INSCRIÇÃO: 01381
 
CATEGORIA: RT
 
MODALIDADE: RT03
 
TÍTULO: Nossa Voz
 
AUTORES: Gabriel Coelho Moraes (Centro Universitário Ritter dos Reis); Fernanda Caroline Sombrio (Centro Universitário Ritter dos Reis); Liandra Brehm Santana (Centro Universitário Ritter dos Reis); Mirella Silva e Silva (Centro Universitário Ritter dos Reis); Nykolly Carpes Oliveira (Centro Universitário Ritter dos Reis); Rodrigo Severo Rodembusch (Centro Universitário Ritter dos Reis)
 
PALAVRAS-CHAVE: Inclusão, Racismo, Representatividade, ,
 
RESUMO
A música “Nossa Voz”, composta na disciplina de Produção de Áudio por alunos do curso de Publicidade e Propaganda, com o intuito de fazer uma crítica social direta ao preconceito racial que está intrínseco em nossa sociedade. Escrita com base na realidade enfrentada por muitos negros, a canção é um alerta a falta de visibilidade e voz das minorias visando mostrar, aos que escutarem, que a representatividade negra ainda é algo a ser implantado em nossa sociedade e que a falta de conscientização implica no processo de inclusão.
 
INTRODUÇÃO
No cenário atual brasileiro, ainda encontramos muito preconceito racial, o tão falado racismo. A questão é que, apesar de tão falado, ele ainda está intrínseco nas pessoas e por isso é necessário que hajam diversos tipos de manifestação que falem sobre o assunto. Segundo o IBGE, em 2014 a população negra já era 54% da população brasileira, sendo que 76% dos brasileiros mais pobres também eram negros. Além disso, a representatividade em outros âmbitos da sociedade, como na política e no meio acadêmico, também é bastante defasada. Isso são dados: 80% dos deputados federais eleitos em 2014 são brancos e, segundo o IBGE, em 2015 apenas 12% dos negros de 18 a 24 anos estavam matriculados na universidade. Ou seja, como traz Amaral (2013), mesmo um século depois da abolição da escravatura, a mentalidade escravocrata e conservadora continua influenciando a sociedade. Segundo De Lima; Dos Santos e Oliveira (2015), a população negra já usou da música