ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XIX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #d62a08"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;01508</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PP</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PP07</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;VT Institucional Justa Trama - Vista Essa Causa</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Gabriel Prestes Batista (Universidade Federal do Pampa); Merli Leal Silva (Universidade Federal do Pampa); Pedro Cobra Lisboa Rosa (Universidade Federal do Pampa); Levi Macedo de Carvalho (Universidade Federal do Pampa); Luana Dias Kasper (Universidade Federal do Pampa); Rafael Ferreira Ataide da Silva (Universidade Federal do Pampa); João Victor da Silva Souza (Universidade Federal do Pampa)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;Publicidade, filme publicitário, economia solidária, Justa Trama, </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O vídeo publicitário "Vista Essa Causa" para a cooperativa Justa Trama foi desenvolvido nos componentes curriculares: produção eletrônica em vídeo publicitário, redação publicitária: audiovisual e direção de arte dois. Elaborado em três etapas, pré-produção, concepção e pós-produção, o vídeo tem o objetivo de transmitir os principais valores da economia solidária defendida pela Justa Trama através da transparência da cadeia produtiva.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">No segundo semestre de 2017, fomos desafiados com um projeto interdisciplinar que envolveu os componentes curriculares intitulados "Redação Publicitária: Audiovisual", "Produção Eletrônica em Vídeo Publicitário" e "Direção de Arte II" ministrados, respectivamente, pelas docentes Merli Leal Silva, Camila Rodrigues Pereira e Denise Aristimunha de Lima. Este projeto interdisciplinar tinha como finalidade o desenvolvimento de um filme publicitário para a Cooperativa de economia solidária, Justa Trama. A Justa Trama é referência no ramo da economia solidária, está presente em cinco estados brasileiros, acredita no comércio justo e solidário, nas relações de produção sem exploração e, além disso, preocupa-se com o meio ambiente ao usar somente algodão agroecológico. Todas essas vertentes que representam a cooperativa foram a principal fonte de inspiração para a produção do filme. Ao assistir o VT, podemos notar as nítidas referências à missão da Justa Trama que é articular e integrar os empreendimentos da cadeia produtiva da fibra ecológica através do plantio, transformação, produção e comercialização, promovendo a economia solidária, a sustentabilidade, a agroecologia, o comércio justo, consumo consciente, a preservação do meio ambiente e a distribuição justa de renda para seus associados e a sociedade em geral. Após a criação do material audiovisual, foi realizada uma banca avaliadora composta por duas professoras dos componentes curriculares (Camila Rodrigues Pereira e Merli Leal Silva) e a profissional da área da publicidade que atende a Justa Trama, Dora Bragança Castagnino. Todos os vídeos produzidos foram disponibilizados para Justa Trama e estão sendo veiculados pela página. Por fim, ressaltamos que este trabalho visa expor o processo de pré-produção, concepção e pós produção do filme em questão com o intuito de justificar as escolhas feitas para que esse material audiovisual fosse concebido. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O vídeo produzido para a instituição tem como objetivo principal sintetizar imageticamente os aspectos que a empresa defende, com ênfase no processo da cadeia produtiva da marca. Isso se justifica, pois ela se preocupa em confeccionar produtos de uma forma economicamente e ambientalmente responsável que dá protagonismo ao pequeno produtor rural que colhe produtos naturais e sem agrotóxicos, às costureiras que manufaturam o vestuário e todas as pessoas que participam desse processo. A partir do briefing foi possível detectar o público-alvo da organização, que pode ser descrito como aqueles que se importam com uma cadeia produtiva consciente que não cause danos ao meio ambiente e com as pessoas que estão envolvidas no processo de produção. Objetivamos a transmissão de valores que seriam facilmente identificados pelo público-alvo. Fatores que realmente importam para a Justa Trama e que ela gostaria que fossem percebido pelo seus clientes. Com isso buscamos criar um estreitamento entre a pessoa que visa produtos naturais e preservação do meio ambiente e a Justa Trama, que valoriza esse ideal e por isso garantirá que ele receba o que deseja com todos os cuidados que algo tão delicado merece. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Para alcançar esse objetivo, necessitamos definir alguns elementos que seriam evidenciados na produção. A Justa Trama destaca-se por ser um empreendimento de economia solidária, que crê na relação de produção sem que haja exploração, proporcionando equidade de gênero e social. Mostrar a cadeia produtiva foi o modo que encontramos para exaltar essas características. A ideia básica era, de modo dinâmico, mostrarmos as etapas que um produto da empresa passa até chegar no seu cliente final, sendo transparente com suas etapas e partindo de um questionamento: onde terminaria a cadeia produtiva de uma marca como a Nike, por exemplo? Destacamos, então, dois elementos que simbolizam a empresa e seus valores. O primeiro foi a própria economia solidária. Para simbolizá-la, utilizamos as mãos dos personagens. Durante o vídeo, demonstramos que a empresa é construída por diversas pessoas nessa cadeia. Além disso, o segundo ponto, é a equidade de gênero. Optamos por uma protagonista mulher, pois a Justa Trama é majoritariamente feita por elas, mantendo uma postura de redução da desigualdade de gênero predominante no mercado de trabalho. Por fim, a mensagem que o vídeo deseja comunicar é a de que ao comprar os produtos da Justa Trama o cliente não está apenas adquirindo um produto, mas apoiando a causa da economia solidária, do trabalho sem exploração, da equidade de gênero, enfim, todos os valores e compromissos que a empresa tem com a sociedade e consigo. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">4.1 PRÉ-PRODUÇÃO A partir do briefing entregue pela professora, iniciamos a elaboração, através de um brainstorm, da ideia principal do vídeo e de como sua narrativa seria conduzida. Definido tais aspectos, elaboramos um roteiro levando em conta como essa história seria contada, ou seja, considerando aspectos da montagem, já que o vídeo seria de trás para frente. Com todas as cenas e comentários sobre montagem prontos, o roteiro foi enviado à professora e aprovado para início do planejamento das gravações. Para definir os elementos de fotografia, figurino, cenário, iluminação elaboramos um moodboard, com elementos que inspirariam as escolhas nesses aspectos pontuados. Além disso, ele contém as inspirações para a montagem do vídeo. Após essa etapa, realizamos a decupagem do roteiro, separando-o por cenas, enquadramento, descrição do plano, ângulo e lado do ângulo. Os principais planos utilizados na produção foram o detalhe e o médio, tendo em vista o foco nas mãos dos personagens. Depois de definir todas essas informações, desenvolvemos um storyboard para visualizarmos melhor cada enquadramento pensado e corrigirmos, adequando ao que o grupo desejava. Imagem 1: Storyboard Por fim, utilizamos duas locações internas e duas externas: quarto e casa da costureira, frente de prédio e plantação de algodão, respectivamente. 4.2 CONCEPÇÃO As filmagens ocorreram no período de três dias. Realizamos no primeiro dia a gravação das cenas na casa da costureira e algumas cenas externas, no segundo dia a gravação das demais cenas internas e no terceiro as demais cenas externas. Os equipamentos utilizados durante o processo de gravação deste VT resumem-se a uma câmera digital Nikon e um tripé para apoio. Em se tratando da direção de arte, Paiva (2015, p. 05) afirma que  nos domínios das narrativas audiovisuais, a direção de arte é uma das instâncias criativas do projeto estético que define a visualidade de uma obra cinematográfica ou televisiva . Sendo assim, os componentes imagéticos trabalhados dentro da peça se configuram da seguinte forma: o tom da peça, assim como do figurino, se dá a partir do uso de cores neutras, tons de marrom ou tons semelhantes as cores dominantes nos produtos da Justa