INSCRIÇÃO: 01292
 
CATEGORIA: JO
 
MODALIDADE: JO10
 
TÍTULO: História de luta: o movimento LGBT em Porto Alegre
 
AUTORES: Gian Carlos Lorencet Panisson (Escola Superior de Propaganda e Marketing - Sul); Karine Moura Vieira (Escola Superior de Propaganda e Marketing - Sul)
 
PALAVRAS-CHAVE: Movimento LGBT, Porto Alegre, Reportagem, Telejornalismo,
 
RESUMO
O trabalho a seguir apresenta uma reportagem telejornalística sobre o contexto histórico e social em que o movimento LGBT surgiu em Porto Alegre e os eventos organizados por quem está à frente do movimento. Além disso, apresenta as principais reivindicações que a população de gays, lésbicas e transgêneros têm feito para conquistar e garantir direitos civis. O trabalho foi produzido na disciplina de Produção e Edição de TV I, com orientação da professora Karine Moura Vieira, no primeiro semestre de 2017.
 
INTRODUÇÃO
A Revolta de Stonewall aconteceu em Nova York, nos Estados Unidos, no dia 28 de junho de 1969, foi o marco que deu origem a uma série de ações de luta para conquista e garantia de igualdade de direitos para lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e transgêneros, originando o Movimento LGBT. A data se tornou o Dia Internacional do Orgulho LGBT que é celebrado em todo o mundo, com Paradas de Luta, e motivou a população, muitas vezes marginalizada pela sociedade, a se organizar com a finalidade de ganhar voz e reivindicar os seus direitos. . Até o dia 17 de maio de 1990, a homossexualidade era tratada como doença, desvio, e relacionada à uma patologia. A partir desta data, a Organização Mundial da Saúde (OMS) excluiu a homossexualidade da Classificação Internacional de Doenças e problemas relacionados à saúde, determinando que a homossexualidade é algo tão sadio quanto a heterossexualidade. Contudo, os transgêneros ainda são considerados doentes. Eles lutam para que a OMS retire a classificação de identidade de gênero como distúrbio mental da lista de doenças. Além disso, lutam pelo direito de utilizar o nome social e o acesso a políticas públicas. ਀䄀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 瀀爀漀搀甀稀椀搀愀 渀愀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀 搀攀 倀爀漀搀甀漀 攀 䔀搀椀漀 搀攀 吀嘀 䤀 搀漀 挀甀爀猀漀 搀攀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 搀愀 䔀匀倀䴀Ⰰ 攀洀 倀漀爀琀漀 䄀氀攀最爀攀Ⰰ 洀漀猀琀爀愀 愀 氀甀琀愀 搀漀 洀漀瘀椀洀攀渀琀漀 䰀䜀䈀吀 渀愀 挀愀瀀椀琀愀氀 最愀切挀栀愀Ⰰ 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀愀 刀攀瘀漀氀琀愀 搀攀 匀琀漀渀攀眀愀氀氀 攀 愀 挀爀椀愀漀 搀愀 瀀爀椀洀攀椀爀愀 伀一䜀 瘀漀氀琀愀搀愀  氀甀琀愀 搀漀猀 搀椀爀攀椀琀漀猀 搀攀猀猀愀 瀀漀瀀甀氀愀漀 渀愀 挀椀搀愀搀攀Ⰰ 挀栀愀洀愀搀愀 一甀愀渀挀攀猀⸀  Em 2016, segundo o Grupo Gay da Bahia, o Brasil bateu recorde de assassinato de LGBT’s. Foram 347 mortes, uma a cada 25 horas. Segundo The International Lesbian, Gay, Bisexual, Trans and Intersex Association (ILGA), o Brasil é o país que mais mata LGBT’s no mundo. Esses dados demonstram a necessidade do jornalismo de trazer reportagens que tratam deste tema dando visibilidade à causa, mostrando a importância da luta do movimento LGBT na defesa dos Direitos Humanos.
 
OBJETIVO
O objetivo da reportagem é mostrar a realidade da população LGBT no Brasil, para alertar, conscientizar e promover empatia dentro da nossa sociedade. O ano de 2017 foi um marco de retrocesso para os direitos LGBTs do nosso país, que há décadas não tinha índices tão altos de violência motivados pela homolesbotransfobia. Ao realizar este trabalho, a intenção foi dar visibilidade para esta causa que precisa ser debatida dentro da comunidade. A universidade oportuniza experiências que permitem tratar de temas que são relevantes para a sociedade, mas que nem sempre tem visibilidade ou são abordados de forma contextualizada na grande imprensa. Contar a história do movimento LGBT é importante porque contribui para esclarecer e ampliar o debate sobre essa pauta.
