INSCRIÇÃO: 01471
 
CATEGORIA: PT
 
MODALIDADE: PT07
 
TÍTULO: RuPaul - Ready for Runway: encarte de vinil e consumo de luxo
 
AUTORES: Reginaldo Martins Barbosa Junior (Universidade Federal de Santa Maria); Sandra Dalcul Depexe (Universidade Federal de Santa Maria)
 
PALAVRAS-CHAVE: Embalagem , Design Gráfico, Encarte, Prototipagem , Drag Race
 
RESUMO
Ready For Runway, produto do qual esse relatório buscará explicar o processo de concepção e produção, é fruto de uma atividade proposta na disciplina de Planejamento e Produção Gráfica do quarto semestre de Comunicação Social Produção Editorial da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM. A atividade consistia, através da aplicação da teoria abordada na disciplina, na criação de uma embalagem para CD ou Vinil. O resultado, após pesquisa e criação de um protótipo, é um encarte de luxo, projetado para instigar o desejo de consumo do público fã de RuPaul's Drag Race.
 
INTRODUÇÃO
As embalagens são itens integrantes do nosso cotidiano, tornando nossa vida mais prática e ágil, permitindo a circulação, venda e uso de artigos. Elas estão presentes há muito tempo em nossa sociedade, segundo Negrão (2008), "a embalagem tem sua origem antropológica e sociológica nos primórdios da civilização humana, pois deriva-se da necessidade básica do ser humano de se alimentar[...]". Logo, com a evolução das necessidades e desejos do homem, surgem incontáveis modelos de embalagem para todos os tipos de produtos, de verduras à joias, até encartes de vinil e artigos de luxo, que são o foco deste trabalho. Os discos de vinil surgem na década de 1950 e se tornam um produto de grande relevância na cultura popular. Já na década de 1970 tivemos o auge dos encartes. Foi nesse período que as bandas de rock progressivo e seus álbuns impulsionaram o trabalho de artistas em encartes elaborados. Esses trabalhos gráficos e impressos se mostram até hoje marcas da cultura visual e de consumo da sua época, configurando uma memória gráfica (REIS et al, 2015). Com a evolução do mercado fonográfico e a digitalização da música, parte dessa cultura e romantização se perdem, porém a importância comunicacional desse modelo de embalagem continua a mesma, principalmente em recortes mais específicos do mercado consumidor, como fandoms e no caso dos consumidores de luxo. Para o desenvolvimento do projeto de encarte, proposto em atividade, buscou-se relacionar a identidade visual e a memória coletiva (HALBWACHS, M, 1990) da marca escolhida, com o objetivo de criar um produto tido como de colecionador. Para isso foram levados em consideração aspectos metodológicos e estruturais de design aprendidos em sala de aula.
 
OBJETIVO
O objetivo central do projeto foi a criação de um encarte de vinil que relacionasse em seu design gráfico a identidade visual e a memória coletiva da marca e ao mesmo tempo proporcionar uma experiência única para o público chave, os fãs de RuPaul's Drag Race. Assim posto, o produto se propôs às seguintes inovações: a) Ser um artigo de luxo, ou seja, um produto que se destaque em estética e em usabilidade com relação aos demais artigos presentes no mercado; b) Ir além do óbvio: buscar novas maneiras de usar forma e volume e c) Aplicar de forma coesa e de fácil entendimento a identidade visual da marca, através do uso correto de cores, imagens e demais elementos relacionados ao projeto gráfico.
 