como resistência em diversos episódios da história. Portanto, acreditamos que as manifestações culturais sempre podem ser grandes aliadas da luta dos negros ao realizar produções que tratem do tema, expondo seus pensamentos, questionando a sua realidade muitas vezes injusta e exigindo mais direitos. A partir dessa questão, a proposta do nosso grupo é levar o tema diversidade também para o meio musical e acadêmico que, neste trabalho, estão unidos. ਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀搀㘀㈀愀 㠀∀㸀㰀戀㸀伀䈀䨀䔀吀䤀嘀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀匀攀最甀渀搀漀 䄀洀愀爀愀氀 ⠀㈀ ㄀㌀⤀Ⰰ 漀 爀愀瀀  甀洀 最渀攀爀漀 洀甀猀椀挀愀氀 焀甀攀Ⰰ 樀甀渀琀愀洀攀渀琀攀 挀漀洀 漀 洀漀瘀椀洀攀渀琀漀 栀椀瀀ⴀ栀漀瀀Ⰰ 渀愀猀挀攀甀 挀漀洀 愀 樀甀瘀攀渀琀甀搀攀 愀昀爀漀ⴀ愀洀攀爀椀挀愀渀愀 攀 猀攀洀瀀爀攀 昀漀椀 愀甀砀椀氀椀愀爀 瀀愀爀愀 焀甀攀 漀猀 樀漀瘀攀渀猀 攀洀 昀漀爀洀愀漀 挀漀洀瀀爀攀攀渀搀攀猀猀攀洀 洀攀氀栀漀爀 漀 洀甀渀搀漀 攀洀 焀甀攀 瘀椀瘀攀洀⸀ 一甀洀 挀攀渀爀椀漀 漀渀搀攀 愀 猀甀瀀攀爀椀漀爀椀搀愀搀攀 戀爀愀渀挀愀 愀椀渀搀愀 昀愀稀 瀀愀爀琀攀 搀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀Ⰰ 漀 最爀甀瀀漀 琀攀洀 挀漀洀漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀Ⰰ 愀漀 猀攀 甀琀椀氀椀稀愀爀 搀漀 爀愀瀀Ⰰ 氀攀瘀愀爀 愀 洀攀渀猀愀最攀洀 搀攀 氀甀琀愀 挀漀渀琀爀愀 漀 爀愀挀椀猀洀漀 瀀愀爀愀 漀 瀀切戀氀椀挀漀 樀漀瘀攀洀Ⰰ 瀀漀爀洀 渀漀 愀瀀攀渀愀猀 瀀愀爀愀 漀 洀戀椀琀漀 洀甀猀椀挀愀氀⸀ 儀甀攀爀攀洀漀猀 焀甀攀 愀 搀椀猀挀甀猀猀漀 猀漀戀爀攀 瀀爀攀挀漀渀挀攀椀琀漀 爀愀挀椀愀氀 猀攀樀愀 琀爀愀稀椀搀愀 琀愀洀戀洀 瀀愀爀愀 漀 洀戀椀琀漀 愀挀愀搀洀椀挀漀 攀 瀀甀戀氀椀挀椀琀爀椀漀Ⰰ 漀渀搀攀 愀 搀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀  攀砀琀爀攀洀愀洀攀渀琀攀 渀攀挀攀猀猀爀椀愀⸀ 䔀Ⰰ 愀氀洀 搀愀 瀀攀愀 琀爀愀稀攀爀 椀搀攀椀愀猀 挀漀渀猀椀猀琀攀渀琀攀猀Ⰰ 琀愀洀戀洀 琀攀洀 漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 搀攀 猀攀爀 甀洀愀 戀漀愀 洀切猀椀挀愀Ⰰ 焀甀愀渀搀漀 猀攀 昀愀氀愀 搀攀 攀猀琀琀椀挀愀⸀ 䄀 椀搀攀椀愀Ⰰ 瀀漀爀琀愀渀琀漀Ⰰ 昀漀椀 愀氀椀愀爀 攀猀琀琀椀挀愀 洀甀猀椀挀愀氀 挀漀洀 爀攀昀氀攀砀攀猀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀猀Ⰰ 椀渀挀攀渀琀椀瘀愀渀搀漀 攀 瀀漀瀀甀氀愀爀椀稀愀渀搀漀 愀 挀漀渀猀挀椀攀渀琀椀稀愀漀 猀漀戀爀攀 愀 氀甀琀愀 搀愀 瀀漀瀀甀氀愀漀 渀攀最爀愀 攀 琀爀愀稀攀渀搀漀 攀猀猀攀猀 椀搀攀愀椀猀 攀 攀猀猀愀 挀漀渀猀挀椀渀挀椀愀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀攀 甀洀 搀椀氀漀最漀 洀愀椀猀 瀀爀砀椀洀漀 挀漀洀 漀 瀀切戀氀椀挀漀 樀漀瘀攀洀⸀  
 
JUSTIFICATIVA
