ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XIX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #d62a08"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;01376</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PT</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PT12</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Li.ber.ta</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Bruno Hecke Becher (Universidade Federal do Paraná); Alessandro Kath Silveira (Universidade Federal do Paraná); Ana Luísa Hübner (Universidade Federal do Paraná); Luisa Christoffel (Universidade Federal do Paraná); Bruno de Oliveira Alves (Universidade Federal do Paraná)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;fotografia, editoração gráfica, representação, liberdade, revista</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">"Li.ber.ta  Um manifesto de liberdade" é uma revista elaborada e produzida durante as aulas de Fotografia Publicitária I e Produção Inovadora em Comunicação II, no curso de Publicidade e Propaganda da UFPR. A proposta foi criar um ensaio fotográfico com temática social, que questionasse representações comuns, com temática e apresentação em formato livre, escolhido pelos discentes conforme interesse pessoal.  A temática decidida foi a liberdade, questionando a existência dela na sociedade atual, a forma como os autores a veem, e como os leitores poderiam vê-la também. O trabalho buscou fazer uma abordagem interdisciplinar, não se limitando apenas a um ensaio fotográfico, mas aprimorando também habilidades de editoração, design gráfico, fotografia, redação, direção de arte, além de possibilitar a percepção social de diferentes pontos de vista acerca do tema.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">No decorrer das aulas das disciplinas de Fotografia Publicitária I e Produção Inovadora em Comunicação II, do segundo semestre de 2017, os alunos foram provocados a pensar sobre um tema social, questionando suas representações comuns. Ao longo do semestre, o docente discutiu com os alunos como diversos fotógrafos, e as linguagens por eles usadas, poderiam tratar temáticas comuns pelas mais diferentes perspectivas. Desta forma, a turma se dividiu em grupos, de maneira a desenvolver ensaios fotográficos com o assunto escolhido. Assim sendo, "Li.ber.ta  Um manifesto de liberdade" surgiu da escolha por retratar a liberdade em um trabalho universitário. Como a entrega do trabalho era em formato livre, depois de se decidir quais linguagens seriam abordadas para poder levantar as questões desejadas, a equipe decidiu pela revista. A revista é composta por 24 páginas, incluindo a capa, intercalando e misturando texto, citações e fotos, compondo uma narrativa que leva o leitor a questionar a temática trabalhada. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O objetivo geral do trabalho é, estimular a discussão sobre o que é a liberdade e como se manifesta, a partir da linguagem fotográfica. Portanto, se teve como objetivos específicos os seguintes: Discutir a visão dos autores sobre o tema; Promover inquietude no leitor, levando-o a concordar ou não, com a perspectiva trazida pelos autores; Representar o assunto por meio de narrativas interdisciplinares; Apresentar o ensaio fotográfico de maneira criativa; Obter uma nova visão sobre o tema, estimulando senso crítico de todos os envolvidos, seja com a produção ou com o produto final. Além das questões levantadas acima, a revista também tem como objetivo questionar as imposições feitas pela sociedade. A censura imposta, mesmo que subjetivamente pelos diversos campos da sociedade, e de que forma se contribui para construir e reforça-la. A Constituição Federal Brasileira de 1988 trata de liberdade ao dizer que: Art. 5, inc. IX da Constituição Federal de 88 Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes: IX - é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença; Ao escrever e construir o trabalho, buscamos descobrir se a liberdade descrita na constituição é teórica, ou também posta em prática. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Ter a possibilidade de entregar o projeto em um formato livre, já iniciou uma indagação acerca do tema tratado na revista. Os autores perceberam que, em poucos momentos se sentiam livre para tomar decisões e agirem conforme gostariam, seja dentro ou fora do ambiente acadêmico. À vista disso, a escolha por retratar a liberdade em um trabalho universitário surgiu da percepção de que, mesmo vivendo numa realidade tão plural e diversa, há uma força coercitiva social que impede a livre expressão do indivíduo. Fenômeno explícito em diversas esferas. Se manifesta em: gênero, classe, trabalho, personalidade, aparência, orientação sexual, entre outros. Em contrapartida, uma pesquisa realizada pela Trabalhando.com e disponibilizada pela Unesp mostra que, atualmente, a liberdade é mais valorizada até mesmo que a remuneração monetária. Mais da metade (55%) dos entrevistados disseram que em vez de aumento de salário preferem trabalhar com horários flexível, ajustando o tempo de acordo com as tarefas (31%) ou trabalhar em casa (24%). Logo, percebe-se que a força coercitiva que impede a livre expressão dos seres tem refletido nos mais diversos âmbitos da sociedade, inclusive no trabalho. Apresentar o ensaio em uma revista veio da busca por uma forma que permitisse explorar diversos recursos e trabalhar a interdisciplinaridade do trabalho, explorando matérias acadêmicas além das solicitadas pelo professor. A revista, portanto, permitiu desenvolver tratamento de imagens, editoração, redação, design gráfico, direção de arte e afins. Também houve uma necessidade percebida pelos alunos em trabalhar um formato publicitário um pouco deixado de lado, por conta da ascensão da mídia on-line. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A criação da revista  Li.ber.ta  Um manifesto de liberdade , que trata à respeito de diversas formas e visões de liberdade, partiu da proposta de um ensaio conceitual pelo docente da disciplina de Fotografia Publicitária I do curso de Publicidade e Propaganda da UFPR. A primeira etapa foi a definição de um conceito. Depois de diversas sugestões e ideias para o ensaio, percebeu-se que, independente do tema, sempre se chegava a uma temática em comum: a liberdade (ou a ausência dela) na sociedade contemporânea do século XXI.   Inseridos dentro de diferentes contextos, como gays, lésbicas, corpos fora do padrão e mulheres, cada integrante refletiu sobre o que seria ser livre para ele, bem como situações do dia a dia que o aprisionavam, por menor que fosse. Já que o intuito era ser livre, inclusive nas definições de liberdade, a construção do conceito não ficou apenas no que cada um entendia pelo termo. Ampliou-se o repertório englobando o que outras pessoas pensam sobre a temática e, novamente, sem restrições. Passando por grandes nomes da literatura nacional - Clarice Lispector e Luis Fernando Verissimo - assim como por personalidades da cultura pop internacional - Coco Chanel e Nomi Marks, personagem da série Sense8, produzida pela Netflix - foi possível entrar em contato com as mais diversas interpretações de liberdade. Com isso, além de ampliar o repertório, conclui-se que essas diferentes visões não se excluem, muito pelo contrário, se complementam, tanto que foram usadas na estruturação da revista. Ainda dentro da proposta, a ideia era apresentar diferentes significados de liberdade, tanto que o título  Li.ber.ta remete a divisão silábica de um dicionário. Como inspiração, foi utilizado o livro  Casa das Estrelas  O Universo Contado Pelas Crianças , de Javier Naranjo, que traz definições não convencionais de termos convencionais que não estão certas, mas que também não estão erradas. Com a parte do conteúdo decidida, partiu-se então para o planejamento da identidade visual a ser utilizada através da busca de referências estéticas. Com o intuito de tratar um assunto sério e pesado de forma suave, optou-se pelo uso de cores em tons pastéis. Foram utilizadas principalmente referências da paleta de cores de materiais audiovisuais, como o clipe de New Rules, da cantora britânica Dua Lipa, e filmes como Moonrise Kingdon, Edwards Mãos de Tesoura, O Fabuloso Destino de Amélie Poulain e O Show de Truman. Além das cores, definiu-se que a revista contaria narrativas através da composição de três fotos, técnica utilizada pelo fotógrafo americano Duane Michals. Com todos esses aspectos do ensaio definido, foi possível elaborar o seguinte tratamento para orientar a execução do trabalho. Com o tratamento pronto e a forma com que o trabalho seria apresentado definida, partiu-se para a prática. Todos os modelos evolvidos no ensaio se sentiam representados pela narrativa que eles estavam fotografando, para dar ainda mais veracidade ao ensaio. Nas fotos foi trabalhado o plano detalhe, dando ênfase a ação em si, não quem as realiza. Na pós-produção, utilizou-se o Adobe Photoshop para editar as fotos, a fonte manuscrita, de autoria de um dos alunos do grupo, foi escrita no papel e  renderizada com o Adobe Illustrator e a revista foi diagramada pelo Adobe InDesign. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A capa mostra um  X , símbolo de proibição, fazendo referência à fita que cala uma das personagens presentes no livro. O  X , mesmo esse sendo um signo de conotação negativa, aprisiona em seu interior, um emaranhado de fios coloridos, representando um labirinto de ideias, vontades, e expressões, todas essas suprimidas. Ao abrir a revista, deseja-se que o leitor liberte esse emaranhado junto com todos os seus significados. Logo abaixo do X, está posicionada a palavra  li.ber.ta que, como já dito anteriormente, faz referência a escrita silábica de um dicionário, dando a entender que ali dentro contém diversos significados para uma mesma palavra. Como forma de introduzir os leitores ao assunto abordado, os alunos escreveram um manifesto que fica logo nas primeiras páginas da revista falando um pouco de liberdade e o que os motiva a falar sobre o assunto, novamente presando pelas mais diversas formas e definições de liberdade. Terminado o manifesto, o leitor já está situado à temática da revista e pronto para compreender o conteúdo e a composição das fotos. O ensaio foi disposto nas páginas de forma a criar um storytelling. Na tentativa de incitar a liberdade do leitor até no momento de leitura, a maioria das fotos podem ser lidas da esquerda para direita ou direita para esquerda, bem como de cima para baixo ou de baixo para cima, alterando a narrativa formada pelas ações dos personagens e dando outro significado para liberdade. Lida da esquerda para a direita, a narrativa criada pelo casal homossexual pode representar a liberdade de se amar quem quiser; já da direita para a esquerda, pode representar alguém se livrando de um relacionamento abusivo, deixando ir algo que não o fazia bem.  A pior violência é aquela que fazemos com nós mesmos quando temos medo de ser quem realmente somos (MARKS, Nomi. 2015) A frase que acompanha as fotos contribui para essa dupla interpretação. Se vemos as fotos da esquerda para a direita, pode estar se referindo a alguém que não se aceitava como homossexual; já da direita para a esquerda, ainda na linha de pensamento do relacionamento abusivo, pode representar alguém que tinha que ser algo que não era apenas para agradar seu parceiro. Essa ideia é ainda mais evidenciada na página em que o assunto abordado é maquiagem. Enquanto para uns, liberdade é poder não ser obrigado a usar maquiagem para atender aos padrões de beleza, para outros pode ser poder usar maquiagem quando quiser e como quiser, sem ser criticado. Novamente, a frase contribui para a ambiguidade da história contada.  Me disseram que eu era bonita, mas o que isso significa para você? Por que eu procuro todas essas coisas para te fazer feliz? Talvez se eu me livrar de você eu voltarei para mim. (TLC, 1999). A narrativa das fotos é complementada com uma parte escrita. A utilização do formato de um ensaio fotográfico aliado a citações e textos de autores e personalidades dos mais diversos campos, classes, gêneros e nacionalidades, transcrevem o intuito da obra de causar a reflexão por meio da pluralidade de ideias e fontes. Nas fotografias, observa-se escolha do plano de detalhe, utilizando-se de sua sutileza, com a finalidade de aproximar o público da situação retratada além de focar nesta, e não no sujeito que a realiza. O plano de fundo das imagens é composto por diversas colorações em tom pastel, amenizando a carga produzida pelo teor da mensagem. Devido a diversidade de definições apresentadas,  Li.ber.ta  Um manifesto de liberdade , não procura definir liberdade pelos conceitos dos autores, mas suscitar aos que leem à busca da própria definição do conceito, bem como provocar o debate no ambiente acadêmico, ao que a obra se destina. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify"> Li.ber.ta  Um manifesto de liberdade foi um trabalho muito enriquecedor tanto para o âmbito humano quanto para o acadêmico dos alunos. No âmbito humano, foi possível incitar o debate do que, de fato, é liberdade, bem como causar essa reflexão em todos que de alguma forma foram impactados pelo trabalho, tanto produzindo, como sendo modelo ou vendo a apresentação e defesa da revista. Já no âmbito acadêmico, foi de suma importância entender o processo inteiro de produção de uma revista, partindo da definição de um conceito, planejamento e execução de um ensaio fotográfico até chegar na parte de edição das fotos e diagramação da revista. Conseguir tudo isso e ainda suscitar o debate e a reflexão para um tema tão importante e que muitas vezes é deixado de lado torna tudo ainda mais gratificante. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">UNESP. Pesquisa revela que brasileiro quer ter é liberdade no trabalho. Disponível em: <http://www28.unesp.br/detallecontenido/idnoticia/17259/pesquisa-revela-que-brasileiro-quer-ter-e-liberdade-no-trabalho.html>. Acesso em: 02 abr. 2018.<br><br>PLANALTO. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm>. Acesso em: 02 abr. 2018.<br><br>POP SÉRIES. A violência por Nomi Marks. Disponível em: <http://popseries.com.br/2015/09/15/a-violencia-por-nomi-marks/>. Acesso em: 02 abr. 2018. TLC - Unpretty. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=g2gy1evb1kg>. Acesso em: 02 abr. 2018.<br><br> </td></tr></table></body></html>