ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XIX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #d62a08"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;01407</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;RT</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;RT07</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Discoteca 80s 90s</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Juliana da Silva (Centro Universitário Autônomo do Brasil); Luiz Rogério Lopes da Silva (Centro Universitário Autônomo do Brasil)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;website, internet, digital, publicidade, propaganda</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O website  Discoteca 80s 90s foi desenvolvido para a disciplina de  Introdução à Publicidade , do curso de Publicidade e Propaganda do UniBrasil Centro Universitário. O principal objetivo do trabalho foi disponibilizar diferentes tipos de conteúdo referentes à publicidade nas décadas de 1980 e 1990 no Brasil. De maneira simples, rápida e eficaz, o conteúdo está à disposição de todos, facilitando o acesso a informação e servindo como banco de referências e consultas desses períodos da história da publicidade no Brasil. O projeto foi desenvolvido em HTML, CSS e PHP. O conteúdo publicado foi orientado pelo professor responsável pela disciplina, prezando pela originalidade e fidelidade às peças publicitárias do período.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Segundo a jornalista Barros (2013), nos dias atuais, o principal mecanismo de pesquisa é o Google, em que praticamente todas as informações distribuídas pela internet podem ser localizadas através da ferramenta. O website  Discoteca 80 s 90 s foi desenvolvido com conexão direta com essa ferramenta. O projeto tem como foco principal a publicidade nos anos 1980 e 1990 no Brasil, visando a facilidade ao acesso a informação. O conteúdo foi selecionado através de pesquisas, explorando a história da publicidade, buscando manter a originalidade dos fatos, expondo o conteúdo de maneira com que facilitasse a compreensão do usuário. Produzido através da disciplina de  Introdução a Publicidade , a  Discoteca 80 s 90 s , traz além do conteúdo histórico, curiosidade e diversas formas de exposição do conteúdo. O site foi desenvolvido utilizando as linguagens de programação html, css e php. Nenhuma framework foi utilizado, foram desenvolvidos códigos orientados a objeto.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Objetivo geral: A  Discoteca 80 s 90 s tinha como objetivo mostrar, de maneira eficaz, como era a publicidade no Brasil nas décadas de 1980 e 1990. O período é considerado conturbado politicamente e economicamente, o que, por consequência, afetou a Publicidade e Propaganda. Objetivo específico: Facilitar o acesso a informação. Através de um website responsivo, disponível 24hrs por dia, em que o conteúdo foi adaptado para que todos tenham total compreensão do material inserido, a informação é levada ao internauta de uma maneira descomplicada. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Observando a mudanças de valores, estilos de vida com o passar dos anos, podemos notar que a sociedade está em constate mudança. Analisando a publicidade, notamos que ela caminha lado a lado com todas essas mudanças, adaptando-se constantemente. A publicidade vem crescendo cada vez mais, se tornando um instrumento poderoso. As décadas foco do projeto, 1980 e 1990 são considerados anos em que a publicidade cresceu muito, quebrando padrões, como a da imagem da mulher, que antes era vista como objeto, e a partir da década de 1980 passou a ser vista como sinônimo de força e atitude. O projeto evidencia a história da publicidade no Brasil, contribuindo para o avanço cultural de quem estiver disposto a navegar no site. Um dos objetivos do projeto é apresentar o conteúdo, mas de uma forma em que todos tivessem o total acesso. O website foi a ferramenta em se adaptou melhor as critérios. Todo material do site foi selecionado, e diversas formas de aplicação de conteúdo foram utilizadas (história; jogos; imagens; vídeos; curiosidades), assim abrangendo estilos diferentes de leitores.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O projeto  Discoteca 80s 90s foi produzido através da disciplina de  Introdução a Publicidade , em que o principal objetivo do trabalho era apresentar a publicidade das décadas de 1980 e 1990 no Brasil. Os requisitos fundamentais para elaboração era a criatividade e objetividade na exposição de conteúdo. Ter uma plataforma online, em que os usuários tivessem acesso de qualquer dispositivo, facilita de uma maneira geral o acesso ao conteúdo. Segundo Bonilla (2005, p.157):  As possibilidades que as tecnologias da informação e da comunicação desencadeiam de desenvolvermos uma ação, e outra, e mais outra, pode gerar um contexto de dinâmicas que permitam emergir o novo, o diverso, o complexo, o impensado, e dessa forma termos uma educação muito mais significativa tanto para alunos quanto para professores . O website foi utilizado de maneira estratégica, para aumentar o acesso a informação, facilitando os processos de pesquisa relacionado ao conteúdo inserido no site, evitando desvios de atenção. Podemos encaixar esses internautas em que ao navegarem na internet, muitas vezes perdem o foco da pesquisa em um dos tipos de leitores caracterizados por Santaella (2004),  O leitor Imersivo . Segundo Santaella o leitor imersivo deve escolher entre direções e rotas para efetivar sua leitura, que não é linear  ideia do hiper-texto. Considerando que um leitura no ciberespaço não é linear, podemos dizer que esse excesso de informação não é absorvido inteiramente, devido ao desvio de informações. Visando essa problemática, o website foi projetado para evitar esses desvios, apresentando um conteúdo objetivo e organizado. O conteúdo foi selecionado e adaptado para que todos os usuários tivessem total compreensão dos assuntos abordados, mantendo a fidelidade com a história. Tendo em vista que cada indivíduo tem seu método de fixação própria, visual e auditiva, por exemplo, as publicações foram exibidas de diversas formas, conquistando variados estilos de leitores. Todas as imagens publicadas foram selecionadas, e editadas para que correspondessem ao conteúdo apresentado. O site foi projetado com design responsivo. A web de hoje é multi-dispositivos e é necessário considerar que suporte além do desktop, telas pequenas, touch screen, smart TV, redes móveis e muitas outras tecnologias (FISHER; SHARKIE, 2013). O design responsivo aborda justamente essas questões, permitindo que o website se esquadre em qualquer dispositivo, sem que haja distorção de tamanhos ou perda de informação. Na opinião de ZEMEL (2013), não existe uma  web mobile , a web é única, logo o web design responsivo é a resposta única para uma web única. (ZEMEL, 2013, p.10). As cores que envolvem o site, prezam estímulos visual que podem ser responsabilizado por seu estado emocional, exercendo uma influência direta na sua psique pois, segundo Kandinsky,  A cor é o toque, o olho o martelo que faz vibrar a alma, o instrumento de mil cordas . A partir de estudos que buscavam referencias nas épocas foco, o logotipo do website foi projetada para introduzir a temática. PIERCE (1995: p. 76), o símbolo se relaciona com o seu objeto por uma convenção, por instinto natural ou mesmo por ato intelectual, tornando-o um representativo de seu objeto, sem que necessariamente ocorra uma ação qualquer que poderia estabelecer uma conexão factual entre eles. O logotipo criado traz as palavras: discoteca, 80 s, 90 s. A discoteca tem origem no Brasil no final da década de 1970, e foi em 1980 que o ritmo agitado, conquistou a população. 80 s e 90 s são abreviações, onde o real significado é: anos 80 e anos 90. O logotipo transmite essa temática através da própria marca, da tipografia utilizada e cores.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Ao acessar o site de qualquer dispositivo, o usuário é levado a página inicial  home . No topo da página o usuário pode visualizar o logotipo e menu, com seleções nomeadas de maneira objetiva, facilitando a compreensão. Composta de imagens coloridas e atrativas  banners , foram inseridos frases despertando a curiosidade do leitor. Logo a baixo 3 ícone com suas respectivas descrições, ilustram de maneira simplificada o conteúdo inserido no site. Vídeo com link direto para o Youtube foi inserido. Nesse vídeo, o usuário tem acesso a uma playlist especial, em que músicas sucesso da época foram selecionadas, proporcionando uma experiência mais realista. Abaixo temos uma linha dividida em quatro colunas, em que mostram os principais assuntos abordados pelo site. No rodapé da página, encontramos um resumo geral do site, com atalhos que levam ao conteúdo. Ao lado da opção  home , encontramos a opção  publicidade . Essa aba leva o usuário a escolha de duas opções: publicidade da década de 80 ou publicidade na década de 90. Após escolher uma das duas opções, o usuário é direcionado a sua respectiva seleção, onde encontra uma variedade de conteúdo. Ao selecionar a aba  curiosidades , o leitor é levado a uma lista de publicações das épocas foco do site. Foram publicados casos específicos, como propagandas de sucesso, as que mais se destacaram, por exemplo.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">O projeto  Discoteca 80s 90s foi estruturado como material de apoio para estudo sobre a publicidade nas décadas de 1980 e 1990 no Brasil. Todo material inserido foi analisado e estudado, proporcionando ao leitor a total compreensão. Além de desenvolver técnicas de programação com o intuito de melhorar a plataforma, a experiência de fazer um website com conteúdo da disciplina, proporcionou uma análise minuciosa da história. As pesquisas despertaram a curiosidade em saber cada vez mais sobre a história, resultando em um site bem alimentado, em que foram explorados diversos caminhos para enfim facilitar o acesso a informação.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">FISHER, A.; SHARKIE, C. Jump Start Responsive Web Design. Victorio - Australia: SitePoint, 2013. 145p<br><br>HELENA, Maria. Escola aprendente: para além da sociedade da informação. Rio de Janeiro: Quartet, 2005.<br><br>SANTAELLA, Lucia. Navegar no ciberespaço: o perfil do leitor imersivo. São Paulo: Paullus, 2004.<br><br> </td></tr></table></body></html>