ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XIX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #d62a08"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;01479</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PP</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PP09</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Clínica Veterinária Nossos Bichos: o uso inteligente da mídia impressa</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Ana Carolina Baroni Damaso (Universidade Positivo); Juliana Santos (Universidade Positivo); Kallyana Perdiguez Nogueira (Universidade Positivo); Sérgio Menezes (Universidade Positivo); Amanda Ançay (Universidade Positivo)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;Jornal, Anúncio, Animais, Público, </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Neste relatório de trabalho, será visto o desenvolvimento da ideia do anúncio impresso jornal para a Clínica Veterinária Nossos Bichos, feito pelas alunas de Publicidade e Propaganda da Universidade Positivo. Todo o processo foi pensado em usar o jornal de uma forma inteligente em relação a interação da marca com o público. O conceito da campanha, o estudo de mercado e o poder que a mídia impressa tradicional ainda tem, serão assuntos abordados durante todo o relatório. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"> Este anúncio de jornal é uma das ações de toda uma campanha publicitária desenvolvida para o Trabalho de Conclusão de Curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Positivo, em 2017. O cliente foi a Clínica Veterinária Nossos Bichos, que possui 27 anos de atuação e está localizada em uma das principais vias de acesso de bairros de Curitiba. O conceito utilizado para a campanha foi  Da nossa família para a sua , devido a constatação de que a relação entre pessoas e animais de estimação está cada vez mais humanizada. Os pets passam a ser membros da família e por isso, pessoas precisam confiar tanto nas clínicas veterinárias, quanto nos pet shops. Uma pesquisa realizada pela Cozy Gatos, comprova o isso. Foram entrevistados 3782 donos de cachorros e 2206 donos de gatos. Quando perguntados sobre a sua relação com os animais de estimação, 31% dos donos de cachorros afirmaram que consideram o animal como membro da família, 29% como um filho e 17% como amigo. Já entre os donos dos gatos 13% consideraram o bicho como um bebê, 8% como uma companhia e apenas 1% afirmam que consideram apenas um animal. Sendo assim, o conceito procura passar a confiança de uma família para a outra. A família Nossos Bichos cuida de outras, da mesma forma que os donos cuidam dos seus pets. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"> O propósito foi ir além de um anúncio comum. O jornal é um meio de comunicação que abrange diversos públicos e uma boa parcela deles têm animais de estimação. Foi pensando nisso e no conceito criativo que a ideia de fazer um anúncio para a família toda surgiu. Pelo fato do jornal ter perdido espaço entre os leitores, a peça foi criada de uma maneira que houvesse interação com o leitor. Assim, um meio tradicional de comunicação deixa de ser visto como algo convencional e gera um feedback positivo. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"> Um dos primeiros passos foi escolher em qual jornal o anúncio seria vinculado. Devido a uma boa parte do target da campanha estar localizado nas redondezas do bairro Água Verde, a escolha foi pelo jornal de bairro Água Verde. Segundo um estudo realizado em 2016 pela Kantar Ibope Media que se baseou nos resultados da pesquisa Target Group Index, que procura mapear o consumo de mídia no Brasil, 49% dos leitores de jornal são classe A e B, dentre eles, a maioria (39%) têm entre 35 e 54 anos. Sabendo deste dado, o meio jornal atinge o público-alvo da campanha. Mesmo que o jornal seja um meio em que não é possível segmentar o público - como nos meios online - ele tem uma abrangência maior a fim de impactar os clientes e os possíveis novos clientes da marca. Apesar de a maioria dos jornais terem migrado para o formato digital, a Pesquisa Brasileira de Mídia confirma que 79% dos brasileiros entrevistados ainda preferem ler o jornal da maneira tradicional. No formato impresso também é possível diversificar o anúncio, a flexibilidade do jornal permite que ele seja usado em um formato de página inteira, com um custo relativamente baixo. Além disso, o jornal impresso ainda é um dos meios de maior confiabilidade segundo os leitores e sabendo, segundo a mesma pesquisa, que os brasileiros buscam em sua maior parte dentro dos jornais as notícias do bairro/cidade, a peça para a Clínica sai do convencional e chama a atenção. Ainda, o maior número de leitores são de aposentado(a)s e dono(a)s de casa, que são o target da campanha. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"> Para poder trabalhar na campanha e no anúncio impresso, foi necessário fazer toda uma pesquisa microambiente e macroambiente, que foi realizada pelas alunas. No microambiente, podemos afirmar que a Clínica Veterinária Nossos Bichos sempre prezou pelo seu nome, sua tradição e valoriza a vida dos animais. Por essa razão, os seus serviços são direcionados unicamente a eles, buscando todo dia a melhoria na parte interna da Clínica, para poder fazer dela, um novo lar para todos os animais que necessitam. Entre o P s, alguns pontos importantes foram destacados. São vários Produtos/Serviços entre banho e tosa, vacinação, internamento e outros. A Prova Física está entre as 5 maiores clínicas em estrutura de Curitiba e o Preço é comum entre os concorrentes. Sobre as Pessoas, são 17 funcionários e o Processo não é prazeroso, pois o cliente consulta apenas quando há problema, emergências ou check-ups, numa frequência média de 6 meses e permanece lá cerca de 10 a 45 minutos. Já a compra no pet store acontece