INSCRIÇÃO: | 01485 |
CATEGORIA: | PT |
MODALIDADE: | PT11 |
TÍTULO: | Helen |
AUTORES: | Amanda Trevisani Marangon (UniBrasil Centro Universitário Autônomo do Brasil); Francielly Diel Gomes Pego (UniBrasil Centro Universitário Autônomo do Brasil); Bruno Mendes de Vasconcelos (UniBrasil Centro Universitário Autônomo do Brasil); Isabela Bergamin Brandalise (UniBrasil Centro Universitário Autônomo do Brasil); Maiara Paola dos Santos Barbosa (UniBrasil Centro Universitário Autônomo do Brasil); Jackson dos Santos dos Anjos (UniBrasil Centro Universitário Autônomo do Brasil); Sandiny Luz de Vargas (UniBrasil Centro Universitário Autônomo do Brasil); Magno van Erven (UniBrasil Centro Universitário Autônomo do Brasil); Luiz Rogério Lopes Silva (UniBrasil Centro Universitário Autônomo do Brasil); André Luiz da Silva (UniBrasil Centro Universitário Autônomo do Brasil) |
PALAVRAS-CHAVE: | Curta, Helen, Multimídia, Publicidade, Intercom |
RESUMO | |
O projeto multimídia elaborado para o curta-metragem Helen procura despertar a curiosidade e o interesse do público para assisti-lo. Para isso, foram utilizadas as principais redes sociais com o intuito de alcançar o maior número de pessoas possível. Todas as redes sociais tinham contextos diferentes, porém, que passavam a mesma ideia: o suspense, a divulgação, a proximidade com o público e o despertar da ansiedade do mesmo. Deste modo, o projeto visou executar um planejamento estratégico a partir dos conteúdos trabalhados durante a disciplina de Criação e Produção Multimídia, no curso de Publicidade e Propaganda. | |
INTRODUÇÃO | |
O projeto aqui apresentado contempla o planejamento e a execução de uma estratégia de produção multimídia para o curta-metragem Helen, realizado durante o curso de Publicidade e Propaganda, na disciplina de Produção de TV e Cinema. Deste modo, o projeto visava realizar um trabalho interdisciplinar entre duas disciplinas do curso - Produção de TV e Cinema e Produção Multimídia –, fazendo com os alunos articulassem os conhecimentos adquiridos.ऀ伀 挀甀爀琀愀ⴀ洀攀琀爀愀最攀洀 琀爀愀戀愀氀栀愀搀漀 渀漀 瀀爀漀樀攀琀漀 洀甀氀琀椀洀搀椀愀 瀀爀漀挀甀爀愀瘀愀 愀戀漀爀搀愀爀 愀 瀀愀爀愀渀漀椀愀 搀攀 猀甀愀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀洀Ⰰ 焀甀攀 氀攀瘀愀 漀 瀀爀瀀爀椀漀 渀漀洀攀 搀愀 瀀攀愀㨀 䠀攀氀攀渀⸀ 䠀攀氀攀渀Ⰰ 渀漀 挀漀洀攀漀 搀愀 栀椀猀琀爀椀愀Ⰰ 愀瀀愀爀攀渀琀愀瘀愀 攀猀琀愀爀 最爀瘀椀搀愀Ⰰ 瀀漀爀洀 瀀攀爀搀攀 猀攀甀 昀椀氀栀漀⸀ 䄀 琀爀愀洀愀 最椀爀愀 攀洀 琀漀爀渀漀 搀攀 焀甀攀 䠀攀氀攀渀 攀猀琀 瀀爀攀猀琀攀猀 愀 搀攀猀挀漀戀爀椀爀 焀甀攀 猀攀甀 昀椀氀栀漀Ⰰ 渀愀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀Ⰰ 瀀漀搀攀 渀甀渀挀愀 琀攀爀 攀砀椀猀琀椀搀漀 攀 琀攀爀 猀椀搀漀 甀洀愀 瀀愀爀愀渀漀椀愀 搀攀 猀甀愀 洀攀渀琀攀Ⰰ 搀攀瘀椀搀漀 愀漀 猀攀甀 椀渀琀攀渀猀漀 搀攀猀攀樀漀 搀攀 猀攀爀 洀攀⸀ 䄀 椀渀琀攀渀漀 搀愀 瀀爀漀搀甀漀 昀漀椀 攀砀瀀氀漀爀愀爀 愀 瀀愀爀愀渀漀椀愀 搀攀 䠀攀氀攀渀 搀攀 甀洀愀 洀愀渀攀椀爀愀 焀甀攀 愀戀漀爀搀愀猀猀攀 漀 猀甀猀瀀攀渀猀攀 攀 漀 搀爀愀洀愀 搀漀 洀漀洀攀渀琀漀 瘀椀瘀椀搀漀⸀ Visto isso, o projeto multimídia feito para o filme Helen aborda as características do curta-metragem de maneira diferenciada para todas as redes sociais, porém com foco em um mesmo tema, ou seja, a divulgação do curta e o despertar do interesse do público. 㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀搀㘀㈀愀 㠀∀㸀㰀戀㸀伀䈀䨀䔀吀䤀嘀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 搀漀 瀀爀漀樀攀琀漀 洀甀氀琀椀洀搀椀愀 搀愀 瀀攀愀 䠀攀氀攀渀 攀爀愀 搀椀瘀甀氀最ⴀ氀愀 搀攀 洀愀渀攀椀爀愀 焀甀攀 琀漀搀愀猀 愀猀 爀攀搀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀 昀漀猀猀攀洀 爀攀甀渀椀搀愀猀 攀洀 琀漀爀渀漀 搀攀 甀洀 洀攀猀洀漀 昀漀挀漀㨀 漀 椀渀琀攀爀攀猀猀攀 攀 愀 挀甀爀椀漀猀椀搀愀搀攀 搀漀猀 琀攀氀攀猀瀀攀挀琀愀搀漀爀攀猀⸀ 䐀攀猀琀攀 洀漀搀漀Ⰰ 戀甀猀挀愀瘀愀ⴀ猀攀 挀爀椀愀爀 甀洀 瀀爀漀搀甀琀漀 洀甀氀琀椀洀搀椀愀 焀甀攀 挀漀渀琀攀洀瀀氀愀猀猀攀 愀 瀀攀爀猀瀀攀挀琀椀瘀愀 搀攀 挀漀渀瘀攀爀最渀挀椀愀 瀀爀攀瘀椀猀琀愀 瀀漀爀 䨀攀渀欀椀渀猀 ⠀㈀ 㠀⤀Ⰰ 瀀爀漀瀀漀渀搀漀 愀猀猀椀洀 甀洀愀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀 琀爀愀渀猀洀椀搀椀琀椀挀愀 攀洀 焀甀攀 愀猀 搀椀瘀攀爀猀愀猀 氀椀渀最甀愀最攀渀猀 猀攀 挀爀甀稀愀猀猀攀洀 攀洀 甀洀愀 洀攀猀洀愀 栀椀猀琀爀椀愀⸀ Sabendo que todas as redes sociais são variadas, possuem públicos variados e uma segmentação de postagens também variadas, o projeto concentrou sua atenção em como abordar o mesmo tema e linha de raciocínio dentro de cada rede social utilizada se adequando assim aos seus públicos.㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀搀㘀㈀愀 㠀∀㸀㰀戀㸀䨀唀匀吀䤀䘀䤀䌀䄀吀䤀嘀䄀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀 瀀爀漀樀攀琀漀 洀甀氀琀椀洀搀椀愀 渀愀猀挀攀甀 搀攀渀琀爀漀 搀攀 甀洀愀 愀戀漀爀搀愀最攀洀 挀爀椀愀琀椀瘀愀Ⰰ 搀椀瘀攀爀琀椀搀愀 攀 攀渀椀最洀琀椀挀愀 搀攀渀琀爀漀 搀漀猀 瀀漀猀琀猀 渀愀猀 爀攀搀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀⸀ 䄀 椀渀琀攀渀漀 攀爀愀 愀 搀攀 愀琀椀渀最椀爀 漀 瀀切戀氀椀挀漀ⴀ愀氀瘀漀 搀攀 挀愀搀愀 爀攀搀攀 猀漀挀椀愀氀 搀攀 洀愀渀攀椀爀愀 攀猀瀀攀挀昀椀挀愀 攀 椀渀漀瘀愀搀漀爀愀Ⰰ 愀猀猀椀洀Ⰰ 戀甀猀挀愀渀搀漀 甀洀愀 洀愀椀漀爀 椀渀琀攀爀愀漀 挀漀洀 漀 瀀切戀氀椀挀漀 攀 挀漀渀猀攀焀甀攀渀琀攀洀攀渀琀攀Ⰰ 甀洀愀 洀愀椀漀爀 愀琀攀渀漀 瀀愀爀愀 漀 氀愀渀愀洀攀渀琀漀 搀漀 挀甀爀琀愀⸀ Com a criação e execução do projeto, as matérias cursadas pelos alunos ao longo de todo o Curso puderam ser melhor estudadas, elaboradas e praticadas. Em sala se é aprendido bastante conceito das disciplinas, mas a união da teoria com a prática foi essencial para o bom funcionamento do projeto.㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀搀㘀㈀愀 㠀∀㸀㰀戀㸀䴀준吀伀䐀伀匀 䔀 吀준䌀一䤀䌀䄀匀 唀吀䤀䰀䤀娀䄀䐀伀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀 瀀攀愀 猀甀爀最椀甀 搀攀 甀洀愀 椀搀攀椀愀 挀漀渀樀甀渀琀愀 搀漀猀 愀氀甀渀漀猀 搀漀 最爀甀瀀漀Ⰰ 渀愀 焀甀愀氀 昀漀椀 愀瀀攀爀昀攀椀漀愀搀愀 攀 洀攀氀栀漀爀 攀氀愀戀漀爀愀搀愀 搀甀爀愀渀琀攀 愀猀 愀甀氀愀猀Ⰰ 愀琀 挀栀攀最愀爀 渀愀 栀椀猀琀爀椀愀 昀椀渀愀氀 攀 漀昀椀挀椀愀氀⸀ 倀愀爀愀 愀 爀攀愀氀椀稀愀漀 搀漀 瀀爀漀樀攀琀漀Ⰰ 昀漀爀愀洀 甀琀椀氀椀稀愀搀愀猀 搀椀瘀攀爀猀愀猀 琀挀渀椀挀愀猀 攀 洀琀漀搀漀猀 愀瀀爀攀渀搀椀搀漀猀 愀漀 氀漀渀最漀 搀漀 挀甀爀猀漀⸀ 䌀漀洀漀 瀀漀爀 攀砀攀洀瀀氀漀Ⰰ 愀猀 洀愀琀爀椀愀猀 搀攀 䴀甀氀琀椀洀搀椀愀 攀 刀攀搀愀漀 倀甀戀氀椀挀椀琀爀椀愀 焀甀攀 琀椀瘀攀爀愀洀 猀攀甀猀 挀漀渀琀攀切搀漀猀 愀瀀氀椀挀愀搀漀猀 渀愀 瀀爀琀椀挀愀 渀漀 洀漀洀攀渀琀漀 搀愀 搀椀瘀甀氀最愀漀 搀漀 洀愀琀攀爀椀愀氀 搀漀 挀甀爀琀愀⸀ 䄀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀 搀攀 䐀椀爀攀漀 搀攀 䄀爀琀攀 琀攀瘀攀 甀洀 瀀愀瀀攀氀 洀甀椀琀漀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀 搀甀爀愀渀琀攀 漀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 搀漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 瀀漀椀猀Ⰰ 挀漀洀 漀猀 挀漀渀琀攀切搀漀猀 愀瀀爀攀渀搀椀搀漀猀 攀洀 愀甀氀愀Ⰰ 挀漀洀漀 愀 琀攀漀爀椀愀 搀愀猀 挀漀爀攀猀Ⰰ 瀀爀漀瀀漀爀漀 甀爀攀愀 攀 琀椀瀀漀最爀愀昀椀愀Ⰰ 昀漀椀 瀀漀猀猀瘀攀氀 愀瀀氀椀挀愀爀 攀猀琀攀猀 挀漀渀挀攀椀琀漀猀 渀愀 挀爀椀愀漀 搀愀猀 瀀攀愀猀 瀀愀爀愀 攀渀琀漀 瀀爀漀洀漀瘀攀爀 䠀攀氀攀渀 攀昀椀挀愀稀洀攀渀琀攀 渀愀猀 爀攀搀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀⸀ 䘀漀椀 瀀漀猀猀瘀攀氀 琀愀洀戀洀 攀砀瀀氀漀爀愀爀 搀椀瘀攀爀猀愀猀 漀甀琀爀愀猀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀猀Ⰰ 