ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XIX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #d62a08"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;01290</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PP</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PP12</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Caramelo Cósmico</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Paloma Kohler Rossa (Centro Universitário Curitiba); Camila Trevisan Bueno Ormerod (Centro Universitário Curitiba); Thayná Hanchark (Centro Universitário Curitiba); Hayanna Lane de Moraes de Lima (Centro Universitário Curitiba); Everton Moreira (Centro Universitário Curitiba); Janiclei Mendonça (Centro Universitário Curitiba); Bruno Marques de Mendonça (Centro Universitário Curitiba)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;Audiovisual, Branded content, Cena musical independente, Conteúdo digital, Publicidade online</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Este artigo apresenta o desenvolvimento de uma campanha online, desenvolvida na disciplina de Conteúdo Digital e Intermídias  Ênfase de Meios Digitais do Centro Universitário Curitiba para a produtora Caramelo Cósmico. A empresa, curitibana, existe desde de 2016 e tem como foco apoiar o trabalho da cena musical independente. Entre vários esforços comunicacionais foram planejadas peças online, um videoclipe e um podcast. O planejamento futuro da empresa é que a marca, além de produzir eventos, se torne um canal de informação e de referência sobre música nacional, autoral e underground. As bases para a produção dos materiais foram os conceitos de branded content abordados pela disciplina.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Neste documento, visamos apresentar o relatório de investigação sobre a atuação digital da marca Caramelo Cósmico, presente no segmento de produção de shows e eventos independentes, e apresentar uma proposta de campanha publicitária online, baseada na produção de conteúdo relevante. Segundo relatório anual do Pró-Música Brasil (2017), a receita da indústria musical no Brasil em 2016 foi de 229,8 mil dólares. Somado a isso, o mercado de música digital cresceu 23% em relação a 2015. Sendo assim, a presença, produção e divulgação de material digital se torna praticamente uma obrigação para o crescimento e visibilidade das marcas desse setor. Dentro desse contexto, surgiu o interesse do grupo em analisar as características da comunicação digital da marca Caramelo Cósmico e propor sugestões de conteúdos digitais, com o intuito de criar uma nova e mais abrangente estratégia de comunicação para ser veiculada em seus canais online. Na busca por diferenciações táticas, optamos por construir um trabalho baseado em uma estratégia de Branded Content ou, marketing de conteúdo que, de acordo com Kotler, Kartajaya e Setiawan (2017) pode ser definido como "uma abordagem que envolve criar, selecionar, distribuir e ampliar conteúdo que seja interessante, relevante e útil para um público claramente definido com o objetivo de gerar conversas sobre esse conteúdo" (p.147). Assim, podemos afirmar que em sua essência, o Branded Content visa engajar e conquistar o usuário a partir de estratégias de conteúdos relevantes, adaptados aos interesses e linguagem do público em questão, envolvendo o entendimento do público-alvo até a fidelização do usuário. Realizando e analisando o inventário do conteúdo atual da Caramelo Cósmico, percebemos que, até então, havia uma baixa frequência da geração desse conteúdo, cabendo a possibilidade da criação de uma campanha com foco no aumento dos ativos digitais da marca.