ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XIX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #d62a08"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;01365</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PT</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PT03</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Drinks do Vovô</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Thais Andressa de Ramos Oliveira (Centro Universitário Internacional Uninter); Camylla Alves Bichewicz (Centro Universitário Internacional Uninter); Joedina Maria Bastos (Centro Universitário Internacional Uninter); Marcia Boroski (Centro Universitário Internacional Uninter); Laci Farias da Silva (Centro Universitário Internacional Uninter); Isabelle Louise Cechinato e Santos (Centro Universitário Internacional Uninter)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;Fotografia publicitária, New Age, Terceira idade, Gastronomia, </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O presente trabalho foi desenvolvido para a matéria de Fotografia Publicitária do curso de Publicidade e Propaganda do Centro Universitário Uninter e teve como objetivo a produção de um ensaio de fotografia gastronômica sobre a temática "terceira idade na publicidade". Desta forma buscou-se quebrar os estereótipos relacionados às pessoas acima de 60 anos. Produziu-se um ensaio sobre diferentes drinks feitos pelo vovô Dinho, mostrando que, além de consumidores, esta faixa etária também pode produzir bebidas alcoólicas e modernas.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O principal objetivo deste trabalho foi o desenvolvimento de um ensaio fotográfico com teor publicitário para compor a revista New Age, que traz demais ensaios com uma única temática: "terceira idade na publicidade". A revista foi nomeada como New Age, que tem o significado "Nova Era", e traz como conceito mostrar a terceira idade de uma forma não comumente vista em anúncios publicitários. Buscamos quebrar o estereótipo utilizado na ilustração desse público, para com isso proporcionar a estas pessoas se verem representadas, e que assim sintam uma aproximação com as marcas e produtos. A partir desse conceito foi produzido o ensaio "Drinks do Vovô", na categoria de fotografia gastronômica, que tem por característica estimular o paladar do consumidor por meio da visão (THIS, 1993, p. 22). As peças trazem receitas de caipirinhas exóticas produzidas pelo vovô Dinho, personagem criado visando à aproximação do público para com os produtos. De acordo com o portal IFD (2015) "personagem da marca é a materialização da personalidade assumida pela marca. É uma forma de dar vida a marca através de uma figura, que pode ser humana, animal ou animada", desta forma foi utilizada essa técnica para dar vidas aos drinks e transmitir o conceito da criação, que a terceira idade está presente em todos os ambientes e são produtores e consumidores de diversas categorias de produtos, não somente de viagens e planos funerários.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O ensaio produzido para a revista New Age possui como objetivo representar a terceira idade de uma maneira diferente do que esta é normalmente vista. Relacionando a categorias de produtos que não são usualmente segmentadas para esse público, busca-se, assim, quebrar tabus e estereótipos sociais de que pessoas acima de 70 anos não são adeptas a novidades e não exercem atividades como a produção de drinks exóticos e alcoólicos. Desta forma o ensaio de fotografia gastronômica teve por objetivo mostrar que o caderno de receitas do vovô Dinho  personagem das peças  não é composto somente de receitas de bolinho de chuva ou doces deliciosos, mas também de bebidas exóticas e modernas.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A publicidade usualmente estampa em suas criações pessoas jovens, apresentando um estereótipo social sobre o consumo de determinado produto, esquecendo-se de incluir um público que vem crescendo anualmente, a terceira idade, segundo os dados do IBGE (Portal Brasil, 2016). Estas representações só reforçam ideias antigas de que essa faixa etária é antiquada e não consome aquilo que é novo e moderno. Buscando quebrar esses padrões, foi desenvolvido um ensaio que fugisse do senso comum, da estética clichê que estamos acostumados a ver na publicidade, mostrando que a idade, comumente considerada a mais sábia e experiente, também é ousada e adepta de novas ideias e estilos.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Para dar início ao desenvolvimento do trabalho foi pensado inicialmente o tema do ensaio e qual produto seria representado; desta forma foi definido pelo grupo que o mesmo possuiria a temática "Drinks do Vovô", trazendo a representação de receitas de caipirinhas, bebida tipicamente brasileira. A produção do ensaio gastronômico ocorreu ao ar livre, na área da piscina de um condomínio em Curitiba, utilizando-se luz natural. Para a composição do cenário foram utilizadas frutas, sucos, refrigerantes, taças e diferentes modelos de copos, e todos os elementos presentes na composição das caipirinhas foram selecionados para despertar no expectador a sensação de frescor e diversão, associando as peças ao verão. Para o registro das fotos foi utilizada uma câmera profissional Canon 6D, objetiva 35mm Sigma f/1.4, juntamente com o apoio do tripé e rebatedor. O tratamento das imagens e correções de cores foram realizados no software Adobe Lightroom.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A fotografia publicitária, de acordo com Ricardo Cordeiro (2016) trata-se de registros fotográficos que são totalmente elaborados, tudo é pensado para a sua produção, desde luzes, cenários, poses, nada é capturado no momento, não são fotos resultadas do instante. Cordeiro (2006, p.10) ainda afirma que "na fotografia publicitária, há um pré-sentido que a mensagem atualiza, uma vez que na foto de publicidade existe uma espécie de intencionalidade semântica". Desta forma toda a composição das fotos, desde seu cenário, iluminação, cores, foram pensadas para transmitir o conceito por traz do ensaio. Desta forma as peças apresentam diferentes composições, buscou-se mostrar cada uma das caipirinhas separadamente, estas com quem as preparou e seu conjunto completo, trazendo uma foto com todas as bebidas. O ensaio teve por objetivo mostrar que não são só pessoas mais novas que tomam e montam drinks, mas que a terceira idade também é um público para este segmento de mercado. O termo receitas da vovó é comumente conhecido e associado a comidas de qualidade, pensado nisso foi desenvolvido a temática do ensaio gastronômico "Drinks do Vovô", trazendo a representação de receitas de caipirinhas diferentes feitas pela persona vovô Dinho. Segundo Hervé This (THIS, 1993, p. 22) "costuma-se dizer às vezes que as cores, numa mesa, são a metade da refeição", portanto a diversidade de cores presente no material busca atrair o olhar do público para as bebidas, despertando seu desejo em consumi-las. Estas também têm por finalidade despertar a sensação de jovialidade e criatividade, relacionando essas características a pessoas mais velhas, quebrando o tabu de que esses atributos só pertencem a jovens.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">Com o desenvolvimento deste trabalho foi possível destacar a terceira idade no cenário publicitário, que normalmente relaciona somente pessoas mais jovens a determinadas categorias de produtos, excluindo uma parcela importante da sociedade. A produção deste ensaio também possibilitou as acadêmicas terem uma nova visão de mercado, entendendo o envelhecimento social e as mudanças que acontecem em sua decorrência, tendo maior consciência sobre os diferentes públicos com potenciais de consumo de determinados produtos, e com isto se tornando futuramente profissionais mais conscientes.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">CORDEIRO, Ricardo. Publicado em: 2006. Fotografia publicitária e fotografia jornalística: pontos em comum. Disponível em: <http://www.bocc.ubi.pt/pag/cordeiro-ricardo-fotografia-publicitaria.pdf> Acesso em: 08/04/2018.<br><br>Portal Brasil. Em 10 anos cresce o número de idosos no Brasil. Publicado em: 02/12/2016. Disponível em: <http://www.brasil.gov.br/economia-e-emprego/2016/12/em-10-anos-cresce-numero-de-idosos-no-brasil>. Acesso em 06/04/2018.<br><br>Portal IFD. Publicado em: 25/02/2015. A Força dos Personagens na Construção das Marcas (Brand Characters). Disponível em: <http://www.ifd.com.br/publicidade-e-propaganda/forca-dos-personagens-na-construcao-das-marcas-brand-characters/> Acesso em: 07/04/2018.<br><br>THIS, H. Um cientista na cozinha. Campinas: Papirus, 1993.<br><br> </td></tr></table></body></html>