INSCRIÇÃO: | 01510 |
CATEGORIA: | RP |
MODALIDADE: | RP10 |
TÍTULO: | LGBTQFOBIA MATA |
AUTORES: | Gabriel Santos de Moura (Universidade de Santa Cruz do Sul) |
PALAVRAS-CHAVE: | Comunicação Audiovisual, Conscientização, LGTQfobia, Relações Públicas, |
RESUMO | |
O vídeo “BASTA DE LGBTQFOBIA” é um produto de comunicação institucional audiovisual, desenvolvido durante as atividades da disciplina de Oficina em Redação IV, no ano de 2017. Este material foi elaborado para a campanha “LGBTQFOBIA MATA” realizada para o Coletivo LGBTQ Nicolle Rocha, localizado na cidade de Cachoeira do Sul, RS. O vídeo tem como foco conscientizar a população sobre os altos índice de violência contra pessoas LGBTQ (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transexuais, Queer) através da apresentação de dados, em um audiovisual emotivo e informativo. O intuito do mesmo se resume em informar a população que o Brasil é o país que mais mata pessoas LGBTQ do mundo. Nesse sentido, procuramos ressaltar assim, a importância social que o trabalho do Coletivo tem na sociedade onde está inserida, e usar do material para melhor se comunicar, informar, e conscientizar seus públicos de interesse. | |
INTRODUÇÃO | |
O Brasil é o país que mais mata pessoas LGBTQs do mundo. O Coletivo LGBT Nickolle Rocha é fruto de um episódio trágico ocorrido em Cachoeira do Sul, no dia 11 de julho de 2016; data em a jovem que dá nome ao Coletivo, foi assassinada em um local público. Nickolle Rocha era o nome social de Yure de Oliveira Rocha. A morte da jovem causou comoção na cidade e foi repercutida em vários veículos de comunicação. Os amigos de Nickolle mobilizaram-se em prol da causa e buscaram estabelecer um diálogo com a comunidade a respeito da LGBTQfobia. Para isso, o grupo realiza ações de conscientização em diversos âmbitos. 䄀琀甀愀爀 挀漀洀漀 刀攀氀愀攀猀 倀切戀氀椀挀愀猀 瀀愀爀愀 甀洀愀 漀爀最愀渀椀稀愀漀 猀攀洀 昀椀渀猀 氀甀挀爀愀琀椀瘀漀猀 甀洀愀 琀愀爀攀昀愀 挀漀洀瀀氀攀砀愀Ⰰ 瀀漀椀猀Ⰰ 攀猀琀攀猀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀椀猀 瀀爀攀挀椀猀愀洀 昀愀稀攀爀 挀漀洀 焀甀攀 愀 攀猀猀渀挀椀愀 搀愀 漀爀最愀渀椀稀愀漀 瀀漀猀猀愀 猀攀 昀愀稀攀爀 搀攀 昀挀椀氀 攀渀琀攀渀搀椀洀攀渀琀漀 瀀愀爀愀 琀漀搀漀猀 猀琀愀欀攀栀漀氀搀攀爀猀⸀ 一漀 挀愀猀漀 搀漀 䌀漀氀攀琀椀瘀漀 一椀挀欀漀氀氀攀 刀漀挀栀愀Ⰰ 漀猀 愀挀愀搀洀椀挀漀猀 戀甀猀挀愀爀愀洀 昀愀稀攀爀 挀漀洀 焀甀攀 愀 椀搀攀渀琀椀搀愀搀攀 搀愀 漀爀最愀渀椀稀愀漀 猀攀 昀椀稀攀猀猀攀 瀀爀攀猀攀渀琀攀 搀攀 昀漀爀洀愀 挀氀愀爀愀Ⰰ 戀攀洀 挀漀洀漀Ⰰ 愀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 搀攀 昀愀氀愀爀 猀漀戀爀攀 愀 搀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀⸀ 一攀猀琀攀 挀漀渀琀攀砀琀漀Ⰰ 愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀 愀 洀愀椀漀爀 戀攀渀攀昀椀挀椀愀搀愀 挀漀洀 椀渀椀挀椀愀琀椀瘀愀猀 搀攀 漀爀最愀渀椀稀愀攀猀 洀漀瘀椀搀愀猀 瀀攀氀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀 挀椀瘀椀氀⸀ O beneficiário desde processo de comunicação do terceiro setor, no entanto, será o indivíduo, o cidadão que está inserido no contexto de uma comunidade atuante, deixando a condição de mero espectador, torna-se sujeito no desenvolvimento do processo histórico que estará vivenciando (KUNSCH, 2007, p.313)䔀猀琀攀猀 愀猀瀀攀挀琀漀猀 猀漀挀椀愀椀猀 昀椀稀攀爀愀洀 挀漀洀 焀甀攀 漀猀 愀挀愀搀洀椀挀漀猀Ⰰ 攀猀挀漀氀栀攀猀猀攀洀 爀愀戀愀氀栀愀爀 愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 愀琀爀愀瘀猀 搀攀 愀氀最甀洀愀猀 愀攀猀 瘀漀氀琀愀搀愀猀 瀀愀爀愀 甀洀愀 挀漀渀瘀攀爀猀愀漀 栀甀洀愀渀椀琀爀椀愀Ⰰ 椀渀昀漀爀洀愀琀椀瘀愀 攀 搀攀 挀漀渀猀挀椀攀渀琀椀稀愀漀⸀ 䌀漀洀 攀猀猀攀 椀渀琀甀椀琀漀 挀爀椀愀搀漀 漀 瘀搀攀漀 ᰀ䰠䜀䈀吀儀䘀伀䈀䤀䄀 䴀䄀吀䄀ᴀⰠ 漀戀樀攀琀椀瘀愀渀搀漀 挀漀渀琀爀椀戀甀椀爀 挀漀洀 漀 挀漀氀攀琀椀瘀漀 搀攀 洀愀渀攀椀爀愀 攀昀椀挀愀稀 攀 搀椀渀洀椀挀愀Ⰰ 最攀爀愀爀 攀渀最愀樀愀洀攀渀琀漀 愀 挀愀甀猀愀 搀漀 最爀甀瀀漀Ⰰ 攀 攀瘀椀搀攀渀挀椀愀爀 愀 渀攀挀攀猀猀椀搀愀搀攀 搀攀 昀愀氀愀爀 猀漀戀爀攀 漀 琀攀洀愀Ⰰ 攀 漀猀 爀攀猀甀氀琀愀搀漀猀 渀攀最愀琀椀瘀漀猀 焀甀攀 ᰀ漠 渀漀 昀愀氀愀爀ᴀ†猀漀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀搀㘀㈀愀 㠀∀㸀㰀戀㸀伀䈀䨀䔀吀䤀嘀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀 瀀爀漀搀甀琀漀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 椀渀猀琀椀琀甀挀椀漀渀愀氀 愀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀氀 琀攀洀 挀漀洀漀 昀漀挀漀 挀漀渀猀挀椀攀渀琀椀稀愀爀 愀 瀀漀瀀甀氀愀漀 猀漀戀爀攀 漀猀 愀氀琀漀猀 渀搀椀挀攀 搀攀 瘀椀漀氀渀挀椀愀 挀漀渀琀爀愀 瀀攀猀猀漀愀猀 䰀䜀䈀吀儀猀 渀漀 䈀爀愀猀椀氀 愀琀爀愀瘀猀 搀攀 搀愀搀漀猀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀攀 甀洀 瘀搀攀漀 攀洀漀琀椀瘀漀 攀 椀渀昀漀爀洀愀琀椀瘀漀⸀ 伀戀樀攀琀椀瘀愀洀漀猀 渀攀猀猀愀 瀀爀漀搀甀漀 搀攀猀琀愀挀愀爀 漀 愀氀愀爀洀愀渀琀攀 渀切洀攀爀漀 搀攀 瘀椀漀氀渀挀椀愀猀 挀漀洀攀琀椀搀愀猀 挀漀渀琀爀愀 瀀攀猀猀漀愀猀 䰀䜀䈀吀儀猀 渀漀 䈀爀愀猀椀氀⸀ 伀 瘀搀攀漀 爀攀琀爀愀琀愀 愀椀渀搀愀 焀甀攀 愀 栀椀猀琀爀椀愀 搀攀 甀洀愀 瀀攀猀猀漀愀 䰀䜀䈀吀儀 渀漀 昀挀椀氀⸀ 倀爀椀洀攀椀爀漀 猀甀爀最攀洀 愀猀 搀切瘀椀搀愀猀Ⰰ 漀 猀漀昀爀椀洀攀渀琀漀 瀀漀爀 猀攀渀琀椀爀ⴀ猀攀 挀漀渀昀甀猀漀 挀漀洀 猀甀愀 椀搀攀渀琀椀搀愀搀攀Ⰰ 攀 愀氀洀 搀椀猀猀漀Ⰰ 焀甀愀渀搀漀 猀攀 琀漀爀渀愀 愀搀甀氀琀愀Ⰰ 愀 瀀攀猀猀漀愀 瀀爀攀挀椀猀愀 氀椀搀愀爀 挀漀洀 漀 瀀爀攀挀漀渀挀攀椀琀漀 猀漀挀椀愀氀⸀ 倀漀爀 攀猀琀攀 洀漀琀椀瘀漀Ⰰ 瀀爀漀挀甀爀愀洀漀猀 攀渀昀愀琀椀稀愀爀 愀 搀椀渀洀椀挀愀 搀漀 瘀搀攀漀 搀攀 昀漀爀洀愀 焀甀攀 漀 瀀切戀氀椀挀漀 愀漀 焀甀愀氀 漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 搀漀 挀漀氀攀琀椀瘀漀 搀椀爀攀挀椀漀渀愀搀漀 挀漀渀猀椀最愀 椀搀攀渀琀椀昀椀挀愀爀ⴀ猀攀 挀漀洀 愀 洀攀渀猀愀最攀洀 琀爀愀渀猀洀椀琀椀搀愀Ⰰ 攀 愀漀 洀攀猀洀漀 琀攀洀瀀漀 椀渀昀漀爀洀愀爀 愀 瀀漀瀀甀氀愀漀 攀洀 最攀爀愀氀 漀 焀甀愀渀琀漀 漀 瀀爀攀挀漀渀挀攀椀琀漀 漀甀 愀 愀瘀攀爀猀漀 瀀攀氀漀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀 瀀漀搀攀 猀攀爀 瀀攀爀椀最漀猀愀 攀 昀愀琀愀氀⸀ 倀爀漀挀甀爀愀洀漀猀 搀攀猀琀愀挀愀爀 漀猀 愀氀琀漀猀 渀搀椀挀攀猀 搀攀 瘀椀漀氀渀挀椀愀 攀 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀攀猀琀攀猀 搀愀搀漀猀 搀攀洀漀渀猀琀爀愀爀 愀猀 椀渀切洀攀爀愀猀 搀椀昀椀挀甀氀搀愀搀攀猀 瀀猀椀挀漀氀最椀挀愀猀 攀 猀漀挀椀愀椀猀 焀甀攀 攀猀琀愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 猀漀昀爀攀洀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀搀㘀㈀愀 㠀∀㸀㰀戀㸀䨀唀匀吀䤀䘀䤀䌀䄀吀䤀嘀䄀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀匀愀戀攀洀漀猀 焀甀攀 瘀椀瘀攀洀漀猀 甀洀 洀漀洀攀渀琀漀 搀攀 洀甀搀愀渀愀猀 攀 搀攀 琀爀愀渀猀昀漀爀洀愀攀猀 渀漀猀 瘀愀氀漀爀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀 攀 挀甀氀琀甀爀愀椀猀Ⰰ 攀 椀猀猀漀 洀愀椀猀 搀漀 焀甀攀 渀漀琀瘀攀氀Ⰰ 瀀愀爀琀攀 椀渀琀爀渀猀攀挀愀 搀攀 焀甀愀氀焀甀攀爀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀⸀ 䄀 攀猀挀漀氀栀愀 搀漀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 搀愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀 渀漀 䌀漀氀攀琀椀瘀漀 一椀挀欀漀氀氀攀 刀漀挀栀愀 猀攀爀瘀攀 搀攀 洀漀琀椀瘀愀漀 攀 椀渀猀瀀椀爀愀漀 瀀愀爀愀 焀甀攀 攀猀琀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀 ⤀ 猀攀渀搀漀 爀攀愀氀椀稀愀搀漀 攀 焀甀攀 猀甀愀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 猀攀樀愀 爀攀愀氀洀攀渀琀攀 氀攀瘀愀搀愀 攀洀 挀漀渀猀椀搀攀爀愀漀 瀀攀氀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀 攀洀 焀甀攀 攀猀琀 椀渀猀攀爀椀搀愀⸀ 伀 䈀爀愀猀椀氀 漀 瀀愀猀 焀甀攀 洀愀椀猀 洀愀琀愀 瀀攀猀猀漀愀猀 䰀䜀䈀吀儀猀 搀漀 洀甀渀搀漀 搀攀 愀挀漀爀搀漀 挀漀洀 搀愀搀漀猀 搀愀 伀一唀 ⠀㈀ 㘀⤀⸀ 䤀猀猀漀 爀攀愀氀洀攀渀琀攀 愀猀猀甀猀琀愀搀漀爀⸀ 䄀渀琀攀猀 搀攀 焀甀愀氀焀甀攀爀 挀愀爀愀挀琀攀爀猀琀椀挀愀 椀渀搀椀瘀椀搀甀愀氀Ⰰ 攀猀琀愀洀漀猀 昀愀氀愀渀搀漀 猀漀戀爀攀 瘀椀漀氀渀挀椀愀 攀 洀漀爀琀攀猀 搀攀 瀀攀猀猀漀愀猀⸀ O respeito com outras culturas, outras histórias e outras vivências, é o que move o projeto