ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XIX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #d62a08"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;01492</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;JO</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;JO02</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Uma experiência de assessoria de imprensa para cooperativa de catadores de material reciclável</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Thaline Cardoso. (Associação Educacional Luterana); Rhaiana Rizzi (Associação Educacional Luterana); Marília Crispi de Moraes (Associação Educacional Luterana)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;Comunicação Interna, Jornalismo, Reciclagem, Sustentabilidade, </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O trabalho, no âmbito de comunicação interna, propôs uma série de estratégias comunicacionais para a Associação Ecológica dos Catadores e Recicladores de Joinville, uma organização sem fins lucrativos, localizada na zona leste da maior cidade de Santa Catarina. Promover a valorização do trabalho da associação, a capacitação para campanhas de conscientização e a criação de peças gráficas foram as principais ações desenvolvidas. Dentro do contexto de vulnerabilidade em que vivem os catadores, o fortalecimento da comunicação interna também contribuiu para elevar a autoestima dos associados. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A construção do Projeto Assecrejo - Uma experiência de assessoria de comunicação para a associação de catadores de material reciclável foi uma das atividades propostas na disciplina de Assessoria de Comunicação do curso de Jornalismo da Associação Educacional Luterana Bom Jesus/Ielusc no ano de 2017. A escolha da Associação de Catadores e Recicladores de Joinville (Assecrejo) foi motivada pelo interesse do grupo pela temática ambiental e pela importância do papel dos catadores para a reciclagem, embora haja pouca valorização de seu trabalho pela sociedade. O trabalho de triagem dos materiais é feito de forma braçal e, apesar das 10 toneladas recicladas diariamente, o número de rejeitos soma cerca de uma tonelada por dia. Isso demonstra que ainda falta conscientização sobre a correta separação dos resíduos. Para a produção do projeto e desenvolvimento das ações foram utilizados conceitos de comunicação organizacional, com ênfase em estratégias de comunicação interna, a fim de informar e integrar os diversos segmentos da associação. Curvello (2012) define esse campo como conjunto de ações que a organização coordena com o objetivo de ouvir, mobilizar e educar em torno de valores que precisam ser compartilhados pelos membros, facilitando a construção de uma boa imagem pública. A escolha por desenvolver uma comunicação com características organizacionais, definidas por Kunsch (2003) como ferramenta estratégica e interativa, deve-se também ao espaço limitado que essa associação recebe nos veículos comunicacionais da região, sendo lembrados apenas em datas simbólicas durante o ano.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Objetivo geral Desenvolver ações de comunicação interna que contribuam para a valorização do trabalho dos catadores e recicladores da Assecrejo. Objetivos específicos - Elaborar campanhas sobre práticas de higienização aos membros da associação. - Promover ações de valorização de trabalho, como ginástica laboral e fotorreportagem. - Produzir peças de comunicação para a identificação da página da associação nas redes sociais. - Criar um press kit para ser apresentado à imprensa, visitantes e potenciais apoiadores. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A proposta de desenvolver ações de comunicação interna para a Associação de Catadores e Recicladores de Joinville (Assecrejo) justifica-se pela pouca visibilidade da organização nas mídias tradicionais e, consequentemente, na sociedade joinvilense. Embora realizem um trabalho fundamental para a preservação ambiental, os catadores e recicladores enfrentam preconceitos e, em especial, os membros da Assecrejo enfrentam ou já enfrentaram situações de vulnerabilidade social. Tudo isso desencadeia um processo de autodesvalorização. Além disso, os membros da associação enfrentam uma jornada de trabalho extenuante e com renda nem sempre compatível com suas necessidades. A associação existe há 16 anos e recebe, por dia, a carga de quatro caminhões da coleta seletiva, mas, desse volume muita coisa é rejeitada porque não foi separada de modo adequado. Conforme relato dos catadores, é corriqueiro encontrar restos de comida, lixo de banheiro e até animais mortos junto ao material reciclável, o que acaba contaminando o que poderia ser aproveitado para a reciclagem. É da venda de materiais para a reciclagem que os associados retiram seu sustento e o de suas famílias. Ao longo dos anos, construíram laços com aqueles que trabalham e ajudam a associação, mas, até então as ações de comunicação entre a organização e seus parceiros era incipiente, limitando-se a uma página na rede social Facebook com atualizações muito esporádicas. A escolha pela Assecrejo para desenvolver ações de assessoria de comunicação, mostrou-se uma tentativa de sair do convencional, visto que planos de comunicação organizacional comumente são mais empregados em empresas. A Assecrejo tem compromisso