INSCRIÇÃO: 01245
 
CATEGORIA: JO
 
MODALIDADE: JO10
 
TÍTULO: Coleta Seletiva
 
AUTORES: Juliane Aparecida Vieira de Lima (Centro Universitário Uninter); Nayara Caroline Rosolen (Centro Universitário Uninter); Luana Joly (Centro Universitário Uninter); Silvia Valim (Centro Universitário Uninter)
 
PALAVRAS-CHAVE: Coleta, Cooperativa, Lixo, Reciclagem,
 
RESUMO
O trabalho apresentado é uma reportagem para a disciplina de Projeto Laboratorial da UTA AUDIOVISUAL do curso de Jornalismo do Centro Universitário Uninter, com supervisão da professora Silvia Valim e temática referente à Coleta Seletiva. O material produzido foi gravado em uma Cooperativa localizada no bairro Boqueirão, em Curitiba, no Paraná. O objetivo é mostrar o impacto social que tem a separação do lixo doméstico. Com as gravações foram conhecidas diversas histórias de trabalhadores da área, que contaram a dificuldade que sofrem ainda nos dias atuais para a separação correta dos resíduos recicláveis.
 
INTRODUÇÃO
Na reportagem sobre Coleta Seletiva, mostraram-se vários aspectos que fazem o tema ter grande importância e necessidade de visibilidade. O primeiro aspecto foi o impacto que as Cooperativas causaram na vida dos trabalhadores que antes puxavam carrinhos de lixo nas ruas. O segundo aspecto foi a falta de conscientização da população curitibana em relação a reciclagem do lixo sólido. Mesmo em Cooperativas, onde o material que é recebido já vem sendo exclusivamente reciclável, ainda são encontrados muitos resíduos orgânicos e diversos outros misturados nos recicláveis. Foi apresentada também a mudança socioeconômica que essas Cooperativas causam na vida dos ex-carrinheiros, pois há um centro administrativo que auxilia na distribuição da renda obtida.
 
OBJETIVO
O presente trabalho tem como objetivo mostrar a realidade de como é a reciclagem do lixo na cidade de Curitiba, assim como o trabalho das pessoas nesta área; a forma como acontece a coleta e separação dentro da Cooperativa; as dificuldades encontradas pelos funcionários e de que modo esse quadro poderia melhorar, devido à pequena porcentagem de resíduos sólidos que são reciclados e a grande porcentagem de lixo orgânico que são encontrados junto com os recicláveis. Além disso, mostrar a importância da coleta seletiva para a cidade e também para os catadores, que vivem e se sustentam desse trabalho; quão importante é para a limpeza da cidade, quais melhorias trouxeram, tanto para o município, quanto para a vida pessoal dessas pessoas, assim como as conquistas que obtiveram e em que situação Curitiba estaria sem esse serviço.
 
JUSTIFICATIVA
O tema escolhido é de grande relevância social, por conta disto a necessidade de mostrar para a população o quanto a simples atitude de separar o seu lixo doméstico faz diferença na vida pessoal e profissional de muitas pessoas, inclusive para os catadores, assim como para a cidade como um todo. O intuito desta reportagem foi mostrar a rotina de uma Cooperativa de Coleta Seletiva, pois percebe-se que o trabalho dos catadores de material reciclável é muitas vezes marginalizado e dificultado pela falta de consciência da população. Com a abertura de Cooperativas como essa que foi apresentada, profissionais que antes estavam nas ruas puxando carroças enormes, expostos a riscos e acidentes, agora estão alocados em espaços com normas de segurança e com os materiais destinados à reciclagem.
 
MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS
Foram utilizadas na produção prática desta reportagem todo o material disponível para a captura de som e imagens: câmera filmadora, tripé, cartão de memória, iluminação, microfone de lapela e microfone direcional. A busca de dados e informações da Secretaria do Meio Ambiente de Curitiba foi fundamental para a divulgação de números e porcentagens sobre o lixo reciclável da cidade, narrados nos off´s e também reproduzidos nas próprias sonoras. Para as entrevistas buscou-se encontrar fontes precisas para ilustrar o tema, como personagens e fontes oficiais: o administrador da secretaria de meio ambiente, a presidente da Cooperativa de lixo reciclável, assim como uma das funcionárias. Além das entrevistas, todo o processo de separação do lixo foi registrado em vídeo, mostrando a rotina dos trabalhadores e o processo de separação do lixo reciclável do não-reciclável, que são encontrados muitas vezes junto com os resíduos sólidos. As imagens foram coletadas na chegada ao local durante o trabalho de rotina dos funcionários. Buscando a espontaneidade do processo, várias imagens puderam ser capturadas no local, incluindo o manuseio dos materiais pelos funcionários manuseando os materiais. ਀䈀甀猀挀漀甀ⴀ猀攀 甀琀椀氀椀稀愀爀 漀 洀砀椀洀漀 搀攀 琀挀渀椀挀愀猀 搀攀 攀渀焀甀愀搀爀愀洀攀渀琀漀Ⰰ 挀愀瀀琀甀爀愀 搀攀 甀搀椀漀 攀 洀琀漀搀漀猀 搀攀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀 愀戀猀漀爀瘀椀搀漀猀 攀洀 猀愀氀愀 搀攀 愀甀氀愀⸀ 一漀 攀渀琀愀渀琀漀Ⰰ 栀漀甀瘀攀 搀椀昀椀挀甀氀搀愀搀攀猀 渀愀 椀氀甀洀椀渀愀漀Ⰰ 瀀漀椀猀 漀 氀漀挀愀氀 攀爀愀 愀戀攀爀琀漀 攀Ⰰ 瀀漀爀琀愀渀琀漀Ⰰ 愀氀最甀洀愀猀 椀洀愀最攀渀猀 昀椀挀愀瘀愀洀 攀洀 挀漀渀琀爀愀ⴀ氀甀稀Ⰰ 昀椀挀愀渀搀漀 椀洀瀀漀猀猀椀戀椀氀椀琀愀搀愀猀 瀀愀爀愀 甀猀漀⸀ 䄀 挀愀瀀琀甀爀愀 搀攀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀 攀洀 氀愀瀀攀氀愀 琀愀洀戀洀 昀漀椀 甀洀愀 搀椀昀椀挀甀氀搀愀搀攀Ⰰ 瀀漀爀 挀漀渀琀愀 搀漀猀 爀甀搀漀猀 挀愀甀猀愀搀漀猀 瀀攀氀愀猀 洀焀甀椀渀愀猀 焀甀攀 昀愀稀攀洀 愀 瀀爀攀渀猀愀 搀漀猀 洀愀琀攀爀椀愀椀猀⸀ 倀愀爀愀 渀漀 愀琀爀愀瀀愀氀栀愀爀 漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 攀 爀漀琀椀渀愀 搀漀猀 昀甀渀挀椀漀渀爀椀漀猀Ⰰ 攀 挀漀渀猀攀焀甀攀渀琀攀洀攀渀琀攀 愀 瀀爀漀搀甀漀 搀漀 洀愀琀攀爀椀愀氀 搀愀 䌀漀漀瀀攀爀愀琀椀瘀愀 渀漀 猀攀爀 愀昀攀琀愀搀愀 瀀攀氀愀 瀀爀攀猀攀渀愀 搀愀 攀焀甀椀瀀攀Ⰰ 愀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀 昀漀爀愀洀 最爀愀瘀愀搀愀猀 挀漀洀 爀愀瀀椀搀攀稀Ⰰ 瀀漀椀猀 挀漀渀猀琀愀渀琀攀洀攀渀琀攀 挀栀攀最愀瘀愀洀 挀愀洀椀渀栀攀猀 挀愀爀爀攀最愀搀漀猀 搀攀 氀椀砀漀 瀀愀爀愀 猀攀爀攀洀 搀攀猀挀愀爀爀攀最愀搀漀猀⸀  Algumas perguntas elaboradas previamente foram respondidas em uma conversa preliminar e as demais, nas entrevistas. Durante a gravação, percebeu-se outras abordagens que poderiam existir, como acidentes de trabalho. A Presidente da Cooperativa conversou com a