Nickolle Rocha. Lutar por uma sociedade justa e igualitária é a filosofia do grupo. Nós, acadêmicos e futuros comunicólogos também temos o mesmo dever, então porque não estarmos juntos nesta causa? Afinal, nós temos o potencial de transformar a realidade onde estamos inseridos, lutando contra a intolerância nas suas mais diversas faces, acreditando em um futuro onde temas e assuntos como estes que abordamos aqui, não serão mais pautados, e sim, lidos nos capítulos de algum livro de história, como a época em que tudo começou a mudar, as pessoas de fato evoluíram e reconheceram o seu semelhante, independentemente de qualquer diferença. A luta por respeito em uma sociedade opressora não é fácil e, apesar de parecer que já estamos debatendo de forma eficaz sobre o assunto, ainda não está nem perto do ideal. Para facilitar um pouco mais a ilustração do cenário atual, elaboramos o produto de áudio e vídeo institucional de caráter informativo e emotivo. A busca na transparência na identidade do projeto e na forma de tornar o vídeo o mais didático possível não foi uma tarefa fácil, pois precisávamos pensar em maneiras de conversar com todos os públicos de interesse. Kunsch (1986) reforça a pre missa de que as Relações Públicas trabalham a comunicação entre as organizações e seus públicos, num processo de relacionamento dialético. Simões (1995, p.191) completa a afirmação, dizendo que:伀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 搀愀猀 刀攀氀愀攀猀 倀切戀氀椀挀愀猀Ⰰ 昀甀渀漀 漀爀最愀渀椀稀愀挀椀漀渀愀氀 攀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀氀Ⰰ 氀攀最椀琀椀洀愀爀 愀猀 愀攀猀 漀爀最愀渀椀稀愀挀椀漀渀愀椀猀 搀攀 椀渀琀攀爀攀猀猀攀 瀀切戀氀椀挀漀⸀ 䄀 猀甀猀琀攀渀琀愀漀 搀攀猀琀愀 愀猀猀攀爀琀椀瘀愀 椀渀椀挀椀愀ⴀ猀攀 瀀攀氀愀 攀砀瀀氀椀挀愀漀 搀攀 焀甀攀 琀漀搀愀 攀 焀甀愀氀焀甀攀爀 愀漀 漀爀最愀渀椀稀愀挀椀漀渀愀氀 攀昀攀椀琀漀 搀攀 甀洀愀 搀攀挀椀猀漀 琀漀洀愀搀愀 愀渀琀攀爀椀漀爀洀攀渀琀攀Ⰰ 瀀漀爀 愀氀最甀洀 洀攀洀戀爀漀 搀愀 洀攀猀洀愀⸀ 一愀搀愀 昀攀椀琀漀 猀攀洀 焀甀攀 猀攀 琀攀渀栀愀 搀攀挀椀搀椀搀漀 昀愀稀ⴀ氀漀⸀ 䬀甀渀猀挀栀 ⠀㈀ 㜀Ⰰ 瀀⸀㌀㔀⤀ 搀椀稀 愀椀渀搀愀 焀甀攀㨀 ᰀ䄠猀 漀爀最愀渀椀稀愀攀猀 攀砀椀猀琀攀洀 挀漀洀漀 愀琀漀爀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀 攀 猀甀愀 ᰀ映愀氀愀ᴀ†攀 ᰀ愠琀甀愀漀ᴀ†瀀漀搀攀 猀攀爀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀搀愀 ᰀ挠漀洀甀渀椀挀愀漀 椀渀猀琀椀琀甀挀椀漀渀愀氀ᴀ†攀 猀甀愀 猀椀琀甀愀漀 攀昀攀琀椀瘀愀 渀漀 攀砀攀爀挀挀椀漀 搀愀 瀀爀漀昀椀猀猀漀 挀漀洀漀 昀椀氀漀猀漀昀椀愀 漀爀最愀渀椀稀愀挀椀漀渀愀氀 攀 挀漀渀琀爀椀戀甀椀渀琀攀 愀琀椀瘀漀 瀀愀爀愀 甀洀愀 椀最甀愀氀搀愀搀攀 猀漀挀椀愀氀ᴀ⸠ 䄀猀猀椀洀Ⰰ 愀猀 刀攀氀愀攀猀 瀀切戀氀椀挀愀猀 挀漀洀漀 昀甀渀漀 攀猀琀爀愀琀最椀挀愀Ⰰ 瘀愀椀 洀甀椀琀漀 愀氀洀 搀攀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀猀 瀀爀琀椀挀愀猀 搀攀 攀砀攀挀甀漀 搀攀 爀漀琀椀渀愀猀Ⰰ 昀甀渀搀愀洀攀渀琀愀搀愀 攀洀 琀攀漀爀椀愀猀 猀氀椀搀愀猀 焀甀攀 攀洀戀愀猀愀洀 漀 攀砀攀爀挀挀椀漀 搀愀 瀀爀漀昀椀猀猀漀 挀漀洀漀 昀椀氀漀猀漀昀椀愀 漀爀最愀渀椀稀愀挀椀漀渀愀氀 攀 愀最攀渀琀攀 搀攀挀椀猀椀瘀漀 渀愀 昀漀爀洀愀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀爀 挀漀洀 挀漀攀爀渀挀椀愀 攀 琀爀愀渀猀瀀愀爀渀挀椀愀 愀 洀攀渀猀愀最攀洀 搀攀 甀洀愀 漀爀最愀渀椀稀愀漀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀搀㘀㈀愀 㠀∀㸀㰀戀㸀䴀준吀伀䐀伀匀 䔀 吀준䌀一䤀䌀䄀匀 唀吀䤀䰀䤀娀䄀䐀伀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀倀愀爀愀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀攀爀 漀 瘀搀攀漀 焀甀攀 琀椀渀栀愀 瀀漀爀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 攀猀挀氀愀爀攀挀攀爀Ⰰ 椀渀昀漀爀洀愀爀 攀 挀漀渀猀挀椀攀渀琀椀稀愀爀 愀 瀀漀瀀甀氀愀漀 猀漀戀爀攀 愀 猀椀琀甀愀漀 愀琀甀愀氀 攀洀 焀甀攀 漀 瀀愀猀 猀攀 攀渀挀漀渀琀爀愀 