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INSCRIÇÃO: | 01235 |
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CATEGORIA: | RT |
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MODALIDADE: | RT04 |
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TÍTULO: | Los Sheberebes: uma série baseada na novela Maria do Bairro |
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AUTORES: | Juliane Cristina Bieda (Centro Universitário Internacional Uninter); Patrick Diener (Centro Universitário Internacional Uninter); Rodrigo Otávio Alves (Centro Universitário Internacional Uninter); Daniel Quadros Veiga Yonamine (Centro Universitário Internacional Uninter) |
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PALAVRAS-CHAVE: | curta-metragem, novela, publicidade, , |
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RESUMO |
Este trabalho foi desenvolvido por alunos do 6º período de Publicidade e Propaganda, em 2017, para a disciplina de Cinema e Vídeo Documentário, ministrada pelo professor Patrick Diener. A série conta a história de Juscleide, uma jovem garota que acaba de ficar órfã e vai morar com uma família bem-conceituada de Curitiba, porém não imagina as emoções que viverá. Trata-se de uma adaptação de uma radionovela, inspirada na novela mexicana “Maria do Bairro”, produzida no período anterior na matéria de Técnicas Gerais de Rádio. Este projeto pretende homenagear as novelas mexicanas exibidas na televisão aberta durante a década de 1990, além de testar as habilidades da equipe em pré e pós-produção, atuação e execução de produções cinematográficas. |
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INTRODUÇÃO |
O curso de Comunicação Social (habilitações Jornalismo e Publicidade e Propaganda) do Centro Universitário Internacional Uninter com início até 2015 é organizado de modo que cada semestre aborde uma das principais áreas de atuação da Comunicação.一漀 焀甀椀渀琀漀 瀀攀爀漀搀漀Ⰰ 漀 洀攀椀漀 攀猀琀甀搀愀搀漀 刀搀椀漀 攀 愀猀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀猀 愀戀漀爀搀愀洀 猀甀愀猀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀椀猀 挀愀爀愀挀琀攀爀猀琀椀挀愀猀Ⰰ 椀渀昀氀甀渀挀椀愀猀 攀 昀漀爀洀愀猀 搀攀 瀀爀漀搀甀漀 搀攀 挀漀渀琀攀切搀漀 攀 瀀爀漀瀀愀最愀渀搀愀⸀ 一愀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀 吀挀渀椀挀愀猀 䜀攀爀愀椀猀 搀攀 刀搀椀漀 昀漀椀 猀漀氀椀挀椀琀愀搀漀 甀洀 琀爀愀戀愀氀栀漀 焀甀攀 愀搀愀瀀琀愀猀猀攀 甀洀愀 漀戀爀愀 愀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀氀 瀀愀爀愀 漀 爀搀椀漀 ጀ†渀漀 攀爀愀 渀攀挀攀猀猀爀椀漀 愀氀琀攀爀愀爀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀 漀甀 昀愀氀愀猀⸀
Os alunos escolheram adaptar parte da novela mexicana Maria do Bairro, produzida pela Televisa, transformando-a na radionovela Juscleide do Bairro. Como o trabalho teve uma repercussão boa entre os colegas, no semestre seguinte, a obra foi adaptada, originando a série descrita neste artigo.一愀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀 搀攀 䌀椀渀攀洀愀 攀 嘀搀攀漀 䐀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀Ⰰ 漀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀 倀愀琀爀椀挀欀 䐀椀攀渀攀爀 攀砀瀀氀愀渀漀甀 搀甀爀愀渀琀攀 瘀爀椀愀猀 愀甀氀愀猀 愀猀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀椀猀 挀愀爀愀挀琀攀爀猀琀椀挀愀猀 搀攀 洀攀椀漀猀 愀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀椀猀Ⰰ 猀攀甀猀 最渀攀爀漀猀 攀 愀氀最甀洀愀猀 昀漀爀洀愀猀 搀攀 瀀爀漀搀甀漀 搀攀猀琀攀 琀椀瀀漀 搀攀 洀愀琀攀爀椀愀氀⸀ 倀愀爀愀 瀀爀愀琀椀挀愀 搀漀 挀漀渀琀攀切搀漀Ⰰ 漀 洀攀猀洀漀 瀀攀搀椀甀 焀甀攀 昀漀猀猀攀 瀀爀漀搀甀稀椀搀漀 甀洀 挀甀爀琀愀ⴀ洀攀琀爀愀最攀洀Ⰰ 瀀漀爀洀 漀 爀漀琀攀椀爀漀 搀攀瘀攀爀椀愀 猀攀爀 搀攀 愀甀琀漀爀椀愀 搀愀 攀焀甀椀瀀攀⸀
Como já mencionado, levantou-se a ideia de adaptar a história de Juscleide, o que foi prontamente aceito e a equipe elaborou o roteiro para audiovisual. Os alunos optaram por produzir uma série, que ganhou o nome de Los Sheberebes, de modo que se criasse conteúdo para mais peças. A série foi produzida para que as principais características das novelas mexicanas estivessem presentes, como pontos de virada, drama e humor. 䄀 攀猀挀漀氀栀愀 搀愀 漀戀爀愀ⴀ戀愀猀攀 搀攀爀椀瘀愀 搀漀 猀甀挀攀猀猀漀 焀甀攀 愀猀 渀漀瘀攀氀愀猀 洀攀砀椀挀愀渀愀猀 昀椀稀攀爀愀洀 渀漀 䈀爀愀猀椀氀 搀甀爀愀渀琀攀 愀猀 搀挀愀搀愀猀 搀攀 㤀㤀 愀 ㈀ Ⰰ 挀漀洀 瀀爀漀搀甀攀猀 瘀漀氀琀愀搀愀猀 愀 搀椀瘀攀爀猀漀猀 瀀切戀氀椀挀漀猀Ⰰ 挀漀洀漀 䄀 唀猀甀爀瀀愀搀漀爀愀 攀 䴀愀爀椀愀 搀漀 䈀愀椀爀爀漀⸀ 䴀甀椀琀漀猀 戀爀愀猀椀氀攀椀爀漀猀 愀猀猀椀猀琀椀爀愀洀 攀猀猀愀 切氀琀椀洀愀 渀漀瘀攀氀愀 漀甀 瀀攀氀漀 洀攀渀漀猀 猀愀戀攀洀 焀甀攀 甀洀愀 漀戀爀愀 戀愀猀琀愀渀琀攀 挀漀渀栀攀挀椀搀愀Ⰰ 攀砀椀戀椀搀愀 瀀攀氀漀 匀䈀吀Ⰰ 甀洀愀 攀洀椀猀猀漀爀愀 挀漀渀挀攀椀琀甀愀搀愀 搀攀猀搀攀 㤀㠀⸀
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OBJETIVO |
Após o primeiro bimestre da disciplina de Cinema e Vídeo Documentário, no qual as técnicas, ângulos, movimentação de câmera, movimentos artísticos (tanto fora do país como no Brasil) foram estudados, o objetivo proposto para o segundo bimestre era realizar um curta-metragem ou vídeo documentário autoral.䄀瀀猀 愀 攀焀甀椀瀀攀 攀猀琀愀爀 洀漀渀琀愀搀愀Ⰰ 挀漀洀 椀渀琀攀最爀愀渀琀攀猀 焀甀攀 挀漀渀琀爀椀戀甀爀愀洀 挀漀洀 愀猀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀 栀愀戀椀氀椀搀愀搀攀猀 瀀愀爀愀 漀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 搀漀 瀀爀漀樀攀琀漀Ⰰ 漀瀀琀漀甀ⴀ猀攀 瀀漀爀 瀀爀漀搀甀稀椀爀 甀洀愀 漀戀爀愀 搀攀 昀椀挀漀Ⰰ 戀愀猀攀愀搀愀 渀愀猀 渀漀瘀攀氀愀猀 洀攀砀椀挀愀渀愀猀 瀀爀漀搀甀稀椀搀愀猀 瀀攀氀愀 吀攀氀攀瘀椀猀愀Ⰰ 攀 攀砀椀戀椀搀愀猀 愀焀甀椀 渀漀 䈀爀愀猀椀氀Ⰰ 挀漀洀漀 昀漀爀洀愀 搀攀 瀀愀爀搀椀愀Ⰰ 挀漀洀 昀椀渀猀 搀攀 攀渀琀爀攀琀攀爀 漀猀 攀猀瀀攀挀琀愀搀漀爀攀猀Ⰰ 攀 琀爀愀稀攀爀 渀攀氀攀猀 愀 渀漀猀琀愀氀最椀愀 搀攀 愀猀猀椀猀琀椀爀 甀洀愀 渀漀瘀攀氀愀 洀攀砀椀挀愀渀愀Ⰰ 樀 焀甀攀 洀甀椀琀漀猀 挀爀攀猀挀攀爀愀洀 愀猀猀椀猀琀椀渀搀漀 琀愀椀猀 瀀爀漀搀甀攀猀⸀
O principal objetivo do trabalho foi desconstruir os materiais de inspiração e fazer uma mescla de todos os clichês e bordões das produções mexicanas, mas de modo a manter um ritmo para prender a atenção de quem estiver assistindo. Para que isso acontecesse, a trama foi elaborada com humor, momentos de drama e tensão e até exagero, em algumas cenas.㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀搀㘀㈀愀 㠀∀㸀㰀戀㸀䨀唀匀吀䤀䘀䤀䌀䄀吀䤀嘀䄀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䌀漀洀漀 漀 昀漀挀漀 搀漀 猀攀洀攀猀琀爀攀 攀洀 焀甀攀 漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 昀漀椀 瀀爀漀搀甀稀椀搀漀 猀攀爀 漀 洀攀椀漀 琀攀氀攀瘀椀猀椀瘀漀Ⰰ 愀 洀愀椀漀爀 瀀愀爀琀攀 搀漀猀 挀漀渀琀攀切搀漀猀 愀瀀爀攀渀搀椀搀漀猀 攀渀瘀漀氀瘀椀愀 漀 愀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀氀Ⰰ 焀甀攀Ⰰ 搀椀昀攀爀攀渀琀攀洀攀渀琀攀 搀漀 爀搀椀漀Ⰰ 昀愀稀 甀猀漀 愀瀀攀渀愀猀 搀漀 猀漀洀 攀 瀀攀爀洀椀琀攀 洀愀椀漀爀 椀渀琀攀爀瀀爀攀琀愀漀 瀀漀爀 瀀愀爀琀攀 搀漀 攀猀瀀攀挀琀愀搀漀爀⸀
A radionovela produzida inicialmente era uma pequena adaptação da novela Maria do Bairro, porém ao escolher transforma-la em série, foi necessário transformar boa parte da estrutura e do roteiro, para que fizesse sentido para quem assistisse. Assim, o conteúdo aprendido durante os então três anos da graduação permitiu a criação deste novo material.䰀漀最漀Ⰰ 挀漀洀漀 漀 愀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀氀 愀 昀甀猀漀 搀攀 攀氀攀洀攀渀琀漀猀 搀攀 渀愀琀甀爀攀稀愀猀 猀漀渀漀爀愀 攀 瘀椀猀甀愀氀Ⰰ 焀甀攀 猀攀最甀渀搀漀 䌀漀甀琀椀渀栀漀 ⠀㈀ 㠀⤀Ⰰ ᰀ猠漀 漀猀 猀攀渀琀椀搀漀猀 洀愀椀猀 瀀爀椀瘀椀氀攀最椀愀搀漀猀 渀漀 洀甀渀搀漀 洀漀搀攀爀渀漀Ⰰ 瀀漀椀猀 甀洀愀 搀愀猀 挀愀爀愀挀琀攀爀猀琀椀挀愀猀 搀愀 洀漀搀攀爀渀椀搀愀搀攀ᴀⰠ 愀 攀焀甀椀瀀攀 瀀爀攀挀椀猀漀甀 攀氀愀戀漀爀愀爀 甀洀 爀漀琀攀椀爀漀 瀀攀渀猀愀渀搀漀 攀洀 焀甀愀氀 挀攀渀爀椀漀 攀 昀椀最甀爀椀渀漀 猀攀爀椀愀洀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀猀Ⰰ 愀氀洀 搀攀 猀攀 瀀爀攀漀挀甀瀀愀爀 挀漀洀 愀 栀椀猀琀爀椀愀Ⰰ 瀀爀漀瀀爀椀愀洀攀渀琀攀 搀椀琀愀Ⰰ 瘀椀猀琀漀 焀甀攀 甀洀愀 搀愀猀 攀砀椀最渀挀椀愀猀 昀攀椀琀愀猀 瀀攀氀漀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀 攀爀愀 搀攀 焀甀攀 漀 爀漀琀攀椀爀漀 昀漀猀猀攀 搀攀 愀甀琀漀爀椀愀 搀愀 攀焀甀椀瀀攀⸀
Assim, alguns personagens foram acrescentados, outros passaram por alterações de características e incluiu-se cenas de humor, deixando o roteiro mais apropriado para o público-alvo pretendido pela equipe.䔀猀琀攀 瀀切戀氀椀挀漀 Ⰰ 攀洀 爀攀猀甀洀漀Ⰰ 瀀攀猀猀漀愀猀 焀甀攀 愀猀猀椀猀琀椀愀洀 愀渀琀攀爀椀漀爀洀攀渀琀攀 猀 渀漀瘀攀氀愀猀 洀攀砀椀挀愀渀愀猀 攀砀椀戀椀搀愀猀 渀愀 琀攀氀攀瘀椀猀漀 戀爀愀猀椀氀攀椀爀愀Ⰰ 瀀漀椀猀 攀氀愀猀 昀椀稀攀爀愀洀 瀀愀爀琀攀 搀愀 瘀椀搀愀 搀攀 洀甀椀琀愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀Ⰰ 攀 搀攀猀瀀攀爀琀愀洀 漀 猀攀渀琀椀洀攀渀琀漀 搀攀 渀漀猀琀愀氀最椀愀Ⰰ 愀氀洀 搀攀 猀攀爀 愀氀最漀 椀挀渀椀挀漀 渀愀 搀爀愀洀愀琀甀爀最椀愀⸀ 䔀猀猀攀猀 昀漀爀愀洀 甀洀 搀漀猀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀椀猀 攀氀攀洀攀渀琀漀猀 漀 瀀愀爀愀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 搀攀猀琀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀⸀
Sobre o sucesso das novelas, Jefferson Cândido, consultor de novelas do SBT há mais de dois anos, revela o que “segura” as tramas do México na programação da emissora durante 24 anos: histórias populares, inocentes, com romantismo acentuado e sem apelo sexual. (CÂNDIDO, 2006)䐀攀猀琀愀 昀漀爀洀愀 ጀ†瀀攀氀漀 猀攀甀 愀瀀攀氀漀 瀀漀瀀甀氀愀爀 ጀ†愀猀 渀漀瘀攀氀愀猀 洀攀砀椀挀愀渀愀猀Ⰰ 挀漀洀 猀甀愀 氀椀渀最甀愀最攀洀 愀挀攀猀猀瘀攀氀 琀洀 昀愀挀椀氀椀搀愀搀攀 攀洀 最攀爀愀爀 甀洀 攀渀最愀樀愀洀攀渀琀漀 搀漀 瀀切戀氀椀挀漀 焀甀攀 愀 愀猀猀椀猀琀攀Ⰰ 猀攀樀愀 瀀攀氀愀 琀爀愀洀愀 漀甀 瀀攀氀漀猀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀⸀ 匀攀渀搀漀 愀猀猀椀洀Ⰰ 瀀漀猀猀瘀攀氀 愀搀愀瀀琀愀爀 漀 挀漀渀琀攀切搀漀 搀攀猀猀愀猀 漀戀爀愀猀 瀀愀爀愀 搀椀瘀攀爀猀漀猀 洀攀椀漀猀 攀 挀漀渀琀攀砀琀漀猀Ⰰ 猀攀洀 焀甀攀 猀攀 瀀攀爀搀攀爀 愀猀 挀愀爀愀挀琀攀爀猀琀椀挀愀猀 搀愀 琀爀愀洀愀 漀爀椀最椀渀愀氀⸀
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MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS |
O processo de desenvolvimento desse projeto envolveu toda a equipe em todos os momentos: pré e pós-produção e até atuação. Um dos desafios dessa produção foi a logística, para sincronizar a disponibilidade de todos, junto com as locações e horários apropriados. Foram seis dias dedicados inteiramente ao curta-metragem, sendo dois dias para pré-produção e gravação e, quatro dias para a pós-produção do material, incluindo edição, revisão e finalização de todo o material.一愀 攀琀愀瀀愀 搀攀 最爀愀瘀愀漀Ⰰ 愀猀 氀漀挀愀攀猀 昀漀爀愀洀 瀀爀攀瘀椀愀洀攀渀琀攀 攀猀挀漀氀栀椀搀愀猀 搀攀 愀挀漀爀搀漀 挀漀洀 漀猀 爀攀挀甀爀猀漀猀 搀椀猀瀀漀渀瘀攀椀猀㨀 昀漀椀 甀琀椀氀椀稀愀搀愀 愀 挀愀猀愀 搀攀 甀洀 搀漀猀 洀攀洀戀爀漀猀 搀愀 攀焀甀椀瀀攀Ⰰ 渀漀 戀愀椀爀爀漀 䈀愀挀愀挀栀攀爀椀Ⰰ 攀洀 䌀甀爀椀琀椀戀愀Ⰰ 倀愀爀愀渀Ⰰ 攀渀焀甀愀渀琀漀 愀猀 最爀愀瘀愀攀猀 攀砀琀攀爀渀愀猀 昀漀爀愀洀 昀攀椀琀愀猀 攀洀 甀洀愀 爀甀愀Ⰰ 瀀爀砀椀洀愀 挀愀猀愀Ⰰ 攀 愀猀 椀洀愀最攀渀猀 搀愀 愀戀攀爀琀甀爀愀 搀漀 昀椀氀洀攀Ⰰ 昀漀爀愀洀 挀漀氀攀琀愀搀愀猀 攀洀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀 爀甀愀猀 搀愀 挀椀搀愀搀攀⸀
Os equipamentos para gravação foram conseguidos pela própria equipe da série, utilizando-se duas câmeras para captação de imagem: Canon EOS Rebel T5, com lente EF-S 18-55mm f3.5-5.6 III, uma câmera adicional para auxiliar na captação do som externo – já que não foi possível a locação dos equipamentos adequados para captação, como por exemplo, o microfone boom – da Sony Shotgun e dois tripés para fixação das câmeras. A iluminação dos ambientes internos foi improvisada com abajures e lâmpadas móveis, dando uma vaga ideia de contraluz, além de auxiliar na construção do ambiente. Para as tomadas externas, a luz foi natural.䄀猀 瀀爀椀洀攀椀爀愀猀 挀攀渀愀猀 愀 猀攀爀攀洀 挀愀瀀琀愀搀愀猀 昀漀爀愀洀 愀猀 攀砀琀攀爀渀愀猀 搀漀 愀琀爀漀瀀攀氀愀洀攀渀琀漀 搀攀 甀洀愀 搀愀猀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀⸀ 倀愀爀愀 琀愀氀 挀攀渀愀Ⰰ 昀漀椀 瀀爀攀瀀愀爀愀搀漀 甀洀 挀愀爀爀漀Ⰰ 攀 漀猀 瀀爀漀琀愀最漀渀椀猀琀愀猀 搀愀 挀攀渀愀 搀攀瘀椀搀愀洀攀渀琀攀 琀爀愀樀愀搀漀猀Ⰰ 猀攀渀搀漀 攀氀攀猀 愀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀洀 䨀甀猀挀氀攀椀搀攀Ⰰ 漀 瀀愀搀爀椀渀栀漀 䔀渀稀漀Ⰰ 攀 漀 洀漀琀漀爀椀猀琀愀 渀漀 椀搀攀渀琀椀昀椀挀愀搀漀⸀ 䐀椀瘀攀爀猀愀猀 琀漀洀愀搀愀猀 琀椀瘀攀爀愀洀 搀攀 猀攀爀 昀攀椀琀愀猀Ⰰ 愀瀀氀椀挀愀渀搀漀 漀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀 搀攀 愀渀最甀氀愀漀 攀 洀漀瘀椀洀攀渀琀漀 搀攀 挀洀攀爀愀Ⰰ 瀀爀攀瘀椀愀洀攀渀琀攀 漀戀琀椀搀漀猀Ⰰ 瀀愀爀愀 最攀爀愀爀 渀漀 攀猀瀀攀挀琀愀搀漀爀 甀洀愀 愀渀猀椀攀搀愀搀攀 攀 攀渀瘀漀氀瘀攀ⴀ氀漀 渀愀 琀爀愀洀愀⸀
As primeiras tomadas na rua foram de experimentação e ensaio dos personagens, além da preparação das câmeras, tripés, testes de angulação e movimentação das câmeras e o teste de velocidade do carro para o atropelamento. Alguns contratempos foram encontrados para essa cena em particular, como a movimentação de carros na rua, passantes e principalmente o tempo instável, pois foi um dia de chuvas esporádicas na cidade, podendo assim, comprometer a continuidade das cenas. Para essa sequência, houve muitos planos abertos, a fim de ambientar o público do cenário, alternando com closes nas personagens, dando mais dramaticidade à história. Após aproximadamente uma hora para essa preparação, as cenas foram finalmente gravadas em várias tomadas, de diferentes ângulos e movimentações, de acordo com o roteiro e os ensaios. 䐀甀爀愀渀琀攀 愀 最爀愀瘀愀漀Ⰰ 愀氀最甀渀猀 椀琀攀渀猀 瀀爀攀瘀椀愀洀攀渀琀攀 搀攀猀挀爀椀琀漀猀 渀漀 爀漀琀攀椀爀漀 昀漀爀愀洀 愀搀愀瀀琀愀搀漀猀 瀀愀爀愀 洀攀氀栀漀爀 攀砀攀挀甀漀 搀愀 挀愀瀀琀愀漀 攀 搀椀爀攀漀 搀攀 挀攀渀愀Ⰰ 挀漀洀漀 漀猀 渀最甀氀漀猀 瀀漀爀 攀砀攀洀瀀氀漀⸀ 䄀猀 挀攀渀愀猀 攀砀琀攀爀渀愀猀 搀漀 愀琀爀漀瀀攀氀愀洀攀渀琀漀 氀攀瘀愀爀愀洀 攀洀 洀搀椀愀Ⰰ 焀甀愀琀爀漀 栀漀爀愀猀 瀀愀爀愀 愀 攀砀攀挀甀漀Ⰰ 挀漀渀琀愀渀搀漀 挀漀洀 漀猀 琀攀猀琀攀猀 攀 攀渀猀愀椀漀猀Ⰰ 攀 漀猀 挀漀渀琀爀愀琀攀洀瀀漀猀 搀愀 氀漀挀愀漀 攀 琀漀搀漀猀 漀猀 洀攀洀戀爀漀猀 搀愀 攀焀甀椀瀀攀 ጀ†焀甀攀 琀愀洀戀洀 昀漀爀愀洀 漀 攀氀攀渀挀漀 ጀ†攀猀琀愀瘀愀洀 瀀爀攀猀攀渀琀攀猀 瀀愀爀愀 愀甀砀氀椀漀⸀
No mesmo dia, as primeiras cenas internas da casa foram gravadas. Foram elas as cenas do padre com Juscleide e algumas na sala de estar principal, onde ocorre boa parte da história. Como já mencionado, a iluminação foi improvisada e teve grande impacto na hora de criar os diferentes cenários, pois pelas poucas locações disponíveis, um cenário improvisado na mesma locação serviu de igreja para a cena e o casarão da Família Sheberebe. Pela limitação de recursos e espaços, muitos planos tiveram de permanecer abertos a fim de captar todos os personagens em cena, alternando também em planos-médio de alguns personagens e closes em algumas reações. 一愀 攀搀椀漀Ⰰ 愀 瀀愀爀琀攀 攀砀琀攀爀渀愀 搀攀猀猀攀 挀愀猀愀爀漀 昀漀椀 挀愀瀀琀愀搀愀 搀甀爀愀渀琀攀 漀 猀攀最甀渀搀漀 搀椀愀 搀攀 最爀愀瘀愀漀 渀愀 爀攀最椀漀 搀漀 倀愀爀焀甀攀 䈀愀爀椀最ﰀ椀 攀洀 䌀甀爀椀琀椀戀愀Ⰰ 倀愀爀愀渀⸀ 䌀漀洀漀 戀漀愀 瀀愀爀琀攀 搀愀猀 最爀愀瘀愀攀猀 愀挀漀渀琀攀挀攀爀愀洀 搀甀爀愀渀琀攀 漀 搀椀愀Ⰰ 攀 渀漀 爀漀琀攀椀爀漀Ⰰ 栀愀瘀椀愀 甀洀愀 瀀愀猀猀愀最攀洀 搀攀 琀攀洀瀀漀 ጀ†搀攀 搀椀愀 瀀愀爀愀 愀 渀漀椀琀攀 ጀ†昀漀椀 渀攀挀攀猀猀爀椀漀Ⰰ 攀搀椀琀愀爀 搀椀最椀琀愀氀洀攀渀琀攀 渀漀 猀漀昀琀眀愀爀攀 䄀搀漀戀攀 倀栀漀琀漀猀栀漀瀀 愀 氀甀稀 搀漀 挀愀猀愀爀漀 攀砀琀攀爀渀漀 瀀愀爀愀 焀甀攀 攀猀猀愀 渀漀漀 搀攀 琀攀洀瀀漀 猀攀樀愀 椀搀攀渀琀椀昀椀挀愀搀愀 瀀攀氀漀 瀀切戀氀椀挀漀⸀
No segundo e último dia de gravação, o restante das cenas internas foi gravado, além da captação de imagens das ruas de Curitiba-PR que foram usadas para a abertura do filme e da igreja. Os cenários externos ajudaram o público a assimilar a localização desses personagens, já que a maioria das cenas internas foi realizada no mesmo lugar.倀愀爀愀 愀 瀀猀ⴀ瀀爀漀搀甀漀Ⰰ 漀猀 猀漀昀琀眀愀爀攀猀 搀漀 瀀愀挀漀琀攀 䄀搀漀戀攀 昀漀爀愀洀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀猀Ⰰ 挀漀洀漀 漀 倀栀漀琀漀猀栀漀瀀 瀀愀爀愀 洀愀渀椀瀀甀氀愀漀 搀攀 愀氀最甀洀愀猀 椀洀愀最攀渀猀Ⰰ 漀 䄀搀漀戀攀 䄀甀搀椀琀椀漀渀 瀀愀爀愀 攀搀椀漀 攀 爀攀最甀氀愀漀 搀攀 甀搀椀漀 攀 漀 䄀搀漀戀攀 倀爀攀洀椀攀爀攀Ⰰ 漀 猀漀昀琀眀愀爀攀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀 瀀愀爀愀 攀搀椀漀 搀漀猀 挀漀爀琀攀猀Ⰰ 洀漀渀琀愀最攀洀 搀愀猀 挀攀渀愀猀Ⰰ 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀 搀漀 挀甀爀琀愀ⴀ洀攀琀爀愀最攀洀Ⰰ 椀渀猀攀爀漀 搀漀猀 琀琀甀氀漀猀 搀攀 愀戀攀爀琀甀爀愀 攀 挀爀搀椀琀漀猀⸀ 一攀猀猀愀 攀琀愀瀀愀Ⰰ 漀甀琀爀漀猀 瀀爀漀戀氀攀洀愀猀 昀漀爀愀洀 攀渀挀漀渀琀爀愀搀漀猀 瀀愀爀愀 愀 攀搀椀漀 搀攀 琀漀搀漀 漀 洀愀琀攀爀椀愀氀 挀漀氀攀琀愀搀漀⸀ 䌀漀洀漀 瘀爀椀愀猀 琀漀洀愀搀愀猀 昀漀爀愀洀 昀攀椀琀愀猀 攀洀 琀漀搀愀猀 愀猀 挀攀渀愀猀Ⰰ 瀀漀爀 瘀攀稀攀猀Ⰰ 漀 爀漀琀攀椀爀漀 攀爀愀 愀氀琀攀爀愀搀漀 瀀攀氀漀猀 愀琀漀爀攀猀Ⰰ 漀 焀甀攀 搀椀昀椀挀甀氀琀愀瘀愀 愀 猀椀渀挀爀漀渀椀稀愀漀 搀愀猀 挀攀渀愀猀 瀀愀爀愀 漀猀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀 渀最甀氀漀猀Ⰰ 氀漀最漀Ⰰ 昀漀椀 甀洀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 焀甀攀 搀攀洀愀渀搀漀甀 最爀愀渀搀攀 瀀愀爀琀攀 搀漀 琀攀洀瀀漀 搀愀 攀搀椀漀Ⰰ 瀀愀爀愀 攀砀攀挀甀琀愀爀 漀猀 挀漀爀琀攀猀 渀漀猀 琀攀洀瀀漀猀 挀漀爀爀攀琀漀猀Ⰰ 愀氀洀 搀愀 猀椀渀挀爀漀渀椀愀 搀愀猀 挀攀渀愀猀 攀 搀漀猀 甀搀椀漀猀⸀
O processamento do áudio foi outra dificuldade nesse processo, pois com a falta dos equipamentos adequados para captação de voz, como os microfones, o som era captado diretamente pelas câmeras principais e adicional, e com isso, houve desnível de volumes no produto final em relação das tomadas, e as trilhas e efeitos sonoros inseridos na pós-produção.䴀甀椀琀漀猀 搀漀猀 攀昀攀椀琀漀猀 猀漀渀漀爀漀猀 昀漀爀愀洀 爀攀琀椀爀愀搀漀猀 搀攀 戀愀渀挀漀猀 搀攀 猀漀洀Ⰰ 攀 愀猀 琀爀椀氀栀愀猀 洀甀猀椀挀愀椀猀 昀漀爀愀洀 琀椀爀愀搀愀猀 搀愀猀 琀爀椀氀栀愀猀 猀漀渀漀爀愀猀 搀椀猀瀀漀渀瘀攀椀猀 漀渀氀椀渀攀 ጀ†最爀愀渀搀攀 瀀愀爀琀攀 瀀攀氀漀 夀漀甀吀甀戀攀 ጀ†搀愀猀 渀漀瘀攀氀愀猀 洀攀砀椀挀愀渀愀猀Ⰰ 焀甀攀 昀漀爀愀洀 愀 最爀愀渀搀攀 椀渀猀瀀椀爀愀漀 瀀愀爀愀 漀 瀀爀漀樀攀琀漀⸀ 䄀 氀漀最猀琀椀挀愀 瀀愀爀愀 攀搀椀漀 琀愀洀戀洀 琀攀瘀攀 挀漀渀琀爀愀琀攀洀瀀漀猀Ⰰ 樀 焀甀攀 愀瀀攀渀愀猀 搀漀椀猀 洀攀洀戀爀漀猀 搀愀 攀焀甀椀瀀攀 瀀漀搀攀爀椀愀洀 攀搀椀琀愀爀 琀漀搀漀 漀 挀漀渀琀攀切搀漀 挀愀瀀琀愀搀漀Ⰰ 攀 琀攀爀椀愀洀 攀氀攀猀 焀甀攀 挀漀渀挀椀氀椀愀爀 愀 瀀猀ⴀ瀀爀漀搀甀漀 挀漀洀 漀猀 琀爀愀戀愀氀栀漀猀 瀀攀猀猀漀愀椀猀Ⰰ 瀀漀爀 椀猀猀漀 攀猀猀愀 攀琀愀瀀愀 搀漀 瀀爀漀樀攀琀漀 氀攀瘀漀甀 洀愀椀猀 琀攀洀瀀漀 焀甀攀 愀 最爀愀瘀愀漀 攀洀 猀椀⸀
Para a fotografia de imagem, como já mencionado, as novelas clássicas mexicanas como “Maria do Bairro” e “A Usurpadora” foram inspiração para o trabalho. Então, foram manipulados alguns aspectos da imagem para deixa-la mais similar à imagem dessas produções. Alguns dos aspectos alterados foram os controles de cores em RGB, aumento da saturação, aplicação de alguns filtros como a ferramenta Lumetri do Premiere, luz, brilho e contraste além de efeitos de televisão característicos da década de 90 como ruídos e coloração levemente amarelada, todas essas alterações de fotografia feitas nesse software.伀 洀愀琀攀爀椀愀氀 瀀愀爀愀 愀戀攀爀琀甀爀愀 搀漀 昀椀氀洀攀 昀漀椀 漀 切氀琀椀洀漀 猀攀爀 攀搀椀琀愀搀漀Ⰰ 樀 焀甀攀 漀猀 挀漀爀琀攀猀 戀爀甀琀漀猀 攀 猀椀渀挀爀漀渀椀稀愀漀 搀愀猀 挀攀渀愀猀 昀愀氀愀搀愀猀 昀漀爀愀洀 愀 瀀愀爀琀攀 洀愀椀猀 琀爀愀戀愀氀栀漀猀愀 搀漀 瀀爀漀樀攀琀漀Ⰰ 攀 渀攀氀愀Ⰰ 愀氀洀 搀愀猀 椀洀愀最攀渀猀 搀愀猀 爀甀愀猀 ጀ†焀甀攀 爀攀昀氀攀琀攀 漀 愀洀戀椀攀渀琀攀 焀甀攀 愀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀洀 䨀甀猀挀氀攀椀搀攀 瘀椀瘀攀渀挀椀愀瘀愀 ጀ†猀漀 椀渀猀攀爀椀搀愀猀 椀洀愀最攀渀猀 搀攀猀猀愀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀洀 攀洀 猀漀戀爀攀瀀漀猀椀漀Ⰰ 攀 渀攀猀猀愀 愀戀攀爀琀甀爀愀Ⰰ 漀猀 琀琀甀氀漀猀 椀渀椀挀椀愀椀猀 昀漀爀愀洀 愀瀀氀椀挀愀搀漀猀⸀ 倀漀爀 渀漀 猀攀爀 瀀漀猀猀瘀攀氀 漀 甀猀漀 搀攀 甀洀 攀焀甀椀瀀愀洀攀渀琀漀 搀攀 攀猀琀愀戀椀氀椀稀愀漀 搀攀 椀洀愀最攀洀 ጀ†漀 猀琀攀愀搀礀挀愀洀 ጀ†栀漀甀瘀攀爀愀洀 琀爀攀洀甀氀愀攀猀 攀洀 愀氀最甀洀愀猀 搀愀猀 椀洀愀最攀渀猀 椀渀猀攀爀椀搀愀猀⸀
Para a exportação do projeto, o formato inicialmente escolhido foi o de 4:3, para se assemelhar com o formato de televisão da década de 90, porém, como a captação foi feita 16:9, e a ideia principal do projeto seria uma homenagem á essas novelas, foi então escolhida a codificação H.264 (16:9) com tamanho de 1920 pixels de largura por 1080 pixels de altura em HD (High Definition).㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀搀㘀㈀愀 㠀∀㸀㰀戀㸀䐀䔀匀䌀刀䤀윀쌀伀 䐀伀 倀刀伀䐀唀吀伀 伀唀 倀刀伀䌀䔀匀匀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀 猀爀椀攀Ⰰ 攀洀 猀攀甀 昀漀爀洀愀琀漀 昀椀渀愀氀Ⰰ 琀攀洀 ㌀ 洀椀渀甀琀漀猀 攀 ㌀㈀ 猀攀最甀渀搀漀猀Ⰰ 攀 猀攀 戀愀猀攀漀甀 渀愀 栀椀猀琀爀椀愀 搀愀 渀漀瘀攀氀愀 䴀愀爀椀愀 搀漀 䈀愀椀爀爀漀Ⰰ 瀀爀漀搀甀稀椀搀愀 瀀攀氀愀 吀攀氀攀瘀椀猀愀Ⰰ 攀洀瀀爀攀猀愀 氀漀挀愀氀椀稀愀搀愀 渀漀 䴀砀椀挀漀 攀 挀漀渀栀攀挀椀搀愀 攀洀 搀椀瘀攀爀猀漀猀 瀀愀猀攀猀 瀀攀氀漀猀 瀀爀漀最爀愀洀愀猀 攀Ⰰ 攀猀瀀攀挀椀愀氀洀攀渀琀攀 渀漀瘀攀氀愀猀⸀ 준 漀 洀愀椀漀爀 挀愀渀愀氀 搀攀 琀攀氀攀瘀椀猀漀 搀漀 䴀砀椀挀漀 攀 漀 焀甀椀渀琀漀 洀愀椀漀爀 搀漀 洀甀渀搀漀⸀
Neste trabalho, a protagonista é Juscleide (em referência à Maria do Bairro), uma jovem que vive na periferia de Curitiba e que acaba ficando órfã. Seu padrinho, então responsável por ela, gostaria que sua vida melhorasse e pede que o padre encaminhe a moça para viver com uma família conceituada da Grande Curitiba, a Família Sheberebe.䄀漀 挀栀攀最愀爀 愀漀 猀攀甀 渀漀瘀漀 氀愀爀Ⰰ 䨀甀猀挀氀攀椀搀攀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀愀 愀漀 猀爀⸀ 匀栀攀戀攀爀攀戀攀 攀 猀甀愀 攀猀瀀漀猀愀Ⰰ 伀昀氀椀愀㬀 猀漀戀爀椀渀栀愀 搀漀 挀愀猀愀氀Ⰰ 吀愀洀椀爀椀攀氀攀渀㬀 愀 甀洀 搀漀猀 昀甀渀挀椀漀渀爀椀漀猀 攀 戀爀愀漀ⴀ搀椀爀攀椀琀漀 搀漀 猀爀⸀ 匀栀攀戀攀爀攀戀攀Ⰰ 䌀氀漀搀漀愀氀搀漀 䜀愀戀爀椀攀氀㬀 愀漀 洀漀琀漀爀椀猀琀愀 攀 最漀瘀攀爀渀愀渀琀愀Ⰰ 䤀稀愀搀漀爀愀⸀ 䔀洀 瀀漀甀挀漀 琀攀洀瀀漀Ⰰ 䨀甀猀挀氀攀椀搀攀 挀漀渀焀甀椀猀琀愀 愀 挀漀渀昀椀愀渀愀 攀 挀愀爀椀渀栀漀 搀攀 琀漀搀漀猀 渀愀 挀愀猀愀Ⰰ 挀漀洀 攀砀挀攀漀 搀攀 吀愀洀椀爀椀攀氀攀渀⸀
Como em muitas novelas mexicanas, a construção das características dessas personagens é estereotipada: Juscleide é humilde e até certo ponto ingênua, Tamirielen é a antagonista, ambiciosa e determinada em seus objetivos. Clodoaldo Gabriel é o centro da atenção de Tamirielen, porém acaba se apaixonando por Juscleide.䄀漀 瀀爀攀猀猀攀渀琀椀爀 漀 ᰀ瀠攀爀椀最漀ᴀ†焀甀攀 愀 渀漀瘀愀 椀渀琀攀最爀愀渀琀攀 搀愀 昀愀洀氀椀愀 瀀漀搀攀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀爀 瀀愀爀愀 猀攀甀猀 瀀氀愀渀漀猀Ⰰ 吀愀洀椀爀椀攀氀攀渀 搀攀挀椀搀攀 愀爀洀愀爀 甀洀愀 猀椀琀甀愀漀 瀀愀爀愀 焀甀攀 䨀甀猀挀氀攀椀搀攀 猀攀樀愀 攀砀瀀甀氀猀愀 搀攀 挀愀猀愀Ⰰ 攀 瀀愀爀愀 椀猀猀漀 挀漀渀琀愀 挀漀洀 漀 愀甀砀氀椀漀 搀攀 䤀稀愀搀漀爀愀⸀ 䔀氀愀猀 愀瀀爀漀瘀攀椀琀愀洀 焀甀攀 漀 猀爀⸀ 匀栀攀戀攀爀攀戀攀 攀猀琀 栀漀猀瀀椀琀愀氀椀稀愀搀漀 攀 焀甀攀 愀 樀漀瘀攀洀 瘀愀椀 攀洀瀀爀攀猀愀 挀漀洀 䌀氀漀搀漀愀氀搀漀 䜀愀戀爀椀攀氀⸀
Em um momento em que a família está reunida, Tamirielen chega e acusa Juscleide de roubo, dizendo que sumiu dinheiro de seu quarto. Como a família não acredita na acusação, a vilã começa uma discussão que acaba apenas quando o patriarca da família novamente passa mal.䄀瀀猀 甀洀愀 戀爀攀瘀攀 爀攀挀甀瀀攀爀愀漀Ⰰ 漀 猀爀⸀ 匀栀攀戀攀爀攀戀攀 爀攀切渀攀 琀漀搀漀猀 攀 瀀攀搀攀 焀甀攀 愀猀 搀甀愀猀 昀愀愀洀 愀猀 瀀愀稀攀猀⸀ 䌀漀洀漀 漀 瀀攀搀椀搀漀 渀漀 愀挀攀椀琀漀 攀 甀洀愀 渀漀瘀愀 搀椀猀挀甀猀猀漀 挀漀洀攀愀Ⰰ 漀 最爀愀渀搀攀 猀攀最爀攀搀漀 爀攀瘀攀氀愀搀漀Ⰰ 瀀漀椀猀 䨀甀猀挀氀攀椀搀攀 攀 吀愀洀椀爀椀攀氀攀渀 猀漀 椀爀洀猀⸀ 䔀 最洀攀愀猀⸀
Esse é um dos pontos de maior tensão da peça, porém acaba sendo um dos mais cômicos, ao mesmo tempo. Para encerrar, Clodoaldo Gabriel pede a mão de Juscleide em casamento, mas esta recusa e diz estar apaixonada pelo motorista da família. Com tantas reviravoltas, o filme se encerra com Izadora, prometendo vingança após ter sido usada e rejeitada por algumas pessoas. |
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CONSIDERAÇÕES |
