ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XIX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #d62a08"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;01356</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;CA</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;CA03</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Projeção</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Roberto Guilherme Barros da Conceição (Centro Universitário Curitiba); Amanda Beatriz Domackovski (Centro Universitário Curitiba); Mahani Martins da Silveira (Centro Universitário Curitiba); Gabriel Miranda Gularte (Centro Universitário Curitiba); Janiclei Aparecida Mendonça (Centro Universitário Curitiba)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;Animação, Curta-metragem, Distopia, Sociedade, Design</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O curta-metragem Projeção foi produzido no segundo período do curso de Design de Animação em 2017 como produto da disciplina Projeto Integrador II. A duração do curta é de, aproximadamente, 12 minutos e seu formato digital foi pensado para disseminação da obra na internet. A animação se pauta na discussão de uma temática inerente à atual sociedade como forma de discutir os modos de exploração do trabalho e a vida difícil nos grandes centros. Para tanto, o curta foi desenvolvido a partir do referencial teórico de David Bordwell e Kristin Thompson, Sébastien Denis e Alberto Lucena Jr. Após, é tecida considerações sobre referências cinematográficas assim como o processo de criação, produção, execução e finalização da obra para, enfim, se relatar sobre a experiência da equipe.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A proposta de PROJEÇÃO surgiu da discussão entre os integrantes da equipe para compor uma animação cuja temática fosse a discussão de um aspecto relevante a sociedade atual. Para tanto, o curta passou por um processo de amadurecimento que envolveu pesquisas, brainstorming e discussões sobre diferentes temáticas até se definir a proposta final. No entanto, para se entender o estilo do curta se recorreu a autores que discutem a animação desde sua gênese até as técnicas atuais utilizadas. Assim, para fazer PROJEÇÃO foram pensados aspectos como fotografia (e por sua vez cor e traço), mise-en-scène e forma fílmica, no intuito de compreender a obra como uma narrativa que incorpora os elementos plasticamente para discutir a temática proposta de modo a dialogar com o espectador, no entanto, sem o apoio de diálogos, mas por meio de uma visão particular, intimista, que convida o público ao mundo dos sentimentos para refletir a lógica dos fatos.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A disciplina Projeto Integrador II tem por objetivo proporcionar a oportunidade de aprendizagem prática em produção de curtas de animação com base em técnicas diferentes e que contemplem de 5min a 15min de duração. Essa prática compreende desde a estruturação das equipes (cada integrante com sua função específica) à entrega da obra audiovisual. O trabalho de imersão na produção proporciona aos envolvidos a oportunidade de experimentar diferentes funções como roteiro, direção de fotografia, direção de arte, ilustração, som e montagem. Para tanto, as equipes se dividiram conforme os interesses pessoais e buscaram superar o desafio da inexistência de verba sem perder a qualidade técnica e narrativa. Assim, o objetivo do curta é conscientizar o espectador por meio de uma narrativa que aborda um futuro distópico no qual a raça humana, extinguida, é substituída por robôs que pensam e tem sentimentos semelhantes aos do homem. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Considerando as diversas etapas da produção de uma animação, a execução desse tipo de projeto se torna fundamental para os acadêmicos que desejam atuar na área. Assim, a justificativa desse curta se divide em dois âmbitos: o primeiro, que diz respeito à experiência, é importante para a imersão da equipe no desenvolvimento do trabalho que, a partir da produção, podem ampliar seu portfólio. O segundo, em relação ao conteúdo, se faz fundamental por proporcionar à equipe a reflexão crítica de temáticas sobre o cotidiano de uma geração da qual fazem parte. Nesse sentido, PROJEÇÃO se trata de uma obra que se constrói a partir de diversos olhares e que reflete o pensamento de uma geração. Portanto, a obra em si, se justifica como o diálogo recorrente entre a academia e sociedade por meio do audiovisual.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Pensar uma obra de animação é também refletir sobre ela enquanto forma fílmica, uma vez que a animação é um desdobramento do audiovisual do qual se difere por trabalhar com traços (desenhos), mas que no entanto se utiliza dos elementos fílmicos como, por exemplo, enquadramentos, cor, elipses e narrativa. Assim, de maneira geral, é preciso ter noção do que seja mise-en-scène para compreender a composição da cena e trabalhá-la de tal forma a sensibilizar o espectador. Nesse sentido, Bordwell e Thompson expõem que a mise-en-scène compreende tudo que está no campo fílmico, ou seja, compreende os elementos fílmicos como o enquadramento, as cores, os sons, os atores, os objetos, entre outros, todos planejados para determinada configuração que por sua vez visa incitar um sentimento, uma ação e/ou uma reflexão. No que diz respeito à animação, Lucena Jr. coloca que a animação é uma arte alicerçada, principalmente, em uma técnica que, diferentemente do cinema (apesar de ser base deste), não surge a partir do apertar de um botão (câmera), mas surge do trabalho artístico manual e, portanto, conforme Denis nos apresenta, cada técnica supõe um estilo, uma estética particular. Essas abordagens são importantes para o entendimento do que seja a forma fílmica que, de modo geral, se configura no trabalho sinérgico entre os elementos fílmicos que são construídos por meio das diferentes técnicas (2D, 3D, entre outros) que estão alinhados com o estilo do artista. A partir disso, a