ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XIX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #d62a08"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;01343</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PT</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PT01</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Los Dos Don: Uma proposta de Design Editorial para Livros Clássicos</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Kelen Andressa de Souza (CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER); Clóvis Cézar Pedrini Júnior (CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER); Ana Paula Heck (CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;design editorial, edição de livro, design gráfico, comunicação visual, </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Este paper visa explicar o trabalho submetido ao Expocom Sul 2018. A proposta foi elaborada no âmbito laboratorial da disciplina 'Trabalho Interdiciplinar UTA Impresso' do curso de Jornalismo do Centro Universitário Internacional (Uninter). Por meio da união de dois clássicos da literatura universal e, mais precisamente, Ibero-americana, criou-se um box exclusivo, intitulado 'Los dos Don', que traz a versão original de 'Don Quijote de la Mancha' de Miguel de Cervantes e uma versão em espanhol de 'Dom Casmurro' de Machado de Assis. Assim, optou-se por direcionar a produção ao público 'hispanohablante'. Além da arte das capas de cada um dos volumes, foi produzida o projeto da caixa especial e diagramado todas as páginas de ambos os livros.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Neste artigo será apresentado o projeto experimental realizado sob supervisão da professora Ana Paula Heck na disciplina  TI Impresso presente na estrutura curricular do curso de Jornalismo do Centro Universitário Internacional Uninter. Com o projeto pretendeu-se aplicar os princípios e fundamentos do design gráfico. Foram realizadas todas as etapas de um trabalho editorial real: apresentação do briefing, a escolha justificada das obras, mote e apelo de venda, definição de mercado e público-alvo, diagramação completa das obras, escolhas criativas de composição visual, opções minuciosas dos materiais e apresentação do produto final. Levaram-se em os fundamentos do design gráfico e editorial propostos por Fonseca (2009, p. 214) que tem como finalidade tornar o produto harmonioso. Para isso deve-se equilibrar os elementos da composição visual como cor, tipografia, textura, direção, ritmo, lógica de leitura e estabelecer hierarquicamente esses elementos afim de proporcionar unidade e tornar o produto final vendível. A capa é a grande responsável por isso, enquanto o miolo tem como função transmitir a informação da melhor maneira possível e com o mínimo de interferências, sendo que  o projeto da capa é um problema tão diferente do design do miolo que se precisaria de um livro exclusivo para analisá-lo (HENDEL, 2003, p. 96). Para Caldwell e Zappaterra (2014) o design deve considerar outros fatores como legibilidade, escolha de papéis, marca, identidade e público. Esses são tão importantes quanto a medianiz da coluna e da lombada, infraestrutura da grade, linha de fólio, linha de base e área de corte. Neste trabalho, arriscou-se, ao invés de editar um livro, dois, e ambos em outro idioma. O projeto pretendeu estimular a aplicabilidade técnica e aliá-la a visão de mercadológica, sensibilidade criativa em uma jornada de curadoria editorial. O resultado que será apresentado a seguir é fruto da paixão de contar e ler história e de dar cara e visual a elas.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A editora CCPJR (fictícia) pretende aproximar e ampliar as publicações em âmbito Ibero-americano. Por isso lançará pares de livros, sempre com um clássico da literatura brasileira em conjunto com um clássico da literatura espanhola. Este par de Los dos Don (Os dois Dom) é apenas um desses jogos que fazem parte de uma estratégia maior que poderá trazer obras de outros países da América Latina, Portugal e Espanha. Porém, dado o simbolismo das duas obras aqui tratadas, elas foram escolhidas para serem o Volume 01; o lançamento da coleção. O modelo adotado a elas será o padrão adotado em toda a série. Mas para além de uma aparência chamativa e envolvente, os volumes não atrairão a atenção apenas pelo visual. Com as obras justapostas o objetivo é aplicar alguns princípios do design gráfico e do design editorial para promover uma análise comparativa e reflexiva, tendo como foco a importância desse ramo profissional da comunicação na divulgação das artes e no estímulo à leitura, mas principalmente pretende-se repassar a ideia de proximidade, de  acercamiento entre as nações e dos povos coirmãos. O apelo será o da concórdia e da compreensão ao outro com suas expressões culturais e literárias. O principal diferencial desta iniciativa é, portanto, a aproximação entre a literatura da Ibero-américa, onde o design gráfico e alta literatura cumpram em sinergia suas funções. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Em tempos de ode às novas tecnologias onde inovação está na ordem do dia e o consumo imediato das informações tem transformado profundamente os hábitos de leitura, qual é o espaço do bom e velho livro de papel? E qual papel tem desempenhado o design gráfico e o design editorial para contribuir para que esse importante nicho de mercado da comunicação mantenha-se relevante? Como forma de fazer refletir sobre essas questões, a disciplina  Trabalho Interdisciplinar UTA Impresso do curso de Jornalismo do Centro Universitário Internacional (UNINTER), orientado pela professora mestre Ana Paula Heck, propôs a criação de um produto impresso que abordasse exatamente isso: a editoração de um livro  disponível no portal do Domínio Público  cujo trabalho de design gráfico e design editorial o diferencia-se com vias a torná-lo atual, relevante e, por conseguinte, cabível de ser comercializado como produto cultural e comunicativo. A ideia surgiu depois da dificuldade de um dos diretores em encontrar obras brasileiras em livrarias da Espanha. Até mesmo os clássicos eram quase inacessíveis, em detrimento dos Paulo Coelho que parecem definir toda a literatura do Brasil. A coleção contará com uma versão em castelhano de ambas as obras escolhidas. Esta iniciativa também se justifica para demonstrar que a Academia está atenta às mudanças na Comunicação, mas nem por isso relega ramos que em algum momento já foram os protagonistas, como o impresso. O trabalho também reaviva a importância do domínio das variadas técnicas da comunicação visual, mostra que o design gráfico conseguiu transpor algumas linhas ideológicas que decretaram seu fim, mantém-se empolgante e relevante e possui vida longa, sempre que aliar-se a uma visão do mundo que promova o conhecimento e o engrandecimento do ser humano. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Para a execução do utilizou-se dos fundamentos de comunicação visual propostos por Caldwell e Zappaterra (2014), Fonseca (2009), Hendel (2003) e Hurlburt (2002). A ideia foi criar uma coleção, sendo esse box o volume 01. Os softwares utilizados foram o Adobe InDesing, Adobe Illustrator, Adobe Photoshop; todos devidamente licenciados e fornecidos pela Uninter sem custos adicionais a todos os acadêmicos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda. Os livros foram diagramados na integralidade, sendo 316 páginas de  Don Casmurro e 620 páginas de  Don Quijote . Para aumentar o nível de dificuldade, mas principalmente, para ampliar o horizonte de alcance do produto, os livros foram diagramados em sua integralidade nas respectivas versões em castelhano. Com isso o domínio da língua espanhola também foi fundamental para a execução do projeto.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O briefing fornecido na disciplina solicitava a  reedição de um livro de domínio público com vistas à sua produção impressa, considerando seu conteúdo e o desafio de tornar atraente uma obra que já fora publicada. A instigante proposta foi aceita e ampliada. Para torna-la ainda mais atraente, optou-se por elaborar uma caixa com dois livros clássicos:  Don Quijote de la mancha do espanhol Miguel de Cervantes e  Don Casmurro do brasileiro Machado de Assis . Além de serem de apelo universal e literaturas consagradas ambas as obras são de domínio público, ou seja, já são mais de 70 anos da morte dos autores; com issopassaram a serem consideradas heranças culturais da humanidade e podendo serem reproduzidas e republicadas por qualquer pessoa. " Título do volume:Los dos  Don .Serão dois livros: Don Casmurro de Machado de Assis e  Don Quijote de la mancha de Miguel de Cervantes . " Público alvo: O material será diferenciado e tentará distanciar-se das edições de bolso. Por isso, a publicação será direcionada para estudiosos das letras, professores e profissionais do setor, entidades como universidade e bibliotecas, amantes da literatura e colecionadores. " Concorrência direta e indireta:Apesar de ambos os títulos estarem sendo comercializados pela concorrência por serem indiscutíveis clássicos mundiais, eles apresentam-se principalmente em dois formatos, edições de bolso ou edições de aniversário. A família de fonte escolhida é a Bookman Old Style. Ela mostrou-se ser bem completa. Seu formato serifado, além de contribuir