ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XIX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #d62a08"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;01340</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;RP</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;RP07</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Informativo Mercur: uma revista para divulgação institucional da Têmpera Guache com Bico Dosador </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Leonard Siqueira Barbosa (Universidade de Santa Cruz do Sul); Milena Luft (Universidade de Santa Cruz do Sul); Analu Schmitz Horlle (Universidade de Santa Cruz do Sul)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;Informativo, Comunicação, Relações Públicas, Divulgação, </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Este projeto apresenta através da produção do informativo  Matiz e Coletivismo , o novo produto desenvolvido pela empresa Mercur de Santa Cruz do Sul, a Tinta guache lavável com bico dosador. O projeto foi desenvolvido para a disciplina de Oficina de Redação em Relações Públicas II pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). O informativo envolve a exposição acerca do produto contando com a avaliação do corpo docente e discente da Escola Anchieta de Vera Cruz para maior embasamento na produção de matérias. O processo foi planejado e monitorado pelos acadêmicos responsáveis pelo informativo. Após a edição e finalização do produto impresso, ocorreu a apresentação do processo de criação na empresa Mercur, onde o informativo foi avaliado pela docente da disciplina e uma profissional de comunicação da empresa.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O informativo  Matiz e Coletivismo: A arte da Têmpera guache lavável com bico dosador foi desenvolvido na disciplina de Oficina de Redação em Relações Públicas II pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). A base para a construção do informativo foi o novo produto desenvolvido pela Mercur, empresa fornecedora de produtos de borracha e afins de Santa Cruz do Sul, que foi o cliente da disciplina. A instituição idealizou uma nova embalagem de tinta adaptada com o bico dosador, com a intenção de reduzir o desperdício do produto, além de ser uma forma inovadora e prática aos alunos. Segundo Torquato (1986, pág.24), sob o ponto de vista do comunicador, a mensagem é endereçada a quem interessar possa, sendo assim o informativo foi criado e direcionado para grupos docentes, mais especificamente aos professores de educação artística, para testar e avaliar o progresso dos estudantes em relação aos níveis de coletividade, consumo responsável e rendimento do produto. Para maior embasamento na progressão do informativo, o grupo responsável pelo mesmo realizou uma atividade envolvendo a Têmpera guache na Escola Anchieta de Vera Cruz (Rio Grande do Sul), para tirar suas próprias conclusões sobre o produto após uma experiência com alunos que utilizaram a tinta para criarem seus trabalhos artísticos, foram observados aspectos como, aproximação entre estudantes, redução no desperdício de tinta e facilidade no manuseio. Após a saída a campo para avaliação do produto, foi dado início a produção do informativo, onde finalmente foi exposto informações sobre a Têmpera guache da Mercur, quais benefícios ela prometia e avaliação de professores e estudantes que realizaram uma experiência prática com a tinta, resultando na idealização do informativo, um veículo muito utilizado em empresas, independente do segmento, comumente elaborado por profissionais de Relações Públicas. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Desenvolver um informativo com ênfase na Têmpera guache lavável com bico dosador fabricado pela empresa Mercur de Santa Cruz do Sul, ressaltando as informações sobre o produto, analisando os benefícios que a tinta apresentava perante produtos tradicionais do mesmo segmento. Almejando atingir um número considerável de professores de redes de ensino que buscam obter mais informações sobre a tinta através de um informativo, de forma dinâmica, objetiva e clara, apontando os principais benefícios que a Têmpera acarretaria após sua implantação em atividades escolares.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A relevância do produto impresso para a instituição Mercur de Santa Cruz do Sul consiste em conquistar o público alvo da Têmpera Guache com Bico Dosador, ou seja, atingir o público docente das escolas. Como a Têmpera Guache com Bico Dosador possui um diferencial no seu conceito e no seu preço, o valor agregado a esse produto é muito maior e merece uma atenção e divulgação especial. A proposta desta tinta com embalagem diferenciada é contribuir com um conjunto de ensinamentos desenvolvidos na escola, como empatia, autonomia, cooperação e consumo responsável. A ideia de utilizar o impresso como transmissor da mensagem da Têmpera Guache com Bico Dosador permite que o conteúdo seja apresentado de forma didática, pois a linguagem, a utilização das imagens e cores persuade o leitor a receber a mensagem de forma inteligível. Criado com o fim de ajudar no processo de educação da criança, o produto foi desenvolvido com o auxílio de diversos atores do campo da Educação, chegando ao produto final: um provocador de experiências coletivas, um despertar para o aprendizado relacionado a valores humanos. Considerando que embora existam plataformas virtuais da empresa Mercur, a elaboração da revista impressa chegará a mãos para os professores, de modo em que eles se sintam privilegiados por poderem desfrutar de toda a preocupação social do produto. Logo, tendo em vista a necessidade de divulgar os benefícios da Têmpera Guache com Bico Dosador foi desenvolvido um planejamento de informativo impresso, com textos que abrangessem todo o cenário de um professor, seja o seu relacionamento com os alunos, a opinião, a preocupação com o meio ambiente e também com os valores humanos que podem ser desenvolvidos