impulsivamente. A Praça é apenas em uma sede e sobre a Promoção, os itens podem ser comprados na loja física ou por meio do site e por e-commerce. Por fim, a marca não possui um grande histórico de comunicação. No macroambiente, atualmente o Brasil se encontra em terceiro lugar com 5,3% do faturamento global no setor pet, perdendo apenas para os Estados Unidos e Reino Unido. Possui aproximadamente 132 milhões de animais de estimação segundo a Abinpet (Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação), sendo cerca de 52,2 milhões cachorros e 22,1 milhões de gatos, movimentando cerca de R$18 bilhões por ano (arrecadação do ano de 2016), um crescimento de 80% com relação a 2014. Uma possível explicação para esse crescimento constante, além da relação mais humanizada dos donos com seus animais de estimação, são os benefícios mentais e físicos que os pets podem trazer para a vida, seja de crianças, idosos, jovens e adultos, consequentemente aumentando o número de casas com bichos. Alguns estudos comprovam essa teoria, como um realizado pela Universidade Estadual de Nova York , onde foi comprovada a diferença entre pessoas que possuem a companhia de um animal de estimação e as que não possuem. Os resultados apontaram maior tranquilidade dos donos quando estavam na companhia do seu animal de estimação. Além desse fator, doenças como a depressão e ansiedade são amenizadas através da convivência com um animal, isso porque o ser humano produz hormônios como a ocitocina, que melhora o humor na presença dos pets. Outra pesquisa feita pelo Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) e do Instituto Nacional de Saúde (NIH), nos Estados Unidos, aponta que ter um bichinho também ajuda em doenças cardiovasculares. Com relação aos curitibanos e seus animais de estimação, uma pesquisa realizada pelo Ibrain (Inteligência de Mercado e Pesquisa Estratégica), aponta que mais de 56% dos curitibanos possuem animais de estimação em casa, sendo os cães ainda os preferidos. Ainda, aponta que os brasileiros consideram os seus bichos de estimação como membros da família. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"> A Clínica possui 4.000 clientes diferentes no ano, sendo assim, o objetivo de marketing foi estabelecido em um aumento de 10% de clientes, alcançando em torno de 400 clientes a mais no ano. O problema de comunicação é que a marca é desconhecida no bairro e região que está localizada e, com isso, o objetivo de comunicação é aumentar a presença de marca junto aos atuais consumidores, bem como ampliar a base de clientes. O público-alvo é de classe A e B e o tom de voz da campanha é alegre e informal. Para a produção do anúncio, foi pensado em utilizar o formato página inteira devido à saturação de informações que o jornal possui. Dessa forma, ele chama mais a atenção do leitor, assim com o layout clean. A escolha pelo clean foi devido ao bombardeio de informações que as pessoas recebem todos os dias por meio de jornais e de outros meios de comunicação, o que gera como consequência o rápido esquecimento desses conteúdos. Para que o anúncio da Clínica não fosse só mais um no meio de tantos, foi preciso desenvolver a mensagem de uma forma que chamasse a atenção do público. As cores da peça seguem a paleta criada para a campanha. São claras, passam tranquilidade e remetem ao mundo pet. A tipografia também segue essa mesma linha: é sutil. Optar por pouco texto demonstra que a ideia é direta e funciona bem. A interação da peça com o target acontece a partir do momento em que ele vê a propaganda além dela, vê como uma solução de um problema já existente ou não. E é dessa forma que a publicidade vem sendo apresentada nos dias atuais. A criatividade e a inovação são vistas como ferramentas para resolver questões ambientais, de saúde, educacionais, culturais e entre vários outros aspectos que as marcam enfrentam diariamente, além da publicidade tradicional, que continua fazendo seu papel e trazendo resultados mensuráveis. Ou seja, a propaganda tende a seguir, cada vez mais, por um caminho que o público faça parte do todo. É um ciclo: o target, a marca e a publicidade andam juntos para solucionar problemas. Dessa maneira, há mais interação, engajamento e efeitos positivos. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify"> É possível afirmar que o desenvolvimento deste trabalho foi um aprendizado em questões técnicas como direção de arte, redação, estudo de mercado, planejamento e mídia. O anúncio cumpriu seu papel por interagir com o target de uma forma única e divulga a Clínica Veterinária Nossos Bichos de maneira criativa e alinhada ao conceito. O ruído gerado entre o emissor da mensagem e o receptor tende a ser positivo, visto que o jornal é um meio tradicional, saturado e pouco utilizado de forma criativa. Podemos considerar então, que o anúncio supera a comunicação impressa comum do dia a dia e a dos concorrentes e soluciona um problema.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">Setor pet chega a 8 bilhões em 2015 mas não sem os efeitos da crise. Abinpet. 19 abr. 2016. Disponível em: Acesso em: 20 nov. 2017<br><br>Setor pet deve encerrar 2016 com 57 de crescimento em-faturamento menor índice desde 2010. Abinpet. 15 dez. 2016. Disponível em: Acesso em: 20 nov. 2017<br><br>No Brasil gastos com animais de estimação variam de 24 a menos de 1 de renda familiar. Abinpet. 12 dez. 2016. Disponível em: Acesso em: 20 nov. 2017<br><br>Mercado pet investe em curitiba. Cpcpet. Disponível em: Acesso em: 20 nov. 2017<br><br>Mercado pet resiste e mostra ser opção para empreender. Estadão. 17 abr. 2016. Disponível em: Acesso em: 20 nov. 2017<br><br>Mercado pet ganha força no Brasil em meio a crise. Exame. 30 mai. 2016. Disponível em: Acesso em: 20 nov. 2017<br><br>Jornal Água Verde. Disponível em: Acesso em: 20 nov. 2017<br><br> </td></tr></table></body></html>