INSCRIÇÃO: | 01253 |
CATEGORIA: | RT |
MODALIDADE: | RT01 |
TÍTULO: | Política em Prosa |
AUTORES: | Rodrigo Henrique Costa da Silva (Universidade Positivo); Luiz Witiuk (Universidade Positivo) |
PALAVRAS-CHAVE: | Política, Jornalismo, Rádio, Debate, Jornalismo |
RESUMO | |
O Política em Prosa é um programa de rádio veiculado semanalmente na Rádio Teia de Jornalismo da Universidade Positivo. Com uma hora de duração, esse produto jornalístico é caracterizado por entrevistas com convidados do mundo da política, de abrangência municipal, estadual e nacional. O programa conta com interações entre convidados, debate notícias de relevância para a política brasileira e internacional, sempre com respeito aos direitos democráticos. Com boletins informativos e reportagens busca atualizar ao ouvinte sobre tudo o que ocorre na política. Para isso, se utiliza das características do rádio de sensorialidade, linguagem popular e clareza na informação. | |
INTRODUÇÃO | |
O Política em Prosa é um programa de entrevistas informativo veiculado semanalmente na Rádio Teia de Jornalismo e contou com 27 programas consecutivos durante o ano de 2017, tendo sempre a presença de um convidado especial para ser entrevistado. A atração já recebeu diversos especialistas, parlamentares municipais e estaduais, jornalistas, entrevistas gravadas, além de conversas por telefone com políticos influentes em âmbito nacional. Entre os entrevistados estiveram: Os deputados estaduais Tadeu Veneri, Requião Filho e Luiz Claudio Romanelli; o ex-prefeito de Curitiba Gustavo Fruet; os vereadores da capital paranaense, Pier Petruzzielo, Goura, Felipe Braga Cortês; Professor Euler, Professora Josete e Bruno Pessuti; o Procurador do Ministério Público do Estado do Paraná Rodrigo Chemim; Dos jornalistas da Gazeta do Povo Rogério Gallindo, Katia Brembatti, Kelli Kadanus, Narley Rezende da Band News FM e Douglas Santucci da Band TV. O programa também contou com conversas por telefone com o Senadores paranaenses Álvaro Dias e Glesi Hoffman; além de entrevistas gravadas com o presidente da Câmara de Curitiba, vereador Serginho do Posto e com o Deputado Federal pelo Paraná, Fernando Francischini. A realização desse programa foi motivada pela ausência de discussões políticas críticas e embasadas na sociedade brasileira. A partir dos acontecimentos da política nacional, estadual e municipal, sendo discutidos pelo viés do jornalismo, a atração mensura a importância dada pelo povo brasileiro para as decisões políticas de seu país. Estudando de que maneira isso pode influenciar na crise de representatividade que vem assolando o país durante as últimas décadas. A veiculação do programa vem acima de tudo, com o objetivo de politizar e informar a todos os seus ouvintes, sempre com respeito aos direitos democráticos. | |
OBJETIVO | |
Este trabalho tem como objetivo promover e divulgar o programa de rádio Política em Prosa, veiculado semanalmente na Rádio Teia de Jornalismo. A proposta é demonstrar como a transmissão da informação utilizando o rádio, de maneira instantânea, linguagem popular, clara, pode ser uma alternativa para incentivar o debate sobre questões críticas e temas importantes para a política brasileira. O objetivo da criação do programa, esta pautado na ausência de discussões críticas sobre assuntos de grande relevância na política brasileira. Com isso, seu principal desafio é mensurar a importância dada pelo povo brasileiro para as decisões políticas do país e buscar formas de melhorar essa questão. O rádio, sendo um meio que cria um vínculo emocional com seus ouvintes e com informação rápida e linguagem clara, faz com que esse objetivo possa ser traçado. A veiculação do programa vem acima de tudo, com o objetivo de politizar e informar a todos os seus ouvintes, sempre com respeito aos direitos democráticos. O problema traçado, é a crise de representatividade brasileira. Após a Constituição de 1988, o Brasil vem passando por um sistema de governo que combina o presidencialismo com o pluripartidarismo. Denominado de presidencialismo de coalização, esse modo de governar conjuga o pacto interpartidos do parlamentarismo e a eleição direta para o chefe do governo (ABRANCHES, 1988). Para comprovar isso, foi realizado um estudo de casos em que a população exigiu que seus representantes discutissem certas temáticas nacionais, como por exemplo a reforma política. O Política em Prosa tem o objetivo de estudar de maneira crítica os temas factuais que mais repercutem durante a semana na política, debatendo-os com seus convidados. | |
JUSTIFICATIVA | |
A justificativa para a elaboração desse projeto em radiojornalismo, está presente no que diz respeito a palavra informação. Nos últimos anos, a palavra informação tem sido utilizada em uma série de conotações, sendo adjetivada de várias maneiras, não sendo proeminentemente jornalística (ORTRIWANO, 1985). O Política em Prosa foi criado com o enfoque de apresentar as informações aos seus ouvintes de maneira rápida, instantânea e ao mesmo tempo trazendo entrevistas atrativas ao seu público. A ausência de discussões políticas críticas