JUSTIFICATIVA
RuPaul's Drag Race é um reality show norte americano produzido pela World of Wonder e originalmente veiculado no canal sob demanda, Logo. É inquestionável o fato de que o show de televisão é hoje parte da cultura pop e grande representante da cultura Queer no mundo inteiro, exemplo disso é a explosão de visibilidade da cultura Drag Queen no Brasil e em outros países emergentes, como a Tailândia, que já possui sua própria versão do reality. Contudo, antes mesmo de Drag Race, RuPaul já fazia sua marca nos Estados Unidos, literalmente. Ator, modelo, autor, cantor e apresentador, a Drag mais famosa do mundo, fez de seu nome sinônimo de um movimento, ou seja, construiu sua marca. Marca ou Brand é o que "representa um objeto: empresa, produto, ideia, serviço… para alguém: consumidor real ou potencial e todos os públicos intérpretes deste signo" (PEREZ, 2004). Isso significa ter estruturado e definido o seu valor para o consumidor e outros elementos que ajudam muito na hora da criação de um produto e embalagem. Ready For Runway é um produto voltado para um público muito específico e sustenta sua viabilidade mercadológica porque em sua concepção foram previstos três aspectos chaves: o consumo de artigos de luxo, a cauda longa, consequência dos fandoms e da internet, e o Pink Money. "Antigamente reservados aos círculos da burguesia rica, os produtos de luxo progressivamente 'desceram' à rua" (LIPOVETSKY; ROUX, 2003, p. 15), ou seja, em uma conjuntura atual do mercado consumidor, em relação global ou mesmo local, no caso do Brasil, pode-se dizer que o luxo está mais acessível do que nunca. Além disso, a internet colaborou para o fortalecimento do mercado de nicho, uma vez que possibilitou uma variedade muito maior de produtos e reduziu os limites que eram impostos pelo espaço físico. "Numa era sem as limitações do espaço físico nas prateleiras e de outros pontos de estrangulamento da distribuição, bens e serviços com alvos estreitos podem ser tão atraentes em termos econômicos quanto os destinados ao grande público" (ANDERSON, 2006), Chris Anderson intitulou esse fenômeno de Cauda longa. Somado a isto, temos a ascensão econômica da comunidade LGBTQ+, que forma a grande maioria, senão todo, do público chave ao qual o encarte quer atingir. O resultado dessa ascensão é um poder de compra maior e consequentemente o aumento de circulação do Pink Money (GUINOZA, 2011), literalmente Dinheiro Rosa, entre os consumidores homossexuais. A partir dessa reflexão nasce Ready For Runway, um encarte de luxo para comercialização internacional, que visa atender um público formado majoritariamente por norte-americanos, brasileiros e tailandeses – públicos com que a marca tem maior contato – maiores de idade, numa faixa entre 18 a 49 anos, classe média alta, mas acima de tudo fãs do reality e da cultura Drag.
 
MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS
A partir da síntese dos pontos que foram levantados na fase analítica do processo de desenvolvimento, partiu-se para a fase criativa, onde foram feitas as experimentações básicas de formas, texturas e volume e a confecção de um boneco do encarte. Nesse primeiro momento da criação devemos nos ater ao desenvolvimento estrutural (NEGRÃO, 2008), fase onde são selecionados os materiais a serem usados e feita a análise de seus impactos formais, perspectivos e técnicos. Conseguinte a isto, deve ser iniciado o processo de desenvolvimento formal e gráfico, que decidirá como a identidade visual da marca será aplicada. Em sua elaboração, Ready For Runway, tinha como um de seus objetivos se destacar dos demais encartes de vinil disponíveis no mercado tanto esteticamente, quanto em funcionalidade. Tendo em vista que "a embalagem desempenha diversas funções: desde uma embalagem puramente funcional até a excelência no design de marcas, e desde uma simples embalagem para distribuição eficiente até uma sofisticada embalagem que permite a diferenciação do produto e da marca" (CALVER, 2009, p.8), nasce a ideia de transformar o encarte em uma estação de maquiagem, uma versão portátil dos espelhos que compõem a cenografia e protagonizam papel importante na estrutura de andamento do reality RuPaul's Drag Race. Junto de uma estrutura Pop-up, que busca trazer movimento através da brincadeira com forma e volume do próprio encarte, o design consegue se apresentar não só como uma simples embalagem de distribuição, mas também como um produto inovador frente às opções do mercado. Para viabilização desta ideia, o uso de um papelão com boa resistência se tornou indispensável, uma vez que a estrutura necessita de uma boa sustentação, logo permitindo a usabilidade do produto. Somado a isso, a aplicação de papel espelho de qualidade, que reflita a imagem sem muitas distorções, substituindo o espelho de vidro torna-se a opção que mais condiz com o projeto, ao ponto que facilitaria a usabilidade sem perder pontos em estética, quesito importante para um artigo de luxo. Com a estrutura de cortes e colagem definida deu-se início a última parte do processo de criação da embalagem. A composição gráfica foi totalmente realizada utilizando três softwares: Photoshop, para o tratamento das imagens, Illustrator, para construção do corpo do encarte e Indesign, para criação dos arquivos de impressão. Um dos elementos mais importantes na hora de pensar a aplicação de um conceito gráfico é a cor, uma vez que elas "assumem funções específicas num projeto de design. Campanhas, sites, cartazes, sinalizações e outras peças gráficas empregam um número limitado de cores que cobrem uma gama de valores e temperaturas de cor. [...] Incrementando a gama tipográfica do trabalho" (LUPTON; PHILLIPS, 2015.). A paleta de cores utilizada no protótipo foi selecionada através do estudo detalhado da marca e da boa aplicação que é feita em todos os produtos relacionados a RuPaul, incluindo identidade visual e cenografia do Reality show. Empregou-se assim, o uso de tonalidades diferentes de rosa, vermelho, azul, roxo, laranja, branco e preto, um arranjo que contempla cores complementares e análogas. Foram selecionadas cinco fotografias para composição do corpo do encarte, três sendo photoshoots de RuPaul e duas de cenografia. Todas as fotografias receberam tratamento para correção de luminosidade e exposição, as fotografias que trazem RuPaul além do tratamento, receberam a adição do efeito Glitch que gera ondas quadriculadas distorcendo a imagem para lembrar uma falha de transmissão de sinal televisivo analógico. Também incorporadas ao design gráfico do produto estão a logotipo de RuPaul's Drag Race e uma pattern utilizada também na construção do cenário do programa. Dez outras imagens também foram selecionadas, cada uma representando uma temporada do programa e foram utilizadas para compor os cards que acompanham o encarte junto do disco de vinil. Outra escolha muito importante é o arranjo tipográfico, que pode ou não trazer legibilidade e leiturabilidade, que descreve a qualidade de conforto visual num material (TRACY, 2001). Calver (2009, p. 124), ressalta que "A seleção tipográfica é importante ao considerar a personalidade de uma marca. Assim como as pessoas, as fontes também têm personalidades, e elas podem ser exploradas pelos designers", pensando nisso a escolha tipográfica foi feita com dois objetivos. O primeiro era alcançar efeito de marca de batom, para os textos que compõem a capa, tais como título e as frases da estrutura pop-up, e empregar o máximo de leiturabilidade para os títulos das canções, e especificações presentes na contracapa. Para isso foram escolhidas Dry Brush, fonte decorativa, que com processo de vetorização, recebeu textura de batom em seu preenchimento e Queen of Clubes, fonte sem serifa. Utilizadas todas essas técnicas, através da metodologia proposta em sala de aula, o projeto gráfico de Ready For Runway busca transpor com o máximo de eficiência a identidade visual da marca para conseguir identificação e despertar o desejo do consumidor.
 
DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO
Todo o processo de desenvolvimento relatado neste trabalho, levou a criação de um encarte de luxo com mais de uma funcionalidade, aumentando assim sua vida útil. É possível ser utilizado como estação de maquiagem, integrado com uma estrutura pop-up em sua capa e 10 cards colecionáveis, é um produto com acabamento refinado e com aplicação de detalhes em metal. Sua composição gráfica respeita a identidade visual da marca e trabalha com a emoção e a memória do fã. O nome, Ready For Runway (Figura 01), é logo de cara a primeira referência ao universo criado Por RuPaul. Com o uso de uma tipografia decorativa e de uma textura avermelhada, a ideia é lembrar as mensagens escritas com batom deixadas no espelho da Work Room nas eliminação que ocorre após a runway em cada episódio. O corpo do encarte (Figura 02), que possui dimensões 31x31x1cm, é impresso em papelão Paraná face branca número 90, montado ele tem volume interno exato para comportar o disco de vinil e os dez cards colecionáveis. A capa (Figura 03) é formada por duas peças de 31x31cm, que dobradas diagonalmente ao meio e aplicadas ao corpo do encarte por duas estruturas de metal que funcionam como dobradiças, se encaixam e formam a arte final. Essa é uma parte essencial do produto, uma vez que implica diretamente em sua usabilidade. Ao total são quatro dobras (Figura 04) que revelam outras partes e ajudam a dar sustentabilidade: a) Dobras internas: revelam a estrutura formada pelo corpo e a capa, formando a estação de maquiagem que pode ser posta sobre superfície plana com o apoio das dobras externas, possibilitando que o usuário possa utilizar o encarte para se montar – Processo de se transformar em uma Drag Queen – ou simplesmente usá-lo como espelho; b) Dobras Externas: Revelam a estrutura Shantay, You Stay e Sashay Away, presente na capa. Esse pop-up funciona através do movimento feito ao abrir as dobras externas dobras que flexionam uma fita de plástico, comprimento de 10cm, localizada no interior do encarte, entre a colagem do papelão. A contracapa (Figura 05) trás de forma legível a lista de canções presentes nos dois lados do disco e as informações relevantes sobre gravadora, distribuição e direitos de venda e consumo, além de instruções de uso, tudo isso de forma simples e objetiva. O maior atrativo do encarte é a possibilidade de utilizá-la como estação de maquiagem, que lembram muitos os espelhos presentes na cenografia de Drag Race, o que é possível através das dobras estratégicas do produto, pela aplicação de papel espelho no interior da estrutura e do uso de um papelão firme. Os cards (Figuras 06), de dimensão 30x30cm, também ressaltam a ideia de que este produto é um item de colecionador, "um produto melhor, superior, mais duradouro,mais bem-acabado, mais bonito..." (SCHWERINER, 2005). Cada um deles traz uma drag vencedora, junto de frases que ficaram marcadas em sua participação na competição comandada por RuPaul. Após a impressão da arte que será aplicada sobre o papelão já com os vincos das dobras preparadas, o encarte passa por alguns processos de acabamento gráfico, como a aplicação de verniz localizado no nome do álbum e nas imagens da RuPaul. A montagem é a última parte de processo e acontece manualmente, para que se tenha uma precisão maior dos detalhes e funcionamento do produto.
 
CONSIDERAÇÕES
A inovação sempre foi o diferencial. A embalagem há muito é encarregada da primeira impressão que temos sobre algo. Ou seja, inovar na embalagem é um fator que pode ser decisivo no sucesso de um produto ou marca. Projetar consiste em um conjunto de atividades e processos cujo o objetivo é o desenvolvimento de uma embalagem, pressupondo uma demanda clara, efetivada em um contexto limitado de recursos e prazos, os quais atenderão a determinados requisitos que serão controlados e avaliados (NEGRÃO; CAMARGO; 2008). O resultado desse trabalho, muito mais do que um produto gráfico é a reflexão feita sobre os processos necessários para seu desenvolvimento, levando em consideração a natureza do projeto, seus objetivos na aplicação da identidade da marca e captura do desejo do público alvo, sempre pensando na utilização consciente dos recursos disponíveis. Destaca-se também a importância do espaço acadêmico ao permitir a experimentação de novas formas de transformar e comunicar.
 