渀漀 焀甀攀 猀攀 爀攀昀攀爀攀 瘀椀漀氀渀挀椀愀 挀漀渀琀爀愀 瀀攀猀猀漀愀猀 䰀䜀䈀吀儀猀Ⰰ 昀漀椀 攀氀愀戀漀爀愀搀愀 甀洀愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 搀攀 搀愀搀漀猀 猀攀挀甀渀搀爀椀漀猀 渀愀 椀渀琀攀爀渀攀琀 攀洀 瀀漀爀琀愀椀猀 焀甀攀 琀爀愀戀愀氀栀愀洀 漀 琀攀洀愀Ⰰ 攀 洀漀渀椀琀漀爀愀洀 瀀攀爀椀漀搀椀挀愀洀攀渀琀攀 愀猀瀀攀挀琀漀猀 氀椀最愀搀漀猀 愀 攀猀猀愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 渀漀 䈀爀愀猀椀氀⸀ 唀洀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 搀攀 搀愀搀漀猀 猀攀挀甀渀搀爀椀漀猀 瀀愀爀愀 攀氀愀戀漀爀愀漀 搀攀 甀洀愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀 挀漀洀 漀 瀀切戀氀椀挀漀 琀漀 愀洀瀀氀漀 昀甀渀搀愀洀攀渀琀愀氀⸀ 伀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 搀攀猀挀漀戀爀椀爀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 攀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀琀愀爀 甀洀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀 瀀爀瘀椀漀 搀漀 焀甀攀 猀攀 瀀爀攀琀攀渀搀攀 瀀攀猀焀甀椀猀愀爀⸀ 䄀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 挀漀渀猀椀猀琀攀 攀洀 昀愀稀攀爀 甀洀 最爀愀渀搀攀 氀攀瘀愀渀琀愀洀攀渀琀漀 搀攀 洀愀琀攀爀椀愀氀 樀 瀀甀戀氀椀挀愀搀漀 攀洀 爀攀氀愀漀 愀漀 瀀切戀氀椀挀漀ⴀ愀氀瘀漀 漀甀 愀漀 瀀爀漀搀甀琀漀 ⠀漀甀 瀀攀猀猀漀愀⤀ 攀 琀攀洀愀 愀戀爀愀渀最椀搀漀⸀ 伀 挀漀渀琀攀切搀漀 椀渀昀漀爀洀愀琀椀瘀漀 搀漀 瘀搀攀漀 昀漀椀 爀攀琀椀爀愀搀漀 搀攀 甀洀愀 愀瀀甀爀愀漀 昀攀椀琀愀 瀀攀氀漀 䜀爀甀瀀漀 䜀愀礀 搀愀 䈀愀栀椀愀 ⠀䜀䜀䈀Ⰰ ㈀ 㜀⤀⸀ Foram investigados outros dados para que pudéssemos identificar o público-alvo, como os dados da ONU (2016) para o Brasil. Xavier e Zupardo (2004, p. 27-28) ressaltam a importância da identificação do público que se deseja alcançar com o material produzido, evidenciando que “Não é possível escrever um roteiro de vídeo empresarial sem saber qual é o perfil do público a quem ele é destinado”.倀愀爀愀 挀漀渀栀攀挀攀爀 漀 瀀切戀氀椀挀漀ⴀ愀氀瘀漀 氀攀瘀愀洀漀猀 攀洀 挀漀渀猀椀搀攀爀愀漀Ⰰ 琀愀洀戀洀Ⰰ 搀愀搀漀猀 搀攀 瀀氀愀琀愀昀漀爀洀愀猀 挀漀洀漀 愀最攀渀挀椀愀戀爀愀猀椀氀⸀攀戀挀⸀挀漀洀⸀戀爀Ⰰ 栀琀琀瀀猀㨀⼀⼀漀最氀漀戀漀⸀最氀漀戀漀⸀挀漀洀 㨀†匀漀挀椀攀搀愀搀攀 攀 挀漀爀爀攀椀漀戀爀愀稀椀氀椀攀渀猀攀⸀挀漀洀⸀戀爀⸀ 䄀瀀猀 攀猀琀愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 猀攀挀甀渀搀爀椀愀Ⰰ 戀甀猀挀愀洀漀猀 椀搀攀渀琀椀昀椀挀愀爀 愀 瀀攀爀猀漀渀愀 焀甀攀 猀攀爀椀愀 洀漀猀琀爀愀搀愀 樀甀渀琀愀洀攀渀琀攀 挀漀洀 漀猀 搀愀搀漀猀 渀漀 瘀搀攀漀⸀ 䄀猀猀椀洀Ⰰ 昀漀椀 攀氀愀戀漀爀愀搀漀 漀 戀爀椀攀昀椀渀最 搀漀 瘀搀攀漀 椀渀猀琀椀琀甀挀椀漀渀愀氀 瀀愀爀愀 漀爀最愀渀椀稀愀爀 愀猀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 挀漀氀攀琀愀搀愀猀Ⰰ 漀戀樀攀琀椀瘀愀渀搀漀 椀搀攀渀琀椀昀椀挀愀爀 甀洀 最愀渀挀栀漀 漀甀 椀搀攀椀愀 戀猀椀挀愀 瀀愀爀愀 渀漀爀琀攀愀爀 瀀漀猀琀攀爀椀漀爀洀攀渀琀攀 愀 挀漀渀猀琀爀甀漀 搀漀 爀漀琀攀椀爀漀 搀漀 洀愀琀攀爀椀愀氀 愀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀氀⸀ 匀攀最甀渀搀漀 堀愀瘀椀攀爀 攀 娀甀瀀愀爀搀漀 ⠀㈀ 㐀Ⰰ 瀀⸀ ㈀㠀⤀ 漀 戀爀椀攀昀椀渀最 㨀 ᰀ愠 戀愀猀攀Ⰰ 愀 洀愀琀爀椀愀ⴀ瀀爀椀洀愀 搀漀 爀漀琀攀椀爀漀 攀 漀 爀漀琀攀椀爀漀 愀 洀愀琀爀椀愀ⴀ瀀爀椀洀愀 搀愀 瀀爀漀搀甀漀ᴀ⸠ Enfatizamos na construção do roteiro informações pinçadas do material pesquisado, elencando prioridades para serem abordadas. Esta etapa é de suma importância e uma vez que dá forma a todo o produto.伀 搀椀昀攀爀攀渀挀椀愀氀 渀愀 瀀爀漀搀甀漀 搀漀 爀漀琀攀椀爀漀 漀 挀漀渀琀攀切搀漀Ⰰ 瀀漀爀 椀猀猀漀 漀 洀攀猀洀漀 搀攀瘀攀 猀攀爀 挀甀椀搀愀搀漀猀愀洀攀渀琀攀 瀀氀愀渀攀樀愀搀漀⸀ 倀愀爀愀 䴀甀猀戀甀爀最甀攀爀 ⠀㈀ 㠀Ⰰ 瀀⸀ 㔀㐀⤀ 漀猀 攀氀攀洀攀渀琀漀猀 椀洀瀀爀攀猀挀椀渀搀瘀攀椀猀 瀀愀爀愀 愀 攀氀愀戀漀爀愀漀 搀攀 甀洀 戀漀洀 爀漀琀攀椀爀漀 猀漀 ᰀ䔠猀挀爀攀瘀攀爀 爀漀琀攀椀爀漀猀 椀渀昀漀爀洀愀琀椀瘀漀猀 攀砀椀最攀 愀 搀攀琀攀爀洀椀渀愀漀 攀 漀 攀猀琀甀搀漀 搀漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 愀 猀攀爀 愀琀椀渀最椀搀漀Ⰰ 瀀攀猀焀甀椀猀愀 搀漀 愀猀猀甀渀琀漀 攀 攀猀琀甀搀漀 搀漀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀 瀀爀瘀椀漀 焀甀攀 漀 瀀切戀氀椀挀漀 搀攀琀洀ᴀ⸠ 伀 爀漀琀攀椀爀漀 昀漀椀 漀爀最愀渀椀稀愀搀漀 攀洀 搀甀愀猀 挀漀氀甀渀愀猀 挀漀渀琀攀渀搀漀 甀洀愀 猀攀焀甀渀挀椀愀 搀攀 瘀搀攀漀 攀 甀搀椀漀Ⰰ 瀀漀椀猀 挀漀渀昀漀爀洀攀 