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Este trabalho foi desenvolvido com o objetivo de, após o estudo profundo da identidade e posicionamento da marca Caramelo Cósmico, produzir um conteúdo relevante, em nome da marca, com linguagem cativante e formatar uma estratégia de distribuição desse material para atingir com efetividade o público-alvo. Sendo assim, montamos um planejamento a fim de: atrair tráfego de visitantes aos canais digitais, para que, consequentemente, se tornem os principais meios de divulgação dos eventos produzidos pela empresa; gerar maior visibilidade e popularidade para marca, que busca se tornar referência em conteúdo do segmento; abrir o diálogo com o público; popularizar a música e os artistas independentes. Além disso, o conteúdo relevante pode ir além e fazer com que as pessoas promovam a marca por meio de compartilhamentos, sendo também uma oportunidade de aprofundar o relacionamento com os atuais clientes. A estratégia desenvolvida contempla, além de eventos físicos como festas e shows, parcerias com marcas de roupas já conhecidas; conteúdos e materiais para a divulgação nos sites de redes sociais da produtora e das bandas que participarem dos eventos da Caramelo, uma newsletter quinzenal para o público que estiver cadastrando no mailing da produtora e dois materiais audiovisuais: um podcast, que será um programa semanal, em que novos trabalhos das bandas são ouvidos por fãs e profissionais do meio e então falam sobre suas opiniões iniciais; e videoclipes (no qual um piloto foi produzido), que farão parte de uma série na qual artistas e bandas independentes tocam seus singles em uma versão acústica.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">De acordo com Rogério Covaleski uma comunicação por conteúdo "é centrada nas qualidades e nos diferenciais da marca, que busca relacionar os benefícios do entretenimento a ela, possibilitando ao anunciante integrar sua imagem marcaria ao discurso, não eximindo o público receptor de desfrutar do qual está inserida." (COVALESKI, 2013, p.40). Assim, compreende-se que as estratégias de Branded Content são meios de gerar conhecimento, memória de marca e fidelização por parte dos clientes. Justifica-se a aplicação de tal método por meio de três fatores principais referentes ao contexto da marca trabalhada, a Caramelo Cósmico. Primeiramente, considera-se que a crescente popularização do uso de canais digitais como veículo, tanto por parte das empresas quanto dos consumidores em geral, o que abre espaço para o diálogo com os consumidores na internet. Somado a isso, temos a baixa informação do público sobre das novidades do segmento no Brasil. Esse fator, exige das marcas um planejamento que seja capaz de atualizar o consumidor a respeito de artistas, bandas, músicas, etc. Além disso, é válido considerar a importância de deter a atenção do target e criar um diálogo com o mesmo. Estes pontos desenham um cenário um tanto quanto desafiador para a Caramelo Cósmico. Assim sendo, entende-se que, cada vez mais, estratégias diferenciadas que tem por objetivo atingir o público-alvo de uma marca ou organização, são extremamente necessárias para o bom desempenho de uma empresa no mercado. Essas características são reforçadas ainda mais quando se diz respeito ao meio online, cenário no qual existe a "banalização de conteúdo", A internet é o meio em que qualquer pessoa ou empresa tenta buscar espaço e visibilidade, portanto é essencial um material de qualidade e boa distribuição do mesmo para se destacar. Kotler, Kartajaya e Setiawan (2017) destacam que: "ao contrário da mídia tradicional, que conta com transmissões de rádio ou TV de um para muitos, a mídia social permite conversas interativas. Os diálogos bidirecionais diretos com os consumidores com frequência são mais eficazes e também mais econômicos. Esse pensamento leva um número maior de marcas e empresas a utilizar o marketing de conteúdo na mídia social a fim de completar a propaganda tradicional." (KOTLER; KARTAJAYA; SETIAWAN, 2017, p.149). Para traçar e desenvolver ações de comunicação com eficiência, o branded content, através da criação de conteúdo, surge como uma forma de envolver o consumidor de maneira mais sutil e efetiva do que as táticas de estreitamento de relacionamento entre marca e consumidor que já são consideradas convencionais. O fato de ser, por vezes, mais eficaz (em questão de custo x benefício) que as estratégias publicitárias pré-moldadas, se deve ao fato de que o mesmo se dispõe a estabelecer os fundamentos de suas ações por meio de criação e divulgação de conteúdo relevante para o consumidor em questão, e não apenas de dados técnicos, mercadológicos e informações voltadas exclusivamente à venda. Dessa forma, mais do que informado, o consumidor se vê atraído, interessado e instigado a conhecer mais da marca  não necessariamente pela sua gama de produtos e serviços, mas pelo que ela tem a dizer. Quanto ao cliente com o qual estamos tratando, para a criação do vídeo, considerou-se o contexto mercadológico em que o mesmo está inserido, o perfil psicográfico de seu público-alvo, a linha de comunicação já utilizada e a dos concorrentes. Por meio desta análise, foi possível entender que o público focal da Caramelo Cósmico não seria convencido apenas com anúncios de linguagem comum, era preciso conquistá-lo pela paixão que todos os integrantes do target têm em comum: a arte.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Viver de música é possível, mas é uma tarefa muito árdua. O processo para um artista conseguir sair do underground ou então continuar nele, mas com certo reconhecimento, é cheio de obstáculos. Normalmente o artista não possui dinheiro suficiente para investir e também não tem quem invista nele. Toca por cachês baixos para juntar dinheiro e gravar uma demo, um clipe, ou buscar alguma outra maneira de divulgar o seu trabalho. No Brasil, principalmente nesse cenário, é recorrente que artistas bons, com propostas boas acabem desistindo de seus sonhos pela falta de incentivo, ou até mesmo pela ganância da indústria, que busca sempre monetizar ao máximo os seus artistas, os tornando meramente comerciais, fazendo com que percam sua essência. Como alternativa para arrecadação, alguns artistas aderem ao crowdfunding que nada mais é que uma "vaquinha" virtual, onde os fãs doam dinheiro para a realização do trabalho do artista, seja um CD, clipe ou gravação de um DVD em troca de algum item exclusivo a ser decidido pela equipe do artista. É uma troca justa entre quem quer dar algo novo e quem quer receber algo novo. A plataforma mais conhecida que gere esse tipo de ação é o Catarse. Além dele, existem outras inúmeras plataformas que visam enaltecer a cena musical underground brasileira, entre elas: CD Baby, Palco Digital, Bandtripper, Bandcamp e Netshow.me. Esses são projetos voltados para divulgação das bandas e artistas, fazendo com que consigam realizar suas monetizar suas propostas, obtendo lucro. (REVISTAOQI, 2017) Atualmente, o público vem consumindo cada vez mais a música no formato digital do que no formato físico propriamente dito, ter seus discos disponibilizados nos serviços de streaming e venda, como o Spotify, Deezer, Napster, AppleMusic, além do próprio YouTube ajuda, e muito, na divulgação dos trabalhos. Como falado anteriormente, houve crescimento no segmento de 23% em 2016 em relação ao ano de 2015. Se as marcas não estiverem presentes em alguma plataforma digital o alcance do público é dificultado e, consequentemente, o retorno financeiro. Portanto, a chance de um novo artista conseguir encurtar o caminho das pedras que muitos outros enfrentam, é grande, basta apenas traçar uma boa estratégia digital. Nesse caminho entendemos que, uma produtora que apoia o mercado, precisa seguir os mesmos passos. A Caramelo Cósmico, existe desde 2016, sob o nome de Fun Cwb Entretenimento, a produtora de shows e eventos surgiu a partir do sonho de seus fundadores de apoiar a música independente autoral no Brasil. Os sócios, Felipe Schindler e Paloma Kohler, fazem parte do meio musical desde mais jovens e acompanharam o auge e decadência de várias bandas do meio underground. Levando sempre em conta o posicionamento da marca: "feito de fã para fã", desde a fundação, já foram promovidos 9 shows, alguns em parceria com outras produtoras, tanto locais como de outros estados. E, durante a produção deste trabalho, foi divulgado o primeiro festival produzido pela empresa, batizado de "Caramelo Fest", que surgiu com o mote de celebrar o primeiro ano de sua nova fase. O evento aconteceu no dia 15 de julho de 2017 e contou com a presença de 6 bandas nacionais: Trampa (DF), Alarmes (DF), Hover (RJ), Médicos de Cuba (PR), Condiz (PR) e Reticências (PR). Atualmente a marca trabalha apenas com presença digital para divulgação dos shows. São utilizados o Facebook, para promoção dos eventos, e o Instagram, como apoio e para cobertura dos eventos ou visitas a festivais promovidos por produtoras parceiras. Porém, a marca não possui um planejamento de conteúdo e as postagens são sazonais, ou seja, dependem da agenda de eventos. Por possuir apenas as redes sociais, a marca acaba não sendo encontrada nos buscadores. A fim de entender melhor o público-alvo, sua forma de consumo de conteúdo online, música e seus formatos favoritos, promovemos uma pesquisa qualitativa antes da escolha dos métodos de conteúdo trabalhados. Essa pesquisa foi realizada com mais de 20 jovens, entre 18 e 30 anos, de diversas classes sociais. Dentre eles, contamos com frequentadores e não frequentadores de eventos de música independente. O roteiro continha perguntas sobre as preferências musicais do público, os tipos de conteúdo digital preferidos, quanto tempo eles gastam e estão dispostos a gastar com conteúdo digital, nível de conhecimento da música independente, entre outros assuntos. Assim sendo, chegamos a três conclusões principais: 1) De maneira geral, o público é bem esclarecido sobre a arte independente, fazendo com que conteúdos informativos sobre o mercado não sejam uma necessidade imediata. Por isso, investir na criação de laços entre marca e consumidor pode funcionar melhor como estratégia de comunicação. A linguagem informativa deve ser utilizada na divulgação de novidades e de artistas do ramo; 2) O tipo de conteúdo digital mais aceito por essa faixa etária é o vídeo. Portanto, entendemos que a produção audiovisual é essencial para agregar valor e visualização para a marca; 3) O público está disposto a acompanhar formas de conteúdo mais alternativas, como os podcasts. Houveram respostas de jovens que ouvem os podcasts por mais de 4 horas por dia. Depois de entendermos melhor o mercado e após a imersão na marca, conseguimos identificar o cenário atual em que a Caramelo está inserida a partir de um matriz SWOT que pode ser descrita como: Forças: Autenticidade da marca e da proposta; boa reputação já conquistada pela marca até o momento. Fraquezas: Presença digital ainda pouco explorada; caixa reduzido, o que impede maiores investimentos; baixa sazonalidade de eventos. Oportunidades: Novas bandas que querem mostrar seu trabalho; empatia do público pela proposta da valorização da cena independente; valorização do trabalho autoral. Ameaças: Força e "hegemonia" das grandes produtoras e gravadoras no contexto regional e nacional. Com tudo visto, partindo da essência de fazer de fã para fã e não esquecendo do foco em apoiar o mercado independente, identificamos a necessidade de aumentar o que é produzido, assim como seu alcance. Sendo assim, propomos um planejamento de expansão do conteúdo a fim de transformar a produtora em um canal de informação de credibilidade. Para isso, a proposta prevê: Melhoria da frequência de postagem nas redes sociais (Facebook e Instagram); Intensificação da divulgação dos eventos e show; Variação dos formatos utilizados; Habilitação do site da empresa, para trazer mais credibilidade na hora do fechamento de contratos, além de disponibilizar informações sobre eventos já realizados e agenda; Criação um blog dentro do site com editoriais relevantes para o público. Exemplo: mercado musical, bandas, reviews de novos trabalhos e eventos, dicas úteis; Criação um canal no YouTube, no qual serão divulgados os shows realizados e postados programas como o "Caramelo Unplugged"; Produção um podcast, com intuito de apresentar ao público novos trabalhos dos artistas e somar uma palavra técnica para agregar credibilidade à marca. A seguir, apresentamos a construção e execução dos projetos 'Caramelo Cast: Primeira Impressão' e 'Caramelo Unplugged'.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">PROJETO CARAMELO CAST: PRIMEIRA IMPRESSÃO Com inspiração em quadros do canal MTV, trouxemos um tom de nostalgia com a produção de um podcast com periodicidade semanal. Sob o nome de  Primeira Impressão , os programas buscam estabelecer um debate entre fãs e profissionais do mercado. Os apresentadores e participantes fazem a audição de um novo trabalho de um artista ou banda, comentando suas opiniões depois da primeira audição. A ideia é manter a comunicação direta com os fãs e trazer credibilidade técnica, agregando conhecimento na produção e aos ouvintes Para a gravação do programa piloto  Primeira Impressão , convidamos Diego Marx, produtor musical e ganhador do Grammy em 2016 pelo álbum Éter da banda Scalene. O assunto abordado no programa piloto, foi a primeira impressão do produtor e dos apresentadores em relação às faixas do álbum  Beijo Estranho , da banda Vanguart. Diego deu opiniões voltadas à parte técnica e comercial, enquanto os apresentadores falavam das suas impressões do ponto de vista de um consumidor de música. Nenhum dos participantes haviam escutado as faixas antes, gerando assim, opiniões autênticas a respeito do disco. Como o convidado estava em Brasília, onde reside, a gravação foi feita via Skype. Os outros participantes do Podcast, gravaram em uma faixa única, em Curitiba. Na parte de edição foi utilizado o programa Adobe Audition. Primeiro, juntamos as faixas de áudio e utilizamos alguns recursos de edição para dar dinâmica e ritmo ao programa. Como é voltado para um público mais jovem, a montagem foi feita de uma forma mais descontraída. Utilizamos de recursos como cortes, vírgulas sonoras e alguns efeitos pontuais para aumentar o dinamismo e deixar o programa ritmado. A escolha da trilha foi feita baseada na temática abordada no episódio, além de músicas da banda Vanguart que teve o trabalho analisado. Será feito o upload do podcast na plataforma SoundCloud e, então, divulgado em publicações no Facebook, Instagram e blog dentro do site. Para sabermos se o conteúdo neste formato teve sucesso em meio ao público, será feita análise das métricas das redes sociais e blog, verificando seu alcance para comparar com o número de ouvintes do podcast. Dentre as execuções também analisaremos até que ponto o podcast foi ouvido. Também serão levados em conta comentários positivos. Tudo isso a fim de afinar o projeto ou mudar sua divulgação. PROJETO CARAMELO UNPLUGGED O Caramelo Unplugged nasceu da vontade de fortalecer o propósito principal da produtora: a abordagem  fã para fã . Nesse projeto que será uma série de vídeos, convidamos artistas para gravarem uma versão acústica, de uma música autoral. Pensando em fazer com que o fã possa se sentir no local, tendo a sensação de que o seu artista favorito está tocando apenas para ele em uma experiência intimista, autêntica e sem barreiras. O projeto será sempre em um lugar diferente, seja um rooftop, teatro ou estúdio, e o material final levaria a marca da Caramelo Cósmico, e do artista convidado, sendo divulgado nas redes sociais como um conteúdo exclusivo concebido através da força coletiva. Para o episódio piloto da série Caramelo Unplugged, convidamos a artista, curitibana, Victória Mendes que lançou seu primeiro trabalho intitulado  Recente . Por meio de ofício, enviado ao secretário de cultura de Araucária, conseguimos a liberação do Teatro da Praça localizado no centro de Araucária para realizarmos a produção. As filmagens foram realizadas com três câmeras a iluminação foi ajustada com o apoio da funcionária do teatro. Além disso, usamos o acervo do teatro para montar o cenário intimista. Com abordagem sentimental e levemente melancólica, fizemos uso de uma paleta de cores em PB, carregando também, um pouco de mistério. Os takes mostram a artista e seu instrumento em um momento bastante pessoal, como se estivesse mostrando seu trabalho pela primeira vez a um amigo próximo, nesse caso os fãs. O vídeo será, primeiramente, divulgado no canal no Youtube da Caramelo Cósmico em uma playlist dedicada a série Unplugged. Depois disso, iniciamos a divulgação