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS
ANDERSON, C. A cauda longa: Do mercado de massa para o mercado de nicho. Rio de Janeiro: Elsevier, 2006਀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䌀䄀䰀嘀䔀刀Ⰰ 䜀椀氀攀猀⸀ 伀 焀甀攀  搀攀猀椀最渀 搀攀 攀洀戀愀氀愀最攀渀猀㼀 匀 瘀攀洀漀猀 愀焀甀椀氀漀 焀甀攀 漀氀栀愀洀漀猀Ⰰ 漀氀栀愀爀  甀洀 愀琀漀 搀攀 攀猀挀漀氀栀愀⸀ 倀漀爀琀漀 䄀氀攀最爀攀㨀 䔀搀⸀ 䈀漀漀欀洀愀渀Ⰰ ㈀  㤀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䔀䴀 一䔀伀一⸀ 刀甀倀愀甀氀㨀 倀攀焀甀攀渀愀 戀椀漀最爀愀昀椀愀 搀攀 甀洀愀 最爀愀渀搀攀 攀猀琀爀攀氀愀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀 㔀 搀攀 䄀戀爀椀氀 搀攀 2018. Disponível em: http://www.emneon.com.br/2014/03/rupaul-pequena-biografia-de-਀甀洀愀ⴀ最爀愀渀搀攀⸀栀琀洀氀⌀⸀圀猀愀渀娀䤀樀眀戀䐀挀⸀

GUINOZA, Marcos. O poder do Pink Money. Disponível em:
HALBWACHS, M. A Memória Coletiva. Tradução de Laurent Léon Schaffter. São Paulo: Edições Vértice, 1990.

LIPOVETSKY, Gilles; ROUX, Elyette. O luxo eterno: da idade do sagrado ao tempo das marcas. São Paulo: Cia das Letras, 2005.