equipe, e contou que estava afastada do trabalho de separação de materiais, pois recentemente sofreu um acidente com uma televisão quebrada enquanto coletava materiais nas ruas. Isto ajudou no gancho, pois um dos objetivos do projeto era mostrar melhorias necessárias nas condições de trabalho que os catadores precisam ter ao entrar em uma cooperativa como esta.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀搀㘀㈀愀 㠀∀㸀㰀戀㸀䐀䔀匀䌀刀䤀윀쌀伀 䐀伀 倀刀伀䐀唀吀伀 伀唀 倀刀伀䌀䔀匀匀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 昀漀椀 瀀爀漀搀甀稀椀搀愀 渀愀 唀吀䄀 䄀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀氀 瀀愀爀愀 愀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀 搀攀 倀爀漀樀攀琀漀 䰀愀戀漀爀愀琀漀爀椀愀氀Ⰰ 焀甀攀 挀漀渀猀椀猀琀椀愀 琀愀洀戀洀 渀愀 瀀爀漀搀甀漀 搀漀 吀攀氀攀樀漀爀渀愀氀 唀渀椀瘀攀爀猀椀琀爀椀漀 搀愀 甀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀Ⰰ 漀 吀䔀䨀唀⸀ 䄀渀琀攀猀 搀漀 椀渀挀椀漀 搀愀 瀀爀漀搀甀漀 搀愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 昀漀椀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀 甀洀愀 爀攀甀渀椀漀 搀攀 瀀愀甀琀愀 挀漀洀 愀猀 猀甀最攀猀琀攀猀 搀攀 挀愀搀愀 攀焀甀椀瀀攀 昀漀爀洀愀搀愀 渀愀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀⸀ 䄀瀀猀 愀 搀椀猀挀甀猀猀漀Ⰰ 挀漀洀 猀甀最攀猀琀攀猀 搀攀 攀猀琀爀甀琀甀爀愀漀 搀愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀Ⰰ 愀 瀀愀甀琀愀 昀漀椀 挀漀渀猀琀爀甀搀愀 攀洀 攀焀甀椀瀀攀⸀  Para essa etapa fundamental de produção de pauta a equipe entrou em contato prévio por telefone com as fontes selecionadas. Foram pesquisadas possíveis Cooperativas, onde a reportagem poderia ser feita, porém apenas a CATAMARE se disponibilizou em receber a equipe, e foram extremamente receptivos. Para os dados oficiais, a equipe entrou em contato com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Curitiba, que respondeu a todas as perguntas, ajudando no embasamento do trabalho. O primeiro personagem contatado para entrevista, foi o administrador da Cooperativa. Chegando ao local, a equipe teve suporte de uma das funcionárias, que depois de apresentar a rotina de trabalho, contou a sua experiência na carreira e sua história de vida, desde o tempo em que puxava carrinho nas ruas. O que levou a escolha por esta personagem, foi o fato que a sua mãe trabalhava com ela nas ruas, e hoje está com ela na Cooperativa. A escolha da Presidente da Cooperativa deu-se, pois ela é quem representa a voz dos funcionários do local. Como por exemplo, melhoria nas condições de trabalho, e a divisão de funções, visto que os princípios de uma Cooperativa é que todos os trabalhadores