maior com os seus membros e com seu papel relevante na sociedade. A imagem do catador retratada nos veículos comunicacionais do município mostra uma ação de extrema importância, mas a realidade dessa valorização não acompanha esse cotidiano. Nunes (2017), líder da associação, informou que imagem dos catadores costumam ser diretamente relacionadas à sujeira, a um trabalho informal e sem perspectiva. Além de expandir o trabalho para questões de compromisso social, as ações de comunicação interna permitiram auxiliar os membros da Assecrejo a redefinirem seus próprios objetivos, como, por exemplo, tornar-se uma cooperativa. Lobo (2013) define que o papel do jornalismo se estende do simples ato de informar, pois seu compromisso social é opor-se à massificação da mente coletiva e procurar trazer um olhar humanizado independentemente de qual viés jornalístico que o profissional trabalhe. Conforme Ferraretto e Ferraretto (2009),  o processo de construção da credibilidade de uma organização não governamental faz parte a promoção da imagem dessa ONG como fonte de referência . Por esse prisma, expor aos membros da Assecrejo a importância da comunicação constituiu-se no primeiro desafio. Assim sendo, basear o trabalho em estratégias de comunicação interna foi a maneira adotada para iniciar esse movimento de dentro para fora. Apesar dessa decisão, não se pode negligenciar alguma forma de comunicação externa. A opção, além da atualização de redes sociais, foi a elaboração de um press kit, visto que, como apontam Ferrareto e Ferrareto (2009), é interessante manter um bom material de apoio na forma de press kit, com breve histórico da instituição, objetivos, atividades principais, indicações de fontes.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A primeira providência foi a realizar visitas à sede da Assecrejo para realizar o briefing, além de conhecer o ambiente e a ONG assessorada. A partir das necessidades constatadas houve a elaboração de um plano de comunicação com a proposta de ações para potencializar a comunicação interna e conteúdos multimídia destinados à divulgação para os meios de comunicação da cidade. O plano foi apresentado a Severino Tavares Nunes, líder da associação. Devido ao pouco tempo para execução, cerca de três meses, optou-se por centrar esforços em três ações: uma específica para meios digitais, já que o grupo possuía uma página no Facebook; uma de viés jornalístico voltada a informar veículos de comunicação da cidade e que incluiu produção de vídeos, fotografias e áudios; e outra destinada a potenciais apoiadores, a fim de obter recursos para aquisição de uniformes e materiais para os catadores. Entretanto, logo no início do desenvolvimento do trabalho ficou evidente a dificuldade de comunicação dos líderes da associação. Como não havia tempo hábil para um treinamento específico aos porta-vozes e como era patente a situação de vulnerabilidade dos assessorados, foi necessário remodelar o planejamento inicial. As três ações passaram a focalizar a valorização do trabalho de seleção e reciclagem e também dos agentes recicladores. Na esfera digital, manteve-se a elaboração de uma marca e slogan; para fortalecer a comunicação interna houve o desenvolvimento de cartilha de higienização correta das mãos e de um cartaz e também de cartilhas (uma para cada associado) para ilustrar as explicações sobre uma sequência de alongamentos sugeridos por um profissional de Educação Física. Outra ação estratégica envolveu apoiadores externos para viabilizar a entrega de entrega de kits de higienização. Houve ainda a elaboração de material comemorativo do aniversário da associação e a execução de fotorreportagem para inclusão no press kit. Ao longo do trabalho priorizou-se criar um conteúdo de fácil entendimento para os catadores, levando-se em consideração que a maioria possui baixa escolaridade.  A maneira de falar de cada personagem é importante elemento de sua identidade. Daí a importância da incorporação da oralidade (CRIADO, 2006, p.20). Para a montagem das peças gráficas, utilizou-se o programa Adobe Illustrador CC e para a produção das fotografias uma câmera Nikon D3100.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A Assecrejo existe há 16 anos e tem um papel indiscutível de importância. Seus catadores trabalham, de segunda-feira a sábado, das 7 horas às 18h30. Esse cotidiano é influenciado pela quantidade de materiais recebidos. O trabalho organiza-se em etapas: separação do material, limpeza e prensagem. Após isso, o material é vendido a atravessadores, que destinam os materiais comprados para as indústrias. Como ainda não se trata de uma cooperativa, submetem-se a esse processo e, por isso, recebem valor muito baixo pelos produtos. Poucos recursos financeiros ficam com a associação, a maior parte é dividida igualmente entre os trabalhadores. Portanto, a ONG não possui condições financeiras para investir em comunicação. Diante de tal contexto, firma-se ainda mais ideia de assessoria de comunicação como pensamento estratégico, tomando-se aqui, o sentido de estratégia como propõe Martinuzzo (2013), de que, em condições desafiantes concretas, o profissional saiba pensar, tenha meios de decidir e consiga fazer o que for melhor para o assessorado, considerando todas as variáveis que condicionam a existência da organização. Tendo isso como base, a ação interna constituiu-se