Trama, mantendo assim uma linguagem pouco agressiva, fazendo alusão direta à matéria prima da empresa (algodão cru). Os locais selecionados para as gravações objetivam ser verossímeis e mostrar a pessoalidade do trabalho realizado pelos colaboradores que formam essa organização, sendo assim, os ambientes e o cenário são compostos por espaços não muito grandes e iluminados através de luz natural. Ao mesmo tempo também, o VT como um todo pretende representar o sentimento de coletividade e consciência ambiental dos envolvidos nesta cadeia, reforçando o laço criado por estes através do enfoque da câmera no movimento das mãos dos personagens, dando assim protagonismo a estas, que são parte essencial dos processos produtivos da empresa, gerando assim conexão entre as cenas. 4.3 PÓS-PRODUÇÃO A última etapa desse processo de confecção do filme envolve toda a edição, responsável pela montagem e por trazer sentido para a narrativa. O programa utilizado para editar foi o Adobe Premiere que possibilitou a realização da montagem das cenas de maneira inversa (de trás para frente), a edição da fotografia que aconteceu através da correção da cor das cenas para trazer o ar mais quente e neutro e os closes mais fechados para transmitir pessoalidade e proximidade da marca ao consumidor. Para mais, a escolha da trilha sonora tem como intenção dar ritmo a todo este processo e conduzir através da narrativa o telespectador, como diz Gerbase (2012, p. 234)  a letra, a melodia, o ritmo e a harmonia de uma canção podem ser parte da narrativa. As músicas são ouvidas pelos personagens, ou executadas por personagens . Além do mais, o fato da música utilizada no vídeo ser essencialmente feita com instrumentos de percussão é mais um fator que ajuda a compor essa história. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O vídeo se inicia com a protagonista entrando em seu quarto com um pacote na mão. Senta-se na cama, abre-o e, em seguida, veste a camiseta que estava dentro do pacote de frente para o espelho (ao mesmo tempo aparece a frase  não é apenas vestir ). A partir desse momento a narrativa começa a ser contada de trás para frente, apresentando todo o caminho que essa camiseta percorreu para chegar nas mãos dela. Sendo assim, as cenas citadas a seguir contam a ordem que o vídeo continua (lembrando que as cenas estão descritas aqui como uma ação normal, mas no vídeo elas aparecem invertidas): a protagonista entra no quarto; abre a porta do quarto; recebe o pacote do funcionário da empresa de entrega de encomendas; o homem da empresa de encomendas tira o pacote da sua bolsa; o pacote é colocado numa caixa maior para envio; a camiseta é dobrada para ser colocada no pacote; um pedaço do tecido da camiseta é costurado; linhas de costura são puxadas pela máquina; movimento da tesoura cortando tecido; mulher colaboradora da Justa Trama colhendo os algodões numa plantação; corta para a protagonista terminando de vestir a camiseta em seu quarto e a frase  é vestir uma causa , ela sai de cena e entra o logo da Justa Trama.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">A partir de toda a experiência que compôs a atividade realizada, percebemos que além da Justa Trama se destacar por ser uma empresa baseada na economia solidária, a marca se propõe em confeccionar produtos de alta qualidade e ambientalmente responsáveis. Sendo assim, o vídeo promocional apresenta confiabilidade mostrando o processo da cadeia produtiva. Com o objetivo de demonstrar brevemente cada uma das fases que compõe o processo de produção, o vídeo conta com apenas imagens e trilha, para maior fixação devido a sua curta duração. Assim, nos foi possível explorar as singularidades da marca e divulgá-las não apenas como um produto, mas como também uma causa, deixando límpidos os valores e compromissos que a empresa tem com a sociedade.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">GERBASE, Carlos. Cinema: primeiro filme: descobrindo, fazendo, pensando. Porto Alegre. Artes e Ofícios, 2012.<br><br>PAIVA, Milena Leite. A direção de arte no audiovisual brasileiro: uma abordagem sobre Suburbia. Dissertação (mestrado)  Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas. Campinas, SP.<br><br> </td></tr></table></body></html>