O Rap e a cultura do Hip-Hop sempre foram ferramentas essenciais na luta do povo negro contra a opressão e como forma de mostrar a realidade vivida por eles. Assim como os negros que criaram e popularizaram este gênero musical buscavam legitimação, o próprio gênero Hip-Hop - que engloba Rap e R&B - busca legitimação dentro do cenário musical, ocupando hoje o posto de gênero musical mais popular nos Estados Unidos. Recentemente, Kendrick Lamar recebeu o Prêmio Pulitzer pelo seu trabalho no álbum de 2017 “DAMN.” Foi a primeira vez que um artista não-erudito ou não-jazz ganhou o prêmio, tornando o rapper de Compton, Califórnia, o primeiro artista mainstream a receber a honra, depois de diversas vezes ser esnobado em premiações musicais como o Grammy. Em “DAMN.”, assim como em seus álbuns anteriores, Lamar oferece uma perspectiva diferente na vida do negro de um Estados Unidos que vive o mito da “Era Pós-Racial”, uma teoria social de que os EUA estariam livres do racismo após a eleição do primeiro presidente negro, Barack Obama. ਀䔀洀 一漀猀猀愀 嘀漀稀Ⰰ 琀攀洀漀猀 挀漀洀漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 攀砀椀戀椀爀 漀 焀甀攀 猀椀最渀椀昀椀挀愀 猀攀爀 渀攀最爀漀 渀漀 䈀爀愀猀椀氀 搀漀 猀挀甀氀漀 堀堀䤀Ⰰ 搀椀猀挀甀琀椀渀搀漀 琀攀洀愀猀 挀漀洀漀 爀愀挀椀猀洀漀 瘀攀氀愀搀漀Ⰰ 愀 昀愀氀挀椀愀 搀愀 挀栀愀洀愀搀愀 ᰀ䔠爀愀 倀猀ⴀ刀愀挀椀愀氀ᴀ†攀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀琀椀瘀椀搀愀搀攀⸀ 䠀漀樀攀Ⰰ 漀 爀愀瀀Ⰰ 渀漀 愀甀最攀 搀攀 猀甀愀 瀀漀瀀甀氀愀爀椀搀愀搀攀Ⰰ 猀攀爀瘀攀 挀漀洀漀 瀀氀愀琀愀昀漀爀洀愀 瀀愀爀愀 搀椀猀挀甀猀猀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀Ⰰ 愀氀洀 搀漀 樀 挀椀琀愀搀漀 䬀攀渀搀爀椀挀欀 䰀愀洀愀爀Ⰰ 琀攀洀漀猀 渀漀 挀攀渀爀椀漀 渀愀挀椀漀渀愀氀 爀愀瀀瀀攀爀猀 挀漀洀漀 䔀洀椀挀椀搀愀Ⰰ 䐀爀椀欀 䈀愀爀戀漀猀愀 攀 刀椀渀挀漀渀 匀愀瀀椀渀挀椀愀 焀甀攀 琀爀愀稀攀洀 愀猀猀甀渀琀漀猀 爀攀氀攀瘀愀渀琀攀猀 挀漀洀 漀 挀栀愀洀愀搀漀 ᰀ删愀瀀 搀攀 䴀攀渀猀愀最攀洀ᴀⰠ 瀀漀爀洀Ⰰ 栀 琀愀洀戀洀 愀焀甀攀氀攀猀 攀洀瀀爀攀最愀洀 漀 爀愀瀀 昀漀爀愀 搀攀猀琀攀 挀漀渀琀攀砀琀漀 猀漀挀椀愀氀 攀 爀愀挀椀愀氀Ⰰ 甀琀椀氀椀稀愀渀搀漀 搀攀 甀洀愀 瘀攀爀猀漀 瘀椀猀琀愀 瀀漀爀 洀甀椀琀漀猀 挀漀洀漀 攀焀甀椀瘀漀挀愀搀愀 搀漀 最渀攀爀漀⸀ 䔀猀琀愀 瀀爀漀昀甀猀漀 搀攀 爀愀瀀瀀攀爀猀Ⰰ 最攀爀愀氀洀攀渀琀攀 戀爀愀渀挀漀猀 攀⼀漀甀 搀攀 挀氀愀猀猀攀 洀搀椀愀Ⰰ 焀甀攀 搀攀猀瘀椀愀洀 漀 刀愀瀀 搀攀 猀攀甀 攀猀琀愀搀漀 漀爀椀最椀渀愀氀Ⰰ 猀攀渀搀漀 洀攀渀漀猀 猀漀挀椀愀氀 攀 昀甀最椀渀搀漀 搀愀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀 洀愀爀最椀渀愀氀椀稀愀搀愀Ⰰ  挀漀渀猀椀搀攀爀愀搀愀 瀀漀爀 洀甀椀琀漀猀 挀漀洀漀 甀洀愀 攀瘀漀氀甀漀 渀愀琀甀爀愀氀 最渀攀爀漀 漀甀 甀洀愀 挀漀渀猀攀焀甀渀挀椀愀 搀愀 最氀漀戀愀氀椀稀愀漀 攀 瀀漀瀀甀氀愀爀椀搀愀搀攀 搀漀 最渀攀爀漀⸀ 䔀渀琀爀攀琀愀渀琀漀Ⰰ 攀猀琀愀 渀漀瘀愀 琀攀渀搀渀挀椀愀 搀 甀洀愀 渀漀瘀愀 挀愀爀愀 攀Ⰰ 挀漀渀猀攀焀甀攀渀琀攀洀攀渀琀攀Ⰰ 渀漀瘀漀猀 漀甀瘀椀渀琀攀猀 愀漀 爀愀瀀⸀ 䄀爀琀椀猀琀愀猀 攀 最爀甀瀀漀猀 挀漀洀漀 䠀愀椀欀愀椀猀猀Ⰰ 䌀漀猀琀愀 䜀漀氀搀 攀 䠀甀渀最爀椀愀 䠀椀瀀ⴀ䠀漀瀀 愀琀爀愀攀洀 甀洀 瀀切戀氀椀挀漀 挀漀洀瀀氀攀琀愀洀攀渀琀攀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀 搀攀 匀愀戀漀琀愀最攀Ⰰ 刀愀挀椀漀渀愀椀猀 䴀䌀 攀 漀甀琀爀漀猀 攀砀瀀漀攀渀琀攀猀 搀愀 ᰀ嘠攀氀栀愀 䜀甀愀爀搀愀ᴀ†搀漀 刀愀瀀⸀ 䔀渀焀甀愀渀琀漀 漀猀 切氀琀椀洀漀猀 挀椀琀愀搀漀猀 琀椀渀栀愀洀 挀漀洀漀 瀀切戀氀椀挀漀 愀氀瘀漀 漀 渀攀最爀漀 瀀漀戀爀攀 洀愀爀最椀渀愀氀椀稀愀搀漀Ⰰ 漀猀 瀀爀椀洀攀椀爀漀猀 最爀甀瀀漀猀 挀椀琀愀搀漀猀 愀挀椀洀愀 琀洀 挀漀洀漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 愀琀椀渀最椀爀 愀 挀氀愀猀猀攀 洀搀椀愀 戀爀愀猀椀氀攀椀爀愀Ⰰ 攀洀 猀甀愀 洀愀椀漀爀椀愀 戀爀愀渀挀愀⸀ 伀猀 琀攀洀愀猀 搀漀 ᰀ丠漀瘀漀 刀愀瀀ᴀ†昀爀攀焀甀攀渀琀攀洀攀渀琀攀 猀漀 漀猀琀攀渀琀愀漀Ⰰ 最氀愀洀漀甀爀椀稀愀漀 搀攀 搀爀漀最愀猀 挀漀洀漀 洀愀挀漀渀栀愀 攀 氀攀愀渀 攀 昀爀攀焀甀攀渀琀攀洀攀渀琀攀 愀猀 氀漀瘀攀 猀漀渀最猀⸀ 一漀 焀甀攀 攀猀猀攀猀 琀攀洀愀猀 渀漀 攀猀琀攀樀愀洀 瀀爀攀猀攀渀琀攀猀 渀漀 爀愀瀀瀀攀爀猀 搀攀 洀攀渀猀愀最攀洀Ⰰ 洀愀猀 渀漀 猀漀 漀猀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀椀猀⸀  E é justamente por isso é importante que o “Rap Raiz” continue vivo e buscando seu espaço, pois eles são a resistência contra a cultura do whitewashing e evitar que ocorra com o Rap o mesmo que ocorreu com o Rock, um gênero dominado por negros em sua origem, mas que foi popularizado por um branco, Elvis Presley, que é conhecido como o Rei do Rock. Dentro do ambiente acadêmico, é necessário ter em mente a importância de um Rap feito por negros, já que muito dos autores estudados são de origem europeia e em sua esmagadora maioria branca.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀搀㘀㈀愀 㠀∀㸀㰀戀㸀䴀준吀伀䐀伀匀 䔀 吀준䌀一䤀䌀䄀匀 唀吀䤀䰀䤀娀䄀䐀伀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀 瀀爀漀瀀愀最愀漀 搀愀猀 洀搀椀愀猀 猀漀挀椀愀椀猀 瀀攀爀洀椀琀椀甀 挀漀洀 焀甀攀 猀攀 愀洀瀀氀椀愀猀猀攀洀 搀椀猀挀甀猀猀攀猀 猀漀戀爀攀 愀猀猀甀渀琀漀猀 焀甀攀 愀渀琀攀猀 瀀漀甀挀漀 攀爀愀洀 氀攀瘀愀搀漀猀 攀洀 挀漀渀琀愀 渀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀 挀漀洀漀 挀氀愀猀猀攀猀 攀 爀愀愀猀⸀ 倀漀爀 椀猀猀漀Ⰰ 戀甀猀挀愀渀搀漀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀爀 漀 昀椀洀 搀愀 洀攀搀椀愀漀 攀洀 搀椀猀挀甀猀猀攀猀Ⰰ 挀漀洀瀀爀攀攀渀搀攀洀漀猀 愀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 搀愀 瀀攀猀猀漀愀 焀甀攀 猀漀昀爀攀 瀀爀攀挀漀渀挀攀椀琀漀 昀愀氀愀爀 瀀漀爀 猀椀 攀 猀攀爀 瀀爀漀琀愀最漀渀椀猀琀愀 搀愀 氀甀琀愀 搀漀 猀攀甀 瀀爀瀀爀椀漀 洀漀瘀椀洀攀渀琀漀⸀ 匀攀渀搀漀 愀猀猀椀洀Ⰰ 漀瀀琀愀洀漀猀 瀀攀氀漀 爀愀瀀 瀀愀爀愀 昀愀氀愀爀 猀漀戀爀攀 爀愀挀椀猀洀漀 攀 洀椀渀漀爀椀愀猀 瀀漀爀焀甀攀 渀漀 瀀椀氀愀爀 搀愀 洀甀猀椀挀愀氀椀搀愀搀攀Ⰰ  挀漀洀 攀氀攀 焀甀攀 渀攀最爀漀猀 攀 瀀漀戀爀攀猀 猀攀 攀砀瀀爀攀猀猀愀洀 瀀愀爀愀 愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀Ⰰ 琀爀愀稀攀渀搀漀 攀洀 猀甀愀猀 氀攀琀爀愀猀 愀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀 瘀椀瘀椀搀愀 瀀攀氀漀猀 愀甀琀漀爀攀猀⸀ 䴀愀爀挀愀搀漀 瀀攀氀漀 瀀愀猀猀愀搀漀Ⰰ 漀 爀愀瀀 琀爀愀渀猀洀椀琀攀 漀 焀甀攀 䈀琀栀甀渀攀 挀栀愀洀漀甀 搀攀 ∀琀攀氀攀猀挀漀瀀椀愀 栀椀猀琀爀椀挀愀∀ ⠀䈀琀栀甀渀攀Ⰰ ㈀  ㌀⤀㨀 愀琀甀愀氀椀稀愀爀 渀漀 瀀爀攀猀攀渀琀攀 甀洀 挀氀愀洀漀爀 搀漀 瀀愀猀猀愀搀漀⸀ 䄀 氀椀戀攀爀搀愀搀攀 攀 漀 爀攀挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀 搀攀 栀漀樀攀 琀爀愀渀猀瀀愀爀攀挀攀洀 瀀攀氀漀 挀愀爀琀攀爀 挀爀琀椀挀漀 攀 挀漀渀猀琀爀甀琀椀瘀漀 搀愀猀 挀愀渀攀猀Ⰰ 搀攀渀甀渀挀椀愀渀搀漀 搀攀猀椀最甀愀氀搀愀搀攀 攀 攀砀椀最椀渀搀漀 琀甀搀漀 焀甀攀 愀琀 攀渀琀漀 昀漀椀 渀攀最愀搀漀 愀漀猀 渀攀最爀漀猀⸀ 䐀愀 洀攀猀洀愀 昀漀爀洀愀Ⰰ 漀猀 挀愀渀琀漀爀攀猀 昀漀爀愀洀 攀猀挀漀氀栀椀搀漀猀 瀀漀爀 攀猀琀愀爀攀洀 椀渀猀攀爀椀搀漀猀 渀攀猀猀攀 挀漀渀琀攀砀琀漀 猀漀挀椀愀氀Ⰰ 昀愀稀攀渀搀漀 挀漀洀 焀甀攀 漀 猀攀渀琀椀爀 攀 瀀攀渀猀愀爀 搀愀 挀愀渀漀 挀栀攀最愀猀猀攀 攀洀 焀甀攀洀 搀攀猀攀樀瘀愀洀漀猀 攀 瀀甀搀攀猀猀攀Ⰰ 搀攀 愀氀最甀洀愀 昀漀爀洀愀Ⰰ 瀀爀漀瀀漀爀挀椀漀渀愀爀 甀洀愀 爀攀昀氀攀砀漀 攀洀 焀甀攀洀 漀甀瘀椀猀猀攀⸀ 伀 琀攀洀愀 搀攀搀椀挀愀搀漀 椀渀琀攀椀爀愀洀攀渀琀攀 愀漀 爀愀挀椀猀洀漀Ⰰ 爀攀昀漀爀愀 愀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 搀漀 搀攀戀愀琀攀 愀 爀攀猀瀀攀椀琀漀 搀漀 愀猀猀甀渀琀漀⸀ 䴀攀猀洀漀 琀攀渀搀漀 愀 洀愀椀漀爀 瀀漀瀀甀氀愀漀 渀攀最爀愀 昀漀爀愀 搀漀 挀漀渀琀椀渀攀渀琀攀 愀昀爀椀挀愀渀漀Ⰰ 漀 戀爀愀猀椀氀攀椀爀漀 愀椀渀搀愀 瀀爀攀挀椀猀愀 愀瀀爀攀渀搀攀爀 愀猀猀甀洀椀爀 焀甀攀  爀愀挀椀猀琀愀 攀 攀猀挀氀愀爀攀挀攀爀 攀猀猀愀猀 椀搀攀椀愀猀⸀ 䄀瀀爀攀渀搀攀爀 愀漀 漀氀栀愀爀 愀漀 爀攀搀漀爀 攀 攀渀琀攀渀搀攀爀 漀 瀀爀椀瘀椀氀最椀漀 戀爀愀渀挀漀 攀 瀀漀爀焀甀攀 漀 瀀爀漀琀愀最漀渀椀猀洀漀 渀攀最爀漀  渀攀挀攀猀猀爀椀漀⸀ 吀攀洀漀猀 瀀漀甀挀漀猀 渀攀最爀漀猀 渀愀猀 攀猀挀漀氀愀猀Ⰰ 瀀漀甀挀漀猀 渀攀最爀漀猀 攀洀 昀愀挀甀氀搀愀搀攀猀 攀 瀀漀甀挀漀猀 昀爀攀焀甀攀渀琀愀渀搀漀 挀愀爀最漀猀 焀甀攀 愀挀爀攀搀椀琀愀洀漀猀 猀攀爀攀洀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀猀⸀ 一猀 瀀爀攀挀椀猀愀洀漀猀 漀甀瘀椀爀 瀀攀猀猀漀愀猀 渀攀最爀愀猀 昀愀氀愀爀攀洀 猀漀戀爀攀 漀 焀甀攀  猀攀爀攀洀 渀攀最爀愀猀 攀 漀 焀甀攀  琀攀爀 愀 瘀椀瘀渀挀椀愀 搀漀 渀攀最爀漀 渀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀⸀ 䄀昀椀渀愀氀Ⰰ 氀攀瘀愀爀 漀 搀椀猀挀甀爀猀漀 愀漀猀 洀攀椀漀猀 漀渀搀攀 攀猀猀愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 攀猀琀漀 椀渀猀攀爀椀搀愀猀  渀攀挀攀猀猀爀椀漀Ⰰ 猀攀樀愀 渀漀 洀攀椀漀 愀挀愀搀洀椀挀漀 漀甀 攀洀 甀洀愀 爀漀搀愀 挀漀洀 愀洀椀最漀猀⸀
 
DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO
Com dois minutos e trinta e dois segundos de duração, a música apresentada descreve a realidade vivida por muitos negros. Com o intuito de propor uma reflexão a respeito do assunto, apresentamos diversos exemplos da falta de representatividade e a forte discriminação que sofrem devido a sua cor. Como o objetivo principal era gerar discussões relevantes a respeito do tema, a música é muito direta em relação aos seus apontamentos e de certo modo agressiva, pois mostra a realidade sem pudor. Nossa Voz tem como referência os grandes nomes do boom bap, sub-gênero dentro do Rap que foi popularizado pelos rappers da Costa Leste na década de 90 como Wu-Tang Clan, Try Gang Starr, KRS-One, Mobb Deep e Nas. A letra é estruturada em dois versos de doze linhas cada, entre os versos temos o refrão com a estrutura clássica de oito linhas e finalizamos a música novamente com o refrão, com um eco das últimas três linhas. A escolha da estrutura dos versos com doze linhas em detrimento das tradicionais dezesseis linhas tem como objetivo deixar a música mais direta e menos repetitiva, enquanto ainda dentro o suficiente dos padrões para que ela seja apelativa. Já o refrão, cantado enquanto o resto da música é feita com flow, tinha como objetivo ser mais estruturado dentro dos moldes tradicionais, relembrando as pitadas de R&B que o boom bap possuía nos anos 90.਀䄀 昀愀椀砀愀 琀爀愀琀愀 搀攀 愀猀猀甀渀琀漀猀 挀漀洀漀 愀 昀愀氀琀愀 搀攀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀琀椀瘀椀搀愀搀攀Ⰰ 漀 瀀爀攀挀漀渀挀攀椀琀漀 攀 愀猀 爀攀挀漀爀爀攀渀琀攀猀 搀椀猀挀爀椀洀椀渀愀攀猀 猀漀昀爀椀搀愀猀 搀椀愀爀椀愀洀攀渀琀攀 瀀攀氀漀猀 渀攀最爀漀猀⸀ 준 渀漀琀瘀攀氀 愀 爀攀氀攀瘀渀挀椀愀 搀漀猀 愀猀猀甀渀琀漀猀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀漀猀 攀 愀漀 攀猀挀甀琀愀爀 愀 洀切猀椀挀愀  瀀漀猀猀瘀攀氀 挀漀洀瀀爀攀攀渀搀攀爀 漀 焀甀漀 搀椀昀挀椀氀  琀攀爀 琀漀搀愀猀 愀猀 猀甀愀猀 挀愀爀愀挀琀攀爀猀琀椀挀愀猀 挀漀洀漀 椀渀搀椀瘀搀甀漀 猀攀渀搀漀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀搀愀猀 愀 挀漀爀 搀愀 猀甀愀 瀀攀氀攀⸀ 匀攀最甀渀搀漀 漀 䤀䈀䜀䔀Ⰰ 攀洀 ㈀ ㄀㘀 㔀㐀Ⰰ㤀─ 搀愀 瀀漀瀀甀氀愀漀 戀爀愀猀椀氀攀椀爀愀 搀攀挀氀愀爀漀甀ⴀ猀攀 渀攀最爀愀Ⰰ 漀甀 猀攀樀愀Ⰰ 愀 洀愀椀漀爀椀愀 渀漀 攀猀琀 猀攀渀搀漀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀愀 瀀攀氀漀 昀愀琀漀 搀攀 琀攀洀愀猀 挀漀洀漀 爀愀挀椀猀洀漀Ⰰ 瀀漀爀 攀砀攀洀瀀氀漀Ⰰ 愀椀渀搀愀 猀攀爀 甀洀 琀愀戀甀 攀洀 渀漀猀猀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀⸀ 伀 渀漀洀攀 搀愀 洀切猀椀挀愀Ⰰ ᰀ丠漀猀猀愀 瘀漀稀ᴀ†昀漀椀 攀猀挀漀氀栀椀搀漀 瀀愀爀愀 洀漀猀琀爀愀爀 愀 渀攀挀攀猀猀椀搀愀搀攀 搀攀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀琀椀瘀椀搀愀搀攀⸀ 준 瀀爀攀挀椀猀漀 搀愀爀 瘀漀稀 愀 洀愀椀漀爀椀愀 ⴀ 渀攀猀猀攀 挀愀猀漀 琀爀愀琀愀搀愀 挀漀洀漀 洀椀渀漀爀椀愀 ⴀ 瀀漀椀猀 攀猀挀甀琀愀爀 愀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀 搀漀 漀甀琀爀漀Ⰰ 昀愀稀 挀漀洀 焀甀攀 猀攀樀愀 洀愀椀猀 昀挀椀氀 挀漀洀瀀爀攀攀渀搀攀爀 猀甀愀猀 瘀椀瘀渀挀椀愀猀Ⰰ 挀漀洀 椀猀猀漀 瀀爀攀挀椀猀愀洀漀猀 