em três formas de valorização, acessíveis de forma digital e impressa dentro da associação. A primeira ação contou com a colaboração da estudante Thauane Rizzi, de Publicidade e Propaganda, que desenvolveu uma marca e o slogan,  pensamos além, fazemos o bem . A ideia de criar a identidade visual permitiu que a esfera digital da Assecrejo transmitisse mais credibilidade e organização ao seu possível leitor. Ainda como primeira ação, visando a melhoria das condições internas de trabalho e convívio, sempre atentando para as necessidades apontadas no briefing, produziu-se uma cartilha com orientações sobre a correta higienização das mãos, atendendo a uma das demandas de valorização do profissional. Como segunda ação, buscou-se a valorização do trabalhador. Pensando estrategicamente, percebeu-se que era necessária também uma ação prática, que fosse além da comunicação convencional, a fim de trabalhar com a elevação de autoestima dos associados. Por isso, o profissional de Educação Física Vitor Hugo Joaquim foi à sede da Assecrejo e realizou uma sessão de exercícios de alongamento que ajudam a prevenir lesões por esforço repetitivo. Com base nesses exercícios, houve elaboração de uma segunda cartilha, ilustradas, com oito formas de alongamentos que poderiam ser feitos durante a jornada do trabalho. A terceira ação envolveu a busca de patrocínio e visava a aquisição de materiais de higiene e limpeza. Por se tratar de uma ação de responsabilidade social, buscou-se uma empresa com tal comprometimento. A primeira tentativa já foi bem sucedida junto à Condor S/A, empresa localizada em São Bento do Sul, a 80 Km de Joinville, que trabalha com a área de limpeza e higiene desde 1929. Como o objetivo do patrocínio era a montagem de kits para a edição de aniversário da associação, foram entregues pela empresa aproximadamente 24 escovas e cremes dentais. Completando a ação destinada ao aniversário, houve o lançamento do press kit, reunindo relatos, fotorreportagens, dicas de separação correta de lixo, tempo de decomposição dos materiais e uma planilha com dias e horários da coleta seletiva. O objetivo de todas essas realizações, além de colocar em prática o conteúdo estudado na disciplina de Assessoria de Comunicação, foi desenvolver nos membros da associação a compreensão do papel fundamental da organização e a valorização de seu trabalho, bem como fazê-los entender a importância da comunicação tanto interna quanto com a comunidade, via veículos de imprensa ou redes sociais.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">Realizar um trabalho de assessoria de comunicação para uma ONG como a Assecrejo, cujos membros vivem situações de vulnerabilidade e que são, muitas vezes estigmatizados pela sociedade, mesmo realizando um trabalho de fundamental importância como é a reciclagem de resíduos sólidos, pareceu  desde o início da proposta  uma forma de experienciar também a comunicação como pensamento estratégico. Do mesmo modo, foi uma oportunidade de demonstrar quanto a comunicação pode contribuir para a transformação da realidade. Foi possível constatar, na prática, a importância da pesquisa e do briefing inicial para o planejamento das ações. Também ficou comprovado na prática o que se aprende na teoria, de que o planejamento é sempre um norte a seguir, mas que pode passar por mudanças de acordo com a realidade que se apresenta e de acordo com os resultados que se vão alcançando. Ou seja, ficou demonstrada a importância da avaliação constante das ações, a fim de se corrigir o rumo quando necessário. Foi o que aconteceu durante o trabalho, ao se constatar que as dificuldades da Assecrejo eram ainda mais profundas do que a mera carência comunicacional, requerendo ações estratégicas para além da estrita questão comunicacional. Ao longo do processo, também se percebeu a necessidade de fortalecimento da relação entre assessor/assessorado e a importância de se encontrar mecanismos de desenvolvimento da comunicação interna. Os desafios encontrados durante a aplicação do trabalho serviram, ao todo, como uma forma de vincular teoria com a prática, mas também contribuíram para promover pequenas transformações na realidade dessas pessoas. Certamente, outras ações que demandam mais tempo, como a preparação de porta-vozes para comunicação direta com veículos de comunicação, por exemplo, poderão fortalecer ainda mais a Assecrejo. Ainda assim, restou demonstrada que a prática da assessoria de comunicação também cumpre importante função social, tal como ocorre com outros trabalhos jornalísticos.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">CRIADO, Alex. Falares: a oralidade como elemento construtor da grande- reportagem. 2006. 144 f. Tese (Doutorado em Ciências da Comunicação). Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2006.<br><br>CURVELLO, João José Azevedo: comunicação interna e cultura organizacional. 2012. - 2ª edição d. rev. e atual.  Brasília: Casa das Musas, 2012.<br><br>FERRARETTO, Elisa Kopplin e FERRARETTO, Luiz Arthur. Assessoria de Imprensa: teoria e prática. 5 ed. São Paulo: Summus Editorial, 1999<br><br>MARTINUZZO, José Antônio. Seis questões fundamentais da assessoria de imprensa estratégica em rede. Rio de Janeiro: Mauad, 2013.<br><br>NUNES, Severino Tavares. Entrevista concedida a Rhaiana Rizzi. Joinville, SC. 03 de abril. de 2017.<br><br> </td></tr></table></body></html>