䴀甀猀戀甀爀最甀攀爀 ⠀㈀ 㠀Ⰰ 瀀⸀ 㐀㤀⤀ 漀爀椀攀渀琀愀㨀 ᰀ䄠 洀愀椀漀爀椀愀 搀漀猀 爀漀琀攀椀爀漀猀 挀漀爀瀀漀爀愀琀椀瘀漀猀 漀甀 攀搀甀挀愀挀椀漀渀愀椀猀 攀猀挀爀椀琀愀 攀洀 搀甀愀猀 挀漀氀甀渀愀猀ᴀ⸠ 倀爀漀挀甀爀愀洀漀猀 甀琀椀氀椀稀愀爀 甀洀愀 氀椀渀最甀愀最攀洀 搀攀 昀挀椀氀 挀漀洀瀀爀攀攀渀猀漀Ⰰ 焀甀攀 攀瘀椀搀攀渀挀椀愀猀猀攀 愀 瀀攀爀猀漀渀愀 焀甀攀 焀甀攀爀愀洀漀猀 攀 愀猀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 焀甀攀 戀甀猀挀愀洀漀猀⸀ 匀漀戀爀攀 愀 挀漀渀琀攀砀琀甀愀氀椀稀愀漀 搀漀 挀漀渀琀攀切搀漀 堀愀瘀椀攀爀 攀 娀甀瀀愀爀搀漀 ⠀㈀ 㐀Ⰰ 瀀⸀ 㔀 ⤀ 爀攀瘀攀氀愀洀 焀甀攀 ᰀ攠洀 甀洀 爀漀琀攀椀爀漀Ⰰ 愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 搀漀 挀漀渀琀攀切搀漀 瀀爀攀挀椀猀愀 猀攀爀 漀戀樀攀琀椀瘀愀Ⰰ 氀椀洀瀀愀Ⰰ 椀洀瀀愀挀琀愀渀琀攀⸀ Os assuntos precisam estar organizados de modo a despertar o interesse e facilitar a assimilação das informações”. Na etapa seguinte foi planejado o cronograma de gravações no estúdio do Laboratório do Curso de Fotografia da Unisc. Foram utilizados para captura das imagens equipamentos da Unisc TV cujo empréstimo foi previamente agendado.䌀漀渀瘀椀搀愀洀漀猀 愀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀 匀甀攀氀攀渀 䴀漀爀愀攀猀 瀀愀爀愀 猀攀爀 愀 洀漀搀攀氀漀 搀愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀 攀 搀漀 瘀搀攀漀Ⰰ 樀 焀甀攀 愀 洀攀猀洀愀 甀洀愀 洀甀氀栀攀爀 琀爀愀渀猀 攀 甀洀愀 搀愀猀 椀搀攀愀氀椀稀愀搀漀爀愀猀 搀漀 䌀漀氀攀琀椀瘀漀 䰀䜀䈀吀儀 攀洀 焀甀攀猀琀漀⸀ 䄀 椀搀攀椀愀 昀漀椀 愀瘀愀氀椀愀搀愀 挀漀洀漀 昀漀爀洀愀 搀攀 搀攀猀瀀攀爀琀愀爀 漀 瀀攀爀琀攀渀挀椀洀攀渀琀漀Ⰰ 爀攀挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀 攀 椀搀攀渀琀椀昀椀挀愀漀 挀漀洀 漀 洀愀琀攀爀椀愀氀 攀 挀漀洀 愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀⸀ 䈀甀猀挀愀洀漀猀 攀瘀椀搀攀渀挀椀愀爀 渀漀 瀀爀漀搀甀琀漀 愀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀氀Ⰰ 愀猀 搀椀昀椀挀甀氀搀愀搀攀猀 焀甀攀 甀洀 椀渀搀椀瘀搀甀漀 䰀䜀䈀吀儀 挀愀爀爀攀最愀 愀漀 氀漀渀最漀 搀攀 猀攀甀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 渀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀⸀ 䄀 搀椀昀椀挀甀氀搀愀搀攀 搀攀 愀挀攀椀琀愀漀 攀 愀 挀漀渀昀甀猀漀 洀攀渀琀愀氀 挀漀洀攀愀 愀椀渀搀愀 渀愀 椀渀昀渀挀椀愀 攀 猀攀 琀漀爀渀愀 愀椀渀搀愀 洀愀椀猀 挀漀洀瀀氀攀砀愀 渀漀 瀀攀爀漀搀漀 搀愀 愀搀漀氀攀猀挀渀挀椀愀 攀 渀愀 瘀椀搀愀 愀搀甀氀琀愀⸀ Por isso, achamos importante revelar este aspecto da vida dessas pessoas, além de mostrar os dados referente a violência contra esse nicho oprimido pela sociedade brasileira que é a que mais vitimiza pessoas transexuais do mundo, segundo a organização civil europeia, Transgender Europe. A ONG revela que, no Brasil, entre 2008 e 2016, foram mortas 868 pessoas transexuais, - aquelas que não se identificam com o próprio gênero com o sexo biológico.倀愀爀愀 猀攀爀攀洀 昀攀椀琀愀猀 愀猀 最爀愀瘀愀攀猀 攀 洀愀渀甀猀攀愀爀 漀猀 攀焀甀椀瀀愀洀攀渀琀漀猀 搀攀 昀椀氀洀愀最攀洀 攀 攀搀椀漀 搀漀 洀愀琀攀爀椀愀氀Ⰰ 爀攀挀攀戀攀洀漀猀 漀 愀甀砀氀椀漀 搀漀猀 愀挀愀搀洀椀挀漀猀 搀攀 倀爀漀搀甀漀 攀洀 䴀搀椀愀 䄀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀氀Ⰰ 䨀甀氀椀愀 娀攀爀戀椀攀氀椀 攀 圀椀氀氀椀愀洀 䴀攀甀爀攀爀⸀ 䔀猀猀攀猀 愀挀愀搀洀椀挀漀猀 渀漀猀 爀攀瀀愀猀猀愀爀愀洀 搀椀挀愀猀 搀攀 挀攀渀愀猀Ⰰ 攀渀焀甀愀搀爀愀洀攀渀琀漀 攀 挀愀瀀琀愀漀 搀愀猀 椀洀愀最攀渀猀Ⰰ 挀漀氀愀戀漀爀愀渀搀漀 搀攀 昀漀爀洀愀 昀甀渀搀愀洀攀渀琀愀氀 瀀愀爀愀 愀 挀漀渀挀氀甀猀漀 搀漀 瘀搀攀漀Ⰰ 甀洀愀 瘀攀稀Ⰰ 焀甀攀 漀猀 椀渀琀攀最爀愀渀琀攀猀 搀漀 最爀甀瀀漀 渀漀 琀椀渀栀愀洀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀 琀挀渀椀挀漀 瀀愀爀愀 愀 攀氀愀戀漀爀愀漀 搀漀 洀愀琀攀爀椀愀氀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀搀㘀㈀愀 㠀∀㸀㰀戀㸀䐀䔀匀䌀刀䤀윀쌀伀 䐀伀 倀刀伀䐀唀吀伀 伀唀 倀刀伀䌀䔀匀匀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀 瀀爀漀搀甀琀漀 愀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀氀 搀攀 挀甀渀栀漀 椀渀猀琀椀琀甀挀椀漀渀愀氀 ᰀ䰠䜀䈀吀䘀伀䈀䤀䄀 䴀䄀吀䄀ᴀⰠ 昀漀椀 瀀爀漀搀甀稀椀搀漀 瀀攀氀漀猀 愀甀琀漀爀攀猀 搀攀猀琀攀Ⰰ 搀甀爀愀渀琀攀 