INSCRIÇÃO: 01461
 
CATEGORIA: RP
 
MODALIDADE: RP04
 
TÍTULO: Análise de cenários – Casa da Ovelha
 
AUTORES: Nicole Sachet Maso (Universidade de Caxias do Sul); Patrícia Scariot (Universidade de Caxias do Sul); Vanessa Roveda (Universidade de Caxias do Sul); Taís Salvador (Universidade de Caxias do Sul)
 
PALAVRAS-CHAVE: análise de cenários , alimentos saudáveis , questões emergentes, relações públicas , tendências alimentícias
 
RESUMO
A análise de cenários caracteriza-se por ser uma ferramenta de suma importância no desenvolvimento de estratégias inovadoras dentro de uma organização, pois ela possibilita olhar atentamente o direcionamento do público para novas questões pertinentes. Com os métodos da análise de cenários é possível verificar com maior veracidade o comportamento dos stakeholders e suas ações futuras. O trabalho realizado seguiu a metodologia de análise de cenários em Relações Públicas proposta por SUNG (2004) e reforçada por GRUNIG (2010). A realização do trabalho permitiu sinalizar, a empresa Casa da Ovelha, o surgimento de algumas tendências que podem intervir na sua relação futura com seus principais públicos. Entre os aspectos mais relevantes identificados, pode-se destacar o crescimento do veganismo e ligado a ele o surgimento de uma maior sensibilização no trato com os animais.
 
INTRODUÇÃO
Este artigo pretende refletir e analisar os cenários organizacionais que circundam a Casa da Ovelha, uma empresa de produtos alimentícios no interior do Rio Grande do Sul. Inserida no mercado há 20 anos, com a filosofia de despertar uma boa experiência de sabor, saúde e tradição aos seus clientes e amigos. Sua principal fonte de matéria prima é o leite produzido pelas ovelhas, originando diversos produtos lácteos. A empresa atinge entregas nacional, sejam em atacados ou domicílios. Buscando sempre empregar novidades e tecnologias em seus produtos e atrações. Outro ramo trabalhado pela empresa, é um Parque de vivências. O visitante conhece todo o processo de produção, desde o nascimento, o cuidado com o grande rebanho, até o processo de retirada do leite. Essa aproximação faz com que o visitante sinta todo o cuidado com os animais e todo o processo de produção do leite. Além do mais, busca sempre mostrar e evidenciar o cuidado e zelo em todos os passos. A empresa ainda possui uma missão muito importante com o turismo, pois um bom planejamento reflete em resultados melhores economicamente e socialmente. Analisar os cenários futuros em relação ao turismo também é de suma importância, pois as mudanças são cada vez mais frequentes e é necessário que a empresa esteja atenta a esses aspectos. Muitas das empresas que não realizam análise de cenário e não se inovam, acabam caindo no esquecimento. Essa necessidade de acompanhamento de cenários futuros também precisa ser trabalhada e ressaltada pelo profissional de Relações Públicas que deve estar atento a esse cenário de intensa mudança, sempre acompanhando a mudança de padrão de comportamento dos seus públicos e mais que isso buscando sinalizar essas questões à empresa.
 
OBJETIVO
O objetivo do trabalho é realizar uma análise de cenários para a identificação de questões emergentes que podem estar surgindo para a Empresa Casa da Ovelha com seus stakeholders. O primeiro passo para atingir o objetivo consiste em definir o escopo de análise, estabelecendo o período de tempo e abrangência geográfica que a análise será realizada e esclarecendo aspectos da identidade da organização, bem como seus objetivos, estratégias atuais, suas forças e suas fraquezas. O segundo passo é identificar as principais influências do ambiente, sendo necessário identificar e caracterizar os principais stakeholders, identificar quais os principais fatores influenciam a empresa. A terceira etapa do trabalho consiste em identificar e elencar os assuntos emergentes, temas críticos que podem estar começando a preocupar empresa ou stakeholders. A quarta etapa consiste em identificar as principais incertezas presentes no ambiente de atuação da empresa. Para isso é necessário realizar toda a análise das variáveis demográficas, políticas, econômicas, tecnológicas, sociais, culturais, ecológicas e legais que mais impactam na empresa e identificar seu atual comportamento e possíveis tendências. Através da análise identificar oportunidades e ameaças futuras à organização. O quinto passo visa trabalhar a identificação dos públicos-alvo. Com a realização desta etapa e sexta etapa visa caracterizar o cenário tornando explícito os principais componentes presentes nele. Posteriormente aponta-se a necessidade de desenvolver um esboço deste cenário e analisar a consequências das estratégias decididas pela empresa. Neste sentido o Relações Públicas sugere posturas de atuação que permitam manter uma relação construtiva e de equilíbrio com seus stakeholders.
 
JUSTIFICATIVA
Devido a grande expressividade local da Casa da Ovelha, despertou-se o interesse em realizar esse aprofundamento na disciplina de Análises de Cenários Organizacionais, no qual o desafio era realizar uma análise e traçar caminhos, levando em considerações tendências, mudança, riscos e oportunidades. A empresa, além de possuir uma única sede física, o que se fez mais propício a visitas e pesquisas, possui uma grande variedade de produtos e serviços, como iogurtes, queijos de diferentes maturações, doce de leite, ambrosia, além de vestuários a base de lã de ovelha. A empresa é também uma atração turística devido ao Parque da Ovelha que possibilita ao turista a vivência no campo e no dia a dia das ovelhas. A importância deste trabalho se enfatiza no fato de mostrar a organização o quanto o profissional de Relações Públicas é um profissional estratégico que além de auxiliar a empresa nas relações com públicos no dia a dia, a ajuda a se planejar melhor para atender às futuras demandas de seus stakeholders. Conforme argumenta Grunig (2010) o profissional de Relações Públicas, enquanto profissional ligado à gestão, precisa de ferramentas para demonstrar aos demais gestores da organização como será o comportamento futuro de seus públicos com relação às estratégias ou decisões definidas pela empresa. Este trabalho apresenta uma metodologia de como fazer isso. No caso específico da Casa da Ovelha havia um interesse em realizar uma investigação para entender as principais demandas de consumo de seus clientes, bem como as mudanças de percepções pelas quais os consumidores estão passando e como estas podem impactar no negócio da empresa. No momento específico de realização do trabalho, a empresa avaliava a entrada de novos produtos no mercado de iogurte, para manter seu posicionamento de inovação. É necessário estar sempre buscando alternativas inovadoras para apresentar aos seus clientes, estes que além de estarem em busca de inovações, estão cada vez mais buscando uma alimentação saudável. A empresa ao criar um novo ingrediente, busca mostrar a sua transparência através dos produtos também. O trabalho permitiu sinalizar a empresa o surgimento de alguns aspectos muito importantes que geram oportunidades e ameaças futuras. Assim como as tendências até que aconteçam são somente previsões, na análise de cenários foi possível identificar aspectos importantes que precisam ser acompanhados e monitorados para permitir a empresa uma reação antecipada, caso se concretizem. Isso permite a empresa adotar uma postura proativa em relação ao mercado, já que a mesma através destas análises pode se resguardar de algumas dificuldades bem como explorar determinadas situações antes que seja tarde demais. A verdade é que situações, grupos e ideias como essas analisadas não são passageiros como se fossem uma particularidade momentânea, mas sim um estilo de vida cada vez mais comprado pelos consumidores. Hoje, as pessoas prezam pela vida saudável, analisam rótulos, estudam a história do produto e empresa, entre outras ações porque as informações estão cada vez mais disponíveis para quem deseja estar por dentro e não apenas consumir.
 
MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS
O método e técnica utilizada nesta pesquisa, foi baseado em todo o estudo e análise compreendido na disciplina de Análise de Cenários Organizacionais. Ela se caracteriza por ser uma importante ferramenta para desenvolver estratégias inovadoras dentro da empresa, isso porque, possibilita olhar atentamente o direcionamento do público para novas questões. O método de análise de cenários é muito importante para poder direcionar as melhores escolhas da empresa ao longo do tempo. Realizando assim, uma análise externa e interna na qual a organização está inserida, e, a partir disso visualizar mais claramente o mercado atual, tornando as escolhas cada vez mais claras para a empresa. Nesse processo a incerteza está muito presente, pois a mudança de hábito é muito instantânea na sociedade atual. É necessário antever o comportamento perante as ações dos stakeholders que movem a empresa, para que esteja sempre em constante crescimento. As fontes de consulta utilizadas pelas autoras, foram o posicionamento do diretor da empresa, na qual nos deu toda a base de conhecimento e vivência nesses vinte anos de profissão. A responsável pelo setor comercial, que possui 15 anos de empresa e trata diretamente com as vendas para clientes pessoa jurídica; e a técnica responsável pela elaboração de novos produtos. Dessa maneira foi possível conseguir informações importantes para o desenvolvimento deste trabalho. Foi utilizada uma série de passos e estratégias compreendidas e assimiladas na disciplina de Cenários Organizacionais, conforme modelo sugerido por Sung (2004). O primeiro passo a ser realizado foi a análise da tarefa, com o objetivo de mapear toda a situação atual da empresa e um esboço da decisão, contextualizando o tempo e o local. É necessário que nessa etapa questões como missão, visão e valores da organização que são etapas fundamentais para que o trabalho não vão contra os princípios básicos da empresa, bem como compreender e analisar todo o espaço geográfico que a empresa alcança e o tempo para realizar e executar a nova ação. É importante que sejam identificadas claramente as questões que tornam cada vez a empresa mais forte, ou seja, questões positivas que sejam vantajosas perante a concorrência e quais ações acabam denegrindo a imagem da empresa e se tornando vantajosa para seus competidores. Logo após a análise de conceito da empresa, as influências do ambiente são observadas, como a presença de stakeholders e quais as suas influências em uma organização. Percebem-se quaisquer aspectos que influenciam no andamento de qualidade e questões essenciais que a própria empresa considera um diferencial para a sua presença na sociedade, assim como assuntos emergentes que possam surgir neste âmbito. Examinou-se os meios de comunicação da empresa, para que dessa forma fosse possível verificar os aspectos na qual os stakeholders já afetam e direcionam o seu posicionamento da marca. As redes sociais utilizadas são o Facebook, Instagram, Whatsapp e Tripadvisor. Diante das pesquisas levantadas, foi possível identificar as questões mais críticas da empresa. Ainda no projeto de pesquisa, foi apresentado para a equipe o elevado consumo do iogurte natural. O motivo na qual eles consideram essa fonte, foi a grande saída do produto, comparado a outros da mesma linha. Por intuito a empresa considerou que o público alvo busca cada vez mais produtos naturais e saudáveis, sem a presença de açúcar. Analisando os consumidores dessa categoria, foi levantado uma pesquisa para saber o uso tão frequente deste produto. Entrevistados em média quinze consumidores mais frequentes, percebeu-se que muitos adicionam demais componentes junto ao iogurte natural e não apenas o consomem puro. Alguns optam pela compra do iogurte por ser de qualidade e adicionam outras frutas, por não gostarem das que são ofertadas. Sendo assim, possível mostrar todos os dados para a empresa e mostrá-los a grande importância de uma pesquisa para as tomadas de decisões. A partir de todas essas pesquisas iniciou-se o processo de compreensão dos dados e discussão dos resultados. Observou-se todas as questões que se referem a tendências que a sociedade está se encaminhando. A sociedade é influenciada cada vez mais por diversos fatores, sendo considerados uma soma de valores e desejos. Com todos os dados presentes, foi possível criar uma matriz swot, para conseguir perceber quais os stakeholders que mais estavam ativos e quais os que possuíam maior influência. De acorco com Púbio (Púbio, 2008) a Matriz Swot, foi desenvolvida por Kenneth Andrews e Roland Chriskensen, no entanto o termo swot já era observado em escritas milenares de Sun Tzu (TARAPANOFF, 2001), onde percebe-se que é a conjunção das palavras forças, fraquezas, oportunidades e ameaças, tornando esse o objetivo da sua criação, conseguir identificar esses conceitos. Com o propósito de facilitar a elaboração da análise, ela se caracteriza por um modo mais simples de visualizar essas aplicações. É necessário a compreensão de todos esses elementos para poder criar uma matriz excelente, evitando assim o mínimo de margem de erro. As questões de força refere-se a questões vantajosas da empresa perante seus concorrentes, já as questões de fraqueza situam-se a questões na qual os concorrentes possuem vantagens. Questões de ambiente externo, são situações que a empresa não possui controle, por exemplo, legislações, juros, taxas, entre outros. A Casa da Ovelha, possui um processo muito longo de aprovação perante a legislação, devido a fabricação de bebidas feitas com o leite de ovelhas. Por isso, todas as informações recolhidas são de extrema importância para o bom andamento da matriz. Outros dois fatores que interferem a boa qualidade da matriz swot, é a percepção de quais são as oportunidades e ameaças que a empresa apresenta. Os indícios são consideradas ações que a empresa não tem controle e acabam gerando um cenário desfavorável, podendo ser fortemente apresentada pelos próprios stakeholders. Por fim da identificação da matriz swot, é necessário em seguida identificar todas as variáveis do ambiente que afetam de alguma forma a empresa. Com isso, é possível identificar a classificação de cada público, se ele se encontra ativo, consciente, latente ou não público. O público ativo é o que está sempre presente na empresa, defronte aos problemas, reconhece a existência e ainda se organiza para fazer algo a respeito. O público latente apenas enfrenta o problema, mas não faz nada a respeito. E o público consciente, enfrenta o problema e reconhece o mesmo, mas não se organiza para fazer algo a respeito. O não público é o que não participa da empresa de nenhuma maneira e suas ações não afetam ele de maneira alguma. Dentre todas essas pesquisas, o objetivo depois de toda essa análise é relembrar todo o processo de cenário na qual foi apresentado inicialmente e analisar com os dados obtidos perante todo o processo de pesquisa analisado até o momento. Uma das ferramentas utilizada nesse viés, é o fluxograma de mapa mental. Nessa etapa a visualização de todos os relatórios fica muito mais compreensível. Eles são organizados em questões críticas para a empresa, pontos fracos, ameaças e os principais stakeholders que interferem nessa questão. Por fim, o instrumento de análise foi a comparação com outros cenários alternativos e a confirmação das principais influências que interferem na empresa. A partir de todas essas influências que mais interferem, pensamos em estratégias que ajudem e minimizem os riscos e questões críticas na qual foram confirmadas. Tornando assim, um auxílio e uma direção para que a empresa possa seguir sem prejudicar os fatores essenciais e suas ações.
 
DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO
Iniciou-se a pesquisa através de relatos das pessoas influentes dentro da empresa, para se compreender melhor suas diretrizes. No momento estavam realizando testes com o foco em novos sabores de iogurtes, levando em conta o grande consumo do iogurte natural. Assim, o objetivo foi encontrar sabores de iogurtes com frutas, que mesmo sem a adição do açúcar ficassem agradáveis ao paladar. Foi analisado em sequência os pontos fortes que a organização tem em seu favor, como a qualidade dos produtos, entregas a domicílio para qualquer região do Brasil, independente da quantidade. Outro fator fundamental é os benefícios que o leite de ovelha traz e sua inovação em frutas diferenciadas, com baixo teor de conservantes. Os pontos negativos que a empresa apresenta é o alto valor do frete para o consumidor, devido ao produto ser perecível; a falta de revisão de qualidade, contendo rótulos com defeitos em alguns casos; e o valor da matéria prima ser mais elevado. A empresa busca trazer opções diferentes das que geralmente se encontram no mercado, além disso um dos diferenciais é a pouca utilização de substâncias químicas e a transparência da realidade em relação às frutas, seu sabor, textura e visual. Através das pesquisas, notou-se um grande grau de satisfação dos clientes, deixando ótimas avaliações do produto em todos os meios sociais, como plataformas do Facebook, Instagram, Whatsapp e Tripadvisor. Porém, muitos ainda possuem dúvidas sobre seu desenvolvimento e características; tais questões chegam através do SAC ou do e-mail e são resolvidos imediatamente, seja com devolução de dinheiro ou reposição do produto. De acordo com o relato dos representantes da empresa, algumas questões apontadas como possíveis problemas são o crescimento e destaque de um grande concorrente no ramo, considerando que este setor está em ascensão e possui poucas ou quase nenhuma outra empresa na região com produção similar, porém essa não é a maior preocupação, devido ao pioneirismo que a Casa da Ovelha possui e a qualidade de atendimento e de produção. O considerado maior entrave é a fiscalização e poder público, que por ser produtos diferenciados não possuem leis específicas sobre isso, fazendo com que haja demora na liberação e aprovação dos produtos e embalagens. Outro problema identificado é a disponibilidade de matérias primas para a criação de um novo produto, que no caso seriam as frutas secas, observando o limite de valor das mesmas para que os produtos não apresentem valores exorbitantes ao consumidor final, além disso, há muita falta de conhecimento sobre esse mercado. A partir de toda essa coleta de dados, iniciou-se o processo de análise, por suas variáveis. Nas variáveis demográficas, a empresa atinge um público feminino, na faixa etária de 30 a 60 anos, com fluxo de vendas na região Sul e Sudeste, caracterizando as classes A, B e C. Os maiores consumidores são pessoas que estão financeiramente com salários mais elevados e que já possuem uma estabilidade financeira. As variáveis políticas se referem a política de impostos de exportação. Caso haja um aumento de impostos, ocasionará aumento no valor dos produtos, atingindo o consumidor final. Unindo a isto, a variável econômica se refere a crise atual na qual estamos passando, onde os consumidores buscam cada vez mais por produtos com valores acessíveis. As variáveis tecnológicas, são a tentativa de inovação de produtos. Para as variáveis sociais, a intolerância a lactose, os alérgicos não podem consumir leites e derivados, causando uma diminuição significativa na venda. Os produtos da Casa da Ovelha são todos sem lactose e glúten, para que dessa forma cada vez mais todos os públicos consigam consumir os produtos. Outro fator indispensável é que o leite de ovelha é o que produz menos alergias, fazendo com que muitos realizem o consumo apenas destes produtos por serem de ovelha. As variáveis culturais interferem muito no modo em que a empresa caminha, ações como proteção aos animais e veganismo estão cada vez mais em alta. De acordo com o veganismo, nada que venha dos animais deve se consumir, e há cada vez mais pessoas virando adeptas a esse estilo de vida, o que prejudica a venda dos produtos de ovelha. As variáveis legais, referem-se a burocracia em leis do ministério da fazenda para aprovações de novos produtos. E por último, a variável ecológica, refere-se a problemas nas safras dos fornecedores. Dentre essa caracterização das variáveis, conseguimos identificar as oportunidades que se referem às sociais e demográficas e as ameaças referindo-se às demais, política, econômica, tecnológica, cultural, legais e ecológicas. Além das variáveis, outro quesito que é analisado é o problema enfrentado pelo público-alvo. Em pessoa jurídica, um dos problemas é o grande estoque de mercadorias e a validade do produto, considerando-o assim, um público ativo. Ele enfrenta o problema, reconhece-o e desta maneira se organiza para fazer algo a respeito. Ainda no público ativo, outro que se configura nessa categoria é a pessoa física, pois enfrenta a não aceitação do produto Para os revendedores, o problema está no mal atendimento dos mesmos, considera-se dessa forma o público latente, onde não se manifesta perante o problema enfrentado. Dentre essa categoria está ainda a comunidade, que enfrenta o problema de valor inacessível. Para os funcionários, a adversidade está na explicação do produto. Ele se torna um público consciente, reconhece a existência do problema, enfrenta o mesmo, contudo não faz nada a respeito para mudar. Com todos os dados coletados, é possível criar a matriz swot, uma planilha de anexo aos dados, onde coloca-se os stakeholders presentes, seu respectivo problema e através de números classifica-se cada público. É necessário que caracterizar o grau do problema, o quanto o público se sente em condições de reagir diante a situação e o nível em que o problema impacta o público. Após toda essa análise da matriz swot, os autores criam um fluxograma para conseguir melhor identificar as ameaças e problemas que cada público enfrenta, dessa forma ele se torna um resumo mais claro de toda a pesquisa realizada. Identificamos assim, dois problemas que podem prejudicar o bom andamento da empresa. O primeiro se refere ao veganismo, por ser uma variável cultural e que está crescendo cada vez mais com o tempo, apesar dele ainda ser considerado baixíssimo, hoje o Brasil conta em torno de 9.000 veganos, medidos pelo censo demográfico do IBGE. O veganismo, além de não consumir a carne, também não consome nenhum derivado de animal, sendo prejudicial a empresa, já que a matéria prima se concentra no leite de ovelha. Ao analisarmos essa consequência se torna um alto impacto e uma alta urgência para a empresa Casa da Ovelha. Em uma reportagem, a presidente da Mr. Veggy, Mariana Falção, comenta que: "o mercado brasileiro chegou em um momento onde pessoas que nunca ouviram falar já sabem o que é o veganismo. Hoje não é moda. É uma tendência". Para Bonnie Beezhold, modificações no estilo como o veganismo, podem reduzir sintomas da menopausa e outras doenças crônicas. Com esse estudo é possível identificar que o veganismo não é apenas um hábito alimentar, mas para alguns casos são soluções devido algumas doenças que estão cada vez mais frequentes. O segundo problema que a empresa pode estar enfrentando é a entrada de um novo concorrente. Ao analisar todo o histórico levamos em conta também que a empresa terá um grande investimento e que seu objetivo realmente será ultrapassar o potencial da Casa da Ovelha. O que imaginou-se é uma empresa possuir os mesmos pensamentos, mas sempre estar inovando com diversos produtos feitos com o leite de ovelha. E além disso, conseguir um processo de fiscalização muito eficaz e rápido, fazendo com que os produtos fossem autorizados para a venda em pouco tempo. Analisou-se também a questão de um excelente atendimento e o mínimo possível de problemas na entrega.
 
CONSIDERAÇÕES
Após todo o esboço e análise do cenário, pensou-se em estratégias para minimizar os possíveis problemas que poderiam surgir futuramente, levando em conta pesquisas, tendências e perspectivas. Em relação ao público vegano e o fortalecimento de ativistas preocupados com o trato com animais; interfere na Empresa pois possui um parque onde visitantes podem interagir com os animais, existindo o risco de ser mal interpretado por eles, sendo necessário explicações imediatas para evitar repercussões negativas à imagem da empresa. Uma tendência que apareceu nas pesquisas do trabalho é a produção do leite de ovelha em laboratório, sendo uma solução eficaz para a criação de produtos veganos. Essa tendência precisa ser acompanhada e monitorada pela empresa pois pode representar uma oportunidade ou uma ameaça. Além disso, pensou-se em ter um funcionário vegano ativo constantemente na construção e aprovação desses novos sabores. O segundo problema apresentado na pesquisa é a chegada de um concorrente de alto nível. Sendo assim, de suma importância a realização de uma reestruturação interna e externa de comunicação na Casa da Ovelha, para o engajamento de todos os funcionários e para uma boa divulgação com os clientes e a mídia. Questões de qualidade devem ser revisadas constantemente para que não haja problemas com os produtos. Outro diferencial muito importante é a empresa possuir uma central de transportes com o nome da Casa da Ovelha estampados nos caminhões, obtendo uma entrega diferenciada ao seu consumidor. Em relação a aprovação dos produtos é necessário que a empresa tenha um funcionário responsável apenas por essa parte, para que dê toda a atenção necessária, agilizando assim o processo com o Ministério. Junto a todas essas ações é fundamental que sejam feitos treinamentos com todos da empresa para que o atendimento esteja sempre em ótimas condições, garantindo seu público fiel.
 
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS
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