A produção desse trabalho proporcionou à equipe, uma breve ideia de como as produções de tal porte são executadas, considerando todas as dificuldades e contratempos que o processo exige desde o esboço inicial, passando por todas as fases de pré e pós-produção. 䄀猀猀椀洀Ⰰ 琀漀搀漀 漀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀 愀挀甀洀甀氀愀搀漀Ⰰ 猀攀樀愀 攀氀攀 琀攀爀椀挀漀 漀甀 瀀爀琀椀挀漀Ⰰ 昀漀椀 昀甀渀搀愀洀攀渀琀愀氀 瀀愀爀愀 焀甀攀 挀愀搀愀 椀渀琀攀最爀愀渀琀攀 搀漀 最爀甀瀀漀 挀漀渀琀爀椀戀甀猀猀攀 挀漀洀 漀 爀攀猀甀氀琀愀搀漀 昀椀渀愀氀Ⰰ 椀渀挀氀甀猀椀瘀攀 瀀漀爀焀甀攀 琀漀搀漀猀 瀀甀搀攀爀愀洀 愀瀀氀椀挀愀爀 猀甀愀猀 栀愀戀椀氀椀搀愀搀攀猀 攀 爀攀昀攀爀渀挀椀愀猀 瀀愀爀愀 愀 瀀爀漀搀甀漀⸀ 䄀瀀攀猀愀爀 搀愀猀 搀切瘀椀搀愀猀 渀漀 椀渀椀挀椀漀 搀漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 瀀爀ⴀ瀀爀漀搀甀漀Ⰰ 挀漀洀 漀 愀瘀愀渀漀 搀漀 瀀爀漀樀攀琀漀Ⰰ 愀猀 爀攀甀渀椀攀猀 挀漀洀 椀搀攀椀愀猀 搀攀 爀漀琀攀椀爀漀Ⰰ 漀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 搀愀 栀椀猀琀爀椀愀 攀 愀猀 爀攀昀攀爀渀挀椀愀猀Ⰰ 漀 挀甀爀琀愀ⴀ洀攀琀爀愀最攀洀 昀漀椀 琀漀洀愀渀搀漀 昀漀爀洀愀⸀ 䘀漀椀 愀 琀攀漀爀椀愀 搀愀 愀甀氀愀 愀瀀氀椀挀愀搀愀 攀 爀攀昀氀攀琀椀搀愀 渀愀 瀀爀琀椀挀愀 瀀漀爀 琀漀搀愀 愀 攀焀甀椀瀀攀 攀洀 搀攀猀攀渀栀愀爀 漀 攀猀戀漀漀 搀漀 瀀爀漀樀攀琀漀⸀
Alguns dos contratempos encontrados nesse desenvolvimento incluíram a adaptação do roteiro para o meio audiovisual, a disponibilidade de equipamentos, condição meteorológica, logística entre os horários e disponibilidade do grupo em todas as etapas. Porém, houve uma sincronia e um trabalho colaborativo, que ajudou todos os envolvidos a cumprirem suas funções com sucesso. 伀 爀攀猀甀氀琀愀搀漀 渀愀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀漀 搀漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 攀洀 猀愀氀愀 昀漀椀 戀愀猀琀愀渀琀攀 瀀漀猀椀琀椀瘀漀Ⰰ 挀漀洀 漀 瀀切戀氀椀挀漀 爀攀愀最椀渀搀漀 搀愀 洀攀猀洀愀 昀漀爀洀愀 瀀爀攀瘀椀猀琀愀 渀漀 爀漀琀攀椀爀漀 攀 挀氀愀爀漀Ⰰ 渀愀猀 瀀爀瀀爀椀愀猀 渀漀瘀攀氀愀猀 洀攀砀椀挀愀渀愀猀⸀
E por fim, o trabalho Los Sheberebes, deixou espaço para uma possível continuação, devido a seu final subjetivo, que deixou o público em dúvida sobre o seu verdadeiro desfecho.㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀搀㘀㈀愀 㠀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀䌀숀一䐀䤀䐀伀Ⰰ 䨀攀昀昀攀爀猀漀渀⸀ 伀 匀䈀吀 攀 愀猀 琀攀氀攀渀漀瘀攀氀愀猀 洀攀砀椀挀愀渀愀猀Ⰰ ㈀ 㘀⸀ 䔀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀 挀漀渀挀攀搀椀搀愀 愀 䘀攀爀渀愀渀搀愀 䜀漀猀猀攀爀 䴀漀琀琀愀Ⰰ 匀漀 倀愀甀氀漀Ⰰ 㤀 昀攀瘀⸀ ㈀ 㘀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䌀伀唀吀䤀一䠀伀Ⰰ 䰀愀甀爀愀⸀ 䄀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀椀猀㨀 愀爀琀攀Ⰰ 琀挀渀椀挀愀 攀 氀椀渀最甀愀最攀洀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀 㰀栀琀琀瀀㨀⼀⼀瀀漀爀琀愀氀⸀洀攀挀⸀最漀瘀⸀戀爀⼀猀攀戀⼀愀爀焀甀椀瘀漀猀⼀瀀搀昀⼀瀀爀漀昀甀渀挀⼀开愀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀椀猀⸀瀀搀昀⸀㸀 䄀挀攀猀猀漀 攀洀 ㈀㔀⼀ ㌀⼀㈀ 㠀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䴀伀吀吀䄀Ⰰ 䘀攀爀渀愀渀搀愀⸀ 䴀甀椀琀漀 愀氀洀 搀愀 洀愀焀甀椀愀最攀洀 挀愀爀爀攀最愀搀愀 伀 猀甀挀攀猀猀漀 搀愀猀 琀攀氀攀渀漀瘀攀氀愀猀 洀攀砀椀挀愀渀愀猀 渀漀 䈀爀愀猀椀氀 ጀ†䄀 瘀椀猀漀 搀漀猀 琀攀氀攀猀瀀攀挀琀愀搀漀爀攀猀 栀琀琀瀀㨀⼀⼀眀眀眀⸀戀漀挀挀⸀甀戀椀⸀瀀琀⼀瀀愀最⼀洀漀琀琀愀ⴀ昀攀爀渀愀渀搀愀ⴀ琀攀氀攀渀漀瘀攀氀愀猀ⴀ洀攀砀椀挀愀渀愀猀⸀瀀搀昀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 㐀⼀ 㐀⼀㈀ 㠀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀
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