愀瀀氀椀挀愀渀搀漀 挀漀渀琀攀切搀漀猀 搀愀 猀愀氀愀 搀攀 愀甀氀愀 攀洀 瀀爀琀椀挀愀⸀ 㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀搀㘀㈀愀 㠀∀㸀㰀戀㸀䐀䔀匀䌀刀䤀윀쌀伀 䐀伀 倀刀伀䐀唀吀伀 伀唀 倀刀伀䌀䔀匀匀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀吀漀搀漀 漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 挀爀椀愀琀椀瘀漀 昀漀椀 昀攀椀琀漀 挀漀洀 戀愀猀攀 渀漀猀 愀瀀爀攀渀搀椀稀愀搀漀猀 瘀椀猀琀漀猀 搀攀渀琀爀漀 搀漀 䌀甀爀猀漀⸀ 倀漀爀洀Ⰰ 琀愀洀戀洀 昀漀椀 攀砀瀀氀漀爀愀搀漀 漀猀 椀渀琀攀爀攀猀猀攀猀 搀漀 瀀切戀氀椀挀漀ⴀ愀氀瘀漀 搀攀渀琀爀漀 搀攀 挀愀搀愀 爀攀搀攀 猀漀挀椀愀氀Ⰰ 瀀愀爀愀 攀渀琀漀Ⰰ 漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 猀攀爀 愀氀挀愀渀愀搀漀 挀漀洀 猀甀挀攀猀猀漀⸀ 䠀漀甀瘀攀 愀氀最甀洀愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 瀀愀爀愀 洀愀瀀攀愀爀 攀猀猀攀 瀀切戀氀椀挀漀ⴀ愀氀瘀漀㼀 匀攀 猀椀洀Ⰰ 搀攀猀挀爀攀瘀愀⸀ As redes sociais que foram abordadas no projeto multimídia do curta-metragem foram o Facebook, o Instagram, Twitter e Spotify, além da criação de um site. Dentro de cada uma delas, foram abordados conteúdos diferenciados, mas com tema semelhante.䔀猀琀爀愀琀最椀愀猀 甀猀愀搀愀猀 渀愀猀 爀攀搀攀猀 攀猀挀漀氀栀椀搀愀猀 瀀愀爀愀 漀 琀爀愀戀愀氀栀漀㨀 - O site (https://curtametragemhelen.wixsite.com/meusite) foi criado para que o público tivesse mais informações em um só lugar,como a sinopse do curta, o trailer e fotos. ⴀ 一漀 䤀渀猀琀愀最爀愀洀 ⠀栀琀琀瀀猀㨀⼀⼀眀眀眀⸀椀渀猀琀愀最爀愀洀⸀挀漀洀⼀挀甀爀琀愀栀攀氀攀渀⼀⤀Ⰰ 愀 椀搀攀椀愀 昀漀椀 洀漀猀琀爀愀爀 漀猀 戀愀猀琀椀搀漀爀攀猀 搀漀 挀甀爀琀愀 攀 漀 焀甀攀 愀挀漀渀琀攀挀椀愀 瀀漀爀 琀爀猀 搀愀猀 挀洀攀爀愀猀Ⰰ 猀攀洀瀀爀攀 洀愀渀琀攀渀搀漀 漀猀 琀漀渀猀 搀攀 瀀爀攀琀漀 攀 戀爀愀渀挀漀 攀洀 琀漀搀愀猀 愀猀 瀀甀戀氀椀挀愀攀猀⸀ - No Twitter (https://twitter.com/_whoishelen), a interação foi feita diretamente da Helen para com o público, por meio de sua conta pessoal, na qual ela mesma era quem possivelmente twittava. ⴀ 䐀攀渀琀爀漀 搀漀 匀瀀漀琀椀昀礀Ⰰ ⠀栀琀琀瀀猀㨀⼀⼀漀瀀攀渀⸀猀瀀漀琀椀昀礀⸀挀漀洀⼀甀猀攀爀⼀愀洀愀渀搀愀琀爀攀瘀椀猀愀渀椀开⼀瀀氀愀礀氀椀猀琀⼀㜀最夀欀㘀爀瘀夀㌀䐀㜀琀夀瘀㈀䔀㠀一一圀礀㘀㼀猀椀㴀戀儀㔀甀儀稀䠀匀刀瘀伀戀䬀娀爀䄀樀猀愀最儀儀⤀ 瀀氀愀琀愀昀漀爀洀愀 搀椀最椀琀愀氀 搀攀 洀切猀椀挀愀Ⰰ 昀漀椀 挀爀椀愀搀愀 甀洀愀 瀀氀愀礀氀椀猀琀 焀甀攀 爀攀琀爀愀琀愀瘀愀 愀 瘀椀搀愀 搀攀 䠀攀氀攀渀Ⰰ 搀攀猀搀攀 愀猀 洀切猀椀挀愀猀 猀攀氀攀挀椀漀渀愀搀愀猀Ⰰ 攀猀琀椀氀漀 洀甀猀椀挀愀氀 瀀爀攀搀漀洀椀渀愀渀琀攀 攀 渀漀洀攀猀 搀愀猀 洀切猀椀挀愀猀 瀀爀攀猀攀渀琀攀猀⸀ - O Facebook (https://www.facebook.com/curtahelen/), por sua vez, foi tratado como a rede social de maior relevância, pois reunia uma maior divulgação e também um maior público. As postagens foram desde a contagem regressiva para o lançamento do curta, interação com o público por meio de memes, divulgação das demais redes sociais dentro do Facebook, bem como o making of da peça, assim, contando com uma direção de arte mais refinada nos posts e uma atenção redobrada.ऀ倀愀爀愀 愀 攀渀琀爀攀最愀 搀漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 瀀愀爀愀 漀猀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀攀猀 愀瘀愀氀椀愀搀漀爀攀猀Ⰰ 昀漀椀 最爀愀瘀愀搀漀 甀洀 䐀嘀䐀 挀漀洀 漀 挀甀爀琀愀 攀 漀 洀愀欀椀渀最 漀昀昀Ⰰ 攀洀 焀甀攀 昀漀爀愀洀 挀爀椀愀搀愀猀 愀 攀洀戀愀氀愀最攀洀 攀 愀 戀漀氀愀挀栀愀 搀愀 挀愀瀀愀 搀漀 䐀嘀䐀Ⰰ 搀攀 愀挀漀爀搀漀 挀漀洀 愀 椀搀攀渀琀椀搀愀搀攀 瘀椀猀甀愀氀 搀漀 挀甀爀琀愀ⴀ洀攀琀爀愀最攀洀⸀ | |
CONSIDERAÇÕES | |
É possível observar que o projeto multimídia obteve sucesso e atingiu os objetivos que esperava alcançar: convidar os alunos de outras turmas para assistirem o curta, bem como pessoas até mesmo de fora da faculdade, criar curiosidade sobre o que se tratava a história de Helen e criar uma interação entre os alunos de Comunicação da faculdade. Estes resultados foram atingidos por meio de todos os conteúdos adquiridos ao longo do curso, força de vontade da equipe, um bom trabalho, a exploração dos meios sociais na Internet e o auxílio e suporte dos professores e da faculdade que nos proporcionou estrutura e equipamentos para o desenvolvimento do trabalho. | |
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS | |
JENKINS, Henry. Cultura da convergência. São Paulo: Aleph, 2008.
CASTELLS, Manuel. O poder da comunicação. São Paulo: Paz e Terra, 2016.㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䨀䔀一䬀䤀一匀Ⰰ 䠀攀渀爀礀⸀ 䜀刀䔀䔀一Ⰰ 䨀漀猀栀甀愀⸀ 䘀伀刀䐀Ⰰ 匀愀洀⸀ 䌀甀氀琀甀爀愀 搀愀 䌀漀渀攀砀漀Ⰰ 䌀爀椀愀渀搀漀 嘀愀氀漀爀 攀 匀椀最渀椀昀椀挀愀搀漀 倀漀爀 䴀攀椀漀 搀愀 䴀搀椀愀 倀爀漀瀀愀最瘀攀氀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䄀氀攀瀀栀Ⰰ ㈀ 㐀⸀ HOPKINS, Claude. A Ciência da Propaganda. São Paulo: Cultrix, 1997. 㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀 |