ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XIX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #d62a08"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;01487</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;RT</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;RT03</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Intrigas, desavenças e traições</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Jamille Karolina Maltaca (Universidade Positivo); Ana Clara Gobbes Faria (Universidade Positivo); Alana Thaís Staidel (Universidade Positivo); Izabella Moreira (Universidade Positivo); Maria Stefani Aguiar (Universidade Positivo); Luiz Witiuk (Universidade Positivo)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;Rádio, Rádionovela, Ficção, Jornalismo, Dramatiação</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"><p dir="ltr" style="line-height:1.38;margin-top:0pt;margin-bottom:0pt;" id="docs-internal-guid-d71e71cc-db3b-5990-882d-9941744cf9fe"><span style="font-size:11pt;font-family:Arial;color:#000000;background-color:transparent;font-weight:400;font-style:normal;font-variant:normal;text-decoration:none;vertical-align:baseline;white-space:pre;white-space:pre-wrap;">Com o intuito de colocar em prática as teorias estudadas durante o 6 º período de jornalismo a respeito de programas especiais no rádio,  Intrigas, desavenças e traições é uma radionovela de 15 minutos e 36 segundos de duração produzida por alunos de Jornalismo da Universidade Positivo de Curitiba. São seis personagens que constroem uma narrativa de ficção e emoção que surpreende o ouvinte. </span></p> </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"><p dir="ltr" style="line-height:1.38;margin-top:0pt;margin-bottom:0pt;" id="docs-internal-guid-d71e71cc-db3e-5f4e-b761-6c8a2e837d9c"><span style="font-size:11pt;font-family:Arial;color:#000000;background-color:transparent;font-weight:400;font-style:normal;font-variant:normal;text-decoration:none;vertical-align:baseline;white-space:pre;white-space:pre-wrap;">Em 1922 entrava a primeira transmissão do rádio no Brasil, era uma raridade e somente as famílias de renda maior poderiam ter tal aparelho em casa. Assim que o rádio se tornou mais popular, logo, mais econômico, surgiram as primeiras radionovelas que eram inspiradas no teatro, ou seja, começavam e terminavam no mesmo dia. </span></p><br><p dir="ltr" style="line-height:1.38;margin-top:0pt;margin-bottom:0pt;"><span style="font-size:11pt;font-family:Arial;color:#000000;background-color:transparent;font-weight:400;font-style:normal;font-variant:normal;text-decoration:none;vertical-align:baseline;white-space:pre;white-space:pre-wrap;">A primeira radionovela de sucesso no Brasil foi  Em Busca da Felicidade , uma história baseada em um texto cubano de Gilberto Martins em 1941. O auge das radionovelas no Brasil se deu entre as décadas de 1940 e 1950, e tem relação com o posterior surgimento das telenovelas (VICENTE; SOARES, 2016). Após a chegada da televisão, a rádio continuou produzindo suas radionovelas, mas em 1970 era declarada a decadência do rádio. Porém, elas foram refeitas na televisão. </span></p><br><p dir="ltr" style="line-height:1.38;margin-top:0pt;margin-bottom:0pt;"><span style="font-size:11pt;font-family:Arial;color:#000000;background-color:transparent;font-weight:400;font-style:normal;font-variant:normal;text-decoration:none;vertical-align:baseline;white-space:pre;white-space:pre-wrap;"> Intrigas, desavenças e traições foi um roteiro no estilo novela mexicana e com o uso de muitos efeitos sonoros e áudios melodramáticos para chamar a atenção dos ouvintes, entreter e gerar curiosidade para assistir aos próximos capítulos.</span></p> </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"><p dir="ltr" style="line-height:1.38;margin-top:0pt;margin-bottom:0pt;" id="docs-internal-guid-d71e71cc-db3f-5ed4-5561-f2b0c32bb1ff"><span style="font-size:11pt;font-family:Arial;color:#000000;background-color:transparent;font-weight:400;font-style:normal;font-variant:normal;text-decoration:none;vertical-align:baseline;white-space:pre;white-space:pre-wrap;">Com o intuito de colocar em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula,  Intrigas, desavenças e traições é uma radionovela contemporânea que conta a história de um casal apaixonado: Carlos Alberto e Maria do Rosário, que juntos, tinham a pequena Lupita de quatro anos. Maria do Rosário é dona de uma galeria de arte e sem tempo para lazer, decide contratar uma gerente para ficar na loja, a Roberta. No desenrolar da Narrativa, Roberta acaba fazendo Carlos Alberto se encantar por ela e a babá de Lupita - filha do casal - acaba descobrindo e pede dinheiro ao patrão, em troca de seu silêncio. Entre essas idas e vindas, descobertas e segredos, a narrativa é construída através de uma boa narração e efeitos sonoros. </span></p><br><p dir="ltr" style="line-height:1.38;margin-top:0pt;margin-bottom:0pt;"><span style="font-size:11pt;font-family:Arial;color:#000000;background-color:transparent;font-weight:400;font-style:normal;font-variant:normal;text-decoration:none;vertical-align:baseline;white-space:pre;white-space:pre-wrap;">O grande objetivo dessa radionovela era colocar em prática de maneira divertida, reflexiva e curiosa os temas discutidos em sala de aula. A produção da radionovela, que exige um trabalho prático que integra técnicas de edição e produção de áudio, é uma experiência enriquecedora dentro do ambiente acadêmico e possibilita aos estudantes a aquisição de conhecimento sobre o modo de produção de uma radionovela, que é um dos produtos mais completos e abrangentes dentro do universo radiofônico.</span></p> </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"><p dir="ltr" style="line-height:1.38;margin-top:0pt;margin-bottom:0pt;" id="docs-internal-guid-d71e71cc-db3f-94ee-2c52-c20b82864a1c"><span style="font-size:11pt;font-family:Arial;color:#000000;background-color:transparent;font-weight:400;font-style:normal;font-variant:normal;text-decoration:none;vertical-align:baseline;white-space:pre;white-space:pre-wrap;">Borelli e Mira (1996)</span><span style="font-size:11pt;font-family:Arial;color:#000000;background-color:transparent;font-weight:700;font-style:normal;font-variant:normal;text-decoration:none;vertical-align:baseline;white-space:pre;white-space:pre-wrap;"> </span><span style="font-size:11pt;font-family:Arial;color:#000000;background-color:transparent;font-weight:400;font-style:normal;font-variant:normal;text-decoration:none;vertical-align:baseline;white-space:pre;white-space:pre-wrap;">afirmam que  valoriza-se no rádio a sua incompletude como elemento de estimulação da imaginação e criatividade do ouvinte (p. 39). Ainda de acordo com as autoras, essas características possibilitam ao ouvinte imaginar as situações narradas, embora, ao invés de imagens, a história seja contada apenas pelo som. </span></p><br><p dir="ltr" style="line-height:1.38;margin-top:0pt;margin-bottom:0pt;"><span style="font-size:11pt;font-family:Arial;color:#000000;background-color:transparent;font-weight:400;font-style:normal;font-variant:normal;text-decoration:none;vertical-align:baseline;white-space:pre;white-space:pre-wrap;">Além das músicas e efeitos sonoros inseridos na radionovela, que contribuem para a estimulação do imaginário do ouvinte e a identificação com as emoções retratadas na história narrada, o próprio trabalho de narração é uma característica fundamental na produção de uma radionovela, que contribui para a imersão do público nas situações contadas. Borelli e Mira (1996) comentam que  na rádio a narração se produz através de um trabalho de carpintaria do som, que deve conter todas as informações de que o ouvinte necessita para criar mentalmente uma história &nbsp;(p. 41).</span></p> </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"><p dir="ltr" style="line-height:1.38;margin-top:0pt;margin-bottom:0pt;" id="docs-internal-guid-d71e71cc-db3f-da02-0474-915f89498383"><span style="font-size:11pt;font-family:Arial;color:#000000;background-color:transparent;font-weight:400;font-style:normal;font-variant:normal;text-decoration:none;vertical-align:baseline;white-space:pre;white-space:pre-wrap;">O programa especial no rádio pode ser trabalhado com fatos reais e/ou ficção, o formato pode ser livre, ou seja, pode usar a imaginação. Ela pode ter qualquer formato a fim de entreter o ouvinte, ou seja, uma das principais características é ter uma narrativa intensa, assim como no documentário. O método em  Intrigas, desavenças e traições foi produzir um roteiro com bastante detalhes e características dos personagens para que quem ouça, possa imaginar exatamente como é, além dos efeitos sonoros, que fazem o ouvinte se aproximar ainda mais da história e o leva a fazer associações, trazendo autonomia e muita credibilidade. </span></p><br><p dir="ltr" style="line-height:1.38;margin-top:0pt;margin-bottom:0pt;"><span style="font-size:11pt;font-family:Arial;color:#000000;background-color:transparent;font-weight:400;font-style:normal;font-variant:normal;text-decoration:none;vertical-align:baseline;white-space:pre;white-space:pre-wrap;">A trilha sonora com pontos de ápice são fundamentais para indicar o momento de clímax e tensão, o que acaba deixando o público focado. O silêncio é uma técnica muito utilizado na produção das radionovelas, que pode ser considerado um momento de reflexão, dúvida, medo, ou até mesmo, o ponto em que a continuidade sonora é de extrema importância. Esse método foi bastante usado no produto, a fim de deixar o ouvinte prestativo na história. </span></p><br><p dir="ltr" style="line-height:1.38;margin-top:0pt;margin-bottom:0pt;"><span style="font-size:11pt;font-family:Arial;color:#000000;background-color:transparent;font-weight:400;font-style:normal;font-variant:normal;text-decoration:none;vertical-align:baseline;white-space:pre;white-space:pre-wrap;">Borelli e Mira (1996) citam que no rádio, a produção da história deve ter um cuidado maior e uma dedicação com o som:  [...] a música, como vimos, pode simular o deslocamento no espaço ou a passagem do tempo; ela faz a separação das cenas, indica emoções alegres ou tristes, acentua os momentos dramáticos ou entra para relaxar a tensão. </span></p><br><p dir="ltr" style="line-height:1.38;margin-top:0pt;margin-bottom:0pt;"><span style="font-size:11pt;font-family:Arial;color:#000000;background-color:transparent;font-weight:400;font-style:normal;font-variant:normal;text-decoration:none;vertical-align:baseline;white-space:pre;white-space:pre-wrap;">Os radioautores devem ter a noção do texto e a compreensão da história para poder colocar com clareza cada frase da narrativa, e assim, suprir a ausência da imagem. Conforme afirmam Poletto e Fernandes (2009):</span><span style="font-size:11pt;font-family:Arial;color:#000000;background-color:transparent;font-weight:400;font-style:normal;font-variant:normal;text-decoration:none;vertical-align:baseline;white-space:pre;white-space:pre-wrap;"><br class="kix-line-break"></span><span style="font-size:11pt;font-family:Arial;color:#000000;background-color:transparent;font-weight:400;font-style:normal;font-variant:normal;text-decoration:none;vertical-align:baseline;white-space:pre;white-space:pre-wrap;"><br class="kix-line-break"></span><span style="font-size:10pt;font-family:Arial;color:#000000;background-color:transparent;font-weight:400;font-style:normal;font-variant:normal;text-decoration:none;vertical-align:baseline;white-space:pre;white-space:pre-wrap;"> A voz é fundamental no rádio porque a palavra ocupa o lugar primordial na transmissão de mensagens: é a partir dela que passam a existir os mocinhos, os bandidos, os advogados, as cozinheiras, as crianças, as moças chorosas, as velhas rezando na igreja. Nas peças dramáticas, a inflexão, o tom, a modulação e o timbre dão a credibilidade adequada a cada personagem e a cada situação. Ganham a confiança do ouvinte, abrem caminho para que floresça em seu coração os sentimentos de atração e de repulsa em cada cena. </span></p> </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"><p dir="ltr" style="line-height:1.38;margin-top:0pt;margin-bottom:0pt;" id="docs-internal-guid-d71e71cc-db40-2478-6a14-c1f4ef57c115"><span style="font-size:11pt;font-family:Arial;color:#000000;background-color:transparent;font-weight:400;font-style:normal;font-variant:normal;text-decoration:none;vertical-align:baseline;white-space:pre;white-space:pre-wrap;">A elaboração de  Intrigas, desavenças e traições iniciou por meio da ideia de um tema, e assim, a criação dos personagens. A criação de um roteiro com as falas e desfecho da história foi completamente essencial, para que assim, de acordo com cada momento, fossem usados os efeitos sonoros como: passos, chaves, celular, automóvel, porta& </span></p><br><p dir="ltr" style="line-height:1.38;margin-top:0pt;margin-bottom:0pt;"><span style="font-size:11pt;font-family:Arial;color:#000000;background-color:transparent;font-weight:400;font-style:normal;font-variant:normal;text-decoration:none;vertical-align:baseline;white-space:pre;white-space:pre-wrap;">Após a gravação, foram escolhidas as trilhas sonoras de acordo com o ápice, clima e destino da narrativa. O ponto principal foi a edição, em que foram inseridas as trilhas sonoras de acordo com a narração, os efeitos sonoros, o uso do silêncio, a alteração de voz para o uso de telefone ou para o momento de pensamento. São fatores que levam um certo cuidado para saber se quem está de fora vai conseguir fazer a associação. Quanto mais elementos foram colocados, mais o público consegue acompanhar e principalmente, imaginar a narrativa acontecendo. </span></p> </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify"><p dir="ltr" style="line-height:1.38;margin-top:0pt;margin-bottom:0pt;" id="docs-internal-guid-d71e71cc-db40-672c-c02a-497179781c35"><span style="font-size:11pt;font-family:Arial;color:#000000;background-color:transparent;font-weight:400;font-style:normal;font-variant:normal;text-decoration:none;vertical-align:baseline;white-space:pre;white-space:pre-wrap;">Atualmente, apesar de não serem mais produzidas as radionovelas, ainda é possível estimular o imaginário do ouvinte por meio de recursos sonoros e boas histórias com produções universitárias que resgatem a cultura que marcou a rádio brasileira nas décadas passadas.  </span><span style="font-size:10pt;font-family:Verdana;color:#000000;background-color:transparent;font-weight:400;font-style:normal;font-variant:normal;text-decoration:none;vertical-align:baseline;white-space:pre;white-space:pre-wrap;">Isto é possível porque nós humanos não temos dois olhos. Temos três. O ouvido também vê (LÓPEZ apud POLETTO, FERNANDES, 2009). Assim,  as imagens [criadas pelo rádio] são emocionais, como a voz de uma mãe suplicando informações sobre sua filha adolescente desaparecida. São imagens que, no rádio, não se limitam ao tamanho da tela. Elas têm o tamanho que você quiser (Chantler &amp; Harris apud POLETTO, FERNANDES, 2009). </span></p><br><p dir="ltr" style="line-height:1.38;margin-top:0pt;margin-bottom:0pt;"><span style="font-size:10pt;font-family:Verdana;color:#000000;background-color:transparent;font-weight:400;font-style:normal;font-variant:normal;text-decoration:none;vertical-align:baseline;white-space:pre;white-space:pre-wrap;">Portanto, considerando as características que fazem da radionovela um produto peculiar dentro das produções midiáticas, compreende-se que o processo de produção de uma radionovela na universidade, além de enriquecer os conhecimentos teóricos e práticos dos estudantes, mantém vivas as técnicas narrativas e sonoras que inegavelmente são de qualidade em uma produção dramática para o rádio. Embora a radionovela tenha sido substituída pelo formato televisivo, é importante que seja preservada a cultura e o modo de fazer desse tipo de produção radiofônica. </span></p> </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">AS RADIONOVELAS NO BRASIL. Cultura mix. Disponível em: <http://cultura.culturamix.com/curiosidades/as-radionovelas-no-brasil>. Acesso em: 18 abr. 2018. <br><br>BORELLI, Silvia Helena Simões; MIRA, Maria Celeste. Sons, imagens, sensações: radionovelas e telenovelas no Brasil. Intercom - Revista Brasileira de Ciências da Comunicação. São Paulo, v. XIX, n. 1, p. 33-57, jan./jun. 1996. Disponível em: <http://www.portcom.intercom.org.br/revistas/index.php/revistaintercom/article/view/897/800>. Acesso em: 18 abr. 2018.<br><br>VICENTE, Eduardo; SOARES, Rosana de Lima. Entre o rádio e a televisão: gênese e transformações das novelas brasileiras. E-compós. Brasília, v. 19, n. 2, maio/ago. 2016. p. 1-17. Disponível em: <www.e-compos.org.br/e-compos/article/download/1309/895>. Acesso em: 18 abr. 2018. <br><br>POLETTO, Thays Renata; FERNANDES, Márcio. Sons para sonhar: sonhos para ouvir - as radionovelas e a mágica da palavra falada no rádio. Revista Ide. São Paulo, v.32, n. 49. 2009. Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-31062009000200014>. Acesso em: 18 abr. 2018. <br><br> </td></tr></table></body></html>