LUPTON, Ellen. Pensar com tipos: guia para designers, escritores, editores e estudantes. São Paulo: Cosac Naify, 2006. ਀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀一䔀䜀刀쌀伀Ⰰ 䌀⸀㬀 䌀䄀䴀䄀刀䜀伀Ⰰ 䔀⸀ 䐀攀猀椀最渀 搀攀 攀洀戀愀氀愀最攀洀㨀 搀漀 洀愀爀欀攀琀椀渀最  瀀爀漀搀甀漀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 一漀瘀愀琀攀挀Ⰰ ㈀  㠀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀倀䔀刀䔀娀Ⰰ 䌀⸀ 匀椀最渀漀猀 搀愀 䴀愀爀挀愀㨀 䔀砀瀀爀攀猀猀椀瘀椀搀愀搀攀 攀 匀攀渀猀漀爀椀愀氀椀搀愀搀攀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 Thomson Learning, 2004.਀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀刀唀쌀伀Ⰰ 吀⸀ ⠀㈀  ㌀⤀⸀ ᰀ䄠猀 洀愀爀挀愀猀 攀 漀 瘀愀氀漀爀 搀愀 椀洀愀最攀洀⸀ 䄀 搀椀洀攀渀猀漀 猀椀洀戀氀椀挀愀 搀愀猀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀猀 econômicas”, Caleidoscópio, Universidade Lusófona, no3, pp. 177 – 191.਀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀匀䌀䠀圀䔀刀䤀一䔀刀Ⰰ 䴀爀椀漀 刀攀渀Ⰰ ᰀ嘠漀挀 猀攀 搀 愀漀 氀甀砀漀 搀攀 ⸀⸀⸀㼀ᴀⰠ 刀攀瘀椀猀琀愀 搀愀 䔀匀倀䴀Ⰰ 嘀漀氀甀洀攀 ㄀㈀Ⰰ 䨀愀渀攀椀爀漀⼀䘀攀瘀攀爀攀椀爀漀 ㈀  㔀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀匀⸀ 刀⸀ 刀攀椀猀 㬀 䔀⸀ 䰀⸀ 䌀甀渀栀愀 䰀椀洀愀Ⰰ㬀 䜀⸀ 䌀甀渀栀愀 䰀椀洀愀⸀ ㈀ ㄀㔀⸀ 䴀攀洀爀椀愀 䜀爀昀椀挀愀 䈀爀愀猀椀氀攀椀爀愀 ጀ†䐀愀 洀攀洀爀椀愀 愀漀 攀昀洀攀爀漀㨀 漀 挀愀猀漀 搀愀猀 挀愀瀀愀猀 搀攀 搀椀猀挀漀猀 搀攀 瘀椀渀椀氀⸀ 䤀渀㨀 䌀⸀ 䜀⸀ 匀瀀椀渀椀氀氀漀㬀 䰀⸀ 䴀⸀ 䘀愀搀攀氀㬀 嘀⸀ 吀⸀ 匀漀甀琀漀㬀 吀⸀ 䈀⸀ 倀⸀ 匀椀氀瘀愀 ☀ 刀⸀ 䨀⸀ 䌀愀洀愀爀愀 ⠀䔀搀猀⤀⸀ 䄀渀愀椀猀 嬀倀猀琀攀爀崀 搀漀 㜀먀 䌀漀渀最爀攀猀猀漀 䤀渀琀攀爀渀愀挀椀漀渀愀氀 搀攀 䐀攀猀椀最渀 搀愀 䤀渀昀漀爀洀愀漀⼀倀爀漀挀攀攀搀椀渀最猀 嬀倀漀猀琀攀爀崀 漀昀 琀栀攀 㜀琀栀 䤀渀昀漀爀洀愀琀椀漀渀 䐀攀猀椀最渀 䤀渀琀攀爀渀愀琀椀漀渀愀氀 䌀漀渀昀攀爀攀渀挀攀 簀 䌀䤀䐀䤀 ㈀ ㄀㔀 嬀䈀氀甀挀栀攀爀 䐀攀猀椀最渀 倀爀漀挀攀攀搀椀渀最猀Ⰰ 渀甀洀⸀㈀Ⰰ 瘀漀氀⸀㈀崀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䈀氀甀挀栀攀爀Ⰰ ㈀ ㄀㔀⸀ 䤀匀匀一 ㈀㌀㄀㠀ⴀ㘀㤀㘀㠀Ⰰ 䐀伀䤀 ㄀ ⸀㔀㄀㔀㄀⼀搀攀猀椀最渀瀀爀漀ⴀ䌀䤀䐀䤀㈀ ㄀㔀ⴀ挀椀搀椀开㄀㜀㐀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀吀刀䄀䌀夀Ⰰ 圀愀氀琀攀爀⸀ 䰀攀琀琀攀爀猀 漀昀 䌀爀攀搀椀琀㨀 䄀 嘀椀攀眀 漀昀 吀礀瀀攀 䐀攀猀椀最渀⸀ 一攀眀 夀漀爀欀㨀 䐀愀瘀椀搀 刀 䜀漀搀椀渀攀Ⰰ ㈀  ㄀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀嘀䔀䨀䄀 匀쌀伀 倀䄀唀䰀伀⸀ 䔀渀挀愀爀琀攀猀 挀愀瀀爀椀挀栀愀搀漀猀 搀漀猀 瘀攀氀栀漀猀 搀椀猀挀漀猀 搀攀 瘀椀渀椀氀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 栀琀琀瀀猀㨀⼀⼀瘀攀樀愀猀瀀⸀愀戀爀椀氀⸀挀漀洀⸀戀爀⼀戀氀漀最⼀洀攀洀漀爀椀愀⼀攀渀挀愀爀琀攀猀ⴀ挀愀瀀爀椀挀栀愀搀漀猀ⴀ搀漀猀ⴀ瘀攀氀栀漀猀ⴀ搀椀猀挀漀猀ⴀ搀攀ⴀ瘀椀渀椀氀⼀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 ㄀㔀 搀攀 愀戀爀椀氀 搀攀 ㈀ ㄀㠀⸀ 㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