nas redes sociais, Facebook e Instagram e, também, nas redes sociais da artista. EVENTO CARAMELO FEST Outra proposta para alavancar o desenvolvimento da marca, é a criação de um festival local, que acontecerá anualmente, intitulado  Caramelo Fest , onde, juntamente com o público e bandas independentes, a empresa comemora cada ano de vida. O evento além de impulsionar a cena musical local, trazendo bandas com reconhecimento nacional, funciona como uma vitrine de novas bandas independentes e seus recentes trabalhos. Em sua primeira edição, que aconteceu em Curitiba, no dia 15 de julho de 2017, o Caramelo Fest contou com a participação de duas bandas de Brasília (Alarmes e Trampa), uma do Rio de Janeiro (Hover) e três de Curitiba (Médicos de Cuba, Condiz e Reticências). O festival contou com aceitação positiva, por parte do público e bandas. O evento contou com o apoio do Governo de Brasília, que arcou com os custos da viagem das bandas de Brasília e do Rio de Janeiro. PARCERIA COM A FENRIS CLOTHING Em parceria com a Fenris Clothing, marca de camisetas, muito conhecida por suas estampas modernas e alternativas e popular entre o público da Caramelo Cósmico, será desenvolvida uma linha exclusiva de camisetas, com estampas pensadas e criadas pelos designers de ambas empresas, conciliando moda com conceitos que remetem à cena do rock nacional. Nesta parceria, a Fenris Clothing arca com todo o custo da produção, recebendo 80% do valor total das vendas e a Caramelo Cósmico, recebe 20%. NEWSLETTER Para o público cadastrado no mailing da Caramelo Cósmico, será disparado uma newsletter quinzenal com conteúdo relacionado a notícias da cena, eventos de música independente, bandas underground, entrevistas com artistas do meio, reviews de eventos que já aconteceram e dicas para o melhor aproveitamento dos shows futuros. Para criar proximidade com o público a newsletter se chamará Carmelo Mag. (Mag, uma abreviação de Magazzine).</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">Depois de pesquisa sobre o mercado da música no Brasil, imersão no conceito da marca Caramelo Cósmico e pesquisa qualitativa com o público potencial, entendemos que a marca possui chance de crescimento como fonte de informação e canal de divulgação de artista da cena independente. Para isso, será necessário investir em uma estratégia de Branded Content, a fim de atrair o cliente aos eventos após o consumo de conteúdo relevante aos seus interesses em formatos diferenciados em veículos digitais. Os formatos e temas inseridos nos conteúdos, devem sempre buscar proximidade do público-alvo, respeitando o conceito da marca  de fã para fã e, da mesma forma, as novas bandas e artistas divulgados devem trazer novidade dentro de um mercado saturado com produção comercial, desta forma respeitando o slogan da marca  Descubra novas Dimensões . Sendo assim, concluímos que uma marca de identidade e ideais fortes em um mercado em ascensão associados a um bom planejamento de conteúdo digital e intermídias pode encontrar um bom retorno a partir das ações promovidas. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">COVALESKI, R. Idiossincrasias Publicitárias. Maxieditora: Curitiba, 2013. <br><br>G1. Música digital no brasil chega a 70% do mercado; discos caem para 30%. 25.10.2016. Disponível em: <http://g1.globo.com/musica/noticia/2016/10/musica-digital-no-brasil-chega-70-do-mercado-discos-caem-para-30.html>. Acesso em: 29 mai. 2017.<br><br>KOTLER, P.; KARTAJAYA, H.; SETIAWAN, I. Marketing 4.0  Do Tradicional ao Digital. Rio de Janeiro: Sextante, 2017.<br><br>PRO-MÚSICA BRASIL. Mercado fonográfico mundial e brasileiro em 2016. Rio de Janeiro, 2017. Disponível em: http://www.pro-musicabr.org.br/wp-content/uploads/2017/05/Mercado-de-M%C3%BAsica-Global-e-Brasileiro-em-2016-FINAL.pdf. Acesso em 11.04.2018. <br><br>REVISTAOQI. Projetos que apoiam a produção independente musical. 25.05.2017. Disponível em: https://revistaoqi.wordpress.com/2017/05/25/projetos-que-apoiam-a-producao-de-musica-independente/ Acesso em 12.04.2018.<br><br> </td></tr></table></body></html>