ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XIX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #d62a08"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;01333</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;JO</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;JO04</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Revista Ceos: a desigualdade e os desafios da inclusão e cidadania para todos</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Amanda Xavier (Escola Superior de Propaganda e Marketing); Lucas Ferreira Fagundes (Escola Superior de Propaganda e Marketing); Ana Carolina de Melo (Escola Superior de Propaganda e Marketing); Karine Moura Vieira (Escola Superior de Propaganda e Marketing); Mariana Barcelos (Escola Superior de Propaganda e Marketing); Bruno Pedrotti (Escola Superior de Propaganda e Marketing); Gabriela Veiga (Escola Superior de Propaganda e Marketing); Alice Ricaldone (Escola Superior de Propaganda e Marketing); Raíza Vieira (Escola Superior de Propaganda e Marketing)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;Desigualdade, ESPM-Sul, Jornalismo de Revista, Revista Ceos, Revista-laboratório</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O trabalho apresenta a terceira edição da Revista Ceos, que dá continuidade à publicação criada pelos alunos de jornalismo da ESPM-Sul em 2015/2, na disciplina de Produção e Edição de Impresso II - Revista. O desafio dos alunos do sexto semestre foi produzir uma grande reportagem impressa, a partir das teorias aprendidas em semestres anteriores, com a proposta de discutir os desafios para enfrentar a desigualdade na sociedade brasileira. Esta foi a proposta da Revista Ceos: à luz da desigualdade. Além disso, os estudantes tiveram a oportunidade de crescer não somente como profissionais, mas como cidadãos, ao se colocar no lugar do outro dando visibilidade e voz à histórias que têm pouco espaço na mídia tradicional. A experiência dos alunos com a produção da revista, feita inteiramente pelos integrantes, é descrita neste artigo.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O jornalismo tem em sua essência a responsabilidade de levar informações à sociedade e proporcionar a compreensão dos fatos que acontecem nas diferentes esferas sociais, prezando pela garantia dos direitos humanos e pela igualdade. O jornalismo de revista deve propor uma reflexão sobre os temas abordados e, dessa forma, oferecer maior aprofundamento (SCALZO, 2009). Hacket e Carroll (2008) afirmam que uma das funções do jornalismo é dar visibilidade às minorias e a questões distanciadas ou, por vezes, esquecidas pela mídia. A partir desse pensamento, a terceira edição da Revista Ceos apostou na temática  À luz da desigualdade , trazendo pautas que permitiram um trabalho de fôlego dos estudantes, propondo uma reflexão sobre cada assunto. Após diversas reuniões entre estudantes do 6º semestre e a professora da disciplina de Produção e Edição de Impresso II - Revista, Karine Moura Vieira, foi decidido que cada repórter teria um tema e que, a partir dele, iria contar a história de pessoas que trariam a reflexão sobre os problemas de inclusão na sociedade brasileira e, dessa forma, retratar essa realidade. Produzida semestralmente, a terceira edição da Revista Ceos contém oito reportagens especiais, uma realizada por cada aluno da disciplina, e uma entrevista realizada com o professor na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Antônio Cattani, que pesquisa a concentração de renda a partir de milionários e bilionários, visando à personificação e à desmistificação da riqueza. Além disso, para compor a edição, os alunos decidiram criar uma sessão de fotos, também realizada por eles no semestre anterior na disciplina de Fotojornalismo II, com orientação da professora Renata Stoduto. Ao total, são 48 páginas. Através da leitura da publicação, as pessoas podem tomar conhecimento e refletir sobre como a desigualdade social é um grave problema do Brasil. As histórias apresentadas nas reportagens estão em Porto Alegre, porém refletem problemas de um país inteiro.