tenham os mesmos direitos e deveres. Após a coleta de dados e a gravação, o material foi editado no Adobe Premiere, com supervisão do professor André Corradini, da disciplina de edição de vídeo. Para gravação da passagem, fomos ao centro de Curitiba, na Rua XV de Novembro, próximo a Boca Maldita. Escolhemos o local, por conta da frequente circulação de pessoas e carrinheiros, mostrando o cotidiano da cidade e buscando imagens de cidadãos comuns usando as lixeiras como hábito, ou não. A equipe havia assistido algumas reportagens tanto na Televisão, quanto na internet, o que chamou atenção para o tema e a necessidade de mostrar as dificuldades dos trabalhadores da área.਀䄀 洀愀椀漀爀 瀀愀爀琀攀 搀漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 昀漀椀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀 挀漀洀 愀 挀漀漀瀀攀爀愀琀椀瘀愀 爀攀愀氀椀稀愀渀搀漀 甀洀愀 瀀爀ⴀ攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀 攀 椀渀昀漀爀洀愀渀搀漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀猀 攀 渀攀挀攀猀猀椀搀愀搀攀猀 渀漀 氀漀挀愀氀Ⰰ 挀漀洀漀 挀漀氀攀琀愀 搀攀 搀愀搀漀猀 攀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀⸀ 䌀漀洀 椀猀猀漀Ⰰ 渀愀 攀砀攀挀甀漀 搀愀 洀愀琀爀椀愀 漀猀 昀甀渀挀椀漀渀爀椀漀猀 樀 琀椀渀栀愀洀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀 搀愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀⸀ 䄀漀 挀栀攀最愀爀Ⰰ 甀洀愀 昀甀渀挀椀漀渀爀椀愀 昀漀椀 搀攀猀椀最渀愀搀愀 瀀愀爀愀 昀愀氀愀爀 挀漀洀 愀 攀焀甀椀瀀攀 搀攀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 攀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀爀 琀漀搀愀 愀 爀漀琀椀渀愀 搀漀 氀漀挀愀氀⸀  Na sequência de gravação in loco, o material foi decupado e, posteriormente, elaborado o relatório de reportagem com inclusão dos trechos de sonoras sugeridos, assim como nomes e função dos entrevistados. A história foi dividida em off´s, contendo sugestão de cabeça e nota pé. O relatório foi acompanhado pela edição e, por questões técnicas, a escolha de algumas sonoras foi alterada apenas para ajuste de áudio e imagem.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀搀㘀㈀愀 㠀∀㸀㰀戀㸀䌀伀一匀䤀䐀䔀刀䄀윀픀䔀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀 琀爀愀戀愀氀栀漀 攀渀爀椀焀甀攀挀攀搀漀爀 昀漀椀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀 瀀漀爀 琀爀愀稀攀爀 愀 瀀愀甀琀愀 攀洀 搀椀猀挀甀猀猀漀Ⰰ 瀀漀椀猀 愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 搀椀昀椀挀椀氀洀攀渀琀攀 猀攀 愀琀攀渀琀愀洀  爀攀愀氀椀搀愀搀攀 搀攀 焀甀攀洀 昀愀稀 攀猀猀攀 猀攀爀瘀椀漀 搀攀 挀漀氀攀琀愀 攀 猀攀瀀愀爀愀漀 搀漀 氀椀砀漀 猀氀椀搀漀⸀ 吀爀愀戀愀氀栀漀 攀猀猀攀 攀洀 瀀爀漀氀 搀攀 琀漀搀愀 愀 挀椀搀愀搀攀 攀 焀甀攀 洀甀椀琀愀猀 瘀攀稀攀猀  搀攀椀砀愀搀漀 搀攀 氀愀搀漀Ⰰ 猀攀樀愀 瀀漀爀 昀愀氀琀愀 搀攀 挀漀渀猀挀椀攀渀琀椀稀愀漀 漀甀 攀渀琀漀 瀀漀爀 