com a fluidez da leitura corrida dos textos escritos há décadas, atende à intenção de dar ao impresso um caráter clássico e  cult . O tamanho será 11 e o entrelinhas normal, uma vez que o nosso público alvo já está familiarizado com leituras densas. O padrão adotado será o  modelo de estante , assim, além do apelo ineditista que possuí pela apresentação em conjunto, atrairá por ser adereço fetichista e item de colecionador.O formato será de 149 x 21 cm (29,8 x 46 cm aberta mais lombada), o mais indicado para grande quantidade páginas e capa dura para alta durabilidade.O caráter nobre da publicação ganha força também com o papel escolhido. O papel  pólen gold de cor amarelada e gramatura de 90 g/m², com texto preto 100%, reflete menos luz e oferece conforto na leitura.O miolo será tradicional, priorizar-se-á o texto dos clássicos que se bastam em si, com pequenos adereços, figuras, notas de rodapé, comentários de críticos ou explicação de traduções. O design do miolo será, portanto, conservador. Com exceção dos títulos e capitulação que receberão uma fonte maior, porém na mesma família.O acabamento do livro conta com miolo com costura a aplicação de hot melt. Como suporte propõe-se o uso de capa dura, com aplicação de verniz UV local no título e no nome do autor. A capa dura comlombada quadrada receberá verniz UV local no título e no nome do autor, apenas.Pelo produto oferecido ser um par de livros, ele virá em uma caixa de papelão 210 g/m2 de face dupla, fosca e abertura lateral.Como o público é bem especificado a tiragem será limitada. Não mais de 2000 exemplares na primeira edição . Descrição técnica do produto Família da Fonte Bookman Old Style, preto 100% Tamanho texto miolo 11 Entrelinhas texto Simples Dimensão dos livros 212 mm x 149 x 40 mm Lombada Quadrada Tiragem 2000 exemplares por edição Papel do miolo  Pólen gold (couchê fosco) Gramatura miolo 90g/m2 Papel caixa Papelão ondulado 210 g/m2 fosca, face dupla, 3,5/4,0 mm / de 13 a 15 em 10 cm Dimensão da caixa 214 mm altura x 152 mm largura x 43 mm Cores miolo Pb Impressão Matte Especial Laminação. Aplicação de verniz UV local nas capas e caixa Acabamento livros Vinco, costura e aplicação de Hot Melt Fechamento de arquivo Em arquivo .pdf separado. Formato livreto do miolo. Fechamento realizado pelo Adobe Indesign. Padrão PDF/X-1a:2001 e método de saída Coated FOGRA27 (ISSO 12647-2:2004). Marca de corte e sangria 2mm cada um dos lados. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">As funções do design gráfico e do design editorial são muitas, tais como atrair e manter a atenção dos leitores e estruturar o produto final de maneira coesa e clara. O produto deve além de se capaz de vender-se, ser agradável durante todo o período da leitura, que no caso dos livros, pode ser bastante longo. Assim, a leitura tem a ver também com tato, com posse, deve transmitir a mensagem para além do texto, deve ser agradável, informativo e útil para fazer por merecer o seu existir e permanecer na mão do leitor e depois, ainda, como adereço de consulta na prateleira. O design gráfico e editorial para material impresso é um  laboratório de pesquisa "emocionante e em constante evolução, e uma plataforma de lançamento para inovações estilísticas que são muitas vezes, adotadas com entusiasmo por outras áreas da comunicação (CALDWELL; ZAPATERRA, 2014, p. 10). É, portanto, um campo da comunicação social que não deve ser negada ou diminuída sua importância, mas sim, encarada como uma ciência, com seus princípios, teorias e até mesmo linhas ideológicas. A atividade aqui proposta, ademais de ser avaliada com nota máxima no âmbito da disciplina, pretendeu aplicar os fundamentos da comunicação visual e fez valer-se do design gráfico e do design editorial para projetar um possível produto impresso. Mas, para além da aplicabilidade técnica, o objetivo último foi refletir sobre a importância do impresso na comunicação social, as adaptações sofridas pelos profissionais ao longo do tempo, o espaço da alta cultura no meio e na sociedade, as possibilidades de se transpor barreiras fronteiriças, sua projeção e a função que cabe hoje à leitura, pura e simplesmente, dos clássicos. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">CALDWELL, Cath; ZAPPATERRA, Yolanda. Design Editorial: jornais e revistas / mídia impressa e digital. Barcelona: Editorial Gili, 2014.<br><br>FONSECA. Joaquim da. Tipografia & Design gráfico: design e produção de impressos e livros. Porto Alegre: Bookman Editora, 2009.<br><br>HENDEL, Richard. O Design do Livro. São Paulo: Ateliê Editora, 2003.<br><br>HURLBURT, Allen. Layout: o design da página impressa. São Paulo: Nobel, 2002.<br><br> </td></tr></table></body></html>