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A Revista Ceos teve como objetivo proporcionar aos alunos a experiência prática sobre jornalismo de revista unindo às teorias vistas em sala de aula, durante a disciplina de Produção e Edição de Impresso II, permitindo assim que o estudante conheça e pratique todos os processos de uma publicação. Além de produzir as pautas e escrever suas reportagens, os estudantes também fizeram as fotografias das matérias e diagramação da publicação. A produção da revista ainda teve como objetivo dar aos alunos a oportunidade de crescimento pessoal e de que cada um se colocasse no lugar do outro. Dessa forma, a disciplina trouxe os conhecimentos técnicos de uma produção de revista, tanto na prática jornalística como na vida pessoal dos alunos. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O laboratório é o espaço em que se concretiza o diálogo entre as disciplinas do curso e, como tal, a meta deve ser a experimentação (OLIVEIRA, 2013). O autor conclui que o laboratório deve ser, sobretudo, um espaço de liberdade, que possibilita ao aluno cultivar  o olhar especializado em pensar a revista de modo crítico e criativo (p. 275). No caso da Revista Ceos, os estudantes tiveram o desafio de, não somente produzir uma grande reportagem, mas também de participar de todos os processos da produção de uma revista, desde às primeiras reuniões de pauta até a diagramação dos textos e fotos, que também foram todas produzidas pelos alunos. Além disso, houve também o desafio de escolher um único tema que iria nortear toda a revista, dando uma unidade à produção. Assim, o tema escolhido foi a desigualdade social e os seus efeitos de exclusão em diferentes instâncias, em uma abordagem pouco ou superficialmente trabalhada na mídia tradicional. A partir do tema escolhido, as histórias foram contadas com o objetivo de retratar o universo de cada entrevistado de forma aprofundada, com uma postura ética e humanizada. E por se tratar de uma revista-laboratório, cada aluno teve a liberdade necessária para desenvolver suas reportagens podendo exercer sua criatividade. Segundo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) de 2017, o Brasil é o 10º país mais desigual do mundo e o 4º da América Latina - perdendo somente para Colômbia, Haiti e Paraguai (CEOS, 2017, p. 4). Tendo em vista esses dados, os alunos tentaram compreender quais os fatores que levaram o Brasil a ocupar essa posição e entender o que significa  desigualdade social no país. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O jornalismo de revista se difere do jornalismo diário, que está diretamente relacionado ao hard news, pelo sua proposta reflexiva e interpretativa. De acordo com Scalzo (2009), o jornalismo de revista pretende cobrir funções mais complexas do que simplesmente transmitir notícias.  As revistas entretêm, trazem análise, reflexão, concentração e experiência de leitura (SCALZO, 2009, p. 13), além de ter um papel importante como  complementação da educação, relacionando-se intimamente com a ciência e a cultura (p. 21). Outro fator que faz desse modelo de jornalismo diferente dos outros é a utilização de recursos gráficos ou a proximidade com o leitor. Para Benetti (2013), o conteúdo de revista apresenta grande diferença dos demais por ser  complexo, diversificado e especializado, o jornalismo de revista engendra olhares e percepções sobre o mundo, sobre si e sobre o outro, e é nessa articulação que reside seu amplo e fecundo poder (BENETTI, 2013, p. 55). A reportagem é uma das formas mais utilizadas para fazer o jornalismo de revista que, diferentemente da notícia, permite um aprofundamento maior da informação. A reportagem é o texto jornalístico mais adequada para oferecer algo além da instantaneidade.  É a partir da análise de causas, da contextualização e das consequências de um acontecimento que podemos compreender os sentidos nele presentes (FURTADO, 2013, p.151). Para Furtado (2013), a boa reportagem é construída com dois fatores: a apuração e a entrevista.  Sem apuração adequada, ele [o jornalista] corre o risco de perder o maior capítulo de sua função: a credibilidade . Na revista, como o tema deve ser tratado com maior aprofundamento, a entrevista com as fontes, sejam elas personagens ou especialistas, é imprescindível para contar a história.  Entrevista é encontro, diálogo (NECCHI, 2013, p.161). Para Benetti (2013, p. 45), o jornalismo exerce seu poder de muitas maneiras:  ao destacar temáticas que devem ser consideradas relevantes, ao conceder poder de fala a grupos e ideologias, ao instituir angulações e quadros interpretativos para perceber, avaliar e compreender relações . Com o objetivo de destacar temáticas relevantes e conceder poder de fala a grupos e ideologias e, sobretudo seguir a linha editorial da revista desde a sua primeira edição em 2015/2 de fugir da cobertura diária, os alunos propuseram que o assunto da terceira edição da Revista Ceos fosse a desigualdade. O trabalho jornalístico, de certa forma, se assemelha a estudos antropológicos. Segundo Lago (2010), o jornalismo se une à antropologia na medida em que se propõe mudar o foco  de longe e de fora para  de perto e de dentro .  No caso de aplicarmos ao jornalismo, o esforço seria no sentido de descentrar o olhar constituído, torná-lo permeável a pontos de vista, ângulos, vivências, à possibilidade de ser afetado pelo outro, em vez de tentar percebê-lo pelas atuais gramáticas normativas que figuram nos manuais e dentro das redações (salvo raríssimas exceções) (LAGO, 2010, p.175). O desafio de se colocar no lugar do outro, sobretudo, teve o objetivo de gerar empatia no leitor. A empatia diz respeito à capacidade de compreender o outro através do seu ponto de referência (CORMIER; NURIUS; OSBORN, 2009). Dessa forma, a Revista Ceos cumpre o seu papel jornalístico e social: apresenta o assunto da desigualdade através de diferentes contextos, trazendo assuntos como educação, acessibilidade, orientação sexual, moradia, desemprego, entre tantos outros, com um aprofundamento dos temas e, principalmente, com ênfase nas histórias de pessoas que se encaixam em grupos que lutam para conquistarem um espaço maior na sociedade. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A Revista Ceos é um veículo de comunicação produzido pelos alunos de jornalismo da ESPM-Sul. Em sua terceira edição, a revista-laboratório leva em consideração todas as teorias sobre o fazer jornalístico aprendidas nos semestres anteriores da faculdade. Logo na primeira aula de Produção e Edição em Impresso II - Revista foi proposta pela professora Karine Moura Vieira a atividade de produção das reportagens dando seguimento ao projeto gráfico e editorial da Revista Ceos criada em 2015/2 pelos alunos do curso. A ideia da revista era definir um tema central que tivesse uma variedade de assuntos envolvidos e pudesse nortear as reportagens. Assim como em outros veículos de comunicação, uma reunião de pauta foi feita para se discutir possíveis temas. Depois de um brainstorming e votação, ficou decidido, então, que o tema da revista seria desigualdade. A partir disso, cada aluno desenvolveu uma pauta relacionada ao tema central e começou-se a apuração das matérias. Nas aulas seguintes, inicialmente havia uma pequena reunião de pauta e, posteriormente, orientação individual aos alunos para auxiliar na apuração, nas entrevistas, texto e também fotografias. Em uma das reuniões de pauta, foi sugerido que os alunos realizassem uma grande entrevista com um especialista no assunto e que essa fosse publicada na íntegra, como mais uma seção da revista. Além disso, no semestre anterior os alunos tinham realizado um ensaio fotográfico na disciplina de Fotojornalismo II, sob orientação da professora Renata Stoduto, com a ONG RS Paradesporto de Porto Alegre que fomenta e desenvolve a prática esportiva para pessoas com algum tipo de deficiência. Então, surgiu a ideia de criar uma seção na revista com esse ensaio. Cada aluno da turma ficou responsável por desenvolver uma reportagem individualmente, contendo, portanto, oito matérias. No total, a versão final da revista ficou com 47 páginas. As reportagens trazem uma variedade de assuntos, como, por exemplo, a reportagem  Do lado de fora da escola desenvolvida pela aluna Mariana Barcelos que mostra a realidade de transsexuais nas escolas. De acordo com a reportagem, a pesquisa realizada pela Comissão de Diversidade Sexual, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), revelou que, em 2016, a evasão escolar entre travestis e transexuais chegou a 82%. Outra reportagem que também traz números alarmantes sobre a desigualdade no país é a  Enquanto elas esperam nas filas , produzida pela aluna Alice Ricaldone que entrevistou mulheres em busca de um emprego e revelou que 52,5% dos desempregados em setembro de 2017, são mulheres. Outras reportagens com assuntos relevantes também foram propostos na revista, como os desafios da acessibilidade em Porto Alegre; a história do projeto People s Place que busca o poder da arte como forma de aproximação pessoal e social; o direito à moradia e as histórias por trás do Assentamento 20 de Novembro; a inclusão em sala de aula; e, por fim, as histórias de mulheres catadores de lixo e suas lutas por direitos. Além de mostrar os problemas da desigualdade na sociedade, a Revista Ceos traz também iniciativas e histórias de superação. Outra preocupação dos alunos e da professora era com a capa. Que imagem poderia representar a desigualdade no Brasil? Após alguns debates, foi definido que a capa seria uma imagem produzida e editada pelo aluno Lucas Ferreira que mostra uma das personagens de sua reportagem  Tanta gente sem casa, tanta casa sem gente , olhando de dentro de uma casa escura para a janela iluminada. A proposta foi trazer uma das histórias para a capa com alguma imagem que, de alguma forma, representasse o tema. Depois de todo o processo de produção, finalização e impressão, a Revista Ceos foi também disponibilizada na plataforma online Issuu, que pode ser acessada pelo link. Dessa forma, é possível compartilhar o material através das redes sociais, gerando mais discussão e conhecimento acerca do assunto. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">Após um semestre de pesquisas, apuração, entrevistas e debates com colegas e orientadora, os alunos do sexto semestre do curso de jornalismo da ESPM-Sul desenvolveram a terceira edição da Revista Ceos, abordando o tema da desigualdade no Brasil e que, ainda é pouco abordado pela mídia tradicional. Para os estudantes, a revista-laboratório foi além da sala de aula, permitindo a eles a experiência de se colocar no lugar do outro e, assim retratar a realidade da sociedade. E como a própria professora Karine Moura Vieira colocou no editorial da Revista Ceos:  os personagens que [os alunos] encontraram, trouxeram uma realidade que os números das pesquisas não dão conta, mas que o jornalismo tem o dever de revelar . Para o cumprimento da atividade, foi essencial que os alunos se apoiassem na sensibilidade, sem perder o poder da crítica e, a partir da apuração jornalística, permitiu-se exercitar a criatividade de cada um. De acordo com Oliveira (2013), o laboratório é o espaço de experimentação e de incentivo à criatividade do aluno. Desta forma, a publicação foi fundamental, não somente para estimular o aluno a produzir mais um conteúdo jornalístico, mas para usar novos estilos de escrita e maneiras de apuração, buscando sempre inovar e não ser apenas um reprodutor do que já existe no mercado. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">BENETTI, Marcia. Revista e jornalismo: conceitos e particularidades. In: TAVARES, Frederico de Mello B.; SCHWAAB, Reges. A revista e seu jornalismo. Porto Alegre: Penso, 2013. <br><br>CARROLL, William K.; HACKETT; Robert A. Democratic media activism through the lens of social movement theory. Media, Culture & Society. 2006, p. 83-104 <br><br>CORMIER, S.; NURIUS, P.; OSBORN, C. Interviewing and change strategies for helpers: Fundamental Skills and Cognitive Behavioral Interventions. Australia: Ed Thompson Brooks, 2009.<br><br>FURTADO, Thais. O aprofundamento como caminho da reportagem de revista. In: TAVARES, Frederico de Mello B.; SCHWAAB, Reges. A revista e seu jornalismo. Porto Alegre: Penso, 2013. <br><br>LAGO, Cláudia. Ensinamentos Antropológicos: a possibilidade de apreensão do Outro no jornalismo. Universidade Anhembi Morumbi,2010. Disponível em: Acesso em Abril de 2016. <br><br>NECCHI, Vitor. Entrevista em revista: a eternização do diálogo e a percepção do mundo traduzida em respostas. In: TAVARES, Frederico de Mello B.; SCHWAAB, Reges. A revista e seu jornalismo. Porto Alegre: Penso, 2013. <br><br>OLIVEIRA, Fabrício Marques. A revista em sala de aula: edição e práticas laboratoriais em contexto de convergência. In TAVARES, Frederico de Mello B. ; SCHWAAB, Reges. (orgs.) A revista e seu jornalismo. Porto Alegre: Ed. Penso, 2013.<br><br>REVISTA CEOS. À luz da desigualdade. 2017<br><br>SCALZO, Marília. Jornalismo de Revista. São Paulo: Ed Contexto, 2003.<br><br> </td></tr></table></body></html>