estruturação da narrativa ocorre no decorrer das etapas que darão vida a obra. Com isso em mente,é preciso definir o  como se trabalhará o curta e, para tanto, nos inspiramos nos trabalhos do diretor Toniko Pantoja, criador do curta  Wolfsong (2013), por conta de sua estética mais esboçada de traço e fluidez de movimentos, uma animação desenhada à mão, quadro a quadro. Além da técnica do 2D, foi utilizada também a Rotoscopia, que consiste em gravar um vídeo de uma atuação real e usá-la como base em nosso personagem, causando uma movimentação mais realista e próxima da realidade, pois a utilizamos em momentos chave para maior empatia com o telespectador. E para com o cenário, foi utilizada a técnica de pintura digital, referenciando artistas como DiceTsutsumi e Robert Kondo, que trabalharam na Pixar como Color Keyartists, criando a iluminação de acordo com o momento da história e o sentimento que ela pretende passar, com diversas angulações de câmera diferenciadas. Produzimos o som utilizando técnica foley e banco de sons na web.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">PROJEÇÃO é uma animação que conta a história de R0-B0, um robô infeliz com seu estilo de vida atual e com a sociedade que o cerca. Ele e sua esposa, L4-DY, que está grávida, planejam construir uma vida simples fora da redoma me que moram, longe da opressão e hipocrisia de uma sociedade imediatista e fria. No entanto, a morte de seu filho e de L4-DY faz com que R0-B0 siga sua vida fora da redoma com outra perspectiva. O processo de produção do curta envolveu várias etapas. Para iniciar a obra, foram realizadas pesquisas e discussões sobre diversos temas até se definir a proposta final. Após a definição do tema, foi pensado na história e essa fase envolveu o desenvolvimento da ideia, do storyline e do argumento. Somente após isso foi feito o roteiro no formato masterscenes. Com o roteiro pronto, foi elaborado o storyboard. Em paralelo, foi pensado na técnica a ser utilizada para a animação e na caracterização dos personagens. Com storyboard pronto e técnica definida, a produção gráfica do curta é iniciada. A fotografia de  Projeção simula a de grandes produções, com uma forte direção de arte, com iluminações e cenários que ajudam a contar a história como, por exemplo, a cidade do domo na qual se passa a nossa animação, mostramos a realidade de nosso personagem.Sua moradia se encontra em um bairro sujo e malcuidado, uma paleta de cor cinza e sem vida, que reflete diretamente a fase no qual o protagonista está passando, uma rotina monótona e sem emoção. E no decorrer da animação nós vemos a mudança dessa paleta, para algo mais colorido e diversificado, conforme o protagonista se afasta de seus antigos costumes e descobre sentimentos em que ele nem mesmo sabia existir.Tudo isso no intuito de mostrar que sair da rotina e correr atrás do que te faz feliz vale a pena. Escolhemos o Photoshop para a produção da animação em si e do cenário pois o programa, além de versátil e completo, havia disponibilidade tanto na faculdade quanto na casa dos integrantes. A pintura de cenários foi feita utilizando uma intuos pequena da Wacom, e com os pincéis de Dice Tsutsumi, em 1 mês e 20 dias, no seu início em um ritmo mais lento, mas enquanto prazo encurtava a urgência surgia, fazendo a produção aumentar. Já a animação dos personagens foi feita em 28 dias. Utilizando tanto o Adobe Photoshop como o Adobe Premiere e até mesmo o Power Point em certos momentos. Editamos e usamos recursos do Adobe Premiere na animação pelos mesmos motivos citados no programa anterior, além dele ter se mostrado uma ferramenta que atendia as nossas necessidades de maneira eficaz, em recursos como o Chromakey a movimentação de câmera e o desfoque.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">No decorrer do projeto, se aproximando a fase de produção, nós tivemos a saída de um integrante do nosso grupo, diminuindo a mão de obra para 4 integrantes e nos obrigando a dominar assuntos que antes, em teoria estavam resolvidos. Como tínhamos na equipe apenas um animador (e o mesmo tinha uma disponibilidade de tempo bem reduzida por conta do seu trabalho noturno), certas animações não saíram da forma como gostaríamos e algumas até mesmo tiveram que ser reajustadas. No entanto, nossa equipe aprendeu a trabalhar melhor em conjunto, entendeu melhor sobre o processo de uma animação e todas as suas nuances do início ao fim. Também tivemos a necessidade de aprender programas de edição de vídeo e imagem assim como técnicas de captação de áudio e até mesmo dublagem e, claro, nos aprimoramos (cada um em sua área) nosso trabalho compreendendo melhor na teoria e na prática processos que já tomávamos como dominados. Nosso curta tem como função a reflexão das ações que tomamos e rumos que trilhamos, buscamos que o telespectador se identifique com o personagem e sua rotina, assim encorajando o público de diversas formas como, deixando empregos abusivos e que nos deixam infelizes, para correr atrás das coisas que te fazem feliz e realizado, para deixarmos de sobreviver e poder viver de fato, e assim consequentemente transformar o planeta num lugar mais feliz e tolerável, tanto para nós, quanto para as futuras gerações. A mensagem se mostra presente nas ações do personagem, nas suas expressões, no ambiente que o cerca, tudo ao seu redor, até mesmo a trilha colabora para a imersão da história e consequentemente a mensagem por detrás. E como esse tema é cada vez mais problemático e eminente na sociedade contemporânea, nós acreditamos que o curta aborda, de alguma forma, fatos que todos vivenciamos ou presenciamos em nossas vidas.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">BORDWELL, David; THOMPSON, Kristin. A arte do cinema. Uma introdução. Campinas: Unicamp, 2013. <br><br> LUCENA, JR. Alberto Lucena. Arte da Animação. Técnica e estética através da história. São Paulo: Senac, 2002 <br><br>DENIS, Sébastien. O cinema de animação. Lisboa: Edições Texto & Grafia, 2007 <br><br> </td></tr></table></body></html>