ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XIX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #d62a08"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;01311</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PP</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PP06</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Segunda Sem Carne</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Francine Zortea Franco (Centro Universitário Faculdade Assis Gurgacz); Sergio Kulak (Centro Universitário Faculdade Assis Gurgacz); Stephanie Colla Pereira (Centro Universitário Faculdade Assis Gurgacz); Mayla Barne (Centro Universitário Faculdade Assis Gurgacz); Samanta Klein (Centro Universitário Faculdade Assis Gurgacz)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;Spot, Vegetarianismo, Carne, Açougue, Vegano</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Em tempos de consumo consciente, o veganismo deixa de ser nicho e começa a se expandir na sociedade. Neste estilo de vida, comer não é mais sobre necessidade, vontade ou contagem de calorias, mas um poderoso agente de mudança  para si e para o mundo. Neste trabalho, para expressar a ideia que alimentação vegana também pode ser, além de tudo, saborosa, foi realizado um spot de rádio de 30 segundos para a marca No Bones, um "açougue" vegano. O meio escolhido permite que relações auditivas e sinestésicas sejam feitas pelo consumidor, através da atmosfera sonora e prosopopeias especialmente produzidas para serem veiculadas no rádio. A campanha existente "Segunda sem Carne", criada pela Sociedade Vegetariana Brasileira, foi utilizada como mote principal.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O veganismo é uma forma de viver que busca excluir, na medida do possível e do praticável, todas as formas de exploração e de crueldade contra animais, seja para a alimentação, para o vestuário ou para qualquer outra finalidade. Diante disso, o movimento  Segunda sem carne teve início na ideia de que a segunda-feira é o dia oficial de tomar qualquer atitude fora da rotina  uma dieta, exercício físico ou uma transformação. A campanha, existente em 35 países, convida as pessoas a tirarem a carne do seu prato uma vez na semana para conhecer e explorar novos sabores, além de conscientizar sobre os impactos causados pelo uso de produtos de origem animal. O projeto é apoiado e disseminado em restaurantes que possuem a mesma proposta de alimentação alternativa  como o No Bones, o cliente escolhido para o spot. Primeiro açougue vegano e vegetariano do estado de São Paulo, o estabelecimento conta com hambúrgueres premium, salsichas, linguiças, nuggets, cortes especiais, espetinhos e produtos para churrasco, todos sem uso de nenhum derivado animal. A construção da marca No Bones é pautada na comparação com o universo do churrasco e dos açougues, ao utilizar as mesmas expressões comuns no imaginário coletivo de quem consome carne, como "açougue" e "cortes especiais". Desta maneira, o spot utiliza dos mesmos artifícios para disseminar um modo de vida alternativo, saudável, sustentável e igualmente saboroso, mas que segue próximo às pessoas: sejam consumidoras de carne ou não. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Mais que uma peça unicamente publicitária, o spot em questão tem a função de informar sobre o estilo de vida; quebrar estereótipos existentes sobre os veganos; apresentar uma nova proposta de alimentação; reforçar uma causa e, enfim, divulgar o açougue vegano. O objetivo do trabalho foi trazer a um meio de comunicação tradicional e de massa, como o rádio, a pauta sobre o veganismo. Assim, ao demonstrar que a causa não é restrita e inacessível, tampouco impopular, é possível expandi-la para mais pessoas  tanto as que se comprometem a aderir a causa definitivamente, quanto as que estão dispostas a experimentar este tipo de alimento, pelo menos uma vez por semana. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Uma vez que o spot possibilita a utilização de efeitos sonoros que estimulam a imaginação e os sentidos, a escolha pelo rádio permite enriquecer a experiência de contato com a marca ao transmitir emoções e sensações de divertimento e prazer. Afinal,  os consumidores desejam produtos, comunicações e campanhas de marketing que provoquem os seus sentidos, que cheguem ao seu coração e estimulem a sua mente (SMICHTT; BERND, 1999), bem como marcas que transmitam e reforcem seus próprios valores, como o veganismo para a No Bones. Ademais, a campanha veiculada no rádio permite a escolha de horários específicos para a veiculação da mensagem, como os próximos ao meio dia, principalmente destinado às pessoas que estão no trânsito e costumam almoçar fora. Os efeitos sonoros que remetem à refeição estimulam os sentidos e anseios neurológicos, pois  o poder dos anseios relacionados a comida e cheiros pode afetar o comportamento humano (DUHIGG, CHARLES, 2012, p 35). A descrição dos alimentos acompanhada de expressões positivas serviram para despertar esses desejos. Por fim, o material justifica-se socialmente por seu apelo contra os maus tratos animais e a busca da conscientização acerca desse fator na sociedade de forma geral. Academicamente, a peça executa várias noções que exploram sentidos estudados no decorrer da graduação como os fatores de criação para rádio, redação publicitária, oficina de texto, marketing, entre outros. Do ponto de vista mercadológico, a peça apresenta uma alternativa diferente e inusitada de tratar um assunto pouco explorado nessa mídia, mostrando que, ainda com diferenças bastantes cruciais, a metáfora, nesse caso com a churrascaria, pode ser um processo a ser explorado para comunicar uma alternativa até mesmo ao consumo de carne. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"> A criação do material respeitou os conceitos básicos de materiais destinados ao rádio, uma vez que não há o apelo imagético neste meio de comunicação. A mensagem se apresenta de modo atrativo e sinestésico, promove uma quebra de expectativa no ouvinte, munida de efeitos sonoros e frases coloquiais que sugerem um rodízio de carnes, pois "quem se comunica pelo rádio deve levar em conta as peculiaridades da enunciação verbal. Deve evitar, por exemplo, frases longas, e trabalhar, de preferência, com uma sintaxe mais simplificada" (CÉSAR, 2005, p. 77). Por isso, a escolha foi utilizar um diálogo descontraído e ambientado entre a mensagem realizada pelo narrador. Os sons têm uma conexão imediata com as partes emocionais e racionais do cérebro, que para Lindstrom (2009), desencadeiam fortes associações e emoções, influenciando o comportamento das pessoas, assim associando sons que remetem ao consumo de carne e sugerindo os alimentos sem origem animal como apetitosos. Para isso, a gravação das vozes foi realizada no estúdio de rádio, os efeitos do ambiente do restaurante e as músicas do background são originais da biblioteca de áudio do Youtube, disponibilizadas gratuitamente para utilização, e o efeito de alimento na chapa é de gravação própria do grupo, a partir da produção de sonoplastia exigida para a atividade, na qual foi utilizado um microfone conectado a um celular, afastado aproximadamente 10 centímetros de uma chapa com um pedaço de chuchu. O áudio foi editado no software Adobe Audition CC 2017. A primeira e a última parte do spot foram gravadas 2 vezes, a voz masculina foi gravada separadamente e depois adicionada na montagem. Ao todo, o grupo levou um dia para gravação e dois para edição. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O spot possui 30 segundos que alteram entre diálogo de dois personagens e narrador-observador que cita a marca anunciante. Enquanto os efeitos sonoros de facas batendo, porta abrindo, conversas distantes, alimentos sendo preparados e pratos sendo colocados na mesa estimulam a sinestesia humana a fim de fazer com que o ouvinte se projete na ambientação de um restaurante, além disso, esses elementos sonoros provocam a descontração do material O texto da narradora é incisivo sobre sobre o veganismo, descreve o alimento com características comuns para promover a quebra da expectativa ao revelar o hambúrguer vegano, e estimula o receptor a associar a prática de uma refeição vegana como uma experiência positiva, principalmente no trocadilho que  a segunda pode ser sua primeira opção. Igualmente deliciosa . No entanto, não há severidade e nem culpabilização aos que ainda consomem a indústria da carne, mas um convite à experimentar uma alternativa mais saudável e livre de sofrimento animal. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">A partir do briefing de produzir um material publicitário para rádio e da escolha pessoal a respeito do tema e anunciante, o principal desafio foi construir uma mensagem carregada de sentido e significados sem o apelo das imagens. O resultado foi um material que permite à imaginação criar as cenas descritas e desperta os sentidos humanos. Tudo isso atrelado à uma causa sobre escolhas conscientes que, como dito no texto, podem ser igualmente deliciosas  como a personagem principal tem o prazer de experimentar e expressar. A elaboração do spot, realizado na disciplina de Criação e Produção em Rádio em novembro de 2017, no 6º período de Publicidade e Propaganda do Centro Universitário Assis Gurgacz, sob orientação do professor Sérgio Kulak, proporcionou que aplicássemos os conhecimentos adquiridos não apenas no contexto da disciplina, mas também de todo o curso, propiciando noções de criação sonora, produção para rádio e aspectos de produção de texto, servindo como suporte para a experiência prática e gerando, ainda que limitada, uma experiência prática que ocorre no mercado de trabalho. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">BERND, Smichtt. Experiential Marketing. Nova York: Simon & Schuster LTD, 1999. <br><br>CÉSAR, Cyro. Rádio: a mídia da emoção. São Paulo: Summus, 2005. <br><br>DUHIGG, Charles. O poder do hábito. Rio de Janeiro: Objetiva, 2012. <br><br>LINDSTROM, M. A lógica do consumo: verdades e mentiras sobre por que compramos. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009. <br><br> </td></tr></table></body></html>