 
JUSTIFICATIVA
O ano de 2016 representa um retrocesso para os direitos LGBTs no Brasil. O Grupo Gay da Bahia (GGB), que recolhe os dados de assassinatos a pessoas LGBT há 38 anos, nunca havia registrado um número tão alto de mortes, praticamente, um a cada dia O artigo 5º da Declaração Universal dos Direitos Humanos, diz que “ninguém será submetido à tortura, nem a tratamento ou castigo cruel, desumano ou degradante”, e o artigo 6º complementa: “todo ser humano tem o direito de ser, em todos os lugares, reconhecido como pessoa perante a lei”. Se somos todos iguais e se não merecemos tratamentos desumanos, por que a população LGBT é morta todos os dias de forma violenta? Por que menos de 10% das ocorrências resultaram em abertura de processo e punição dos assassinos? ਀䄀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 琀攀瘀攀 挀漀洀漀 甀洀愀 搀愀猀 椀渀琀攀渀攀猀 爀攀昀氀攀琀椀爀 猀漀戀爀攀 漀 焀甀攀 攀猀琀 猀攀渀搀漀 昀攀椀琀漀 瀀愀爀愀 洀甀搀愀爀 攀猀琀愀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀Ⰰ 焀甀攀猀琀椀漀渀愀渀搀漀 猀漀戀爀攀 攀猀琀攀 洀漀洀攀渀琀漀 搀攀 爀攀琀爀漀挀攀猀猀漀Ⰰ 椀渀琀爀漀搀甀稀椀渀搀漀 攀 攀砀瀀氀椀挀愀渀搀漀 愀 漀爀椀最攀洀 搀漀 洀漀瘀椀洀攀渀琀漀  䰀䜀䈀吀 挀漀洀 漀 椀渀琀甀椀琀漀 搀攀 瀀爀漀洀漀瘀攀爀 漀 椀渀琀攀爀攀猀猀攀 搀攀 洀愀椀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 瀀攀氀愀 挀愀甀猀愀⸀ 伀猀 愀爀琀椀最漀猀 ㄀먀 攀 ㌀먀 搀愀  䐀攀挀氀愀爀愀漀 唀渀椀瘀攀爀猀愀氀 搀漀猀 䐀椀爀攀椀琀漀猀 䠀甀洀愀渀漀猀 ᰀ琠漀搀漀猀 漀猀 猀攀爀攀猀 栀甀洀愀渀漀猀 渀愀猀挀攀洀 氀椀瘀爀攀猀 攀 椀最甀愀椀猀 攀洀 搀椀最渀椀搀愀搀攀 攀 搀椀爀攀椀琀漀猀ᴀ†攀 ᰀ琠漀搀漀 猀攀爀 栀甀洀愀渀漀 琀攀洀 搀椀爀攀椀琀漀  瘀椀搀愀Ⰰ  氀椀戀攀爀搀愀搀攀 攀  猀攀最甀爀愀渀愀 瀀攀猀猀漀愀氀ᴀ⸠  䄀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀  洀漀猀琀爀愀 焀甀攀 漀猀 䰀䜀䈀吀猀 渀漀 猀 猀漀 椀最甀愀椀猀  琀漀搀漀猀Ⰰ 挀漀洀漀 攀氀攀猀 愀椀渀搀愀 氀甀琀愀洀 瀀愀爀愀 琀攀爀 漀猀 洀攀猀洀漀猀 搀椀爀攀椀琀漀猀 焀甀攀 瀀攀猀猀漀愀猀 栀攀琀攀爀漀猀猀攀砀甀愀椀猀 琀洀Ⰰ 挀漀洀漀 瀀漀爀 攀砀攀洀瀀氀漀Ⰰ 漀 搀椀爀攀椀琀漀 愀 挀愀猀愀爀 攀 挀漀渀猀琀椀琀甀椀爀 昀愀洀氀椀愀⸀ 伀 愀爀琀椀最漀 㘀먀 搀椀稀 焀甀攀 ᰀ漠猀 栀漀洀攀渀猀 攀 洀甀氀栀攀爀攀猀 搀攀 洀愀椀漀爀 椀搀愀搀攀Ⰰ 猀攀洀 焀甀愀氀焀甀攀爀 爀攀猀琀爀椀漀 搀攀 爀愀愀Ⰰ 渀愀挀椀漀渀愀氀椀搀愀搀攀 漀甀 爀攀氀椀最椀漀Ⰰ 琀洀 漀 搀椀爀攀椀琀漀 搀攀 挀漀渀琀爀愀椀爀 洀愀琀爀椀洀渀椀漀 攀 昀甀渀搀愀爀 甀洀愀 昀愀洀氀椀愀㬀 最漀稀愀洀 搀攀 椀最甀愀椀猀 搀椀爀攀椀琀漀猀 攀洀 爀攀氀愀漀 愀漀 挀愀猀愀洀攀渀琀漀Ⰰ 猀甀愀 搀甀爀愀漀 攀 猀甀愀 搀椀猀猀漀氀甀漀ᴀ⸠ Foucault escreveu em seu livro “A História da Sexualidade” (1999), que o sexo era um assunto livre antes o século XVII e, a partir desta época, o tema começa a ser repreendido, perde a sua liberdade. É nesse período que as questões voltadas à sexualidade começam a virar tabu e perder espaço de discussão. A reportagem mostra que desde muito tempo os LGBTs vêm lutando por visibilidade e respeito e, por vezes, o jornalismo deixa de contribuir para a ampliação desse debate em função da complexidade da seleção e produção de notícias (TRAQUINA, 2013, p. 96). ਀儀甀愀渀搀漀 最愀礀猀Ⰰ 氀猀戀椀挀愀猀 攀 琀爀愀渀猀最渀攀爀漀猀 最愀渀栀愀洀 攀猀瀀愀漀 渀愀 洀搀椀愀  瀀愀爀愀 爀攀氀愀琀愀爀 猀攀甀猀 愀猀猀愀猀猀椀渀愀琀漀猀⸀ 䌀漀渀琀甀搀漀Ⰰ 愀 攀砀瀀氀椀挀愀漀  猀漀戀爀攀 漀 瀀漀爀焀甀 椀猀猀漀 愀挀漀渀琀攀挀攀Ⰰ 瀀漀爀焀甀攀 攀氀攀猀 挀漀渀琀椀渀甀愀洀 洀漀爀爀攀渀搀漀 攀 漀 焀甀攀 猀攀 昀愀稀 瀀愀爀愀 瀀爀漀琀攀最攀爀 攀猀猀愀 瀀漀瀀甀氀愀漀 攀 挀漀洀漀 爀攀猀瀀漀渀猀愀戀椀氀椀稀愀爀 漀猀 愀最爀攀猀猀漀爀攀猀Ⰰ 愀椀渀搀愀 猀漀 瀀愀甀琀愀猀 焀甀攀 瀀漀搀攀爀椀愀洀 猀攀爀 洀攀氀栀漀爀 琀爀愀戀愀氀栀愀搀愀猀 渀愀 椀洀瀀爀攀渀猀愀⸀ 䐀攀猀琀愀 昀漀爀洀愀Ⰰ 甀洀 搀漀猀 椀渀琀甀椀琀漀猀 搀愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀  洀漀猀琀爀愀爀 漀 瀀愀瀀攀氀 瀀漀氀琀椀挀漀 搀愀猀 搀椀猀挀甀猀猀攀猀 搀攀 最渀攀爀漀 攀 猀攀砀甀愀氀椀搀愀搀攀 搀攀渀琀爀漀 搀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀Ⰰ 攀 愀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 搀攀猀琀攀 搀攀戀愀琀攀⸀ 䴀漀猀琀爀愀爀 焀甀攀 愀 瀀漀瀀甀氀愀漀 䰀䜀䈀吀 攀砀椀猀琀攀 攀 焀甀攀 攀猀琀 昀漀爀洀愀渀搀漀 甀洀 洀漀瘀椀洀攀渀琀漀 瀀漀氀琀椀挀漀 ⠀䴀䤀匀䬀伀䰀䌀䤀Ⰰ ㈀ ㄀㄀Ⰰ 瀀⸀ ㄀ ⴀ㄀㄀⤀⸀  A reportagem não se propõe apenas a relatar, mas também explicar o quê é o movimento LGBT e quais as suas reivindicações. Pois muitas pessoas pensam que os gays, lésbicas e transgêneros querem privilégios, contudo, eles buscam por direitos iguais. Uma lei que tipifica a violência como lgbtfobia, é nada mais do que a lei Maria da Penha que tipifica a violência contra a mulher, ou então a lei que tipifica o racismo como crime. Esta é uma discussão social muito atual que deve ser trabalhada pelos meios de comunicação, para que temas como este sejam traduzidos para a população geral, para que não haja mais contradição e nem espaço para o preconceito. É importante que pautas como esta sejam trabalhadas dentro do ambiente acadêmico porque ajuda na formação como jornalista, principalmente para compreender que o mundo é diverso e que toda reportagem deve contemplar a todos como forma de inclusão.
 
MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS
A reportagem foi desenvolvida durante o primeiro semestre de 2017, na disciplina de Produção e Edição de TV I, do terceiro semestre do curso de Jornalismo da ESPM-Sul, ministrada pela professora Karine Moura Vieira. Durante o processo de produção, realizou-se uma pré- apuração sobre o tema, o movimento LGBT, por meio de matérias já publicadas, além do trabalho de pré-entrevista com fontes e pesquisadores do assunto, para buscar referências e definir a abordagem da pauta e os entrevistados antes de começar o desenvolvimento do trabalho. ਀䄀渀琀攀猀 搀攀 瀀愀爀琀椀爀 瀀愀爀愀 焀甀愀氀焀甀攀爀 瀀爀琀椀挀愀Ⰰ 猀攀 昀攀稀 渀攀挀攀猀猀爀椀漀 攀渀琀攀渀搀攀爀 漀 焀甀攀  爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 攀洀 琀攀氀攀樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀⸀ 匀攀最甀渀搀漀 䬀椀渀搀攀爀洀愀渀渀 ⠀㈀  ㌀⤀  搀椀昀挀椀氀 攀渀挀漀渀琀爀愀爀 甀洀愀 搀攀昀椀渀椀漀 切渀椀挀愀 瀀愀爀愀 漀 最渀攀爀漀Ⰰ 瀀漀椀猀 漀猀 愀甀琀漀爀攀猀 挀漀猀琀甀洀愀洀 攀砀瀀氀椀挀ⴀ氀愀 愀琀爀愀瘀猀 搀攀 猀甀愀猀 挀愀爀愀挀琀攀爀猀琀椀挀愀猀 攀猀琀爀甀琀甀爀愀椀猀⸀ 䴀愀猀Ⰰ 挀漀渀昀漀爀洀攀 䈀愀栀椀愀 ⠀愀瀀甀搀 䬀椀渀搀攀爀洀愀渀渀Ⰰ ㈀  ㌀⤀ 瀀漀搀攀ⴀ猀攀 搀椀稀攀爀 焀甀攀㨀 O salto da notícia para a reportagem se dá no momento em que é preciso ir além da notificação – em que a notícia deixa de ser sinônimo de nota – e se situa no detalhamento, no questionamento de causa e efeito, na interpretação