最攀爀愀爀 攀洀瀀愀琀椀愀 瀀愀爀愀 焀甀攀 漀 琀漀搀漀 挀漀渀猀椀最愀 愀挀攀椀琀愀爀 攀 愀挀椀洀愀 搀攀 琀甀搀漀Ⰰ 爀攀猀瀀攀椀琀愀爀 愀猀 搀椀昀攀爀攀渀愀猀⸀ 嘀椀猀愀渀搀漀 挀愀爀愀挀琀攀爀椀稀愀爀 愀猀 猀椀琀甀愀攀猀 瘀椀瘀攀渀挀椀愀搀愀猀 瀀攀氀漀猀 渀攀最爀漀猀 搀攀渀琀爀漀 搀愀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀 戀爀愀猀椀氀攀椀爀愀Ⰰ 愀 洀切猀椀挀愀 昀愀稀 甀洀愀 挀爀琀椀挀愀 猀漀挀椀愀氀 攀 焀甀攀猀琀椀漀渀愀 愀 昀愀氀琀愀 搀攀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀琀椀瘀椀搀愀搀攀 渀攀最爀愀 焀甀攀 搀椀稀攀洀 攀砀椀猀琀椀爀 洀愀猀 渀漀  瘀椀猀琀愀Ⰰ 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀洀攀渀琀攀Ⰰ 渀愀猀 攀猀昀攀爀愀猀 搀攀 瀀漀搀攀爀⸀ 준 渀攀挀攀猀猀爀椀漀 搀愀爀 瘀椀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 愀 琀漀搀漀猀 瀀愀爀愀 焀甀攀 愀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀琀椀瘀椀搀愀搀攀 猀攀樀愀 愀氀最漀 琀愀渀最瘀攀氀 渀漀 洀甀渀搀漀 攀洀 焀甀攀 瘀椀瘀攀洀漀猀⸀ Inicialmente criada como parte das atividades da Disciplina de Áudio lecionada pelo Professor Rodrigo Severo Rodembusch no primeiro semestre de 2017, a música é performada com os vocais de Adriana Schnitzer e Cainan Xavier. A música foi indicada ao Prêmio Rymsza, honra da Uniritter com apoio da agência Triunfo Concepa que serve como homenagem ao professor Gabriel Rymsza, morto em acidente de carro no começo de 2017. A premiação ocorreu no dia 25 de Novembro de 2017 e Nossa Voz foi a obra vencedora na categoria de Áudio.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀搀㘀㈀愀 㠀∀㸀㰀戀㸀䌀伀一匀䤀䐀䔀刀䄀윀픀䔀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䔀猀琀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀 瀀爀漀瀀漀爀挀椀漀渀漀甀 甀洀 洀愀椀漀爀 攀渀琀攀渀搀椀洀攀渀琀漀 猀漀戀爀攀 愀猀猀甀渀琀漀猀 挀漀洀漀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀琀椀瘀椀搀愀搀攀Ⰰ 氀甀最愀爀 搀攀 昀愀氀愀Ⰰ 漀 挀漀洀漀  猀攀 猀攀渀琀椀爀 漀瀀爀椀洀椀搀漀 渀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀 攀 渀漀 琀攀爀 猀攀甀猀 搀椀爀攀椀琀漀猀 椀渀琀攀椀爀愀洀攀渀琀攀 爀攀挀漀渀栀攀挀椀搀漀猀⸀ 䔀洀 甀洀 瀀愀猀 攀洀 焀甀攀 漀 瀀爀攀挀漀渀挀攀椀琀漀  攀渀爀愀椀稀愀搀漀 攀 攀洀 焀甀攀 洀愀椀漀爀椀愀 搀愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 琀攀洀 洀椀渀漀爀椀愀猀 搀攀 搀椀爀攀椀琀漀猀Ⰰ 焀甀愀氀焀甀攀爀 洀愀渀攀椀爀愀 挀爀椀愀搀愀 瀀愀爀愀 焀甀攀猀琀椀漀渀愀爀 攀 琀攀渀琀愀爀 最攀爀愀爀 甀洀愀 洀甀搀愀渀愀 渀漀 猀琀愀琀甀猀ⴀ焀甀漀  猀攀洀瀀爀攀 洀甀椀琀漀 洀愀椀猀 焀甀攀 戀攀洀 瘀椀渀搀愀⸀ 倀爀椀渀挀椀瀀愀氀洀攀渀琀攀 焀甀愀渀搀漀 琀攀洀漀猀 攀猀琀愀猀 挀爀椀愀攀猀 攀 焀甀攀猀琀椀漀渀愀洀攀渀琀漀猀 搀攀渀琀爀漀 搀攀 愀洀戀椀攀渀琀攀 愀挀愀搀洀椀挀漀Ⰰ 漀渀搀攀 猀攀 攀渀挀漀渀琀爀愀洀 瀀攀猀猀漀愀猀 攀洀 瀀攀爀漀搀漀 搀攀 愀洀愀搀甀爀攀挀椀洀攀渀琀漀 搀攀 猀甀愀猀 挀爀攀渀愀猀⸀
 
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS
_____. Negros representam 54% da população do país, mas são só 17% dos mais ricos. OUL Economia, 2015. Disponível em: Acesso em 18 abril 2018.਀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀开开开开开⸀ 倀攀爀挀攀渀琀甀愀氀 搀攀 渀攀最爀漀猀 渀愀猀 甀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀猀 搀漀戀爀愀 攀洀 ㄀  愀渀漀猀⸀ 䜀甀椀愀 搀漀 䔀猀琀甀搀愀渀琀攀Ⰰ ㈀ ㄀㜀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 㰀栀琀琀瀀猀㨀⼀⼀最甀椀愀搀漀攀猀琀甀搀愀渀琀攀⸀愀戀爀椀氀⸀挀漀洀⸀戀爀⼀甀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀猀⼀瀀攀爀挀攀渀琀甀愀氀ⴀ搀攀ⴀ渀攀最爀漀猀ⴀ渀愀猀ⴀ甀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀猀ⴀ搀漀戀爀愀ⴀ攀洀ⴀ㄀ ⴀ愀渀漀猀⼀㸀 䄀挀攀猀猀漀 攀洀 ㄀㠀 愀戀爀椀氀 ㈀ ㄀㠀⸀

MANEO, Adriano; AM NCIO, Thiago. Com metade da população, negros são só 18% em cargos de destaque no Brasil. Folha de São Paulo, 2015. Disponível em: Acesso em 18 abril 2018.

AMARAL, Mônica Teixeira do. O rap, a revolução e a educação: do Bronx à Primavera Árabe. Ide (São Paulo), São Paulo , v. 36, n. 56, p. 145-159, jun. 2013. Disponível em . Acesso em 18 abr. 2018. ਀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀开开开开开⸀ 刀愀瀀 猀甀瀀攀爀愀 漀 爀漀挀欀 攀 漀 瀀漀瀀 挀漀洀漀 最渀攀爀漀 洀甀猀椀挀愀氀 洀愀椀猀 瀀漀瀀甀氀愀爀 渀漀猀 䔀唀䄀⸀ 伀 䜀氀漀戀漀Ⰰ ㈀ ㄀㠀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 㰀栀琀琀瀀猀㨀⼀⼀漀最氀漀戀漀⸀最氀漀戀漀⸀挀漀洀⼀挀甀氀琀甀爀愀⼀洀甀猀椀挀愀⼀爀愀瀀ⴀ猀甀瀀攀爀愀ⴀ爀漀挀欀ⴀ漀ⴀ瀀漀瀀ⴀ挀漀洀漀ⴀ最攀渀攀爀漀ⴀ洀甀猀椀挀愀氀ⴀ洀愀椀猀ⴀ瀀漀瀀甀氀愀爀ⴀ渀漀猀ⴀ攀甀愀ⴀ㈀㈀㈀㔀㌀㄀㌀㐀⌀椀砀稀稀㔀䐀㐀砀㄀娀䠀堀洀  stest> Acesso em 18 abril 2018.਀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䄀䰀嘀䔀匀Ⰰ 匀漀爀愀椀愀⸀ 䬀攀渀搀爀椀挀欀 䰀愀洀愀爀 猀攀 琀漀爀渀愀 瀀爀椀洀攀椀爀漀 愀爀琀椀猀琀愀 洀愀椀渀猀琀爀攀愀洀 愀 最愀渀栀愀爀 甀洀 瀀爀洀椀漀 倀甀氀椀琀稀攀爀⸀ 䈀㤀Ⰰ ㈀ ㄀㠀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 㰀栀琀琀瀀㨀⼀⼀眀眀眀⸀戀㤀⸀挀漀洀⸀戀爀⼀㠀㤀㘀㘀 ⼀欀攀渀搀爀椀挀欀ⴀ氀愀洀愀爀ⴀ猀攀ⴀ琀漀爀渀愀ⴀ瀀爀椀洀攀椀爀漀ⴀ愀爀琀椀猀琀愀ⴀ洀愀椀渀猀琀爀攀愀洀ⴀ愀ⴀ最愀渀栀愀爀ⴀ甀洀ⴀ瀀爀攀洀椀漀ⴀ瀀甀氀椀琀稀攀爀⼀㸀 䄀挀攀猀猀漀 攀洀 ㄀㠀 愀戀爀椀氀 ㈀ ㄀㠀⸀

_____. Começou a era do pós-racial?. Veja, 2008. Disponível em: Acesso em 18 abril 2018.਀ LABONIA. O que é Whitewashing e o que podemos fazer a respeito?. Reteirista Empreendedor, 2016. Disponível em: Acesso em 18 abril 2018.਀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