ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XIX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #d62a08"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;01344</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PT</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PT10</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Fonte Assessoria: um projeto de comunicação para a ONG Igualdade RS</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Lígia de Oliveira (Escola Superior de Propaganda e Marketing); Leonardo Pedroso Kaller (Escola Superior de Propaganda e Marketing); Gian Carlos Lorencet Panisson (Escola Superior de Propaganda e Marketing); Paulo Nemitz Junior (Escola Superior de Propaganda e Marketing); Matheus Gomes (Escola Superior de Propaganda e Marketing); Rosângela Florczak de Oliveira (Escola Superior de Propaganda e Marketing)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;Agência de Comunicação, Assessoria de Imprensa, Comunicação Integrada, Travestis e Transexuais, Terceiro Setor</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O presente trabalho apresenta o projeto de comunicação desenvolvido por acadêmicos do 3º semestre do curso de Jornalismo da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-Sul), que teve como objetivo planejar e executar estratégias comunicacionais para a ONG Igualdade RS, criada para defender os direitos de travestis e transexuais do Rio Grande do Sul. O trabalho, vinculado à disciplina de Assessoria de Imprensa, ainda incluiu a criação de uma agência, a Fonte Assessoria de Comunicação, para que fosse possível executar, na prática, o aprendizado teórico adquirido com a disciplina.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A Fonte Assessoria de Comunicação, agência desenvolvida por cinco acadêmicos do curso de Jornalismo da ESPM-Sul, assessorou, durante o primeiro semestre de 2017, a ONG Igualdade RS  Associação de Travestis e Transexuais do Rio Grande do Sul, localizada no centro de Porto Alegre, que atua há 18 anos na defesa dos Direitos Humanos de travestis e transexuais, com ênfase na promoção da cidadania e campanhas de prevenção da área da saúde. Com base nas demandas sociais, pontos fortes, fracos, ameaças e oportunidades diagnosticadas, como lacunas na comunicação interna, problemas nas mídias sociais dos veículos e baixa visibilidade da organização em relação a imprensa, buscou-se resolver os conflitos comunicacionais a partir de ações e estratégias que buscassem conectar o cliente aos veículos de comunicação. Para além da assessoria de imprensa, a agência contava com os serviços de produção de conteúdo, ou seja, desenvolvimento de conteúdo multimídia com enfoque jornalístico; promoção de eventos; monitoramento de mídias sociais, por meio da atualização das mídias do cliente e clipping, acompanhamento das notícias que mencionam o ong nos veículos de comunicação.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">De modo geral, o objetivo do projeto era não apenas oportunizar a vivência prática da atividade de Assessoria de Imprensa aos estudantes, mas, sobretudo, conciliar a aprendizagem das metodologias de planejamento e gestão estratégica que permeiam a área com a possibilidade de colaborar com o desenvolvimento de uma instituição cuja base parte de uma preocupação social. O planejamento estratégico desenvolvido contou com quatro objetivos específicos norteadores, sendo: aumentar a visibilidade para a causa de travestis e transexuais nas redes sociais; aumentar a quantidade de mídia espontânea; melhorar a qualidade da comunicação do cliente com o público geral e promover o relacionamento entre mídia e o cliente.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">As organizações sociais fundamentam-se em mecanismos que proveem a sociedade com determinados bens coletivos e sociais que nem o primeiro e o segundo setor são capazes de suprir. Drucker (1999) afirma que as instituições sem fins lucrativos existem por causa de sua missão. Elas existem para fazer a diferença na sociedade e na vida dos indivíduos. Seguindo a mesma linha de raciocínio, a escolha da ong pela equipe baseou-se justamente na crença pela causa e pelo fato de considerá-la de grande relevância, tanto para a própria comunidade transexual e travesti, que apesar de muitos avanços, ainda enfrenta muitos desafios, como também para comunidade em geral. Nesse sentido, a comunicação assume um caráter fundamental, considerando sua capacidade de difundir de