e no impacto, adquirindo uma nova dimensão narrativa e ética. (BAHIA apud KINDERMANN, 2003, p. 354)਀  Para a produção desta reportagem, procurou-se focar no questionamento, causa, efeito, interpretação e impacto do estudo apresentado. A produção seguiu os critérios jornalísticos passados em aula sobre telejornalismo: pesquisar todas as informações sobre o assunto a ser abordado, agendar entrevistas com as fontes principais, postura em frente à câmera, pois, segundo Ganz e Champiat (1995, p.15) “a primeira condição de sucesso de uma reportagem reside na sua preparação, a qual deve responder a quatro imperativos: tomar contato, documentar-se bem, proceder à sua localização e preparar convenientemente o seu material”.਀䄀氀洀 搀椀猀猀漀Ⰰ 漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀 搀甀爀愀渀琀攀 愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 昀漀椀 戀攀洀 琀爀愀戀愀氀栀愀搀漀 渀漀 猀攀渀琀椀搀漀 搀攀 焀甀攀 漀 愀氀甀渀漀 挀漀洀瀀爀攀攀渀搀攀猀猀攀 愀 瀀爀琀椀挀愀 攀 猀甀愀猀 搀椀洀攀渀猀攀猀⸀ 匀攀最甀渀搀漀 䔀搀最愀爀 䴀漀爀椀渀 ⠀㄀㤀㤀㔀⤀Ⰰ 愀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀 挀愀爀爀攀最愀 愀 搀椀昀椀挀甀氀搀愀搀攀 搀攀 爀攀氀愀琀愀爀 愀 瘀攀爀搀愀搀攀 渀愀猀 爀攀氀愀攀猀 栀甀洀愀渀愀猀 攀Ⰰ 愀椀渀搀愀Ⰰ 搀攀猀瀀攀爀琀愀 甀洀 琀爀愀戀愀氀栀漀 挀爀琀椀挀漀 攀 洀攀琀漀搀漀氀最椀挀漀⸀ ᰀ传 瀀爀漀戀氀攀洀愀 攀猀猀攀渀挀椀愀氀  愀 瘀愀氀椀搀愀搀攀 搀愀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀Ⰰ 漀甀 猀攀樀愀Ⰰ 愀 猀甀愀 愀搀攀焀甀愀漀 攀洀 爀攀氀愀漀  爀攀愀氀椀搀愀搀攀 焀甀攀 琀攀渀琀愀洀漀猀 挀漀渀栀攀挀攀爀⸀ 䄀 瘀愀氀椀搀愀搀攀 洀渀椀洀愀 搀攀 漀瀀攀爀愀漀  愀 昀椀搀攀氀椀搀愀搀攀Ⰰ 漀 焀甀攀  瘀攀爀椀昀椀挀愀搀漀 挀漀洀 漀 愀挀漀爀搀漀 搀漀猀 爀攀猀甀氀琀愀搀漀猀 漀戀琀椀搀漀猀 瀀漀爀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀 瀀攀猀焀甀椀猀愀搀漀爀攀猀⸀ᴀ†⠀䴀伀刀䤀一Ⰰ ㄀㤀㤀㔀Ⰰ 瀀⸀ ㈀㄀㄀⤀嬀㄀崀  Todo o processo da reportagem foi feito pelo próprio aluno desde a produção até a edição e finalização. A busca pelas fontes foi feita através de pesquisa na internet, e algumas fontes acabaram indicando outros conhecedores do assunto. Algumas gravações foram feitas em horário de aula e com o acompanhamento da professora e de um cinegrafista, enquanto outras foram feitas fora do horário de aula com o acompanhamento de um colega da turma, principalmente na cobertura da Parada de Luta LGBT, que aconteceu num domingo, da Praça da Redenção.਀吀漀搀漀 洀愀琀攀爀椀愀氀 焀甀攀 挀栀攀最愀 搀愀 爀甀愀 搀攀瘀攀 猀攀爀 ᰀ搠攀挀甀瀀愀搀漀ᴀⰠ 漀甀 猀攀樀愀Ⰰ 瘀椀猀琀漀 渀漀猀 洀渀椀洀漀猀 搀攀琀愀氀栀攀猀⸀ 一漀 挀漀琀椀搀椀愀渀漀Ⰰ 椀猀猀漀  昀攀椀琀漀 瀀攀氀漀 攀搀椀琀漀爀Ⰰ 洀愀猀 攀洀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀渀猀 攀猀瀀攀挀椀愀椀猀 渀漀爀洀愀氀洀攀渀琀攀 漀 爀攀瀀爀琀攀爀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀 搀漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀Ⰰ 愀琀 瀀漀爀焀甀攀 猀漀 栀漀爀愀猀 攀 栀漀爀愀猀 搀攀 最爀愀瘀愀漀 攀 爀攀瘀攀爀 琀甀搀漀 昀愀挀椀氀椀琀愀 渀漀 洀漀洀攀渀琀漀 搀攀 攀猀琀爀甀琀甀爀愀爀 漀 琀攀砀琀漀Ⰰ 攀猀挀漀氀栀攀爀 愀 洀攀氀栀漀爀 昀愀氀愀 搀攀 甀洀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀洀 漀甀 愀 洀攀氀栀漀爀 椀洀愀最攀洀⸀ ⠀䌀䄀刀嘀䄀䰀䠀伀Ⰰ ㈀ ㄀ Ⰰ 瀀⸀㘀㘀⤀ ਀倀愀爀愀 愀 爀攀愀氀椀稀愀漀 搀愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 昀漀椀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀 琀挀渀椀挀愀猀 搀愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀愀 挀漀洀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 搀攀 搀愀爀 漀 洀愀椀漀爀 攀猀瀀愀漀 瀀漀猀猀瘀攀氀 瀀愀爀愀 漀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀漀猀 攀Ⰰ 瀀愀爀愀 挀漀渀琀爀椀戀甀椀爀 挀漀洀 洀愀椀漀爀攀猀 搀攀琀愀氀栀攀猀 搀愀 栀椀猀琀爀椀愀Ⰰ 漀 愀氀甀渀漀 漀瀀琀漀甀 瀀漀爀 甀琀椀氀椀稀愀爀 漀昀昀 攀 瀀愀猀猀愀最攀洀 焀甀攀 猀漀 洀愀爀挀愀猀 渀漀 琀攀氀攀樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀⸀ 䐀攀 愀挀漀爀搀漀 挀漀洀 䈀愀爀戀攀椀爀漀 攀 䰀椀洀愀 ⠀㈀  ㈀⤀Ⰰ 愀 瀀愀猀猀愀最攀洀 琀攀洀 愀 昀甀渀漀 搀攀 爀攀愀昀椀爀洀愀爀 漀 氀漀挀愀氀 搀愀 栀椀猀琀爀椀愀⸀ 倀漀爀 椀猀猀漀 愀 瀀愀猀猀愀最攀洀 昀漀椀 最爀愀瘀愀搀愀 渀愀 倀愀爀愀搀愀 搀攀 䰀甀琀愀 䰀䜀䈀吀 搀攀 倀漀爀琀漀 䄀氀攀最爀攀 瀀愀爀愀 椀氀甀猀琀爀愀爀 甀洀愀 搀愀琀愀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀 瀀愀爀愀 愀 挀愀甀猀愀⸀ 匀攀最甀渀搀漀 匀椀氀瘀愀 ⠀㈀  㤀⤀Ⰰ 漀 昀漀爀洀愀琀漀 瀀漀搀攀 猀攀爀 椀渀漀瘀愀搀漀爀 瀀愀爀愀 渀漀瘀漀猀 挀漀渀琀攀切搀漀猀 搀攀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 搀攀 琀攀氀攀瘀椀猀漀 攀 焀甀攀 瀀漀搀攀洀 猀攀爀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀搀漀猀 挀漀洀 愀氀最甀渀猀 攀氀攀洀攀渀琀漀猀 搀愀 氀椀渀最甀愀最攀洀 搀攀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀猀㨀 A videorreportagem é um formato híbrido dentro do gênero jornalístico televisivo que mistura elementos audiovisuais tanto da reportagem televisiva tradicional quanto do vídeo documentário recorrendo a todo instante a elementos de uma e outra imagem. (SILVA, 2007, p.9)਀  Os equipamentos utilizados para as gravações foram uma câmera Nikon D3200, um tripé e microfone de lapela para as entrevistas realizadas em lugares silenciosos, enquanto o microfone bola foi utilizado em lugares com grande fluxo de pessoas e mais barulhentos. As imagens foram feitas pelo próprio aluno e outras pelo técnico que acompanha a disciplina. . A edição da reportagem foi realizada no programa Adobe Premiere CC.਀䔀搀椀琀愀爀 甀洀愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 瀀愀爀愀 吀嘀  挀漀洀漀 挀漀渀琀愀爀 甀洀愀 栀椀猀琀爀椀愀Ⰰ 攀 挀漀洀漀 琀漀搀愀 愀 栀椀猀琀爀椀愀 愀 攀搀椀漀 瀀爀攀挀椀猀愀 搀攀 甀洀愀 猀攀焀甀渀挀椀愀 氀最椀挀愀 焀甀攀 瀀攀氀愀猀 挀愀爀愀挀琀攀爀猀琀椀挀愀猀 搀漀 洀攀椀漀 攀砀椀最攀 愀 挀漀洀戀椀渀愀漀 搀攀 椀洀愀最攀渀猀 攀 猀漀渀猀 嬀⸀⸀⸀崀 䄀 攀搀椀漀 挀漀洀攀愀 挀漀洀 愀 搀攀挀甀瀀愀最攀洀 搀愀 昀椀琀愀 攀渀瘀椀愀搀愀 搀愀 爀甀愀 瀀攀氀愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀⸀ 伀 攀搀椀琀漀爀 搀攀瘀攀 愀渀漀琀愀爀 琀漀搀漀猀 漀猀 搀攀琀愀氀栀攀猀 搀愀猀 椀洀愀最攀渀猀Ⰰ 猀漀渀漀爀愀猀Ⰰ 瀀愀猀猀愀最攀渀猀 攀 漀 漀昀昀 搀漀 爀攀瀀爀琀攀爀⸀ 䐀攀挀甀瀀愀搀愀 愀 昀椀琀愀Ⰰ 漀 攀搀椀琀漀爀 猀攀氀攀挀椀漀渀愀 漀 焀甀攀 瘀愀椀 甀猀愀爀Ⰰ 琀攀渀搀漀 猀攀洀瀀爀攀 攀洀 洀攀渀琀攀 焀甀攀 瘀愀椀 挀漀渀琀愀爀 甀洀愀 栀椀猀琀爀椀愀 挀漀洀 椀渀挀椀漀Ⰰ 洀攀椀漀 攀 昀椀洀ᴀ⸠ ⠀䈀䄀刀䈀䔀䤀刀伀Ⰰ ㈀ ㄀㌀Ⰰ 瀀⸀㄀   ⴀ ㄀ ㄀⤀⸀ ਀一漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 攀搀椀漀Ⰰ 漀 愀氀甀渀漀 琀爀愀戀愀氀栀漀甀 渀愀 挀漀渀猀琀爀甀漀 昀椀渀愀氀 搀愀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀 猀漀戀 愀 漀爀椀攀渀琀愀漀 搀愀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀愀 搀愀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀Ⰰ 䬀愀爀椀渀攀 䴀漀甀爀愀 嘀椀攀椀爀愀⸀ 伀 搀攀猀愀昀椀漀 搀攀 漀爀最愀渀椀稀愀爀 漀 洀愀琀攀爀椀愀氀 攀 猀攀氀攀挀椀漀渀愀爀 愀猀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 搀愀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀 瀀愀爀愀 愀 攀氀愀戀漀爀愀漀 搀漀 爀漀琀攀椀爀漀 猀攀 洀漀猀琀爀漀甀 甀洀愀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀 椀渀琀攀渀猀愀 搀攀 愀瀀爀攀渀搀椀稀愀搀漀 搀愀 瀀爀琀椀挀愀 搀愀 攀搀椀漀Ⰰ 挀漀洀漀 琀愀洀戀洀 搀漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 攀洀 攀焀甀椀瀀攀⸀
 
DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO
A videorreportagem foi elaborada durante o primeiro semestre de 2017, na disciplina de Produção e Edição de TV I, sob a orientação da professora Karine Moura Vieira. Ao longo do semestre, a turma foi dividida em três grupos de quatro pessoas, para que cada grupo produzisse um programa por mês, fazendo um rodízio, para que todos os grupos apresentassem diferentes formatos de programas de televisão: o telejornal, ESPM News, o programa de variedades, Geração Contéudo e o programa de debates, Entre Pautas. Os alunos produziram os programas no estúdio e reportagens individuais para serem apresentadas ao longo do programa. Sendo assim, a disciplina rendeu um total de nove programas televisivos e mais 13 reportagens individuais.਀伀猀 愀氀甀渀漀猀 琀椀瘀攀爀愀洀 甀洀 洀猀 瀀愀爀愀 瀀攀渀猀愀爀 渀愀 琀攀洀琀椀挀愀 搀漀猀 瀀爀漀最爀愀洀愀猀Ⰰ 猀甀最攀爀椀爀 攀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀爀 猀甀愀猀 瀀愀甀琀愀猀 椀渀搀椀瘀椀搀甀愀椀猀 瀀愀爀愀 愀瀀爀漀瘀愀漀 搀愀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀愀Ⰰ 愀氀洀 搀攀 漀爀最愀渀椀稀愀爀 愀 愀最攀渀搀愀 搀攀 最爀愀瘀愀攀猀 瀀愀爀愀 焀甀攀 琀漀搀漀猀 瀀甀搀攀猀猀攀洀 最爀愀瘀愀爀 猀攀甀猀 瀀爀漀最爀愀洀愀猀 猀攀洀 瀀爀攀樀甀搀椀挀愀爀 漀猀 漀甀琀爀漀猀 最爀甀瀀漀猀⸀ 伀猀 瀀爀漀最爀愀洀愀猀 昀漀爀愀洀 瀀爀漀搀甀稀椀搀漀猀 挀漀洀 漀猀 攀焀甀椀瀀愀洀攀渀琀漀猀 昀漀爀渀攀挀椀搀漀猀 瀀攀氀愀 䔀匀倀䴀ⴀ匀甀氀Ⰰ 攀 挀漀洀 漀 愀甀砀氀椀漀 搀漀 琀挀渀椀挀漀 焀甀攀 愀挀漀洀瀀愀渀栀愀 愀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀⸀ 䄀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 猀漀戀爀攀 漀 洀漀瘀椀洀攀渀琀漀 䰀䜀䈀吀 攀洀 倀漀爀琀漀 䄀氀攀最爀攀Ⰰ 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀愀 渀漀 瀀爀漀最爀愀洀愀 䔀匀倀䴀 一攀眀猀Ⰰ 琀攀洀 甀洀 琀攀洀瀀漀 昀椀渀愀氀 搀攀 琀爀猀 洀椀渀甀琀漀猀 攀 㔀  猀攀最甀渀搀漀猀⸀ A narrativa começa contextualizando o surgimento do movimento LGBT no mundo, contando a história da Revolta de Stonewall. Logo após, começam as entrevistas com os personagens locais, que contam a história o surgimento do movimento em Porto Alegre, em 1991. Célio Golin foi um dos fundadores da ONG Nuances, a pioneira no Estado voltada aos direitos LGBTs, e conta sobre o contexto em que a ONG foi fundada. Outros personagens que também estão à frente do movimento atualmente falam sobre as reivindicações da atualidade, e revelam que apesar de uma evolução, o contexto político atual representa um grande retrocesso para os direitos voltados à população LGBT, principalmente com relação a violência enfrentada por gays, lésbicas e transgêneros, que bateu recorde no ano anterior. No total, foram quatro entrevistados. ਀䄀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 琀愀洀戀洀 爀攀愀氀椀稀漀甀 愀 挀漀戀攀爀琀甀爀愀 搀愀 倀愀爀愀搀愀 搀攀 䰀甀琀愀 䰀䜀䈀吀 搀攀 倀漀爀琀漀 䄀氀攀最爀攀Ⰰ 焀甀攀 愀挀漀渀琀攀挀攀甀 渀漀 倀愀爀焀甀攀 䘀愀爀爀漀甀瀀椀氀栀愀Ⰰ 漀渀搀攀 昀漀爀愀洀 最爀愀瘀愀搀愀猀 椀洀愀最攀渀猀Ⰰ 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀 攀 愀 瀀愀猀猀愀最攀洀⸀ 䄀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀 昀漀爀愀洀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀猀 搀甀爀愀渀琀攀 愀 匀攀洀愀渀愀 搀愀 䐀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 搀攀 倀漀爀琀漀 䄀氀攀最爀攀Ⰰ 攀洀 氀甀最愀爀攀猀 瀀切戀氀椀挀漀猀 漀渀搀攀 愀挀漀渀琀攀挀椀愀洀 攀瘀攀渀琀漀猀Ⰰ 挀漀洀 攀砀挀攀漀 搀攀 䌀氀椀漀 䜀漀氀椀渀Ⰰ 焀甀攀 渀漀猀 爀攀挀攀戀攀甀 攀洀 猀甀愀 爀攀猀椀搀渀挀椀愀⸀ 伀猀 搀愀搀漀猀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀漀猀 渀愀 洀愀琀爀椀愀 昀漀爀愀洀 攀渀挀漀渀琀爀愀搀漀猀 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀攀 瀀攀猀焀甀椀猀愀猀 渀愀 椀渀琀攀爀渀攀琀 攀 搀攀 伀一䜀猀 䰀䜀䈀吀猀Ⰰ 攀 瀀漀猀琀攀爀椀漀爀洀攀渀琀攀 愀瀀甀爀愀搀漀猀⸀ Para realizar a reportagem foram necessários quatro dias para fazer a captação de imagens, entrevistas e a passagem. Algumas imagens para cobrir o off sobre a Revolta de Stonewall foram retiradas do filme Stonewall: Where Pride Began. A edição foi feita no programa Adobe Premiere CC.਀䄀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 瀀攀爀洀愀渀攀挀攀 攀洀 氀椀渀欀 渀漀 夀漀甀琀甀戀攀 焀甀攀 瀀漀搀攀 猀攀爀 愀挀攀猀猀愀搀漀 愀琀爀愀瘀猀 搀漀 挀愀渀愀氀 搀愀 䠀唀䈀 䌀漀渀琀攀切搀漀Ⰰ 愀最渀挀椀愀 攀砀瀀攀爀椀洀攀渀琀愀氀 搀攀 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 搀愀 䔀匀倀䴀ⴀ匀甀氀⸀
 
CONSIDERAÇÕES
A realização deste trabalho serviu para confirmar a escolha pelo jornalismo. Ao produzir esta pauta, foi possível aprender muito pesquisando sobre o tema, investigando as possíveis fontes e organizando uma agenda de gravações de acordo com o deadline de entrega da matéria. Além disso, houve o aprimoramento das técnicas de captação de imagem, entrevista, edição de vídeo e ampliação do processo de construção de narrativa. Ao realizar esta reportagem houve a compreensão sobre como é ser um jornalista, a responsabilidade envolvida na profissão e o compromisso com a verdade. Quando a matéria ficou pronta, foi publicada no Facebook, onde foram recebidos muitos feedbacks positivos. Foram mais de 1.200 visualizações em poucas semanas, além de mais de 40 comentários positivos sobre a importância de abordar este assunto. A repercussão da matéria nas redes sociais é importante para quem está começando a construir sua história na profissão, pois serve como um incentivo. ਀伀甀琀爀漀 愀挀漀渀琀攀挀椀洀攀渀琀漀 焀甀攀 挀漀洀瀀爀漀瘀漀甀 愀 爀攀氀攀瘀渀挀椀愀 搀愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 昀漀椀 爀攀挀攀戀攀爀 漀 爀攀挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀 渀愀 ㄀㈀ꨀ 一漀椀琀攀 搀攀 倀爀洀椀漀猀 搀愀 䔀匀倀䴀ⴀ匀甀氀Ⰰ 挀漀洀 漀 猀攀最甀渀搀漀 氀甀最愀爀 渀愀 挀愀琀攀最漀爀椀愀 