愀猀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀猀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀搀愀猀 渀愀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀 搀攀 伀昀椀挀椀渀愀 搀攀 刀攀搀愀漀 攀洀 刀攀氀愀攀猀 倀切戀氀椀挀愀猀 䤀嘀Ⰰ 洀椀渀椀猀琀爀愀搀愀 瀀攀氀愀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀愀 䜀爀愀稀椀攀氀氀攀 䈀攀琀椀渀愀 䈀爀愀渀搀琀Ⰰ 渀漀 猀攀最甀渀搀漀 猀攀洀攀猀琀爀攀 搀攀 ㈀ 㜀⸀ 一攀猀猀攀 猀攀渀琀椀搀漀Ⰰ 瀀爀漀挀甀爀愀洀漀猀 爀攀猀猀愀氀琀愀爀 愀猀猀椀洀Ⰰ 愀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 猀漀挀椀愀氀 焀甀攀 漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 搀漀 挀漀氀攀琀椀瘀漀 琀攀洀 渀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀 漀渀搀攀 攀猀琀 椀渀猀攀爀椀搀愀Ⰰ 攀 甀猀愀爀 搀漀 洀愀琀攀爀椀愀氀 瀀愀爀愀 洀攀氀栀漀爀 猀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀爀Ⰰ 椀渀昀漀爀洀愀爀Ⰰ 攀 挀漀渀猀挀椀攀渀琀椀稀愀爀 猀攀甀猀 瀀切戀氀椀挀漀猀 搀攀 椀渀琀攀爀攀猀猀攀⸀ A mídia eletrônica foi conceituada para transparecer a importância de falar sobre a LGBTQfobia e revelar dados concretos sobre a situação alarmante que vivemos, de intolerância e desrespeito com essa parcela da sociedade que sofre em meio a inúmeros pedidos de socorro, de segurança e de respeito. As gravações ocorreram no período compreendido entre 3 de outubro a 17 de novembro, tendo em vista a necessidade de diversas locações e atores envolvidos. O vídeo tem duração de 1 minuto e 12 segundos e a equipe de produção contou com o apoio dos acadêmicos do curso de Produção em Mídia Audiovisual Julia Zerbieli e William Meurer, que auxiliaram na escolha das câmeras e no aprendizado para o manuseio do equipamento.䘀漀爀愀洀 甀琀椀氀椀稀愀搀愀猀 瀀愀爀愀 愀 挀愀瀀琀愀漀 搀攀 椀洀愀最攀渀猀 甀洀愀 挀洀攀爀愀 昀椀氀洀愀搀漀爀愀 搀攀 爀攀猀漀氀甀漀 㔀䐀Ⰰ 甀洀 琀爀椀瀀 攀 瀀愀爀愀 愀 琀爀椀氀栀愀 漀瀀琀愀洀漀猀 瀀漀爀 甀洀 椀渀猀琀爀甀洀攀渀琀愀氀 攀洀漀挀椀漀渀愀氀 焀甀攀 愀挀栀愀洀漀猀 瀀攀猀焀甀椀猀愀渀搀漀 渀愀 椀渀琀攀爀渀攀琀 ⠀洀愀琀攀爀椀愀氀 搀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 瀀愀爀愀 甀猀漀 搀攀 最爀愀琀甀椀琀愀⤀⸀ 倀愀爀愀 愀 攀搀椀漀 搀漀 洀愀琀攀爀椀愀氀 愀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀氀 昀漀椀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀 漀 猀漀昀琀眀愀爀攀 䄀搀漀戀攀 倀爀攀洀椀攀爀攀Ⰰ 攀昀攀琀甀愀搀漀 瀀漀爀 䜀愀戀爀椀攀氀 匀愀渀琀漀猀 搀攀 䴀漀甀爀愀 攀 圀椀氀氀椀愀洀 䴀攀甀爀攀爀 焀甀攀 琀愀洀戀洀 昀椀挀愀爀愀洀 爀攀猀瀀漀渀猀瘀攀椀猀 瀀攀氀愀 搀椀爀攀漀Ⰰ 樀甀渀琀愀洀攀渀琀攀 挀漀洀 愀 愀挀愀搀洀椀挀愀 䨀甀氀椀愀 娀攀爀戀椀攀氀椀⸀ A assistência de produção e a realização da pesquisa para a construção do projeto audiovisual foi realizada pelos acadêmicos Amanda Oliveira, Fernando Becker, Mitiele Corrêa e Lisyanne de Souza Ebert. Este vídeo institucional de gênero dramático e informativo, conta com a presença de 3 atores principais em primeiro plano, revelando as três fases da vida de uma pessoa transexual. Na primeira fase – na infância, convidamos Matheus de Souza Ebert, filho da acadêmica Lisyanne de Souza Ebert, de 9 anos de idade. Para representar a segunda fase – adolescência, convidamos o professor e diretor da agência experimental de Jornalismo da Unisc, Gabriel Steindorff. E na terceira fase – vida adulta, Suelen Moraes é a modelo.