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INSCRIÇÃO: | 01279 |
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CATEGORIA: | JO |
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MODALIDADE: | JO13 |
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TÍTULO: | Memórias: sobre tempo, família e resistência |
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AUTORES: | Amanda Porto de Souza (Universidade Franciscana); Arcéli da Silva Ramos (Universidade Franciscana); Rosana Cabral Zucolo (Universidade Franciscana) |
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PALAVRAS-CHAVE: | Ditadura, História Oral, Jornalismo Literário, , |
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RESUMO |
O projeto Memórias: sobre tempo, família e resistência é uma produção da disciplina de Projeto Experimental em Jornalismo do curso de Jornalismo do Centro Universitário Franciscano. Este memorial traz o desenvolvimento e as referências teóricas utilizadas na construção da grande reportagem que conta a história da família Obetine, descendentes de Balthazar Mello, suas vivências durante o período militar e. hoje, 32 anos após a abertura política. Neste trabalho há o contexto histórico da época, o golpe de 1964, suas consequências e o regime na cidade de Santa Maria. É abordado o jornalismo literário como pressuposto utilizado para o desenvolvimento da reportagem e os métodos e técnicas de entrevista e história oral. |
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INTRODUÇÃO |
A Ditadura Militar no Brasil foi instaurada em 1964, após um golpe político e civil, cuja justificativa era “conter as forças socialistas” no país e estabilizar o momento social e econômico. Um processo que estava em desenvolvimento, mas que foi intensificado com a renúncia do presidente Jânio Quadros, em 25 de agosto de 1961. Após inúmeras manobras políticas, o regime militar foi instaurado e, com ele, Atos Institucionais foram declarados pelo governo. Entre eles, o AI nº 5, que legitimou torturas e acirrou a repressão. 匀漀氀椀搀椀昀椀挀愀搀愀 挀漀洀 漀 䄀琀漀 渀먀 㔀 攀 挀漀洀 漀 最攀渀攀爀愀氀 䔀洀氀椀漀 䜀愀爀爀愀猀琀愀稀甀 䴀搀椀挀椀Ⰰ 愀 搀椀琀愀搀甀爀愀 洀椀氀椀琀愀爀 瘀愀爀爀椀愀 漀 䈀爀愀猀椀氀 挀漀洀 瀀爀椀猀攀猀 愀爀戀椀琀爀爀椀愀猀 攀 琀漀爀琀甀爀愀猀 渀漀猀 瀀漀爀攀猀 搀漀猀 焀甀愀爀琀椀猀 攀 挀攀渀琀爀漀猀 搀攀 爀攀瀀爀攀猀猀漀⸀ 䨀漀爀渀愀椀猀 昀攀挀栀愀爀愀洀 猀甀愀猀 瀀漀爀琀愀猀 攀 樀漀爀渀愀氀椀猀琀愀猀 昀漀爀愀洀 洀漀爀琀漀猀Ⰰ 攀渀琀爀攀 攀氀攀猀Ⰰ 嘀氀愀搀椀洀椀爀 䠀攀爀稀漀最⸀ 伀 愀瀀愀爀攀氀栀漀 爀攀瀀爀攀猀猀漀爀 愀氀挀愀渀愀瘀愀 愀琀 挀椀搀愀搀攀猀 洀愀椀猀 搀椀猀琀愀渀琀攀猀Ⰰ 洀甀椀琀漀猀 最爀甀瀀漀猀 搀攀 最甀攀爀爀椀氀栀愀 昀漀爀洀愀搀漀猀 渀漀 椀渀琀攀爀椀漀爀 漀甀 攀洀 昀愀稀攀渀搀愀猀 昀漀爀愀洀 搀攀猀挀漀戀攀爀琀漀猀 攀 猀攀甀猀 椀渀琀攀最爀愀渀琀攀猀Ⰰ 瀀爀攀猀漀猀⸀
Em Santa Maria, os presos políticos eram levados para os quartéis, já que não havia unidades de tortura como DOI-CODI ou DOPS na cidade. Na rua Sete de Setembro, próxima da Estação Ferroviária, morava a família de Balthazar Mello, ferroviário e militante da esquerda. Balthazar é pai de Geisa Obetine, ainda viva, que agora mora na rua Euclides da Cunha, com sua filha Rita Obetine. Elas vivem juntas, em meio às memórias do período ditatorial, quando Balthazar foi preso três vezes. Baseado nessa história que perpassou gerações, o projeto desenvolveu uma grande reportagem online. Alicerçada nos relatos de Geisa e de Rita, que cresceu com a memória da repressão, da luta e da resistência. 㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀搀㘀㈀愀 㠀∀㸀㰀戀㸀伀䈀䨀䔀吀䤀嘀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀 瀀爀漀樀攀琀漀 䴀攀洀爀椀愀猀㨀 猀漀戀爀攀 琀攀洀瀀漀Ⰰ 昀愀洀氀椀愀 攀 爀攀猀椀猀琀渀挀椀愀 瀀漀猀猀甀椀 漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 搀攀 爀攀猀最愀琀愀爀 甀洀愀 栀椀猀琀爀椀愀Ⰰ 攀渀琀爀攀 愀猀 洀椀氀栀愀爀攀猀 攀砀椀猀琀攀渀琀攀猀Ⰰ 搀攀 瀀攀猀猀漀愀猀 焀甀攀 猀漀昀爀攀爀愀洀 愀氀最甀洀愀 昀漀爀洀愀 搀攀 爀攀瀀爀攀猀猀漀 搀甀爀愀渀琀攀 愀 䐀椀琀愀搀甀爀愀 䴀椀氀椀琀愀爀Ⰰ 愀琀爀愀瘀猀 搀漀猀 爀攀氀愀琀漀猀 搀愀 昀愀洀氀椀愀 伀戀攀琀椀渀攀Ⰰ 搀攀猀挀攀渀搀攀渀琀攀猀 搀攀 䈀愀氀琀栀愀稀愀爀 䴀攀氀氀漀Ⰰ 昀攀爀爀漀瘀椀爀椀漀 攀 瀀爀攀猀漀 瀀漀氀琀椀挀漀⸀ 䄀瀀愀爀琀椀爀 搀愀 瀀攀爀猀瀀攀挀琀椀瘀愀 搀愀 猀甀愀 昀椀氀栀愀Ⰰ 䜀攀椀猀愀 伀戀攀琀椀渀攀Ⰰ 攀 搀愀 猀甀愀 渀攀琀愀Ⰰ 刀椀琀愀 伀戀攀琀椀渀攀Ⰰ 漀 瀀爀漀樀攀琀漀 瀀爀攀琀攀渀搀攀 攀氀甀挀椀搀愀爀 愀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀 瀀愀爀愀 愀焀甀攀氀攀猀 焀甀攀 栀漀樀攀 愀椀渀搀愀 渀漀 琀洀 瀀氀攀渀愀 挀漀渀猀挀椀渀挀椀愀 搀漀 焀甀攀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀 瘀椀瘀攀爀 攀洀 甀洀 爀攀最椀洀攀 愀甀琀漀爀椀琀爀椀漀 攀 瀀攀搀攀洀 愀 瘀漀氀琀愀 搀攀 琀愀氀⸀ 䄀 椀渀琀攀渀漀 挀漀渀琀爀椀戀甀椀爀 瀀愀爀愀 愀 爀攀挀漀渀猀琀爀甀漀 攀 愀琀甀愀氀椀稀愀漀 搀愀 洀攀洀爀椀愀 栀椀猀琀爀椀挀愀 搀愀 搀椀琀愀搀甀爀愀⸀
Em uma grande reportagem digital, veiculada na plataforma Medium, é contado como a ditadura influenciava na vida das pessoas, especificamente a família Mello, buscando entender e mostrar como o regime militar mudou a vida de todos, e como ainda há resquícios na geração atual. 伀 挀愀爀琀攀爀 攀砀瀀攀爀椀洀攀渀琀愀氀 搀漀 瀀爀漀樀攀琀漀 猀攀 爀攀昀攀爀攀 愀漀 瀀爀椀洀攀椀爀漀 挀漀渀琀愀琀漀 搀愀猀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀 攀洀 瀀爀漀搀甀稀椀爀 甀洀愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 焀甀攀 琀爀愀戀愀氀栀愀 愀 洀攀洀爀椀愀 攀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀 搀攀 攀猀琀椀氀漀 氀椀琀攀爀爀椀漀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀搀㘀㈀愀 㠀∀㸀㰀戀㸀䨀唀匀吀䤀䘀䤀䌀䄀吀䤀嘀䄀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀 䈀爀愀猀椀氀 猀漀昀爀攀甀 甀洀 最漀氀瀀攀 瀀漀氀琀椀挀漀 攀洀 ㈀ 㔀Ⰰ 焀甀愀渀搀漀 愀 攀渀琀漀 瀀爀攀猀椀搀攀渀琀攀 䐀椀氀洀愀 刀漀甀猀猀攀昀昀 昀漀椀 搀攀瀀漀猀琀愀 搀攀 猀攀甀 挀愀爀最漀⸀ 匀攀甀 瘀椀挀攀ⴀ瀀爀攀猀椀搀攀渀琀攀Ⰰ 䴀椀挀栀攀氀 吀攀洀攀爀Ⰰ 愀猀猀甀洀椀甀 攀 攀猀琀 渀漀 瀀漀搀攀爀 愀琀 栀漀樀攀⸀ 一愀 瀀漀挀愀Ⰰ 洀愀渀椀昀攀猀琀愀攀猀 挀漀渀琀爀愀 攀 瀀爀 瀀爀攀猀椀搀攀渀琀攀 䐀椀氀洀愀 琀漀洀愀爀愀洀 挀漀渀琀愀 搀愀猀 爀甀愀猀 戀爀愀猀椀氀攀椀爀愀猀⸀ 䜀爀甀瀀漀猀 焀甀攀 搀攀昀攀渀搀椀愀洀 愀 攀猀挀漀氀栀愀 搀攀洀漀挀爀琀椀挀愀 焀甀攀 攀氀攀最攀甀 猀甀愀 最漀瘀攀爀渀愀搀漀爀愀 挀栀愀洀愀瘀愀洀 愀琀攀渀漀 瀀攀氀愀猀 漀挀甀瀀愀攀猀 渀漀 倀氀愀渀愀氀琀漀 䌀攀渀琀爀愀氀Ⰰ 渀漀 䌀漀渀最爀攀猀猀漀 一愀挀椀漀渀愀氀 攀 攀洀 瀀爀漀琀攀猀琀漀猀 爀攀猀椀猀琀攀渀琀攀猀⸀ 䔀渀琀爀攀琀愀渀琀漀Ⰰ 漀甀琀爀漀 最爀甀瀀漀 最爀椀琀愀瘀愀Ⰰ 愀漀猀 戀爀愀搀漀猀Ⰰ 挀漀洀 昀愀椀砀愀猀 瀀攀搀椀渀搀漀 愀 瘀漀氀琀愀 搀愀 椀渀琀攀爀瘀攀渀漀 洀椀氀椀琀愀爀⸀ 䔀猀猀攀猀 攀瀀椀猀搀椀漀猀 琀爀漀甀砀攀爀愀洀 琀漀渀愀 搀椀猀挀甀猀猀攀猀 愀挀攀爀挀愀 搀愀 搀椀琀愀搀甀爀愀 攀 漀 焀甀攀 昀漀椀 漀 瀀攀爀漀搀漀 搀漀 爀攀最椀洀攀Ⰰ 搀攀洀漀渀猀琀爀愀渀搀漀 漀 愀渀愀氀昀愀戀攀琀椀猀洀漀 瀀漀氀琀椀挀漀 搀攀 愀氀最甀洀愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 攀 搀漀 昀愀猀挀椀猀洀漀 搀攀 漀甀琀爀愀猀Ⰰ 樀 焀甀攀 愀氀最甀渀猀 瀀漀氀琀椀挀漀猀 椀渀猀琀爀甀搀漀猀 琀愀洀戀洀 搀攀昀攀渀搀攀洀 漀猀 愀渀漀猀 搀攀 挀栀甀洀戀漀⸀ 倀漀爀 椀猀猀漀Ⰰ 愀椀渀搀愀 猀攀 昀愀稀 渀攀挀攀猀猀爀椀漀 攀猀琀甀搀愀爀 愀 栀椀猀琀爀椀愀 攀 爀攀猀最愀琀愀爀 漀猀 焀甀攀 戀愀琀愀氀栀愀爀愀洀 攀 洀漀爀爀攀爀愀洀 瀀攀氀愀 爀攀挀攀渀琀攀 搀攀洀漀挀爀愀挀椀愀⸀
No Brasil, após a abertura política, trabalhos foram feitos para denunciar a violência de Estado sofrida naqueles 21 anos. Documentários, veículos de comunicação, reportagens, filmes (produzidos na época de forma clandestina) trouxeram algumas das violações de direitos humanos, número de mortos, torturados e desaparecidos. Por muito tempo, e segue essa ideia ainda hoje, acreditava-se que somente nas metrópoles havia tido maior repressão e violência por parte do governo. Com a apuração da imprensa e de meios de comunicação que investiram na investigação e denúncia de casos de tortura e violação de direitos, pode-se notar que o regime chegou aos porões de quase todas as cidades brasileiras, inclusive nas do interior, como Santa Maria. Igrejas, camponeses e pequenos agricultores se uniram à causa da resistência e formavam grupos armados junto à ALN, GTA, VPR, aliado a nomes como Carlos Lamarca e Carlos Marighella (GASPARI, 2014). 