ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XIX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #d62a08"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;01364</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PP</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PP03</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Airbnb Safe House: Criação de um Planejamento de Produto para o Lançamento de uma Extensão Interna do Aplicativo Airbnb</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Jean Carlos Gemeli (Universidade Federal do Paraná); Bárbara Coelho Marcolino (Universidade Federal do Paraná); Carolina Previatto Melete (Universidade Federal do Paraná); Fábio Hansen (Universidade Federal do Paraná); Renan Paranhos Mateus Rizzardo (Universidade Federal do Paraná)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;Airbnb, Campanha, LGBTfobia, Planejamento, Produto</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">"Airbnb Safe House" é uma extensão do aplicativo original Airbnb pensado durante a disciplina optativa Criatividade em Planejamento, no curso de Comunicação Social  Publicidade e Propaganda da UFPR. A proposta era a escolha e então criação de um tipo de planejamento, e posterior campanha, que abordasse uma causa social. Esta campanha apresenta a proposta de um serviço de host para LGBTs em uma específica situação de risco e aponta todos os recursos que seriam necessários para a criação e posterior divulgação da extensão. Como resultado final, sua relevância se dá tanto pela proposta do serviço em si, que teria o papel de agente social, quanto pelo crescimento pessoal e acadêmico proporcionado aos alunos participantes do trabalho.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Durante as aulas de Criatividade em Planejamento, no primeiro semestre de 2017, lecionadas pelo mestrando Renan Rizzardo com a orientação do professor Fábio Hansen, os alunos foram convidados a elaborar um planejamento integrado, que posteriormente tornou-se uma campanha publicitária, acerca de um tema de cunho social. Através do que foi exposto em aula, teve-se o contato com profissionais do mercado que explicitaram diversos tipos de planejamento, sendo eles: branding, conteúdo, mídia, mídia online e produto. A experiência continuou ao adicionar o "pensar social" aos conteúdos abordados, de modo que alguns temas foram trazidos à tona, tais quais: combate à LGBTfobia, combate ao machismo, empoderamento feminino, legalização da maconha, entre outros. Este debate de ideias, encorajado pelo mestrando durante toda a disciplina, tornou possível uma gama de possibilidades ao associar um tipo de planejamento com um tema social. Assim, dentre os tantos caminhos existentes, o serviço "Airbnb Safe House" foi imaginado e proposto. Para criação e elaboração do planejamento da campanha publicitária, utilizou-se de pesquisas e dados que corroborassem a necessidade e desejo por um serviço deste segmento bem como as técnicas e métodos de um lançamento de um produto. Assim, abordou-se pontos-chave tanto do comportamento e expectativas dos públicos (LGBT - acolhidos e GERAL - acolhedores) quanto dos recursos necessários (como CANVAS). O serviço ao qual o planejamento e campanha se referem tiveram como inspiração a experiência e percepção da sociedade como um todo e das demandas do movimento LGBT, além da observação da relevância e potencial da marca Airbnb. (...) de acordo com SONAR "!: 78% concordam que as empresas devem agir para resolver os problemas importantes que a sociedade enfrenta, enquanto 88% concordam que as corporações têm o poder de influenciar a mudança social. (JWT: O Futuro 100 - Tendências e mudanças; 2016) </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Como objetivo geral, tem-se a criação de um planejamento de produto e de uma campanha para o lançamento do mesmo e o contato com os conteúdos teóricos de planejamento, incluindo os novos hábitos do público-alvo e tendências. Como aponta Luís Fernando Giroto, O planejamento do produto deve ser entendido como a expressão geral que identifica todo um conjunto de tarefas referentes à compreensão do problema a ser resolvido (...). Parte integrante e fundamental do processo do projeto do produto, surge como resposta a uma demanda declarada ou latente do consumidor. Definido como processo empresarial, o planejamento do produto ocorre pelo desenvolvimento de um conjunto de decisões envolvendo a interface entre os profissionais da equipe do projeto do produto e o consumidor. (GIROTO, 1998). Ao propor a atividade, o mestrando Renan Rizzardo repassou alguns dos objetivos específicos que o trabalho deveria conter: " Relacionar-se como contexto cultural; " Abordar os múltiplos estilos de consumo; " Colocar em pauta a relação atual entre sociedade e tecnologia. Assim, além do objetivo geral e dos objetivos específicos, "Airbnb Safe House" ainda tem como objetivo atingir seus públicos e impactá-los de modo que o tema e conceito gerem debates e ações. Ao unir planejamento e campanha, o objetivo é, além dos previamente citados, levantar questionamentos e procurar soluções. Lazzatto e Negri afirmam que os recursos comunicacionais não acontecem sozinhos. É preciso do outro para que a comunicação alcance seu objetivo. "... a criatividade e a produtividade na sociedade pós&#8208;industrial residem, de um lado, na dialética entre as formas de vida e os valores que elas produzem; e de outro, na atividade dos sujeitos que as constituem. " (2001, p. 52) Ou seja, ainda que o serviço proposto e a campanha abordem o tema, é preciso colocá-lo em pauta e gerar produções discursivas e sociais acerca dele para que, de fato, mudanças aconteçam.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O interesse e processo de criação do aplicativo "Safe House" se deu em duas vertentes. Em primeira instância, o tema e contexto no qual a extensão do aplicativo Airbnb se insere e a maneira como ele seria relevante socialmente. Segundo, pela necessidade em entender e praticar a técnica e os conceitos publicitários e de criação. "Produzir o novo é inventar novos desejos e novas crenças, novas associações e novas formas de cooperação. Todos e qualquer um inventam, na densidade social da cidade, na conversa, nos costumes (...) A invenção não é prerrogativa dos grandes gênios, nem monopólio da indústria ou da ciência, ela é potência do homem comum." (PELBART, 2003, p. 23) Em termos técnicos, a homofobia é a repulsa ou aversão aos homossexuais. E o preconceito vem não somente em agressão física. A segregação, a repressão, a opressão, a discriminação e a humilhação da identidade sexual de uma pessoa são tão graves quanto a física. Segundo o Grupo Gay Bahia, a cada 25 horas uma pessoa LGBT é morta no Brasil. É o maior índice desde que o grupo começou a fazer este levantamento, em 1979. A organização também aponta que somos o país que mais mata travestis e transexuais no mundo. Outro número importante é trazido pelo último Relatório de Violência Homofóbica da Secretaria de Direitos Humanos. Ele mostra que o Brasil tem cerca de 5 mil vítimas de homofobia por ano. Entre 2011 e 2012, a violência contra a população LGBT aumentou aproximadamente 200%. Enquanto isso, o Airbnb se mostra ativamente em contato com causas sociais, e a luta pelos direitos LGBT é uma delas. São variadas as campanhas voltadas para o público que já foram feitas pela empresa. Com postura clara, o Airbnb utiliza de publicidade nas cidades para espalhar a mensagem de amor entre todos, um exemplo é a campanha #HostWithPride, que foi direcionada diretamente para SCOTUS, Suprema Corte dos Estados Unidos, em favor da legalização do casamento gay. Na Austrália também teve ação direta do Airbnb com a campanha "Until We All Belong" para a legalização do casamento gay. Assim, temos a justificativa tanto do tema quanto do cliente escolhidos. Com o planejamento e a campanha do serviço "Airbnb Safe House" foi possível não só colocar em prática os conhecimentos teóricos expostos em aula, como debater e aprofundar a temática, contexto e escolhas realizadas.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O ponto de partida para a elaboração do planejamento e campanha aconteceu a partir da exposição, em aula, de variados tipos de planejamento: branding, conteúdo, mídia, mídia online e produto. Posteriormente foram expostos possíveis temas com o qual cada grupo poderia escolher trabalhar. Assim, tendo pré-selecionado as categorias, planejamento de produto e combate à LGBTfobia, iniciou-se o processo efetivo do trabalho. Contudo, para lançar um produto, é preciso previamente ter consciência de qual será esse produto, assim deu-se início ao próximo passo do projeto: criar. Criar é, basicamente, formar. É poder dar uma forma a algo novo. Em qualquer que seja o campo de atividade, trata-se, nesse "novo", de novas coerências que se estabelecem para a mente humana, fenômenos relacionados de modo novo e compreendidos em termos novos. O ato criador abrange, portanto, a capacidade de compreender; e esta, por sua vez, a de relacionar, ordenar, configurar, significar. (OSTROWER. 1977, p. 186) Para de fato lançar um produto relevante, foi preciso entender quem era o público-alvo e suas principais necessidades. Após esse período de desk research e revisão bibliográfica no contexto LGBT, deu-se origem ao conceito e então ao  Airbnb Safe House . A seguir, foram feitas entrevistas qualitativas com ambos os públicos trabalhados durante o projeto (LGBT - acolhidos e GERAL - acolhedores). Para definir uma metodologia de entrevistas aos nossos públicos e verificar a aprovação (ou não) do serviço imaginado, recorreu-se a Missão de Valores: o Airbnb simboliza a ideia do pertencimento a qualquer lugar, pois o lar é onde se está. Através dela e de outras características institucionais da empresa, foram definidas 4 etapas para elaboração das entrevistas. Como aponta José Luiz Braga, é importante refletir sobre as articulações da pesquisa qualitativa, Devemos pensar sobre as  perguntas que faremos ao objeto. Estas dependem das perguntas de pesquisa, mas não se confundem com elas. (...) Se vamos observar documentos, não vamos  forçá-los superficialmente na forma de nossas perguntas  devemos buscar sua lógica própria, tipicamente implícita, para então perceber as relações que vão dessa lógica às nossas perguntas de pesquisa. (BRAGA, 2011). Durante a entrevista, inicialmente, houve uma pesquisa demográfica básica, em seguida foram definidos seis  Core Behaviors - campeão da missão (vivendo a missão); ser um hospedeiro; simplificar; cada quadro é importante; ser um empreendedor em série; abraçar a aventura -, os comportamentos chaves; a terceira parte determinava o modo como cada um se relacionava com a causa LGBT e, por fim, o envolvimento dos entrevistados com a mídia e os meios. Sendo assim, foi possível de fato comparar demandas e o que se estava sendo oferecido. Após a elaboração do projeto em si, iniciou-se o processo para divulgação do mesmo. Ou seja, como anunciar tudo que havíamos criado até então? Para tal, foi escolhido como foco transmitir a mensagem do acolhimento. Foram selecionadas imagens que conseguissem transmitir a hospitalidade que o Airbnb Safe House quer passar para os acolhidos. Então, o  abraço e o  sorriso foram escolhidos como linguagem central na campanha. Além da imagem, apenas a logo da campanha  Safe House e a frase  Host With Pride serão utilizados junto. A intenção é deixar a campanha centrada na imagem e na frase que também é a hashtag utilizada pelo Airbnb em campanhas LGBTs mundiais. Para as mídias, o planejamento inicial é online: Facebook, Instagram, e estratégia com Youtubers. Com o avanço da campanha, o Mobiliário Urbano será utilizado em São Paulo juntamente a Parada do Orgulho LGBT que acontece no mês de junho.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"> Safe House foi pensado para ser uma extensão gratuita de um aplicativo já existente, o Airbnb. O serviço se a propõe ser uma ponte entre LGBTs que tornam-se desamparados após assumirem-se para suas famílias e pessoas dispostas a oferecerem suas casas como lares provisórios. O nome  Safe House foi escolhido por representar o conceito da extensão e ser de fácil entendimento, enquanto a opção pela língua inglesa se deu para manter a identidade já existente do aplicativo mundial Airbnb. Já se tratando da mecânica do aplicativo, as conexões entre acolhidos e acolhedores aconteceriam por geolocalização e algumas regras básicas seriam seguidas - diversas delas de acordo com os termos de uso já existentes do Airbnb -, como por exemplo: disponível apenas para maiores de 18 anos; serão realizadas hospedagem em casas, hotéis, motéis e outros tipos de acomodações ou propriedades; haverá responsabilização por eventuais danos mediante provas (ambas as partes); em caso de hospedar alguém ou for hospedado por alguém que agiu de forma inadequada, como comportamento ofensivo, violento ou sexualmente inadequado, com suspeita de roubo ou furto, ou que envolva qualquer outra conduta perturbadora, se deve denunciar imediatamente essa pessoa às autoridades competentes e, em seguida, para o Airbnb. A extensão teria sua divulgação principal em duas plataformas: dentro do próprio aplicativo do Airbnb e nas outras mídias. O  Airbnb Safe House funcionaria como apenas uma medida provisória inicial, mas para não desamparar seus usuários após o fim do tempo pré-estabelecido e fornecer assistência, parcerias com ONGs (como a Casa1 - que é um centro de cultura e acolhimento LGBTs localizado em São Paulo) e projetos (Projeto Tudo Vai Melhorar - projeto internacional de combate a LGBTfobia) também aconteceriam.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">Todo o período de execução do trabalho tiveram grande impacto no grupo, tanto em termos acadêmicos quanto sociais. Como estudantes de Publicidade e Propaganda, a disciplina e o exercício foram enriquecedores ao deslocar os alunos do lugar-comum e fazê-los pensar em novas maneiras de serem criativos, mesmo em situações que, à primeira vista não parecem cenários onde se aplicaria a criatividade. Por outro lado, a imersão no tema tratado e a coleta de dados obtida com as entrevistas qualitativas, permitiram maior aproximação com o movimento LGBT e fez surgir um olhar ainda mais próximo para com o outro dentro de cada membro do grupo. Em suma,  Airbnb Safe House potencializou tanto o profissional quanto o humano dentro de cada participante. Os diferentes olhares que nos guiaram durante o planejamento demonstraram o quão a criatividade deve ser trabalhada e estimulada. Enquanto que, após a definição do tema a ser seguido, ficou clara a necessidade de pesquisa e imersão no que se produz, uma vez que para chegar à um resultado e conteúdo relevantes, é preciso entender as nuances e aspectos do que se trata. Deste modo, ao serem traduzidos em um produto final, seja ele um planejamento ou a campanha publicitária em si, haverá a certeza de que o que foi realizado, o foi de maneira consciente e da melhor forma possível.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">BRAGA, José Luiz. A prática da pesquisa em Comunicação: abordagem metodológica como tomada de decisões. E-compós, Brasília, 2011<br><br>CÂMARA, Cristina. Triângulo Rosa: a busca pela cidadania dos "homossexuais". Rio de Janeiro: Academia Avançada, 2002.<br><br>FOUCAULT, Michel. História da sexualidade, vol. 1: A vontade de saber. Rio de Janeiro: Graal, 1979.<br><br>GIROTO, Luís Fernando. O Planejamento do Produto e a Gestão da Percepção Valorgráfica do Consumidor. UFSC, Florianópolis, 1998.<br><br>Grupo Gay da Bahia. Disponível em <http://www.ggb.org.br>. Acesso em 16 jun 2017.<br><br>LAZZARATO, Maurizio; NEGRI, Antonio. Trabalho imaterial: Formas de vida e produção de subjetividade. DP&A, Rio de Janeiro, 2001.<br><br>LEMOS, André. A comunicação das coisas: teoria ator-rede e cibercultura. São Paulo: Annablume, 2013.<br><br>OSTROWER, Fayga. Criatividade e processos de criação. 1978.<br><br>Tudo Vai Melhorar. Disponível em <http://www.tudovaimelhorar.org>. Acesso em 16 jun 2017.<br><br> </td></tr></table></body></html>