渀漀 爀攀挀攀戀攀爀 愀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 搀攀瘀椀搀愀 搀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀⸀ 伀猀 渀切洀攀爀漀猀 椀洀瀀爀攀猀猀椀漀渀愀洀Ⰰ 樀 焀甀攀 愀 瀀漀爀挀攀渀琀愀最攀洀 搀攀 爀攀挀椀挀氀愀搀漀猀  洀甀椀琀漀 洀攀渀漀爀 搀漀 焀甀攀  瀀爀漀搀甀稀椀搀漀 攀 漀 渀切洀攀爀漀 搀攀 氀椀砀漀 渀漀 爀攀挀椀挀氀瘀攀氀 猀攀瀀愀爀愀搀漀 搀攀 昀漀爀洀愀 攀爀爀愀搀愀  洀甀椀琀漀 最爀愀渀搀攀⸀ 嘀椀甀ⴀ猀攀 漀 焀甀愀渀琀漀 攀猀猀愀 洀 猀攀瀀愀爀愀漀 渀漀 猀 瀀爀攀樀甀搀椀挀愀 漀 琀爀愀戀愀氀栀漀Ⰰ 挀漀洀漀 愀 瀀爀瀀爀椀愀 猀愀切搀攀 攀 攀猀琀愀搀漀 昀猀椀挀漀 搀漀猀 昀甀渀挀椀漀渀爀椀漀猀Ⰰ 挀漀洀 漀戀樀攀琀漀猀 椀渀昀攀挀琀愀搀漀猀 攀 焀甀攀 渀漀 猀 瀀漀搀攀洀 挀漀洀漀 挀愀甀猀愀洀 昀攀爀椀洀攀渀琀漀猀⸀ 䄀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 琀愀洀戀洀 昀漀椀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀 瀀愀爀愀 瀀攀爀挀攀戀攀爀 愀 洀攀氀栀漀爀椀愀 搀攀 挀漀渀搀椀攀猀 搀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀 攀 渀愀 瘀椀搀愀 瀀攀猀猀漀愀氀 攀 昀椀渀愀渀挀攀椀爀愀 搀漀猀 昀甀渀挀椀漀渀爀椀漀猀⸀ 䤀猀琀漀 搀攀瘀椀搀漀 愀 洀漀戀椀氀椀稀愀漀 瀀愀爀愀 琀椀爀愀爀 漀猀 挀愀爀爀椀渀栀攀椀爀漀猀 搀愀猀 爀甀愀猀 攀 氀攀瘀愀ⴀ氀漀猀 瀀愀爀愀 搀攀渀琀爀漀 搀漀猀 戀愀爀爀愀挀攀猀 搀愀猀 䌀漀漀瀀攀爀愀琀椀瘀愀猀Ⰰ 漀渀搀攀 昀椀挀愀洀 洀愀椀猀 猀攀最甀爀漀猀 搀漀猀 瀀攀爀椀最漀猀 搀愀猀 爀甀愀猀⸀ 伀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 搀攀 洀漀猀琀爀愀爀 愀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 搀攀猀琀攀 猀攀爀瘀椀漀 昀漀椀 愀氀挀愀渀愀搀漀Ⰰ 攀砀瀀漀渀搀漀 愀 渀攀挀攀猀猀椀搀愀搀攀 搀攀 焀甀攀 愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 搀攀瘀攀洀 琀攀爀 洀愀椀猀 爀攀猀瀀漀渀猀愀戀椀氀椀搀愀搀攀 愀漀 猀攀瀀愀爀愀爀 攀 搀攀猀琀椀渀愀爀 挀漀爀爀攀琀愀洀攀渀琀攀 漀 氀椀砀漀⸀ 倀漀椀猀 搀攀瀀漀椀猀 搀攀 猀愀爀攀洀 搀愀猀 爀攀猀椀搀渀挀椀愀 攀氀攀猀 愀椀渀搀愀 瀀愀猀猀愀洀 瀀漀爀 瀀爀漀挀攀猀猀漀猀 攀 猀漀 洀愀渀椀瀀甀氀愀搀漀猀 瀀漀爀 漀甀琀爀漀猀 猀攀爀攀猀 栀甀洀愀渀漀猀 焀甀攀 洀攀爀攀挀攀洀 爀攀猀瀀攀椀琀漀⸀ 䔀猀琀攀 爀攀猀甀氀琀愀搀漀 猀 昀漀椀 瀀漀猀猀瘀攀氀Ⰰ 挀氀愀爀漀Ⰰ 挀漀洀 漀 愀瀀漀椀漀 搀攀 琀漀搀愀猀 愀猀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀猀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀搀愀猀 渀愀 唀吀䄀 䄀唀䐀䤀伀嘀䤀匀唀䄀䰀㨀 䔀搀椀漀 搀攀 嘀搀攀漀Ⰰ 刀攀搀愀漀 瀀愀爀愀 吀嘀Ⰰ 吀攀氀攀樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 攀 吀挀渀椀挀愀猀 瀀愀爀愀 吀嘀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀搀㘀㈀愀 㠀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀䈀䄀刀䈀䔀䤀刀伀Ⰰ 䠀攀爀搀漀琀漀㬀 䰀䤀䴀䄀Ⰰ 倀愀甀氀漀 刀漀搀漀氀昀漀 搀攀⸀ 䴀愀渀甀愀氀 搀攀 吀攀氀攀樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀㨀 伀猀 猀攀最爀攀搀漀猀 搀愀 一漀琀挀椀愀 渀愀 吀嘀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䌀愀洀瀀甀猀 䔀氀猀攀瘀椀攀爀⸀ 䔀搀椀漀㨀 ㄀⸀ ㈀  㔀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀倀䄀吀䔀刀一伀匀吀刀伀Ⰰ 嘀攀爀愀 䤀爀椀猀⸀ 伀 吀攀砀琀漀 渀愀 吀嘀㨀 䴀愀渀甀愀氀 搀攀 吀攀氀攀樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䌀愀洀瀀甀猀 䔀氀猀攀瘀椀攀爀⸀ 䔀搀椀漀㨀 ㈀⸀ ㈀  㘀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䴀䄀䌀䠀䄀䐀伀Ⰰ 䄀爀氀椀渀搀漀⸀ 䄀 吀攀氀攀瘀椀猀漀 䰀攀瘀愀搀愀 愀 匀爀椀漀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䔀搀椀琀漀爀愀 匀䔀一䄀䌀 匀漀 倀愀甀氀漀Ⰰ ㈀   㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