䔀洀 匀愀渀琀愀 䴀愀爀椀愀Ⰰ 漀 洀漀瘀椀洀攀渀琀漀 昀攀爀爀漀瘀椀爀椀漀 攀爀愀 攀猀琀爀甀琀甀爀愀搀漀 挀漀渀琀爀愀 漀 爀攀最椀洀攀 洀椀氀椀琀愀爀⸀ 䔀猀琀甀搀漀猀 瀀甀戀氀椀挀愀搀漀猀 渀愀 切氀琀椀洀愀 搀挀愀搀愀 戀甀猀挀愀爀愀洀 洀漀猀琀爀愀爀 攀猀猀愀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀 攀 愀 爀攀猀椀猀琀渀挀椀愀 渀漀猀 琀爀椀氀栀漀猀 搀愀 昀攀爀爀漀瘀椀愀⸀ 䄀 最爀攀瘀攀 攀爀愀 甀洀愀 搀愀猀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀椀猀 昀漀爀洀愀猀 搀攀 爀攀猀椀猀琀椀爀 攀 挀愀甀猀愀爀 椀洀瀀愀挀琀漀Ⰰ 爀攀甀渀椀攀猀 挀氀愀渀搀攀猀琀椀渀愀猀 瀀愀爀愀 搀椀猀挀甀琀椀爀 挀漀洀甀渀椀猀洀漀 攀 愀渀愀爀焀甀椀猀洀漀 琀愀洀戀洀 攀爀愀洀 昀攀椀琀愀猀⸀ 䌀漀渀栀攀挀椀搀漀 挀漀洀漀 伀 䜀爀甀瀀漀 搀漀猀 Ⰰ 昀攀爀爀漀瘀椀爀椀漀猀 猀攀 樀甀渀琀愀瘀愀洀 瀀愀爀愀 搀椀猀挀甀琀椀爀 瀀漀氀琀椀挀愀 攀 洀愀爀砀椀猀洀漀⸀ 䔀渀琀爀攀 漀猀 渀漀洀攀猀 焀甀攀 猀攀 搀攀猀琀愀挀愀爀愀洀 渀漀 瀀攀爀漀搀漀Ⰰ 瀀攀氀愀 氀椀搀攀爀愀渀愀 攀 瀀攀氀愀 氀甀琀愀Ⰰ 猀漀 攀氀攀猀㨀 䈀愀氀琀栀愀稀愀爀 䴀攀氀氀漀Ⰰ 䰀甀挀椀愀渀漀 䴀愀爀琀椀渀猀 搀攀 䌀愀猀琀爀漀Ⰰ 䴀愀琀栀椀愀猀 匀愀氀愀琀栀椀攀氀 䘀攀爀渀愀渀搀攀猀Ⰰ 䰀甀椀稀 䘀攀爀爀攀琀琀椀Ⰰ 一攀氀猀漀渀 䜀攀爀洀愀渀漀 圀椀琀稀攀氀Ⰰ 伀渀漀昀爀攀 䤀氀栀愀 䐀漀爀渀攀氀氀攀猀뤀Ⰰ 刀甀戀攀渀猀 䌀漀爀爀愀 䬀爀漀戀 攀 圀愀氀搀攀洀愀爀 刀漀搀爀椀最甀攀猀 搀愀 匀椀氀瘀愀 ⠀䘀䰀퐀刀䔀匀Ⰰ ㈀ 㤀Ⰰ 瀀⸀㜀⤀⸀
Era um meio propício para nascer um ideário político. O grupo ferroviário dialogava com o Partido Comunista Brasileiro (PCB) e começou uma organização de militância e discussão a partir da década de 30. Comunistas e ferroviários atuavam juntos em buscas de melhores condições trabalhistas e na expansão do ideário comunista, com movimento reivindicatório, exemplo que se deu com o surgimento do Movimento Unificado dos Trabalhadores (MUT). ऀ䐀攀猀猀愀 昀漀爀洀愀Ⰰ 焀甀愀渀搀漀 愀 搀椀琀愀搀甀爀愀 昀漀椀 椀渀猀琀愀氀愀搀愀 渀漀 䈀爀愀猀椀氀Ⰰ 攀洀 挀椀搀愀搀攀猀 昀攀爀爀漀瘀椀爀椀愀猀Ⰰ 挀漀洀漀 攀爀愀 匀愀渀琀愀 䴀愀爀椀愀 渀愀 瀀漀挀愀Ⰰ 愀 爀攀瀀爀攀猀猀漀 攀爀愀 昀漀爀琀攀 挀漀渀琀爀愀 漀猀 琀爀愀戀愀氀栀愀搀漀爀攀猀 攀 愀猀 昀愀洀氀椀愀猀⸀ 倀攀爀猀攀最甀椀攀猀 攀 洀漀爀琀攀猀 昀漀爀愀洀 瀀爀漀瘀漀挀愀搀愀猀Ⰰ 挀漀洀漀 漀 昀攀爀爀漀瘀椀爀椀漀 伀渀漀昀爀攀 䐀漀爀渀攀氀氀攀猀Ⰰ 洀漀爀琀漀 搀甀爀愀渀琀攀 愀 瀀爀椀猀漀 瀀攀氀漀 爀攀最椀洀攀⸀
Essa grande reportagem é uma forma de resgatar a memória de pessoas que lutaram por seus ideais, foram presas, torturadas e também perseguidas. Em 2017, depois de 32 anos de abertura política, o paradeiro de diversas pessoas ainda é desconhecido e parte de suas histórias se perdeu. Ainda esse ano, completaram 53 anos desde o golpe que iniciou a Ditadura, em 1964. Com isso pode-se entender que muitos que participaram deste período histórico já faleceram. Com o passar dos anos, mais distante fica a história e mais ela se perde. Esta reportagem pode representar uma das últimas oportunidades de preservar a luta e o passado de uma família que ainda pode compartilhar as experiências vividas. |
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MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS |
Para a produção deste trabalho foi utilizada a técnica de história oral e entrevista. A fim de compreender do que se trata a história oral, partiu-se dos conceitos elaborados por José Carlos Sebe Bom Meihy (2005), no livro Manual de História Oral.ऀ伀 愀甀琀漀爀 攀氀攀渀挀愀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀 挀漀渀挀攀椀琀漀猀 猀漀戀爀攀 漀 洀琀漀搀漀⸀ 一攀氀攀猀 猀漀 挀椀琀愀搀漀猀 漀猀 洀攀椀漀猀 搀攀 最爀愀瘀愀漀 攀 愀猀 昀甀渀挀椀漀渀愀氀椀搀愀搀攀猀Ⰰ 甀琀椀氀椀稀愀搀漀 渀愀猀 挀椀渀挀椀愀猀 猀漀挀椀愀椀猀 攀 栀甀洀愀渀愀猀⸀ 䴀攀椀栀礀 ⠀㈀ 㔀⤀ 攀砀瀀氀椀挀愀 焀甀攀 琀爀猀 攀氀攀洀攀渀琀漀猀 挀漀渀猀琀椀琀甀攀洀 愀 爀攀氀愀漀 搀愀 栀椀猀琀爀椀愀 漀爀愀氀⸀ 匀漀 攀氀攀猀㨀 漀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀漀爀Ⰰ 漀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀漀 攀 漀 愀瀀愀爀攀氀栀漀 搀攀 最爀愀瘀愀漀⸀
O método foi escolhido devido à potencialidade de auxiliar na restauração do contexto histórico que se afasta dos formalismos. Portanto, útil ao objetivo de resgatar as marcas deixadas pela Ditadura e que acompanham a família Mello/Obetine há décadas. “Todos são personagens históricos, e o cotidiano e os grandes fatos ganham equiparação na medida em que se traçam para garantir a lógica da vida coletiva” (MEIHY, 2005, p. 25). ऀ䌀漀渀猀椀搀攀爀愀渀搀漀 焀甀攀 攀砀椀猀琀攀洀 瀀攀猀猀漀愀猀 焀甀攀 愀挀爀攀搀椀琀愀洀 渀漀 琀攀爀 栀愀瘀椀搀漀 䐀椀琀愀搀甀爀愀 渀漀 䈀爀愀猀椀氀Ⰰ 愀瀀攀猀愀爀 搀漀猀 氀椀瘀爀漀猀Ⰰ 搀漀挀甀洀攀渀琀漀猀Ⰰ 昀椀氀洀攀猀Ⰰ 攀渀琀爀攀 漀甀琀爀漀猀Ⰰ 昀漀椀 挀漀渀猀椀搀攀爀愀搀愀 爀攀氀攀瘀愀渀琀攀 愀 瘀愀氀漀爀椀稀愀漀 搀愀 栀椀猀琀爀椀愀 挀漀渀琀愀搀愀 瀀漀爀 瀀攀猀猀漀愀猀 焀甀攀 瘀椀瘀攀渀挀椀愀洀 愀琀 栀漀樀攀 漀猀 攀昀攀椀琀漀猀 搀漀 瀀攀爀漀搀漀 搀攀 爀攀瀀爀攀猀猀漀Ⰰ 瀀漀椀猀 愀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀 猀攀 琀漀爀渀愀 洀愀椀猀 瀀爀砀椀洀愀 瀀愀爀愀 焀甀攀洀 氀Ⰰ 最攀爀愀渀搀漀 攀洀瀀愀琀椀愀⸀
Além dos motivos apresentados anteriormente, a história oral deve manter o vínculo social, segundo Meihy (2005). O autor cita que países que estiveram sob regimes ditatoriais foram prejudicados nos processos de constituição de uma história oral. Isso aconteceu, pois, o método se demonstra democrático ao valorizar o relato e a liberdade de expressão do entrevistado. Democratização essa que não é possível em regimes totalitários, conhecidos por só permitirem a difusão das versões históricas contadas pelo governo.ऀ伀 瀀爀砀椀洀漀 瀀愀猀猀漀 洀攀琀漀搀漀氀最椀挀漀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀 昀漀椀 愀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀⸀ 一漀 瀀漀猀猀瘀攀氀 栀愀瘀攀爀 栀椀猀琀爀椀愀 漀爀愀氀 猀攀洀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀漀 攀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀漀爀Ⰰ 瀀漀爀琀愀渀琀漀Ⰰ 猀攀洀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀⸀ 䄀 琀挀渀椀挀愀 昀漀椀 愀瀀氀椀挀愀搀愀 猀攀洀 瀀攀爀最甀渀琀愀猀 瀀爀ⴀ搀攀昀椀渀椀搀愀猀Ⰰ 愀 昀椀洀 搀攀 渀漀 椀渀琀攀爀爀漀洀瀀攀爀 漀甀 氀椀洀椀琀愀爀 愀猀 昀愀氀愀猀 搀漀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀漀猀⸀ 䴀愀椀猀 搀漀 焀甀攀 甀洀 攀砀攀爀挀挀椀漀 搀攀 瀀攀爀最甀渀琀愀爀Ⰰ 昀漀椀 愀 瀀爀琀椀挀愀 搀漀 攀砀攀爀挀挀椀漀 搀攀 漀甀瘀椀爀 攀 漀戀猀攀爀瘀愀爀⸀ 倀攀爀洀椀琀椀爀 焀甀攀 漀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀漀 挀漀渀琀攀 猀甀愀 栀椀猀琀爀椀愀 猀攀洀 愀猀 愀洀愀爀爀愀猀 搀愀猀 瀀攀爀最甀渀琀愀猀 攀猀琀愀戀攀氀攀挀椀搀愀猀 愀渀琀攀爀椀漀爀洀攀渀琀攀Ⰰ 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀琀愀 焀甀攀 愀 洀攀洀爀椀愀 猀甀爀樀愀 挀漀渀昀漀爀洀攀 愀猀 瘀椀瘀渀挀椀愀猀 搀攀 焀甀攀洀 昀愀氀愀Ⰰ 渀漀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀愀猀 猀甀瀀漀猀椀攀猀 搀漀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀漀爀⸀
Eis algumas das possibilidades de enriquecimento informativo na entrevista aberta, sem a camisa de força do questionário fechado: o centro do diálogo se desloca para o entrevistado, ocorre a libertação e desbloqueamento na situação inter-humana e esta relação tem condições de fluir, atinge-se a auto-elucidação. (MEDINA, 1990, p. 11)
Com esta forma operacional foi possível se ater também a aspectos comportamentais e detalhes que constituem o entrevistado, que no texto final serão importantes para aproximar o leitor do sujeito e do relato. 倀愀爀愀 愀 挀漀渀猀琀爀甀漀 搀愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀Ⰰ 琀挀渀椀挀愀猀 攀 昀漀爀洀愀琀漀猀 瀀爀漀瘀攀渀椀攀渀琀攀猀 搀漀 最渀攀爀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 氀椀琀攀爀爀椀漀 昀漀爀愀洀 愀 戀愀猀攀 瀀愀爀愀 漀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 琀攀爀椀挀漀ⴀ洀攀琀漀搀漀氀最椀挀漀⸀ 伀 最渀攀爀漀 渀愀猀挀攀甀 挀漀洀漀 甀洀 洀漀瘀椀洀攀渀琀漀 搀攀 搀攀猀挀漀渀琀攀渀琀愀洀攀渀琀漀 攀渀琀爀攀 樀漀爀渀愀氀椀猀琀愀猀 椀渀焀甀椀攀琀漀猀 渀漀猀 愀渀漀猀 㘀 攀 最愀渀栀漀甀 昀漀爀愀 搀攀 洀漀瘀椀洀攀渀琀漀 愀瀀猀 愀 瀀甀戀氀椀挀愀漀 搀漀 氀椀瘀爀漀 洀愀渀椀昀攀猀琀漀 搀攀 吀漀洀 圀漀氀昀攀Ⰰ ᰀ删愀搀椀挀愀氀 䌀栀椀焀甀攀 攀 漀 一漀瘀漀 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀ᴀⰠ 攀洀 㤀㜀㌀⸀ 倀愀爀愀 攀砀瀀氀椀挀愀爀 漀 ᰀ渠愀猀挀椀洀攀渀琀漀ᴀ†搀漀 一攀眀 䨀漀甀爀渀愀氀椀猀洀Ⰰ 圀漀氀昀攀⠀椀搀⤀ 昀愀稀 甀洀愀 爀攀琀爀漀猀瀀攀挀琀椀瘀愀 猀漀戀爀攀 漀 挀漀洀瀀漀爀琀愀洀攀渀琀漀 搀漀猀 挀栀愀洀愀搀漀猀 爀攀瀀爀琀攀爀攀猀 攀猀瀀攀挀椀愀椀猀 焀甀攀Ⰰ 瀀漀爀 瘀攀稀攀猀Ⰰ 愀爀爀椀猀挀愀瘀愀洀 愀 瘀椀搀愀 瀀攀氀愀猀 栀椀猀琀爀椀愀猀⸀ 䔀爀愀洀 樀漀爀渀愀氀椀猀琀愀猀 焀甀攀 焀甀攀爀椀愀洀 椀爀 愀氀洀 搀愀猀 瀀愀甀琀愀猀 挀漀爀爀椀焀甀攀椀爀愀猀 攀 猀攀 愀氀椀洀攀渀琀愀瘀愀洀 搀漀 搀攀猀攀樀漀 猀椀氀攀渀挀椀漀猀漀 搀攀 琀爀椀甀渀昀愀爀 愀琀爀愀瘀猀 搀愀 氀椀琀攀爀愀琀甀爀愀Ⰰ 猀攀渀搀漀 攀猀挀爀椀琀漀爀攀猀 搀攀 爀漀洀愀渀挀攀猀⸀ 䄀 漀甀猀愀搀椀愀 攀猀琀愀瘀愀 愀氀洀 搀愀猀 瀀愀甀琀愀猀 愀爀爀椀猀挀愀搀愀猀⸀ 䔀氀愀 琀爀愀渀猀挀攀渀搀椀愀 瀀愀爀愀 愀 氀椀渀最甀愀最攀洀 攀 愀 昀漀爀洀愀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀Ⰰ 甀琀椀氀椀稀愀渀搀漀 攀氀攀洀攀渀琀漀猀 焀甀攀 愀渀琀攀猀 猀 攀爀愀洀 瀀漀猀猀瘀攀椀猀 渀愀 氀椀琀攀爀愀琀甀爀愀⸀
“Não existia algo como um jornalista literário trabalhando para revistas ou jornais populares. Se um jornalista aspirava a status literário, o melhor era ter o bom senso e a coragem de abandonar a imprensa popular e tentar entrar para a grande liga. ” (WOLFE, 2005, p. 18)
Algumas características do jornalismo literário são descritas por Pena (2006) no que ele chama de estrela de sete pontas, isto é, sete itens que formam o gênero. A primeira ponta da estrela é sobre ressignificar as práticas jornalísticas, que Pena (Id, p. 13) denomina como “potencializar os recursos do jornalismo”, através do desenvolvimento de novas estratégias na produção de conteúdo para obter um produto melhor. Ou seja, aprimorar o trabalho através da inovação sem deixar de lado os princípios básicos do jornalismo. 一愀 猀攀最甀渀搀愀 瀀漀渀琀愀 搀愀 攀猀琀爀攀氀愀Ⰰ 倀攀渀愀 攀砀瀀氀椀挀愀 愀 渀攀挀攀猀猀椀搀愀搀攀 搀攀 爀漀洀瀀攀爀 挀漀洀 愀 瀀攀爀椀漀搀椀挀椀搀愀搀攀 攀 琀爀愀戀愀氀栀愀爀 愀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀 焀甀攀 攀砀琀爀愀瀀漀氀愀 漀 昀愀挀琀甀愀氀Ⰰ 洀漀猀琀爀愀渀搀漀 焀甀攀 栀 渀漀琀挀椀愀猀 攀 栀椀猀琀爀椀愀猀 焀甀攀 洀攀爀攀挀攀洀 猀攀爀 挀漀渀琀愀搀愀猀Ⰰ 洀愀猀 焀甀攀 攀猀挀愀瀀愀洀 搀攀瘀椀搀漀 愀漀猀 挀漀渀挀攀椀琀漀猀 琀攀洀瀀漀爀愀椀猀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀猀 渀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀⸀
A terceira e a quarta pontas da estrela recomendam ampliar a visão dos acontecimentos e “exercitar a cidadania” (2006, p. 14). O autor explica que a abordagem no texto deve colaborar com a formação do cidadão. 䄀 焀甀椀渀琀愀 瀀漀渀琀愀 搀愀 攀猀琀爀攀氀愀 搀攀昀攀渀搀攀 漀 爀漀洀瀀椀洀攀渀琀漀 挀漀洀 愀 攀猀琀爀甀琀甀爀愀 搀漀 氀攀愀搀Ⰰ 愀 攀猀琀爀愀琀最椀愀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀 挀爀椀愀搀愀 瀀漀爀 樀漀爀渀愀氀椀猀琀愀猀 愀洀攀爀椀挀愀渀漀猀 渀漀 挀漀洀攀漀 搀漀 猀挀甀氀漀 堀堀 挀漀洀 愀 椀渀琀攀渀漀 搀攀 愀琀爀椀戀甀椀爀 漀戀樀攀琀椀瘀椀搀愀搀攀 愀漀 琀攀砀琀漀 ⠀䤀搀Ⰰ 瀀⸀ 㐀⤀⸀ 䄀漀 洀攀猀洀漀 琀攀洀瀀漀 攀洀 焀甀攀 琀漀爀渀愀 漀 琀攀砀琀漀 洀攀渀漀猀 瀀爀漀氀椀砀漀Ⰰ 攀氀攀 攀氀椀洀椀渀愀 愀 猀甀戀樀攀琀椀瘀椀搀愀搀攀 搀攀 挀愀搀愀 挀漀渀琀攀砀琀漀⸀ 倀漀爀 椀猀猀漀Ⰰ 倀攀渀愀 ⠀㈀ 㘀Ⰰ 瀀⸀ 㔀⤀ 愀爀最甀洀攀渀琀愀 焀甀攀 ᰀ 瀀爀攀挀椀猀漀Ⰰ 攀渀琀漀Ⰰ 昀甀最椀爀 搀攀猀猀愀 昀爀洀甀氀愀 攀 愀瀀氀椀挀愀爀 琀挀渀椀挀愀猀 氀椀琀攀爀爀椀愀猀 搀攀 挀漀渀猀琀爀甀漀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀ᴀ⸠
O rompimento com os modos tradicionais de fazer jornalismo segue na penúltima ponta descrita pelo autor. Nela é recomendado ao jornalista evitar fontes oficiais e valorizar outros pontos de vista. 䄀 猀琀椀洀愀Ⰰ 攀 切氀琀椀洀愀 瀀漀渀琀愀Ⰰ 猀漀戀爀攀 瀀攀爀洀愀渀渀挀椀愀⸀ 一漀 瀀攀爀洀椀琀椀爀 焀甀攀 漀 琀攀砀琀漀 瀀攀爀挀愀 猀攀甀 瘀愀氀漀爀 攀 猀攀樀愀 攀猀焀甀攀挀椀搀漀⸀ 䄀 攀猀挀漀氀栀愀 搀愀 瀀愀甀琀愀 搀攀瘀攀 氀攀瘀愀爀 攀洀 挀漀渀猀椀搀攀爀愀漀 猀甀愀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 猀漀挀椀愀氀 瀀愀爀愀 焀甀攀 攀氀愀 渀漀 猀攀樀愀 攀猀焀甀攀挀椀搀愀 攀 瀀攀爀洀愀渀攀愀 爀攀氀攀瘀愀渀琀攀 挀漀洀 漀 瀀愀猀猀愀爀 搀漀 琀攀洀瀀漀⸀
Portanto, pode-se observar que o trabalho desenvolvido segue as características elencadas por Pena (2006), considerando somente o espaço-tempo desde a abertura política. A pauta escolhida não é factual, consequentemente, está relacionada com a segunda característica. Com base nos princípios temporais do jornalismo, a história da família Mello/Obetine seria desconhecida. Porém, partindo do jornalismo literário, o relato merece ser contado e se justifica por ser uma das últimas oportunidades de realizar tal produção na cidade. Devido ao tempo decorrido desde o início do regime, as pessoas envolvidas e os familiares delas já faleceram. Portanto, com o breve passar dos anos será cada vez mais difícil recontar histórias como da família Mello/Obetine, até que elas acabem esquecidas. 䄀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 琀愀洀戀洀 愀洀瀀氀椀愀 愀猀 瘀椀猀攀猀 搀漀 愀挀漀渀琀攀挀椀洀攀渀琀漀Ⰰ 挀愀爀愀挀琀攀爀猀琀椀挀愀 搀愀 琀攀爀挀攀椀爀愀 瀀漀渀琀愀Ⰰ 瀀漀椀猀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀 甀洀愀 渀漀瘀愀 瀀攀爀猀瀀攀挀琀椀瘀愀 猀漀戀爀攀 漀 焀甀攀 昀漀椀 攀渀昀爀攀渀琀愀搀漀 渀漀 瀀攀爀漀搀漀 搀椀琀愀琀漀爀椀愀氀 攀 愀猀 挀椀挀愀琀爀椀稀攀猀 搀攀椀砀愀搀愀猀 瀀漀爀 攀氀攀⸀ 䄀瀀攀猀愀爀 搀愀猀 椀渀挀漀渀琀瘀攀椀猀 瀀爀漀搀甀攀猀 ⠀愀爀琀椀最漀猀Ⰰ 氀椀瘀爀漀猀Ⰰ 昀椀氀洀攀猀Ⰰ 攀琀挀⸀⤀ 焀甀攀 琀爀愀琀愀洀 搀漀猀 愀挀漀渀琀攀挀椀洀攀渀琀漀猀 攀 搀漀 氀攀最愀搀漀 搀愀 䐀椀琀愀搀甀爀愀Ⰰ 愀椀渀搀愀 栀 瀀攀猀猀漀愀猀 搀攀猀椀渀昀漀爀洀愀搀愀猀 焀甀攀 愀挀爀攀搀椀琀愀洀 渀漀 琀攀爀 栀愀瘀椀搀漀 爀攀瀀爀攀猀猀漀 渀漀 䈀爀愀猀椀氀⸀ 䔀 愀椀渀搀愀 栀 栀椀猀琀爀椀愀猀 瀀愀爀愀 猀攀爀攀洀 挀漀渀琀愀搀愀猀⸀ 䌀漀洀 椀猀猀漀Ⰰ 漀 瀀爀漀樀攀琀漀 䴀攀洀爀椀愀猀㨀 猀漀戀爀攀 琀攀洀瀀漀Ⰰ 昀愀洀氀椀愀 攀 爀攀猀椀猀琀渀挀椀愀 瘀椀猀愀 攀砀攀爀挀椀琀愀爀 愀 挀椀搀愀搀愀渀椀愀Ⰰ 瀀漀椀猀 猀攀 樀甀渀琀愀 猀 漀甀琀爀愀猀 瀀爀漀搀甀攀猀 挀漀洀 愀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀漀 搀攀 甀洀 渀漀瘀漀 渀最甀氀漀⸀
A sétima ponta caracteriza não só o texto final, mas também é parte da justificativa por trás da proposta de projeto. É sobre permanência. Não permitir que o texto perca seu valor e seja esquecido. A escolha da pauta deve levar em consideração sua importância social para que ela não seja esquecida e permaneça relevante com o passar do tempo. |
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DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO |
A grande reportagem Memórias: sobre tempo, família e resistência foi desenvolvida durante o segundo semestre de 2017, na disciplina de Projeto Experimental em Jornalismo, orientada pela professora Rosana Cabral Zucolo. Em discussões sobre o que poderia ser feito surgiu a ideia de abordar a Ditadura Militar, mas com foco nas pessoas, civis, que vivenciaram o período.䔀渀焀甀愀渀琀漀 漀 瀀爀漀樀攀琀漀 愀椀渀搀愀 琀漀洀愀瘀愀 昀漀爀洀愀Ⰰ 愀 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 䘀攀搀攀爀愀氀 搀攀 匀愀渀琀愀 䴀愀爀椀愀 ⠀唀䘀匀䴀⤀ 攀 漀 倀爀漀樀攀琀漀 䌀氀渀椀挀愀猀 搀漀 吀攀猀琀攀洀甀渀栀漀 爀攀愀氀椀稀愀爀愀洀 甀洀愀 䌀漀渀瘀攀爀猀愀 倀切戀氀椀挀愀 挀漀洀 漀 琀攀洀愀 ᰀ䄠 搀椀琀愀搀甀爀愀 攀洀 匀愀渀琀愀 䴀愀爀椀愀㨀 琀攀猀琀攀洀甀渀栀漀猀 搀愀 爀攀瀀爀攀猀猀漀 攀 搀愀 爀攀猀椀猀琀渀挀椀愀ᴀ⸠ 伀 䌀氀渀椀挀愀猀 搀漀 吀攀猀琀攀洀甀渀栀漀⼀ 䤀渀猀琀椀琀甀琀漀 䄀倀倀伀䄀 甀洀 瀀爀漀樀攀琀漀 搀愀 䌀漀洀椀猀猀漀 搀愀 䄀渀椀猀琀椀愀Ⰰ 焀甀攀 琀攀洀 愀 椀渀琀攀渀漀 氀攀瘀愀渀琀愀爀 琀攀猀琀攀洀甀渀栀漀猀 搀攀 瀀攀猀猀漀愀猀 愀昀攀琀愀搀愀猀 瀀攀氀漀 爀攀最椀洀攀 搀椀琀愀琀漀爀椀愀氀 戀爀愀猀椀氀攀椀爀漀 瀀愀爀愀 搀椀猀挀甀琀椀爀 漀猀 攀昀攀椀琀漀猀 瀀猀焀甀椀挀漀猀Ⰰ 猀漀挀椀愀椀猀 攀 瀀漀氀琀椀挀漀猀 搀愀 瘀椀漀氀渀挀椀愀⸀ 䄀 挀漀渀瘀攀爀猀愀 漀挀漀爀爀攀甀 渀漀 搀椀愀 㜀 搀攀 愀最漀猀琀漀 搀攀 ㈀ 㜀 攀 琀攀瘀攀 搀甀爀愀漀 搀攀Ⰰ 愀瀀爀漀砀椀洀愀搀愀洀攀渀琀攀Ⰰ ㌀ 栀漀爀愀猀⸀ 唀洀愀 搀愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀渀琀攀猀 昀漀椀 䜀攀椀猀愀 䈀愀琀椀猀琀愀 伀戀攀琀椀渀攀Ⰰ 昀椀氀栀愀 搀攀 䈀愀氀琀栀愀稀愀爀 䴀攀氀氀漀Ⰰ 昀攀爀爀漀瘀椀爀椀漀 昀愀氀攀挀椀搀漀 攀 攀砀ⴀ瀀爀攀猀漀 瀀漀氀琀椀挀漀⸀
Naquela noite, o testemunho de Geisa emocionou a plateia. A lucidez e a história de vida daquela senhora de 77 anos foram a inspiração e o pontapé necessário para começar de fato as apurações do projeto Memórias: sobre tempo, família e resistência. 伀 瀀爀椀洀攀椀爀漀 攀渀挀漀渀琀爀漀 挀漀洀 䜀攀椀猀愀 昀漀椀 挀栀攀椀漀 搀攀 挀甀椀搀愀搀漀猀 攀 愀渀猀椀攀搀愀搀攀Ⰰ 愀 瀀爀攀漀挀甀瀀愀漀 挀漀洀 漀 挀漀渀昀漀爀琀漀 搀愀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀愀 攀爀愀 瀀爀椀漀爀椀琀爀椀愀Ⰰ 戀攀洀 挀漀洀漀 搀攀椀砀ⴀ氀愀 瘀漀渀琀愀搀攀 挀漀洀 搀甀愀猀 攀猀琀爀愀渀栀愀猀 攀洀 甀洀愀 挀愀猀愀 瀀攀焀甀攀渀愀 渀愀 爀甀愀 䔀甀挀氀椀搀攀猀 搀愀 䌀甀渀栀愀⸀ 一愀 挀愀猀愀Ⰰ 挀漀洀 猀甀愀猀 昀椀氀栀愀猀 昀愀稀攀渀搀漀 瀀攀爀最甀渀琀愀猀 猀漀戀爀攀 漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 攀 搀攀洀漀渀猀琀爀愀渀搀漀 攀甀昀漀爀椀愀 愀漀 昀愀氀愀爀 搀漀 愀猀猀甀渀琀漀Ⰰ 琀愀渀琀漀 搀愀 䐀椀琀愀搀甀爀愀 焀甀愀渀琀漀 搀漀 愀瘀Ⰰ 愀 瀀爀椀洀攀椀爀愀 瀀攀爀最甀渀琀愀 昀攀椀琀愀 䜀攀椀猀愀 昀漀椀 搀漀 焀甀攀 攀氀愀 猀攀 氀攀洀戀爀愀瘀愀 渀愀焀甀攀氀愀 洀愀渀栀 搀攀 먀 搀攀 愀戀爀椀氀 搀攀 㘀㐀⸀ 倀愀爀愀 琀攀爀 甀洀愀 渀漀漀 搀漀 ᰀ愠爀ᴀ†搀愀焀甀攀氀攀猀 搀椀愀猀 焀甀攀 猀甀挀攀搀攀爀愀洀 漀 最漀氀瀀攀Ⰰ 愀 瀀攀爀最甀渀琀愀 椀渀椀挀椀愀氀 昀漀椀 昀攀椀琀愀 搀攀 昀漀爀洀愀 焀甀攀 愀猀 洀攀洀爀椀愀猀 搀愀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀 昀漀爀愀洀 猀甀爀最椀渀搀漀Ⰰ 挀愀搀愀 昀愀氀愀 攀 挀愀搀愀 昀爀愀猀攀 挀愀爀爀攀最愀瘀愀 甀洀 瀀漀甀挀漀 搀攀 愀渀最切猀琀椀愀 搀愀 洀攀洀爀椀愀 搀漀 最漀氀瀀攀Ⰰ 搀漀 洀攀搀漀 攀 搀愀猀 瀀攀爀挀攀瀀攀猀 瀀漀甀挀漀 愀 瀀漀甀挀漀 搀漀 焀甀攀 愀挀漀渀琀攀挀椀愀⸀
