ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XIX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #d62a08"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;01220</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;RP</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;RP01</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;AGÊNCIA INQ - Inteligência e Experiência em Comunicação: Projeto MBA Career UP</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Liliane Fraga da Silva (Centro Universitário Ritter dos Reis); Luciano Nunes Suminski (Centro Universitário Ritter dos Reis)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;Agência Experimental, Comunicação Integrada, Planejamento, Relações Públicas, </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A agência INQ - Inteligência e Experiência em Comunicação, agência experimental da Faculdade de Comunicação Social do UniRitter, busca desenvolver suas atividades de forma integrada a partir da atuação sinérgica de seus diferentes núcleos. O Núcleo de Relações Públicas é o responsável por disseminar a filosofia da comunicação integrada dentro da Agência, à medida que se responsabiliza pelo planejamento, divisão das responsabilidades, acompanhamento dos processos de execução e avaliação de resultados. Este paper visa apresentar o desenvolvimento do projeto MBA Career UP dentro da Agência INQ, que teve sua estratégia de comunicação planejada e gerenciada pelo Núcleo de Relações Públicas, e executada de forma integrada pela a agência experimental.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A Agência INQ, é a agência experimental da Faculdade de Comunicação Social (FACS) do Centro Universitário Ritter dos Reis (UniRitter). Fundada em março de 2017 substitui a antiga Agência AGEX, que atuava desde 2014 na FACS. A INQ tem como missão impactar a comunidade acadêmica criando soluções e experiências relevantes em comunicação, além de visar consolidar-se como um espaço de crescimento pessoal e profissional e de potencialização de talentos. Dividida em núcleos de Jornalismo e Produção Audiovisual, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas, a Agência INQ desenvolve projetos que perpassam os três núcleos, de maneira a atender a comunidade acadêmica de forma integrada e permitir que os alunos coloquem em prática o conhecimento teórico adquirido em sala em aula. O Núcleo de Relações Públicas desenvolve planejamento e criação de projetos e campanhas focados no relacionamento com os públicos estratégicos do UniRitter. Em 2017/2, o Núcleo foi coordenado pelo professor Luciano Suminski e contou com a participação de 9 alunos do curso de Relações Públicas do 2º ao 7º semestre. Este paper visa apresentar o desenvolvimento do projeto MBA Career UP dentro da Agência INQ, que teve sua estratégia de comunicação planejada e gerenciada pelo Núcleo de Relações Públicas e executada de forma integrada pela a Agência em 2017/2. O projeto consiste na integração da pós-graduação com a graduação da Faculdade de Negócios do UnRitter, de forma a aproximar os graduandos dos professores, conteúdos e da dinâmica da pós-graduação na busca de engajar os alunos em relação às áreas de conhecimento disponibilizadas pelo o UniRitter e ao futuro acadêmico profissional que projetam seguir. O projeto MBA Career UP foi destaque em 2017/2 na Agência INQ, por desenvolver os objetivos da agência ao impactar a comunidade acadêmica, ao promover o crescimento profissional dos alunos estagiários da INQ, e ao permitir a atuação de forma integrada dos núcleos que compõem a agência experimental.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O desenvolvimento do projeto MBA Career UP dentro da Agência INQ teve como objetivo geral atender a necessidade de planejamento, gerenciamento e execução da estratégia de comunicação do projeto de integração a ser colocado em prática pela Coordenação da Pós-Graduação do UniRitter, o cliente neste projeto. Como objetivos específicos, buscou-se desenvolver nos estudantes, estagiários da Agência INQ, vivências práticas do mercado através da experiência em atender as necessidades de um cliente real, a partir do conhecimento teórico aprendido em sala de aula. Também, abrir espaço para a atuação de forma integrada dos núcleos da agência experimental, de modo a reforçar, para os alunos estagiários e comunidade acadêmica, a importância do desenvolvimento das atividades de comunicação de maneira sinérgica na busca da eficácia nos resultados entregues. E por fim, impactar a comunidade acadêmica de forma a demonstrar a capacidade da agência experimental em oferecer soluções e experiências relevantes em comunicação, ao atender, dentro do seu âmbito de atuação, as necessidades de seus clientes.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O trabalho desenvolvido pela Agência INQ e entregue para a comunidade acadêmica da UniRitter envolve as atividades de todos os seus núcleos. Cada núcleo da Agência possui suas funções e habilidades específicas, e desta forma, possuem uma relação de interdependência ao desenvolverem projetos que exigem a integração dessas habilidades e funções. O Núcleo de Relações Públicas atua em consonância com essa realidade, sendo, dentro da Agência, o responsável por disseminar a filosofia da comunicação integrada (KUNSCH, 2003), à medida que desenvolve o planejamento, distribui as responsabilidades entre os núcleos, acompanha os processos de execução e avalia os resultados dos projetos desenvolvidos. Entende-se por comunicação integrada "[...] uma filosofia que direciona a convergência das diversas áreas, permitindo uma atuação sinérgica [...]" (KUNSCH, 2003, p. 150). Essa atuação em conjunto visa atingir os objetivos propostos de maneira eficaz. Para Kunsch (2003), essa filosofia de comunicação integrada em que reproduziu opiniões na década de 1980, possui sentido atualmente a partir de que: tanto as assessorias de imprensa e relações públicas quanto as agências de comunicação estão sendo desafiadas a ser capazes de fornecer serviços integrados de comunicação e a fazer alianças estratégicas para ter condições de atender às demandas dos seus clientes (KUNSCH, 2003, p. 182). É desta forma que o Núcleo de Relações Públicas visa desenvolver seus planejamentos e conduzir as atividades dentro da Agência INQ, de modo que a mesma possa fornecer serviços integrados de comunicação a fim de oferecer soluções que supram as necessidades da comunidade acadêmica neste contexto. A atuação do Núcleo de Relações Públicas na coordenação destes projetos está associada ao fato de que "uma das características das relações públicas é que elas envolvem uma forma administrativa de agir, levando a acionar as forças e a coordenar adequadamente os trabalhos em torno dos objetivos propostos [...]" (KUNSCH, 2003, P. 185 e 186). O projeto MBA Career UP foi recebido por este viés na Agência INQ, necessitando de uma estratégia de comunicação para ser colocado em prática, o projeto demandou da Agência habilidades e funções específicas dos três núcleos disponíveis. Teve suas atividades de comunicação planejadas e gerenciadas pelo Núcleo de Relações Públicas, e suas necessidades supridas a partir de uma sinergia das atividades desenvolvidas pela agência experimental como um todo. Esta forma de atuação da Agência INQ permite aos alunos estagiários desenvolverem suas habilidades específicas a partir de uma visão ampla da comunicação, especialmente dos acadêmicos de Relações Públicas que possuem uma necessidade ainda maior de desenvolverem-se neste ambiente essencial para a sua atuação profissional. Esta forma de atuar, também permite impactar a comunidade acadêmica de forma a suprir suas necessidades no contexto da comunicação de forma eficaz, ampliando o relacionamento da agência experimental com a comunidade, responsável por fornecer a prática para a aprendizagem dos alunos estagiários, de modo a produzir benefícios mútuos.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Antes de iniciar o processo de execução das atividades que atenderam o projeto MBA Career UP, foi realizado, como hábito do Núcleo de Relações Públicas da INQ, um planejamento com o fim de definir qual seria a estratégia de comunicação utilizada e como ela seria colocada em prática. Para Kunsch (2003, p. 216) o planejamento "[...] possibilita conduzir os esforços para objetivos pre-estabelecidos, por meio de uma estratégia adequada e uma aplicação racional dos recursos disponíveis [...]". Desta forma, dado sua importância, o Núcleo de Relações Públicas desenvolveu para o MBA Career UP o planejamento tático e operacional, à medida que, o nível estratégico da hierarquia de planejamento foi entregue pelo cliente ao Núcleo. Entende-se que no nível estratégico são desenvolvidas as estratégias que envolvem o projeto como um todo e caracterizam-se como de longo prazo (KUNSCH, 2003). É importante salientar que a Agência INQ atendeu apenas uma parte do projeto MBA Career UP, o que consistiu na elaboração e execução de sua estratégia de comunicação no período que correspondeu ao segundo semestre de 2018. Portanto, (KUNSCH, 2003, p.214) "[...] o planejamento tático atua numa dimensão mais restrita e em curto prazo [...]", sendo a "[...] integração entre os planejamentos estratégico e operacional [...]". Nesta etapa, foi necessário compreender em primeiro momento o cenário em que o projeto seria desenvolvido e qual seu objetivo final. Entendeu-se o MBA Career UP como um projeto de relacionamento em uma dimensão mercadológica, ao considerar que "[...] a comunicação mercadológica é responsável por toda a produção comunicativa em torno dos objetivos mercadológicos, tendo em vista a divulgação publicitária dos produtos ou serviços de uma empresa [...]" (KUNSCH, 2003, p.162). Sendo então, ao integrar a pós-graduação com a graduação, o projeto almeja desenvolver nos graduandos da Faculdade de Negócios o interesse pelo futuro acadêmico profissional dentro da instituição que já estudam, ou seja, "encantar" os alunos quanto aos cursos de pós-graduação disponibilizados pelo UniRitter a fim de manter o vínculo destes acadêmicos com a instituição, no momento em que tornam-se egressos da graduação. A compreensão deste contexto foi essencial para o desenvolvimento das etapas seguintes, como a definição de nome e identidade visual para o projeto que pudesse transmitir o seu conceito. A estratégia de comunicação foi definida para que, de maneira simultânea, divulgasse a existência do MBA Career UP e sua atuação, gerasse autoridade e valor aos professores da pós-graduação responsáveis pela conexão direta do projeto com os graduandos da Faculdade de Negócios, a partir das inserções em sala de aula, e por consequência gerasse autoridade e valor aos cursos de pós-graduação oferecidos pelo o UniRitter e ministrados por esses professores, a fim de auxiliar o projeto no seu objetivo de conversão. Para que tal estratégia ocorresse da maneira definida, o Núcleo de Relações Públicas planejou a utilização de métodos e técnicas de assessoria de imprensa e comunicação digital, a ser colocado em prática em consonância com os outros núcleos da Agência. Andrade (2008, p. 138) define que: as relações com a imprensa são mais do que simples questão de publicidade, pois ela não só é veículo de que se servem as empresas para transmitir ao público a matéria publicitária, como também reflete a expressa opinião pública e proporciona às organizações informações sobre o público. Sendo assim, a assessoria de imprensa foi planejada para ser utilizada no projeto não apenas como divulgação do seu surgimento e de suas datas de realização, mas de forma a suprir os objetivos da estratégia de comunicação de gerar autoridade e valor aos professores e cursos da pós-graduação do UniRitter, considerando que o processo e aplicação da assessoria de imprensa "[...] se dão por meio de estratégias, técnicas e instrumentos pensados e planejados com vistas na eficácia [...]"(KUNSCH, 2003, p. 169). Desta forma, para cada inserção realizada em sala de aula, foi planejada e realizada a cobertura do acontecimento com coleta de opiniões de alunos e professores e definição dos fatos mais importantes, a fim de posteriormente ser divulgado em mídias internas da instituição de ensino. Deste modo, permitiu-se a troca de informação com o público objetivado. Uma das formas da utilização da comunicação digital foi em apoio às técnicas de assessoria de imprensa, à medida que priorizou-se os canais de mídia online da instituição para divulgação das matérias produzidas através das coberturas. Pinho (2003, p. 27) ao considerar a internet como ferramenta de comunicação, define que "[...] a velocidade de disseminação da internet em todo o mundo deve transformá-la efetivamente na decantada superestrada da informação [...]". Outra ferramenta de comunicação digital planejada para promover a estratégia de comunicação do MBA Career UP, foi o envio de e-mail para professores e alunos envolvidos. Os e-mails encaminhados visavam divulgar cada nova inserção em sala de aula, de forma a valorizar o currículo do professor responsável pela inserção e o tema a ser ministrado, novamente na busca de gerar valor e autoridade. Pinho (2003, p. 45) afirma que "[...] ao assumir propósitos de relações públicas, o correio eletrônico pode alcançar os mais diversos públicos de interesse com uma comunicação direta, pessoa a pessoa [...]", este foi um fator importante considerado no momento do planejamento, ao destacar que buscou-se na divulgação, integrar o público objetivado de modo que se sentissem parte do acontecimento, como uma forma de aproximação. Outra estratégia considerada importante ao utilizar o e-mail para divulgar a inserção em sala de aula aos professores que receberam o MBA Career UP em suas aulas foi o "boca a boca", de modo a pautar o projeto nas discussões entre o público interessado antes de receber a visita, gerando curiosidade e interesse, já que "[...] a internet deve ser mais um dos componentes das estratégias de relações públicas e não apenas a única e exclusiva ferramenta [...]" (PINHO, 2003, p. 38). Dado todo o processo de decisão de estratégia e seus meios foi necessário planejar como seria colocado em prática. Neste momento, o Núcleo de Relações Públicas desenvolveu o planejamento operacional da estratégia. Kunsch (2003, p.214 e 215) define que "[...] o planejamento operacional é responsável pela instrumentalização e formalização, por meio de documentos escritos, de todo o processo do planejamento [...]", além de que: Controla toda a execução e procura corrigir os desvios em relação às propostas sugeridas. Permite visualizar as ações futuras num contexto operacional em termos de hierarquia funcional. Sendo assim, o Núcleo de Relações Públicas planejou todo o processo operacional, de forma a distribuir as responsabilidades entre os núcleos da Agência INQ por funções e habilidades específicas, e definir formas de acompanhamento do processo de execução e de avaliação dos resultados entregues pela a Agência ao cliente.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A estratégia de comunicação do MBA Career UP foi, em maior parte, desenvolvida nas dimensões da Agência INQ, localizada no Campus Zonal Sul do UniRitter em Porto Alegre, no segundo semestre de 2017, tendo por vezes, a necessidade da mobilização dos núcleos para irem a campo. O Núcleo e Relações Públicas, assim como os demais da Agência, realizava uma vez por semana encontros com a duração de 5 horas. O primeiro passo, após o entendimento do cenário e objetivo final do projeto, foi o desenvolvimento de um nome para o projeto que contemplasse o seu conceito. O nome foi definido pelo Núcleo de Publicidade e Propaganda a partir da realização de um brainstorming, que em seguida realizou a criação da identidade visual. Depois de aprovações com o cliente, a Coordenação da Pós-Graduação do UniRitter, o nome ficou definido como MBA Career UP. O nome faz referência a uma ascensão profissional, alinhada ao conceito do projeto de proporcionar aos acadêmicos da Faculdade de Negócios da instituição uma aproximação da dinâmica da pós-graduação e do futuro acadêmico profissional que projetam seguir. Após o planejamento da estratégia de comunicação ser aprovado para o projeto MBA Career UP pelo cliente, iniciou-se a montagem do processo de execução e de controle, divisão das responsabilidades e a mobilização de equipe. O cliente definiu que as inserções em salas de aula seriam realizadas através de palestras e atividades dinâmicas ministradas pelos professores da pós-graduação do UniRitter, sobre temas relacionados aos cursos de pós-graduação disponibilizados na instituição e de interesse dos graduandos dos cursos da Faculdade de Negócios. Após levantamento, feito pelo Núcleo de Relações Públicas, das informações curriculares dos professores ministrantes das palestras, solicitou-se novamente a contribuição do Núcleo de Publicidade e Propaganda para a elaboração de materiais gráficos para posterior divulgação, utilizando-se das informações levantadas. Para controle de todos os processos, o Núcleo de Relações Públicas elaborou um cronograma de ações. No cronograma foram definidas todas as datas, horários e campi da realização das inserções do projeto MBA Career UP em salas de aula. Esta definição permitiu elaborar as datas de divulgação anterior as visitas, como o envio do e-mail para coordenação de cursos e professores que receberiam as visitas em suas aulas e que posteriormente replicariam para os seus alunos. Após esta definição, também foi possível mobilizar a equipe do Núcleo de Jornalismo e Produção Audiovisual para a cobertura das inserções do projeto e posterior elaboração de matérias a serem divulgadas. A cada inserção, foi realizada uma cobertura de forma a colher depoimentos de alunos e professores e fatos mais importantes, e ao final de cada semana da primeira edição do projeto, foi divulgado nas mídias online do UniRitter as matérias produzidas, de forma a colocar em pauta o desenvolvimento do projeto e introduzir as próximas inserções a serem realizadas. Ao total, de agosto a dezembro de 2017, foram realizadas 17 inserções do projeto MBA Career UP em salas de aula dos cursos da Faculdade de Negócios, nos três campi do UniRitter. O Núcleo de Relações Públicas realizou a gestão de todo o processo de execução da estratégia de comunicação, e ao final da primeira edição do projeto, entregou ao cliente o relatório de todas as ações desenvolvidas pela a Agência INQ com a solicitação de avaliação das mesmas pelo cliente, a fim de a partir do feedback, melhorar o seu formato de atuação.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">A Agência INQ visa promover aos seus alunos estagiários experiências práticas através de reais necessidades do mercado, a fim de que possam colocar em prática o conhecimento teórico aprendido em sala de aula. Além de desenvolver habilidades específicas de cada área profissional, busca desenvolver no aluno uma visão ampla da comunicação, a partir de uma atuação integrada das diferentes áreas comunicacionais, entendendo que para a eficácia na entrega dos resultados, há uma relação de interdependência entre as diferentes habilidades. Para o Núcleo de Relações Públicas da agência experimental, a necessidade de desenvolver a visão da comunicação de forma ampla torna-se ainda mais essencial, à medida que entende que é de responsabilidade do profissional de Relações Públicas disseminar uma filosofia de comunicação integrada (KUNSCH, 2003). Por isso busca desenvolver nos alunos estagiários do Núcleo a capacidade de gestão da comunicação estratégica, sendo capaz de realizar o planejamento estratégico, tático e operacional, disseminando para os estudantes a responsabilidade de não só planejar, mas de controlar o processo de execução e avaliar resultados. O desenvolvimento da estratégia de comunicação do projeto MBA Career UP, dentro da Agência INQ, pôde desenvolver essas habilidades e experiências nos estudantes, suprindo os objetivos propostos de proporcionar para os alunos, dentro da agência, vivências práticas do mercado, além de contribuir para tornar a agência experimental um espaço de atuação integrada, à medida que exigiu a atuação sinérgica dos núcleos que a compõem, destacando a interdependência entre suas habilidades. Também permitiu a agência suprir o objetivo de impactar a comunidade acadêmica no exercício de suas atividades, visto que atendeu as necessidades do cliente ao desenvolver a estratégia de comunicação do MBA Career UP, conclusão obtida a partir da avaliação da Coordenação de Pós-Graduação do UniRitter.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">ANDRADE, Cândido Teobaldo de Souza. Curso de Relações Públicas. 6. ed. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2003.<br><br>KUNSCH, Margarida Maria Krohling. Planejamento de relações públicas na comunicação integrada. São Paulo: Summus, 2003.<br><br>PINHO, J. B. Relações Públicas na Internet: Técnicas e estratégias para informar e influenciar públicos de interesse. 2. ed. São Paulo: Summus, 2003.<br><br> </td></tr></table></body></html>