ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XIX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #d62a08"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;01270</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;RT</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;RT05</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;50 anos da legislação de RP </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Kássia Nadine Lutz (Universidade Federal de Santa Maria Campus Frederico Westphalen); Tainara Schneider (Universidade Federal de Santa Maria Campus Frederico Westphalen); Ana Paula Born (Universidade Federal de Santa Maria Campus Frederico Westphalen); Rafael Foletto (Universidade Federal de Santa Maria Campus Frederico Westphalen)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;Relações Públicas, Legislação, Regulamentação, 50 anos, </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Com o objetivo de divulgar os 50 anos da legislação da profissão de Relações Públicas, o vídeo foi produzido por acadêmicas do curso de Relações Públicas da Universidade Federal de Santa Maria, campus Frederico Westphalen (UFSM-FW), com o auxílio dos profissionais do Núcleo de Audiovisual. A pesquisa bibliográfica (MARCONI; LAKATOS, 2003) permitiu o embasamento teórico para o conteúdo do roteiro, que contou com os principais contextos e fatos sociais e históricos que antecederam, acompanharam e sucederam a criação da lei que regulamenta a profissão. Além disso, realizamos pesquisa documental (PRODANOV, 2013) tendo como base a legislação disponível no site do Conselho Federal de Relações Públicas (1). 1: Disponível em: http://www.conferp.org.br/category/legislacao/. Acesso em 10 out. 2017.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Dentre as 2638 ocupações reconhecidas pelo Ministério do Trabalho no Brasil (2), apenas 68 são regulamentadas e Relações Públicas está entre elas. Esse é um fator muito importante, já que a regulamentação, por exigir formação específica para seu exercício, resulta em profissionais mais capacitados para atuar no mercado de trabalho. Como no dia 11 de dezembro de 2017 completaram 50 anos da criação da lei que disciplina a profissão de Relações Públicas, vislumbramos, nesse marco, a oportunidade de desenvolver um produto que divulgasse tanto essa data quanto a profissão. 2: Disponível em: http://www.brasil.gov.br/economia-e-emprego/2017/03/ministerio-do-trabalho-reconhece-21-novas-ocupacoes-profissionais. Acesso em 09 out. 2017.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O produto desenvolvido objetiva divulgar os 50 anos da legislação da profissão de Relações Públicas. Esse é o objetivo geral e principal, que surgiu em demanda inicial no âmbito da disciplina de "Legislação e Ética em Relações Públicas". A partir disso, percebemos que mais temas estavam atrelados e poderiam auxiliar no alcance do objetivo, como: revisitar a história da profissão de Relações Públicas no Brasil; conhecer o processo de regulamentação da legislação; e reconhecer a importância da legislação da profissão de Relações Públicas.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A proposta de criação do vídeo surgiu a partir da disciplina anteriormente mencionada, no curso de Relações Públicas Bacharelado da UFSM-FW. Durante as aulas do segundo semestre letivo de 2017, enquanto estudávamos o código de ética dos profissionais de Relações Públicas e a legislação específica de suas atividades, observamos a oportunidade de desenvolver algum trabalho que remetesse à data comemorativa de 50 anos dessa legislação. Por sugestão do Prof. Dr. Rafael Foletto, optamos por criar um produto na prática, o que atenderia o objetivo principal de divulgação, já que poderia ser veiculado em diferentes mídias digitais, atingindo um público considerável. Somado a isso, as produções de Kunsch (1997), Novelli (2009) e Ficher e Machado Neto (2014), que já eram de nosso conhecimento, serviram de inspiração e subsídio para elaborar um produto que abordasse de uma forma diferente a temática da legislação da profissão. Além disso, percebemos que a legislação das Relações Públicas não é uma questão muito presente em produtos audiovisuais e, geralmente, é abordada em sala de aula apenas por meio de textos. Diante disso, procuramos explorar a criação de um produto audiovisual que, além de comunicar e informar, pudesse auxiliar na construção de uma imagem positiva, de uma identidade e também memória da profissão de Relações Públicas. Outra justificativa para a escolha desse formato está descrita nas palavras de Rovida (2009), quando afirma que o registro audiovisual não é apenas um acompanhamento da evolução tecnológica, mas, sobretudo, do tempo cultural contemporâneo, que se pauta na cultura da imagem e do visual. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Para a elaboração do vídeo, o primeiro passo foi recorrer à pesquisa bibliográfica que, como elucidam Marconi e Lakatos (2003, p. 183),  [...] abrange toda bibliografia já tornada pública em relação ao tema de estudo, desde publicações avulsas, boletins, jornais, revistas, livros, pesquisas, monografias, teses, material cartográfico [...] . Dessa forma, o pesquisador é colocado em contato direto com tudo que foi escrito, dito ou filmado sobre determinado assunto. Diante disso, utilizamos as obras de Kunsch (1997), Novelli (2009) e Ficher e Machado Neto (2014) como material para essa etapa da pesquisa, já que esses autores fazem um resgate histórico dos contextos e fatos que antecederam, acompanharam e sucederam a criação da lei que regulamenta a profissão de Relações Públicas. Somado a isso, podemos citar o conteúdo estudado em aula e a legislação da profissão que consta no site do Conferp como complementares para as bases teóricas. Outro tema abrangido na pesquisa bibliográfica foram as produções audiovisuais, sendo que nossas fontes de consulta consistiram na obra de Duarte e Castro (2007), no que se refere aos principais gêneros e formatos audiovisuais, e na produção de Rovida (2009) para a compreensão da  cultura visual . O próximo passo foi a elaboração do roteiro do vídeo e, para isso, mostrou-se necessário selecionar os fatos mais marcantes no que se refere à legislação, com base nos resultados da pesquisa bibliográfica realizada. Assim, procuramos incluir no roteiro tanto questões anteriores que levaram à criação da lei quanto aquelas que ocorreram durante esse processo. Esses aspectos foram inseridos em uma estrutura narrativa que contou com a parte de vídeo, na qual foi feita a descrição das cenas, e a parte de áudio, que conteve as falas das narradoras. Para a produção, pensamos em aliar a narração com ilustrações que tivessem relação com a parte escrita, facilitando o entendimento do público e se tornando mais atrativo. Para isso, entramos em contato com os servidores da UFSM-FW, sendo eles a programadora visual, para fazer as ilustrações, o sonoplasta do Laboratório de Rádio, para gravação e edição das narrações e o técnico em audiovisual, para gravação e edição do vídeo. Esses profissionais foram de suma importância para a efetivação do produto que propusemos Por fim, foi preciso planejar cada ilustração que seria feita e, para isso, fizemos sketches(3) de cada cena, procurando sintetizar no desenho a narração a ser dita. Feito isso, procuramos a programadora visual da UFSM-FW para explicar os detalhes e a proposta de cada quadro de desenho. Após essa etapa, iniciou-se a gravação, feita com uma câmera Nikon D5300 e a edição, realizada nos programas Premiere e After Effects, ambos da Adobe. As gravações dos áudios foram realizadas no estúdio do Laboratório de Rádio da UFSM-FW. 3:  O sketch nada mais é que uma prática, um exercício descompromissado e não agendado, do desenho. Disponível em: http://www.tudibao.com.br/2010/07/sketches.html. Acesso em: 25 mar. 2018. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O produto trata-se de um vídeo sobre os 50 anos da criação da lei que rege a profissão de Relações Públicas. No planejamento inicial, optamos por dividir o conteúdo do roteiro em dois vídeos, já que a veiculação foi feita na mídia social digital Facebook, o que demandou produções audiovisuais menos extensas e, além disso, queríamos despertar a curiosidade do público pela continuação da narrativa. Entretanto, com vistas a facilitar o processo de avaliação para o Expocom, juntamos os dois vídeos em um só, o qual está disponível no YouTube. Assim, a produção intitulada  50 anos da legislação de Relações Públicas é indicada para estudantes e profissionais da área, ou demais interessados na profissão. O vídeo é dividido em dois momentos, sendo que o primeiro aborda o contexto histórico que precedeu a criação da lei, incluindo aspectos do desenvolvimento da profissão de Relações Públicas no Brasil. Já em um segundo momento, trata-se mais especificamente do processo de regulamentação, citando alguns fatos e características políticas e sociais. A produção se configura como parte de uma campanha de comunicação mais abrangente, que teve como temática os 50 anos da lei que regulamenta as Relações Públicas, contando com diversos produtos que fizeram a divulgação dessa data, tanto no formato impresso, quanto digital. Assim, procurando explorar aspectos históricos da profissão e da regulamentação, bem como produzir algo no formato audiovisual (como já citado, não foram encontrados trabalhos nesse sentido), desenvolvemos o vídeo. Como a produção se deu no âmbito da disciplina, inicialmente o público-alvo foram os acadêmicos e acadêmicas do curso de Relações Públicas da UFSM-FW. Por isso, a veiculação do vídeo ocorreu na fanpage do Departamento de Ciências da Comunicação (Decom), que engloba estudantes de Jornalismo e RP. A publicação foi feita no dia primeiro de dezembro de 2017 e, até o dia 23 de fevereiro de 2018, contava com 14 curtidas, 12 reações  amei , 11 compartilhamentos e 751 visualizações. Em relação à categoria de inscrição, optamos por  RT 05 Produção Audiovisual para mídias digitais (avulso ou seriado) , já que o produto se trata de uma produção audiovisual feita com o objetivo principal de divulgar os 50 anos da legislação de Relações Públicas e, por isso, pensada principalmente para as mídias digitais, já que assim poderia ter maior visibilidade e atingir diversos públicos. Além disso, prospectamos não só o público interno do Decom, mas também o externo, ou seja, demais interessados no processo de regulamentação da profissão, seus antecedentes e contribuições para o fortalecimento da área. Nesse sentido, o vídeo pode ser usado tanto no apoio do ensino da legislação quanto para a visibilidade da profissão e dos seus órgãos reguladores, sobretudo por estar disponível em plataformas digitais (Facebook e YouTube), tornando seu acesso mais amplo e diversificado. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">Como considerações acerca do trabalho realizado, citamos o desafio de criar algo que pudesse apresentar um conteúdo mais denso e histórico  a legislação de Relações Públicas e seu contexto  de uma forma diferente e que atraísse a atenção de diversos públicos. Destacamos também que o que foi apresentado no vídeo é apenas um resumo da história e legislação da profissão, com os fatos e aspectos que consideramos mais relevantes, a partir da pesquisa bibliográfica e documental realizada previamente. Nesse sentido, a quem interessar, cabe realizar um estudo mais aprofundado nas obras referenciadas neste trabalho ou em outras que tratem sobre o assunto. Para as acadêmicas, foi proveitoso revisitar aspectos históricos das Relações Públicas, bem como se aprofundar nas questões de ética e legislação. Além disso, planejar e executar uma produção audiovisual foi uma oportunidade de colocar em prática aspectos que, na maioria das vezes, são vistos mais na teoria do curso. Também, destacamos alguns pontos que consideramos positivos na repercussão do vídeo. Primeiramente, a proposta de abordar o tema legislação e Relações Públicas de uma forma diferente do que vimos durante a graduação (audiovisual) e de dar destaque à data comemorativa (50 anos da legislação), iniciativas essas que foram elogiadas pelos demais estudantes do curso e até despertaram o interesse de algumas pessoas de outra universidade. Além disso, a postagem do vídeo na fanpage do Decom da UFSM-FW teve um bom desempenho em termos de curtidas e compartilhamentos. Por fim, lembramos a importância da constante divulgação das Relações Públicas, aproveitando datas importantes como a do cinquentenário da legislação. Por meio dessas iniciativas será possível, cada vez mais, difundir os conceitos e a relevância da profissão e da sua legislação. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">CONSELHO FEDERAL DE RELAÇÕES PÚBLICAS (Conferp). Legislação. Disponível em: http://www.conferp.org.br/category/legislacao/. Acesso em: 08 out. 2017.<br><br>DUARTE, Elizabeth Bastos; CASTRO, Maria Lilia Dias de (orgs.) Comunicação audiovisual: gêneros e formatos. Porto Alegre: Sulina, 2007.<br><br>FICHER, Marcelo; MACHADO NETO, Manoel Marcondes. 100 anos de Relações Públicas no Brasil: rumo à cidadania plena. Rio de Janeiro: Conceito Editorial. 2014. <br><br>GOVERNO DO BRASIL. Ministério do Trabalho reconhece 21 novas ocupações profissionais. Disponível em < http://www.brasil.gov.br/economia-e-emprego/2017/03/ministerio-do-trabalho-reconhece-21-novas-ocupacoes-profissionais >. Acesso em 09 out. 2017.<br><br>KUNSCH, Margarida Maria Krohling. Relações Públicas e modernidade: novos paradigmas da comunicação organizacional. 5ª ed. São Paulo: Summus, 1997.<br><br>MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos da metodologia científica. 5ª ed. São Paulo: Atlas, 2003. <br><br>NOVELLI, Ana Lucia Romero. Relações Públicas Governamentais. In: KUNSCH, Margarida Maria Krohling. Relações Públicas: história, teorias e estratégias nas organizações contemporâneas. São Paulo: Saraiva, 2009.<br><br>PRODANOV, Cleber Cristiano. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2 ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013. Disponível em: http://www.feevale.br/Comum/midias/8807f05a-14d0-4d5b-b1ad-1538f3aef538/E book%20Metodologia%20do%20Trabalho%20Cientifico.pdf. Acesso em: 08 set. 2017. <br><br>ROVIDA, Mara Ferreira. A imagem complexa na  cultura visual . Comtempo  Revista Eletrônica da Pós-Graduação da Cásper Líbero, dez. 2009.<br><br> </td></tr></table></body></html>