ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XIX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #d62a08"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;01437</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PT</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PT10</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Plano de Comunicação: Estratégias para Posicionar a Marca MadeiraMadeira</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Carla Carvalho (Universidade Federal do Paraná); Keila Boganika (Universidade Federal do Paraná); Ana Silva (Universidade Federal do Paraná)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;Planejamento de Comunicação, Websérie, Posicionamento de Marca, Projeto Integrado, Comunicação Integrada</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Este trabalho descreve o processo de elaboração de um planejamento de comunicação para a marca MadeiraMadeira, uma loja virtual que atua no segmento varejista comercializando produtos das seguintes categorias: construção, decoração, eletrodomésticos, eletroportáteis, iluminação e móveis. No planejamento foi feito um diagnóstico para compreender adequadamente a situação atual da organização. Com isso foram identificadas falhas existentes na comunicação da empresa que mostram a necessidade de um posicionamento de marca. A partir disso, para solucionar o problema encontrado e atingir os demais objetivos do planejamento, foram definidas estratégias da comunicação institucional, interna e mercadológica. Entre as ações traçadas, as autoras escolheram uma delas para apresentar como produto.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O Planejamento de Comunicação para a MadeiraMadeira foi produzido como projeto de conclusão de curso, sendo o resultado de todos os conhecimentos e habilidades adquiridos ao longo da graduação em Tecnologia em Comunicação Institucional. Além disso, a escolha de desenvolver o trabalho para a MadeiraMadeira se deve ao fato de uma das autoras do projeto ter estagiado no setor de Marketing da empresa e notar a falta de conhecimento dos clientes sobre o que é a marca, como ela atua e o que ela vende. Feito para detectar os problemas de comunicação da empresa e solucioná-los por meio de estratégias, o planejamento delimita ações para aplicar a curto, médio e longo prazo de modo a atingir os objetivos traçados. Kotler e Armstrong (1993, p. 18) afirmam que toda empresa deve ter uma visão de seus objetivos no futuro e, a partir disso, desenvolver estratégias de longo. Uma estratégia pode não ser igualmente boa para todas as empresas, pois as organizações possuem características e necessidades diferentes umas das outras. É preciso elaborar um plano específico para cada marca de acordo com a sua situação, oportunidades, objetivos e recursos. A principal falha encontrada na MadeiraMadeira foi a falta de posicionamento da marca. Dessa forma, o planejamento passou a ser desenvolvido para definir estratégias para resolver esse problema. Raslan (2014) afirma que atualmente é preciso posicionamentos diferenciados, em que as marcas não podem ser somente promocionais, elas precisam difundir ideias e agregar valor aos seus produtos. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Para responder ao problema do projeto, o presente trabalho possui objetivos gerais e específicos. 4.1 OBJETIVO geral Posicionar a marca MadeiraMadeira de forma que seu cliente compreenda qual é a área de atuação da empresa. 4.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS a) Pesquisar os hábitos de consumo e percepção da marca MadeiraMadeira; b) Analisar as estratégias de comunicação mercadológica da MadeiraMadeira; c) Definir estratégias para reposicionar a marca efetivamente perante o seu público; d) Implementar a melhor opção de produto que atenda às necessidades de reposicionamento de marca da empresa. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A aspiração em realizar um planejamento de comunicação para a marca MadeiraMadeira surgiu após uma relação profissional entre uma das autoras do projeto com a empresa. Na época, Carla Carvalho atuava na MadeiraMadeira como estagiária de mídias sociais e encontrou ao longo dos seus meses de trabalho oportunidades de melhorias na comunicação. O desenvolvimento do trabalho foi importante para que as autoras pudessem analisar a comunicação e os serviços da empresa a fim de buscar as melhores soluções para objetivos estabelecidos, por meio dos dados e embasamentos teóricos. A proposta surgiu após perceberem que a empresa enfrenta problemas de posicionamento, considerando que existem muitas dúvidas entre o público alvo sobre o que é a empresa, o que ela vende, de que forma, como ela se posiciona e se relaciona com os seus clientes. Este pré-projeto, a partir da pesquisa tem o potencial de traçar as diretrizes para a produção de soluções em comunicação que solucionem o problema encontrado. Para a academia, essas discussões e levantamento de dados são de extrema importância, considerando que os temas abordados durante a grade do curso foram aplicados como propostas de produto. Também vale ressaltar que os debates a cerca do gerenciamento de marca têm se tornado cada vez mais comum com a expansão do meio digital e para a academia é válido ter pesquisas que desenvolvam esse tema. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Para descobrir e comprovar os problemas da marca, foi realizada uma análise extensa que consiste em examinar todas as áreas da empresa: sua identidade, ambiente interno e externo. O primeiro passo foi unir o histórico da empresa, suas diretrizes, stakeholders, o que ela vende e demais informações sobre a sua identidade. Em seguida vem a análise do ambiente interno. Públio (2008, p. 108) afirma que  a análise do ambiente interno deve descrever tudo aquilo relacionado à organização e seus produtos/serviços . O ambiente externo é tudo aquilo que ocorre fora da empresa, mas influencia seu funcionamento. Uma divisão bem comum para estudo dessa área é dividi-la em macroambiente e microambiente. O macroambiente tem um poder significante nas atividades da empresa e constitui-se por forças que auxiliam a encontrar ameaças e oportunidades. Enquanto o microambiente envolve as forças e fraquezas de uma organização. Nele examinam-se os concorrentes, fornecedores, consumidores e demais stakeholders. Após estudar tudo o que acontece no ambiente interno e externo, foi possível definir em tópicos as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. Isso recebe o nome de análise Swot. A análise Swot estuda a competitividade de uma organização segundo quatro variáveis que dão origem ao seu nome: forças (Strengths), fraquezas (Weaknesses), oportunidade (Opportunities) e ameaças (Threats). Através desta metodologia é possível fazer-se a análise da situação atual da empresa e suas potencialidades. Os dois primeiros itens - forças e fraquezas - estão relacionados à análise dos recursos internos da empresa comparados principalmente a seu microambiente, enquanto que os dois últimos itens - ameaças e oportunidades - estão relacionados ao meio no qual a empresa está inserida. (PÚBLIO, 2008, p. 112). Para responder os problemas e oportunidades mostrados pela SWOT, foram definidas diversas estratégias de comunicação que estão inseridas em elementos do mix de comunicação que é formado por: comunicação institucional, interna, administrativa e mercadológica. a) Slogan: Definir um slogan para que as pessoas entendam imediatamente o que a empresa é  uma loja virtual que vende tudo para. A aplicação do slogan deve ser feita em todas as peças de comunicações da empresa, sejam elas de caráter institucional, interno, administrativo ou mercadológico. B) Websérie: será dividida em cinco capítulos de até 8 minutos cada e os episódios serão divulgados no canal do Youtube da MadeiraMadeira. Cada capítulo será formado por um tema, sendo que o objetivo geral será informar quem é a empresa, o que ela vende e como ela se relaciona com os clientes. c) Alteração na área  sobre a empresa no site: atualmente a área  Sobre a MadeiraMadeira está no rodapé do site, não tendo muita visibilidade. Para tornar essa área mais visível e atrativa, sugerimos que uma nova aba seja criada próxima ao logotipo (no topo do site). Para isso, pode ser criada uma Landing Page com conteúdos multimídia, como fotos da sede, vídeos das equipes e artes gráficas interativas, esclarecendo quem é a empresa e como ela vende. d) Padronização dos banners do site: as cores dos banners são mudadas todo mês, conforme a campanha de vendas muda. Sugerimos que haja uma padronização das cores dessas artes de acordo com a identidade visual da marca. Para isso, pode ser criado um manual com as paletas que estejam de acordo com as cores da MadeiraMadeira (azul e laranja), exceto em campanhas nacionais, como a Black Friday que é um evento reconhecido pela cor preta. e) Aniversário da empresa - vídeo que reforce a identidade da marca e divulgue uma promoção de aniversário: 25% de descontos em produtos selecionados. O foco são os produtos, facilidades de pagamento e compra no site. Para isso, poderão ser realizadas algumas imagens do site e dos produtos. f) Evento  faça você mesmo : para difundir a marca e adquirir mídia espontânea, sugerimos a criação de um evento a nível local que consistirá em um concurso de  faça você mesmo . g) Categoria de sustentabilidade: uma das ações de responsabilidade social pensada foi criar uma categoria no site, que se destaque das demais com a cor verde, que tenham produtos somente marcados com selo de sustentável, produtos com origem de madeira reflorestada, por exemplo. h) Materiais de papelaria sustentáveis: outra ação sustentável pensada foi a utilização de materiais internos sustentáveis, como papéis reciclados, bem como uma campanha de sustentabilidade interna para a conscientização da reciclagem e uso de copos plásticos. Quando essas ações estiverem consolidadas na empresa, pode-se pensar na criação da própria fundação, que promova ações para a conservação da natureza, como a Fundação Grupo Boticário, por exemplo. i) Patrocínio para empresas que defendam o meio ambiente: como a empresa hoje não patrocina nenhuma instituição que tenha vínculo com o meio ambiente, sugerimos a parceria com ONGs que apoiam essa causa. Para isso, pensamos na ONG Florescer, que realiza atividades de reflorestamento. j) Formalizar atividades de assessoria na empresa: para posicionar a marca, também entendemos como fundamental a contratação de uma agência que realize assessoria da imprensa. Hoje existem poucos materiais divulgados na mídia com o nome da MadeiraMadeira e há muito conteúdo para ser divulgado. k) Evento para lançamento do slogan: para lançar o slogan, será realizado um evento pequeno interno com os colaboradores. Nesse evento, serão distribuídas camisetas com o slogan da empresa para os funcionários e uma palestra curta, de aproximadamente 15 minutos, será dada pelo CEO, Daniel Scandian, falando do slogan. O evento deverá ser na própria empresa. l) Propor uma área na intranet para comunicação com os colaboradores: como apontamos no tópico de  promoção anteriormente, a MadeiraMadeira não investe em comunicação interna. As únicas formas (oficiais) utilizadas para falar com os funcionários é o e-mail e cartaz. m) Ação com influencer: a ação será com a influencer e arquiteta de interiores Karla Amadori que possui um canal no Youtube chamado DIYcore, trata-se de um vídeo em que ela reforma, mobília e decora um escritório com produtos comprados na MadeiraMadeira. A reforma consiste em pequenos ajustes no ambiente com materiais de construção da loja, enquanto os principais móveis e peças de decoração também deverão ser da MadeiraMadeira. É preciso evidenciar em todo o vídeo que é possível encontrar tudo para a casa em um único lugar, que é na MadeiraMadeira. n) Refazer planejamento de Facebook: o planejamento de conteúdo para Facebook define os tipos de publicações a serem realizadas. É preciso que nesse novo planejamento tenha postagens de caráter institucional para reforçar a marca e publicações focadas em relacionamento com o público, como enquetes e posts com dicas de decoração, por exemplo. o) Campanha publicitária para Youtube - Um vídeo que reforce a marca da MadeiraMadeira e que informe ao público o que ele encontra na loja virtual: tudo para a casa. A veiculação será feita no Youtube como anúncio pulável em vídeo. Deve ter a duração de 50 segundos e iniciar com a com a frase:  já pensou em encontrar tudo o que você precisa para a sua casa em um único lugar? Na MadeiraMadeira você pode! p) Campanha em mídias tradicionais canal de TV fechada: campanha publicitária em vídeo para reforçar a marca MadeiraMadeira, informando que se trata de uma loja virtual com tudo para a casa: revestimentos, móveis, eletrodomésticos e artigos de decoração. Será veiculado no canal fechado GNT, de preferência nos intervalos dos programas  Decora e  Casa Brasileira . Deve ter duração de em média 30 segundos e ser feito com ilustração e imagens da loja virtual. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Para Vargas (2014), um planejamento ou projeto podem ser usados para diferentes finalidades. No caso do planejamento voltado para a comunicação de uma empresa, o intuito é descobrir e suprir as necessidades da instituição por meio de estratégias, delimitando um plano de ações para aplicar a curto e longo prazo e então atingir os objetivos. Para definir ou descobrir qual é a situação de uma empresa, é preciso uma análise completa antes de qualquer diagnóstico ou tomada de decisão. Dessa forma, compreende-se onde a organização está e para onde quer ou precisa ir. Para a produção do planejamento de comunicação da MadeiraMadeira, o primeiro passo foi unir o histórico da empresa, suas diretrizes, stakeholders, o que ela vende e demais informações sobre a sua identidade. Em seguida fizemos uma análise do ambiente interno. Públio (2008, p. 108) afirma que a análise do ambiente interno deve descrever tudo aquilo relacionado à organização e seus produtos/serviços. Para isso, é possível utilizar o mix de marketing que se resume em quatro pontos: produto, preço, praça e promoção. Após realizar essa análise, nós aplicamos uma pesquisa quantitativa, com perguntas abertas e fechadas, a fim de conhecer hábitos e preferências dos consumidores em relação à compra de materiais de construção, móveis e artigos de decoração. Também conseguimos, por meio da pesquisa, saber como esse público consome os conteúdos da marca e qual a percepção que possuíam a respeito da MadeiraMadeira. A pesquisa foi realizada por meio de um questionário online feito na plataforma Qualtrics e distribuído em grupos do Facebook sobre casa e decoração. Feita a pesquisa e os estudos sobre o que acontece no ambiente interno e externo, foi possível definir em tópicos as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. Isso recebe o nome de análise Swot. A etapa de análises é fundamental para a tomada de decisões, pois sem ela não é viável definir ações comunicacionais que realmente atendam aos objetivos da empresa. Depois de todo levantamento de informações, o próximo passo foi finalizar o diagnóstico com uma conclusão de tudo o que foi analisado. Definimos o que seria resolvido e as possibilidades que a empresa poderia acatar para evoluir em sua comunicação. Os problemas encontrados são fundamentais para o desenvolvimento de um planejamento de comunicação, pois estão diretamente conectados com os objetivos do projeto. Para concretizar os objetivos é necessário encontrar estratégias. Enquanto o diagnóstico é o ponto inicial que define onde a instituição está e onde quer chegar, as estratégias são o caminho que a levam ao seu destino final. Para Kotler (1993), a função das estratégias de comunicação é guiar a empresa, seus produtos e serviços, com a finalidade de gerar crescimento e aumento dos lucros. Junto com as estratégias de comunicação vêm as ações, que são a aplicação prática do que foi idealizado. Públio (2008, p. 161) afirma: cada estratégia de comunicação exige uma série de ações práticas para a sua implementação. A ação é a última etapa da implementação do processo estratégico, trata-se da realização de uma estratégia. Após mapear todas as estratégias adequadas para os objetivos traçados, apresentamos detalhadamente os orçamentos e recursos necessário para cada ação, bem como as planilhas com prazos de implementação, controle e avaliação das ações. O planejamento de comunicação deu origem a um projeto integrado, no qual escolhemos uma das estratégias apresentadas para propor como produto. Como ação escolhida, produzimos o piloto de uma websérie utilizando recursos de draw my life e entrevista. Todo o processo de criação do piloto e a sua respectiva descrição foram detalhados no projeto. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">O objetivo deste trabalho foi realizar um planejamento de comunicação para a marca MadeiraMadeira a fim de entendermos quais eram as falhas de comunicação da empresa e as estratégias que poderiam ser adotadas. As análises feitas nos permitiram avaliar quais eram as melhores ações que atendessem ao problema de comunicação encontrado: ausência de posicionamento de marca. Entendemos e concluímos, a partir da teoria estudada, que esse é um processo de longo prazo e que é resolvido com várias ações em conjunto. Com este trabalho, foi possível confirmar a importância de se realizar um planejamento de comunicação antes da tomada de decisões. Quando pensamos em elaborar o projeto sobre a MadeiraMadeira, tínhamos a certeza que o seu problema principal era de posicionamento, mas que o mesmo era vinculado somente à falta de comunicação. Porém, com a realização das análises ambientais, da pesquisa quantitativa e da análise SWOT, pudemos perceber que esse problema também está ligado ao nome da empresa, ao desconhecimento da sua história e ao público-alvo. Para este trabalho encontramos algumas dificuldades por conta do tamanho da empresa. Como ela tem uma abrangência nacional e teve um crescimento grande ao longo da sua história, a coleta de dados foi extensa. Outro ponto a ser colocado foi a dificuldade de fazer um produto com qualidade profissional sem os equipamentos mais adequados. Por exemplo, uma das táticas estipuladas era a produção de uma websérie. Nós fizemos o episódio piloto e para não deixar o excesso de luz encontrado no material bruto das filmagens e o áudio com ruídos impactarem na qualidade do material, nós concentramos mais tempo na pós-produção do que o previsto inicialmente. Por fim, vale ressaltar a importância deste planejamento ser adotado pela empresa pelos próximos anos, colocando em prática as ações propostas para que ela possa consolidar no mercado o seu posicionamento e a longo prazo se tornar uma lovemark. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">KOTLER, P.; ARMSTRONG, G. Princípios de Marketing. Rio de Janeiro: Prentice Hall do Brasil, 1993. <br><br>PÚBLIO, M. A. Como planejar e executar uma campanha de propaganda. São Paulo: Atlas, 2008. <br><br>RASLAN, E.M.S. Posicionamento, identidade e visibilidade da marca. Santa Cruz do Sul, Rizoma, 2014. <br><br>VARGAS, R. Manual Prático do Plano de Projeto. 5a ed. Rio de Janeiro: Brasport, 2014. <br><br> </td></tr></table></body></html>