidade visual. Com isso, os integrantes da equipe apontaram características marcantes de cada um, em forma de rodízio, ex: os integrantes um, dois e três apontavam até 3 adjetivos do integrante quatro e assim, sucessivamente, fazendo a troca do integrante para a citação de habilidades. Após essa tarefa concluída, escolheram-se as características mais importantes para a composição de uma marca, obtendo-se, a partir disso: o pensamento objetivo, comprometimento, determinação para superar os desafios, inspiração, otimismo e criatividade. Essas características auxiliam a expor na marca, de modo visual, aspectos que contribuem para a união da equipe. A terceira etapa para a conclusão de criação da marca é o projeto de design gráfico da identidade visual. Como identificação da Aliar ao público, a equipe decidiu assinar  Aliar Comunicação Inteligente , pelo fato de que a oferta da agência é justamente trabalhar com as 3 áreas da comunicação (Relações Públicas, Publicidade e Propaganda e Jornalismo), na criação de jobs para seus clientes, fazendo a junção das três áreas sempre que necessário, de forma inteligente para um trabalho mais eficaz. E o slogan criado para identificar a marca é:  Comunicar é criar elos . Assim, ele tem como intenção ressaltar uma das palavras chaves e resumir o que a própria Aliar acredita: na possibilidade de unir conceitos, vivências e pessoas através da comunicação. Com o nome proposto aceito pelas professoras do componente curricular, o próximo passo foi a escolha do símbolo, tipografia, cores e demais elementos que compõem a identidade visual. O conceito gráfico nasceu da filosofia de que por dois pontos passa apenas uma linha, entretanto, por um ponto, infinitas linhas podem ser unidas, como exposto anteriormente em concordância com a autora Dondis (2003). Assim, nesse contexto, retrata-se a aliança formada por quatro pessoas, que partem do mesmo ponto: a disciplina, em prol de um objetivo em comum: solucionar desafios aliando criatividade e estratégia. O número de integrantes foi retratado de modo implícito, em que a linha inferior da letra  L é cruzada pela a letra  I , formando, assim, a figura numérica  4 . Então, escolheu-se a tipografia cursiva  Atelier du Machiniste , de modo a contribuir para a confirmação do sentido da palavra  Aliar , visto que é uma tipografia cursiva, ou seja, possui traços unidos. E, para a composição  comunicação inteligente , optou-se pela fonte  Mosk, em variação Normal 400, ambas utilizando caixa baixa. As cores escolhidas foram o laranja e o roxo, como mencionado anteriormente. Com a conclusão gráfica da marca da mini agência, iniciou-se o processo de criação no Manual de Marca da Aliar, assim como o design gráfico da marca, no software Adobe Illustrator (CC 2014). A primeira etapa foi a criação da capa do livreto, em seguida a introdução, trazendo a apresentação do manual, na terceira etapa construiu-se o sumário, identificando em qual página estaria determinado elemento do manual. A seguir, criou-se a apresentação da mini agência, junto à construção de missão, visão e valores identificadas pelo grupo, as quais trazem como texto: Missão: &#8203;Aliar estratégia e criatividade para acertar o alvo e realizar comunicação de qualidade e eficiência, fazendo do sucesso do cliente o nosso. Visão: Ser reconhecida como uma empresa que utiliza da criatividade para realizar estratégias que aliem as áreas de comunicação. Valores: União, Visão Inteligente, Criatividade, Resultado. Assim, as etapas que constituem o manual de marca são a identificação, a garantia, o conceito do design gráfico da marca, a criação dos princípios da marca e as suas versões em horizontal e vertical.Após, deu-se início à criação da grade de construção, à tipografia padrão, à apresentação das cores institucionais, ao tamanho mínimo de aplicações, à área de interferência visual, às versões monocromáticas de preto, à versão em negativo com aplicação em fundo escuro e colorido. Na sequência, é exposta a assinatura da marca, os endereços de onde encontrar a Aliar, as proibições de aplicação da marca, a folha síntese e as exemplificações de aplicação da marca. Nesse sentido é possível verificar o Manual de marca em: https://drive.google.com/drive/u/1/folders/0Byh2heJuRrpOcG1DWG12am9nNlU</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">A proposta de criar um grupo com graduandos de Publicidade e Propaganda para adquirir experiência antes de ingressarem no mercado publicitário e realizar trabalhos com clientes reais apresentou alguns desafios à mini agência Aliar. Um deles - senão o maior - foi desenvolver sua própria identidade visual, e, a após a finalização, a criação dessa marca atingiu seu propósito. A partir da proposta, foi possível desenvolver um manual de marca e estratégias que constituem uma campanha de lançamento. De uma outra perspectiva, este trabalho representa cada um dos quatro componentes, suas aspirações pessoais e profissionais, ditadas por sua determinação perante os desafios encontrados no caminho. O êxito está em comunicar com facilidade a característica que move a mini agência Aliar: a união. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">FARINA, Modesto; PEREZ, clotilde; BASTOS, Dorinho. Psicodinâmica das cores em comunicação&#8203;. &#8203;São Paulo: &#8203;Editora Edgard Blücher Ltda, 2006. <br><br>DONDIS, Donis A. Sintaxe da linguagem visual&#8203;. São Paulo: Martins Fontes, 1997.<br><br>MICHELENA, Daniella. Manual de identidade visual: guia para construção. &#8203;Rio de Janeiro: 2AB, 2009.<br><br>FARINA, Modesto; PEREZ, Clotilde; BASTOS, Dorinho. Psicodinâmica das Cores em Comunicação. &#8203;São Paulo: Editora Edgar Bluchër LTDA. 2006<br><br> </td></tr></table></body></html>