Então, Geisa começou a falar e relembrar daqueles dias, contando o que vinha à memória primeiro, conforme as dúvidas surgiam, sobre datas ou afirmações, as perguntas foram sendo feitas. Na segunda entrevista, após a decupagem do primeiro áudio, já se tinha alguns questionamentos direcionados, pois haviam informações faltando e frases a serem confirmadas. Na terceira entrevista, já dado início a produção da reportagem, a fotógrafa foi até a casa para tirar as fotos que estão na reportagem, e houve uma última conversa com alguns pontos finais. 伀 瀀爀漀樀攀琀漀Ⰰ 攀渀琀漀Ⰰ 挀漀渀琀漀甀 挀漀洀 漀猀 爀攀氀愀琀漀猀 搀攀 䜀攀椀猀愀 䈀愀琀椀猀琀愀 伀戀攀琀椀渀攀 攀 挀漀洀 猀甀愀 昀椀氀栀愀Ⰰ 刀椀琀愀 伀戀攀琀椀渀攀⸀ 䄀猀 搀甀愀猀 瀀爀椀洀攀椀爀愀猀 昀漀爀愀洀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀猀 渀愀 挀愀猀愀 搀攀 䜀攀椀猀愀Ⰰ 挀漀洀 猀甀愀猀 昀椀氀栀愀猀 樀甀渀琀漀Ⰰ 漀甀瘀椀渀搀漀 攀 琀愀洀戀洀 漀爀椀攀渀琀愀渀搀漀 愀氀最甀渀猀 攀猀焀甀攀挀椀洀攀渀琀漀猀 搀愀 洀攀 ⠀樀 猀甀愀 洀攀洀爀椀愀 愀 挀漀渀昀甀渀搀椀愀 瀀漀爀 瘀攀稀攀猀⤀⸀ 䐀攀瀀漀椀猀 搀漀 瀀爀椀洀攀椀爀漀 攀渀挀漀渀琀爀漀 渀愀 挀愀猀愀 搀愀 昀愀洀氀椀愀Ⰰ 愀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀 昀漀椀 搀攀挀甀瀀愀搀愀 攀 愀渀愀氀椀猀愀搀愀 挀漀洀 漀 瀀爀漀瀀猀椀琀漀 搀攀 椀搀攀渀琀椀昀椀挀愀爀 瀀漀渀琀漀猀 焀甀攀 渀攀挀攀猀猀椀琀愀瘀愀洀 搀攀 攀猀挀氀愀爀攀挀椀洀攀渀琀漀猀⸀ 䄀 猀攀最甀渀搀愀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀Ⰰ 攀 切氀琀椀洀愀Ⰰ 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀 琀攀瘀攀 搀甀爀愀漀 搀攀 愀瀀爀漀砀椀洀愀搀愀洀攀渀琀攀 搀甀愀猀 栀漀爀愀猀⸀ 一攀氀愀 昀漀爀愀洀 攀猀挀氀愀爀攀挀椀搀漀猀 漀甀琀爀漀猀 瀀漀渀琀漀猀 搀愀 栀椀猀琀爀椀愀 搀攀 䈀愀氀琀栀愀稀愀爀 攀 漀猀 挀愀猀漀猀 攀洀 琀漀爀渀漀 搀攀氀愀⸀
Trabalhar com memória foi um desafio. As lembranças falham e é complexo determinar quando não se pode mergulhar mais nelas. 刀椀琀愀 伀戀攀琀椀渀攀Ⰰ 栀椀猀琀漀爀椀愀搀漀爀愀 攀 渀攀琀愀 搀攀 䈀愀氀琀栀愀稀愀爀Ⰰ 昀漀椀 愀 切氀琀椀洀愀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀愀⸀ 伀 攀渀挀漀渀琀爀漀 搀甀爀漀甀 挀攀爀挀愀 搀攀 甀洀愀 栀漀爀愀 渀愀 戀椀戀氀椀漀琀攀挀愀 搀漀 䌀攀渀琀爀漀 唀渀椀瘀攀爀猀椀琀爀椀漀 䘀爀愀渀挀椀猀挀愀渀漀⸀ 一攀猀琀攀 洀漀洀攀渀琀漀 栀愀瘀椀愀 渀攀挀攀猀猀椀搀愀搀攀 搀攀 攀猀挀氀愀爀攀挀攀爀 氀漀挀愀椀猀 攀 搀愀琀愀猀 焀甀攀 䜀攀椀猀愀 樀 渀漀 氀攀洀戀爀愀 挀漀洀 瀀攀爀昀攀椀漀⸀ 䄀氀洀 搀攀 愀氀最甀渀猀 爀攀氀愀琀漀猀 瀀攀猀猀漀愀椀猀 猀漀戀爀攀 漀 愀瘀 攀 愀 愀瘀Ⰰ 愀 爀攀氀愀漀 挀漀洀 猀攀甀猀 昀椀氀栀漀猀Ⰰ 猀甀愀 瘀椀搀愀 栀漀樀攀 搀椀愀渀琀攀 搀愀 愀琀甀愀氀椀搀愀搀攀⸀
A produção da reportagem iniciou após a decupagem da última entrevista. Ela foi construída de forma a relacionar os relatos com o contexto ditatorial na época. As fotos foram feitas depois da conclusão do texto por uma fotógrafa do Laboratório de Fotografia e Memória do curso de Jornalismo do Centro Universitário Franciscano.ऀ䄀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 攀猀琀 瀀甀戀氀椀挀愀搀愀 渀愀 瀀氀愀琀愀昀漀爀洀愀 䴀攀搀椀甀洀Ⰰ 搀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 渀漀 氀椀渀欀㨀 栀琀琀瀀㨀⼀⼀戀椀琀⸀氀礀⼀㈀稀一㔀伀䠀娀⸀ 㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀搀㘀㈀愀 㠀∀㸀㰀戀㸀䌀伀一匀䤀䐀䔀刀䄀윀픀䔀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀倀漀爀 洀攀椀漀 搀愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 昀漀椀 瀀漀猀猀瘀攀氀 爀攀猀最愀琀愀爀 瀀愀爀琀攀 搀愀猀 栀椀猀琀爀椀愀猀 搀攀 瀀攀猀猀漀愀猀 焀甀攀 瘀椀瘀攀渀挀椀愀爀愀洀 搀攀 瀀攀爀琀漀 甀洀 瀀攀爀漀搀漀 琀漀 戀爀甀琀愀氀 搀漀 䈀爀愀猀椀氀⸀ 伀 琀攀砀琀漀 瀀漀搀攀爀 挀漀氀愀戀漀爀愀爀 挀漀洀 愀 爀攀琀漀洀愀搀愀 搀愀 挀漀渀猀挀椀渀挀椀愀 猀漀戀爀攀 漀猀 栀漀爀爀漀爀攀猀 焀甀攀 琀漀洀愀爀愀洀 挀漀渀琀愀 搀愀 瘀椀搀愀 搀愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 焀甀攀 氀甀琀愀瘀愀洀 瀀漀爀 椀搀攀愀椀猀 搀攀洀漀挀爀琀椀挀漀猀⸀
Fica evidente o mergulho feito nos preceitos do jornalismo literário, a fim de transmitir a humanidade e empatia para o leitor. Certamente um desafio se desprender das técnicas do jornalismo tradicional. Por isso, e pelo tema escolhido, o resultado não poderia ser menos do que o amadurecimento técnico. Além de ter sido uma experiência que acrescentou muito ao crescimento pessoal. ऀ䄀猀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀猀 攀 瘀椀瘀渀挀椀愀猀 挀漀渀琀愀搀愀猀 瀀攀氀愀 昀椀氀栀愀 搀攀 䈀愀氀琀愀稀愀爀 搀攀洀漀渀猀琀爀愀洀 搀攀 昀漀爀洀愀 搀椀猀琀愀渀琀攀 ጀ†洀愀猀 爀攀愀氀 ጀ†漀 焀甀攀 瘀椀瘀攀爀 猀漀戀 甀洀 爀攀最椀洀攀 洀椀氀椀琀愀爀Ⰰ 愀猀 氀椀戀攀爀搀愀搀攀猀 挀攀爀挀攀愀搀愀猀 攀 愀 瘀椀搀愀 氀椀洀椀琀愀搀愀 愀漀 漀爀搀椀渀爀椀漀Ⰰ 猀攀洀 攀瘀漀氀甀漀 攀渀焀甀愀渀琀漀 渀愀漀 攀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀⸀ 䐀攀猀猀愀 昀漀爀洀愀Ⰰ 渀漀猀 琀攀洀瀀漀猀 搀攀 栀漀樀攀Ⰰ 瀀爀攀挀椀猀漀 攀猀琀甀搀愀爀 攀 漀氀栀愀爀 挀漀洀 挀甀椀搀愀搀漀 瀀愀爀愀 漀 洀漀洀攀渀琀漀 瀀漀氀琀椀挀漀 攀 漀 瀀漀猀椀挀椀漀渀愀洀攀渀琀漀 焀甀攀 猀攀 椀爀 琀攀爀 搀椀愀渀琀攀 搀漀 焀甀攀 攀猀琀 愀挀漀渀琀攀挀攀渀搀漀⸀ 䄀 栀椀猀琀爀椀愀 挀挀氀椀挀愀Ⰰ 瀀攀爀漀搀漀猀 猀攀 爀攀瀀攀琀攀洀 攀 瀀爀攀挀椀猀漀 愀瀀爀攀渀搀攀爀 挀漀洀 漀猀 攀爀爀漀猀 瀀愀爀愀 焀甀攀 猀攀 挀漀渀昀椀最甀爀攀 甀洀愀 搀攀洀漀挀爀愀挀椀愀 猀氀椀搀愀Ⰰ 搀攀氀椀戀攀爀愀琀椀瘀愀Ⰰ 焀甀攀 愀氀挀愀渀挀攀 愀 琀漀搀漀猀 攀 琀攀渀栀愀 甀洀愀 攀猀昀攀爀愀 瀀切戀氀椀挀愀 愀挀攀猀猀瘀攀氀⸀ 䐀攀猀猀愀 昀漀爀洀愀Ⰰ 愀 搀椀琀愀搀甀爀愀 渀漀 猀攀爀 瘀椀猀琀愀 挀漀洀漀 ᰀ猠愀氀瘀愀漀ᴀ⸠ 㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀搀㘀㈀愀 㠀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀䈀䔀刀一䤀Ⰰ 䄀渀琀漀渀椀漀 䄀甀最甀猀琀漀 䐀甀爀最愀渀琀攀⸀ 䘀椀洀 搀漀 瀀爀愀最洀愀琀椀猀洀漀㨀 愀猀 爀攀氀愀攀猀 攀渀琀爀攀 䔀猀琀愀搀漀 攀 漀猀 昀攀爀爀漀瘀椀爀椀漀猀 攀洀 匀愀渀琀愀 䴀愀爀椀愀⼀刀匀 搀甀爀愀渀琀攀 漀 瀀爀椀洀攀椀爀漀 瀀攀爀漀搀漀 搀愀 搀椀琀愀搀甀爀愀 挀椀瘀椀氀ⴀ洀椀氀椀琀愀爀 渀漀 戀爀愀猀椀氀 ⠀㤀㘀㐀ⴀ㤀㘀㠀⤀⸀ ㌀ 昀⸀ 䐀椀猀猀攀爀琀愀漀 ⠀倀爀漀最爀愀洀愀 搀攀 瀀猀ⴀ最爀愀搀甀愀漀 攀洀 䌀椀渀挀椀愀猀 匀漀挀椀愀椀猀⤀ ⴀ 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 䘀攀搀攀爀愀氀 搀攀 匀愀渀琀愀 䴀愀爀椀愀Ⰰ 匀愀渀琀愀 䴀愀爀椀愀⸀ ㈀ ㈀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 栀琀琀瀀㨀⼀⼀爀攀瀀漀猀椀琀漀爀椀漀⸀甀昀猀洀⸀戀爀⼀栀愀渀搀氀攀⼀⼀㘀㈀㈀㌀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䈀伀䄀匀Ⰰ 匀攀爀最椀漀 嘀椀氀愀猀⸀ 倀攀爀昀椀猀 攀 挀漀洀漀 攀猀挀爀攀瘀ⴀ氀漀猀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 匀甀洀洀甀猀 䔀搀椀琀漀爀椀愀氀Ⰰ ㈀ ㌀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䜀䄀匀倀䄀刀䤀Ⰰ 䔀氀椀漀⸀ 䄀 䐀椀琀愀搀甀爀愀 䔀渀瘀攀爀最漀渀栀愀搀愀⸀ 刀椀漀 搀攀 䨀愀渀攀椀爀漀㨀 䔀搀椀琀漀爀愀 䤀渀琀爀渀猀攀挀愀Ⰰ ㈀ 㐀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀开开开开开开开开开开开开开开开开开⸀ 䄀 䐀椀琀愀搀甀爀愀 䔀猀挀愀渀挀愀爀愀搀愀⸀ 刀椀漀 搀攀 䨀愀渀攀椀爀漀㨀 䔀搀椀琀漀爀愀 䤀渀琀爀渀猀攀挀愀Ⰰ ㈀ 㐀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䴀䔀䐀䤀一䄀Ⰰ 䌀⸀䄀⸀ 䔀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀⸀ 伀 搀椀氀漀最漀 瀀漀猀猀瘀攀氀⸀ ㈀⸀ 攀搀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 섀琀椀挀愀Ⰰ 㤀㤀 ⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䴀䔀䤀䠀夀Ⰰ 䨀⸀ 䌀⸀ 匀 ⸀ 䈀⸀ 䴀愀渀甀愀氀 搀愀 栀椀猀琀爀椀愀 漀爀愀氀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䔀搀椀攀猀 䰀漀礀漀氀愀Ⰰ ㈀ 㔀⸀ 㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀伀刀䴀䄀一䔀娀䔀Ⰰ 䘀愀戀椀愀渀漀⸀ 伀 最渀攀爀漀 瀀攀爀昀椀氀 氀甀稀 搀漀猀 瘀愀氀漀爀攀猀ⴀ渀漀琀挀椀愀㨀 甀洀愀 挀漀渀琀爀椀戀甀椀漀 愀漀 攀猀琀甀搀漀 搀漀 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 䰀椀琀攀爀爀椀漀⸀ 䤀渀㨀 㘀뀀 䔀渀挀漀渀琀爀漀 倀愀甀氀椀猀琀愀 搀攀 倀爀漀昀攀猀猀漀爀攀猀 搀攀 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀Ⰰ ㈀ ㌀Ⰰ 匀漀 倀愀甀氀漀⸀ 䄀渀愀椀猀 搀漀 㘀뀀 䔀渀挀漀渀琀爀漀 倀愀甀氀椀猀琀愀 搀攀 倀爀漀昀攀猀猀漀爀攀猀 搀攀 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䘀一倀䨀Ⰰ ㈀ ㌀⸀ 瘀⸀ ⸀ 瀀⸀ ⴀ㔀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 栀琀琀瀀㨀⼀⼀眀眀眀⸀昀渀瀀樀⸀漀爀最⸀戀爀⼀猀漀愀挀⼀漀挀猀⼀瘀椀攀眀愀戀猀琀爀愀挀琀⸀瀀栀瀀㼀椀搀㴀㤀㠀㌀☀挀昀㴀㈀㘀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 㔀 搀攀 愀戀爀椀氀 搀攀 ㈀ 㠀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀倀䔀一䄀Ⰰ 䘀攀氀椀瀀攀⸀ 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 氀椀琀攀爀爀椀漀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䔀搀椀琀漀爀愀 䌀漀渀琀攀砀琀漀Ⰰ ㈀ 㘀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀刀攀氀愀琀爀椀漀 搀愀 䌀漀洀椀猀猀漀 一愀挀椀漀渀愀氀 搀愀 嘀攀爀搀愀搀攀⸀ 䈀爀愀猀氀椀愀Ⰰ ㈀ 㐀⸀ 㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀圀伀䰀䘀䔀Ⰰ 吀漀洀㬀 匀䤀儀唀䔀䤀刀䄀Ⰰ 䨀漀猀 刀甀戀攀渀猀⸀ 刀愀搀椀挀愀氀 挀栀椀焀甀攀 攀 漀 渀漀瘀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䔀搀椀琀漀爀愀 䌀漀洀瀀愀渀栀椀愀 搀愀猀 䰀攀琀爀愀猀Ⰰ ㈀ 㔀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀
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