nas universidades está entre os motivos que levaram a criação do programa, que ao utilizar a linguagem radiofônica, faz com que a informação possa ser absorvida pelo ouvinte de maneira simultânea. Esse projeto foi realizado para promover discussões críticas nas universidades, para que as pessoas ouçam a uma pluralidade de opiniões, vindas de pessoas de diferentes áreas e que cada pessoa possa construir uma análise própria. O filósofo Aristóteles apresenta uma filosofia política comunitarista, para isso, seria preciso ressaltar que o homem não é um simples animal gregário, portador de uma espécie de sociabilidade que ele partilha com outras espécies. A afirmação de que o homem é por natureza um animal político retrata a ideia de que ele é o único ser que possui a capacidade discursiva, e que é capaz de fazer da linguagem um uso compartilhado com outros homens para estabelecer fins comuns (RAMOS, 2014). O papel do jornalista é fundamental nesse processo, a partir da vinda de diferentes fontes, da propagação de informações, torna-se possível efetivar o debate sobre as questões políticas. Tudo isso, sendo trazido de maneira rápida, clara e informativa. A diversidade de fontes de informação e a pluralidade de opiniões são cruciais para a efetividade do debate das questões públicas e das decisões políticas. (AZEVEDO, 2006, p.10) Essa definição de animal político diferencia o homem de outros seres vivos, por ser o único capaz de falar e pensar de maneira a estabelecer uma estratégia, um fim comum a toda a sociedade. Com isso, a capacidade de fala se torna parte importante do desenvolvimento do chamado animal político. O debate sobre questões políticas com diferentes tipos de fontes só fortalece o estímulo a propagação de informações. O Política em Prosa foi criado com a premissa de informar, sempre focando na propagação de informações bem apuradas, numa linguagem acessível e popular para seus ouvintes. A proposta do programa é que por meio de convidados especializados em diversas áreas, com esclarecimentos sobre todas as notícias da semana e muitos debates, que todos possam aprender cada vez mais sobre a política brasileira. O jornalismo de rádio tem suas peculiaridades, como a transmissão da informação instantânea, linguagem popular, clara, além da sensorialidade, que cria uma relação emocional entre o profissional de rádio e o ouvinte. O Política em Prosa vem com a premissa de estabelecer esse vínculo entre profissional e quem está ouvindo, com enfoque na informação, transmitindo-a de maneira acessível para ser entendida pelo seu público. O rádio no Brasil já tem mais de 90 anos de história, esse meio surge nos anos 20, com caráter educativo e cultural, sem a interferência de bases políticas-religiosas (MODESTO, 2009). | |
MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS | |
O procedimento adotado para a realização desse trabalho foi a apuração por meio de pesquisas bibliográficas, pautadas predominantemente pelos assuntos de rádio e política, relações entre política e mídia, além da linguagem radiofônica como um meio propagador de informações mais técnicas. A partir disso, foi possível obter paralelos sobre o intuito desse programa, informar e analisar de maneira aprofundada, as questões políticas brasileiras. Para a realização do programa, também foi analisada a hipótese da Teoria do Agendamento, inicialmente elaborada na década de 70 por McCombs e Shaw, acredita na função dos meios de comunicação de massa de conformar a agenda pública como um ator intermediário entre a esfera política e os cidadãos. Com isso, a própria mídia tinha o poder de selecionar os assuntos que poderiam interessar a própria população (SANTOS, 2011, p.1). Por meio da leitura de diversos autores em artigos publicados em congressos, teses, textos escritos por jornalistas que analisam todos esses assuntos, foi possível mensurar a importância que o povo brasileiro dá para nossa política. O povo brasileiro está descrente em suas instituições e a necessidade de tornar a política algo mais atrativo e que fomente mais discussões tornou-se evidente. Com isso, as pesquisas bibliográficas somadas a uma análise dedutiva dessas questões, torna possível tirar conclusões sobre a necessidade de uma pluralidade de opiniões no Brasil, de maior interesse pela política do país e respeito aos direitos democráticos. A partir disso, a linguagem do rádio e sua história mostram que esse meio pode ser uma solução para que as discussões políticas e análises mais aprofundadas virem parte da rotina dos brasileiros. O programa tradicionalmente é iniciado com a presença de um convidado, escolhido de acordo com o que está repercutindo no mundo político, isso é sempre voltado para o factual. A partir da marcação da entrevista e escolha do convidado, uma série de perguntas são formuladas para que sejam colocadas e questionadas logo no início do programa. O desenvolvimento do Política em Prosa, sempre passa antes por um monitoramento das redes sociais e dos meios de comunicação, assim, há uma análise de todos os conteúdos que vem repercutindo na mídia e que podem ser melhor debatidos durante o programa. O Política em Prosa é um programa de entrevistas informativo com uma hora de duração. Veiculado semanalmente contou com 27 programas consecutivos em 2017, tendo sempre a presença de pelo menos um entrevistado. De acordo com o formato do programa, as entrevistas sempre ocorrem logo em seu início, pois os convidados estarão presentes na atração durante toda a sua duração. A decisão sobre a escolha do convidado ocorre sempre a partir de um monitoramento dos meios de comunicação, sobre o que estaria repercutindo perante a opinião pública. O Política em Prosa está sempre por dentro de tudo o que é veiculado na mídia e semanalmente discute as questões de maior relevância.䄀瀀猀 愀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀Ⰰ 漀猀 瀀爀漀最爀愀洀愀猀 猀漀 渀漀爀洀愀氀洀攀渀琀攀 挀漀洀瀀漀猀琀漀猀 搀攀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀渀猀 漀甀 洀愀琀爀椀愀猀 搀攀 攀瘀攀渀琀漀猀 漀挀漀爀爀椀搀漀猀 渀愀 猀攀洀愀渀愀 搀愀 瘀攀椀挀甀氀愀漀 搀愀焀甀攀氀愀 攀搀椀漀Ⰰ 猀攀洀瀀爀攀 愀琀甀愀氀椀稀愀渀搀漀 愀猀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 洀愀椀猀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀猀 焀甀攀 漀挀漀爀爀攀爀愀洀 攀洀 䌀甀爀椀琀椀戀愀 攀 渀漀 䔀猀琀愀搀漀 搀漀 倀愀爀愀渀⸀ 䌀漀洀 椀猀猀漀Ⰰ 漀猀 瀀爀漀最爀愀洀愀猀 琀愀洀戀洀 挀漀渀琀愀洀 攀猀瀀漀爀愀搀椀挀愀洀攀渀琀攀 挀漀洀 戀漀氀攀琀椀渀猀 椀渀昀漀爀洀愀琀椀瘀漀猀 搀愀 䌀洀愀爀愀 䴀甀渀椀挀椀瀀愀氀 搀攀 䌀甀爀椀琀椀戀愀 攀 搀愀 䄀猀猀攀洀戀氀攀椀愀 䰀攀最椀猀氀愀琀椀瘀愀 搀漀 倀愀爀愀渀Ⰰ 攀猀挀氀愀爀攀挀攀渀搀漀 攀洀 瀀漀甀挀漀 琀攀洀瀀漀Ⰰ 琀甀搀漀 漀 焀甀攀 漀挀漀爀爀攀甀 搀攀 洀愀椀猀 爀攀氀攀瘀愀渀琀攀 瀀愀爀愀 愀 漀瀀椀渀椀漀 瀀切戀氀椀挀愀 渀攀猀猀愀猀 挀愀猀愀猀 氀攀最椀猀氀愀琀椀瘀愀猀⸀ 伀猀 漀戀樀攀琀椀瘀漀猀 瀀愀爀愀 愀 挀爀椀愀漀 搀攀猀猀攀 瀀爀漀最爀愀洀愀 攀猀琀漀 渀愀 爀攀昀氀攀砀漀Ⰰ 漀 搀攀戀愀琀攀 搀愀 瀀漀氀琀椀挀愀 攀 愀琀甀愀氀椀稀愀漀 搀漀 瀀切戀氀椀挀漀 猀漀戀爀攀 愀猀 渀漀琀挀椀愀猀 焀甀攀 洀愀椀猀 爀攀瀀攀爀挀甀琀椀爀愀洀 渀愀 猀攀洀愀渀愀 搀愀 瀀漀氀琀椀挀愀Ⰰ 昀愀稀攀渀搀漀 挀漀洀 焀甀攀 愀氀甀渀漀猀 攀砀攀爀挀椀琀攀洀 猀甀愀猀 挀愀瀀愀挀椀搀愀搀攀猀 挀爀琀椀挀愀猀⸀ 刀攀挀攀戀攀渀搀漀 琀愀渀琀漀 愀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀攀猀Ⰰ 樀漀爀渀愀氀椀猀琀愀猀Ⰰ 愀氀甀渀漀猀 攀 挀漀渀瘀椀搀愀搀漀猀Ⰰ 愀 琀爀愀搀椀漀 搀漀 倀漀氀琀椀挀愀 攀洀 倀爀漀猀愀 昀攀挀栀愀爀 挀愀搀愀 甀洀愀 搀攀 猀甀愀猀 攀搀椀攀猀 挀漀洀 漀 焀甀愀搀爀漀 倀愀椀渀攀氀 攀洀 倀爀漀猀愀⸀ 䔀猀猀攀 焀甀愀搀爀漀 搀攀戀愀琀攀 愀猀 渀漀琀挀椀愀猀 搀攀 洀愀椀漀爀 爀攀氀攀瘀渀挀椀愀 渀愀 猀攀洀愀渀愀 搀愀 瀀漀氀琀椀挀愀 洀甀渀椀挀椀瀀愀氀Ⰰ 攀猀琀愀搀甀愀氀Ⰰ 渀愀挀椀漀渀愀氀 攀 椀渀琀攀爀渀愀挀椀漀渀愀氀Ⰰ 琀爀愀稀攀渀搀漀 洀甀椀琀愀 椀渀昀漀爀洀愀漀 愀漀 猀攀甀 漀甀瘀椀渀琀攀⸀ 伀 瀀愀椀渀攀氀 昀攀椀琀漀 渀漀爀洀愀氀洀攀渀琀攀 挀漀洀 愀 瀀爀攀猀攀渀愀 搀攀 搀漀椀猀 挀漀渀瘀椀搀愀搀漀猀Ⰰ 挀漀渀琀愀渀搀漀 猀攀洀瀀爀攀 挀漀洀 洀漀洀攀渀琀漀猀 搀攀 搀攀猀挀漀渀琀爀愀漀Ⰰ 搀攀戀愀琀攀猀 攀 愀渀氀椀猀攀猀 挀爀琀椀挀愀猀 猀漀戀爀攀 漀猀 愀猀猀甀渀琀漀猀 焀甀攀 爀攀瀀攀爀挀甀琀攀洀 搀椀愀渀琀攀 搀愀 漀瀀椀渀椀漀 瀀切戀氀椀挀愀 搀甀爀愀渀琀攀 愀 猀攀洀愀渀愀⸀ 㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀搀㘀㈀愀 㠀∀㸀㰀戀㸀䐀䔀匀䌀刀䤀윀쌀伀 䐀伀 倀刀伀䐀唀吀伀 伀唀 倀刀伀䌀䔀匀匀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀 倀漀氀琀椀挀愀 攀洀 倀爀漀猀愀 昀漀椀 挀爀椀愀搀漀 挀漀洀 愀 瀀爀攀洀椀猀猀愀 搀攀 椀渀昀漀爀洀愀爀Ⰰ 猀攀洀瀀爀攀 昀漀挀愀渀搀漀 渀愀 瀀爀漀瀀愀最愀漀 搀攀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 戀攀洀 愀瀀甀爀愀搀愀猀Ⰰ 渀甀洀愀 氀椀渀最甀愀最攀洀 愀挀攀猀猀瘀攀氀 攀 瀀漀瀀甀氀愀爀 瀀愀爀愀 猀攀甀猀 漀甀瘀椀渀琀攀猀⸀ 䄀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀 搀漀 瀀爀漀最爀愀洀愀 焀甀攀 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀攀 挀漀渀瘀椀搀愀搀漀猀 攀猀瀀攀挀椀愀氀椀稀愀搀漀猀 攀洀 搀椀瘀攀爀猀愀猀 爀攀愀猀Ⰰ 挀漀洀 攀猀挀氀愀爀攀挀椀洀攀渀琀漀猀 猀漀戀爀攀 琀漀搀愀猀 愀猀 渀漀琀挀椀愀猀 搀愀 猀攀洀愀渀愀 攀 洀甀椀琀漀猀 搀攀戀愀琀攀猀Ⰰ 焀甀攀 琀漀搀漀猀 瀀漀猀猀愀洀 愀瀀爀攀渀搀攀爀 挀愀搀愀 瘀攀稀 洀愀椀猀 猀漀戀爀攀 愀 瀀漀氀琀椀挀愀 戀爀愀猀椀氀攀椀爀愀⸀ 䌀漀洀 椀猀猀漀Ⰰ 漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 愀焀甀椀 焀甀攀 挀漀洀 愀 氀椀渀最甀愀最攀洀 爀愀搀椀漀昀渀椀挀愀Ⰰ 愀猀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 猀攀樀愀洀 瀀爀漀瀀愀最愀搀愀猀 搀攀 洀愀渀攀椀爀愀 爀瀀椀搀愀 攀 猀椀洀甀氀琀渀攀愀⸀ 伀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 搀攀 爀搀椀漀 琀攀洀 猀甀愀猀 瀀攀挀甀氀椀愀爀椀搀愀搀攀猀Ⰰ 挀漀洀漀 愀 琀爀愀渀猀洀椀猀猀漀 搀愀 椀渀昀漀爀洀愀漀 椀渀猀琀愀渀琀渀攀愀Ⰰ 氀椀渀最甀愀最攀洀 瀀漀瀀甀氀愀爀Ⰰ 挀氀愀爀愀Ⰰ 愀氀洀 搀愀 猀攀渀猀漀爀椀愀氀椀搀愀搀攀Ⰰ 焀甀攀 挀爀椀愀 甀洀愀 爀攀氀愀漀 攀洀漀挀椀漀渀愀氀 攀渀琀爀攀 漀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀氀 搀攀 爀搀椀漀 攀 漀 漀甀瘀椀渀琀攀⸀ 伀 倀漀氀琀椀挀愀 攀洀 倀爀漀猀愀 瘀攀洀 挀漀洀 愀 瀀爀攀洀椀猀猀愀 搀攀 攀猀琀愀戀攀氀攀挀攀爀 攀猀猀攀 瘀渀挀甀氀漀 攀渀琀爀攀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀氀 攀 焀甀攀洀 攀猀琀 漀甀瘀椀渀搀漀Ⰰ 挀漀洀 攀渀昀漀焀甀攀 渀愀 椀渀昀漀爀洀愀漀Ⰰ 琀爀愀渀猀洀椀琀椀渀搀漀ⴀ愀 搀攀 洀愀渀攀椀爀愀 愀挀攀猀猀瘀攀氀 瀀愀爀愀 猀攀爀 攀渀琀攀渀搀椀搀愀 瀀攀氀漀 猀攀甀 瀀切戀氀椀挀漀⸀ 伀 爀搀椀漀 渀漀 䈀爀愀猀椀氀 樀 琀攀洀 洀愀椀猀 搀攀 㤀 愀渀漀猀 搀攀 栀椀猀琀爀椀愀Ⰰ 攀猀猀攀 洀攀椀漀 猀甀爀最攀 渀漀猀 愀渀漀猀 ㈀ Ⰰ 挀漀洀 挀愀爀琀攀爀 攀搀甀挀愀琀椀瘀漀 攀 挀甀氀琀甀爀愀氀Ⰰ 猀攀洀 愀 椀渀琀攀爀昀攀爀渀挀椀愀 搀攀 戀愀猀攀猀 瀀漀氀琀椀挀愀猀ⴀ爀攀氀椀最椀漀猀愀猀 ⠀䴀伀䐀䔀匀吀伀Ⰰ ㈀ 㤀⤀⸀ 䐀甀爀愀渀琀攀 漀 猀挀甀氀漀 堀堀Ⰰ 漀 洀甀渀搀漀 搀攀猀挀漀戀爀椀甀 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀攀 伀爀猀漀渀 圀攀氀氀攀猀 攀 䄀搀漀氀昀 䠀椀琀氀攀爀Ⰰ 愀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 搀漀 爀搀椀漀Ⰰ 焀甀攀 琀攀瘀攀 最爀愀渀搀攀 瀀愀瀀攀氀 渀愀 栀椀猀琀爀椀愀 搀漀 猀挀甀氀漀Ⰰ 琀爀愀渀猀洀椀琀椀渀搀漀 渀漀琀挀椀愀猀Ⰰ 椀搀攀漀氀漀最椀愀猀Ⰰ 洀攀搀漀猀 攀 瘀愀氀漀爀攀猀⸀ 伀 爀搀椀漀 琀攀瘀攀 瀀愀瀀攀氀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀 椀渀挀氀甀猀椀瘀攀 渀愀 攀氀攀椀漀 攀 猀甀猀琀攀渀琀愀漀 搀攀 瀀爀攀猀椀搀攀渀琀攀猀Ⰰ 猀攀爀瘀椀渀搀漀 瀀愀爀愀 瀀爀漀瀀愀最愀爀 椀搀攀漀氀漀最椀愀猀 爀攀氀椀最椀漀猀愀猀 ⠀䴀伀䐀䔀匀吀伀Ⰰ ㈀ 㤀⤀⸀ 一漀 䈀爀愀猀椀氀Ⰰ 愀渀琀攀猀 搀愀 瀀爀漀洀甀氀最愀漀 搀愀 䌀漀渀猀琀椀琀甀椀漀 䈀爀愀猀椀氀攀椀爀愀 攀洀 㤀㠀㠀Ⰰ 愀 氀攀最椀猀氀愀漀 焀甀攀 爀攀最甀氀愀洀攀渀琀愀瘀愀 愀猀 挀漀渀挀攀猀猀攀猀 搀攀 爀搀椀漀 攀 琀攀氀攀瘀椀猀漀 愀琀爀椀戀甀愀 愀漀 瀀爀攀猀椀搀攀渀琀攀 搀愀 刀攀瀀切戀氀椀挀愀 瀀漀搀攀爀 愀戀猀漀氀甀琀漀⸀ 䄀瀀猀 攀猀猀攀 瀀攀爀漀搀漀Ⰰ 昀漀椀 搀攀昀椀渀椀搀漀 焀甀攀 愀猀 挀漀渀挀攀猀猀攀猀 攀 爀攀渀漀瘀愀攀猀 搀攀瘀攀洀 瀀愀猀猀愀爀 瀀攀氀漀 䌀漀渀最爀攀猀猀漀Ⰰ 洀甀搀愀渀搀漀 昀漀爀洀愀氀洀攀渀琀攀 瀀攀氀愀 瀀爀椀洀攀椀爀愀 瘀攀稀 愀 瀀漀氀琀椀挀愀 搀攀 挀漀渀挀攀猀猀攀猀⸀ 倀漀爀洀 甀洀愀 瀀愀爀挀攀氀愀 猀椀最渀椀昀椀挀愀琀椀瘀愀 搀攀 瀀愀爀氀愀洀攀渀琀愀爀攀猀 瀀漀猀猀甀椀 挀漀渀琀爀漀氀攀 搀攀 愀氀最甀渀猀 瘀攀挀甀氀漀猀Ⰰ 漀甀 猀攀樀愀Ⰰ 昀椀挀愀 挀漀洀瀀爀漀瘀愀搀漀 焀甀攀 甀洀愀 瀀愀爀挀攀氀愀 猀椀最渀椀昀椀挀愀琀椀瘀愀 搀漀 䰀攀最椀猀氀愀琀椀瘀漀 昀攀搀攀爀愀氀 瀀漀猀猀甀椀 攀洀椀猀猀漀爀愀猀 搀攀 爀搀椀漀 漀甀 吀嘀 ⠀刀伀䰀䐀쌀伀Ⰰ ㈀ 㘀Ⰰ 瀀⸀㈀⤀⸀ 伀 倀漀氀琀椀挀愀 攀洀 倀爀漀猀愀 琀攀瘀攀 漀 猀攀甀 瀀爀椀洀攀椀爀漀 瀀爀漀最爀愀洀愀 攀洀 愀戀爀椀氀 搀攀 ㈀ 㜀Ⰰ 樀 洀漀猀琀爀愀渀搀漀 猀攀甀猀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀椀猀 瘀愀氀漀爀攀猀 攀 瀀爀椀渀挀瀀椀漀猀⸀ 匀攀洀瀀爀攀 猀攀渀搀漀 瀀愀甀琀愀搀漀 瀀攀氀愀 愀渀氀椀猀攀 挀爀琀椀挀愀 搀愀 椀渀昀漀爀洀愀漀Ⰰ 搀攀琀愀氀栀愀搀愀 攀 戀攀洀 愀瀀甀爀愀搀愀Ⰰ 挀愀搀愀 攀搀椀漀 昀攀椀琀愀 挀漀洀 愀 洀攀渀琀愀氀椀搀愀搀攀 搀攀 瀀爀漀瀀愀最愀爀 甀洀 搀攀戀愀琀攀 挀漀洀 愀渀氀椀猀攀猀 攀洀戀愀猀愀搀愀猀 攀 渀漀 愀瀀攀渀愀猀 椀渀昀漀爀洀愀漀 攀洀 瀀爀漀昀甀渀搀椀搀愀搀攀⸀ 伀 瀀切戀氀椀挀漀ⴀ愀氀瘀漀 瀀愀爀愀 漀 瀀爀漀最爀愀洀愀 猀漀 瀀愀爀愀 甀渀椀瘀攀爀猀椀琀爀椀漀猀Ⰰ 樀漀瘀攀渀猀 愀搀甀氀琀漀猀Ⰰ 愀搀甀氀琀漀猀 攀 椀搀漀猀漀猀 焀甀攀 猀攀 椀渀琀攀爀攀猀猀攀洀 搀攀戀愀琀攀爀 攀 愀挀漀洀瀀愀渀栀愀爀 愀渀氀椀猀攀猀 搀攀 愀猀猀甀渀琀漀猀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀搀漀猀 愀 瀀漀氀琀椀挀愀 戀爀愀猀椀氀攀椀爀愀⸀ 一漀 琀攀渀搀漀 甀洀 氀椀洀椀琀攀 搀攀 椀搀愀搀攀Ⰰ 漀猀 漀甀瘀椀渀琀攀猀 搀漀 瀀爀漀最爀愀洀愀 猀漀 瀀攀猀猀漀愀猀 焀甀攀 猀攀 椀渀琀攀爀攀猀猀攀洀 攀洀 愀瀀爀攀渀搀攀爀 攀 愀戀猀漀爀瘀攀爀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 猀漀戀爀攀 琀甀搀漀 漀 焀甀攀 瘀攀洀 漀挀漀爀爀攀渀搀漀 搀攀 洀愀椀猀 爀攀氀攀瘀愀渀琀攀 渀愀 瀀漀氀琀椀挀愀 戀爀愀猀椀氀攀椀爀愀⸀ 伀 倀漀氀琀椀挀愀 攀洀 倀爀漀猀愀 瀀爀漀最爀攀猀猀椀猀琀愀 攀 搀攀昀攀渀猀漀爀 搀愀 搀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 栀甀洀愀渀愀Ⰰ 瀀愀爀琀攀 搀愀 瀀爀攀洀椀猀猀愀 焀甀攀 琀漀搀愀猀 愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 搀攀瘀攀洀 猀攀爀 琀爀愀琀愀搀愀猀 搀愀 洀攀猀洀愀 洀愀渀攀椀爀愀Ⰰ 椀渀搀椀昀攀爀攀渀琀攀洀攀渀琀攀 搀攀 挀漀爀Ⰰ 爀愀愀Ⰰ 爀攀氀椀最椀漀⸀ 䔀猀猀愀 瀀漀猀琀甀爀愀 最攀爀愀 渀漀 愀瀀攀渀愀猀 漀 爀攀猀瀀攀椀琀漀 攀渀琀爀攀 挀愀搀愀 甀洀 搀漀猀 漀甀瘀椀渀琀攀猀Ⰰ 洀愀猀 漀 猀攀甀 攀渀最愀樀愀洀攀渀琀漀Ⰰ 漀 攀渀昀漀焀甀攀 搀漀 瀀爀漀最爀愀洀愀 猀攀洀瀀爀攀 昀漀椀 瀀愀甀琀愀搀漀 渀愀 琀爀愀渀猀洀椀猀猀漀 搀愀 椀渀昀漀爀洀愀漀Ⰰ 搀愀 洀愀渀攀椀爀愀 洀愀椀猀 挀氀愀爀愀Ⰰ 瀀漀瀀甀氀愀爀 攀 愀挀攀猀猀瘀攀氀 瀀漀猀猀瘀攀氀⸀ 一攀渀栀甀洀 琀攀洀愀 挀漀渀猀椀搀攀爀愀搀漀 琀愀戀甀 搀攀渀琀爀漀 搀攀猀猀攀 瀀爀漀最爀愀洀愀Ⰰ 琀攀洀愀猀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀搀漀猀 愀 瘀椀漀氀渀挀椀愀 挀漀渀琀爀愀 愀 洀甀氀栀攀爀Ⰰ 爀愀挀椀猀洀漀Ⰰ 椀渀琀漀氀攀爀渀挀椀愀Ⰰ 愀猀猀椀洀 挀漀洀漀 琀攀洀愀猀 琀挀渀椀挀漀猀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀搀漀猀 愀 攀挀漀渀漀洀椀愀 攀 瀀漀氀琀椀挀愀Ⰰ 琀甀搀漀 挀漀渀猀琀愀渀琀攀洀攀渀琀攀 搀攀戀愀琀椀搀漀Ⰰ 攀洀 戀甀猀挀愀 搀攀 愀瀀爀椀洀漀爀愀爀 愀渀氀椀猀攀猀 挀爀琀椀挀愀猀 搀攀 琀漀搀漀猀Ⰰ 瀀爀漀挀甀爀愀渀搀漀 漀 洀攀氀栀漀爀 攀洀戀愀猀愀洀攀渀琀漀 搀攀 猀攀甀猀 漀甀瘀椀渀琀攀猀⸀ | |
CONSIDERAÇÕES | |
Ao concluir o primeiro ano deste trabalho, pode-se chegar a várias conclusões, o Brasil vive um momento de crise de econômica e de representatividade política que perdura há alguns anos, a insatisfação popular sobre o governo Michel Temer por exemplo, coloca em pauta a insatisfação do povo brasileiro diante das políticas dos atuais governos. 伀 倀漀氀琀椀挀愀 攀洀 倀爀漀猀愀 戀甀猀挀愀 猀攀洀愀渀愀氀洀攀渀琀攀 琀爀愀稀攀爀 甀洀愀 瀀爀漀最爀愀洀愀漀 愀琀爀愀琀椀瘀愀 攀 爀攀挀栀攀愀搀愀 搀攀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 瀀愀爀愀 琀漀搀漀猀 漀猀 猀攀甀猀 漀甀瘀椀渀琀攀猀Ⰰ 猀攀洀瀀爀攀 戀甀猀挀愀渀搀漀 甀洀愀 愀渀氀椀猀攀 愀瀀爀漀昀甀渀搀愀搀愀 搀漀 洀漀洀攀渀琀漀 瀀漀氀琀椀挀漀 瘀椀瘀椀搀漀 瀀攀氀漀 䈀爀愀猀椀氀⸀ 䄀 甀琀椀氀椀稀愀漀 搀漀 爀搀椀漀 挀漀洀漀 漀 洀攀椀漀 搀攀 搀椀瘀甀氀最愀漀 搀漀 瀀爀漀搀甀琀漀Ⰰ 漀 琀漀爀渀漀甀 洀愀椀猀 搀椀渀洀椀挀漀 攀 洀愀椀猀 昀挀椀氀 搀攀 猀攀爀 愀戀猀漀爀瘀椀搀漀Ⰰ 攀洀 洀攀椀漀 愀 甀洀 洀漀洀攀渀琀漀 琀漀 挀漀渀琀甀爀戀愀搀漀⸀ A partir da presença dos convidados que fizeram parte do programa no ano de 2017, foi possível perceber a profundidade da crise política no país e, principalmente, o quão importante são as discussões políticas dentro desse contexto. Entre os objetivos para a realização desse programa, sempre esteve o aprofundamento de análises e a busca pela pluralidade de opiniões, tornando-as mais críticas e aguçando o raciocínio de cada aluno, professor e ouvinte.䌀漀洀 椀猀猀漀Ⰰ 漀 倀漀氀琀椀挀愀 攀洀 倀爀漀猀愀 愀漀 琀爀愀稀攀爀 瀀攀爀猀漀渀愀氀椀搀愀搀攀猀 瀀漀氀琀椀挀愀猀 搀漀 攀猀琀愀搀漀Ⰰ 洀甀渀椀挀瀀椀漀Ⰰ 攀猀瀀攀挀椀愀氀椀猀琀愀猀Ⰰ 樀漀爀渀愀氀椀猀琀愀猀Ⰰ 挀漀氀漀挀愀 攀洀 挀栀攀焀甀攀 焀甀愀氀 愀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 搀攀 猀攀 搀椀猀挀甀琀椀爀 瀀漀氀琀椀挀愀 攀 昀漀洀攀渀琀愀 愀椀渀搀愀 洀愀椀猀 愀 搀椀猀挀甀猀猀漀 猀漀戀爀攀 愀 栀椀瀀琀攀猀攀 搀攀猀挀爀椀琀愀 渀漀 琀攀砀琀漀⸀ 匀攀爀椀愀洀 愀猀 爀愀稀攀猀 搀愀 挀爀椀猀攀 瀀漀氀琀椀挀愀 戀爀愀猀椀氀攀椀爀愀 攀渀爀愀椀稀愀搀愀猀 愀瀀攀渀愀猀 渀愀 挀漀爀爀甀瀀漀 搀漀 瀀爀瀀爀椀漀 猀椀猀琀攀洀愀 瀀漀氀琀椀挀漀Ⰰ 漀甀 愀 椀渀琀漀氀攀爀渀挀椀愀 搀攀 漀瀀椀渀椀攀猀Ⰰ 愀 昀愀氀琀愀 搀攀 搀椀猀挀甀猀猀攀猀 攀 愀渀氀椀猀攀猀 挀爀琀椀挀愀猀 瀀漀爀 瀀愀爀琀攀 搀漀 瀀爀瀀爀椀漀 瀀漀瘀漀 琀愀洀戀洀 琀攀爀椀愀洀 愀氀最甀洀 瀀愀瀀攀氀 渀攀猀猀愀 焀甀攀猀琀漀㼀 Nesse primeiro ano de trabalho, pode-se concluir que o povo brasileiro não dá a devida importância para sua política. Embora as discussões políticas tenham aumentado consideravelmente nas redes sociais e em outros meios de comunicação, várias questões ainda precisam ser melhoradas. | |
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS | |
ABRANCHES, SERGIO H. H. de. Presidencialismo de coalização: o dilema institucional brasileiro. Revista de Ciências Sociais, Rio de Janeiro. Vol. 31, n. 1, 1988, p.5 a 34 AZEVEDO, Fernando Antônio. Mídia e democracia no Brasil: relações entre o sistema de mídia e o sistema político.2006. 26 f. Tese (Doutorado) - Curso de Ciência Política, Universidade de São Carlos, São Carlos, 2006. FERREIRA, Débora Costa. Como explicar a atual crise de representatividade? Disponível em: LEMOS, Ronaldo. Reforma política do século 21. 2015. Disponível em: MODESTO, Cláudia Figueiredo. Rádio, poder e política. 2009. Disponível em: . OLIVEIRA, Silvana Aparecida Guietti de; COSTA, Maria Luisa Furlan. ROQUETTE-PINTO: O CARÁTER EDUCATIVO DO RÁDIO. 2012. 15 f. Monografia (Especialização) - Curso de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2012.㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀伀刀吀刀䤀圀䄀一伀Ⰰ 䜀椀猀攀氀愀 匀眀攀琀氀愀渀愀⸀ 䄀 椀渀昀漀爀洀愀漀 渀漀 爀搀椀漀㨀 漀猀 最爀甀瀀漀猀 搀攀 瀀漀搀攀爀 攀 愀 搀攀琀攀爀洀椀渀愀漀 搀漀猀 挀漀渀琀攀切搀漀猀⸀ 㐀⸀ 攀搀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 匀甀洀洀甀猀 䔀搀椀琀漀爀椀愀氀Ⰰ 㤀㠀㔀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀刀䄀䴀伀匀Ⰰ 䌀攀猀愀爀 䄀甀最甀猀琀漀⸀ 䄀爀椀猀琀琀攀氀攀猀 攀 漀 猀攀渀琀椀搀漀 瀀漀氀琀椀挀漀 搀愀 挀漀洀甀渀椀搀愀搀攀 愀渀琀攀 漀 氀椀戀攀爀愀氀椀猀洀漀⸀ ㈀ 㐀⸀ 㜀 昀⸀ 吀攀猀攀 ⠀䐀漀甀琀漀爀愀搀漀⤀ ⴀ 䌀甀爀猀漀 搀攀 䘀椀氀漀猀漀昀椀愀Ⰰ 䘀椀氀漀猀漀昀椀愀Ⰰ 倀甀挀ⴀ瀀爀Ⰰ 䈀攀氀漀 䠀漀爀椀稀漀渀琀攀Ⰰ ㈀ 㐀⸀ 㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀刀伀䰀䐀쌀伀Ⰰ 䤀瘀攀琀攀 䌀愀爀搀漀猀漀 搀漀 䌀愀爀洀漀⸀ 伀 刀搀椀漀 䔀搀甀挀愀琀椀瘀漀 渀漀 䈀爀愀猀椀氀㨀 甀洀愀 爀攀昀氀攀砀漀 猀漀戀爀攀 猀甀愀猀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀猀 攀 搀攀猀愀昀椀漀猀⸀ 䤀渀㨀 䤀一吀䔀刀䌀伀䴀Ⰰ ㈀㤀⸀ ㈀ 㘀Ⰰ 䌀愀洀瀀椀渀愀猀⸀ 伀 刀搀椀漀 䔀搀甀挀愀琀椀瘀漀 渀漀 䈀爀愀猀椀氀㨀 甀洀愀 爀攀昀氀攀砀漀 猀漀戀爀攀 猀甀愀猀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀猀 攀 搀攀猀愀昀椀漀猀⸀ 䌀愀洀瀀椀渀愀猀㨀 䤀渀琀攀爀挀漀洀Ⰰ ㈀ 㘀⸀ 瀀⸀ ⴀ 㔀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀 |