ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XIX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #d62a08"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;01215</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PP</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PP12</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;ENCONTRE A SUA SINTONIA: PLANEJAMENTO DE COMUNICAÇÃO ONLINE PARA A EMPRESA PRANA LOFT RESTAURATIVO.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Juliana dos Santos Girotto (Universidade Paranaense); Ana Cleia de Oliveira Cirino (Universidade Paranaense)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;mídias digitais, posicionamento, práticas holísticas, publicidade online, sintonia</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O presente artigo apresenta o processo criativo do planejamento de comunicação online da campanha intitulada  Encontre sua Sintonia , para a empresa Prana Loft Restaurativo de Umuarama/PR. O planejamento teve como objetivo a imersão do cliente, que atua no mercado de saúde e bem-estar dispondo de terapias holísticas e aulas de danças, no universo digital, de tal forma que seja posicionado e conhecido pelo target por meio de plataformas online. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A internet vem crescendo a cada dia mais, são milhares de informações na rede a todo o momento e milhares de pessoas acompanhando tudo que acontece no mundo através desse meio. Por causa de toda essa amplitude, hoje a internet é uma das maiores ferramentas de comunicação para as empresas e quando utilizada corretamente pode gerar bons resultados a uma marca. Neste artigo, cujo partiu do desenvolvimento do trabalho de conclusão de curso em Publicidade e Propaganda na Universidade Paranaense em Umuarama/PR, da agência fictícia TAG, apresentaremos o processo de elaboração do planejamento de comunicação online, para a campanha  Encontre sua Sintonia , do cliente Prana - Loft Restaurativo. O Prana é uma empresa inserida no segmento de saúde e bem-estar, possui serviços de práticas holísticas como yoga, pilates e massoterapia, e também danças de diversos estilos, como jazz, ballet clássico e danças urbanas. A problemática apontada pelo briefing realizado foi a falta de posicionamento da marca e ausência de campanhas publicitárias. A partir disso, a construção da campanha foi fundamentada por autores embasados em planejamentos on e off, de forma que a comunicação fosse eficaz e integrada, são eles: Roberto Corrêa, Marcelia Lupetti, Philip Kotler, Thiago Martins, Cláudio Torres. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A estruturação de um planejamento de comunicação se dá por conta de fatores que contribuem para um direcionamento de campanha assertivo. Partindo de informações recolhidas no briefing, identificamos o problema de comunicação da empresa - o desconhecimento do posicionamento da mesma e a falta de campanhas publicitárias - e o principal direcionamento da solução foi a pesquisa qualitativa, onde a agência pôde identificar o posicionamento por meio de entrevistas individuais com clientes da empresa. Assim, o objetivo de campanha foi definido: divulgar o posicionamento da marca por meio da publicidade no âmbito online. Neste trabalho apresentaremos o planejamento de comunicação de publicidade digital realizado para a empresa PRANA - LOFT RESTAURATIVO, cujo o tema foi a expressão Encontre Sua Sintonia. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A comunicação na web vem se tornando cada dia mais comum, para vários segmentos do mercado corporativo, e a inserção de segmentos antes improváveis neste universo, tornou-se frequente. Em um ambiente tão competitivo, a atenção do internauta se volta ao que é somente interessante a ele, por isso, um estudo e planejamento eficaz faz-se necessário para não tornar-se uma comunicação falha, de acordo com Martins (2015, p.58) o advento da internet proporciona ao internauta o controle do conteúdo que ele deseja, o mesmo decide quais os conteúdos que deseja acessar, de maneiras e horários de lhe convém. Por meio do processo de estruturação da campanha  Encontre sua Sintonia , conseguimos obter conhecimento amplo sobre o ambiente online, com os estudos realizados em sala de aula e livros deste universo, foi possível ter a percepção da dimensão de pessoas inseridas neste meio, e de acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) o Brasil possui cerca de 116 milhões de usuários ativos na internet, e ainda, de acordo com dados levantados pelo We Are Social revelam que o país está em terceiro lugar entre os que mais ficam online, são em média 9h14 diariamente. Isso nos permite a oportunidade de inserção na web de uma empresa, híbrida, de um segmento incomum no digital, usufruindo de uma distribuição de informações e conteúdo relevantes ao seu público-alvo. Este desafio foi de grande importância para o crescimento acadêmico, incentivou a um maior conhecimento da comunicação atual, sendo uma experiência excepcional para ser aplicada no universo profissional. O trabalho apresentado faz parte das atividades do Trabalho de Conclusão de Curso e Projetos Experimentais do curso de Publicidade e Propaganda, da Universidade Paranaense - UNIPAR. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A comunicação atual nos permite ir além com uma campanha elaborada e acima de tudo, uma proximidade e interatividade com o público desejado, pois, Covaleski (2010) defende que não somente as táticas das ações comunicacionais têm evoluído como, principalmente, as técnicas utilizadas no processo criativo, isso permite com que a publicidade seja moldada da forma com que possa adaptar-se ao desejo do público-alvo alinhado ao que a empresa deseja transmitir. Aproveitando-se das vastas ferramentas que a internet oferece, estudamos minuciosamente quais meios se adequariam ao objetivo, pois, Martins (2015) afirma que pensar digital é pensar amplo, é planejar a comunicação de forma estratégica, não apenas focar em uma ferramenta. Há uma grande gama de ações que é possível realizar na internet. A concepção da campanha publicitária  Encontre sua Sintonia partiu do desejo de transmitir ao público-alvo a leveza e bem estar que o ambiente da empresa proporciona, incentivando-o a busca por uma vida saudável, entrar em sintonia com seu corpo e mente, por meio de diversas plataformas disponíveis na internet. De acordo com Torres (2010, p.07)  O marketing digital está se tornando cada dia mais importante para os negócios e para as empresas . Assim, o propósito da campanha online, além de posicionar a empresa em um universo de grande importância, foi também de possuir uma linguagem sucinta, onde permite que o público possa interagir e ser atraído para conhecer mais sobre a empresa e seus serviços, principalmente, pelo conteúdo disposto. Trabalhamos com o marketing de conteúdo, que de acordo com Martins (2015, p.59)  trata-se de um conjunto de ações que visam produzir e divulgar conteúdos que sejam relevantes na internet . Por isso, optamos por utilizar conteúdos que não tratam-se apenas sobre a empresa em si, e sim sobre a relevância que cada serviço tem na saúde do corpo e mente do consumidor e a preocupação que a mesma possui para com o bem-estar do ser humano, em uma era de vidas cotidianas corridas e de alto nível de stress. Para dar continuidade a esta linha de comunicação, as peças gráficas elaboradas por meio dos software de criação Adobe Illustrator, possui uma identidade visual que esteve presente em toda peça criada, adaptando-se nas plataformas selecionadas, criando uma rede semântica visual. Para as peças foram utilizadas as variações de tons alaranjados, pois, de acordo com Farina, Perez e Bastos (2006) determinadas cores possuem certo grau de contraste com suas congêneres, por vezes, criam certa memorização, e é o caso da cor laranja, que é mais fácil de memorizar. Assim, a cor utilizada está apta a transmitir o objetivo principal da campanha: movimento, espontaneidade, equilíbrio mental e segurança. A seleção das tipografias utilizadas em cada peça, VIP Roman, Jane Austen e Monteserrat, se dá por conta da forma clássica que foi tratada a campanha, são fontes diferentes, que se contrastam, porém, criam uma harmonia entre si no resultado final. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A campanha  Encontre sua Sintonia tem seu principal objetivo, como citado antes, apresentar a marca/empresa Prana  Loft Restaurativo, assim como os serviços que são ofertados no local. Partindo disto, buscamos o melhor direcionamento para atingir o público desejado. O planejamento foi gerado para seis meses, com início em novembro do ano de 2017 e término em abril de 2018, e para melhor organização, a campanha foi dividida em três fases: 1ª Mente e Corpo, a apresentação da marca e as terapias holísticas que são trabalhadas no Loft. 2ª Ritmo e Sintonia, continuidade do institucional e apresentação das práticas de dança. 3ª Corpo em Movimento, fase de sustentação de campanha. Durante todo o processo, identificamos o posicionamento da marca, por meio da pesquisa de mercado aplicada: Prana é o sopro da vida, a sintonia entre corpo e mente, local acolhedor que proporciona um universo de bem estar. Promove em sua essência a preocupação e cuidado com o próximo, transmitindo isso por meio das práticas e dos profissionais que ali atuam. Este foi o principal pilar para a elaboração do tema  Encontre sua Sintonia , pois, o principal objetivo é transmitir, com peças elaboradas, a essência da empresa que é encontrar a sintonia entre corpo e mente, por meio do sopro da vida, o Prana, incentivando a busca por uma saúde física e mental em meio a correria do dia-a-dia. As plataformas online foram minuciosamente pensadas e selecionadas, para que pudéssemos abranger o público-alvo com uma comunicação sucinta que apresentasse a marca e permitisse uma interação próxima, unindo a marca a informações que sejam relevantes para quem busca bem-estar. Os canais de mídias digitais selecionados foram: Mídias Sociais (Facebook, Instagram e YouTube), Site Institucional e E-mail Marketing. É válido ressaltar que as plataformas foram as mesmas para todas as fases, alterando-se apenas o conteúdo apresentado. O intuito de uma campanha assertiva e o objetivo de disseminação da essência e posicionamento do Prana Loft Restaurativo aproveitando-se das diversas plataformas digitais, nos trouxe a necessidade de apresentar uma comunicação híbrida, que de acordo com Covaleski (2010) a revolução digital tem cumprido papel importante no cenário de propagação do conhecimento, ações comunicativas têm sido mais acessível ao público, sendo mais amplo e diversificado, permitindo uma união de elementos - diferentes - que possuem uma linguagem entre si e em seu resultado final tornam-se uma comunicação unificada. Desta forma, apresentamos os meios utilizados para a campanha na web: Fanpage: possui uma comunicação próxima ao público, apresentando conteúdo informativo, interativo e institucional, com anúncios criados para segmentar o público de interesse, dispondo de posts diários de curiosidades sobre cada prática, cada uma de acordo com a fase, e paralelamente o visual institucional da marca. Instagram: assim como a fanpage, próximo ao público, possuindo mais interatividade, posts e Insta Stories diários sobre as práticas e o Loft em seu ambiente diário, apresentando-o em seu funcionamento real em busca de demonstrar o cuidado e carinho que os profissionais possuem com seus alunos e clientes, assim como anúncios veiculados no feed e Insta Stories com chamadas para conhecer mais sobre a empresa por meio do site. YouTube: apresenta vídeos onde os profissionais que atuam na empresa, em busca de estreitar ainda mais a relação com seus clientes e seguidores, dispõe de dicas, curiosidades, e funcionamento das práticas e o bem que cada uma, em sua particularidade, pode proporcionar a seu usuário, incentivando-o a procura por sintonia de vida saudável. Site Institucional: apresenta a empresa de um modo geral, assim como os serviços oferecidos e sua essência, unida a isto, sempre há um e-book disponível para download, sobre assuntos e curiosidades sobre as práticas. E-mail Marketing: diferente do e-book é um conteúdo informativo voltado para o funcionamento da empresa, novidades sobre as práticas e profissionais. Videos: assim como as criações gráficas, os vídeos realizados para a campanha possuem uma uniformidade visual, onde em sua construção utilizamos elementos que trouxesse um bem estar em sua visualidade, alinhado com a apresentação da empresa física, trabalhando com a emoção. Aproveitando-se para o incentivo de adesão dos serviços oferecidos. Fotografias: as fotos realizadas para a campanha ao ar livre buscou demonstrar a essência de que a sintonia de corpo e mente é uma libertação do stress e mal estar, o momento para cuidar de si mesmo e desligar-se do mundo a fora. De forma geral, a uniformidade visual esteve presente, adaptando-se a cada plataforma, em todas as peças criadas para a campanha realizada, os tons alaranjados, cores quentes, baseado-se na logomarca do Prana foi aplicado de forma estratégica para unir-se a rede semântica visual criada durante a campanha. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">A construção do planejamento de comunicação digital foi, principalmente, um grande aprendizado acadêmico, onde pudemos realizar um estudo profundo sobre o ambiente online, e o quão abrangente o mesmo pode ser. A estruturação da campanha foi direcionada e distribuída para atender as necessidades do cliente. A empresa, que antes não era ativa na web, pôde ser inserida e ir além, desenvolvemos uma comunicação integrada utilizando de diversas plataformas disponíveis, onde foi criada uma rede semântica visual e conteúdos relevantes para o público-alvo, para um posicionamento correto na internet. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">CORREA, R. Planejamento de propaganda. 8 ed. São Paulo: Global, 2008.<br><br>COVALESKI, R. L. O processo de hibridização da publicidade: entreter e persuadir para interagir e compartilhar. Disponível em: <http://livros01.livrosgratis.com.br/cp144836.pdf> Acesso 03/04/2018<br><br>FARINA, M.; PEREZ, C.; BASTOS, D. Psicodin mica das cores em comunica o. 5. ed. São Paulo: Edgard Bl cher, 2006. <br><br>IBGE. Pesquisa Nacional por Amostras de Domicílios Contínua. Disponível em: <https://ww2.ibge.gov.br/home/estatistica/pesquisas/pesquisa_resultados.php?id_pesquisa=149> Acesso: 02/04/2018 <br><br>KOTLER, P.; KELLER, K. L. Administração de Marketing. 12o edição. São Paulo: Pearson, 2005. <br><br>LUPETTI, M. Planejamento de Comunicação. São Paulo: Futura, 2000.<br><br>MARTINS, T. G. Inovação Digital: planejamento online de táticas e estratégias de marketing digital. Joinville: Clube dos Autores, 2015. <br><br>TORRES, C. A bíblia do marketing digital: tudo que você queria saber sobre marketing e publicidade na internet e não tinha a quem perguntar. São Paulo, SP: Novatec, 2009.<br><br>WE ARE SOCIAL. Digital In 2018: World s Internet Users Pass The 4 Billion Mark. Disponível em: <https://wearesocial.com/blog/2018/01/global-digital-report-2018> Acesso: 02/04/2018 <br><br> </td></tr></table></body></html>