maneira profissional as informações referentes à organização, tornando-se um importante agente potencializador da atuação da entidade em seu meio. Conforme Oliveira e Paula (2008, p.21), os processos comunicacionais que são o objeto de estudo da comunicação no contexto das organizações podem ser definidos como: [...] atos de interação planejados e espontâneos que se estabelecem a partir de fluxos informacionais e relacionais das organizações com os atores sociais que atingem e/ou são atingidos por sua atuação. [...] já os fluxos relacionais, são oportunidades de interação e encontro entre as organizações e os atores sociais (OLIVEIRA E PAULA, 2008, p.21). Kunsch (2007) afirma que as novas configurações do ambiente social global vão exigir das organizações novas posturas, necessitando que elas façam um planejamento mais apurado da sua comunicação. "[...] no âmbito dessa nova sociedade e de cenário mutantes e complexos que as organizações operam, [...]. A comunicação [...] passa a ser considerada de forma muito mais estratégica do que no passado" (KUNSCH, 2007, p. 41). </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A partir das metodologias ativas, na qual o estudante é inserido como agente responsável pela sua aprendizagem, a disciplina de Assessoria de Imprensa propõe a criação de uma agência de comunicação como forma de fundamentar o aprendizado das atividades de uma assessoria de imprensa e os principais conceitos que permeiam a área para, posteriormente, assessorar um cliente real. As atividades incluíram a escolha do cliente, a criação da agência e o planejamento estratégico, conforme detalhado abaixo: Escolha do Cliente: em consenso, o grupo definiu que queria trabalhar com uma ong que atuasse em uma área de baixíssima visibilidade, mas de grande importância. Sendo assim, após surgirem alguns nomes de entidades de Porto Alegre, definiu-se que o cliente seria a Igualdade RS. Criação da Agência: para essa etapa, foi realizada uma pesquisa de mercado, a fim de analisar como atuam e quais serviços são oferecidos pelas assessorias de comunicação. A partir desses estudos, o grupo estabeleceu o perfil da agência, nome, definição de cargos e identidade visual. Planejamento Estratégico: após as duas etapas acima definidas, iniciou-se o planejamento, sendo esse um processo que apresenta os caminhos a seguir, de modo mais eficiente, eficaz e efetivo de uma organização. O planejamento estratégico é uma metodologia gerencial que permite estabelecer qual deve ser a direção a ser seguida pela organização, visando um maior grau de interação com o ambiente. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A fim de desenvolver um eficaz trabalho e que fosse coerente às necessidades do cliente e à sua realidade, a partir de entrevistas coletou-se o máximo de informações sobre os mais variados níveis que envolvem a ong Igualdade RS, como histórico da organização, público-alvo, problemas de comunicação e oportunidades. A partir da união entre o estudo do cliente, sua comunicação e histórico foi desenvolvido o planejamento estratégico detalhado de comunicação integrada. A Fonte Assessoria, como agência, foi composta por cinco membros e funções, divididas entre: Leonardo Pedroso Kaller  gestão; Paulo Nemitz Junior  atendimento; Lígia de Oliveira e Gian Carlos Lorencet Panisson  planejamento e Matheus Gomes  conteúdo. Essa definição não implica, necessariamente, que outras tarefas envolvendo outras áreas não possam ser produzidas por um ou outro membro. A partir de um mailing list (lista de contatos importantes para o cliente), criado pela própria agência, foram enviados os primeiros releases para a imprensa. O primeiro resultado veio logo em seguida, quando o portal coletiva.net publicou o release de apresentação da agência Fonte Assessoria, destacando o trabalho da ONG Igualdade RS. Dessa forma, o grupo alcançou parte do primeiro objetivo de divulgar o trabalho da instituição. Em comemoração aos 18 anos da ONG Igualdade RS  Associação de Travestis e Transexuais do Rio Grande do Sul, a Fonte Assessoria promoveu um painel para discutir a visibilidade de travestis e transexuais na mídia. O evento contou com a participação de Marcelly Malta, ativista desde a década de 70 e atual responsável pela Igualdade; os jornalistas Gabriel Galli e Mauren Xavier e Adriana Kurtz, coordenadora do Núcleo de Estudos em Jornalismo (NEJOR/ESPM-Sul). Nesta ação, além do debate, foi divulgado um mini documentário sobre a história da ONG, produzido