ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XIX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #d62a08"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;01410</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;CA</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;CA08</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Vinheta de Abertura Uni Esporte</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;MAYCON DA SILVA CAVALCANTE (Centro Universitário Autônomo do Brasil); Luiz Rogério Lopes Silva (Centro Universitário Autônomo do Brasil)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;Edição, Intercom, UniEsporte, Vinheta, </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">As vinhetas televisivas surgiram a partir da necessidade da criação de material gráfico entre as programações exibidas, eram em sua maioria imagens estáticas que eram colocadas frente às câmeras. A evolução tecnológica proporcionou que criações audiovisuais. A implementação de vinhetas em programas mudaram através dos anos, deixaram de ser um elemento estático entre o um programa e outro e passaram a ter cores, movimentos e sons. Com isso a professora Vanessa Mezzadri propôs um trabalho para a disciplina de Exploração do Processo Criativo, onde as melhores seriam selecionadas para os programas universitários do UniBrasil. Sabendo da importância de uma vinheta para construção da identidade de um programa e como a mesma conversaria de forma direta com o conteúdo exibido, a peça sintetiza em diversos aspectos o público-alvo, assuntos abordados e dinâmica do programa.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A pesquisadora Jaqueline Esther Schiavoni (2011), a evolução de vinhetas televisivas foram de extrema importância para que os programas consolidarem-se na televisão. Em seu começo eram usados cartazes com imagens estáticas e com o tempo evoluíram para imagens em movimento utilizando outros cartazes. O advento do videotape fez com que diretores de arte e editores de vídeo pudessem criar novos formatos para vinhetas televisivas abrindo espaço assim para vinhetas mais chamativas e com o tempo, a utilização de propagandas entre os programas e seus intervalos. Sabendo dessa evolução, que foi importante tanto para a área da comunicação, quanta a área específica em publicidade e propaganda, que cresciam juntas nessa evolução audiovisual. Sabendo desse processo foi possível esmiuçar desde o início os porquês da criação e necessidade de uma vinheta. A vinheta foi elaborada para o programa esportivo UniEsporte, produzido pelos alunos do curso de Jornalismo. O programa tem a função de abranger diversas modalidades esportivas que ocorrem na cidade de Curitiba/PR, procurando envolver esportes menos populares, e assim informar o telespectador sobre a possibilidade da prática destes e como e onde encontrá-los. A partir dessa necessidade, técnicas de criação foram aplicadas, como brainstorming, mapa mental e 5W, também foi feita uma pesquisa sobre o público-alvo do programa. A vinheta foi baseada nesses dados, como escolha das cores, imagens, dinâmica e trilha sonora. A peça tinha como objetivo condensar aspectos de esportes convencionais e não convencionais. Os esportes convencionais apresentados foram pensados e colocados a fim da identificação com o público, os não convencionais por sua vez tem a finalidade de despertar a curiosidade do espectador. A peça busca ser atrativa para poder cativar um público diferente do que esses esportes têm alcançado. Afinal, o programa UniEsportes tem como tema central, esportes pouco populares, como por exemplo, Rugby, Esgrima e Cheerleader.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Desenvolver uma vinheta de até 15 segundos que respondesse às exigências do trabalho da disciplina Exploração do Processo Criativo e que atendesse ao briefing do programa veiculado na TV Campus do Centro Universitário Unibrasil, no canal da TV Comunitária CWB TV e no canal do Youtube da TV Campus UniBrasil. Exigências essas que eram basicamente cativar o público-alvo, alunos do Centro Universitário UniBrasil e jovens moradores da cidade de Curitiba. Além de trazer de forma clara a essência do que o programa desejava discutir, esportes praticados na cidade de Curitiba.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O objetivo desta vinheta era participar de uma seleção promovida pela própria instituição, as melhores vinhetas seriam escolhidas a fim de fazer parte dos programas televisivos universitários produzidos pelos alunos de Jornalismo. Os programas seriam exibidos na TV Comunitária CWB TV e canal do YouTube da TV Campus(canal dos alunos de Jornalismo do UniBrasil), deste modo a escolha de cores vivas, movimentos e trocas rápidas de cena, música dinâmica e imagens reais de esportistas foram essenciais, já que se tratava de um programa esportivo produzidos por alunos para alunos. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Assim que o tema fora designado para cada aluno, iniciamos os processos convencionais de mapa mental, onde as principais referências usadas começaram a surgir. O brainstorming junto dos alunos da turma foi fundamental para que as principais ideias surgissem. Os alunos tiveram a oportunidade de procurar materiais para um estudo mais afundo de como surgiram as vinhetas, quais eram suas principais funções e o quanto elas impactam o telespectador positivamente ou negativamente. A vinheta fora elaborada através de fotografias de atletas em atuação, utilizando softwares de edição de imagem, como Photoshop, foi possível recortar os personagens e mudar a coloração da imagem, utilizando a técnica Split toning, criando o efeito de duas cores para ressaltar o personagem principal, o atleta. O After Effects foi utilizado para dar a movimentação em efeito paralaxe de acordo com a direção em que o atleta parecia se mover na fotografia original, além da possibilidade de adicionar Smooth Transitions, que dão dinâmica e velocidade a peça.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Tratando-se de um programa esportivo, houve a necessidade de mostrar um dinamismo na produção da peça. Para isso, foi preciso pesquisar outras peças similares - como programas esportivos, jogos de video-game, entre outros. O Globo Esporte (Programa esportivo transmitido pela Rede Globo) foi uma das fontes consultadas pois, afinal, é um dos programas de esporte mais populares do Brasil, possuindo edições nacionais e regionais. Acompanhando sua evolução gráfica foi possível ter um referencial ao longo dos anos, tanto de cores, informações e músicas usadas anteriormente Segundo a matéria de Marcos Tavares para a gazeta do povo (Web - 2016), Walt Disney difundiu o efeito paralaxe criado para dar um efeito tridimensional e movimento de câmera em suas produções animadas. Essa técnica também foi usada nesta vinheta, com a finalidade de dar movimentação a imagem estáticas de forma original e atrativa, onde a atenção do espectador é direcionada ao atleta e o esporte representado na vinheta. As cores e transições foram buscadas em jogos como FIFA 17, FIFA Street, Tony Hawk Pro Skater 4, Max Payne 1. Buscando a identificação do público-alvo, estudantes universitários com faixa etária média entre 17 a 30 anos. A vinheta conta com 15 segundos de duração e tem uma trilha sonora bem marcada com um riff de guitarra que remete a bandas de rock brasileiras da década de 90 como Charlie Brown Jr e Tihuana. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">A experiência de vivenciar o ambiente da criação e da edição, indo desde o processo de pré produção, com brainstormings e exercícios de criatividade, até a pós-produção nos softwares especializados na edição de vídeos e criação e edição de imagem proporcionou um crescimento dentro da perspectiva acadêmica-mercadológica. Desta forma, o aprendizado entre a linguagem e sua aplicação foram estimuladas e a possibilidade de usá-los na criação desta peça foi essencial para exercitar e colocar em prática o conhecimento adquirido anteriormente em sala de aula. Um dos aprendizados fora poder mais estrategicamente em ideias que possam ser executadas dentro dos limites estipulados, no caso do programa, o tempo da vinheta, podendo assim, ter algo, que embora acadêmico, possa servir de experiência para futuros trabalhos do mercado publicitário e audiovisual. Espera-se que o material aqui exposto sirva de referencial tanto para academia quanto para o mercado na construção de produtos audiovisuais que respondam as necessidades do público-alvo e reforcem a audiência de programas, sejam de cunho televisivo ou para plataformas digitais. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">SHIAVONI, J.E. Vinheta Televisiva: usos e funções. São Paulo: 2011. Disponivel em: http://www3.usp.br/significacao/pdf/5_Significac%C3%8C%C2%A7a%C3%8C%C6%92o35_Jaqueline%20Esther%20Schiavoni.pdf <br><br>Gazeta do Povo: Como Walt Disney revolucionou os desenhos animados. Disponível em: http://www.gazetadopovo.com.br/blogs/design-de-papel/como-walt-disney-revolucionou-os-desenhos-animados/?doing_wp_cron=1524010078.1736629009246826171875 Acessado em 18 de Abril de 2018.<br><br> </td></tr></table></body></html>