刀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 䴀甀氀琀椀瀀氀愀琀愀昀漀爀洀愀⸀ 伀猀 樀甀爀愀搀漀猀 焀甀攀 樀甀氀最愀爀愀洀 漀猀 琀爀愀戀愀氀栀漀猀 攀爀愀洀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀椀猀 搀漀 洀攀爀挀愀搀漀Ⰰ 攀 漀猀 焀甀攀 愀瘀愀氀椀愀爀愀洀 愀 挀愀琀攀最漀爀椀愀 洀甀氀琀椀瀀氀愀琀愀昀漀爀洀愀 昀漀爀愀洀㨀 䄀渀搀爀攀椀 刀漀猀猀攀琀琀漀Ⰰ 爀攀瀀爀琀攀爀 搀漀 匀䈀吀㬀 䐀戀漀爀愀 匀愀爀琀漀爀椀Ⰰ 攀搀椀琀漀爀愀 搀攀 琀攀砀琀漀 搀愀 刀攀挀漀爀搀 吀嘀㬀 攀 刀愀焀甀攀氀 匀愀氀椀戀愀Ⰰ 攀搀椀琀漀爀愀 搀攀 椀洀愀最攀洀 搀愀 䜀愀切挀栀愀 娀䠀⸀  O aprendizado proporcionado por este trabalho foi além da técnica jornalística envolvida, pois representa também o compromisso social que o jornalista deve ter e o seu papel exercendo a cidadania. Ficou perceptível, para o aluno, o poder de transformação do jornalismo por meio de uma boa narrativa. ਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀搀㘀㈀愀 㠀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀䄀猀猀愀猀猀椀渀愀琀漀猀 搀攀 䰀䜀䈀吀 渀漀 䈀爀愀猀椀氀 ⴀ 刀攀氀愀琀爀椀漀 䜀䜀䈀 ㈀ ㄀㘀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀  栀琀琀瀀猀㨀⼀⼀最爀甀瀀漀最愀礀搀愀戀愀栀椀愀⸀挀漀洀⸀戀爀⼀ ⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀  㤀⼀ 㐀⼀㈀ ㄀㠀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䘀伀唀䌀䄀唀䰀吀Ⰰ 䴀椀挀栀攀氀⸀ 䠀椀猀琀爀椀愀 搀愀 猀攀砀甀愀氀椀搀愀搀攀 䤀㨀 愀 瘀漀渀琀愀搀攀 搀攀 猀愀戀攀爀⸀ 刀椀漀 搀攀 䨀愀渀攀椀爀漀㨀 䔀搀椀攀猀 䜀爀愀愀氀Ⰰ ㄀㤀㠀㠀⸀ 㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䈀䄀刀䈀䔀䤀刀伀Ⰰ 䠀攀爀搀漀琀漀㬀 䰀䤀䴀䄀Ⰰ 倀愀甀氀漀 刀漀搀漀氀昀漀 搀攀⸀ 䴀愀渀甀愀氀 搀攀 吀攀氀攀樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀㨀 漀猀 猀攀最爀攀搀漀猀 搀愀 渀漀琀挀椀愀 搀愀 吀嘀⸀ 刀椀漀 搀攀 䨀愀渀攀椀爀漀㨀 䌀愀洀瀀甀猀⸀ ㈀ ㄀㌀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䌀䄀刀嘀䄀䰀䠀伀Ⰰ 䄀⸀Ⰰ  䐀䤀䄀䴀䄀一吀䔀Ⰰ 䘀⸀ Ⰰ 䈀刀唀一䤀䔀刀䄀Ⰰ 吀⸀ Ⰰ 唀吀匀䌀䠀Ⰰ 匀⸀ 刀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 渀愀 吀嘀㨀 挀漀洀漀 昀愀稀攀爀Ⰰ 挀漀洀漀 瀀爀漀搀甀稀椀爀Ⰰ 挀漀洀漀 攀搀椀琀愀爀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䌀漀渀琀攀砀琀漀⸀ ㈀ ㄀ ⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䴀伀刀䤀一Ⰰ 䔀搀最愀爀⸀ 匀漀挀椀漀氀漀最椀愀⸀ 䴀愀搀爀椀搀㨀 吀攀挀渀漀猀Ⰰ ㄀㤀㤀㔀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䜀䄀一娀Ⰰ 倀椀攀爀爀攀㬀 䌀䠀䄀䴀倀䤀䄀吀Ⰰ 䨀攀愀渀ⴀ倀椀攀爀爀攀⸀ 䄀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 攀洀 爀搀椀漀 攀 琀攀氀攀瘀椀猀漀⸀ 吀爀愀搀甀漀 搀攀 䠀攀氀攀渀愀 䌀猀愀爀⸀ 䴀攀洀 䴀愀爀琀椀渀猀㨀 䤀渀焀甀爀椀琀漀Ⰰ ㄀㤀㤀㔀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䬀䤀一䐀䔀刀䴀䄀一一Ⰰ 䌀漀渀挀攀椀漀 䄀⸀ 伀 䔀猀琀甀搀漀 搀漀猀 䜀渀攀爀漀猀 搀漀 䨀漀爀渀愀氀㨀 漀 挀愀猀漀 搀愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀⸀ 䄀渀愀椀猀 搀漀 㔀먀 䔀渀挀漀渀琀爀漀 搀漀 䌀攀氀猀甀氀Ⰰ 䌀甀爀椀琀椀戀愀ⴀ倀刀Ⰰ ㈀  ㌀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䴀䤀匀䬀伀䰀䌀䤀Ⰰ 刀椀挀栀愀爀搀⸀ 一漀 猀漀洀漀猀Ⰰ 焀甀攀爀攀洀漀猀 ጀ†爀攀昀氀攀砀攀猀 焀甀攀攀爀 猀漀戀爀攀 愀 瀀漀氀琀椀挀愀 猀攀砀甀愀氀 戀爀愀猀椀氀攀椀爀愀 挀漀渀琀攀洀瀀漀爀渀攀愀⸀ 䤀渀㨀 䌀伀䰀䰀䤀一䜀Ⰰ 䰀攀愀渀搀爀漀⸀ 匀琀漀渀攀眀愀氀氀 㐀  ⬀ 漀 焀甀攀 渀漀 䈀爀愀猀椀氀㼀⸀ 匀愀氀瘀愀搀漀爀㨀 䔀䐀唀䘀䈀䄀Ⰰ ㈀ ㄀㄀⸀ 㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀吀刀䄀儀唀䤀一䄀Ⰰ 一攀氀猀漀渀㬀 吀攀漀爀椀愀猀 搀漀 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀⸀ 䘀氀漀爀椀愀渀瀀漀氀椀猀㨀 䤀渀猀甀氀愀爀Ⰰ ㈀ ㄀㌀⸀ 㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