pela Fonte Assessoria, pensado para unir histórias de travestis e transexuais no Rio Grande do Sul e retratar as lutas dessas pessoas ao longo dos mais de 18 anos de existência da Igualdade RS. Além disso, ao final do debate foi divulgado o e-book "Guia de Cobertura Jornalística: Travestis e Transexuais", desenvolvido em parceria com a ONG Igualdade RS e a Rede Trans Brasil, com o objetivo de servir como material de apoio aos jornalistas e profissionais de comunicação, esclarecendo termos e nomenclaturas utilizadas. O intuito é de melhorar o tratamento deste público na mídia, por meio do uso correto de nomenclaturas, termos e conceitos sobre gênero e sexualidade. O evento teve a cobertura e foi notícia em uma grande matéria do jornal Sul 21, publicada em seu site e nas redes sociais. A veiculação da matéria, portanto, mostrou-se como um grande conquista, não só para o grupo, mas principalmente para a instituição que pôde mostrar para todo o Rio Grande do Sul um pouco do seu trabalho e da importância que ele desempenha para as comunidades que assiste. Já nas redes sociais, buscou-se alinhar a identidade visual da página do Facebook, do logo, e marca d'água da ONG, tornando a página mais harmoniosa visualmente. Ademais, a partir de uma necessidade de criar um canal com um viés institucional, a Fonte Assessoria desenvolveu um novo site, visto que o site desenvolvido pela Igualdade RS era muito poluído visualmente e não estava atualizado desde 2014. A ideia era que o sítio contemplasse um layout simples, com menos abas e que abrigasse todos os materiais institucionais. Ademais, foi produzido um Manual de Mídias Sociais para a Igualdade RS, que conta com breves orientações no uso das redes sociais para a comunicação institucional da ong. O documento é direcionado aos responsáveis pelas publicações nas redes, principalmente o facebook. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">O desenvolvimento da Fonte Assessoria possibilitou aos alunos vivenciar e compreender os conceitos e a prática da assessoria de imprensa, a partir da metodologia ativa aplicada na disciplina. Inicialmente, o grupo enfrentou algumas dificuldades ao trabalhar em equipe, mas após algumas reuniões em conjunto, a equipe passou a trabalhar mais alinhada e de acordo com suas funções. Os resultados alcançados foram de acordo com o esforço do grupo em suprir as demandas afirmadas desde o início do projeto. A primeira ação, um painel para discutir a visibilidade de transexuais e travestis na mídia, gerou resultados positivos. A coordenadora, Marcelly Malta, recebeu muitas mensagens de apoio e parabenizações de pessoas da área dos Direitos Humanos; mais de 35 pessoas estiveram presentes e a transmissão ao vivo pelo Facebook contou com mais de 600 visualizações. Ao todo, foram 2 matérias veiculadas. A primeira delas, no site Coletiva.net, no dia 17 de maio de 2017, que, apesar do enfoque ser na criação na Fonte Assessoria por parte dos alunos, o release também contava sobre a ONG. A segunda, matéria repercutindo o evento promovido pela Fonte Assessoria em comemoração aos 18 anos da ong, veiculada no jornal Sul21. Na página do Facebook da Igualdade RS, houve 120 curtidas a mais em 2 meses, enquanto nos primeiros quatro meses deste ano foram 60 curtidas. Um aumento de 400% na taxa de crescimento. As publicações tiveram grande engajamento e alcance. O compartilhamento da notícia do Sul 21 na página do Facebook alcançou 1892 pessoas, de forma orgânica (sem nenhum impulsionamento pago). A partir do trabalho idealizado, pôde-se unir o aprendizado teórico e prático da disciplina com a possibilidade de colaborar com o desenvolvimento de uma organização do terceiro setor. Ainda, considerando-se as competências-alvo da disciplina, como capacidade de planejar, habilidade de trabalhar em grupo, disciplina para executar o que foi planejado, capacidade de avaliar o que foi executado e de abstrair conceitos, o grupo de alunos agregou esforços e se dedicou para atendê-las. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">DRUCKER, Peter F. Administração de organizações sem fins lucrativos: Princípios e práticas. 5ª Ed. São Paulo: Pioneira, 1999<br><br>OLIVEIRA, Ivone de Lourdes e PAULA, Maria Aparecida de. O que é comunicação estratégica nas organizações? São Paulo: Paulus, 2008. <br><br>KUNSCH, Margarida Maria Krohling Kunsch et al. Gestão estratégica em comunicação organizacional e relações públicas. Difusão, 2009.<br><br> </td></tr></table></body></html>