em sala de aula; </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Para a criação do impresso foi necessário conhecer a empresa, Mercur, e os produtos, Têmpera Guache com Bico Dosador, para captar sinais que representam a instituição e os principais benefícios do produto. Após o estabelecimento do público através da necessidade da empresa Mercur, foi realizada a delegação de tarefas entre os componentes do grupo e foram dadas sugestões de pautas para cada página. Para a primeira etapa, foi necessário analisar as mídias da organização e qual era a forma em que eles falavam da Têmpera Guache com Bico Dosador. Após essa impressão iniciamos a parte de conteúdo, entre as páginas estaria entrevista com professores e crianças, assim como uma parte destinada ao desenvolvimento desse produto que reflete muito sobre a responsabilidade social e sustentável. A primeira técnica utilizada foi a entrevista, presencial, com alunos de ensino fundamental. Nessa entrevista foram gravadas respostas com um gravador e foram tiradas fotografias das crianças que participaram. A outra entrevista, também feita presencialmente, foi realizada com uma professora de artes a partir da experiência com a Têmpera Guache com Bico Dosador. Para isso, o grupo se deslocou até o colégio Anchieta de Vera Cruz, onde os alunos e professores puderam ter o contato com as tintas e os acadêmicos puderam registrar por meio de fotos e vídeos como foi a experiência, logo todas as fotos são de responsabilidade do grupo. A organização Mercur também participou da criação dos conteúdos, pois as matérias foram embasadas nas informações que foram disponíveis aos acadêmicos. Além disso, foi enviado um e-mail para o setor de desenvolvimento da tinta para saber mais sobre o processo e este ser tema de uma das matérias. Apesar de ter tido as matérias e atividades divididas entre os membros, toda a confecção do informativo foi de caráter colaborativo, onde todos puderam opinar, auxiliar e se envolver nas diferentes etapas do processo. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O informativo foi produzido pelos alunos do Curso de Comunicação Social da Universidade de Santa Cruz do Sul, da habilitação de Relações Públicas, na disciplina de Oficina de Redação em Relações Públicas II, durante o segundo semestre letivo de 2017. Este informativo visou grupos docentes de instituições de ensino do município de Santa Cruz do Sul como público alvo. A capa do informativo contém a imagem da Têmpera guache, produzida pelo grupo da disciplina, além de apresentar a identidade nominal  Matiz e Coletivismo , matiz é um conceito definido como um colorido obtido através de inúmeras combinações de cores e o termo coletivismo foi na intenção de divulgar a aproximação que o produto gera entre alunos. Na segunda página, está contida a matéria realizada com a Escola Anchieta, com pequenos depoimentos avaliativos dos alunos que testaram a tinta, com o título de  Cores aos olhos de uma criança . Na página três, apresentamos algumas características do produto, além do seu consumo sustentável e questões ligadas a integração, ensinando os alunos a exercerem o coletivismo. Na terceira e quarta página está à entrevista realizada pelo grupo da disciplina com Fabiana Schimitt, professora de educação artística na Escola Anchieta, apresentando sua avaliação após observar as atividades que os alunos exerceram utilizando a tinta. Fabiana respondeu algumas questões em relação à Têmpera guache, deixando a seguinte mensagem sobre arte e criatividade,  Um desenho não precisa ser igual à vida real, com a arte temos a liberdade de criar . O desenvolvimento do produto encontra-se na quinta página do informativo, quem foram os participantes na ajuda do desenvolvimento da Têmpera guache e quais características ela teria para se diferenciar positivamente em relação a outros produtos tradicionais do mercado, destacando a importância de ser uma tinta lavável, evitando manchar permanentes nas roupas dos alunos. Na sexta página estão presentes alguns benefícios que a empresa Mercur deseja cumprir através do produto, como autonomia, consumo responsável, cooperação e empatia. A sétima e ultima página do informativo detêm a composição da equipe responsável pela produção das matérias, texto, diagramação e fotos. Além de apresentar os integrantes com foto, nome e respectivos cursos, tencionando gerar maior proximidade entre a equipe de produção e os respectivos leitores. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">A realização do planejamento e execução do informativo para a instituição Mercur oportunizou um contato muito importante para os futuros profissionais na área, que posteriormente, quando precisarem, terão um conhecimento sobre essa atividade, que é muito comum dentro da profissão. Criar matérias, diagramar e buscar conteúdo interessante para um público específico é uma tarefa um tanto quanto complexa, pois exige que o profissional tenha uma grande capacidade de adaptação e percepção dos públicos e ambiente. Acreditamos que o material apresentado à Mercur, possui grande potencial para futuramente ser utilizado e distribuído como divulgação da Têmpera Guache com Bico Dosador aos docentes de escolas. Ainda citando benefícios à organização o que pode ser abordado é que a divulgação não pode estar limitada ao site, ela deve ser propagada de diversas formas e o informativo tem esse poder de chegar às mãos de diversos profissionais da educação. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">TORQUATO, Gaudêncio. Comunicação empresarial, comunicação institucional: conceitos, estratégias, sistemas, estrutura, planejamento e técnicas. 2ª ed São Paulo: Ed. Summus, 1986.<br><br>RABAÇA, Carlos Alberto e BARBOSA, Gustavo. Dicionário de comunicação. 2. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2001.<br><br>KUNSCH, Margarida Krohling Maria. Planejamento de Relações Públicas na Comunicação Integrada. São Paulo: Summus, 2003.<br><br> </td></tr></table></body></html>