준 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀 爀攀猀猀愀氀琀愀爀 焀甀攀 漀 挀攀渀爀椀漀 漀渀搀攀 漀挀漀爀爀攀洀 愀猀 最爀愀瘀愀攀猀 昀漀椀 瀀攀渀猀愀搀漀 攀猀琀爀愀琀攀最椀挀愀洀攀渀琀攀Ⰰ 戀攀洀 挀漀洀漀 漀猀 漀戀樀攀琀漀猀 攀 搀愀搀漀猀 焀甀攀 愀瀀愀爀攀挀攀洀 渀漀 瘀搀攀漀⸀ 伀猀 愀挀愀搀洀椀挀漀猀 焀甀攀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀洀 搀愀 搀椀爀攀漀 攀 瀀爀漀搀甀漀 搀漀 瘀搀攀漀Ⰰ 漀瀀琀愀爀愀洀 瀀漀爀 甀猀愀爀 甀洀 攀猀瀀攀氀栀漀 攀洀 琀漀搀愀猀 愀猀 挀攀渀愀猀Ⰰ 挀漀洀 愀 昀椀渀愀氀椀搀愀搀攀 搀攀 甀琀椀氀椀稀愀爀 攀猀猀攀 漀戀樀攀琀漀 焀甀攀 猀洀戀漀氀漀 搀漀 爀攀挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀 搀攀 猀椀 瀀愀爀愀 洀漀猀琀爀愀爀 愀 攀瘀漀氀甀漀 搀漀 爀攀挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀 攀 攀瘀漀氀甀漀 搀愀 瀀攀爀猀漀渀愀氀椀搀愀搀攀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀愀 渀漀 瘀搀攀漀⸀ 嘀愀氀攀 琀爀愀渀猀挀攀渀搀攀爀 焀甀攀 昀漀爀愀洀 瀀氀愀渀攀樀愀搀愀猀 挀攀渀愀猀 攀砀琀攀爀渀愀猀 瀀愀爀愀 愀猀 最爀愀瘀愀攀猀 搀漀 洀愀琀攀爀椀愀氀Ⰰ 瀀漀爀洀Ⰰ 爀攀猀漀氀瘀攀洀漀猀 昀愀稀ⴀ氀漀 攀洀 攀猀琀切搀椀漀 瀀漀爀 焀甀攀猀琀攀猀 搀攀 攀猀琀琀椀挀愀 瘀椀猀甀愀氀⸀ O vídeo Institucional “ LGBTQFOBIA MATA ” está disponível no seguinte link: https://www.facebook.com/coletivonickollerocha/videos/1849751395355509/. Sua divulgação foi bem recebida pelos públicos de interesse nas redes sociais digitais, gerando interação com o material audiovisual. Este vídeo teve uma repercussão significativa no Vale do Rio Pardo, região onde localiza-se a cidade de Cachoeira do Sul. Os acadêmicos e a modelo da campanha e do vídeo Suelen Moraes, foram convidados a participar de um programa local chamado Expressão Livre para debater questões de gênero e falar sobre a campanha e importância do assunto na sociedade. Esta entrevista pode ser vista na integra neste link: http://www.expressaolivre.tv.br/programas/171-expressao_livre_51. Com isso, acreditamos que conseguimos alcançar o nosso objetivo principal que era atingir um grande número de pessoas, levando informações importantes sobre o assunto abordado e sobre o trabalho que o coletivo realiza na região.一愀 琀愀戀攀氀愀 愀戀愀椀砀漀 瀀漀猀猀瘀攀氀 漀戀猀攀爀瘀愀爀 漀 爀漀琀攀椀爀漀 搀愀 瀀爀漀搀甀漀 愀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀氀 椀渀猀琀椀琀甀挀椀漀渀愀氀⸀ 嘀搀攀漀 ᰀ䰠䜀䈀吀儀䘀伀䈀䤀䄀 䴀䄀吀䄀ᴀ㨠 伀 爀漀琀攀椀爀漀 琀攀爀 愀 猀攀焀甀渀挀椀愀 搀攀 椀洀愀最攀渀猀 爀攀琀爀愀琀愀渀搀漀 琀爀猀 瀀漀挀愀猀 渀愀 瘀椀搀愀 搀攀 甀洀 洀攀渀椀渀漀 焀甀攀 猀攀 攀渀砀攀爀最愀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀 搀漀猀 搀攀洀愀椀猀⸀ Vídeo: “LGBTQFOBIA MATA”䌀漀渀挀攀椀琀漀㨀 伀 爀漀琀攀椀爀漀 琀攀爀 愀 猀攀焀甀渀挀椀愀 搀攀 椀洀愀最攀渀猀 爀攀琀爀愀琀愀渀搀漀 琀爀猀 瀀漀挀愀猀 渀愀 瘀椀搀愀 搀攀 甀洀 洀攀渀椀渀漀 焀甀攀 猀攀 攀渀砀攀爀最愀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀 搀漀猀 搀攀洀愀椀猀 Take䤀洀愀最攀洀 Som 琀愀欀攀 Um menino (Matheus de Souza Ebert) aparece em frente a câmera e segura em suas mãos dois brinquedos, uma boneca e um carrinho. A câmera é posicionada na altura dos joelhos. 섀甀搀椀漀 ጀ†椀渀猀琀爀甀洀攀渀琀愀氀 搀爀愀洀琀椀挀漀 攀 氀攀渀琀漀 take 2唀洀 樀漀瘀攀洀 ⠀䜀愀戀爀椀攀氀 匀琀攀椀渀搀漀爀昀昀⤀ 愀瀀愀爀攀挀攀 攀洀 昀爀攀渀琀攀 愀漀 攀猀瀀攀氀栀漀 瀀愀猀猀愀渀搀漀 愀猀 洀漀猀 攀洀 猀攀甀 挀愀戀攀氀漀 攀 爀漀猀琀漀⸀ 䌀洀攀爀愀 瀀漀猀椀挀椀漀渀愀搀愀 愀漀 氀愀搀漀 搀漀 愀琀漀爀⸀ 섀甀搀椀漀 ጀ†椀渀猀琀爀甀洀攀渀琀愀氀 搀爀愀洀琀椀挀漀 攀 氀攀渀琀漀 琀愀欀攀 ㌀ uma mulher (Suelen Moraes) aparece se sorrindo e passando as mãos delicadamente pelos cabelos. Áudio 3 – Instrumental mais expressivo e alegre take 4椀渀琀爀漀搀甀漀 搀愀猀 猀攀最甀椀渀琀攀猀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀㨀 䄀 挀愀搀愀 ㈀㔀 栀漀爀愀猀Ⰰ 䰀䜀䈀吀儀 洀漀爀爀攀 渀漀 䈀爀愀猀椀氀⸀ 섀甀搀椀漀 㐀 ጀ†椀渀猀琀爀甀洀攀渀琀愀氀 洀愀椀猀 攀砀瀀爀攀猀猀椀瘀漀 琀愀欀攀 㔀 Em 2016, 343 mortes registradas, 173 gays (50%), 144 transexuais (42%), 10 lésbicas (3%), 16 bissexuais (15%) Áudio 5 - instrumental mais expressivo琀愀欀攀 㘀 LGBTFOBIA MATA 匀攀洀 甀搀椀漀 | |
CONSIDERAÇÕES | |
O Vídeo Institucional “LGBTQFOBIA MATA”, foi um projeto gratificante para aos autores deste, pois permitiu não somente contribuir para o crescimento e desenvolvimento das ações comunicacionais do coletivo, e também nos permitiu debater em sala de aula sobre a pluralidade cultural. Pode-se ressaltar ainda, o intercâmbio de experiências entre os estudantes de Relações Públicas e os de Produção em Mídia Audiovisual, que oportunizou, além de uma integração efetiva entre habilitações distintas, uma nova gama de conhecimento que foi de suma importância para a realização deste produto audiovisual.伀 爀攀猀甀氀琀愀搀漀 搀攀猀猀攀 瀀爀漀搀甀琀漀 愀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀氀 昀漀椀 挀漀洀瀀愀琀瘀攀氀 挀漀洀 漀猀 漀戀樀攀琀椀瘀漀猀 瀀爀漀瀀漀猀琀漀猀Ⰰ 甀洀愀 瘀攀稀 焀甀攀 漀 瀀切戀氀椀挀漀ⴀ愀氀瘀漀 搀攀猀琀攀 昀漀椀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀漀 攀 椀搀攀渀琀椀昀椀挀愀搀漀 渀漀 瘀搀攀漀⸀ 䄀氀洀 搀漀 洀愀椀猀Ⰰ 昀漀椀 愀戀漀爀搀愀搀漀 攀 爀攀瘀攀氀愀搀漀 搀愀搀漀猀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀猀 瀀愀爀愀 攀猀琀攀 搀攀戀愀琀攀 猀攀爀 攀昀攀琀椀瘀愀洀攀渀琀攀 琀爀愀琀愀搀漀 挀漀洀 猀攀爀椀攀搀愀搀攀 瀀攀氀愀猀 愀甀琀漀爀椀搀愀搀攀猀 挀漀洀瀀攀琀攀渀琀攀猀Ⰰ 愀氀攀爀琀愀渀搀漀 猀漀戀爀攀 愀 挀愀爀渀挀椀愀 搀攀 瀀漀氀琀椀挀愀猀 瀀切戀氀椀挀愀猀 搀椀爀攀挀椀漀渀愀搀愀猀 瀀愀爀愀 漀 瀀切戀氀椀挀漀 䰀䜀䈀吀儀 渀漀 䈀爀愀猀椀氀⸀ Ainda é possível afirmar que, o vídeo e a campanha alcançaram uma abrangência maior de público do que era esperado pelo grupo, uma vez que foi visualizado por 1.532 pessoas e foi compartilhado 23 vezes no seu primeiro dia de postagem na página do coletivo. Sem contar com a entrevista que proporcionou uma visibilidade ainda maior para o projeto na região. Pela ótica dos seus produtores e enquanto futuros profissionais das Relações Públicas, conseguir executar um trabalhocomo esse, objetivando uma contribuição para a sociedade foi recompensador. Conseguir realizar um trabalho tão importante como o que foi realizado agregou na trajetória de vida pessoal e profissional dos acadêmicos, uma vez que além de aprender mais sobre a causa que move a organização, nos possibilitou estabelecer um vínculo objetivo com a comunidade e com os públicos de interesse que atuam ou se interessam pela causa LGBTQ. | |
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS | |
KUNSCH, Margarida M. Krohling. Planejamento de relações públicas na comunicação integrada. São Paulo: Summus, 1986. KUNSCH, Margarida M. Krohling; Walter Luiz. Relações Públicas Comunitárias. São Paulo: Summus, 2007. SIMÕES, Roberto Porto. Relações Públicas: Função Política. São Paulo: Summus,1995.堀䄀嘀䤀䔀刀Ⰰ 䌀愀爀氀漀猀㬀 娀唀倀䄀刀䐀伀Ⰰ 䔀瘀攀氀椀渀攀⸀ 䔀渀琀爀攀最愀渀搀漀 漀 漀甀爀漀 瀀愀爀愀 洀漀挀椀渀栀漀猀㨀 漀 爀漀琀攀椀爀漀 愀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀氀 渀愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 搀愀猀 攀洀瀀爀攀猀愀猀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䜀刀唀倀伀 䜀䄀夀 䐀䄀 䈀䄀䠀䤀䄀 ⴀ䜀䜀䈀⸀ 䐀愀搀漀猀 猀漀戀爀攀 愀 䰀䜀䈀吀儀昀漀戀椀愀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㬀 㰀栀琀琀瀀㨀⼀⼀眀眀眀⸀最最戀⸀漀爀最⸀戀爀⼀㸀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 㜀 搀攀 漀甀琀⸀ ㈀ 㜀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀 |