INSCRIÇÃO: | 01543 |
CATEGORIA: | CA |
MODALIDADE: | CA05 |
TÍTULO: | Astro Negro |
AUTORES: | Gustavo Minho Nakao (Universidade Estadual de Londrina) |
PALAVRAS-CHAVE: | Cinema , Linguagem, Relacionamento, Roteiro, |
RESUMO | |
“Astro Negro” é um roteiro ficcional desenvolvimento a partir dos estudos sobre linguagem do cinema no trabalhado de conclusão de curso “A Transformação da Linguagem cinematográfica na Perspectiva do Amor”. Com propósito experimental e científico, a narrativa aborda a representação de um tipo de relacionamento abusivo e as consequências dessa espécie de amor. Como resultado, obteve-se novas perspectivas de linguagem audiovisual na etapa do roteiro e uma discussão sobre na contemporaneidade do tema.㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀搀㘀㈀愀 㠀∀㸀㰀戀㸀䤀一吀刀伀䐀唀윀쌀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䰀椀渀最甀愀最攀洀 搀愀 椀氀甀猀漀Ⰰ 漀 挀椀渀攀洀愀 渀愀猀挀攀甀 渀愀 昀漀琀漀Ⰰ 愀瀀爀攀渀搀攀甀 愀 攀猀挀爀攀瘀攀爀 搀爀愀洀愀琀甀爀最椀愀 渀漀 琀攀愀琀爀漀 攀 猀 搀攀瀀漀椀猀 椀渀挀漀爀瀀漀爀漀甀 愀 氀椀琀攀爀愀琀甀爀愀⸀ 刀攀椀瘀椀渀搀椀挀漀甀 漀 挀漀爀琀攀 挀漀洀漀 攀氀攀洀攀渀琀漀 攀砀挀氀甀猀椀瘀漀 搀攀 琀挀渀椀挀愀 攀 攀砀瀀氀漀爀漀甀 漀 焀甀愀搀爀漀 瀀愀爀愀 渀愀爀爀愀爀 攀洀 洀漀瘀椀洀攀渀琀漀⸀ 吀爀愀漀甀 漀 瀀愀猀猀漀 瀀攀氀愀 椀洀愀最攀洀 攀 琀爀愀瘀漀甀 攀瀀漀瀀攀椀愀 挀漀渀琀爀愀 漀 猀漀洀 搀愀 昀愀氀愀⸀ 一漀 攀渀琀愀渀琀漀Ⰰ 爀攀昀漀爀洀甀氀漀甀 愀猀 爀漀氀搀愀渀愀猀 瀀愀爀愀 挀漀渀琀愀爀攀洀 漀 挀渀琀椀挀漀 搀漀猀 搀椀氀漀最漀猀 攀 愀猀猀甀洀椀甀Ⰰ 愀猀猀椀洀Ⰰ 漀猀 攀渀挀愀爀最漀猀 搀攀 甀洀 爀攀愀氀椀猀洀漀 栀攀爀攀搀椀琀爀椀漀㨀 渀愀猀挀攀甀 搀愀 洀攀渀琀椀爀愀 瀀愀爀愀 挀漀渀琀愀爀 瘀攀爀搀愀搀攀猀⸀ Antes da luz se fazer em forma de quadro, as palavras precisam se ordenar em tramas e textos. Tecer os temas no linho da literatura e tentar ver as vozes do contar no imaginário prévio do pensar em imagens. O roteiro é a descrição em tinta do recorte que a câmera faz no mundo. Uma ilustração de uma linguagem transformada em outra. Fazer um filme é conduzir essa transposição entre formas. O entendimento em palavras de como a luz se torce na película e desse modo, saber dos processos de produção de um filme tange as formalidades inerentes de sua escrita. Além das composições de praxe na organização dos diálogos e rubricas, o texto carrega em si uma responsabilidade de criar um mundo visual ao mesmo tempo que possibilite indicar uma objetividade tecnicista, pois além de peça de poema, o roteiro é manual de modo. Denso, mas direto. Guia o olhar do fotógrafo, conduz as construções do cenógrafo, seleciona os sons do operador de áudio e conta as notas do produtor executivo. Em frente à direção, porta-se em embate, ora bate em fronte, ora segue baixo aceitando os desvios da tournage. ऀ䄀瀀攀猀愀爀 搀愀 琀攀氀攀漀氀漀最椀愀 琀挀渀椀挀愀Ⰰ 愀 瀀攀愀 搀漀 爀漀琀攀椀爀漀 渀漀 搀攀椀砀愀 搀攀 愀猀猀甀洀椀爀 愀 瀀漀攀猀椀愀 瀀爀椀洀爀椀愀 搀漀 昀椀氀洀攀⸀ 䄀 攀猀挀爀椀琀愀 搀漀 爀漀琀攀椀爀漀 瀀愀猀猀愀 猀攀洀瀀爀攀 瀀攀氀愀 搀椀昀椀挀甀氀搀愀搀攀 搀攀 猀攀 渀愀爀爀愀爀 甀洀 猀漀渀栀漀⸀ 匀愀戀攀爀 挀漀渀搀甀稀椀爀 攀猀猀攀 椀洀愀最椀渀爀椀漀 搀漀 挀氀愀爀漀 攀砀椀最攀Ⰰ 搀愀猀 栀愀戀椀氀椀搀愀搀攀猀 搀攀 甀洀 攀猀挀爀椀琀漀爀Ⰰ 漀 爀攀昀椀渀愀搀漀 洀愀渀甀猀攀椀漀 搀愀 搀攀猀挀爀椀漀⸀ 䔀渀挀漀渀琀爀愀爀 渀愀猀 瀀愀氀愀瘀爀愀猀 漀 猀攀渀琀椀搀漀 搀愀 椀洀愀最攀洀 椀洀愀最椀渀爀椀愀 攀 渀攀氀愀 愀瀀漀椀愀爀 攀渀爀攀搀漀猀 搀攀 漀氀栀愀爀攀猀 攀 猀攀渀琀椀爀攀猀⸀ 㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀搀㘀㈀愀 㠀∀㸀㰀戀㸀伀䈀䨀䔀吀䤀嘀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀猀琀爀漀 一攀最爀漀 猀漀戀爀攀 漀 搀攀猀攀樀漀 搀攀 搀攀猀戀爀愀瘀愀洀攀渀琀漀⸀ 䐀攀 琀攀渀琀愀爀 洀愀椀猀 甀洀愀 瘀攀稀 攀砀瀀氀漀爀愀爀 漀 愀洀漀爀 攀 搀攀猀猀攀 洀漀搀漀 椀渀瘀攀猀琀椀最愀爀 愀 氀椀渀最甀愀最攀洀 搀漀 挀椀渀攀洀愀⸀ 준 漀 瀀爀漀搀甀琀漀 搀漀 洀攀甀 琀爀愀戀愀氀栀漀 搀攀 挀漀渀挀氀甀猀漀 搀攀 挀甀爀猀漀 ⠀㈀ 㜀⤀ ᰀ䄠 吀爀愀渀猀昀漀爀洀愀漀 搀愀 䰀椀渀最甀愀最攀洀 䌀椀渀攀洀愀琀漀最爀昀椀挀愀 渀愀 倀攀爀猀瀀攀挀琀椀瘀愀 搀漀 䄀洀漀爀ᴀⰠ 瀀爀漀搀甀稀椀渀搀漀 愀琀爀愀瘀猀 搀攀氀攀 甀洀 爀漀琀攀椀爀漀 昀椀挀挀椀漀渀愀氀 猀漀戀爀攀 甀洀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀洀攀渀琀漀 愀戀甀猀椀瘀漀 焀甀攀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀琀攀 洀愀渀攀樀愀爀 攀砀瀀攀爀椀洀攀渀琀漀猀 渀漀 愀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀氀⸀ 준 甀洀愀 昀漀爀洀愀 搀攀 琀爀愀愀爀 愀猀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀猀 搀攀 焀甀愀搀爀漀Ⰰ 挀攀渀愀Ⰰ 瀀攀爀猀瀀攀挀琀椀瘀愀 攀 挀漀爀琀攀 猀攀洀 琀漀搀漀 漀 愀瀀愀爀愀琀漀 渀攀挀攀猀猀爀椀漀 瀀愀爀愀 甀洀愀 最爀愀瘀愀漀⸀ 䌀漀洀漀 昀愀稀攀爀 挀椀渀攀洀愀 攀洀 栀椀瀀琀攀猀攀 攀 愀椀渀搀愀 愀猀猀椀洀 琀爀愀稀攀爀 愀 氀甀稀 愀 琀攀洀琀椀挀愀 搀攀猀猀攀猀 愀洀漀爀攀猀 搀攀猀琀爀甀琀椀瘀漀猀⸀ | |
JUSTIFICATIVA | |
Buracos negros brilham com a luz de outras estrelas. Amores abusivos consomem como o vórtice de um astro negro, sempre puxando para perto e cada vez mais envolto não deixando enxergar para fora do seu centro de gravidade. Cinema é sonho. Sonho iluminado que perdura na memória e no tempo. Tal como sonhar, há muitas histórias de amor no cinema, mas pouco se fala das consequências e danos da exploração afetiva no amor. “Astro Negro” é a história de um relacionamento abusivo que consome a talentosa artista Lucia e a faz acreditar em um sentimento doentio e na sua falta de valor em relação ao outro. ऀ䐀攀猀搀攀 ㈀ 㜀Ⰰ 愀猀 搀椀猀挀甀猀猀攀猀 攀渀瘀漀氀瘀攀渀搀漀 挀愀猀漀猀 搀攀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀洀攀渀琀漀猀 愀戀甀猀椀瘀漀猀 最愀渀栀漀甀 瀀愀甀琀愀 渀愀 椀渀琀攀爀渀攀琀 攀 洀愀椀漀爀攀猀 搀椀洀攀渀猀攀猀 挀漀洀 搀椀猀挀甀猀猀攀猀 渀漀 夀漀甀琀甀戀攀Ⰰ 戀氀漀最猀 攀猀瀀攀挀椀愀氀椀稀愀搀漀猀 攀 爀攀搀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀⸀ 䔀猀猀攀 攀渀昀漀焀甀攀Ⰰ 愀瀀攀猀愀爀 搀愀 愀戀爀愀渀最渀挀椀愀Ⰰ 渀漀 猀攀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀攀甀 挀漀洀 愀 搀攀瘀椀搀愀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀漀 渀漀 挀椀渀攀洀愀 椀渀搀攀瀀攀渀搀攀渀琀攀 挀漀渀琀攀洀瀀漀爀渀攀漀⸀ 唀洀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀洀攀渀琀漀 搀攀昀攀椀琀甀漀猀漀 愀 洀漀爀琀攀 焀甀攀 洀愀椀猀 搀椀 搀攀 愀洀愀爀⸀ 준 愀 昀漀爀愀 搀攀猀琀爀甀琀椀瘀愀 焀甀攀 爀漀洀瀀攀 琀漀搀愀猀 愀猀 挀攀爀琀攀稀愀猀 焀甀攀 猀漀戀爀攀瘀椀瘀攀爀愀洀 渀漀猀 愀渀漀猀 搀攀 猀甀愀 攀砀椀猀琀渀挀椀愀⸀ “Astro Negro”, então, reflete a pungência de se falar desse tipo de amor. A empatia com o tema costuma ser algo infraconsciente, normalmente quem está em um relacionamento abusivo não toma conhecimento disso até se deparar com a representação narrativa dele. Cinema, como linguagem, possui esse acordo teleológico implícito de gerar identificação com as pessoas devido a confluência entre todos elementos e, desse modo, suportar a crença da supressão e projeção e afetar sensorialmente quem assiste. ऀ䔀洀 洀攀甀 吀爀愀戀愀氀栀漀 搀攀 挀漀渀挀氀甀猀漀 搀攀 挀甀爀猀漀 ⠀䄀 吀爀愀渀猀昀漀爀洀愀漀 搀愀 䰀椀渀最甀愀最攀洀 䌀椀渀攀洀愀琀漀最爀昀椀挀愀 渀愀 倀攀爀猀瀀攀挀琀椀瘀愀 搀漀 䄀洀漀爀Ⰰ ㈀ 㜀⤀Ⰰ 漀瀀琀攀椀 瀀漀爀 攀猀琀甀搀愀爀 愀 氀椀渀最甀愀最攀洀 搀漀 挀椀渀攀洀愀 攀 挀漀洀漀 攀氀愀 猀攀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀攀甀 渀漀 琀攀洀瀀漀 攀 渀漀 爀攀挀漀爀琀攀 搀愀猀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀攀猀 搀愀猀 栀椀猀琀爀椀愀猀 猀漀戀爀攀 漀 愀洀漀爀⸀ 一攀猀猀攀 攀猀琀甀搀漀Ⰰ 挀漀洀瀀愀爀攀椀 漀猀 昀椀氀洀攀猀 攀洀 氀渀最甀愀 昀爀愀渀挀攀猀愀 ᰀ䨠甀氀攀猀 攀 䨀椀洀ᴀ†搀攀 䘀爀愀渀漀椀猀 吀爀甀昀昀愀甀琀 攀 ᰀ䄠洀漀爀攀猀 䤀洀愀最椀渀爀椀漀猀ᴀ†搀攀 堀愀瘀椀攀爀 䐀漀氀愀渀⸀ 一愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀Ⰰ 搀攀猀琀愀焀甀攀椀 愀猀 洀甀搀愀渀愀猀 搀攀 氀椀渀最甀愀最攀洀 搀漀 挀椀渀攀洀愀 渀愀爀爀愀琀椀瘀漀 ⠀漀爀最愀渀椀稀愀漀 瀀爀瘀椀愀 攀 渀琀攀最爀愀 搀漀 昀椀氀洀攀 愀挀愀爀爀攀琀愀 攀洀 甀洀愀 瘀愀氀漀爀椀稀愀漀 搀愀 琀挀渀椀挀愀 挀椀渀攀洀愀琀漀最爀昀椀挀愀 搀漀猀 攀氀攀洀攀渀琀漀猀 挀氀猀猀椀挀漀猀⤀ 攀 挀椀渀攀洀愀 搀攀 昀氀甀砀漀 ⠀椀渀瘀攀猀琀椀最愀漀 渀愀猀 挀愀瀀愀挀椀搀愀搀攀猀 猀攀渀猀漀爀椀愀椀猀 攀 攀猀琀琀椀挀愀猀 搀攀 猀攀渀琀椀搀漀⤀⸀ Como produto da pesquisa, estabeleci a composição de um roteiro ficcional sobre uma história de amor contemporâneo. Nos estudos do hodierno, estabeleci como tema de partida a elaboraração de um roteiro sobre relacionamentos abusivos devido a atualidade das discussões e sua relevância.倀爀漀搀甀琀漀 搀攀 甀洀 琀爀愀戀愀氀栀漀 搀攀 挀漀渀挀氀甀猀漀 搀攀 挀甀爀猀漀⸀ 匀漀戀爀攀 漀 昀椀洀⸀ 匀漀戀爀攀 漀 愀洀漀爀⸀ 匀漀戀爀攀 漀 瘀愀稀椀漀⸀ ᰀ䄠猀琀爀漀 渀攀最爀漀ᴀ† 漀 爀攀昀氀攀砀漀 搀攀 攀猀琀甀搀漀猀 猀漀戀爀攀 氀椀渀最甀愀最攀洀 椀渀猀琀椀最愀搀漀 渀愀 攀砀瀀攀爀椀洀攀渀琀愀漀 瀀爀琀椀挀愀 搀攀 昀愀稀攀爀 挀椀渀攀洀愀 搀攀 甀洀 洀漀搀漀 挀漀渀琀爀漀氀愀搀漀⸀ | |
MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS | |
São muitos os componentes da linguagem cinematográfica, alguns nasceram no titubear incerto dos primeiros takes, outros foram desenvolvidos por diretores irrequietos, que projetaram a luz até limites desconhecidos. De todos as características que fazem o cinema ser o que é, cada um deles executa uma função importante no traço da subjetividade hermética, mas os objetivos fundamentais de narrar uma história no prisma de um olhar continuam os mesmos. Das artes clássicas, a que quase matou a morte, mantém a tentativa de vencer o tempo e se transmutar na invariável eternidade dos dias. ऀ儀甀愀渀搀漀 渀愀猀挀攀甀Ⰰ 漀 挀椀渀攀洀愀 瘀攀椀漀 琀攀渀挀椀漀渀愀搀漀 瀀愀爀愀 漀 爀攀愀氀Ⰰ 洀愀猀 焀甀愀渀搀漀 愀猀 瀀爀椀洀攀椀爀愀猀 昀椀挀攀猀 昀椀氀洀愀搀愀猀 挀漀洀攀愀爀愀洀 愀 最愀渀栀愀爀 挀漀爀瀀漀Ⰰ 渀漀 栀愀瘀椀愀 瀀愀爀洀攀琀爀漀猀 搀攀 甀洀愀 渀漀瘀愀 氀椀渀最甀愀最攀洀⸀ 倀爀漀樀攀琀漀甀ⴀ猀攀 渀愀 琀攀氀愀Ⰰ 攀渀琀漀Ⰰ 漀猀 挀漀猀琀甀洀攀猀 搀攀 挀漀渀琀愀爀 搀漀 琀攀愀琀爀漀⸀ 䰀椀渀攀愀爀椀搀愀搀攀Ⰰ 搀椀猀琀愀渀挀椀愀洀攀渀琀漀 攀 攀砀琀攀渀猀漀 搀漀 愀琀漀Ⰰ 攀 昀漀椀 䴀氀椀猀 焀甀攀洀 挀漀爀爀攀猀瀀漀渀搀攀甀 猀 攀砀瀀攀挀琀愀琀椀瘀愀猀 攀 挀甀爀椀漀猀椀搀愀搀攀猀 焀甀攀 漀 瀀切戀氀椀挀漀 搀攀洀愀渀搀愀瘀愀⸀ 䄀氀洀 搀攀 猀攀爀 甀洀 搀漀猀 瀀爀攀挀甀爀猀漀爀攀猀 搀漀 挀椀渀攀洀愀 渀愀爀爀愀琀椀瘀漀Ⰰ 琀愀洀戀洀 昀漀椀 甀洀 搀漀猀 瀀爀椀洀攀椀爀漀猀 愀 琀爀愀渀猀瀀漀爀 漀猀 攀氀攀洀攀渀琀漀猀 搀攀 漀爀最愀渀椀稀愀漀 挀渀椀挀愀 搀漀 琀攀愀琀爀漀 瀀愀爀愀 漀 挀椀渀攀洀愀⸀ Méliès regia o quadro como palco e os movimentos eram costurados nos cortes da montagem. Tudo era ensaiado previamente, como no teatro que não pode ocorrer erros severos por conta do público metros à frente. Na produção de um filme, os espectadores são a própria equipe – a qual costuma demandar de um número grande pessoas – e a película, elemento dispendioso financeiramente. Atualmente com a digitalização do filme, o tempo, aqui como conceito de horas gastas, equivale o custo do filme. Um dos grandes segredos da Mise em Scène é saber exatamente aquilo que vamos fazer. Os realizadores que improvisam fascinam-me. Alguns improvisam mesmo nos diálogos, quando estes fazem parte dos elementos de que podemos estar seguros. Transformar qualquer coisa de seguro em aleatório num processo onde existem já muitos imprevistos, é uma coisa que me deixa perplexo. (CHABROL, 2010, p. 29) O planejamento prévio passou a ser elemento fundamental da produção do cinema. Organizar todos os fatores do futuro e elencar caminhos de como contornar os possíveis problemas para construir o melhor resultado com os meios disponíveis era fator determinante na qualidade final do filme. Ainda pelas limitações técnicas e também pelo recente tato com a linguagem visual em movimento, a expectativa do que poderia vir a ser era quase tão importante quanto o que estava sendo captado no momento. 伀 挀椀渀攀洀愀 昀愀稀 甀猀漀 搀愀 椀氀甀猀漀 瀀爀攀挀椀猀愀洀攀渀琀攀 瀀漀爀 猀攀爀 甀洀愀 猀攀焀甀渀挀椀愀 搀攀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀猀 攀洀 洀漀瘀椀洀攀渀琀漀Ⰰ 猀漀渀漀爀椀稀愀搀愀猀 攀 攀渀琀漀 瀀爀漀樀攀琀愀猀 攀洀 甀洀愀 搀攀琀攀爀洀椀渀愀搀愀 爀攀愀㬀 瀀爀攀挀椀猀愀洀攀渀琀攀 瀀漀爀 猀攀爀 甀洀愀 愀爀琀攀 戀愀猀攀愀搀愀 渀愀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀Ⰰ 挀漀洀漀 猀攀Ⰰ 愀漀 攀砀瀀氀漀爀愀爀 愀 椀氀甀猀漀Ⰰ 攀氀攀 爀攀挀漀渀栀攀挀攀猀猀攀 猀甀愀 椀渀愀戀椀氀椀搀愀搀攀 攀洀 挀漀洀瀀爀攀攀渀搀攀爀 攀 爀攀挀漀渀猀琀爀甀椀爀 攀猀猀愀 攀猀琀爀愀渀栀愀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀 焀甀攀 愀琀 漀猀 挀椀攀渀琀椀猀琀愀猀 栀攀猀椀琀愀洀 攀洀 渀漀洀攀愀爀⸀ 伀 琀攀愀琀爀漀 戀愀猀攀愀搀漀 渀愀 椀氀甀猀漀Ⰰ 攀 渀漀 昀愀稀 漀 洀攀渀漀爀 猀攀最爀攀搀漀 搀椀猀猀漀⸀ 䔀洀 瘀攀稀 搀攀 琀攀渀琀愀爀 攀猀挀漀渀搀攀爀 漀 昀愀琀漀Ⰰ 攀氀攀 昀爀攀焀甀攀渀琀攀洀攀渀琀攀 漀 瀀爀漀挀氀愀洀愀Ⰰ 猀愀椀 最爀椀琀愀渀搀漀 瀀攀氀漀猀 琀攀氀栀愀搀漀猀 ⠀䌀䄀刀刀䤀저刀䔀Ⰰ ㈀ 㔀瀀⸀ 㘀㐀⤀⸀ ऀ䄀猀猀椀洀Ⰰ 漀 挀椀渀攀洀愀Ⰰ 攀洀 猀攀甀 瀀爀攀氀切搀椀漀Ⰰ 猀攀爀椀愀 愀 攀瘀漀氀甀漀 搀攀 甀洀 最爀愀渀搀攀 攀猀瀀攀琀挀甀氀漀 攀洀 焀甀攀 琀漀搀漀猀 漀猀 攀氀攀洀攀渀琀漀猀 挀渀椀挀漀猀 瀀爀攀瘀椀猀琀漀猀 瀀愀爀愀 漀 攀渀琀爀攀琀攀渀椀洀攀渀琀漀 猀漀 搀椀猀瀀漀猀琀漀猀 瀀攀氀漀 爀攀挀漀爀琀攀 搀攀 甀洀 焀甀愀搀爀愀搀漀 瀀琀椀挀漀⸀ 匀漀戀爀攀 攀猀猀愀 昀椀最甀爀愀 䰀甀椀稀 䌀愀爀氀漀猀 伀氀椀瘀攀椀爀愀 䨀甀渀椀漀爀 ⠀㈀ 㐀⤀ 攀猀琀愀戀攀氀攀挀攀 焀甀攀 ᰀ瀠漀爀 洀攀椀漀 搀攀猀猀攀 焀甀愀搀爀愀搀漀Ⰰ 愀 洀椀猀攀 攀渀 猀挀渀攀 挀椀渀攀洀愀琀漀最爀昀椀挀愀 猀攀 昀愀稀 渀漀 愀瀀攀渀愀猀 挀漀洀漀 甀洀愀 挀漀氀漀挀愀漀 攀洀 挀攀渀愀Ⰰ 洀愀猀 愀挀椀洀愀 搀攀 琀甀搀漀Ⰰ 甀洀 漀氀栀愀爀 猀漀戀爀攀 漀 洀甀渀搀漀ᴀ⸠ Desse modo, o roteiro carrega essa tensão de prever o final pelo olhar daquele que o escreve. Por isso, na composição do Astro Negro, intentei conter em cada cena um novo recorte ou camada que se completasse às informações que iam se sucedendo. Por ser uma história focada em dois personagens, vinculei a narrativa na apresentação no primeiro ato do personagem masculino (Fabio) e no segundo ato da personagem feminina (Lucia), explorando os conflitos e motivações de cada um. E assim, o protagonismo do filme muda conforme a sequência dos atos, concluindo no terceiro uma espécie de arco menor na trajetória de ambos. ऀ䔀砀攀爀挀椀琀愀爀 攀猀猀愀 攀猀挀爀椀琀愀 愀氀椀愀搀愀 愀漀 攀猀琀甀搀漀 搀愀 氀椀渀最甀愀最攀洀 挀椀渀攀洀愀琀漀最爀昀椀挀愀 瀀愀爀愀 洀椀渀栀愀 洀漀渀漀最爀愀昀椀愀 琀愀洀戀洀 椀渀昀氀甀攀渀挀椀漀甀 挀攀爀琀愀猀 攀猀挀漀氀栀愀猀 渀愀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀 攀 渀漀 洀漀搀漀 搀攀 挀漀渀琀愀爀 渀漀 爀漀琀攀椀爀漀⸀ 伀瀀琀攀椀Ⰰ 瀀漀爀 攀砀攀洀瀀氀漀Ⰰ 渀漀 甀琀椀氀椀稀愀爀 渀攀渀栀甀洀 搀攀琀愀氀栀愀洀攀渀琀漀 琀挀渀椀挀漀 搀攀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀 瀀漀爀 挀漀渀琀愀 搀攀 挀攀爀琀愀 昀氀甀椀搀攀稀 瀀爀攀瘀椀猀琀愀Ⰰ 攀 椀渀琀攀爀挀愀氀攀椀 愀猀 挀攀渀愀猀 瀀攀渀猀愀渀搀漀 渀愀 漀爀搀攀渀愀漀 搀攀氀愀猀 攀洀 甀洀愀 瀀漀猀猀瘀攀氀 洀漀渀琀愀最攀洀Ⰰ 氀攀瘀愀渀搀漀 攀洀 挀漀渀猀椀搀攀爀愀漀 甀洀愀 爀攀昀氀攀砀漀 猀漀戀爀攀 漀 挀椀渀攀洀愀 洀椀猀攀 攀洀 猀挀渀攀 攀 愀 搀椀猀瀀漀猀椀漀 搀攀 攀氀攀洀攀渀琀漀猀 搀愀 氀椀渀最甀愀最攀洀⸀ | |
DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO | |
Astro Negro é um roteiro ficcional sobre relacionamentos abusivos. Uma espécie de amor no qual se envolvem dois personagens em uma força destrutiva que rompe certezas e revela o desencanto de um refletido no silêncio do outro. Entre as tramas dos diálogos, as pequenas agressões de afeto se mostram pelas cenas e personas. Dezesseis páginas de experimentação de linguagem cinematográfica e provocações sobre amor.ऀ䐀椀瘀椀搀漀 攀洀 琀爀猀 愀琀漀猀Ⰰ 漀猀 挀漀渀昀氀椀琀漀猀 攀 洀漀琀椀瘀愀攀猀 搀漀猀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀 䰀甀挀椀愀 攀 䘀愀戀椀漀 猀漀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀漀猀 渀漀 攀渀琀爀攀氀愀愀洀攀渀琀漀 搀愀猀 挀攀渀愀猀Ⰰ 挀漀渀琀攀砀琀漀猀Ⰰ 昀愀氀愀猀 攀 猀椀氀渀挀椀漀猀⸀ 唀洀愀 栀椀猀琀爀椀愀 猀漀戀爀攀 愀猀 挀漀渀猀攀焀甀渀挀椀愀猀 搀攀猀琀爀甀琀椀瘀愀猀 搀攀 甀洀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀洀攀渀琀漀 愀戀甀猀椀瘀漀 攀 愀猀 昀漀爀洀愀猀 挀漀洀漀 愀 氀椀渀最甀愀最攀洀 挀椀渀攀洀愀琀漀最爀昀椀挀愀 瀀漀搀攀 攀渀焀甀愀搀爀愀爀 椀猀猀漀⸀ | |
CONSIDERAÇÕES | |
Toda palavra posta ao sol leva um pouco de quem a deixou cair. Escrever é um tanto de se revelar e um tanto de se esconder. Quando os personagens já desenrolam os diálogos de si mesmos, a mistura entre nós e eles se faz mais no neutro. Ali do lado, mas ali e não aqui, mais dali do que de nós. Mergulhar em todas as versões da história é deixar morrer um pouco para fazer viver de algum modo novo. “Astro Negro” foi minha investigação pelos estudos da linguagem cinematográfica, minha lâmina acrílica para entender os contornos que a luz faz na imagem. O roteiro foi meu laboratório, um lugar controlado, em que as hipóteses do tentar sempre podiam ser revistas ou refeitas. A cada nova leitura sobre a linguagem no cinema, uma nova incidência que eu colocava nas palavras. ऀ䄀漀 昀椀渀愀氀 搀攀 洀椀渀栀愀 洀漀渀漀最爀愀昀椀愀 昀漀爀愀洀 漀椀琀漀 瘀攀爀猀攀猀 搀攀 爀漀琀攀椀爀漀⸀ 䄀氀琀攀爀愀攀猀 搀攀 昀漀爀洀愀Ⰰ 猀攀渀琀椀搀漀 攀 瀀攀爀猀漀渀愀⸀ 䄀猀 攀砀瀀氀漀爀愀攀猀 愀挀攀爀挀愀 搀漀 琀攀洀愀 琀愀洀戀洀 挀漀渀琀爀椀戀甀爀愀洀 瀀愀爀愀 愀瀀爀漀昀甀渀搀愀爀 漀猀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀 攀 愀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀⸀ 儀甀愀渀搀漀 攀渀琀攀渀搀椀 焀甀攀 渀愀猀 洀攀琀爀愀最攀渀猀 搀攀 挀甀爀琀愀 漀 爀攀挀漀爀琀攀 搀漀 挀漀渀琀漀 攀猀琀愀瘀愀 瀀漀猀琀漀Ⰰ 搀攀挀椀搀椀 琀攀渀琀愀爀 漀 琀爀攀瘀漀⸀ 䤀渀猀挀爀攀瘀椀 漀 爀漀琀攀椀爀漀 搀漀 ᰀ䄠猀琀爀漀 一攀最爀漀ᴀ†渀漀 攀搀椀琀愀氀 一먀 㐀⼀㈀ 㜀 搀攀 倀爀漀搀甀漀 攀 䐀椀猀琀爀椀戀甀椀漀 搀攀 伀戀爀愀猀 䄀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀椀猀Ⰰ 瀀爀漀洀漀瘀椀搀漀 瀀攀氀愀 匀攀挀爀攀琀愀爀椀愀 搀攀 䔀猀琀愀搀漀 搀愀 䌀甀氀琀甀爀愀 ⠀匀䔀䔀䌀⤀ 攀洀 瀀愀爀挀攀爀椀愀 挀漀洀 愀 䄀最渀挀椀愀 一愀挀椀漀渀愀氀 搀攀 䌀椀渀攀洀愀 ⠀䄀一䌀䤀一䔀⤀⸀ 䔀洀 搀攀稀攀洀戀爀漀Ⰰ 䄀猀琀爀漀 一攀最爀漀 昀漀椀 甀洀 搀漀猀 猀攀琀攀猀 猀攀氀攀挀椀漀渀愀搀漀猀 攀渀琀爀攀 愀猀 挀攀渀琀攀渀愀猀 搀攀 昀椀氀洀攀猀 焀甀攀 挀漀渀挀漀爀爀攀爀愀洀 渀漀 攀搀椀琀愀氀⸀ 䔀洀 昀攀瘀攀爀攀椀爀漀 搀攀 ㈀ 㠀Ⰰ 漀猀 爀攀挀甀爀猀漀猀 昀漀爀愀洀 爀攀瀀愀猀猀愀搀漀猀 攀洀 洀攀甀 渀漀洀攀 攀 挀漀洀攀挀攀椀 愀 瀀爀漀搀甀漀 搀漀 昀椀氀洀攀⸀ 䐀漀椀猀 洀攀猀攀猀 攀渀琀漀Ⰰ 攀猀琀漀甀 昀椀渀愀氀椀稀愀渀搀漀 愀猀 最爀愀瘀愀攀猀 搀漀 爀漀琀攀椀爀漀 焀甀攀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀 挀漀洀漀 瀀爀漀搀甀琀漀 搀漀 洀攀甀 琀爀愀戀愀氀栀漀 搀攀 挀漀渀挀氀甀猀漀 搀攀 挀甀爀猀漀⸀ | |
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS | |
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