ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XIX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #d62a08"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;01420</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;RT</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;RT06</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Fala, Educação</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Pietro Meinhart de Oliveira (Escola Superior de Propaganda e Marketing); Janine Marques Passini Lucht (Escola Superior de Propaganda e Marketing)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;Blog, Multiplataforma, Podcast, Jornalismo, Educação</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O  Fala, educação! surgiu com o intuito de tornar-se um projeto colaborativo. Mais do que um blog ou um podcast, é um espaço para pais, alunos, professores, pesquisadores e profissionais da área falarem e serem ouvidos. Este paper tem o objetivo de apresentar a iniciativa e mostrar a importância do ambiente digital na disseminação de um conteúdo jornalístico. Além de áudio, imagens e textos, o  Fala, educação! instiga a tomada de atitude e a busca pela mudança, não apenas no mundo digital, mas na vida real.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Logo no segundo semestre, a disciplina de Rádio e Mídias Sonoras I, da Escola Superior de Propaganda e Marketing, te desafia a fazer diferente. Pensar o rádio não apenas em som, mas em texto, foto e vídeo. Neste caso, o conceito multiplataforma é peça fundamental no curso de jornalismo da instituição, onde o aluno compreende que hoje em dia informação é commodity. Por isso, o  Fala, educação! é mais do que um Podcast, um blog ou um site. Ele é um espaço para debater-se os caminhos e soluções para a educação no Brasil. Assuntos como identidade de gênero, educação domiciliar, educação 3.0, inclusão em sala de aula, são alguns dos temas levantados e debatidos pelos entrevistados. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A partir da premissa de que cada indivíduo possui seu lugar de fala na sociedade, o projeto tem por objetivo instigar a mudança no ambiente escolar. O  Fala, Educação! desempenha o papel de mediador entre educador, escola e sociedade, por meio de narrativas jornalísticas em som, texto e imagem. Neste processo, o papel dos entrevistados é fundamental para gerar engajamento antes mesmo do material ser publicado. Para o aluno envolvido na produção do trabalho, o blog mostra que é possível impactar positivamente os interlocutores por meio do webjornalismo. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A Constituição de 1988 trouxe grandes mudanças para a política educacional brasileira. Pela primeira vez na história, a educação tornou-se efetivamente um direito, de modo que caberia ao Estado garantir, de forma obrigatória, o ensino das crianças de sete a 14 anos. Todavia, o passar dos anos mostrou a ineficiência dos governos a zelar pelo ensino. Apesar dos avanços, as conquistas ainda estão longe de um cenário ideal. De acordo com dados de 2013, do Observatório do Plano Nacional de Educação (PNE), cerca de 2,9 milhões de crianças e jovens de quatro a 17 anos estão fora da escola. Em relação à valorização da profissão de educador, dados da Organização para a Cooperação Desenvolvimento Econômico (OCDE) mostram que os salários dos professores brasileiros estão entre os piores do mundo quando comparados aos de países desenvolvidos. Logo, universalizar e qualificar o ensino permanece, ainda hoje, um dos principais desafios no campo das políticas educacionais. Diante desse contexto, o  Fala, educação! surge como um espaço para debates e reflexões sobre o tema. O modelo Podcast que, segundo Primo (2005), é um processo midiático que emerge a partir da publicação de arquivos de áudio na internet, tornou-se a melhor opção para a disseminação desse conteúdo no meio digital. Todavia, o Podcast não é capaz de sustentar, sozinho, essa temática de tamanha relevância. Por isso, o formato blog foi escolhido como forma de assegurar o projeto na web. Pois, de acordo com Christofoletti e Laux (2008), os blogs trazem uma contribuição importante ao jornalismo online: a credibilidade. É por meio dessa característica que ocorre, de forma plena, aquilo que Bardoel e Deuze (2000) apontam como os quatro aspectos do jornalismo desenvolvido para web: interatividade, customização de conteúdo, hipertextualidade e multimidialidade. Juntos, esses elementos tornam o  Fala, educação! uma plataforma de disseminação para um conteúdo jornalístico sobre educação. Por fim, outro aspecto importante do projeto foi o aprendizado do aluno em questão. A partir de metodologias ativas, no qual o estudante é o principal agente responsável pela sua aprendizagem, o projeto trouxe ao aluno a oportunidade de se desafiar a trabalhar sozinho. Segundo Piaget (1975), a aprendizagem é um processo que só tem sentido diante de situações de mudança, e, diferentemente, de uma proposta de projeto em grupo, onde cada integrante é responsável por um aspecto do trabalho, a disciplina desafiou os alunos a serem os protagonistas de suas escolhas, gerando a situação de mudança sugerida por Piaget. Além disso, o  Fala, educação! proporcionou ao acadêmico a oportunidade de conhecer novas realidades, novos estudos sobre educação e, sobretudo, a acreditar no seu próprio potencial de mudança. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A produção de um Podcast hospedado em um blog é diferente da elaboração de um programa de rádio tradicional. Apesar de seguir os conceitos básicos de radiojornalismo, o aluno teve como apoio, além dos ensinamentos em sala de aula, o livro  Podcast. Guia básico , escrito por Leo Lopes, responsável pela edição do NerdCast, um dos maior podcasts do Brasil. Parte das entrevistas foram realizadas no estúdio de radiojornalismo da própria faculdade, o restante, foram feitas por meio do gravador de um iPhone 6. A edição deste material, em formato de áudio, foi realizada no Adobe Audition, considerado um dos melhor softwares de edição existentes no mercado, e disponibilizado para os alunos pela própria ESPM. As imagens, tanto em formato foto quando vídeo, foram registradas pela câmera Canon G7X Mark II, ideal para registros jornalísticos devido à sua qualidade e portabilidade. Por sua vez, a edição dessas imagens aconteceram por meio do Adobe Premiere, considerado o mais completo software de edição audiovisual do mercado. O método de edição utilizado foi baseado nas referências pessoais em linguagem audiovisual do próprio aluno. A técnica  JumpCut que, segundo Ribeiro (2013), é usada como uma manipulação do espaço temporal da narrativa e que se tornou popular entre os produtores de conteúdos para internet, protagonizou a edição dos vídeos, que foi focada para a linguagem do ambiente digital. Editados, os materiais foram hospedados nas plataformas SoundCloud e Youtube. O conteúdo final foi organizado e publicado no blog  Fala, educação , por meio do site Wix. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Como qualquer outro processo de produção jornalística, o trabalho começou com a elaboração da pauta. Diante do desafio, apresentado na disciplina, de pensar o rádio em formato Podcast, o aluno optou por trabalhar, além do formato áudio, em texto, vídeo e imagens. Após a escolha do tema, que foi baseada no interesse do estudante por educação e na relevância do assunto para a sociedade, o programa começou a ser estruturado. Os episódios pilotos foram divididos em:  Afinal, qual o problema da educação no Brasi? ,  Acessibilidade e inclusão em sala de aula e  Novos modelos de educação . O terceiro passo foi ir em busca das fontes. No total, foram mais de 30 entrevistados, sendo 14 entrevistas utilizadas na versão final do Podcast. No primeiro episódio, procurou-se entender os principais problemas da educação pública no Brasil. Para isso, foram ouvidos estudantes e professores de escolas públicas, que contaram suas experiências em sala de aula. O professor, doutor e pesquisador da educação, Fernando Becker, sintetizou o assunto e apresentou seus estudos sobre o tema. No segundo episódio, o foco foi acessibilidade na educação. Para isso, o aluno foi até a Escola Especial para Surdos Frei Pacífico, em Porto Alegre, para conhecer a realidade do local e as principais dificuldades da inclusão de surdos no sistema público de educação. O programa também contou a história de Lucas Borba, jornalista e crítico de cinema com deficiência visual, e de Viviane de Souza, professora da educação básica que desenvolve um projeto de ensino da Língua Brasileira de Sinais para alunos de 4º ano do Ensino Fundamental. Por fim, o terceiro episódio do  Fala, educação mostrou novos modelos de educação e bons exemplos em sala de aula. Com o intuito de buscar novas referências sobre o tema, o aluno participou do Menos30Fest, o festival de atitude empreendedora da Rede Globo, em São Paulo. Na ocasião, conheceu e entrevistou o vice-presidente do Conselho Nacional da Juventude, a co-fundadora da Conta Black e o fundador da Gama Academy. Os líderes dos projetos citados, que buscam e valorizam o protagonismo jovem na sociedade, falaram sobre o papel da juventude para melhorar a educação no país. Este último episódio também contou com a participação da professora de matemática Rossana Ribeiro, que criou um projeto para incentivar a leitura em seus alunos na cidade de Alvorada, no Rio Grande do Sul. Com as entrevistas finalizadas, o material foi editado e publicado no blog  Fala, educação! . Ao longo de todo o processo, os bastidores da produção do blog foram registrados e publicados nas redes sociais, as quais tiveram um papel fundamental para a disseminação e alcance do conteúdo a seus interlocutores. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">Os caminhos para uma melhor educação no Brasil são inúmeros. E o lugar de fala de cada cidadão é decisivo para despertar a mudança. Assim, a partir da premissa de que comunicar é gerar entendimento, o papel do jornalista contemporâneo, diante deste cenário, é de mediador entre as partes da sociedade. No caso do  Fala, educação! , de mediador entre educadores, escola e sociedade. Ao longo do projeto, buscou-se gerar mais debates e diálogos dialógicos, ou seja, no qual não é preciso, necessariamente, chegar em uma conclusão desde que desperte-se alguma inquietação no interlocutor. E menos diálogos dialéticos, no qual um pensamento prevalece diante da oposição de ideias. Além disso, a participação do ambiente digital foi decisiva para a disseminação do conteúdo. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">BARDOEL, Jo & DEUZE, Mark. (1999) Network Journalism. In: http://home.pscw.uva.nl/deuze/publ9.htm. <br><br>CHRISTOFOLETTI R. & LAUX A. P. F. Intercom  Revista Brasileira de Ciências da Comunicação São Paulo, v.31, n.1, p. 29-49, jan./jun. 2008. <br><br>PIAGET, Jean. A equilibração das estruturas cognitivas. Rio de Janeiro : Zahar, 1975. <br><br>PRIMO, A.F.T. Para além da emissão sonora: as interações no podcasting. In: Intexto. Porto Alegre, n. 13, 2005. <br><br>RIBEIRO, Marcelo. O jump cut segundo Comolli. Incinerrante, 2013. <br><br> </td></tr></table></body></html>